Jaguaribe: PT encampou a social democracia

Tempo de leitura: 5 min

Eleições 2010
PSDB deixou que o PT encampasse suas bandeiras

Daniel Haidar   ([email protected]) | Correspondente do Brasil Econômico no Rio de Janeiro

07/10/10 15:43

do Brasil Econômico, por sugestão do leitor King Childerico

O advogado Helio Jaguaribe, de 87 anos, ajudou a fundar o PSDB, votou em José Serra e vai repetir a dose no segundo turno. Mas vê como certa a vitória da adversária, Dilma Rousseff (PT).

A vantagem petista ocorre graças à transferência de votos e ao respaldo político feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que para Jaguaribe virou um mito do Brasil contemporâneo.

“Lula é o operário-sábio. Não tem nada de sábio, mas pelo menos ele é ilustrado”, diz o bem-humorado Jaguaribe. Essa imagem do chefe da nação ajudou a erguer e tornar favorita a candidatura da pupila política.

Na residência onde mora há anos, no Jardim Botânico, zona Sul do Rio de Janeiro, ele desdenha os méritos expostos na propaganda eleitoral petista que destacam a redução da desigualdade social brasileira e o crescimento “chinês” brasileiro. “O Brasil cresceu porque tinha que crescer. Não foi impedido, mas não foi proporcionado”, diz.

Mas esse país em desenvolvimento ainda tem muito a amadurecer na arena política. Para ele, o PSDB perdeu a bandeira socialdemocrata para o PT e a “capacidade proposicional”.

“Virou um partido de good guys (bons sujeitos)”, diz o intelectual. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

O papel da Marina Silva

Teve uma contribuição importante no sentido de salientar a relevância do meio ambiente, mas acho que ela ficou um pouco restrita.

Serra versus Dilma

Não vejo com má vontade a vitória da Dilma. Vou votar em Serra, mas quem vai ganhar é a Dilma. Lula tem uma capacidade de mobilização política impressionante.

A imagem de Lula

Cada época da história abre espaço para personagens míticos. O personagem mítico da Idade Média era o rei-santo. Atualmente é o operário-sábio. Não tem nada de sábio, mas pelo menos ele é ilustrado.

Ele tem certa ilustração então se torna personagem mítico do nosso tempo da mesma maneira que o rei que apresentava de santidade era mito na idade media.Ele representa exatamente isso, um homem popular que chega ao poder e tem certa capacidade de fazer coisas.

Contribuições de Lula

Não acompanho de maneira sistemática. É um governo que não tem grandes contribuições, de boa vontade, mas medíocre. Continua a mesma tradição de política externa e interna. É um continuador de tendências brasileiras sem nenhuma inovação relevante.

Não acho que deixe obra objetiva importante. Sim, é claro, existe processo de crescimento da economia brasileira e de alargamento das áreas beneficiadas, mas não creio que isso tenha sido objetivamente obra do Lula. É um processo histórico em marcha.

Serra = Dilma

São muito parecidos. A ideia de desenvolvimento é que um país como o Brasil necessita aumentar sua capacidade produtiva. O desenvolvimento tem que se caracterizar fundamentalmente por um incremento do produto nacional e maior repartição per capita.

Lula e Fernando Henrique

Foram moderadamente desenvolvimentistas. Eu acho que o Fernando Henrique tem outra capacidade. Foi um governo em que o projeto presidencial teve importância grande. Lula é um homem mais levado pela onda das coisas, mas é um homem inteligente que sabe nadar bem.

O outro é um homem que conduz o navio. Vejo no Fernando um homem extremamente inteligente. Lula é primitivo, extremamente inteligente e bem intencionado.

PSDB de ontem e hoje

O PSDB de hoje perdeu um pouco da vitalidade do período em que contribuí para criá-lo. Deixou um pouco que a bandeira progressista fosse encampada pelo PT.

É um partido de centro-esquerda, mas de pouca capacidade proposicional. Tem projetos vagos. É um pouco assim: “Vote em mim, porque sou bom sujeito”.

O programa tucano

Quem assumiu o programa do PSDB foi o PT, que não é mais radical e está fazendo o projeto socialdemocrático que era a vocação do PSDB. O PSDB virou partido um pouco residual. Perdeu a iniciativa de ter bandeiras próprias.

Como ficou a oposição

De certa maneira não há oposição, porque a cultura brasileira genericamente falando repudia posições de direita. Não existe nenhuma força importante que se propõe como direita. O Brasil fica do centro à esquerda.

Não é popular declarar-se da direita. Muitas figuras do DEM são de uma direita moderada. Não existe mais uma direita udenista. Não é viável assumir uma posição de direita expressa no Brasil, uma posição de liberalismo extremado, total alinhamento com os Estados Unidos. O centro de gravidade brasileiro se deslocou um pouco para a esquerda.

Desenvolvimento vegetativo

Os esforços de desenvolvimento econômico foram modestos. O Brasil não teve grande salto adiante como poderia ter tido. Nesse ponto, o governo Lula é um pouco do status quo. O ritmo de desenvolvimento do Lula foi vegetativo.

O Brasil cresceu porque tinha que crescer. Não foi impedido, mas não foi proporcionado. Não está conseguindo reduzir intervalo entre base e cúpula. O setor de vanguarda está indo bem. Mas a incorporação das grandes massas é feito muito lentamente.

Mais gás tucano

PSDB é movimento de centro-esquerda. O partido apenas perdeu um pouco de vapor. Está deixando que grandes bandeiras sejam encampadas pelo PT sem disputar versão social-democrata das mesmas.

Na prática, PT está sendo o partido social democrata. PT não é mais partido dos radicais. É de esquerda moderada, portanto, da esquerda democrata. Lula é típico disso, é esquerdista do centro. Num movimento desses, tem personalidades diversas com personalidades mais radicais.

A tendência hoje é claramente social democrata. Ideologicamente poderia unir PSDB e PT, mas humanamente não, pois são lideranças em disputa. Em 88, participei com outros intelectuais para contribuir na formação de um partido social democrata.

É a resposta adequada para os países ocidentais na atualidade histórica. Os países europeus caminharam para isso e se consolidaram. França era social democracia. Brasil está caminhando para isso também.

PSDB está ficando partido sem marca própria, um partido de “good guys”, gente boa, mas precisa ser mais que isso. PSDB precisaria elaborar mais e sustentar mais com mais vigor o projeto social democrata mesmo.

Serra e os tucanos

O partido não segue Serra, não é contra ele, ao contrário. São Paulo é o Brasil do futuro, alguns anos à frente da média, e por isso merece ser vanguarda.

Aécio 2014

Vão deixar (que se candidate à presidência). Aécio leva. Alckmin não é representativo de posições. É um bom enxadrista, mas não é um líder de posições. Alckmin joga xadrez. O Aécio joga bandeira. Aecio tem mais vocação ideológica e programática que o Alckmin. Alckmin faz sem roubar. Alckmin é o Adhemar honesto.

Saída de Aécio do ninho

Pode ser verdade, mas é desnecessário. Aécio tem cacife muito alto. Essas coisas têm uma série de dimensões que não são ideológicas, são pessoais. Serra foi mais capaz de assumir a vanguarda. Talvez tenha um pouco mais de energia e ambição.

Aécio é homem muito calmo, mineiro. A previsão da composição político do Brasil no futuro não pode deixar de ignorar a enorme força da Dilma. Acho que a Dilma vai ganhar as eleições e será um grupo de grande influência. Ao mesmo tempo haverá um bunker muito importante ao redor do Aécio.

Dilma

Vitória da Dilma significa consolidação da posição centro-esquerda. Ela vai ter grande empenho em acelerar o desenvolvimento. Governo atual é um pouco parado. Lula manipula tendência de esquerda, temperada por conduta de centro. Dilma tem mais liberdade de uma posição avançada de centro-esquerda.

Radicais do PT

Tem um grupo que está no entorno da Dilma que terá influência, mas não vão ser diretores dela não. As posições anti-Dilma costumam dizer que ela é mera carcaça.

Eu não acho que ela seja um pau-mandado não. É mulher com muita iniciativa, muito inteligente. (José) Dirceu não vai ser dono do poder não. Quem pensa que DIlma é pau-mandado está enganado.

Serra presidente?

Vai perder. Serra e Dilma tem conteúdo programático muito parecidos. Última mulher a dirigir o Brasil foi a princesa Isabel, durante ausência do príncipe. Fez abolição da escravatura.

Simbolicamente acho muito interessante. Sinal de que o Brasil está superando o machismo político que é uma coisa muito negativa. Vai dar muito prestígio ter uma mulher à frente da República.

Imagem do Brasil

Imediatamente melhora. Uma mulher de centro-esquerda como a nossa amiga vai criar imagem muito positiva.



Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Burgão

"Vejo no Fernando um homem extremamente inteligente. Lula é primitivo, extremamente inteligente e bem intencionado".
É muita sofisticação para mim…

Urbano

O Presidente Lula é ilustrado e a jaguatirica 'chargeada'.

Marcio

Espero não chegar aos 87 assim( rsrsr). Acho que não chego de jeito nenhum. E o governo do FHC não cresceu porque, já que também tinha de crescer??? Ou bastou o governo mudar para a "conjuntura " mudar prá melhor. Se o Serra vencer ( Deus me livre) e for um fracasso aposto que o sr Hélio vai dizer caiu porque tinha de cair. Ou seja melhor não facilitar. Dilma presidente

ozeias laurentino

SERRA,um novo NAPOLEÃO acima dos partidos. agora o mentor interlectual explica e diz que ele não ganha ainda bem. DILMA E ALIADOS NELES. bandeiras nas ruas e alegria a caminho da vitória. fim da reeleição legislativa a liberdade dos partidos.

Carmen

Há uns 3 anos fui num seminário sobre a Amazônia onde o Helio Jaguaribe era um dos palestrantes…foi constrangedor…ele se repetiu o tempo todo. Falava um pouco e voltava para a frase inicial… completamente senil.

Olegário

Ah…a inveja.
A inveja penetra profundamente nas alma.
Pobres "intelectuais" PESSEDEBISTAS.
ah…a inveja.

Pedro

Sr. Jaguaribe, o Sr. se lembra que o Corso, Napoleão, pôs uma coroa na cabeça, se enfeitou de imperador, nomeou-se a si próprio imperador dos franceses, e distribuiu a revolução francesa por toda a Europa? Um pouco história, para analisar historicamente os fatos de agora, não é muito.

Pedro

Essa entrevista é uma mixórdia. Pouco se aproveita.

Baixada Carioca

Parece um desabafo de um sujeito que tá vendo uma campanha medíocre de um partido que ajudou a criar e que se comporta igualmente de maneira medíocre. A comparação de FHC com Lula merece um destaque: FHC pode ser inteligente para os interesses da classe dominante. Lula é inteligente para todos porque faz o que precisa ser feito e onde todos ganham.
Sinto uma leve dose de inveja e angústia no discurso. Criador que tá vendo a criatura se desmanchar na mediocridade.

Martha Vilarinhos

O PT nunca foi um partido socialista. Erra quem assim pensou, até petistas. O PT sempre foi um partido social-democrata.

    Baixada Carioca

    Embora tivesse correntes socialistas convictas como a Convergência Socialista que deu origem ao PSTU. A turma que originou o Psol era um embuste socialista, como o é agora o Psol.

pelasmadrugadas

O PT tornou emergencia as dores do parto da social democracia. É mitico sim que um Manu-al desmascare a falsa intelectualidade. "Ora se lhe falta o pão, porque não comem brioches" Sempre fica claro qual o destino, a missão da reflexão, mas sente medo; "e se não der certo, como se comportar enquanto a utopia não deslancha". Atrapalha o viver no conforto enquanto a maioria padece. E isso é injustificavel no país mais rico do planeta. O PSDB temeu as dores, curte um filho que não nasceu. Aecio ainda não sabemos. Tem que ficar claro a inclusão social, na base de que todo progresso material é FALSO se não vier acompanhado de um progresso espiritual. Pessoas ou a nação.

Rossi

Pelamor de Deus,não comparem o Hélio Jaguaribe com o Jaguar.Blearhg,…O Jaguar é um cara sério,esse jaguaribe é um brincalhão.Chamar arthur virgílio e congêneres de good guys é brincadeira!Gastão,o vomitador,poria ordem nesta casa.PSDB centro-esquerda,apoiado pela direitona fascistóide,Instituto Millenium,mídia golpista e caluniadora?Conta outra senhor,mas apenas para seus pares,porque nós do lado de cá, não caimos mais nessa.

ZePovinho

http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/noticias/e

Combater a ação difamatória contra #Dilma13 é parte estratégica da nossa campanha neste segundo turno. Juntos, vamos fazer a verdade prevalecer e desfazer cada uma das calúnias que circulam por aí.

Se você receber mentiras sobre a Dilma na web ou nas ruas, encaminhe para os e-mails [email protected] e [email protected]. Esse novo canal de comunicação tem o objetivo de agilizar a nossa militância on-line a esclarecer os fatos.

Como você sabe, nossa candidata tem sido atacada sistematicamente por uma campanha mentirosa. Mas nós acreditamos que a boa luta se faz com verdades. Em respeito ao povo brasileiro, manteremos o debate no nível elevado que praticamos até aqui.

Até o dia 31 de outubro, nossa militância adquire um papel mais importante do que nunca. Converse e divulgue esses endereços para seus amigos. Espalhando a verdade iremos eleger #Dilma13 a primeira mulher presidente do Brasil.

CARLOS ZÜRCK CRUZ

… impressionante a capacidade deste senhor, phd em “sei lá o quê” de estar há mais de 30 anos na pista, mas sempre na mão errada as pista, essa meritocracia colonial que essa gente defende é nojenta (tchan!)… continuam desdenhando de um Patativa do Assaré, de um Luiz Gonzaga, de um Lula… E os “ good guys”, se ainda fosse os “good gays” eu o levava a sério, mas a Dilma e a princesa Isabel foi o máximo… Faria muito melhor se continuasse no ostracismo contemplando a fantástica paisagem do jardim botânico onde o Mestre Vitalino nunca pode por os pés, mas provavelmente ocupa um lugar de destaque em sua estante…

Osvaldo Ferreira

Péssimo, horroroso, revanchista, elitista, contribuição nula ao debate de política externa. O que a fala de um sujeito como este tem a contribuir se não for para criticar a campanha suja do seu partido nestas eleições ? Ele faz isso? Claro que não…

Marcelo Zero

Caro Azenha,

Tenho uma curiosidade. Se o governo Lula foi "medíocre", como diz Hélio Jaguaribe, o governo FHC foi o quê? Um "desastre absoluto"? Dizer que que não houve realizações e diferenças nos campos da políticas interna e e externa é desconhecimento ou falta de honestidade intelectual. A distribuição de renda na era Lula não foi mera continuidade de processos históricos. Em 2002, conforme dados da PNAD, a participação dos 50% mais pobres da população na renda nacional era menor do que em 1981. O avanços anteriores foram essencialmente pontuais ( Plano Cruzado, Plano Real, etc.) e seguidos de quedas substanciais. Distribuição sistemática da renda só foi observada a partir de 2004. Em relação à política externa, houve uma notável inflexão, que enfatizou a integração da América do Sul e a cooperação Sul-Sul. Quanto a ser social-democrata, tudo bem. Seguir o exemplo da social-democracia europeia no Brasil, um país ainda tão desigual, é ser revolucionário.

Edson

Fundador do psdb; amigo dos seus membros; defende a hegemonia paulista (política e econômica); acha o fhc "the best(a?)"; o partido só tem "good guys"; Serra e Dilma, iguais ?! Do alto de seus 87 anos, o Dr. Hélio está mais para o Jaguar humorista, do que para o Jaguaribe jurista. Ele tem que defender a "cria" psdb; seus "snob guys"; serra; fhc; senão ele teria participado da parição de uma "barriga de ar", que é o psdb.

    Baixada Carioca

    É o Plínio da direita.

Jairo_Beraldo

"Serra versus Dilma

Não vejo com má vontade a vitória da Dilma. Vou votar em Serra, mas quem vai ganhar é a Dilma. Lula tem uma capacidade de mobilização política impressionante."

Pelo amor de Deus, não vamos cair de novo no canto da sereia. À luta, progressistas!

MArcelo Abreu

Outra: FHC pode ser um homem brilhante, intelectual preparado, etc. Mas sofre do maior mal, mal que acusa em Lula, a vaidade astronômica!

MArcelo Abreu

Francamente, dizer que o PT encampou a bandeira do PSDB, da social-democracia. Na minha avaliação de humilde historiador, posso dizer: 1) o PT sempre foi, desde a fundação, um partido reformista, no sentido de luta pelo socialismo assumindo a democracia representativa; 2) deixou recenteme o socialismo de lado e, como outros partidos de esquerda mundo afora, sobretudo na Europa, gravitou para o centro e para a social-democracia – o que avalio como erro; 3) ainda mais recentemente, através mesmo do Lula, foi obrigado a assumir a defesa do nacional-estatismo típico do que os tucanos gostam de xingar de populismo (conceitinho com verniz sociológico usado para desqualificar os adeversários, é só dar uma olhada no que escreveu Angela de Castro Gomes a respeito). Bem, mas todo este trânstio do PT e relativo, construii-se em realção ao que acontecia do outro lado, PSDB incluso. Partido este que assumiu o credo neo-liberal com apetite, assim como seu referencia trabalhista birtânico. Partido que assumiu a tese de FHC de que seria impossível mudar o Brasil sem uma aliança à direita… mas agora a aliança à direita beira as raias do abismo: o pragmatismo serrista leva o PSDB a inclinar-se definitivamente para o que há de pior na política brasileira – o conservadorismo oligárquico feroz de Bornhausen, Agripino, dos carlistas nati-mortos, e que tais, e o conservadorismo cristão militante. O PT não assumiu a bandeira do PSDB! O PT tinha e tem ainda outras bandeiras: a bandeira que o PSDB dizia ter e largou ao chão foi apanhada no caminho.

Rodrigo Oliveira

Azenha,

segue link para entrevista conceida por Helio Jaguaribe na ISTOÉ: http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detal

Destaco a opinião de Jaguaribe em relação ao diálogo do Brasil com o Irã – criticado por muitos simpatizantes do PSDB: "Estou absolutamente de acordo. O contrário disso é sectarismo. O Brasil precisa ter uma linha clara, nem dogmática, nem estagnante, nem exacerbada, mas sim uma linha de centro-esquerda moderada.".

Marcos C. Campos

Está cheio de clichês o texto. Consumo interno.

Somente acertou em dizer que o PT é social democrata. Porém na realidade, mais a esquerda que a social democracia europeia, que praticamente está entregando os pontos aos rentistas neoliberais, nesta ultima crise.

Regina Oshiro

A sanha do governo FHC em combater a greve dos petroleiros em 1995 demonstrou que de social democracia só tinha o nome. Centro esquerda onde???!!! A análise de Jaguaribe não condiz com seu prestígio de outrora.

Filipe Rodrigues

O PT hoje, representa o que foi o velho partido Social-Democrata alemão, o Trabalhista inglês e os escandinavos do pós-guerra ou pré-neoliberalismo. O PT nunca foi marxista más social-democrata, o PSDB nunca foi social-democrata más liberal, o DEM/PFL nunca foi liberal más conservador.

carvalho filho

O Brasil tinha mudado radicalmente, a urbanização tinha se acelerado e surgia uma nova classe trabalhadora, que era com que a social democracia teria que se unir se essa elite de intelectuais (hoje chamados de tucanos) reconhecesse as mudanças. Assim, as tarefas mais reformistas da original social democracia com sua feição européia ficou para o PT, que tem raizes nos movimentos sociais e na massa. Aí surge o Lula, o operário surgido do chamado milagre no ABC paulista e toma a bandeira da social-democracia.

carvalho filho

Quem quiser compreender as alianças social democratas do Lula e do que viria ser o PT é só vê as fortes articulações que seus quadros tinham (e ainda deve ter no a social-democracia européia no final dos 80, em particular com a Itália e seu movimento sindical). Portando, Lula não é nenhum " sábio" intuitivo como diz o respeitado professor, mas um ator político nascido das lutas populares que, em articulação com outros movimentos sociais do mundo, compreendeu melhor a atendência histórica que se formava. O Fernando Henrique, como diz, é muito inteligente. Mas, mesmo com sua inteligência, não foi capaz de compreender o momento histórico daquele momento. Quanto ao Serra não preciso colocar uma lente para perceber que atualmente nada tem de social democrata. A forma como ele se expressa ao falar do PT diz tudo: " Vocês, do PT!" – e, as vezes é agressivo – diz tudo. E " vocês do PSDB" quem eram e quem são hoje? São de fato democratas, como se dizem?

ZePovinho

O PSDB se acabou como partido que poderia contribuir para a democracia no Brasil.O culpado disso é Serra e FHC.Esses dois empalaram o PSDB.

carvalho filho

. É só olhar e analisar a prática dos que se dizem social-democratas tupiniquins. Além de não possuirem as mesmas características da velha social democracia (coisa que no Brasil nunca teve, e, se teve, foi um arremedo) se colocaram numa posição extremamente conservadora.Lembro que quando terminou a ditadura e começaram as articulações para a formação de um partido de massa no Brasil a proposta era formar uma frente ampla social democrata. Mas, como sempre, uma elite, com uma pratica semelhante ao do partidão, o centralismo, queria dirigir o processo achando-se a mais competende para isso.

carvalho filho

Hoje o Estado é visto como uma barreira do desenvolvimento e a burguesia enquanto social democracia descaracterizou-se enquanto proposta política. Ele, hoje, tornaram-se um forte defensor dos interesses do capital financeiro e abandoram as lutas sociais e deram adeus a classe operária, que, por sua vez transformou-se radicalmente com a globalização. Portanto, quando a gente se pergunta por que o PT não está junto do PSDB é preciso considerou o momento econômico e político em que nos encontramos hoje

carvalho filho

Sempre disse que o PT assumiu as propostas sociais-democratas que o PSDB não assumiu. Como o professor disse, teóricamente as propostas se parecem, mas as práticas são muito diferentes. Como ele bem sabe, na Europa a social-democracia tinha entre seus quadros operários e um forte e organizado movimento sindical. Foi com atores políticos vindos desse meio que conseguirem muitas vitórias, inclusive colocando limites na exploração brutal da burguesia sob as camadas populares. O Estado de Bem Estar Social, por exemplo, é um produto dessa aliança política em pleno período fordista. Mas nesse momento do capitalismo, o capitalismo financeiro, a chamada social democracia descaracterizou-se.

Luis Arthur

Quanto despeito do Jaguaribe para com o Lula…

yacov

Esse Jaguaribe é outro invejoso, assim como todos os PIG's e oposição em geral. Nunca pensavam que O LULA teria a capacidade administrativa e política que vem demonstrando e que permite a ele levar adiante o belo projeto de desenvoilvimento para o país elaborado pelas esquerdas. O LULA Pensa o BRASIL, FHC e Jaguaribe pensam os "Jardins, Higienópolis, Alphaville…". Uma diferença abissal. E eles ainda se dizem geniais e bons sujeitos. Meu Deus!! Esses caras merecem é uma camisa de força. Interna urgente.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBO – O que passa na glOBo é um braZIl para TOLOS"

    Muchacho

    Concordo companheiro !!! Trabalho com finanças no setor privado há mais de 20 anos, mas sempre fui de esquerda, e percebo que esse povo neoliberal e de pequenos burgueses da classe média alta, são péssimos perdedores e não podem admitir que o metalúrgico e os seus esquerdistas e sindicalistas, foram e são muito melhores que os almofadinhas de direita e centro, que sempre habitaram a gestão pública brasileira. Vc não imagina a dor de cotovelo que possuem de um Sérgio Gabrielle (Petrobrás) e Sérgio Rosa (Previ), pq são 2 dos executivos mais poderosos da cena empresarial brasileira atual. O que os neobobos não enxergam, é que atualmente, para se gerir qualquer empreendimento, é preciso muita sensibilidade social, gostar de pessoas e ter uma visão ampla, além do mundinho dos negócios, é preciso ultrapassar esse muro e entender o que pensa é como age e pensa o cidadão comum….que são os consumidores finais……e nisso, quem é de esquerda, se encaixa muito melhor.

Alberto

Ele está velho demais para fazer uma análise sociológica e histórica mais consistente, mas ainda mantém um mínimo de energia intelectual e honestidade ética para reconhecer que os tucanos perderam as bandeiras e se tornaram um mero agrupamento político residual. Não concordo com suas avaliações, mas respeito sua honestidade intelectual (e sua grandeza, coisa que anda faltando nos tucanos em geral). Ele representa também um "resíduo ético" que sobrou em alguns militantes históricos do PSDB (mas isto também é um sinal do declínio político deste partido que ficou senil em tão pouco tempo).

Francisco

É assim que eu os quero: resmungando e conformados…

Marilda Oliveira

Você Serra… Não é o cara… mas, tem mil e uma caras ( Dilma Rousseff)

As mulheres em seu devenir pessoal e o de seu pensamento, mostram um importante grau de coincidência. A mulher é forte suficiente para carregar o peso do mundo nas suas costas e mesmo assim sorrir, e mesmo assim ser feliz. As mulheres que são mães especialmente têm esse poder da força interior, uma força que não vem da razão e sim do amor real. Muitas mulheres depois de enfrentarem verdadeiros pesadelos, desafios e sofrimentos imensuráveis se perguntam…como passei por tudo isso? Ao contrário muitos homens que, fracos, tentam parecer forte assumindo essa postura externamente, assumindo um poder que não lhes pertence, que não é legitimo e por isso muitas vezes precisam da força, principalmente os movidos pelo grave amor, e isso porque a mulher é menos tolerante que o homem, imagine o contrário? http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/10/r

King Childerico

http://www.youtube.com/watch?v=i5cyVfuJ-Yc&fe

King Childerico

Nova abertura dos Simpsons
http://www.youtube.com/watch?v=DX1iplQQJTo&fe

    King Childerico

    Grande trabalho de Banksy

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Quase que parei no "PSDB partido de centro-esquerda"!O PSDB nao e mais de centro-esquerda desde que que FHC assumiu o primeiro mandato.Tornou-se um partido de centro-direita neoliberal.

Deixe seu comentário

Leia também