Gravações para inibir CPI começam a vazar

Tempo de leitura: 2 min

16/04/2012 – 13h18
Em áudio, dono da Delta diz que é possível subornar políticos

BRENO COSTA
 e ANDREZA MATAIS
, DE BRASÍLIA, na Folha

Em conversa gravada, em dezembro de 2009, o dono da Delta Construções S/A, Fernando Cavendish, afirma que é possível ganhar contratos com o poder público subornando políticos.

A Delta já recebeu mais de R$ 3,6 bilhões em verbas federais desde 2003 e está no centro das investigações da Polícia Federal envolvendo Carlos Cachoeira, preso pela Operação Monte Carlo por envolvimento em jogo ilegal. A PF chega a descrever Cachoeira como um sócio oculto da Delta, o que a empresa nega.

“Se eu botar 30 milhões [de reais] na mão de político, eu sou convidado pra coisa pra caralho. Se eu botasse dez pau que seja na mão dele… Dez pau? Ah… Não é que seja um monte de dinheiro não, mas eu ia ganhar negócio. Ô…”, diz Cavendish, que não se refere a um caso específico.

“Estou sendo muito sincero com vocês: 6 milhões aqui, eu ia ser convidado. ‘Ô senador fulano de tal, tá aqui. Se convidar, eu boto o dinheiro na tua mão'”, continua o empresário.

A gravação foi publicada nesta segunda-feira (16) no blog Quid Novi, do jornalista Mino Pedrosa, que já trabalhou para Cachoeira. Cavendish conversa com dois empresários da Sygma, que atua na área de petróleo e gás, sobre a dissolução de uma sociedade entre eles.

Em nota, a Delta confirmou o diálogo, mas disse que Cavendish usou um tom de “bravata”.

“O áudio não representa o que a Delta Construção e seus controladores pensam. Antes de tudo, o que é dito ali tem os verbos flexionados no condicional, como um exemplo hipotético, e foi pronunciado num tom claro de bravata.”

Segundo a empresa, os sócios da Sygma gravaram a conversa sem que Cavendish soubesse devido a uma briga entre os três e a divulgação agora tem como objetivo constranger a Delta em meio ao escândalo Cachoeira que será investigado por uma CPI no Congresso. O áudio não consta da Operação Monte Carlo.

“Tanto a Delta Construção como todos os seus acionistas controladores, diretores e executivos têm profundo respeito pelo Congresso Nacional, pelos congressistas, pelas instituições republicanas e pelo Poder Público.” A Folha não conseguiu localizar os sócios da Sygma.

A revista “Veja” já havia publicado trechos dessa conversa, em maio passado, sem divulgar o áudio da conversa.

RELAÇÃO

O jornalista que divulgou o áudio disse ter feito uma consultoria para Cachoeira no passado e que não tem mais relações com ele. Segundo Pedrosa, o contrato era para fotografar a situação da saúde no país quando José Serra era ministro da área e foi feito em parceria com Ricardo Stucket, fotógrafo oficial do ex-presidente Lula. Cachoeira tem negócios no setor farmacêutico.

Foi Pedrosa quem denunciou ao Ministério Público a cobrança de propina pedida por Waldomiro Diniz, então assessor de José Dirceu na Casa Civil, a Cachoeira. O episódio, depois comprovado com um vídeo publicado pela revista Época, provocou a queda de Diniz e levou a criação um ano depois da CPI dos Bingos. Foi o primeiro grande escândalo do governo Lula, em 2004.

PS do Viomundo: Notem que o escândalo já não envolve Demóstenes Torres, nem o DEM. Já havíamos denunciado que vazamentos paralelos iriam acontecer, aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria José Rêgo

Podem vazar o que quiserem. O importante é que esta CPI tem que prosseguir. Esta é uma excelente oportunidade para passar este Brasil a limpo. É um caso que envolve influência de Bicheiro num governo estadual, senador, governador, polícias (federal e estadual), doações de campanha, reportagem criminosa, etc.

Jicxjo

Globo e Folha resolveram apostar tudo na formação de quadrilha com a Veja. Se os políticos recuarem, a mídia assumirá ainda mais poder sobre o país. Nesse caso, acabem de uma vez com a democracia, por favor.

    Wildner Arcanjo

    E transformemos as eleições para presidente em um BBB da vida.

Jicxjo

E a merda da Folha continua a tratar o vídeo do Waldomiro Diniz, feito em 2002 no RJ, como se tivesse ocorrido à época. Haja tortura dos fatos. Mino Pedrosa também não é aquele que estava presente ao depoimento noturno de Cachoeira ao sub-procurador Santoro, "juntos para ferrar o governo do PT", nas palavras do próprio Santoro?

Gilson Rocha

Já está mais do que na hora de regulamentar
doações de campanha.
Boa parte dos corruptores são doadores que
depois vem cobrar a fatura.
Isso quando não é resolvido tudo antes da doação
com os corruptos.
Uma ideia, quem sabe todos os partidos terem uma
conta fiscalizada pelo TRE de cada estado.
Nenhum partido teria informações dos doadores e a
liberação de cada valor retirado por cada partido,
teria a autorização de cada TRE.
Nenhum partido teria acesso a extratos apenas o saldo.
Doadores de campanha só poderiam doar uma única vez.
Claro que quem quiser dar sugestões, sempre são bem vindas.

Maria Thereza

Vamos deixar os demos se manifestarem, porque aí a gente pode usar o "medômetro". E tem que ter a CPI da privataria tucana (tem outra?) e do cachoeira, "empresário de jogos". Só acho que precisamos, com calma, ir mais fundo. A corrupção é mal enraizado, mas o modelo neoliberal vigente até 2002, a vista grossa dos órgãos controladores e fiscalizadores aos mal feitos, a atuação vergonhosa do judiciário contribuíram muito para que o governo se transformasse num grande balcão de negócios, dando asas a corruptores e corruptos.

    Gilson Rocha

    Modelo neoliberal?
    E que modelo nós temos hoje hein?
    Quer dizer que hoje temos fiscalização
    e controle?
    Estamos no mesmo país?

Coincidências sobre a gravação de empresário | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] a Folha, aqui: Em conversa gravada, em dezembro de 2009, o dono da Delta Construções S/A, Fernando Cavendish, […]

Gilson Rocha

Mas olha, se essa foto voltasse no tempo
lá pelo começo dos anos 90…
Alguém iria acreditar?
Depois dizem que o fim do mundo não está
próximo…
http://t.co/tFgeGY7b

zanuja

Esse áudio é antigo, é de 2010. Já circulou pela internet. Quem tá plantando notícia velha é um tal de Mino Pedrosa pseudo jornalista e assessor do criminoso Cachoeira. Tds os dias ele escreve la no portal brasil247 do Daniel Dantas e Leonardo Arthuch (é assim que se escreve?)

Wildner Arcanjo

Não sei não, mas as vezes acho que estão querendo transformar essa história em uma espécie de fla x flu, Palmeiras x Corinthians. Ou em algum daqueles vídeos norte-americanos da guerra do golfo onde caminhões voavam despedaçados por metralhadoras de helicópteros apache e achavamos tudo muito massa (ignoravamos um braço, perna, as vezes de crianças, no meio dos estilhaços). Bem, muitos destes vídeos inspiraram os jogos de PS2 e Xboxes da vida. A história é muito séria para se transformar em disputa futibolística, joguinho, ou quem rouba mais que quem. Só queremos seriedade na apuração dos fatos e, desta vez e enfim, punição para os envolvidos (quaisquer que sejam). Mas isso eu temo seja pedir demais…

Gustavo Pamplona

Vai outra realidade aí…

Vocês sabiam que o povo não está nem aí para estas denúncias? Afinal de contas… isto vai afetar o bolso do cidadão? Os cidadãos testemunham uma enorme briga de foice entre grupos políticos e a mídia mas no fundo sabem que são totalmente impotentes…

Corrupção? Desde que a humanidade existe sempre houve corrupção… todo nós nos corrompemos por algo… todos nós temos um "preço".

A maior parte dos brasileiros está interessada é no churrasquinho e no futebol de final de semana…

—-
Desde Jun/2007 tendo um preço e corrompendo cidadãos impotentes do "Vi o Mundo"! ;-)

Murdok

Eles tao fazendo o papel deles, nós vamos fazer o nosso. Vamos pra cima deles.

gilson

A verdade esta os verdadeiros culpados dessa ladroeira são os nossos próprios parlamentares independente de siglas partidárias. O nosso legislativo seja nos municípios,estado e areá federal são eles que fazem as leis para benefício próprios e de grupos ligado a esta corja de pilantras.

lulipe

Mais uma CPI que não vai dar em nada, se é que vai ser criada…Só os ingênuos ainda acreditam em CPI´s…

    Pedro Santos

    Mais um Tucano Demo se borrandode medoda Cpi que vempor ai (Aliás começa amanhã 17/04).
    A jiripoca vai piar.

Francisco

Eu não estou preocupado com que parte do corpo a Veja sai colada, minha única preocupação é em extirpa-la.

Que vá junto braço, perna, dedo ou cabeça.

A liberdade de imprensa assim o exige! Não teremos democracia no país com esta revista circulando.

Ponto final.

souza

o pig apoia a cpi para depois tumultuar.
basta na cpi usar as armas contra o pig.

Arau

Acordem!!

Quem está por trás disso é o sr. José Serra!!

Ele quer tirar o foco dele, e da CPI da Privataria Tucana, essa sim muito mais grave e importante.

A CPI do Cachoeira tem que ser instalada, óbvio, mas a do Serra e da sua curríola também.

Os tucanos dilapidaram o Brasil na época das privatizações. As pessoas não se dão conta: foram 100 bilhões de dólares arrecadados. Onde foi parar esse dinheiro???????????

Joe

Será por isso que o clã Stucket, não sai do planalto?? tipo capitania heredeitária….

Gilson Rocha

Como não vamos ler isso por aqui…
Ideli Salvati vai ter que explicar essa
história das lanchas em comissão de
ética da presidência.

    Gilson Rocha

    Aliás, esse ministério da pesca só serve
    para duas coisas…
    Arrecadar uma grana e ajeitar os companheiros.
    De útil, nada.

    Gilson Rocha

    Aliás, esse ministério da pesca
    serve pra que mesmo?

    Alberto Silva

    Não sabia que na net tinha eco…ah, deve ser por causa dO cachoeira, que falam tanto…

Gustavo Pamplona

Vai outra realidade aí…

Vocês sabiam que o povo não está nem aí para estas denúncias? Afinal de contas… isto vai afetar o bolso do cidadão? Os cidadãos testemunham uma enorme briga de foice entre grupos políticos e a mídia mas no fundo sabem que são totalmente impotentes…

Corrupção? Desde que a humanidade existe sempre houve corrupção… todo nós nos corrompemos por algo… todos nós temos um "preço".

A maior parte dos brasileiros está interessada mesmo é no churrasquinho e no futebol de final de semana…

—-
Desde Jun/2007 tendo um preço e corrompendo cidadãos impotentes do "Vi o Mundo"! ;-)

Carlos Ribeiro

CPI já, doa a quem doer.

    Willian

    No caso, a quem DOAR.

Marcelo

Gravação é ilegal e não faz parte do inquerito , o jornalista que fez essa gravação ilegal trabalhou para o bicheiro . Divulgou gravação ilegal , assumiu a autoria do crime e ainda assumiu que o fez a mando do bicheiro , pq o jornalista não está preso ?

Julio Silveira

As vezes fico me perguntando, será que essa luta deixou de ser politica para se tornar uma luta entre corruptos, para saber com quem fica o Butim? Se for logo saberemos, não saira CPI alguma.

    Pedro Santos

    O Blog do Azenha tá poluido de tantos TucanoDemos hoje!
    Azenha mande fazer uma assepsia aqui, senão!

    Luiz Carlos Azenha

    Julio, esta é a pergunta que muitos de nós fazemos…

Ceiça Araújo

Vamos, então ao abaixo-assinado, exigindo as CPIs, inclusive, da Pivataria Tucana. Será a força do povo que é bem maior (pelo menos, em número!) Gostaria de saber se isso é possível, caso os politiqueiros não queiram a CPI?

renato

Bravata.
Sadam pegou a espingarda e bravateou. Morreu.
Kadafi pôs o turbante e bravateou. Morreu.
Chaves, atiçou o Demo, vai não vai.( espero que não)
Serra pegou a espingarda, bravateou, se é que consegue. Perdeu a eleição.
Passe esta mensagem para mais 30 pessoas do PSDB, se não passar….

Willian

É só o PT ignorar os vazamentos e ir fundo na CPI. Vazamento de conversas não teriam importância nenhuma se o partido (e os aliados, como o Cabral no Rio) não tivesse o rabo preso. E se tem uma coisa no PT que nunca tá solta é o rabo.

    Gilson Rocha

    E tem algum partido nesse Brasil que
    não tem o rabo preso?
    É que o PT é diferente, lá é sempre por
    um bom motivo.
    Aí não vale, o resto é banditismo mas no
    PT é sempre para o bem.
    Só não descobri de quem…

Gustavo Pamplona

Vai outra realidade aí…

Vocês sabiam que o povo não está nem aí para estas denúncias? Afinal de contas… isto vai afetar o bolso do cidadão?

Os cidadãos testemunham uma enorme briga de foice entre grupos políticos e a mídia mas no fundo sabem que são totalmente impotentes…

Corrupção? Desde que a humanidade existe sempre houve corrupção… todo nós nos corrompemos por algo… todos nós temos um "preço".

A maior parte dos brasileiros está interessada é no churrasquinho e no futebol de final de semana…

—-
Desde Jun/2007 tendo um preço e corrompendo cidadãos impotentes do "Vi o Mundo"! ;-)

Gilson Rocha

Bom meu amigo, só sei dizer que a Delta
é a maior responsável pelas obras do PAC
que não sai do lugar.
A corrupção está entranhada nas instituições
públicas.
Sai governo entra governo federal, estadual e
municipal e nada muda.
Nenhum governo se preocupa em limpar a casa
quando se estabelece…

    renato

    CPI, serve para que? Pra limpar a casa, o páteo,o forro, o telhado, o piso, o jardim, a calçada….
    Só não azedem minha CPI, tô com tudo montado, cerveja, coca a cola, salgadinhos aqui da vizinha, linguicinha, truco na hora de recesso da CPI, vai ser uma festa, a torcida do Lula esta aqui em peso, a da Dilma também, na hora do Suplici falar, vai ser um Deus nos acuda. Mas vamos aguentar.
    Mas não melem nossa CPI, já investimos um bom dinheiro
    .Me ajuda aí.

    Pedro Santos

    Renato:
    Fique tranquilo, pois este pessoal estãose borrandode medode irem pra cadeia. O Cachoeira já está lá e não vai sair tãocedo ( a não ser que ele entregue todo mundo (comparsas).
    Renato: Podes Crêer, esta CPI vai dar o maior IBOPE. Eu não vou perder um só lance.
    Eu só quero fazer um apelo ao Marcos Maia: Não deixe o Suplicy participar da mesma, pois ele é Tucano assumido de S. Paulo. Em todas as CPIs ele fica só levantandoa bola para os TucanosDemos de S. Paulo Chutar.
    Marcos Maia,cuidado!

    Bonifa

    CPI sem o Suplicy não tem graça. Enquanto ele gagueja, quem está com a corda toda fica arrancando os cabelos da cabeça. É de matar de rir.

Cristiana Castro

Não devemos nos ater a qq gravações para não perdermos o foco. O foco é a instalação da CPMI doa a quem doer, atinja quem atingir. Ou a gente pega a mídia golpista, agora, ou continuaremos reféns, ad eternum. Não percamos o foco.

    Gilson Rocha

    Perder o foco, o que isso quer dizer?
    Ser partidário é uma droga, esse é o mal desse
    país.
    O dia que as pessoas pensarem no bem do país
    independente das cores, aí começa a melhorar.
    Aliás, o dia que as pessoas começarem a pensar
    diferente da maioria dos políticos, a coisa muda.

    jandui

    Não entendeu "perder o foco".

    Cristiano, acho que você vai ter que deenhar.

    Gilson Rocha

    Doa a quem doer…
    Se fosse numerar quantos petistas já
    disseram essa frase e nada aconteceu
    ia perder a conta.
    Claro que não são somente os petistas.
    Mas que tem poder agora são eles, então
    só não fazem se não quiserem ou não interessar…

    Pedro Santos

    Sãao Paulo é outro País e é comandado pela quadrilha dos TucanoDemos. Lá eles faz em o que dá na telha

    Cristiana Castro

    O mal de pessoas como vc é achar que qq cidadão que se manifeste, politicamente, é partidário ou é militante. Nâo quero ficar refém de crime organizado pq não sou covarde e não sou otária para trabalhar, pagar minhas contas e meus impostos e entregar tudo de mão beijada ao crime organizado que tomou conta do Estado. Banditismo não tem legenda, Gilson e, se vc acha adequado que os veiculos de comunicação do país fiquem nas mãos de bandidos, junte o seu pessoal e manifeste-se contra a instalação da CPMI.

    Pedro Santos

    Bem feito Cistina, apoiado, não vá na Conversa destes sabujos que ficam plantando notinhas nos Blog. Lugar de TucanoDemos é no Blog do TioRei.

    Gilson Rocha

    Não eu não acho.
    As denúncias e provas incriminam boa
    parte dos partidos.
    Por enquanto temos o DEM e o PT, mas por enquanto.
    O problema é que por aqui parece que o PT está fora
    das denúncias.
    Isso é interesse pelo Brasil?
    Veículos em mãos de bandidos?
    Pois bem, aos culpados a punição, simples assim.
    Não sou contra a CPMI, mas infelizmente temos um histórico
    de punição zero.
    Agora me encontrem alguém que está preso por ter sido descoberto
    em alguma CPMI, eu nunca vi.

    Gilson Rocha

    Veremos quem será punido realmente
    nesta CPMI.
    E realmente banditismo não tem legenda.
    E é isso que se vê na maioria dos comentários?
    Não, não é.

    Rodrigo Leme

    Foco = tudo que não é PT.

André

PS do Viomundo: Notem que o escândalo já não envolve Demóstenes Torres, nem o DEM. Já havíamos denunciado que isso ia acontecer, aqui.

Ué, mas não foi a própria Dilma e alguns petistas que desde ontem asseveram que é melhor não ter CPI?

    Marcelo

    Quem disse isso? A Goebbels?

    Gersier

    A Dilma disse? Quem disse isso a vc?
    E tem mais,todo mundo é a favor da CPI e se tiver algum oportunista afiliado ao PT envolvido,que seja punido também.
    Todos nós sabemos que o PIG é useiro e vezeiro de publicar o que nunca foi dito,como dito.
    Como dizo Ciro Gomes,"gostam de colocar palavras nas boca dos outros"

    Odarp Notielc

    Calma amigo ele é leitor de estadão , veja, folha e assiste todos os telejornai da globo, inclusive os canais fechados. É de fato uma pessoa muito bem informada. Por isso disse que a Dilma disse.

    Gilson Rocha

    O que quer dizer afiliado do PT?
    Quer dizer que se alguém do PT aparecer
    ganhado grana por fora é afiliado não petista?
    Boa essa

    RicardãoCarioca

    O Globo que disse que a Dilma disse. Ou seja, só acredita no O Globo quem quer. Só acreditaria se visse ou ouvisse a Dilma falando isso.

    André

    Se a Dilma noa disse, porque não vem à público, desmoraliza quem publicou o contrário e a CPI é instalada?

    Aliás, o que está faltando para a instalação dessa CPI?

    Pedro Santos

    Caramba como este pessoal tá com medoda CPI. Calma pessoal ainda vai começar amanhã. Vocês ainda tem tempo de suicidar, não passou da hora não. Tem esta noite inteira!

Deixe seu comentário

Leia também