Frente Povo sem Medo reúne 60 mil contra Cunha na Paulista

Tempo de leitura: 4 min

Cunha - protesto 1Cunha protesto - Jornalistas Livres  Cunha protesto 3 Jornalistas Livres 1 - Image-1Cunha protesto 5 - Roberto Parizott 5

Antes do início de caminhada, as duas faixas da Avenida Paulista, diante do Masp, foram tomadas por manifestantes que, depois, seguiram até o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Fotos: Jornalistas Livres. Organizadores estimaram em 60 mil os presentes ao ato que terminou no Monumento às Bandeiras; jornais falam em 600. Foto: Roberto Parizotti/CUT

SEM RETROCESSO

Frente Povo sem Medo faz manifestações contra Cunha e o ajuste

Alvo dos protesto é o presidente da Câmara. “Ele sozinho não teria força, mas ele representa o ataque a toda perspectiva civilizatória, aos direitos das mulheres e dos trabalhadores”, diz sindicalista

por Redação RBA publicado 08/11/2015 17:25, última modificação 08/11/2015 19:16

São Paulo – Diversas manifestações organizadas pela Frente Povo Sem Medo ocorreram neste domingo (8) em várias cidades do país. A frente reúne cerca de 30 organizações sociais e populares. Os manifestantes criticam o ajuste fiscal, falam em “fora Levy” e prometem reação caso programas sociais como o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida sofram ameaças de cortes durante a definição do orçamento para 2016.

As entidades argumentam que as conquistas sociais e os direitos alcançados nos últimos não podem retroceder e que o caminho para que o país enfrente a crise econômica é o estímulo ao crescimento. Os movimentos críticos à política econômica, rechaçam, porém as tentativas de golpe para interromper o mandato da presidenta Dilma Rousseff. “Contra a direita e por mais direitos” é um dos motes da frente.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, valorizou a criação da frente: “A Frente Povo Sem Medo é da CUT também. Estamos juntos do povo sem medo de lutar. Somos contra essa política econômica e queremos que Dilma governe para quem votou nela. Fora, Levy. Queremos uma política econômica desenvolvimentista”, discursou.

Cunha protesto 2  Roberto Parizotti - CUT

Vagner Freitas, da CUT: queremos que Dilma governe para quem votou nela. Foto: Roberto Parizotti/CUT

O principal alvo dos protestos, entretanto, é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com fortes evidências de ter praticado sonegação fiscal e evasão de divisas para contas na Suíça. Um dos “campeões” de votos no Rio de Janeiro, Cunha é tido com grande arrecadador de recursos empresariais para campanhas eleitorais – prática tida pela entidades como origem da corrupção política brasileira. Faixas e cartazes associando o deputado a corrupção e a projetos que representam retrocessos para direitos individuais e sociais – como o mais recente, que dificulta a assistência a mulheres vítimas de estupro – dominam os atos que pipocam pelo país afora.

Pela manhã, o protesto ocorreu em Brasília, com caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Em Uberlândia e Belo Horizonte, manifestantes lembraram, além de Cunha, da tragédia de Mariana. Alguns criticavam o governo de Fernando Pimentel (PT) por omissão. No Rio de Janeiro, dezenas de pessoas marcaram presença diante do condomínio onde mora Eduardo Cunha. Em São Paulo, o público se concentrou em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e caminhou em direção ao Parque do Ibirapuera.

“Eduardo Cunha é um bandido engravatado. Nossos companheiros vão ficar acampados em Brasília até que ele caia. É uma vergonha o Cunha ainda não estar preso”, disse o líder do MTST Guilherme Boulos.

Eduardo Cunha é a principal motivação dos protestos, segundo a professora e secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT, Janeslei Aparecida Albuquerque, pelo que a liderança do parlamentar representa de negativo para a política nacional. “O mote central é o ‘fora Cunha’ pelo que ele representa de escárnio à sociedade brasileira. O ataque a toda perspectiva civilizatória, ao direito das mulheres e ao direito do trabalhador”, diz.

Janeslei ressalta que o poder que Cunha representa hoje é maior do que o próprio parlamentar. “Ele sozinho não teria força, mas ele representa um grupo de deputados e grupos econômicos que têm propostas como redução da maioridade penal, revisão do Estatuto do Desarmamento. Estão propondo que a prática da violência seja legitimada e que as pessoas que são vítimas de violência, como as mulheres que são estupradas, sejam tratadas com suspeição, e que as crianças têm que ir para a cadeia, que políticas para a infância se resumem à prisão.”

Entre as entidades representadas na manifestação estão Juventude, Socialismo e Liberdade (Jsol), Rede Emancipa, Esquerda Marxista, MTST, UNE, UBES, CTB, União Brasileira de Mulheres, Unegro, Fora do Eixo, Movimento de Vilas, Bairros e Favelas (MLB), Intersindical, CUT, Juntos!, Círculo Palmarino, Brigadas Populares, Bloco de Resistência Socialista.

Leia também:

Aécio carregou Huck, Teixeira e Civita com tudo pago pelo contribuinte de Minas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sérgio

600 ou 60.000. Os dois são bons, mas melhor seriam com mais zeros. Aí ninguém segura mais o Cunha e a Dilma não terá mais como negar o que vem das ruas.

FrancoAtirador

.
.
SINF
.
Esperança e Mudança exigem Coragem diante do Óbvio:
.
A Prioridade imediata do País é salvar a Petrobrás e o Pré-Sal,
.
resgatar o Investimento em Infraestrutura e aprovar a CPMF.
.
Sem Isso, Nada Feito…
.
Por Saul Leblon, na Carta Maior
.
(http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Esperanca-e-mudanca-exigem-coragem-diante-do-obvio/34936)
.
.

Leo

Além da manifestação contra o ajuste fiscal e pela saída de Cunha, por que também não pediram a saída de Dilma, do Renan, a renúncia de Aécio Neves à vida política, a renúncia de Dias Toffoli, etc.?
.
Manifestação fake essa!

    abolicionista

    Que manifestação mais “fake”, não pergunta pro Leo qual deve ser a pauta antes de sair às ruas.

Urbano

É que as três ou quatro refeições mais substanciosas, os bandidos da oposição ao Brasil, juntamente com a sua claque windecente, há séculos e séculos que vêm subtraindo da mesa da grande maioria dos brasileiros.

FrancoAtirador

.
.
E a Rede Globo dando cobertura, ‘ao vivo’, ao Locaute de Empresas de Cargas,
.
com o propósito de derrubar a Presidente Eleita por 54 Milhões de Pessoas.
.
.

Cláudio

:
.:.
: * * * * 12:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: …
.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
.
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Romanelli

60 mil ??? ahhhhrrrrr vá !!!!
.
MEU PAI !!!!?????
.
Será possível que antes de partir eu conseguirei ver UM SÓ movimento político que prese pela ÉTICA, pela verdade, honestidade e transparência ..e que não fique moldando a realidade ao sabor dos seus interesses MESQUINHOS e vaidades ?!
.
em tempo ..alguém sabe me dizer se Ciro Gomes, com o passar do tempo – além do poder de análise e de síntese FANTÁSTICO que possui – alguém sabe me dizer se ele já ganhou um certo grau de equilíbrio emocional e de maturidade ?
.
se sim, que bom, ao menos uma esperança ..se não, então quem ?
.
https://www.youtube.com/watch?v=SJxMf_QUUNQ

    abolicionista

    Começando por você, senhor fascistinha. Sobre a alegação mentirosa da PM, um órgão oficial do Estado de São Paulo, você não dá nem um pio? Por quê? Medo de ficar mal com a chefia?
    .
    O PT que vá à merda, mas fascista como você é melhor voltar pro esgoto… a história não tem mais espaço pra gente com pensamento medieval, volte para as trevas.

    Romanelli

    caro abo..brinha
    .
    grato por nos expor seu espírito democrático, sua educação e zelo pelo debate franco e de respeito à opinião dum outro brasileiro
    .

    abolicionista

    Caro Romaninho, quem elogia ditadura, tortura e repressão não tem direito a exigir direitos democráticos. Seja coerente e volte para a leitura do seu Mein Kampf…

Fabio SP

Contei 6 milhões de pessoas ou umas 3 mil cabeças…

    abolicionista

    Ué, então a PM mentiu?
    .
    Pode um órgão oficial do governo de SP mentir?
    .
    Achei que à polícia militar de São Paulo não era permitido manipular números e emitir declarações mentirosas. Desculpe, estava enganado…

Julio Silveira

Quem contou seiscentos estava vendado. Rsrsrsrs. Quem contou tres mil curte Hot Dog (pão com salsicha yanke) Kkkkkkkkkk.

Vicente

600 pouco, 60 mil é demais… tinha umas 3 mil pessoas (com muito pão e mortadela). E só.

    abolicionista

    Vicente, você não tem vergonha na cara, filhote?

    Daniel

    Klaus, volta para o esgoto.

    Orivaldo Guimarães de Paula Filho

    Pode até ser que não chegue a 60.000 pessoas, mas tinha uma quantidade muito maior o que os 3.000 que vc diz e como eu estava lá e não vou a nenhum evento político por causa da compensação financeira ou alimentar e tinha várias outras pessoas que conheço nesta mesma condição, tenho certeza que vc está enganado. E, Fora Cunha! Contra a sonegação e o ajuste fiscal neoliberal!

Francisco

Dilma tem um projeto capaz de revolucionar a educação brasileira (mesmo com os cortes): creches para milhões.

As mulheres do Brasil NÃO abem da EXISTÊNCIA o programa.

E se soubessem dele, não saberiam que quem o impede de dar os resultados que poderia são prefeitos machistas e trogloditas que não vêem porque “desperdiçar” dinheiro com um eleitorado que “não faz diferença nas urnas”.

Gasolina de politico (no caso deputados e senadores da base governista) é VOTO.

Será que se Dilma fosse inteligente (infelizmente a situação é essa…) ela entenderia que há ai um movimento de rua capaz de remar a favor de suas politicas (e, talvez, de si)?

Que tal o PT virar PM (Partido das Mulheres)? Já há claros antecedentes! A própria Dilma, a bancada feminina da esquerda (a da direita é irrelevante), os programas sociais que valorizam a mulher…

A oportunidade está ai para quem sabe explora-la. Mais Maquiavel nesse angu, PT! “Virtu” e “Fortuna”!!!

FrancoAtirador

.
.
Se Dilma Vana compreender
.
que é Hora do Contra-Ataque,
.
a Esquerda virará esse Jogo!
.
.

    Julio Silveira

    Espera sentado, meu caro. Rsrsrsrs

    FrancoAtirador

    .
    .
    Espero Sentado,
    .
    mas não Calado.
    .
    .

abolicionista

O que se poderia esperar? Para ingressar na PM você precisa saber espancar, estuprar, matar, não precisa saber contar.

Deixe seu comentário

Leia também