Hugo Chávez morre aos 58 anos

Tempo de leitura: 4 min

do Opera Mundi

Após um tratamento de dois anos e quatro cirurgias contra um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu nesta terça-feira (05/03), aos 58 anos. Militar e político, Chávez nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, Estado de Barinas. Criado pela avó paterna, o presidente entrou no Exército Nacional da Venezuela em 1971, onde desenvolveu interesse pela política.

Chávez foi cofundador, em 1982, do MBR200 (Movimento Bolivariano Revolucionário 200), em meio à crise econômica e social que, em 1989, culminou com o “Caracazo”, revolta popular em repúdio ao pacote de medidas econômicas neoliberais. Naquele período, os 10% mais pobres da população detinham apenas 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto os 10% mais ricos, 32%. A pobreza alcançava 85% da população e as classes A e B, somadas, representavam apenas 3,5% dos venezuelanos.

Revoltado com a repressão, que gerou milhares de mortos, o MBR200 organizou, em 4 de fevereiro de 1992, três anos após o “Caracazo”, uma sublevação militar contra o presidente Carlos Andrés Pérez que, embora tenha fracassado como golpe de estado, permitiu catapultar para o cenário nacional o líder maior do movimento: Chávez.

Ele ficou preso por dois anos e recebeu indulto do presidente Rafael Caldera (1994-1999). Chávez então se candidatou à eleição presidencial de 1999 com o apoio do MVR (Movimento Quinta República) e foi eleito o 52º presidente de Venezuela, com base no ideal da “Revolução Bolivariana”, amparada no chamado “Socialismo do século XXI”. O ideal tem como centro um Estado forte, provedor de direitos e regulador da economia, com expressiva participação direta na propriedade dos meios de produção.

Em 1999, Chávez inicialmente advoga pela mudança da Constituição da Venezuela de 1961, impulsionando um referendo constituinte que foi aprovado por votação popular. Em seguida, é realizado um referendo constitucional, que resultou na ratificação da Constituição da Venezuela de 1999. O presidente convoca novas eleições em 2000 e é reeleito com 55% dos votos.

Chávez dá início ao desmantelamento do sistema político que havia herdado da chamada IV República. Amparado por maioria parlamentar, os partidários de Chávez puderam adotar uma série de mecanismos plebiscitários e de participação política que detonaram o controle institucional antes exercido pelo bipartidarismo da AD (Ação Democrática) e do democrata-cristão Copei. Esses setores perdem hegemonia sobre a Assembleia Nacional, o Poder Judiciário e as Forças Armadas.

No final de 2001, Chávez sentiu-se forte para deslanchar suas primeiras reformas estruturais na economia. As principais foram a Lei de Terras (que fixou os parâmetros de reforma agrária) e dos Hidrocarbonetos (que aumentou impostos sobre as companhias privadas e o controle governamental sobre a atividade petroleira).

O ambiente de mudanças leva a oposição política ao presidente a organizar um golpe de Estado em 2002 e Chávez é retirado do poder por dois dias. Seu lugar é ocupado pelo industrial venezuelano Pedro Carmona, presidente da Fedecámaras. Após forte pressão popular e amparado na lealdade de setores do exército, o presidente é restituído ao poder.

A tensão política continua, com enfrentamentos nas principais cidades venezuelanas – o mais emblemático na Praça Altamira, de Caracas – e a paralisação petroleira entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003.

No final de fevereiro de 2002, Chávez decidiu demitir os gestores da companhia estatal PDVSA (Petróleos da Venezuela), envolvidos no golpe. Em reação, e para tentar forçar a saída do presidente, os opositores se apoderaram do controle sobre os poços de petróleo. A operação de metade dos 14.800 poços de petróleo da companhia, que representam 95% da produção do país, foi paralisada devido à greve dos trabalhadores, deixando a população sem combustível e comida.

A Coordinadora Democrática (uma coligação de partidos de direita e de esquerda, liderados pela Súmate, ONG anti-chavista) organizou no final de novembro de 2003 a coleta de assinaturas para um referendo revogatório, previsto na nova Constituição venezuelana. Em 15 de agosto de 2004, 58,25% dos votantes apoiaram a permanência de Chávez na Presidência até ao fim do mandato, em dois anos e meio. Em 2006, Chavez foi novamente reeleito presidente após vencer o deputado Manuel Rosales, com 62,9% dos votos.

Em 2 de dezembro de 2007, os venezuelanos votam plebiscito sobre uma reforma à Constituição, proposta por Chávez. O povo teve a opção de aprová-la, votando “Sim”, ou de rejeitá-la, votando “Não”. Ao fim, os eleitores rejeitaram as propostas de emendas por pouco mais de 50% dos votos. Chávez reconheceu a derrota. Em 2009, uma emenda constitucional que coloca fim ao limite para a reeleição aos cargos públicos é aprovada com 54,86% dos votos.

Em setembro de 2010, ano marcado por dificuldades na economia venezuelana, abalada pelos efeitos da crise econômica mundial, o chavismo conquista 60% das cadeiras da Assembleia Nacional. Pela primeira vez desde 1999, data em que a nova Constituição entrou em vigor, a oposição participou da eleição parlamentar.

Em junho de 2011, Chávez revela durante visita oficial a Havana que sofre de um câncer. Naquele momento, ele já havia sido operado, com sucesso. Nos meses seguintes, o presidente venezuelano é submetido a ciclos de radio e quimioterapia e a mais quatro cirurgias. Ele se candidata em 2012 à reeleição.

A campanha eleitoral é encerrada debaixo de chuva em 4 de outubro com um  megacomício na capital venezuelana, Caracas. Em 7 de outubro de 2012, o líder venezuelano é eleito pela quarta vez presidente da Venezuela, após derrotar nas urnas o rival, Henrique Capriles, com 54% dos votos. Dois meses depois, em 8 de dezembro, o presidente informa que o câncer havia retornado. Ele falece em Caracas, duas semanas depois de retornar de Cuba.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Stedile: O povo da América Latina perde um construtor de ideais. Chávez nos fará falta! « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Hugo Chávez morre aos 58 anos […]

Messias Franca de Macedo

“… O Chavismo não é um símbolo, não é algo etéreo! O Chavismo representa a essência da maioria do povo venezuelano e da América Latina! Portanto, o chavismo é um corpo materializado, refratário ao momento em que não estarei mais aqui com vocês!…”
Trecho de um dos últimos discursos do grande líder revolucionário Hugo Chávez

… Hugo Chávez vive!…
… Viva La Revolución!…

América Latina
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Silvio Gouveia

Prezados,

Hugo Chávez foi o maior líder sul americano do século XX e, até agora, do século XXI.

Extrema Coragem, extrema Dignidade, extrema Humanidade, extremo Amor por seu povo e por nós Latino Americanos, extremo Sentimento Cristão.

Sobre o futuro vou lembrar de outro grande líder (sul-africano) chamado Luthuli que viveu com Mandela a luta contra o apartheid e que ensinou e viveu de acordo com a seguinte frase: “FAÇA A SUA CORAGEM CRESCER COM O PERIGO”.

Força ao Povo da Venezuela, sentimentos pela morte de um Gigante, e parabéns por ser um povo capaz de gerar Gigantes !!!

FrancoAtirador

.
.
HUGO CHAVEZ FRIAS

Quem foi?

O homem que resgatou a autoestima latino-americana.

Um gesto?

Presentear o Presidente dos United States com um exemplar do livro
‘As Veias Abertas da América Latina’, do uruguaio Eduardo Galeano.

Uma obra?

A construção da unidade sul-americana.

Uma palavra?

“Desde filas contrarrevolucionarias,
muchas veces llenos de odio,
están sacando la cuenta
y están pensando que Chávez se acabó:
¡Chávez no se acabó!
Es más, debo decirles
que cuando de verdad este cuerpo se acabe,
Chávez no se acabará,
porque Chávez ya no soy yo.
Chávez está en las calles
y se hizo pueblo
y se hizo esencia nacional,
más que sentimiento, cuerpo nacional,
alma nacional y arma nacional,
para seguir dando la batalla.”

(http://www.youtube.com/watch?v=PnTJMc7UkAc)

william wilson porto

Quem garante que a CIA não inoculou um virus em Chavez? Fezisscom Jango,assassinou vários combatentes daliberdade, bo assassinato deBin Laden assassinaramatémulheres.A CIAéuma escola de assassinos. Que se cuideopresdentedo Irã, Equador, Bolívia, Argentina… Tranquilos só devem ficar os dundões.

J.Amaro

O legado de Chaves é imortal.

Rafael de Oliveira Silva

A blogueira cubaba Yoni Sanchez cobrou que seja dita a verdade da morte. Mas que mulher é essa. Quando você esta lutando contra uma doenca, sempre há esperança, mesmo que seja grave. Exigir a verdade pois o “governo cubano e venezuelano” teriam tido que estava recuperando, que estava na luta. Ora bolas, senhorita robo dos americanos, santa ignorancia e insensibilidade. Você nçao luta pela liberdade e democracia no seu pais, pois omite as criticas as “supostas democracias” amigas que censuram mais que qualquer outro povo.

augusto2a

Tenho a impressão de que, no inicio do ano em Havana algum da equipe medica lhe revelou sem segredos que nao teria mais tempo. Tinha consciencia politica. E como um homem assim não se pertence mais, HC decidiu voltar para morrer em sua patria. Confirmado isso, terá sido importante gesto politico que os planejadores inimigos tambem saberão compreender. E odiar.

Mardones

A Venezuela é outra depois de Hugo Chávez. E isso será demonstrado nas eleições que deverão ocorrer dentro de 30 dias, como manda a Constituição Venezuelana.

Aliás, ontem, o Jornal da Record fez uma justa síntese do papel transformador de Hugo Chavéz no comando da Venezuela.

A alegria do PIG vai durar até a eleição do Maduro. E a CIA já está – certamente – com seus cães por lá comprando apoiadores entre as classes mais ricas.

Jose Mario HRP

O que me atemoriza é que aqui no Brasil, como pode acontecer na Venezuela depois da morte de Hugo Chavez, com a perda de força de Lula, lá e cá quem ficar com o poder na Venezuela e aqui a Dilma, caiam nos braços do pior ramo do capitalismo de nossos países, aqui representados por gente como Gerdau, Ike Batista, grandes construtoras, estrangeiros predadores, Daniel Dantas, como agora com essa nefasta MP dos Portos!, onde milhares de trabalhadores portuários avulsos terão seu ganho arrochado e ou perderão seu campo de trabalho!
Temos que ficar em alerta , pois os capitalistas, seus sabujos e essa raça do PSDB/PPS/DEM e seus filhotes, estão de garras para fora , para atacar os direitos dos trabalhadores.
E Lula está fora do poder!

Jose Mario HRP

Com ele a Venezuela olhou para seu povo com orgulho.
Um nacionalista e defensor dos pobres.
Basra isso para admira-lo!
Vá com Deus!

Cláudio

Chávez não morreu: viverá para sempre no coração e na mente dos que amam a liberdade. Nossa solidariedade ao povo irmão venezuelano nesse momento tão doloroso mas que clama por ainda mais consciência de autodeterminação. Luto ! ! !

Nelson

Na frase derradeira, da derradeira página do magnífico “América Latina, a Pátria Grande”, o genial Darcy Ribeiro escreveu: “Na América Latina ninguém engordará inútil nem se suicidará de tédio”.

É isso. Tudo ou quase tudo ainda está por ser feito na Nuestra América para que nossos povos vivam em paz, em solidariedade e cooperação; não há espaço/tempo para lamentações.

Hugo Chávez fez um belíssimo e importantíssimo trabalho neste sentido e mostrou que, ao contrário do que pregam os neoliberais brochas, é, sim, possível trilhar outro caminho. Como latinoamericanos que amamos esta terra, a província mais bela do planeta, como dizia o grande Darcy Ribeiro, temos o dever de dar sequência a seu trabalho.

    renato

    Estou de luto e triste.
    Por isto fico com tuas palavras.
    Sua família deve orgulhar-se de
    seu pai.

Alexandro Rodrigues

Dei uma breve olhada no espaço de comentários de “gente” (?) como Reinaldo Azevedo, Lauro Jardim, Folha, Estado, etc… O questionamento que Higienópolis mais faz agora é: quando será a vez do Lula?

Nelson

Numa época em que o neoliberalismo cavalga triunfante, dado seu êxito retumbante ao “fazer a cabeça das pessoas” e conquistar bilhões de adeptos mundo afora com sua ideologia que prega o individualismo exacerbado e a “máxima vil” do “tudo para mim e nada para os outros”, Hugo Chávez ousou propor um rumo diferente. O rumo da solidariedade entre as pessoas e entre os povos. Era, por isso, um ser humano especial que propunha um projeto especial.

E Chávez dedicou-se a esse projeto e a seu povo com todas as suas forças. Tanto, que acabou quase esgotando suas energias, descuidando de sua saúde e abrindo espaço fértil para o progresso da doença. Raros são os que, nesse mundo neoliberal que citei acima, têm a coragem de desprenderem-se de seus interesses e projetos pessoais para dedicarem-se aos outros.

Por isso, creio que o “Patrão Velho” lá de cima, como costuma dizer a gauchada aqui no Sul, já deve ter uma outra missão, ainda mais nobre, para Hugo Chávez.

É de esperamos que as lideranças que ficam no comando na Venezuela se inspirem na grandeza desse ser e sigam com a implementação do projeto sonhado por ele.

    renato

    Agora eles terão um herói maior que Simão Bolivar.
    Tem tudo para dar certo e lutar, a Venezuela jamais será
    a mesma!
    Aguardem os próximos capítulos.

Messias Franca de Macedo

… Não satisfeita com a morte do grande líder venezuelano, o estropício da [genocida confessa!] ‘veja’ tenta matar o chavismo! ENTENDA

Morre Hugo Chávez, 58 anos, e com ele o chavismo
Título em letras escuras e – óbvio – garrafais do portal eletrônico do folhetim golpista-terrorista!…

… República da [eterna] OPOSIÇÃO À HUMANIDADE, À CIVILIDADE… Indecorosa, traidora, despudorada, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Pascoal

    Veja está certa, apesar da sua baba raivosa. O chavismo irá acabar sim, meu caro quer você goste ou não porque a exemplo de Cuba a Venezuela fez uma “revolução” de um homem só. Chavez não soube ou não quis preparar ninguém para substituí-lo, pois como bom ditador se achava eterno. Infelizmente para você, e felizmente para milhões de venezuelanos Hugo Chavez não teve a longevidade de Fidel Castro, que padece do mesmo mal: está no poder há 54 anos e não conseguiu formar nenhum líder que pudesse dar seguimento à sua ditadura. Hoje dois caquéticos octogenários conduzem um país economicamente paupérrimo e politicamente caindo de podre. São tão incompetentes que contribuíram para levar à morte mais cedo da sua galinha de ovos de ouro. Será que a Venezuela continuará tirando os dólares da boca dos venezuelanos que vivem sob racionamento de gêneros alimentícios para continuar financiando as burrices castristas? Duvido. O “embargo” americano voltará a ser o principal tema da mídia engajada, a esgotofera esquerdista

    Messias Franca de Macedo

    … Em nenhum mercado popular, em nenhuma feira livre das cidades da Venezuela se constata desabastecimento; o básico para a maioria da população é encontrado regularmente… No mundo, existem 200 milhões de crianças nas ruas, em situação de risco social e submetidas à miséria e ao sofrimento:nenhuma é cubana!…

    ####################

    “Se FHC morrer, quantos pobres chorarão por ele?”
    Por Juan Domingo

    ####################

    … Hugo Chávez vive!…
    … Viva La Revolución!…

    América Latina
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Nelson

    Eis um perfeito cabeça-de-PIG.

Ceiça Araújo

Fez História. Certamente ninguém o esquecerá, nem os amigos, muito menos, os inimigos.

anac

Um herói da América Latina.
Os que festejam sua morte lembrem: agora o mito nasce e mais poderosos ainda. Não esqueçam que a morte não é o fim, é quando tudo começa..

Pascoal

Não resta a menor dúvida que o câncer de Chavez foi obra dos Estados Unidos. Aliás, os americanos fizeram o mesmo aqui no Brasil: inocularam o câncer no Lula. A diferença: o filho de mãe que nasceu analfabeta foi se tratar no Sírio Libanês de São Paulo, e o bolivariano em Cuba. Os trolls que usaram a violência para se manifestar contra a presença de Yoani Sánchez no Brasil portavam um cartaz com os dizeres: “Cuba, o único país com vacina contra o Câncer”. Aparentemente a vacina que os Castros aplicaram no venezuelano estava vencida. KKKKKKKKK

Francisco

Não teve medo, peitou e fez o que acreditava ser o necessário.

Chamou o póvo a dizer: “quero”, “não quero”.

Ousou fazer diferente.

Morreu.

Mas infinitamente mais satisfeito com a vida no poder que teve do que o PT terá, no dia em Ronaldo Caiado ou outro da mesma laia for conduzido pela ARENA e pela Globo ao poder.

Ronaldo Silva

Viva Hugo Chavez!

Pascoal

O inferno está em festa. Vai ajudar o dono a pavimentar a chegada do próximo: Fidel, o Coma Andante.

abolicionista

Um grande líder, ficará para a história como um dos grandes heróis latino-americanos. Que a Venezuela não se perca sem seu maior comandante.

luiz pinheiro

É um momento de profundo luto para todos os latino-americanos que amam nosso continente, nossa Pátria Grande, como dizia Bolívar. Tudo a fazer num momento triste como este é expressar votos do mais verdadeiro pezar a toda a família do comandante, a todo o povo da Venezuela, a todos nós, povos da América Latina. Perdemos um extraordinário líder, um patriota, um socialista, um militar democrata que venceu todas as eleições, e olha que foram muitas. Um líder profundamente amado pela grande maioria do seu povo – embora odiado pelos melhor aquinhoados, que preferiam uma Venezuela que exportava todo seu petróleo a preço baixo, mas suficiente para importarem seus luxos e divertirem-se nas muitas viagens entre Caracas e Miami, enquanto o povo trabalhador e desempregado vivia na humilhação da miséria, na mendicância, nos pequenos crimes. Certamente o povo venezuelano vai conseguir superar esse momento de dor, essa angústia da ausência do líder, e seguir seu caminho de cabeça erguida, agora que o homem de carne e osso Hugo Chávez se foi, mas ficou na consciência do povo a força de um invencível El Cid.

Renato

Chavez morto vai se transformar num mito. O chavismo se fortalecerá. A direita jamais voltará ao poder na Venezuela. Por isso é bom os fascistas tupiniquins não comemorarem, pois o povo venezuelano votará maciçamente em Nicolás Maduro. Quero ver a cara (diga-se de passagem horripilante ) do Demétrio Magnoli, do Arnaldo Jabobo, do Reinaldo Azevedo e de políticos como o “esticado” Álvaro Dias ao constatarem que o projeto bolivariano sobreviverá à esta tragédia. Obrigado comandante!

Lafaiete de Souza Spínola

Sempre trabalhou por um América Latina unida! Um grande líder!

assalariado.

O que seria a vida sem poesias e poetas de poesias. Os humanos são seres inteligentes, onde brotam ideias ególatras mas que, de ególatras a história jaz. Hugo Chaves acabou por ajudar enterrar, a seu tempo e, a nosso tempo, muitas das ideias egoístas e valores burgueses de uma sociedade pautada na exploração de um ser pelo outro. É questão de tempo, porque a história da humanidade é dialética portanto, não metafisica. Com certeza, os ideais socialistas são, e é, um passo a frente, e passo natural na convivência social entre os povos e as nações.

Rumo ao Socialismo, do século 21.

“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.”

Rubem Alves.

Saudações Comunistas.

Paulo Roberto Álvares de Souza

Que o povo da Venezuela tenha a força para eleger os sucessores de Chaves que possam levar avante seu projeto de Nação, que combate a exclusão de milhões, consolida a democracia, e defende as enormes riquesas naturais para benefício comum do País.
O mundo perde um grande homem, um dos maiores estadistas contemporâneos.

Fernandes

Chavez morreu fisicamente, apenas.
Vive naqueles que amam a humanidade.

Vander Antônio Costa

Enquanto admiradores,reconhecedores e partícipes do mesmo projeto que chavez muito bem representou e representa para a construção de uma sociedade mais justa, humana e libertário, cabe a nós, com a nossa mititância aguerrida e generosa levar adiante a luta pelos que mais precisam, para que de fato possamos honrar a memória deste incansável lutador que não se entregou, lutou enquanto pôde. Viva Chavez!!!!

Messias Franca de Macedo

… Hugo Chávez vive!…

… Viva La Revolución!…

América Latina
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Fabio Passos

guilherme

Cristina Kirchiner, Lula, Hugo Chaves, José Alencar, Dilma, muita coincidência… é de se refletir muito sobre isso. Muito estranho.

    Messias Franca de Macedo

    Prezado Guilherme, não duvido nada ser “os olhos grossos” dos [nefastos] representantes da DIREITONA MUNDIAL, diabólicos!… Pra não especular outros tipos de estripulias!…

    Felicidades!

    América Latina
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    anac

    O governo de Israel reconheceu culpa na morte de Yasser Arafat, líder da autoridade palestina, que quando soube estar muito doente declarou ter sido enfim pego pelos inimigos….

Almerindo

Azenha, reproduzo aqui o que li no site do PH:

“O ansioso blogueiro descia do avião e o comandante, fora da cabine, deu a notícia.

“O Chávez morreu. Depois é o Fidel.”

Fez uma pausa breve e continuou.

“Depois, eu espero, é o Lula.”

Paulo Henrique Amorim”
(http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/03/05/o-chavez-morreu-depois-e-o-fidel-depois/)

Vendo tudo isso, irei fazer minhas preces pelo povo venezuelano, pois momentos difíceis provavelmente virão. FORÇA, POVO VENEZUELANO!

    anac

    Quero saber o nome do piloto do avião pois seu dia está próximo e não quero estar no avião dessa praga rola bosta.

    Mário SF Alves

    E isso é piloto? O tempo passa e tem coisas que não mudam nunca. Uma vez metido à besta, sempre metido à besta. E com que direito? O de comandante de avião?
    ____________________________________________
    Quem de fato adora piloto de avião são as grandes corporações dos Unaitede Esteites. Lá é que tais pilotos são beeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmm pagos. O Machael Moore diz claramente sobre isso:

    “Mais uma vez, no novo filme, Moore escolhe alguns exemplos ultrajantes “capitalismo selvagem” nos EUA. Ele destaca, por exemplo, o brilhante esforço do piloto da U.S. Airways, “Sully” Sullenberger, cuja habilidade no comando foi decisiva para salvar as vidas de toda a sua tripulação e passageiros com uma arrojada amaragem no Rio Hudson. O comandante Sullenberger, um orgulhoso sindicalizado, é então mostrado a usar a sua nova fama para testemunhar perante o Congresso como os pilotos de carreira estão a ter o seu treino e o seu pagamento cortado tão drasticamente que está a agravar-se um problema de segurança na indústria das linhas aéreas. Moore apresenta a prova disto, apontando para os mal treinados e mal pagos pilotos cujo avião estraçalhou-se em Buffalo, Nova York, uns poucos meses atrás, enquanto o piloto e o co-piloto estavam preocupados a discutir as suas desgraças financeiras.”
    _______________________________________________________
    Segue o link: http://resistir.info/crise/m_moore_capitalism.html

LEANDRO

Viva a moderna medicina cubana. Se tivesse feito como lula e procurado tratamento de verdade, no Brasil, os EUA ou em qualquer lugar sério, ainda tava por aqui.

    anac

    Brasil e USA não durava nem um dia.

    LEANDRO

    Lula e Dilma se curaram por aqui.Viva cuba.

    Nelson

    Um comentário tão estúpido assim não deveria merecer resposta alguma.

    Nedi

    A gente fica sem saber (com o comentário que fez o cara acima) se ele é burro, ou se é sem noção mesmo.

Regina Braga

Mais um líder nacionalista abatido.Muito triste a morte de Chávez…e partilho tbém das mesmas dúvidas do seu vice.Muita força ao povo da Venezuela.

Marat

Chávez se foi. Suas ideias ficam.
A América Latina precisa lutar unida contra os desmandos, o terrorismo e a ganânaic dos EEUU. Que apareçam centenas e centenas de Chávez, Cristinas, Evos e Correas…

    Alberto Lima de Andrade

    Menos um: agora faltam morrer a cristina, o evo talvez at´r o fim do ano aconteça isso.

Lu Witovisk

Muito triste. Força aos venezuelanos e aos acordados da America Latina. O chumbo golpista que virá será muito grosso.

Panino Manino

Agora é que vamos ver o quanto o povo Venezuelano é forte e o legado que ele deixou.

Francisco R P mattos

Gracias Chavez!
Amigo do Povo LatinoAmericano e de dos oprimidos pelo capitalismo pelo mundo!

Milani

Sobre essa notícia, vejam o nível do comentário não censurado que a Folha “deixou” vazar na página em que noticia essa fatalidade. É nojento e demonstra o nível dos eleitores que temos que aturar a cada 2 anos:

Mordechai Ben Zion: “Que coisa maravilhosa ! Vamos ai, a nação brasileira e todos os amantes da liberdade gritar 3 vivas para o cancer !! Ele, ele mesmo, o cancer, o salvador dos oprimidos e da democracia, aquele que põe os ditadores e seus acólitos de joelhos os castiga e os restaura à insignificância. Ao inferno como Chaves, muito, mas muito cancer para os outros ditadores e ASPIRANTES ! Mas que tumorzinho guapo !!”

Iguais a esse tem aos montes. A moderação do site, como se percebe, parece ser BEM seletiva… Socorro!

    Mário SF Alves

    Moderação?!! oderação só se for a favor do pensamento único.
    ________________________________________________________________
    Caras que emitem uma opinião dessas ou são especuladores financeiros ou são inocentes úteis nas mãos da maldita banca internacional. Mas, sobretudo, e o que pode ser, talvez, pior, são irremediavelmente desumanizados.
    _________________________________________________

    A persistir tal ideologia, e burrice crônica, do site e do comentarista, o que os vai matar não será necessariamente um câncer, mas, sim, o emparedamento entre os muros de condomínios fechados.

    _____________________________________________________
    Gostaria de ver a reação de um sujeito desse ao ter de passar poucas horas que fosse num P.A. de cidade grande. Das duas uma, ou enfiava a arrogância no saco, ou sairia midio-idiotizadamente culpando o Governo.

Carlos

É para se lamentar muitíssimo. Uma das maiores perdas, principalmente, para os pobres. A conclusão a que chegamos é que nós não somos os donos de nossas vidas. Só tomamos este corpo emprestado por um tempo determinado. Esta é a pura realidade. Quando chega o derradeiro momento, vamos embora, quer queiramos ou não.

Mateus Paul

Agora é a hora do povo venezuelano mostrar que todo o movimento feito até então é forte! Afinal, os ideais bolivarianos não podem estar atrelados a somente uma figura (de evidente importância como Chávez).

Gerson Carneiro

Hugo Chavez morreu. Pra quem tá comemorando tenho uma péssima notícia: o povo vai homenagear Hugo Chavez na próxima eleição.

mineiro

morre um dos maiores lideres de esquerda do 20 e 21, e tambem uma das maiores referencias. lider nato , que nunca teve medo do imperio do mal os eua dos quintos dos infernos. botou a venezuela nos eixos e estava acabando com a miseria. em resumo esse vai fazer falta com certeza. enquato tem tanto lixo com saude de ferro , uma pessoa boa se vai. e agora como fica a venezuela sem ele , como o seu suscessor vai reagir . sera que ele nao vai dar uma de eduardo campos e trair os seus ideais. so o tempo dira, mas que a direita burguesa maldita vai tentar dar o golpe agora com certeza vai. tomara que o povo da venezuela nao deixe isso acontecer. a e o pig maldito dos quintos dos infernos , ja esta chamando chaves de ditador e esta comemorando a sua morte. o pig presta.

Taques

Ao acabar de ver a entrevista de nossa presidente, uma observação sua me causou surpresa: disse ela que a morte de Chávez deveria “causar grande tristeza aos sul americanos e centro americanos”.

Ué!, e porquê não aos norte americanos?

    Mário SF Alves

    Verdade. Mas, ninguém é perfeito, Taques.
    ___________________________________
    Você tem razão, o povo do Norte, o do destino [cada vez menos] manifesto, perde sim, e muito. Mas, parece, ainda está longe o dia em que reconhecerão isso.

Marcos Rocha

Notícia velha Azenha. Quase 2 meses atrasada.

Taques

Morto estás, bom serás!

luiz pinheiro

É um momento de profundo luto para todos os latino-americanos que amam nosso continente, nossa Pátria Grande, como dizia Bolívar. Tudo a fazer num momento triste como este é expressar votos do mais verdadeiro pezar a toda a família do comandante, a todo o povo da Venezuela, a todos nós, povos da América Latina. Perdemos um extraordinário líder, um patriota, um socialista, um militar democrata que venceu todas as eleições, e olha que foram muitas. Um líder profundamente amado pela grande maioria do seu povo – embora seja odiado por aqueles melhor aquinhoados, que preferiam uma Venezuela que exportava todo seu petróleo a preço baixo, mas suficiente para a elite importar os luxos que consumiam e se divertir nas muitas viagens entre Caracas e Miami, enquanto o povo trabalhador e desempregado vivia na humuilhação da miséria, na mendicâncuia, nos pequenos crimes. Ceratamente o povo venezuelano vai conseguir superar esse momento de dor, essa angústia da ausência do líder, e seguir seu caminho de cabeça erguida, agora que o homem de carne e osso Hugo Chávez se foi, mas ficou na consciência do povo a força de um invencível El Cid.

Fabio Passos

Viva Hugo Chavez! Viva para sempre.

Horridus Bendegó

Um combatente provisório das causas mais difíceis e eternas do homem, Hugo Cháves entra para a rarefeita galeria de herois do povo latino americano!

Porque na América do Sul, poucos são os que não nascem com vocação para capacho e vendilhões da pior espécie que a raça humana pode produzir!

Hugo Chaves, com certeza, não foi um deles!

Repouse em Paz, Grande Comandante!

Leve um grande abraço pro Che Guevara!

    Nelson

    Excelente comentário, Bendegó.

    Mário SF Alves

    Mais claro do que isso impossível. Em boa hora, Horridus.

    _________________________________________________
    E chama nos brios a pior elite do mundo. E chama nos brios o maldito regime casa-grande-América do Sul-veias-eternamente-abertas de eternas-senzalas.

Alberto Luís de Lima Trigueiro

O maior nome da esquerda latino-americana. Corajoso, acima de tudo, teve muita coragem em promover grandes mudanças na Venezuela e bons debates no Mundo… Parte como ídolo para toda uma geração.

MariaC

Meus sentimentos ao povo venezuelano e a sua família especialmente.

Renato

“Ha ah ah, mas eu to rindo a toa, não é que a vida seja assim tão boa, mas no fundo ela pode melhorar”
“Ha ah ah, mas eu to rindo a toa, pois hoje morreu um ditador e ficarei alegre quando morrerem o Fidel e o Raul também.”
Que boa notícia, a América Latina dará guinada a Direita.

    Nedi

    Pesadelo
    (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro)
    Int.: D7/9

    D7/9

    Quando o muro separa uma ponte une

    Se a vingança encara o remorso pune

    Você vem me agarra, alguém vem me solta

    Você vai na marra, ela um dia volta

    E se a força é tua ela um dia é nossa

    Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando

    Que medo você tem de nós, olha aí

    Você corta um verso, eu escrevo outro

    Você me prende vivo, eu escapo morto

    De repente olha eu de novo

    Perturbando a paz, exigindo troco

    Vamos por aí eu e meu cachorro

    Olha um verso, olha o outro

    Olha o velho, olha o moço chegando

    Que medo você tem de nós, olha aí

    O muro caiu, olha a ponte

    Da liberdade guardiã
    C7/9
    O braço do Cristo, horizonte
    Bb7/9 D7/9
    Abraça o dia de amanhã, olha aí

Márcio Martins

A direita está toda eufórica, mas quem mais uma vez ganhou um mito, foi a esquerda. Viva Chávez!

Morre Hugo Chávez | Marcos Aurélio

[…] Do Opera Mundi, seguindo as pegadas do Vi o Mundo, aqui. […]

Vlad

Azenha/Conceição,

Não sou exatamente um comentarista ou leitor “padrão” deste espaço, mas acho que ficaria bem adequado uma tarja preta em um cantinho, em uma homenagem a um homem do valor de Chavez, que foi para muitos de nós (tenho certeza que somos muitos) inspiração e coragem a todos que acreditam e lutam, cada qual a sua forma, por um mundo mais humano, igualitário e digno.
Mas obviamente que isto é apenas uma sugestão. Longe de mim querer exigir alguma coisa. Inclusive, penso que nem é bom publicar essa sugestão…apenas refletir e decidir…e o que decidirem está bem decidido.
O Viomundo já faz muito bem a sua parte; absolutamente nada tenho ou terei a reclamar.

Grato pela atenção.

Vlad

Julia Rossi

Una ventana cerrada para el amanhecer!

Breno Pascal

Luto e medo. Agora a direita mundial, por trás da direita venezuelana, irá fazer de tudo para acabar com o projeto que Chávez pôs em movimento na Venezuela. E isso quer dizer sucateamento e fim dos poderes do estado e retorno a 80% de miséria no país..

    Roberto Locatelli

    Sim, a direita capitaneada pelos eua precisa e quer que a América Latina volta a ser seu quintal. Perigo à vista!

    Mário SF Alves

    Você tem razão em se preocupar. No entanto, voltar atrás, perece ser impossível, ainda que todos os cavalos de tróia já estejam posicionados.
    _______________________________________

    O problema [deles] é que em países como a Venezuela, onde a exploração e a marginalização da população chegou ao mais extremo e impiedoso patamar, o Aquiles de hoje é próprio povo e de tão explorado, de tão vilipendiado, já nasceu sem calcanhar.
    _____________________________________________
    Insisto, voltar atrás, impossível.

Guilherme

péssima notícia, que o povo venezuelano siga seu caminho de luta e transformações que começaram a trilhar com Chaves.

Deixe seu comentário

Leia também