No Ibope, Dilma tem 55% dos votos válidos; Vox aponta possível segundo turno em SP

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

O Jornal Nacional anunciou que a diferença entre Dilma Rousseff e os demais candidatos caiu de 14 para 9 pontos.

Pelos números do Ibope, Dilma tem 50%, José Serra tem 28%, Marina Silva tem 12% e os outros candidatos, somados, tem 1%.

Assim sendo, Dilma tem 55% dos votos válidos e venceria no primeiro turno.

Pelo tracking do Vox Populi, no entanto, Dilma tem 50%, Serra 24% e Marina 10%.

Ou seja, nesse caso a petista tem quase 60% dos votos válidos.

O Vox Populi tem se mostrado o instituto mais confiável desta temporada eleitoral, antecipando sempre as tendencias.

A diferença entre os números do Ibope e do Vox são pequenas.

Considerando que em geral os indecisos acabam se decidindo majoritariamente pelo candidato que lidera, podemos esperar por novos ataques a Dilma Rousseff na reta final, terceirizados pela campanha à mídia.

Hoje o JN “afundou” a Petrobras em sua cobertura e, na abertura, pintou o estado de São Paulo como o paraíso na terra (não acharam defeitos em Lençois Paulista, por exemplo).

A decisão do PT de pedir ao STF que libere o voto com apenas um documento, além de demonstrar inépcia — o PT poderia ter barrado a mudança na lei durante a minirreforma eleitoral –, é indício de que o partido acredita que a vitória em primeiro turno, se houver, será por pouco.

A novidade da campanha, mesmo, é a pesquisa Vox em São Paulo que aponta para um possível segundo turno. Geraldo Alckmin tem 40%, o mesmo que a soma dos adversários, segundo o IG.

Outro indício de que o PT tem esperança nisso é o fato de que o partido marcou dois grandes comícios finais de campanha no estado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Saulo

Quiçá tenhamos domingo que vem o defenestramento tucanal de São Paulo, voltando Alckmin para seu cilício da Opus Dei (para quem não sabe cilício é uma ferramento de auto-flagelo da seita da qual Geraldo faz parte, e que tem suas origens na Inquisição. Há também o macacão antimasturbação, mas este serve mais a Marina). Serra volta para o Chile a abre uma vinícola para pisar forte na uvas de raiva, e FHC abre uma lojinha com Goldman em Higienópolis. Ah, e Aécio funda o PCM – Partido dos de Cima do Muro, como bom mineirinho.

beattrice

Esse "jacaré" fecha a boca em SP em 1 semana, a curva do MERCA é de uma velocidade espantosa.

robledo

IBOPE e Datatrolha, mostram um pequeno crescimento do serra e da marina, estranho né? todo mundo sobe menos a Dilma. Ah! são os indecisos, diminuiu o número de indecisos, agora pergunto: Os indecisos estão somente para o lado do serra e da marina? Quer dizer que entre eles não tem um votinho para a Dilma? Na reta final os dois institutos vendo que já chutaram o penico, agora vão fazer de tudo pra bombar a campanha do careca.

Marat

O Jornal Nacional, como um filhote do filhote da ditadura, a Rede Globo, logicamente que propala aquilo que os dólares sujos de sangue assim o determinam: Eles são contra o Brasil. Eles são território estadunidense e território do capitalismo/abutre internacional. Rede Globo é podre e não existe para mim. Façamos o dia sem globo, a semana sem globo, o mês sem globo e, a vida sem globo. Iniciemos a campanha pela Internet!!!

Samy Ventura

Tracking IG Vox de hoje, dia 25, Dilma mantém 50%, Serra oscila para baixo 24%, Marina vai a 11%, quase perfeito com o Ibope.

alceu1estevam

Suposta morte de Tuma causa confusão na internet
by Philippe Fernandes on 24/09/2010 Tenho que repetir, aqui, a frase que sempre é atribuída a Fernando Henrique Cardoso (mas que ele não disse): esqueçam o que escrevi. A informação dada pela Folha de São Paulo causou imensa confusão e repercussão, mas não é verídica. Na verdade, um médico do Hospital Sírio Libanês havia afirmado que o senador havia falecido à Folha de São Paulo. Confiando (um pouco demais) na informação, o jornal publicou imediatamente, pelo que informou Vera Magalhães – editora de Poder.Publicando imediatamente, fizeram com que pobres blogueiros confiassem demais no jornal. Uma bela e gigante barriga.E Tuma não morreu. NOVA BAIXA NA POLÍTICA PAULISTA: MORRE ROMEU TUMA O quadro eleitoral em São Paulo sofreu nova baixa (dessa vez, mais grave): o candidato a reeleição Romeu Tuma morreu nesta sexta-feira. Orestes Quércia já havia renunciado à candidatura pelo mesmo problema – estava se tratando de um câncer. Quércia retirou sua candidatura; mas Tuma manteve, mesmo estando internado. A informação foi divulgada no Twitter da Folha de São Paulo, em flash. Tuma foi eleito senador pelo PFL em 1994. Ficou em quarto lugar pela disputa da Prefeitura da capital, em 2000. Foi reeleito em 2002, e foi para o PTB. O candidato falece com 78 anos. Se, em uma hora dessas, dá para fazer algum prognóstico, dá para citar duas coisas: primeiro, que o quadro fica enfraquecido, com a perda de uma liderança. E sua saída abre campo para o candidato do PSDB, Aloysio Nunes. E promete fortes emoções para a última semana de campanha.

Jonatas

Como certo haverá a compra de títulos eleitorais dos eleitores dispostos a votar em candidatos progressistas, não levará votos aos candidatos do atraso (Serra e cia) mas irá nos tirar muitos votos, nos grandes rincões com o perdão da palavra muitos eleitores são mais corruptos que muitos candidatos, vamos prestar atenção naquilo que muitos estão correto a utilização do título e CI, o título será retirada 2ª via sem custo,

Carlos

"o PT poderia ter barrado a mudança na lei durante a minirreforma eleitoral "

Não considero que a apresentação de documento com foto – RG, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de habilitação – seja problema, Azenha
Mas se, na prática, constituir problema, assessores de cada parlamentar e dos gabinetes das lideranças (na Câmara e no Senado) do PT e aliados, têm, também responsabilidades.

Carlos Eduardo Luz

Azenha!! ontem em Araraquara um padre convidou o serra e o alkmin para subirem ao altar e os apresentou como futuros presidente e governador. Eu particularmente gostaria de saber da CNBB qua sua posição em relação aos atos proticados por seus subordinados em relação à política mas acredito que devam estar muito ocupados com a organização de uma encíclica sobre o aperfeiçomento da pedofilía no Brasil. PQP…

Gleisson

Uhuuuuuuuuu a Dilma vai perdeeeeeeer!!!

vital ferreira

Esse candidato demotucano é mesmo o maior cara de pau. depois, de um discurso cheio de promessas. iguais aquelas que registrou em cartório e não cumpriu, teve a barbara coragem de encerrar o pronunciamento, em falso
pranto, usando uma das belas frases que compõem o nosso Hino Nacional "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE
A LUTA" logo ele, que na época da ditadura, se enfiou no porta mala de um carro e fugiu do País.

Cícero

TRAPAÇA!

NA EDIÇÃO DE HOJE, A FOLHA ADULTERA O RESULTADO DO IBOPE, DIVULGADO ONTEM:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/804529-em-sp-a

pereira

Pesoal terminei de dar uma volta em toda grande Recife-PE, estas pesquísas do ibope e datafolha estão furada, os cabos eleitorais do serra e jarbas e marcos maciel estão somente em boa viagem e o povo já tomou conta das ruas, pedindo voto, acabei de sair do centro do Recife, porque a pesquísa do ibope indica um crescimento do serra baixaria 5 pontos no Nordeste, isto qualquer um percebe, e é que eu não vir.

antonio

Esse crescimento do Mercadante já estava registrado pelo Alckmin / Serra, tanto que já começaram a agir! vejam o comentário no conversa afiada totalmente pertinente a isso:
Como fazer propaganda eleitoral com dinheiro público de forma inescrupulosa e na base da barbárie colocando em risco a vida dos outros: Passo 1) arquitete e execute, com ajuda de gente do ramo como o PCC, um depedramento do metrô de sampa. 2) Ordene o bonner, nascimento, gary casói, band, veja, folha, estadão etc… a darem cobertura e divulgarem em rede nacional pondo a culpa em nomes em evidência como PT, Lula, Dilma, Mercadante… Passo 3) na sequência e ainda no calor do noticiário, apareça no metrô, pendurando-se nas notícias provocadas por você mesmo! Pronto! Quem vai investigar? Ninguem! Sampa e PCC estão blindados a investigações!

Eduardo

Amanhã o ESTADÃO declarará em sua edição apoio explícito em SERRA, segundo o jornal, para evitar um mal maior.

Noooossssaaaaa, que surpresaaaaaa! Faltam mais três famílias fazerem isso. Alguém sabe que famílias são essas?

Fernando Souza Jr.

Esses caras do PT são muito idiotas. Para que levantar essa bola às vésperas da eleição? Demonstra certa falta de confiança na capacidade de discernimento de seus próprios eleitores. E aonde está a "inconstitucionalidade" da exigência legal de se apresentar dois documentos para votar? Nem uma interpretação bastante elástica da norma poderia caracterizar isso. . .
A Dilma vai ganhar no primeiro turno. Se por uma margem pequena ou grande só Deus sabe. O cara do Sensus fez a conta há quinze dias: a rejeição do Serra é de 40% e 78% do eleitorado já decidiu em quem vai votar. Ponto final. A marina está tirando voto do Serra e um pouquinho da Dilma. E é só.

Maria Luz

Sobre a exigencia de 2(dois) documento, Nada menos do que 95% sabem da exigência e estão preparados para levá-los à urna. Não há diferença nisso entre os eleitores de Dilma e de seus adversários.

sábado, 25 de setembro de 2010
Só haverá 2º turno se rivais do PT virarem 5 milhões de votos
A exigência de dois documentos para poder votar (título de eleitor e um documento com foto) não parece ser um fator decisivo no resultado da eleição. Nada menos do que 95% sabem da exigência e estão preparados para levá-los à urna. Não há diferença nisso entre os eleitores de Dilma e de seus adversários. Análise: José Roberto de Toledo http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Maria Luz

Sobre a exigencia de 2(dois) documento, Nada menos do que 95% sabem da exigência e estão preparados para levá-los à urna. Não há diferença nisso entre os eleitores de Dilma e de seus adversários.

sábado, 25 de setembro de 2010
Só haverá 2º turno se rivais do PT virarem 5 milhões de votos
A exigência de dois documentos para poder votar (título de eleitor e um documento com foto) não parece ser um fator decisivo no resultado da eleição. Nada menos do que 95% sabem da exigência e estão preparados para levá-los à urna. Não há diferença nisso entre os eleitores de Dilma e de seus adversários.Análise: José Roberto de Toledo http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

luiz

Que triste fim resta à Marina Silva. Servir de de bucha de canhão para "disparar" o Serra para o segundno turno. Do patético Simon à bela Gizelle Buntchen vemos o desespero da direita. O Simon é a imagem do decrépito ridículo. A Gizelle não conseguia balbuciar as palavras que justificassem seu voto. Menos mal.

    Bonifa

    Será que a Marina alimenta o sonho de ser a ministra do meio-ambiente de Serra?

Maria Lucia

A hora é de levar informação de qualidade para o povo. Indicar os blogs progressistas.Divulgar ao máximo essa matéria: http://www.istoe.com.br/reportagens/102658_A+ONDA
Passar informação de qualidade, com calma e entusiasmo.
Vamos correr atrás do prejuízo real causado pelas baixarias intensas do Serra e do PIG na última quinzena. Vamos divulgar ao máximo o que significou a ida de Lula ontem à Bolsa de Valores de São Paulo: http://www.tijolaco.com/27322
Vamos construir VITÓRIA, com positividade e esperança !

    Denise Barbosa

    MARIA LUCIA, TEMOS DE DIVULGAR OS VIDEOS DOS DEPOIMENTOS DOS PASTORES EVANGÉLICOS DANDO APOIO À DILMA. BAIXE DO YOU TUBE E ENVIE HÁ VÁRIOS.
    http://www.youtube.com/watch?v=JRmse5O_hNY
    http://www.youtube.com/watch?v=7Nhes-Hur2s&fe

    Helio Jacinto

    Gostei,da fala do Pastor.
    Sem duvida a sinceridade de Dilma no encontro com os missionários foi fundamental pra este apoio.
    Dilma,deixou claro que como Mãe,como Mulher e principalmente como Cristã é contra todas as formas que eliminem vidas.
    Dilma deixou claro que não vai enviar nenhum projeto que favoreça o aborto,deixando que o congresso e a sociedade discutam livremente este assunto.
    Cabe ao eleitor votar nos candidatos a Deputados e Senadores que estejam de acordo com seu pensamento em relação ao Aborto,pois serão eles que definirão tal assunto.

    Douglas Quina

    Ótima dica!!!
    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

Davi Neves

Azenha, vc por acaso deu uma olhada no infográfico das pesquisas DataFolha e Ibope? Eu por curiosidade fui em: http://eleicoes.uol.com.br/2010/pesquisas-eleitor
e vi que a FRAUDE está escancarada lá, pra quem quiser ver …
Se vc olhar o seguimento de renda, verá que a Dilma sobe entre os que ganham até 2 salários e entre os que ganham de 2 a 5, ela so cai na faixa de 5 a 10, acima de 10 ela subiu tmem …
A nào ser que a maioria da nossa população seja classe B, por que ela caiu?
Por favor, escreva sobre isso!

Anderson

E saiu o detalhamento do Ibope.
Serra cresce no NORDESTE e no Sudeste.
Pronto, tá aí a obviedade: o PT fez uma campanha blasé, despolitizada, não confrontou.
Qualquer José Serra da vida sobe com as promessas mirabolantes, mesmo porque a resposta da campanha de Dilma foi tímida, com aquela conversa de que ela “não promete, assume compromisso”.

    Bonifa

    Serra no Nordeste só fez afundar-se mais e mais. Está furada esta pesquisa.

MirabeauBLeal

.
Ótima perspectiva:

Não divulgaram a simulação de 2º turno,

entre Mercadante e Alckmin.
.

    Chrsitano

    Isso achei sinistro !

    Acho que no interior… Onde o governo SP é "cruel"… Nada muda… A não ser… Pedágios que brotam até em estradas de pista simples… Etc… Etc… Mercadante é mais forte !!!

João Lucas

Não é possível que São Paulo eleja esse Alckmin retrógado de novo. Esse cara é muito cínico e é um tremendo demagogo: mente, distorce e inventa como ninguém. Hoje mesmo em seu programa eleitoral, este mesmo que marginalizou a educação pública, estava dizendo que a educação melhorou muito no estado e que está indo muito bem. Mostrou pais e professores ( comprados, não é possível!) elogiando a escola e a educação pública dos tucanos. Dando a impressão de que ela é ótima. Entre outras mentiras, teve até a audácia de tentar desmoralizar a proposta do Mercadante de acabar com a aprovação automática, dizendo que vai mantê-la e que esta, só trouxe e traz mais benefícios do que malefícios. Que Mercadante quer acabar com algo que é bom. Não apresentou sequer NENHUMA proposta de melhoria. Só criticou Mercadante. Para Alckmin a educação está perfeita, indo muito bem e sua qualidade é indiscutível. Por isso, nada precisa ser mudado.

Sei muito bem como anda a educação pública em São Paulo e não é nada daquilo que ele apresentou hoje no horário político. Posso afirmar categoricamente que a situação em que ela se encontra é caótica, falida, triste, sofrível e de péssima qualidade.Com certeza uns dos piores sistemas de ensino público não só do Brasil mais como do mundo.

Os paulistas que votam no Alckmin acreditam na imagem de certinho, sério, educado e competente que o PiG tenta passar dele. E como a mídia costuma esconder e abafar todos os podres e defeitos do seu governo e não o critica em nada, além de não o expô-lo, o PSDB-DEMO diz: ele não aparece muito "porque estava trabalhando" hahahahaha… Que argumento mais tosco! Muitos tolos paulistas acreditam em argumentos deste tipo e como a força do PiG é muito forte em São Paulo é isso que acontece: 16 anos de má e muito fraca administração mais parte da população acreditando que tudo; metrô, transporte, saúde, educação, etc.. está progredindo e que São Paulo cresce como nunca. Sendo a verdade a estagnação e/ou a piora. É preciso abrir os olhos dos paulistas. Muitos ainda estão alienados pelo PiG.

    Veronica

    Concordo com vc….. Sempre foi cínico iria mudar agora pq????? o Psdb è Expert em política suja se trasformas em limpa…… Tenho nojo do Geraldo…. Se alguem disser que a Educação vai bem…. peça para entra no site do enem e ver como caiu a posiçãoem relação aos outros estados… vergonha….

    Luciana

    A escola pública de SP está ótima, considerando que, para ele, as crianças e adolescentes pobres de SP merecem apenas lixo!

    Os filhos dele não estudam, nunca estudaram, quiçá passaram na frente de uma escola pública do PSDB.

    Falar que é boa é fácil. Matricular os próprios filhos na escola que ele diz que está boa, isso eu tô pagando pra ver!!!

Antonio Edemberg

Marco,

Concordo plenamente com você amigo!

São nove dias para o 03 vermelho, em um mês de ataques terroristas midiáticos, acho a manipulação nas pesquisas até branda, em outras épocas já teriam colocado empate técnico…

Não tem pra ninguém, no dia 04 é bom Dilma pra todo mundo!

Messias Macedo

… Há cerca de dois meses, dialoguei com um internauta chamado 'Franco Atirador' – lá pelo blog do ínclito mestre Emir Sader. Afirmei: "Fique tranquilo, prezado Franco Atirador: irá acontecer em São Paulo, o que 'se assucedeu' aqui na Bahia em 2006: todas as pesquisas de opinião apresentavam a reeleição do governador carlista Paulo Souto, no primeiro turno! Pois bem, Jaques Wagner foi eleito no primeiro turno! E, na época, o ACMalvadeza estava vivo!

Agora, em São Paulo, Mercadante, no segundo turno, irá triturar o picolé de chuchu!

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Paulo Roberto

    Messias, sou do interior do Estado de São Paulo e esta última pesquisa dando conta da queda do Alkmim, esta começando a convergir para numeros realistas. Na minha opinião, Alkmim ganha somente na capital pois o interiorano detesta o PSDB. Eu, por exemplo, gasto com pedagio mais do que com meu plano de saúde. O governo Serra e as concessionarias das rodovias fizeram uma parceria para lesar o cidadão usuário das rodovias, tendo seu ponto forte na industria de multas, verdadeiras armadilhas. As estradas no estado de São Paulo pode ser dividida em 2 blocos: As pedagiadas de conservação "meia boca " com pedágios caríssimos e as vicinais sem pedágios totalmente abandonadas. Preleção: Serra será derrotado no primeiro turno e Alkmim será derrotado no segundo turno, uma derrota acachapante.

    Aline C Pavia

    Interiorano detesta o PSDB? Não sei de onde vc tirou essa ideia.
    Aqui em Campinas se vc fala de Dilma, Lula e Mercadante na rua, corre o risco de ser linchado.

    Luiz Rodrigues

    vc está enganado pois moro em campinas e lá só se fala em Dilma e Mercadante…

    Daniel

    Moro na cidade ao lado de campinas, na cidade que mais cresce. Voto na Dilma e Mercadante e faço campanha para os dois.

    Messias Macedo

    Prezado Paulo Roberto, o seu depoimento nos traz mais confiança na vitória do catedrático Aloizio Mercadante!

    Felicidades!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Bonifa

    Os paulistas do interior têm grande respeito por Quércia. Depois que o Orestes lavou as mãos e foi cuidar da saúde, meu amigo, sei não… É como você diz , os interioranos odeiam o PSDB.

    Luciana

    Meu Caro Messias,

    Desejo, torço, rezo, com toda a força do meu coração, que você esteja CERTO!

    SP não merece mais 4 anos sendo penico do PSDB…

Messias Macedo

A ONDA É VERMELHA! ONDA VERDE É A BILHETERIA DO [FILME] SHREK! [RISOS]

A novidade da campanha, mesmo, é a pesquisa Vox em São Paulo que aponta para um possível segundo turno. Geraldo Alckmin tem 40%, o mesmo que a soma dos adversários, segundo o IG.
No Ibope, Dilma tem 55% dos votos válidos; Vox aponta possível segundo turno em SP
FONTE: Na reta final
em http://www.viomundo.com.br/ – ínclito e impávido jornalista Luiz Carlos Azenha

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

Ibope mostra Walter Pinheiro na frente para o Senado
sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A pesquisa Ibope, feita entre os dias 21 e 23 de setembro mostrou a disputa para o Senado na Bahia:

Walter Pinheiro (PT): 35% (liderando pela primeira vez)
Lídice da Mata (PSB): 32%
César Borges (carlista) (PR): 29%
José Ronado (DEMos): 12%
Edvaldo Brito (PTB): 9%
José Carlos Aleluia (DEMos): 9%

A margem de erro de três pontos percentuais.

Governador:

Jaques Wagner (PT): 52% (subiu 3 pontos)
Paulo Souto (DEMos): 15%
Geddel Vieira Lima (PMDB): 15% (subiu 3 pontos)

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marcos silva luz

A reportagem da isto e só vem confirmar, o que todos nós já sabe, é que o brasil mudou e de forma certa, distribuindo renda para todos os brasileiros, e agora o país não é mais dos ricos e sim dos brasileiros, portanto o brasileiro avançou muito principalmente pisco logicamente porque os meios de comunicação não muda mais uma as eleições como antes, afim de eleger os seus favoritos coisa que já ta vergonhosa para o chamado império das comunicações, eles não consegue ser mais nem discretos e está tentando todo tipo de apelação possível para reverter o que o povo já rejeitou, portanto pababéns para o povo brasileiro e viva a democracia.

acas

realmente segundo turno para Presidente é provável devido a exigência do documento com fotografia

    Roberval Amador

    Isto é conversa pra boi dormir. Pois, o porrete que bate em Chico também bate em Francisco. Se isto trouxer prejuizo, trará para os dois lados. Mas,eu aposto todas minhas fichas que esta exigência cairá antes das eleições. Ou você acha que a Justiça Eleitoral que consome Bilhões de Reais tem algum interesse que não haja uma votaçao maciça!
    Há sim interesse que o eleitor seja facilitado na hora de votar e esta exigência de dois documento irá desetimular o voto. Vai haver mudança sim!

    Bonifa

    Ví uma socialite na fila da 2a via do título. Ela fez uma pequena confusão na entrada, queria ir para a fila preferencial. O funcionário explicou que ela não tinha direito e ela se retirou, depois de dizer: -Pois meu filho, eu não vou votar. Não sou louca de ficar numa fila deste tamanho. Foi assim que o Serra perdeu um precioso voto.

    rafaela buonarrotti

    aumento salarial para o tal funcionário!!!

leandro

vale a pena repercutir a reportagem da "isto é" intitulada "a onda vermelha" http://www.istoe.com.br/reportagens/102658_A+ONDA

Marco

Sério que tem gente que acha que a Dilma vai para segundo turno??? Vce enlouqueceram?? Em 1 mes de pesquisas as variações são mínimas. (exceto o Data-Fraude, por motivos óbvios). Ninguém está mudando de voto. Tudo está monolíticamente estável. A imprensa golpista descobriu agora que seria interessante um crescimento da Marina com os votos dos indecisos. É isso que estão tentando. Quase que um protesto ou uma forma de não serem humilhados. Mas não vai dar certo. Dilma vai vencer com cerca de 60% dos votos válidos! O tsunami vermelho vai engolir São Paulo essa semana. E a suprema ironia: Vai ser em São Paulo que a Dilma vai garantir sua vitória! Isso não tem preço!!

    Monica F.

    Que bom Marco. Tomara mesmo. Dilma merece, nós brasileiros merecemos e para o bem da democracia e fim do golpe da mídia sempre em ano eleitoral.

    hugo

    MARCO TAMBEM PENSO COMO VC , sou do interior de sp , de 25 pessoas que converso diariamente 23 vota na dilma , 1 no serrote e 1 na lacraia , no interior de sp tem muito gente mas muita mesma que nao pode nem ouvir essas letras , psdb , podem manipular como quiserem é dilma no 1 turno e 2 turno aqui em sp , ou vcs acham que o incidente do metro , que fez o picole de chuchu e o serrote , ir la andar de metro nao fez eles perderem voto , e essa estoria de que a dilma tem que imitar o serra e fazer promessa , isso num cola mis , o povo sbe quando uma promessa é verdadeira como a da dilma , e quando uma é mentirosa como a do serrote , TO CONTIGO MARCO , PRA MIM DILMA DECIDE ESSA ELEIÇAO AQUI EM SP

Fernando Kraichete

Considerando a média dos números das três pesquisas (Ibope, Datafolha e Vox Populi) Dilma, Serra, Marina e os demais candidatos estâo na seguinte situaçâo: Dilma com 50%, Serra com 30%, Marina com 10%, os demais candidatos com 1%, indecisos e brancos+nulos com 9% (em valores arredondados). Isso significa que Dilma (pelo menos, até agora) vence no primeiro turno. Houve uma queda nos índices de Dilma provocada, na minha opinião, pela promessa demagógica e mentirosa de Serra de elevar o salário mínimo para 600 reais, pela enganosa concessão do décimo terceiro para a Bolsa Família e pelo mentiroso aumento das aposentadorias e pensões do INSS. Dilma precisa lembrar que eles, quando estiveram no governo, os salários, as aposentadorias e as pensões foram arrochados e o Bolsa Família considerada como Bolsa Esmola concedida a vagabundos que não querem nada com o trabalho. É absolutamente necessário desmascarar isso no horário eleitoral que, sendo transmitido por todas as emissoras de rádio e televisão do país, tem mais penetração do que o Jornal Nacional da Rede Globo.

    joaoz

    fernando, tive a liberdade de postar este comentário seu lá no meu blog http://www.joaozinhosantana.blogspot.com.
    Obrigado pelo texto, era o que eu queria ter escrito.

    abraço, js

    Fernando Kraichete

    Obrigado, João. Torço para que o Álvaro Dias vença a eleição no seu estado. Tudo indica que é o que irá acontecer. Abraço, Fernando

    Fernando

    Digo: Osmar Dias, candidato ao governo do seu estado.

paulo bueno

petistas e militantes do BRasil
pegue a sua bandeira o seu adesivo e sai as ruas
convença os parentes os amigos a votar em DILMA
e MERCADANTE ;
cole adesivos em carros
convença moradores a colocar uma bandeirinha no POSTE
o momento é agora.

só falta 1 semana companheiros vamos dar o sangue nestes ultimos 7 dias de campanha
lute sue busque não desita princialmente você de SP

    Hiro

    Assim é que se fala!!!!

paulo bueno

PT de SP
vamos a luta o 2° turno é uma realidade vamos as ruas colar cartaz bandeira,adesivo nos carros
uma realidade triste.
hoje eu passei em um diretorio do PT na brasilândia e na freguesia do O e vi o descaso da militancia com relação
a campanha do MERCADANTE,enquanto diversas pessoas colavam adesivos do SERRA/ALCKIMIM
os locais proximos aos diretorios do PT não tinha sequer 1 adesivo colado nos postes,incrivel o descaso da militancia do PTem SP o pessoal não sai em busca de votos,não sai colocando bandeira nas casas,não oferece adesivos p/carros
íncrivel parece que todo mundo joga contra o MERCADANTE o único que apoia é o LULA mais ninguém
cadê o povo ,cadê a militancia para sair fazendo campanha nas casa e nas ruas de SP
acorda PT
levante a bunda dai militante,sai de frente do micro e vá fazer campanha nas ruas de SP
os blogs ajudam mais não é todo mundo que tem acesso a computador em SP
vamos a luta .

    beattrice

    A militancia relamente precisa se empenhar mais em SP e o PT precisa distribuir mais amterial do MERCA,
    MAIS MATERIAL DUTRA ACORDA!!!!!!!!!!!!

Jorge

Acho que o blog errou. Dilma não pode ter 55% dos votos válidos e estar nove pontos na frente dos adversários. Verifiquem.

    Luiz Carlos Azenha

    Dilma tem 50 dos 91 pontos definidos; dá 55%; o restante é brancos, nulos e indecisos.

    MirabeauBLeal

    .
    Os 2 estão certos:

    Dilma tem 55% dos votos válidos e, portanto,
    está 10 pontos à frente dos demais, que perfazem, somados, 45% dos votos válidos.
    .
    Se a diferença pró-Dilma fosse de 9 pontos, como aponta a matéria, e tendo 55% dos votos, os outros candidatos teriam 46%, o que daria um total de 101% de votos válidos.
    .
    Mas, para acabar com a discussão, eu fiz o cálculo preciso e os valores exatos são os seguintes:
    DILMA…………54,945054945054945054945054945055 % dos votos válidos.
    OUTROS…….45,054945054945054945054945054945 % dos votos válidos.
    .

easonnascimento

A preocupação quanto aos dois documentos no dia da votação é um fato concreto. Nos segmentos mais baixo da população este pode ser um fator de abstenção em território onde Dilma é preferida. Intenção de votos temos para ganhar com relativa folga. Quanto aos votos podemos ter algum problema o que justifica a preocupação. Não gosto de pensar nesat hi´potese de segundo turno.
http://easonfn.wordpress.com

    Monica F.

    Esse fato eu já vinha comentando nos blogs "sujos" e com o meu marido há muito tempo. Para mim esse é o principal golpe na eleição a obrigatoriedade de 2 documentos.

    Para quem não lembra, em 2005 em o TSE divulgava que mais de 30 milhões de brasileiros não possuiam qualquer documento de identidade. Acho que essa realidade não mudou muito, mesmo o Lula sendo super otimista, segundo sua última entrevista ao Terra, de que o Bolsa Família diminuiu esse problema. Mas se pensarmos que o bolsa família atendeu 12 milhões de pessoas (mais ou menos) ainda falta muita gente sem documento e se pensarmos mais ainda que para haver o segundo turno os outros candidatos precisam de bem menos que isso.

    É aí o golpe e para mim, todo esse conflito mídia+ direita golpista x Lula-Dilma é para desviar o real golpe eleitoral que existirá.

    Se o PT só agora está preocupado é também preocupante e depois de ver o tom do último comício do Lula em Porto Alegre hoje a noite e mais esse fato, acho que eles estão sabendo de resultados internos de pesquisas que nós não o que fez o PT cair na realidade. Acho que eles achavam que não precisariam desses brasileiros que não tem documento para vencer no 1o turno. Acho que eles estavam muito confiantes de que venceriam mesmo com essa obrigatoriedade do documento.

    Se o Lula em comício já prepara o ânimo de todos para o 2o turno e hoje o PT começa a se preocupar com a obrigatoriedade de título e documento com foto é porque aí tem. TALVEZ eles estejam sabendo de coisas que nós não. TALVEZ a pesquisa interna deles esteja revelando algo que não é tão otimista assim.

    Roberval Amador

    Pura conversa fiada. Isto ai é conversa de Trol!

    Monica F.

    Huahuahua.

    É a primeira vez que me chamam de Troll. Nossa, que surpresa. Uma militante do PT ser chamada de Troll por adeptos a candidatura da Dilma.

    Não. Não sou Troll. Meu nome se você quiser é Monica Fortes. Não tem como um Troll dar o seu nome. Correto?

    É uma preocupação legítima meu caro. Legítima, mas nem por isso pode ser real. Eu realmente quero que a vitória da candidata Dilma se faça já em 3 de outubro para o bem de todos, principalmente para o bem do jornalismo e democracia.

    Estou revoltada com o que estou vendo esse ano. Nunca pensei que poderia haver coisa pior do que aconteceu em 2006 mas eles se superaram.

    E não concordo com o clima de já ganhou. Apenas isso.

    Por favor não banalize manifestações legítimas de ninguém aqui. Nem dos a favor da candidata Dilma e nem os contra. Porque aí você não é muito diferente de ninguém que você critica.

    Aracy_

    Lula é raposa velha, Monica. Creio que ele estava sendo realista e querendo evitar o clima de " já ganhou". Natural ele estimular a militância a prosseguir trabalhando.

    Aldenor Fortes

    Esta exigência cairá antes das eleições. Vocês vão ver. Parece que a Oposição com todo seu desespero está contando com estas bobagens. Mas, existem outros interesses no meio de tudo isto. A Justiça Eleitoral todo ano aumenta seu contingente de servidores e "verbas"" Eles sabem que se houver um descrecimo no número de eleitores automaticamente a Verba pras eleições caem também. E como todo mundo sabem os comedores são muitos e cada dia aumenta mais! De modo que acredito na mudança da lei ou na sua suspensão provisória.

Monica F.

Azenha eu não sou muito de acreditar em pesquisa. Principalmente no Ibope e Datafolha.

Mas não sei, hoje estou preocupada e não é tanto pelas pesquisas e uma possível queda da Dilma. Mas eu sempre estou assistindo pela net os comícios que o Lula junto com Dilma e os candidatos da coligação ligada a eles fazem. Hoje foi em Porto Alegre com o Tasso Genro. Não gostei do jeito do Lula hoje. Acho que a pressão da semana foi grande também para ele e o tom dele sobre a imprensa foi diferente. Parece até que ele tentou se justificar muito e tentou mostrar ali que está tudo bem, que ele não acha que a imprensa é partidária. Fora isso o que mais me incomodou foi ele começar a falar de forma mais resignada da possibilidade do 2o turno. Nos comícios ele sempre foi muito otimista e certo de que eles ganhariam no 1o turno. Mas hoje, não sei, eu senti diferente. Eu senti o Lula diferente.
Posso estar enganada. Mas esse para mim foi o pior comício do Lula e eu sinceramente agora sim estou preocupada. Quando o mais otimista de todos, ele mesmo, se mostra inseguro… Aí tem.

Acho que essa semana vai ser longa. Acho que nunca vou querer tanto que 3 de outubro chegue logo como esse ano.

Boa sorte a todos nós essa semana e sorte principalmente ao Brasil.

Glecio_Tavares

Olha eu não queria mas sou obrigado. EU FALEI AZENHA. Merca ainda vai levar para o segundo turno.

    beattrice

    E no SEGUNDO TURNO vamos democraticamente tomar a BASTILHA do MORUMBI e derrubar aquela dinastia tucana que assola SP há 28 anos, a maior festa que SP já viu
    #VOUDEMERCADANTE e Virada à Paulista

Eudes H. Travassos

Azenha, o data-falha deu Dilma a baixo dos 50, o globop dá ela com 50, ou seja, menos um, ambos uma leve tendência de queda, Serra mesmo com o metrô sobe, não duvido que no meio da semana que vem se crie um clima pra diminuir 4 pontos de Dima e na última pesquisa já dê um empate técnico com todos os outros.
Meu medo é que sendo forjado isso, eles tirem a pequena diferença divulgada nas urnas eletrônicas por estes TREs da vida.

    Roberval Amador

    Azenha você já observou o tanto de trol aqui que está torcendo pra haver um segundo turno. Uns disfarçadamnete outros nem tanto!

fátima

Sou de Porto Alegre. O jornal da RBS noticiou a presença da Dilma na cidade, para visitar o neto, Gabriel e a noite
o comicio no Largo Glenio Perez. Disseram que ela deu uma coletiva em um hotel na zona norte(nenhuma imagem).
Logo após noticiaram que Marina Silva veio à Porto Alegre de surpresa (imagem constante na candidata) receber o
apoio de Pedro Simon (PMDB) . Ela falou por mais tempo que no horario eleitoral, frisando a necessidade de levar a disputa
para o segundo turno. Porque não mostraram imagens da Dilma? Porque a coletiva no hotel não apareceu?
Será que a RBS está com falta de pessoal?

    Roberval Amador

    Não é não, minha amiga! é desesper mesmo! Eles contavam ganhar com um pé nas costa. No começo a mídia alardeava o Serra com 40% e a Dilma com 3% e depois a coisa foi virando e deu no que está dando. Agora, podes crêer Os TucanoDemos sabem que a Eleição está perdida quase no Brasil inteiro, mas ele estão tentando é salvar S. Paulo. É só observar. Eles acham que salvando S. Paulo onde está chocando os óvos da serpente, eles poderão renascer! Veja se não é isto!

    beattrice

    Mas não vão salvar nem SP, a boca do jacaré fecha antes de domingo e no segundo turno com RUSSOMANO e SKAF Mercadante vai arrasar esse HOMEM DE PALHA do OPUS DEI http://pedroayres.blogspot.com/search?q=homem+de+

pereira

Vocês acham que vai haver segundo turno, meus amigos 5 pontos são quase 8 milhões de voto, que Dilma tem que perder, e tá explicito que alguém vai errar nas pesquísas, porque se a Dilma ganhar em São Paulo como todos os institutos estão mostrando, onde o serra vai crescer e a marina traíra não passa dos 12%, agora o serra pode ir aos 30%, porque o alkimim em 2006 consegui o segundo turno com a força que São Paulo deu ao mesmo e parece que desta vez vai ser de poltrona e guarana que eu vou ver esta em São Paulo, porque algum instituto não vão ter mais crédito para fazer pesquísas, alguém vai errar feio.

    Luis Souza

    Minha preocupação é a tal foto no documento. Vacilo do PT e do governo só reclamar agora…

Corações e Mentes

Está na hora de levantar a bunda da cadeira,sair da frente do computador,colar o adesivo da DILMA no peito e ir para as ruas,onde está o povo eleitor !

    beattrice

    Quem estiver em SAMPA aproveita e cola ao lado o adesivo do MERCA.

Ronaldo Caetano

Pois é…

Foi só o Vox Populis entrar na pesquisa em SP e já temos 2o Turno. O joguinho de "cerca Lourenço" que o Datafolha e o IBOPE vinham fazendo (um dava uma vantagem maior, outra menor… mas ambas davam larga vantagem a Alckmin) acabou.

Era simplesmente impossível que Alckmin estivesse tão à frente.

    beattrice

    Como poderia em primeiro lugar, um candidato que perdeu a eleição da prefeitura para um kassab ter tais índices?
    Em segundo lugar, MERCA teve a maior votação da história do Senado e não pode ter menos eleitores que Marta ou Netinho ou Dilma.
    Agora finalmente estão "entregando os pontinhos" do Mercadante.
    A Virada à Paulista é um fato.

Gerson Carneiro

Eu tabém não entendi e não compreendo como os espertos dificultaram o processo de votação na mudança na lei durante a minirreforma eleitoral. Por que não fizeram logo um mega reforma pra valer? Incluindo a questão do voto distrital e o de menos que é o título eleitoral com foto, ou confirmação digital com o polegar, como a gente faz em consulta médica.

    Leider_Lincoln

    Voto distrital é fria, nem brinca com isso…

    Gerson Carneiro

    Sim, concordo. Estou dizendo que deveria ter sido feita uma ampla reforma eleitoral, e não uma minireforma, e nessa ampla reforma discutir e esclarecer de vez a questão do voto distrital (não estou defendendo, estou dizendo que é um tema que deve ser discutido e esclarecido de vez porque eu já ouvi gente defendendo que "SP deveria ter mais senadores e mais deputados por causa da sua importância econômica", o que é um perigo para a democracia).

    E quanto à questão do voto obrigatório, qual é a tua opinião?
    Eu sou plenamente a favor. Na ausência da obrigatoriedade muitas pessoas, por comodidade, deixariam de votar mas não deixariam de reclamar por reclamar posteriormente. Seria como reunião de condomínio que não é obrigatória a presença, a maioria dos moradores não comparece mas reclama de todas as decisões tomadas. O que percebo é que muitos não gostam de responsabilidade, de tomar posição, mas gostam de cobrar. Ou seja, recai no trivial do apego somente aos direitos e displicência com os deveres.

    beattrice

    Sou favorável ao voto obrigatório, mesmo em sociedades altamente politizadas, como a francesa, o voto facultativo já gerou distorções absurdas e a eleição de representantes da direita extremista, cujos eleitores nunca faltam às eleições

    Gerson Carneiro

    Exatamente. Essa turma aí é como cão de guarda raivoso. É adestrada para defender os donos com unhas e dentes. E defende mesmo. Não falha.

Mara

A marca registrada do governo do psdb no estado de São Paulo reivindicada pelo candidato ao Senado Aloisio. hehehe: http://neovisao.blogspot.com/2010/03/veja-algumas

IV Avatar

A decisão do PT de pedir ao STF que libere o voto com apenas um documento, além de demonstrar inépcia do próprio partido — que poderia ter barrado a mudança na lei na minirreforma eleitoral

Minha opinião:

O DEM espertamente colocou este artigo na Lei, como sabemos, o ex-PFL conhece o eleitorado do nordeste, muitos não tem documento com foto, de forma que a tal exigência foi uma forma de evitar que o eleitorado de Lula vote.

Antes de Lula assinar algum procurador da Advocacia Geral da União, talvez uma equipe, não sei como funciona este tipo de análise antes de Lula assinar, deixaram passar em branco, não perceberam a cilada

Uma grande parte de ministros do STF concluiu que, no caso da Lei da Ficha Limpa, ela não deveria ser aplicada para estas eleições mas somente prá próxima, isto para que se respeite o interstício de 2 anos. Mas como sabemos, o STF é meio contraditório, e duvido muito que um Gilmar Mendes vote para que o artigo seja derrubado, ou seja, para que seja declarada a inconstitucionalidade da lei

É golpe atrás de golpe.

Quanto a eventualidade do segundo turno, tudo bem, se houver, estou a mil, vai ser uma campanha bem animada, a da Dilma, claro, pois a do Serra vai ser promessas mirabolantes de um lado e baixaria (a cargo dos meios de comunicação), vamos ver se o povo brasileiro vai acreditar no conto do vigário tucano-demo.

    IV Avatar

    De 1 ano.

    Ainda sobre o documento com foto, hoje vi um internauta comentando que o documento com foto que ela e seus familiares possuiam não serviriam para ser usado para votar pq a foto seria antiga, pelo andar da carruagem só mesmo quem tirou documentos nos últimos meses vai poder votar
    GOLPE

    beattrice

    Isso absolutamente não procede, nenhum documento perde a validade porque a foto "fica antiga".

Gerson Carneiro

Já que o STF foi citado no texto, e o assunto ainda não foi abordado no Viomundo, permitam a mim um adendo:
é sobre o empate na votação pelo STF da validade da Ficha Limpa. Algo que deveria ter sido decidido por unanimidade.

A turminha do contra é sempre a mesma, batidinha, já conhecida, incluindo a dupla Gilmar Mendes e Marco Aurélio de Mello.

Vergonhoso também foi o presidente do STF, Cezar Peluso, se esquivar da obrigação de decidir sob a alegação de que "Não vou bancar o déspota aqui. Meu voto não vale mais que o de qualquer dos outros ministros".

E no final, o causador do timulto, Joaquim Roriz, desistiu da candidatura e passou para a esposa dele próprio. Pode?

A Justiça nesse país está fraca. Não está comprometida com o interesse público.

    Aracy_

    Sobre o STF e os bastidores da Justiça, uma dica é ler "O Código da Vida", de Saulo Ramos. Quem tem estômago e topa aguentar o confete que o autor joga em si próprio aprende coisas interessantes. Ele explica bem o caso Celso de Mello e tantos outros.

    beattrice

    Você não mencionou a participação especial vergonhosa da Ellen Gracie, o que é aquilo???
    Pedindo hora extra porque a sessão avançou pela madrugada?
    Menos…menos.

    Gerson Carneiro

    É que não quis observar com maior precisão pra não aumentar o nojo. Teve isso também?
    Essa turminha aí… aquela toga é um invólucro de proteção para conservar o fedor de burguesia que cada um exala.

Nilva

Juro que estou com medo. Hoje há um silêncio sepulcral, véspera de chegada de um tufão de "denúncias" na
próxima capa da inominável que, segundo alguns virá levantando a bola da Marina.

    Aracy_

    Isso é justamente o que os adversários do povo querem: que sintamos medo. Não vanos dar esse gostinho a eles.
    Não podemos perder a serenidade e a confiança.
    Tenha fé, Nilva!

Mauro

estou cada vez mais convencido de que não vai ser fácil ganhar no 1º Turno. O PT se encolheu demais no episódio Erenice. Demorou para pendurar na mídia o rótulo de golpista e imparcial.

Maria Dirce

Azenha

Sou de lençóis Paulista e fiquei sabendo da globo por aqui agora, pq estava vendo o comício do Lula e da Dilma em porto Alegre, eles deram um showwwwwwwwwwwwww foi muito bonito tinha mais de 30 mil pessoas.Vi no site -http://dilmanarede.com.br/dilma-na-telinha/ao-vivoA minha cidade é muito próspera, mas tenho que falar que a prefeita apóia o Alkcmin talvez seja isso .

Marinilda Carvalho

como 58? o tracking de quinta foi 51…

quem dera!

    Fernando-Osasco

    O tracking é formado pelo acumulado de 4 dias de pesquisa, na divulgação de quinta o resultado foi 51, mas, a coleta foi 58, veja abaixo:

    51 = (58 + 51 + 47 + 48) / 4

    Lembrando que, o resultado divulgado é sempre com um dia de diferença da coleta, ou seja, o resultado de hj, a coleta terminou ontem.

    Por estes números, na coleta de quarta, 58% dos entrevistados disseram que votariam em Dilma. A amostra é de 500 pessoas, por isto, necessita de 4 dias acumulados, para eliminar as variações.

    Hj por exemplo, o número seria alarmante, pois na amostra apenas 44% disseram que votariam nela, mas, se não olhar o acumulado o resultado não tem valor. Posso até estar errado, mas a matematica diz que não houve alteração significativa (na média) desde o inicio da coleta. Espero que continue assim.

    Marinilda Carvalho

    ah, entendi! nossa, ainda bem que não soube antes desses 44% de hoje, senão cortaria os pulsos! obrigada pela explicação!

    Fernando

    Marinilda,

    Eu tb cortaria, resolvi fazer o levantamentos depois de ver o 50%, ainda bem que vi antes o 58%.

    Guigo,

    Não sei tb, tive as mesmas dúvidas..cheguei aos números fazendo os cálculos com base na explicação do método do VOX que li de outros comentaristas no blog do Nassif. Pelo que entendi, se elimina o resultado mais velho (segunda)e acrescenta o último (sexta), exemplificando hj. Agora, a distribuição da amostra, regiões, perfil dos entrevistados,etc. Não sei. Mas, matematicamente, para chegar a 50 hj e acompanhando os resultados diários, os números são os que eu citei, pode haver pequenas variações, pq os números divulgados são arredondados (não tem casa depois da virgula).

    Guigo

    Mas onde será que eles arrumaram estes 44%, Fernando? E mesmo os 58%, vieram de onde?
    Será que este câmbio diário de 500 eleitores é feito de forma regionalizada?
    Abs.

ruypenalva

Só preocupam a abstenção voluntária e a forçada pela falta de documento com foto. O alentador em todas as pesquisas é que o avalista de Dilma, Lula, não cai na avaliação, o que significa que se nada de anormal perturbar as eleições dá Dilma no primeiro turno. Além disso, quando se vê que Dilma tem 22% na frente de Serra num improvável segundo turno, isso aponta mais uma vez para uma decisão no primeiro turno.

Rios

Querem saber o que é liberdade de imprensa? A jornalista pergunta o que não deve e o Alkmin foge pela primeira porta que encontra!!! Já vi uma história parecida, mas dessa vez nãoconfiscaram a fita!!!
http://www.youtube.com/watch?v=XKLq0NLQ7IE

Letácio Montenegro

O que torna estranha essa pesquisa do IBOPE é que, 1 ponto que Dilma caiu e mais a diminuição dos idecisos de 8 para 5, tenham todos sido direcionados pra Serra que antes tinha 25 e agora 28 e Marina que tinha 11 foi para 12.O normal, como disse Azenha, é que os idecisos migrem mais para quem está na frente da pesquisa.

Fernando-Osasco

Pessoal,

Calma sem alarmismo, com base na lógica do tracking, reconstitui os resultados diários para chegarmos a 50 hj (média de 4 dias), mas, para isto tive que retornar até o dia 1 e construir os resultados diariamente. Segue os últimos 4 resultados que compuseram esta média de 50%, terça 47, quarta 51, quinta 58 e hj 44. VEjam existem muitas variações, ontem por exemplo, ela teve o seu segundo melhor resultado diário, somente superado (2x)um vez pelo resultado divulgado dia 06/09 (qdo na média ela atingiu 55%) naquela segunda Dilma obteve 59%.
Aliás, coloquei em gráficos e estudei a tendência, como o final de semana prolongado foi um ponto fora da curva, parece que a Dilma está em tendência de queda, mas começando o estudo a partir do dia 08/09, a tendência é de crescimento.
Analisando os números, os votos de Dilma estão estabilizados desde o inicio do tracking, o crescimento do feriado da independencia foi atipico e fora da curva.
Qto ao IBOPE o crescimento do Serra é fora da curva, acho que é para ajudar o DATAFRAUDE.

    Marinilda Carvalho

    desculpem, eu deveria ter feito o comentário aqui. a dilma não tinha 58 na quinta. tinha 51.
    abraço

    H. C. Paes

    Também faço essa análise, Fernando, mas mais para me divertir. O Nassif até criou uma tabelinha do Excel para brincarmos com as simulações. Os resultados diários que compõem a média têm margem de erro alta demais, é por isso que a Vox não os divulga. Eles mais confundem do que ajudam: ela pode ter 59 num dia, e 46 no seguinte, por exemplo. A margem de erro só cai a níveis aceitáveis se se combinarem quatro dias. Sem contar que existem várias combinações possíveis que geram a mesma média, e os arredondamentos que a Vox faz são uma dificuldade a mais.
    Por isso, o que conta é analisar a média móvel que a Vox divulga e, por ela, Dilma está perdendo pouco mais de um ponto por semana se contarmos os picos domingueiros.
    Estou cautelosamente otimista, mas não dará para descartarmos um segundo turno até, pelo menos, quarta-feira.

    Fernando

    Concordo que não dá para garantir vitória no primeiro turno, o que será que o PIG vai armar? e ainda tem a questão dos dois documentos.
    Abri os números para ver se conseguia detectar uma tendência ou um perfil, pois sempre via o crescimento nos finais de semana. Cheguei as conclusões abaixo:
    1 conclusão, apesar da média (resultado do tracking) crescer nos finais de semana, na coleta de dados não existe um padrão, tivemos sábados/domingos altos e outros baixos, tivemos inclusive um domingo que a coleta aponta 48% para Dilma; 2 conclusão, o final de semana da independência foi um ponto fora da curva. Pq a Dilma teve em dois dias seguidos quase 60% , isto puxou a média para cima e os resultados das semanas seguintes mostram uma tendência de queda de 1 p.p por semana ;
    Simulei que o tracking se iniciou no dia 08/09, coloquei os números em um gráfico e o resultado apresenta uma leve tendência de crescimento. Hj foi muito ruim (coleta de quinta, o pior até agora), mas, considerando até quarta, com base nos números do tracking, posso dizer que do dia 01 ao dia 22, a Dilma ficou estacionada nos 51%.

Deixe seu comentário

Leia também