Igor Fuser: O projeto entreguista de Serra para o pré-sal

Tempo de leitura: 7 min

Com ilustração oferecida pelo leitor Fabiano (José Serra, na revista Veja, quando vendia estatais “em alta velocidade”, no Ministério do Planejamento)

O projeto entreguista de Serra para o pré-sal

O assanhamento dos tucanos chega ao ponto de David Zylbersztajn, ex-genro de FHC que assessora ao mesmo tempo a campanha de José Serra e multinacionais de energia, inserir uma informação falsa no elogio ao regime das concessões, adotado quando era presidente da Agência Nacional do Petróleo. Os lobbies conservadores e anti-nacionais reunidos em torno da candidatura de José Serra à presidência já se atrevem a defender sem disfarces um retorno ao entreguismo que marcou a gestão do petróleo brasileiro nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. O artigo é de Igor Fuser.

Igor Fuser, na Carta Maior

No embalo do segundo turno, os lobbies conservadores e anti-nacionais reunidos em torno da candidatura de José Serra à presidência já se atrevem a defender sem disfarces um retorno ao entreguismo que marcou a gestão do petróleo brasileiro nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Eles querem a abertura irrestrita das fabulosas reservas do pré-sal brasileiro, a maior descoberta petrolífera dos últimos trinta anos no mundo inteiro, à voracidade das empresas multinacionais. O assanhamento é tanto que, em entrevista ao jornal Valor, David Zylbersztajn, “assessor técnico” da campanha de Serra para a área de energia, distorceu completamente a realidade dos fatos com um grosseiro erro de informação ao defender que, num eventual governo demo-tucano, a exploração do pré-sal ocorra nos marcos do atual regime de concessões, em escandaloso benefício do capital transnacional.

O argumento apresentado por Zylbersztajn, ex-genro de FHC e presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) quando se realizou o primeiro leilão de reservas brasileiras entregues ao capital estrangeiro, em 1999, tem como foco uma questão contábil. De acordo com ele, o atual regime de concessões é melhor que o de partilha porque que o governo recebe antecipadamente o dinheiro referente ao bônus de assinatura, quantia cobrada às empresas em troca do direito de explorar as reservas. “No sistema de partilha, você só vai receber lá na frente”, alegou. “Depois de ter descontado o que gastou com o campo, vai receber sua parte em óleo, que vai ter que ser vendido. Isso só vai gerar alguma coisa lá na frente. Enquanto hoje, se licitar um campo, o governo coloca dinheiro no Tesouro hoje mesmo”, disse.

Uma simples consulta ao Projeto de Lei 5.938, que cria o regime de partilha, é suficiente para revelar a falsidade do raciocínio apresentado por Zylbersztajn contra o regime de partilha. No seu capítulo II, parágrafo XII, o projeto do atual governo afirma textualmente que o bônus de assinatura é “um valor fixo devido à União pelo contratado, a ser pago no ato da celebração e nos termos do respeito do contrato de partilha da produção”. Essa norma é reiterada mais adiante, no capítulo V, parágrafo II, que trata dos editais de licitação. Como se pode conceber que um especialista ignore uma regra formulada em termos tão claros?

Curiosamente, o mesmo Zylbersztajn se mostra muito zeloso em esclarecer que suas declarações não representam o ponto de vista oficial da campanha de Serra. “A minha opinião é pelo lado técnico, mas dentro do contexto político, eu não sei”, ressalvou, para em seguida voltar à carga contra o regime de partilha: “Eu aconselharia a deixar o que está funcionando bem do jeito que está. Se houvesse justificativa para mudar, tudo bem”, insistiu, deixando claro que não vê nenhum motivo para a troca do regime de concessões pelo de partilha, como propõe o governo Lula e sua candidata, Dilma Rousseff.

A linguagem escorregadia tem a ver com o cuidado de Serra em evitar uma postura de ataque frontal à mudança nas regras do pré-sal. Em vez de expor abertamente suas intenções, o candidato tucano prefere manifestar “dúvidas” sobre a utilidade do regime de partilha. Enquanto isso, o centro de estudos do PSDB, Instituto Teotônio Vilela, bombardeia sem sutilezas o projeto governista. Em entrevista ao jornal O Globo, em abril, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), porta-voz oficioso dos tucanos para os assuntos petroleiros, chamou de “retrocesso histórico” a lei que retira o pré-sal do sistema de concessões e o transfere ao controle estatal por meio de uma nova empresa, a Petro-Sal. Nas suas palavras, trata-se de um “erro estratégico” comparável à fracassada Lei de Informática, de 1984.

Até o dia 3 de outubro, esse assunto era mantido em surdina pelos tucanos, quase como um tabu. Agora que o assessor de Serra saiu a campo em defesa da posição privatista, o candidato corre o risco de ser cobrado pelos seus adversários em uma questão crucial para o desenvolvimento do país e o bem-estar dos brasileiros. No caso de Zylbersztajn, a margem de opção é nula. Como presidente da empresa de consultoria DZ Negócios com Energia, voltada para a prestação de serviços a “investidores interessados no mercado brasileiro”, conforme o site da firma, ele tem mesmo é que defender os interesses dos seus clientes estrangeiros, nem sempre coincidentes com os interesses da sociedade brasileira. Entre os seus clientes está a AES Eletropaulo, companhia de eletricidade paulista privatizada em favor do capital estadunidense durante o governo tucano de Mário Covas.

Para que se compreenda o que está em jogo no pré-sal, recorde-se que, no regime de concessões, implantado por FHC, todo o petróleo retirado do subsolo se torna, automaticamente, propriedade da empresa concessionária, que pode fazer com ele o que quiser (salvo algumas restrições só aplicáveis em casos excepcionais). Atualmente, as empresas estrangeiras é que determinam o ritmo de exploração das reservas. Elas também escolhem, por sua própria conta, os fornecedores de equipamentos, em geral importados. Como retribuição ao governo, essas concessionárias se limitam a pagar uma porcentagem sobre o valor da produção (os royalties) e mais algumas taxas, o que totaliza, no máximo, 40% da renda obtida com o petróleo. Esse é um percentual altamente vantajoso, comparado com os 80% cobrados pelos maiores produtores mundiais.

Já no regime de partilha, tal como propõe o governo, a União mantém a propriedade do petróleo obtido, o que lhe dá o direito de ditar a política de exploração. O volume produzido e a duração das reservas podem ser administrados de acordo com objetivos de política econômica. E o Estado é quem estabelece as normas para os investimentos e a política de compras, a partir de metas voltadas para o desenvolvimento de cadeias produtivas nacionais, criação de empregos e aperfeiçoamento tecnológico. O regime de partilha, adotado atualmente por cerca de 40 países, representa, historicamente, um avanço em relação ao sistema neocolonial das concessões, que vigorou na primeira metade do século XX, época em que a indústria do petróleo era dominada pelo famoso cartel das “Sete Irmãs”.

A participação nacional na riqueza do petróleo será sensivelmente maior no caso de aprovação das novas normas defendidas pelo governo Lula. De acordo com os projetos de lei em discussão no Congresso, a estatal Petro-Sal controlará a exploração dos blocos petrolíferos do pré-sal, garantindo à Petrobras uma participação mínima de 30% em cada área de produção. Mais importante: caberá à empresa brasileira a função de operadora de todas as áreas de extração, de modo a garantir que as decisões estejam afinadas com os objetivos do desenvolvimento nacional.

Os royalties aumentam para 15% e a participação estatal na renda petroleira – aí incluídos União, Estados e municípios, segundo regras que ainda estão em debate – ultrapassa, de longe, os 50%. O aumento dessa fatia se deve, em parte, à recente capitalização da Petrobras, quando a participação acionária da União pulou dos 32% a que foi reduzida nos tempos de FHC para os atuais 48%. Tudo isso, sem a necessidade de gastar um só centavo do dinheiro público, pois a União utilizou como moeda o petróleo que ainda repousa no fundo do mar.

Zylbersztajn encara essas proezas com azedume, e parece até torcer para que tudo dê errado. Na entrevista ao Valor, profetizou que a Petro-Sal será um antro de corrupção e reprovou a presença de uma estatal brasileira no comércio de petróleo – algo que a Petrobras já vem fazendo há muito tempo, com notável eficiência. Na realidade, a mudança que o governo Lula está propondo significa um avanço bem modesto, comparado com as propostas mais ousadas defendidas por um conjunto de entidades e movimentos sociais agrupados na campanha “O Petróleo Tem Que Ser Nosso”, como a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet). Um projeto de lei alternativo, assinado por 21 congressistas, do PT e do PCdoB, prevê que a Petrobras volte a ter 100% do seu capital nas mãos do Estado e que sejam anulados os contratos de exploração petroleira por companhias privadas feitos após a promulgação da Lei 9.478, de 1997.

O projeto do governo representa uma posição intermediária entre o marco regulatório neoliberal adotado por FHC e as posições mais nacionalistas defendidas pelos sindicatos e outros atores no campo popular. Para se ter uma idéia, nas áreas do pré-sal já leiloadas continuará em vigor o regime das concessões, em estrito cumprimento aos contratos já firmados. Dessa forma, se as coisas correrem conforme os planos traçados pela equipe de Lula, o petróleo brasileiro do pré-sal seguirá como um negócio muito atraente para os investidores estrangeiros. Que o digam os chineses, cada vez mais confiantes no Brasil como um parceiro indispensável perante as incertezas do abastecimento de energia no futuro.

Ainda assim, há quem se mostre insatisfeito. Inclusive brasileiros, como Zylbersztajn. Para esses – os executivos das multinacionais petroleiras e seu séquito de consultores, acadêmicos e jornalistas – a passagem de Serra ao segundo turno é um fator de alento. Quem sabe, imaginam, seja possível retomar o fio da história no ponto em que estava em janeiro de 2002, quando o banqueiro (recentemente falecido) Francisco Gros, em seu primeiro ato após a posse como presidente da Petrobras, anunciou aos investidores em Houston, nos EUA, que sua missão era privatizar a empresa. Seu antecessor, Henri Philippe Reichstul, tentou – e quase conseguiu – trocar o nome da estatal para Petrobrax, supostamente mais agradável aos ouvidos dos potenciais compradores em uma planejada privatização. Agora, com as reservas do pré-sal avaliadas em centenas de bilhões de dólares, o prato se tornou bem mais suculento. E o apetite, maior.

(*) Igor Fuser é jornalista, professor na Faculdade Cásper Líbero, doutorando em Ciência Política na USP e autor do livro “Petróleo e Poder – O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico” (Editora Unesp, 2008).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Matraca

CANSEI! VOU VOTAR NO SERRA, A MÍDIA TEM RAZÃO

· Desculpem amigos, vou votar no Serra. Sabem porque?

· Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio.

· O alimento está barato demais.

· O salário dos pobres aumentou e qualquer um agora se mete a comprar carne, queijo, presunto, hambúrguer, iogurte, etc.

· Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana.

· Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite.

Continue lendo no:
http://www.matracaveia.blogspot.com

luiz claudio

O que pode atrapalhar a dilma é o seu vice,pois tenho uma irmã evangélica e segundo ela, ele é satanista,pai do tal DANIEL MASTRAL,se não me engano,que escreveu FILHOS DO SOL,um satanista arrependido,por isso os evangélicos não votaram na dilma,o que acho uma bobagem,eu não gosto do michel temer por outros motivos,aliás essa união com o pmdb foi dura de engolir,mas as males que vem para bem,por isso meu irmãos vamos nos mobilizar,para não termos surpresas desagra- veis no segundo turno(QUE DEUS NOS LIVRE DESTE MAL),DILMA TEM QUE SER NOSSA NOVA PRESIDENTE E PONTO. NO DIA 31 DE OUTUBRO NÃO SE ESQUEÇAM,DILMA PRESIDENTE,FAÇAMOS ISTO PELO BRASIL,POR NÓS,PESSOAS TRABALHADORA DESTE PAÍS.

childerico IV

Manifesto dos filósofos por Dilma https://sites.google.com/site/manifestofilosofosp

Marat

O datafolha, que mente e manipula, está dando 48% a 41% par a Dilma. Isso quer dizer que ela deve estar com uns 53%… O povo do Brasil saberá perceber as malandragens do mais novo fariseu, o ateu-religioso Serra…

    Jairo_Beraldo

    Marat, no primeiro turno, deu mais ou menos o que eles previram. Então, companheiro, vamos esquecer as pesquisas e trabalhar para eleger a nossa presidenta!

    antijosias

    Não vamos baixar a guarda! Temos que fazer a Dilma crescer mesmo no Datafolha. Essa batalha será vencida no corpo-a-corpo; continuem a convencer seus amigos, e até seus inimigos, a votar para o bem do Brasil. Dilma.

Fernando Souza Jr.

A minha pergunta é: porque isto ainda não foi para o horário eleitoral? Em que planeta vivem João Santana e os marqueteiros do PT? Onde eles vão parar com essa babaquice de "campanha em alto nível"?
A fórmula para o segundo turno está posta: os votos de Marina vão se dividir, e ainda que 80% desses votos fossem para Serra, ainda assim ele não ganharia a eleição. Então, ele precisa fazer Dilma e o PT sangrar para arrancar seus votos. Ele não quer debate, ele quer baixaria, sangue, mentiras e terror.
E a campanha da Dilma na base do "alto nível"
Piada. . .

    antijosias

    É um problema de difícil equação. Queremos responder à altura, mas não podemos cair em erros que tirem votos da Dilma. Como eu disse no post anterior, temos que ganhar essa batalha no corpo-a-corpo. Ataques geralmente tiram votos, especialmente de quem está na frente.

Baixada Carioca

Bastaria uma perguntinha básica ao tucano num desses debates sobre as privatizações para deixá-lo aos nervos. Por que não se fala sobre isso nos debates?

    Jairo_Beraldo

    Isso lá tem vergonha, Baixada…cara dura!

Moraes

Assim como muitas pessoas que conversei hoje pela tarde, não achei o programa da TV de Dilma ideal. Esta parado, com tom informativo (chega a dar sono). Resumindo a guarda esta muito aberta e com isso ela corre o risco de perder votos.
Em minha opinião acho que ela deveria evidenciar a realidade dos desgovernos Serra em relação as propostas de campanha. Gostaria de citar como exemplo:
– A promessa de uma defesa civil nacional e a vergonha que foi o tratamento no Jardim Romano no ano passado durante as chuvas.
– Suas promessas de segurança em relação a realidade única que foi vista em São Paulo onde a policia civil brigou com a policia militar
– As promessas de educação e a realidade dos professores do estado de SP onde os salários são os mesmos por anos, o bónus foram cortados e no lugar existem gratificações que são inalcançaveis para a maioria dos professores. Sem contar o cassete que essa turma levou esse ano ao tentar falar com o então governador.
– A promessa de 400km de metrô frente a realidade de 1km/ano em seu governo em SP.
– A promessa da aposentadoria e a realidade quando foi ministro do planejamento e os aposentados eram chamados de vagabundos.

Morais

Azenha tenta mostrar para o políticos do PT que você conhece que o Serra está passando a imagem de homem competente e que a Dilma não é e tem muita gente acreditando nisto, portanto o PT tem que começar rapidamente a desconstruir a imagem de homem competente dele e mostrar os seus erros de administração que são muitos, mostrar que ele foi um péssimo senador pois se deixar para o final da campanha não vai conseguir reverter.

    Glecio_Tavares

    Basta lembrar que Dilma era a presidente do conselho da petrobrás quando o pré-sal foi descoberto. Para quem eu disse isso foi o suficiente para que as pessoas vissem quem é competente. Lembrar as greves em SP e o descaso do biruta, também ajuda.

    @andregoth

    Sim e que agora o Serra é contra a Petrobrás explorar o pré-sal que quer entregar nosso petróleo para as empresas estrangeiras…

    Jairo_Beraldo

    Glecio, amigo companheiro, o Morais tem razão. vejo muita gente comentar que ela não tem competencia. vamos à luta, tentar mostrar que ela é isso que voce, o Baixada colocaram e sabemos que é verdade!

    Baixada Carioca

    Morais, eu penso que ela é quem tem esse dever. Nos debates, nas entrevistas, ela tem que passar confiança, sabedoria e firmeza.

Marat

Pessoal, eu já convenci "verdes" e indecisos a votar na Dilma… ajudem… cada um tem de fazer sua parte, para a afastarmos esse malandro da presidência!

    Glecio_Tavares

    Eu tenho dito que a obra da marginal impermeabilizando o resto do terreno prova que o psdb não tem a menor preocupação com o meio ambiente. Que quando Covas era governador existia um projeto para despoluir o tiete e que não houve continuidade. O PSDB abandonou a natureza faz muito tempo.

    Jairo_Beraldo

    Mas assim mesmo, foi eleito um tucano aí em SP e no primeiro turno. Vamos à luta amigo!

    Glecio_Tavares

    Jairo ainda acho que as urnas daqui de SP estão viciadas no 4 e no 5. Quando reclamam de alguma coisa perto de mim eu ja solto logo um : Quem mandou continuar votando nos ricos.

Jairo_Beraldo

BOATO…o Zé é prgressista…e o Davizinho idem…

    Glecio_Tavares

    Lembra a musica do Roberto Carlos? Deve ser este tipo de progresso.

    Jairo_Beraldo

    Bom retorno, Glecio..tava sentindo sua falta!!!

JOÃO

DILMA TEM PROGRAMA PRONTO COM MUITAS OBRAS EM ANDAMENTO O SERRA SÓ TEM PROMESSA
ELE QUER QUE NOS TROCAMOS O CERTO PELO DUVIDOSO
O SERRA QUER NOS VENDER TERRENO NA LUA ACREDITE QUEM QUISER

    Glecio_Tavares

    Que nada , ele quer comprar a lua com nosso dinheiro.

    Jairo_Beraldo

    A Lua é pouco…quer Marte e Jupiter…parcelado…pelo BNDES!

    antijosias

    Para depois privatizar com ajuda do David. "No limite da irresponsabilidade"…

O JUIZ

Quando LULA se referiu à Herança Maldita que recebeu de Fernando Henrique Lesa-Patria Cardoso, já sabia exatamente o trabalho que teria para organizar as coisas.
A diferença entre LULA e seu antecessor, era de caráter. LULA tinha de sobra.
E ousaram dizer que o sucesso de LULA se deve ao trabalho anterior do PSDB. Tem muita gente cega por aí.
Agora imaginem se o FHC e o Serra tivessem conseguido vender a Petrobrax.
Hoje, estaríamos todos esmolando para os Yankees.
Só há uma maneira de evitarmos essa desgraça. E o Brasil sabe qual é.

zé francisco

Se eu integrasse o conselho de sentença no tribunal do júri, onde se julga assassino de Zilbersztjn, morto por motivo de relevante valor social, meu voto é para a absolvição. Neste caso, a vítima poderia também ser o Civita, Frias etc, meu voto seria e será sempre pela absolvição e reconhecimento do motivo de relevante valor social, tornando o assassinato uma conduta legítima e conforme o direito.

    Glecio_Tavares

    Calma Zé. Não seremos iguais a eles. Precisamos organizar boicotes aos anunciantes da midia, e protestos com ovos podres a politicos podres, mas sem utilizar os métodos deles.

Carlos

( Parte 1 / 3 )

Prezados e prezadas

Abaixo, trechos iniciais de documentos publicados em jornais de 09-10/julho e 11/agosto/2000, que oficializaram o início e o encerramento da venda de lote de ações ordinárias (capital votante) da Petrobrás, um “negócio da China” promovido pela “equipe FHC”. (*)

PROGRAMA NACIONAL DE DESESTATIZAÇÃO – BNDES/FINAME/BNDESPAR – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR – GOVERNO FEDERAL

FATO RELEVANTE

O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – BNDES, na qualidade de gestor do Fundo Nacional de Desestatização – FND (“Vendedor”), tendo em vista o disposto na Resolução CND nº 26/00, de 6 de junho de 2000 (“Resolução 26/00”) e Resolução CND nº 28/00, de 07 de julho de 2000 (“Resolução 28/00”), vem a público informar, nos termos da Instrução nº 330, de 17 de março de 2000, da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, que será realizada, a partir de 10 de julho de 2000, uma operação de distribuição pública secundária, em mercado de balcão, de ações ordinárias, escriturais, sem valor nominal, de emissão da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás ( “Petrobrás – CNPJ 33.000.167/0001-01”), que excedem o controle acionário detido pela União Federal na Petrobrás, observadas as seguintes condições:
(…)

    Carlos

    ( Parte 2 / 3 )

    Anúncio de Distribuição Pública Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás

    PETRÓLEO BRASILEIRO S. A. – PETROBRÁS

    Vendedor: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, em nome da União Federal e na qualidade de gestor do Fundo Nacional de Desestatização (“FND”)

    PROGRAMA NACIONAL DE DESESTATIZAÇÃO – BNDES/FINAME/BNDESPAR – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR – GOVERNO FEDERAL

    Comunicam a distribuição pública secundária de 157.584.768 ações ordinárias, escriturais, sem valor nominal, de emissão da Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRÁS (“a PETROBRÁS”), de titularidade da União Federal, que excedem a quantidade de ações ordinárias necessárias para a manutenção do controle acionário detido pela União Federal na PETROBRÁS, as quais foram transferidas para o Fundo Nacional de Desestatização (o “FND”), nos termos do Decreto nº 2.478, de 29 de janeiro de 1998 (o “Decreto nº 2.478/98”), que representam 24,85% do capital votante e 14,51% do capital total da PETROBRÁS (as “Ações Ordinárias”), ao preço de R$ 43,07 por Ação Ordinária no âmbito da Oferta Institucional, definida abaixo, e de R$ 43,07 por Ação Ordinária no âmbito da Oferta de Varejo, definida abaixo, perfazendo o total de:

    R$ 6.787.175.957,76

    As Ações Ordinárias foram incluídas no Programa Nacional de Desestatização (o “PND”), nos termos do artigo 2º parágrafo 2º da Lei nº 9.491, de 09 de setembro de 1997 (“Lei nº 9.491/97”), e depositadas no FND nos termos do Decreto 2.478/98.
    (…)

    Carlos

    ( Parte 3 / 3 )

    (*) Gazeta Mercantil de 10.07.2000 e Valor Econômico de 11-13.08.2000, respectivamente Íntegra dos documentos disponíveis em http://www.bndes.gov.br

    Obs final de cada documento: no publicado em julho (início da venda), com uma discreta tipologia padrão, Banco do Brasil não foi citado (a “Oferta Brasileira” foi comandada pelo Credit Suisse First Boston Garantia, CSFB Garantia); no publicado em 11/agosto, a marca do BB aparece perdida num oceano de marcas de instituições financeiras internacionais.

    É o caso de abordarmos, também, os personagens dos fatos…

Carlos

Ao Andregoth, que reproduziu documento do PSDB, sugiro que leia textos das conferências do general Júlio Caetano Horta Barbosa em julho-agosto e outubro/1947, 6 anos antes da criação da Petrobrás (Lei 2004, de 03.10.1953), que iniciou atividades em maio/1954:

Problemas do petróleo no Brasil

Conferências do general Horta Barbosa no Clube Militar em 30/Julho e 6/Agosto/1947 – 51 páginas http://www.cefuria.org.br/doc/problemas_do_petroleo.pdf

Conferência do general Horta Barbosa no Instituto de Engenharia/SP em 16.10.1947 – 19 páginas http://www.cefuria.org.br/doc/documento_horta_barbosa.pd...

Brasil deve à Petrobrás a criação da indústria do petróleo. Ou fazemos com ela o que precisa ser feito, em nosso benefício, ou entregaremos tudo às empresas estrangeiras, que ouvem os governantes dos seus países e ignoram os nossos.

Henrique Nunes

Aproveito o Ibop… do post e do blog pra levantar uma questão: por que as pesquisas não apareceram ainda? Tem alguma previsão legal contra? Lembro que sempre foi de praxe sair pesquisa no dia seguinte logo, pra fazer as famosas curvinhas… Ué, tiveram tanto medo da surra que não colocaram nenhuma uma semana depois da eleição?

    Rafael

    O resultado não é favorável ao serra.

    Baixada Carioca

    Cá pra nós, estão todos desacreditados. Na verdade, o dataFalha foi quem mais acertou no fim das contas.

    antijosias

    Será que o Datafalha acertou ou foi uma profecia auto-realizável? Ao "errar tanto", o Datafolha acabou por influenciar o resultado de acordo com suas "previsões"?

    Aluizio

    Datafolha mostra Dilma com 54% dos votos válidos contra 46% de Serra

Carlos

( 1/2 )

(Eba!, acho que cabe aqui…)

Aloysio Biondi escreveu, em junho de 1999…

Dona Maria, espantada com o dr. David
(…)
Eu vi uma entrevista do presidente da Agência Nacional do Petróleo, o sr. David Zylbersztajn. Ele dizia que esse preço tem de ser baixo, simbólico mesmo, porque o petróleo sofreu violenta queda no mercado mundial. – Ah, Pacheco. Essa explicação não serve mais. O petróleo subiu 60% a 80%, de US$ 10 para US$ 16 ou US$ 18 o barril, nos últimos meses. Esse, aliás, é o fato econômico mais importante do ano, pois vai agravar a crise dos EUA, que importa de seis a oito milhões de barris de petróleo por ano. – Dizem até que é por isso que países como o Brasil estão sendo…

    Carlos

    ( 2 / 2 )

    … estão sendo pressionados pelo Fundo Monetário e países ricos a entregar seu petróleo a multinacionais. Os EUA e os países ricos dependem do petróleo. E não é para fabricar gasolina e movimentar automóveis, como a maioria das pessoas pensam, não. É para produzir energia elétrica, em usinas chamadas termelétricas. Sem petróleo, a economia dos EUA e de outros países ricos pára, simplesmente, pondera Pacheco.
    (…)
    ”O petróleo subiu 60% a 80%, de US$ 10 para US$ 16 ou US$ 18 o barril, nos últimos meses.”
    Isso em 1999. Em 2008, atingiu 150 dólares e agora – outubro/2010 – passou dos 85 dólares.

    Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article8

    emilio

    …importa de 6 a 8 milhões de barris por DIA…e não por ano.

    Carlos

    Correto: POR DIA.

luiz

Por favor divulguem o link abaixo.
Azenha, exiba esee filme neste blog.
Nele, a camarilha tucana mostra o Brasil quebrado em 2009.

Jorge

o pastor silvio malafaia está fazendo campanha para serra agora no programa da band. disse que o país é cristão e deve votar em candidato e partido cristão.

    Baixada Carioca

    Eu soube por uma fonte confiável que o tal Malafaia foi ao presidente Lula para tentar arrancar uma concessão de TV e Lula o remeteu ao Congresso. Queria ter a confirmação disso, pois isto pode ser a chave da ira malafaina contra Dilma e o PT.

Mariana_Brasil

Azenha,

qual o seu e-mail? gostaria de passar algo que recebi de um professor da UFES, por e-mail pra vc!

abraços!

    Luiz Carlos Azenha

    Mande pelo e-mail do blog. abs

Igor Fuser: O projeto entreguista de Serra para o pré-sal

[…] Via: Vi o Mundo […]

Rafael

Todo o apoio que serra ganha da globo e familias acredito que não seja por orientação politica. Com serra no governo imagina quanto vao faturar em publicidade e contratação sem licitação de assinaturas. O psdb simplesmente comprou a midia. Como sao empresas quem paga mais leva. Basta ver as contartações que serra/psdb fizeram no governo de SP.

    Glecio_Tavares

    Ainda acho que não é só isso. Acho que serra é só um peão e estes donos da midia são outros peões. O império americaner esta por tras deles.

Conceição

Desculpe-me pelo off:
Agenda da campanha da Dilma pra semana !!!
Algumas atividades foram marcadas aqui na capital, Rio de Janeiro:
SÁBADO – ocupação com banquinhas em todas as praças e locais de movimentados
DOMINGO – 9hs concentração no posto 6 em Copacabana
TERÇA – 10hs na Quinta da Boa Vista.
Pegue sua bandeira, coloque adesivo no peito e VAMOS ÁS RUAS, conquistar voto a voto.
RUMO À VITÓRIA DILMA PRESIDENTA!

CarlosAugustoPereira

Dois Projetos

Toda mídia, vendo a impossibilidade de Serra bater Dilma, investiu maciçamente na candidatura de Marina. Era a única forma de provocar novo turno em 2010. Recordem as matérias produzidas pelas emissoras de TV, revistas e jornais… além dos comentários sobre a “onda verde” às vésperas das eleições. Se era uma onda verde, por que o Partido Verde não surfou nela? A

Marina não fez sua campanha decolar sozinha! Parte da direita não engolia Serra, parte do PSDB também estava magoado. Alguém acha que em Pernambuco a direita (Jarbas e Maciel) recebeu apoio, leia-se e$trutura de Serra? Ou estamos esquecidos das queixas dos jarbistas, proclamadas pela imprensa. É só ler avaliação de José Arlindo Soares na matéria de Débora Duque, Folhape: …Um dos membros da coordenação do programa de governo da coligação Pernambuco Pode Mais, José Arlindo Soares em tom de desabafo, citou como principal dificuldade da campanha jarbista a migração de lideranças do próprio PMDB, do DEM, mas, principalmente, do PSDB para o lado governista. “O PSDB não honrou seus compromissos…
…fato agravado ainda pelos problemas financeiros”, disse entre outras coisas, José Arlindo Soares.

Em Minas, Aécio foi alijado. Havia referências à conduta privada do, hoje senador eleito por MG, quanto ao suposto consumo de cocaína. Isso difundido pelos tucanos serristas. Tirando onda com o jeito mineiro de falar dizia: “pó pará”, justo no período em que o mineiro pleiteava a condição de candidato pelo PSDB.

Tem mais gente tirando vantagem do segundo turno. Vejam como vibrou o PMDB que teve seu cacife aumentado e logo proclamou: “Não vai ser uma vitória do eu sozinho”, palavras de Michel Temer, o vice de Dilma, numa referência ao Presidente Lula.

Subliminarmente Temer anunciou que, se o governo quer ganhar no segundo turno, vai ter que dar mais espaço para o PMDB, a começar pela coordenação da campanha. Consequentemente, vai querer mais cargos. Vai reforçar os interesses do agrobusiness. Vai querer rebaixar o programa para conseguir adesões à direita.

Serra foi o grande derrotado. A estratégia quase que exclusivamente midiática da campanha de Dilma e que priorizou as disputas regionais também. A mídia comemora fogosa e alegremente a passagem de Serra para o segundo turno. Os votos dados a Marina, para muitos foi um recado ao PT, mas foi também uma clara rejeição a Serra. Além de provocarem a continuidade da eleição, deram sobrevida a direita. Acenaram para a possibilidade do resurgimento do neoliberalismo no Brasil, como uma sombra a ameaçar toda a América Latina.

Marina se prestou a um papel de eficiência duvidosa, caso permaneça fiel aos princípios de Chico Mendes, que ela tanto reivindica. Se julgarmos que bandeou-se para a direita, Está tudo explicado!

Muita gente boa embarcou na campanha de Marina, jóvens e adolecentes se encantaram pela causa ecológica, como se a candidatura de Marina só representasse isso e sem avaliar os riscos de retrocessos.

O PV? Ah o Partido Verde! Vejamos como se portou. Vou falar apenas de RJ, SP e PE: RJ – aliado do Demo, PSDB, PPS, César Maia, Serra, etc., só à última hora e vendo as pesquisas o PV investiu em Marina. Gabeira queria pegar uma carona. – SP – aliado de Kassab, PSDB, Demo, etc. – PE aliado de Jarbas, Maciel, Demo, PSDB. E agora, para onde vai o PV? Ainda mais com a oferta de quatro ministérios.

Ou Serra é burro ou é burro! Como é que passada a eleição oferece ministérios por apoio? Em privado pode funcionar, por saber com que está negociando. Mas, para a opinião pública fica muito claro os reais interesses. Programa? “pras cucuias ele”. Marina vai no pacote.

A 31 de outubro o Brasil tem dois caminhos distintos a seguir: Com Dilma, segue autônomo, soberano e respeitado em todo mundo.
Com Serra/FHC, seria subaltermo, periférico e agachado aos interesses das nações mais desenvolvidas.
Com Dilma, desenvolve com distribuição de renda e avanços sociais.
Com Serra/FHC, aprofunda a concentração de renda e regride nos direitos conquistados.
Com Dilma, um Estado forte, indutor do desenvolvimento sustentável, republicano e preparado para prestar o serviço público.
Com Serra/FHC, um estado mínimo, neoliberal e exportador de matéria prima e privatista.
Com Dilma, Educação superior e técnica proporcionada pelo Estado, qualificando mão de obra e apostando na inteligência nacional.
Com Serra/FHC, vocês já sabem.

Clovis P. Salgado

As críticas de Marina Silva ao suposto apetite do PV por cargos, reveladas
ontem, provocaram uma rebelião no comando do partido. Próxima ao PSDB, a
cúpula verde ameaça boicotar a convenção marcada para o dia 17 e anunciar
apoio a José Serra na semana que vem, à revelia da ex-presidenciável.
SÓ RESTA À MARINA SENTIR NA PELE A SOLIDÃO DE UMA LARANJA

    Rafael

    Se fizerem isso já era para o PV. Com certeza nesse caso Marina apoia Dilma, mas acredito que independente disso Marina já deu a entender que vai apoiar Dilma. Essa situação que você menciona Clovis deve acontecer, caso contrário Marina não teria dado a declaração que o Brasil está preparado para eleger uma mulher.

    Baixada Carioca

    E ela acreditou que seria carregada nos braços dos ecoverdes? Que o PIG iria mesmo patrocinar a ascensão de uma seringueira do Pará aos cargos mais importantes do Poder Público? Inocente!…

    Coitadinha. Só pra lembrar, foi o PT que a levou à condição em que chegou. O PIG deu asas, mas já as cortou.

Filósofo Amador

Sobre o tal ex-genro, ex-chefe da Agência Nacional de Petróleo, o tal Zylbersztajn, algumas considerações:

Esse nome, no ídiche, falado também entre os judeus poloneses é do alemão Silberstein, e significa "Pedra de Prata".

Tirando-se o "ex-" de sua biografia, misturando suas etapas, e voltando para o malfadado tempo de FHC, pode-se concluir que "chefe de agência e genro do presidente" significa tão somente o nepotismo mais descarado daquela época.

Se ele fez parte da quadrilha que tentou afundar a Petrobrás, mas só afundou a petrobrax e o governo do sogro, também se pode inferir que a competência dele seja duvidosa – não conseguiu realizar o que queria, tendo o governo a seu favor.

Então, porque dar voz um cara assim? Talvez o mais certo seria mostrar às petroleiras os fracassos dele, que certamente declinarão de seu "apoio".

Quanto à afirmativa que as petroleiras "pagariam em petróleo e não em dinheiro", esta só pode partir de alguém que nada conhece de mercado. Pois, o que as petroleiras mais querem é justamente o petróleo; se o "entregam" como remuneração, não existe nada no mundo, nem pecado, nem barreira contratual, que impeça estas mesmas petroleiras "pagarem" para levar o petróleo. Ou seja, o petróleo extraído para pagamento encontrará comprador. E a Sonangol de Angola trabalha desta forma.

Mas, se for pela ótica dessa pedra de prata, ele vai fixar este preço de forma bastante aviltada. E isso não é competência, talvez subserviência – não sei a troco de quê. Se for só para ele ganhar alguns trocados, a Petrobrás podia indicá-lo a outras petroleiras, onde não iria nos amolar mais.

Outra afirmativa "a Petro-Sal vai virar um antro de corrupção" mostra apenas e tão somente que essa pedra de prata tem mais vocação para Mãe Dinah (profetisa), do que como "consultor de petróleo".

Temos que almoçar esta camarilha antes que nos jantem !!! (apud Coronel Erasmo Dias).

Viktor

Como Serra e o FHC venderam o Brasil

Excelente post que resgata a história das privatizações as devidas provas.
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/0

Sebastião Rodrigues

O Brasil está correndo perigo se este pessoal vier apossar do Pressal. O Zé Chirico tá doidinho pra por a mão na grana. Mas, é baixo, não vão conseguir. Vamos eleger a Dilma com uma votação estrondosa e ela vai fazer um goveno forte. A primeira parte já lhe demos que é uma base política forte, agora é sua eleição, mas isto já estamos cuidando!

Luiz Jornaleiro

Será que alguém mais notou que ontem, em entrevista a jornalistas, a senhora Marina disse, olhando para as cameras, que o Brasil está preparado para eleger a primeira mulher presidente? Com essas singelas palavras, acho que ela já escolheu quem deverá receber seu apoio. Isto é significativo, uma vez que a provável adesão do PV ao candidato privativista não terá a mesma força da decisão de Marina.

    Carlos

    Pra mim, ficou evidente que ela tende apoiar Dilma.

    Maria 1

    E daí? O JN já suprimiu essa declaração. Marina, para eles, já cumpriu sua missão. Que não banque a indepedente e tente voltar às origens. Não lhe será dada a menor chance. No máximo, pode ficar em cima do muro, fazendo seus discursos éticos e ecológicos, com cada vez menos holofotes.

@andregoth

Está no Programa de Governo do PSDB que é claro ao fazer alusão às campanhas nacionalistas em prol do monopólio da Petrobrás:
"Para nós, nenhuma corporação estatal ou privada pode se arrogar o monopólio do interesse nacional e popular. Tampouco deve ser discriminada só por ser privada ou estatal."

    Carlos

    Qual a tua opinião sobre isso?

    @andregoth

    Acho que a riqueza do pré-sal deva ser dos brasileiros, do povo por meio do Estado, não podemos ficar nas mãos de empresas estrangeiras para que não ocorra como na Argentina…

Gina Lund

É importante que cada um de vocês leia e divulgue este texto contido no link.
acesse: http://www.segundaigreja.org.br/pastorais_view.as

luiz pinheiro

Tem toda razão o Fábio Passos. O aborto está no centro do programa de governo do Serra. Ele quer abortar nosso projeto de desenvolvimento nacional, quer regredir ao passado entreguista de FHC, quer impedir que os recursos do Pré-sal sejam destinados ao combate à miséria, à educação, à saúde, ao desenvolvimento científico e tecnológico, à preservação do meio ambiente, conforme prevê o Fundo proposto pelo presidente Lula. Toda luta será pouca contra essa tucanalhada do dem.

Domngos

Penso que o programa da oposição ao governo LULA é retomar o que eles começaram em 1994, ou seja, mais privatizações e menos desenvolvimento economico e investimentos sociais.

IV Avatar

A direitona tenta transformar estas eleições no plebiscito sobre o aborto quando este larápios estão de olho mesmo é no pre-sal e neste Brasil que entrou nos trilhos com o prouni, bolsa familia que tirou estudantes da mendicancia e os colocou na escola, PAC, indústria naval, banda larga para todos.

O nosso plebiscito é outro, ou seja, é de natureza politica e não moral ou religiosa

Dia 31 é SIM para o Brasil seguir mudando

pereira

Azenha só quero ver se o PT vai passar toda a campanha e não explora essa foto, essa foto é como uma bomba nuclear, agora vá lá se entender o PT, essa foto diz tudo.

    Sebastião Rodrigues

    Se você quise ver isto ai em larga escala, entre no Blog do Conversa afiada e veja que indecência. A cara de abuso do Serra junto a tal Elaine Landau. É um abuso com a cara do brasileiro

    José Manoel

    Essa aí está no time da Verônica Dantas e cia.

Carlos

Excelente, Igor! Excelente!

"(José Serra, na revista Veja, quando vendia estatais “em alta velocidade”, no Ministério do Planejamento)"

Aloysio Biondi na abertura de "Um estranho modo de governar": "A equipe FHC vem usando com extrema agilidade a carta branca que ela mesma se deu."

    Carlos

    Na "equipe FHC" de então (novembro/95 – fevereiro/96): Serra no Planejamento e Luiz Carlos Mendonça de Barros no BNDES

Bonifa

Agora que a Petrobás está grande, está forte, os entreguistas e seu líder (José Serra) estão salivando, de olhos esbugalhados. Vender a Petrobrás significaria empurrar a cabeça do Brasil para baixo, para que nem emergente ele consiga ser.

Luis Liberdade

Galera, não trabalho com arte gráfica. Mas surgiro alguém fazer a capa da vEJA versão Serra desta semana. De um lado viria a declaração do Serra que, se eleito prefeito de SP, não deixaria a prefeitura para concorrer ao Governo estadual. Do outro a declaração dele como candidato a governador. Daí postamos lado a lado para melhor visualização pela net. E, depois, transformamos em viral… Ou seja, faremos o que a vEJA nunca faria: jornalismo insento!

diogo

Espalhem por e-mail! Que seja dita a verdade!

Na TV, Serra se diz ‘o melhor deputado da Constituinte de 1988. A verdade: Serra votou contra os trabalhadores e por isso foi reprovado pelo Diap, com nota 3,75

No primeiro programa de TV do segundo turno, exibido nesta sexta-feira (8), o candidato José Serra (PSDB) se declara, entre outras coisas, "o melhor deputado da Constituinte de 1988". Você acreditou?

Aos fatos. Conforme análise do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), entidade que há três décadas analisa o Congresso Nacional, José Serra votou contra os trabalhadores em uma série de discussões importantes ao longo da Constituinte de 88.

Numa escala de zero a 10, o então deputado federal José Serra tirou uma nota de apenas 3,75 no que se refere à defesa de posições que diziam respeito aos interesses nacionais e dos trabalhadores. Lula, por outro lado, tirou nota máxima.

Confira alguns dos motivos para José Serra ter sido reprovado pelos trabalhadores na Constituinte de 1988:

– Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas;

– Serra votou contra mais garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego;

– Serra negou seu voto pelo direito de greve (isso explica o forma ditatorial e violenta com que ele trata o funcionalismo quando recorre à greve);

– Serra negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário;

– Serra negou seu voto pelo aviso prévio proporcional;

– Serra negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical;

– Serra negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio;

– Serra negou seu voto pela garantia do salário mínimo real;

– Serra votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias;

– Serra votou contra o monopólio nacional da distribuição do petróleo;

    Glecio_Tavares

    Voce tem toda a razão mas é importante colocar o link para o site original para que não achem que estamos inventando. A direita utiliza emails falsos e apócrifos e os tontos não questionam, ja no nosso caso a situação é inversa.

Rodrigo Brandão

Mandei bala nisso também agora há pouco, Azenha. Veja esse post no meu blog, uma edição com duas ótimas reportagens de Saul Leblon e Ernesto Germano:

———————-
O que um governo Serra faria com o pré-sal

David Zyberstayn, ex-dirigente da ANP (Agência Nacional do Petróleo) no governo FHC, ex-genro do ex-presidente tucano e atual assessor de Serra aconselha mudar o modelo do pré-sal, proposto por Lula e aprovado pelo Congresso. A reportagem é do jornalista Saul Leblon.

O professor Adilson de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prefere responder o que o Brasil perderia se o Estado brasileiro abdicasse de controlar o ritmo e a estratégia de exploração dessa riqueza. O risco existe e foi sinalizado recentemente pelo coordenador do programa de energia de José Serra: Zylberstajn quer afastar a participação estatal no comércio do petróleo brasileiro. “Não se trata apenas de uma posição ideológica; há interesses em jogo que gostariam de diminuir o peso da Petrobras; se possível, até quebrar a empresa”, analisa. http://brasileducom.blogspot.com/2010/10/o-que-um
————————-

Faça bom proveito do material. Só não esqueça de dar os créditos e informar onde foi publicado originalmente.
Abraços

Ricardo J.F.Almeida

Já esqueceram desta reportagem de 1998? Eu não até guardei pra este momento.
Tucanos propõem alterações em projetos do pré-sal
LEONARDO GOY – Agencia Estado
BRASÍLIA – Três deputados do PSDB apresentaram hoje proposta que altera por completo a filosofia dos projetos do governo que definem o marco regulatório para a exploração do petróleo na camada do pré-sal. Eles querem derrubar a criação da Petro-Sal, defendem a adoção de um sistema misto de concessão e partilha na produção do petróleo no pré-sal e descartam a capitalização da Petrobras usando as reservas de barris, conforme propunha o governo.
A proposta, de autoria dos deputados Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e João Almeida (PSDB-BA), foi protocolada no formato de dois substitutivos – texto que substituem integralmente os projetos da partilha e da capitalização da Petrobras.
O substitutivo dos deputados tucanos prevê que as reservas de cinco bilhões de barris de óleo que o governo quer usar na operação de capitalização da Petrobrás sejam destinados a uma nova estatal, a ser chamada de Empresa Brasileira de Administração Social de Petróleo e Gás Natural (Petro-Social). Pela proposta dos deputados do PSDB, essa estatal seria administrada pelo BNDESpar. As ações ordinárias (com direito a voto) ficariam todas na mão da União. Já as preferenciais seriam distribuídas às famílias credenciadas no programa Bolsa-Família

Alguem tinha dúvida do que é este partido de canalhas?
Eu jamais tive dúvidas

    Carlos

    "as preferenciais seriam distribuídas às famílias credenciadas no programa Bolsa-Família"

    Malandragem na "generosidade"… Entregariam com uma mão e comprariam com a outra em troca de algumas migalhas.

RENATO

Tem que mostrar toda a verdade, e abrir também tudo o que tem sobre a epoca deles, mandar prender quem matou gente que queria o bem do Brasil e lutou por ele,mas somente a VERDADE…W.pedia aceita tudo…

Sonia Bulhões

Se o Serra foi terrorista ou não , o que interessa é que hoje ele ééé terrorista. Além disso, ele é um testa de ferro para os grupos internacionais que põem olho grande na América Latina. é perceptível o interesse que está por trás em tal obstinação com relação ao mal que o Serra tenta dissimular. Não é um inocente útil. É um diabólico útil e ai de todos nós se ele for eleito.

WILSON GOMES

Brilhante artigo de Igor Fuser.

Como cometário adicional, não podemos esquecer o alinhamento óbvio de David Zilberstajn com a agiotagem internacional.

A mesma agiotagem que viu nos subprimes americanos uma forma facil de ganhar dinheiro, desaguando em total falência do sistema bancário americano. A politica economica neo-liberal faliu, porém ainda não foi enterrada. Restam os ZUMBIS ZILBERSTAINS vagando por aí.

Só em 2010, dezenas de bancos americanos faliram. Outros ainda irão falir. É o modelo neo-liberal que mostrou sua fadiga e inviabilidade.

Como bom agiota, Zilberstajn nunca irá pensar em criar empregos ou definir estratégias de preservação de recursos da nação. Se assemelham mais a VENDILHÕES, que ocupam o governo para promover o desemprego da população. Não servem obviamente para construir uma nação, que é do que o Brasil precisa.

    Bonifa

    Estamos tendendo a acreditar que o centro dos interesses demotucanos nestas eleições é de fato o Pré-sal. É muita riqueza! É muita grana envolvida! Bem que o Lula falou que se o pré-sal houvesse sido descoberto no tempo do Fernando Henrique, não pertenceria ao povo brasileiro.

Ernesto

Ansioso, assisti hoje ao primeiro programa da campanha da Dilma na TV: mais do mesmo.

A campanha do primeiro turno, insuficiente para liquidar a fatura, manteve a mesma estética de documentário do primeiro ao último dia. Em alguns dias o programa era uma mera colagem dos programas anteriores. No final, nada mais mostrava de novo.

Agora, no segundo turno, é necessário uma mudança no formato, produzindo impacto no eleitor.

Uma coisa não podemos negar na campanha do Serra: dia após dia procuraram acertar a mão. Começaram com favela cenográfica, Lula no vídeo e um clone da Elba Ramalho e sucessivamente foram corrigindo os erros, retirando o que não dava resultado e testando novos caminhos. O filmete de 30 segundos da campanha do Serra exibido hoje, com as mulheres grávidas e falando de vida, trás a mudança e o impacto que gostaria de assistir na campanha da Dilma.

Temos pela frente três semanas com veiculações diárias (inclusive domingos), além das inserções de 30 segundos. Ainda há tempo de renovar e criar impacto sobre o eleitor.

Acho que um bom redator, um ou mais atores e um diretor experiente poderão produzir material capaz de sensibilizar e entusiasmar as pessoas. Não é difícil desconstruir as propostas do Serra. O que está faltando é uma comunicação mais eficiente.

E sobre a internet: três garotos de 15 anos seriam mais eficientes do que o aparato e formalismo da campanha da Dilma na web (incluindo twitter e redes sociais). Ô moleza !!!

A fleuma que engessa a campanha da Dilma me dá nos nervos.

    cecilia binder

    Estou de acordo com você. Mudanças urgentes.

Fabio_Passos

Os entreguistas estão babando prá tomar o pré-sal do Brasil.

jose serra representa a volta das negociatas e da privataria neoliberal que ocorreu durante o desgoverno fhc.

jose serra é a favor do aborto! O aborto de nosso desenvolvimento e independência.
Pode tirar o cavalo da chuva. Não vão roubar o Brasil novamente.

    cecilia binder

    Fábio, espero que você tenha razão.

    Fabio_Passos

    vamos passar por cima do joaquim silvério dos reis!

José Manoel

Azenha: essa canalhada não perde por esperar……. Serão defenestrados eternamente dia 31!!!!!

    Glecio_Tavares

    Precisamos levar nossa opinião as ruas. A midia não vai parar. Temos que continuar mostrando a população que querem nos vender gato por lebre.

Morvan

Muito esclarecedor, o artigo do jornalista Igor Fuser. Parabéns também para a sacada "Serra é do DEM". Perfeitos.
A "… minha opinião é pelo lado técnico, mas dentro do contexto político, eu não sei… ” dá-se, sem prejuízo da desfaçatez, por acharem que vencerão a disputa no segundo turno; daí, já vão "botando as manguinhas de fora", construindo o balão de ensaio para a privatização da empresa. O problema é que quem tem que esclarecer a população é Dilma – Lula também, em inserções no horário político. Este artigo, malgrado muito feliz, não tem a virtude de atingir o cidadão comum, como têm os programas na mídia televisiva. Lembrem-se de que, até mesmo por causa das privatizações, só uma pequena parcela da população tem banda [realmente] larga em seus lares…
Morvan, Usuário Linux #433640.

Messias Macedo

JOSÉ (S)ERRA, O TERRORISTA – HISTÓRIA DO BRASIL
###############
O GRUPO TERRORISTA DO QUAL ZÉ SERRA FAZIA PARTE MATOU O ALMIRANTE NELSON GOMES FERNANDES?
ZÉ SERRA VAI MENTIR. VAI INVENTAR DOSSIÊ CONTRA DILMA E CONTRA TEMER. NO ENTANTO, ELE ESCONDE A VERDADE. OLHA SÓ:
José Serra foi terrorista. Está na Wikipédia
« : 14 de Maio de 2010, 13:49 »

——————————————————————————–
Grupo ao qual pertencia José Serra é culpado da morte de duas pessoas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Este artigo é sobre organização política fundada por militantes da Juventude Universitária Católica.
A Ação Popular (AP) foi um movimento político nascido em junho de 1962, a partir de um congresso em Belo Horizonte, resultado da atuação dos militantes estudantis da Juventude Universitária Católica (JUC) e de outras agremiações da Ação Católica. A partir de seu segundo congresso, realizado em Salvador, a AP decidiu-se pelo “socialismo humanista”, buscando inspiração ideológica em Emmanuel Mounier, Teilhard de Chardin, Jacques Maritain e Padre Lebret. Teve uma vertente protestante, cujo representante mais conhecido foi Paulo Stuart Wrigh

A AP,grupo do qual Serra fazia parte, foi acusada do atentado ocorrido em 25 de julho de 1966 no Aeroporto dos Guararapes em Recife – Pernambuco que ocasionou na morte de duas pessoas e 15 feridos. Os mortos no atentado foram o Secretário de Governo de Pernambuco na época, Edson Régis de Carvalho, e o almirante da reserva Nelson Gomes Fernandes.
Zé Serra fugiu pro CHILE, junto com seu parceiro FHC, donde se casou com uma chilena chamada Mônica.
######################
NOTA: a campanha da Dilma Brasileira Rousseff tem que, imediatamente, apresentar ao dileto público eleitoral este trecho da biografia do (S)erra!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Clovis P. Salgado

    Messias, acredito que você seja um jornalista. Tenho acompanhado tudo o que você vem escrevendo. Você é uma pessoa muito inteligênte e lúcida. Uma pergunta que não cala: " Como é que o José Serra, sendo militante de esquerda, consegui guarida, como diz o brilhante jornalista Gilvan, na jaula do leão (EUA)???? Como conseguiu pagar uma universidade particular que nos EUA, é caríssima. ??? Ele diz que é de uma família humilde. Como obteve o visto de permanência nos EUA??? Sera que a CIA , que derrubou Allende, é tão ingênua para não perceber que um militante de esquerda estava entrando em seu país?? Por que ninguem formula essas perguntas ao Serra?
    Clovis – Hortolândia-SP

    Glecio_Tavares

    Ele não vai responder, dirá que é trololó petista, mas na verdade sempre que uma pergunta o deixa irritado ele não responde e os jornalistas enfiam o rabo entre as pernas e ainda acabam afastados ou demitidos.

Deixe seu comentário

Leia também