Florence: PSDB veste a carapuça e troca apoio a governo Temer por arrocho na Previdência

Tempo de leitura: 4 min

Diante dos boatos de que o PSDB tramava um golpe contra Michel Temer, o partido soltou nesta segunda-feira (5/12) uma nota de esclarecimentos em que nega esse propósito.

Ao mesmo tempo, na nota, o PSDB manifestou seu apoio às medidas econômicas do governo Temer, que só têm levado à recessão e ao desemprego.

Tendo liderado o golpe contra a democracia que levou Temer à Presidência, agora o PSDB pressiona o governo para acelerar o desmonte do Estado de bem-estar social, com a retirada de direitos previdenciários, econômicos e trabalhistas, o golpe contra o povo.

A interpretação precisa do movimento do PSDB é o adiamento do seu golpe contra Temer, para aprofundar o golpe contra o povo. É, o PSDB, uma vez golpista, sempre golpista.

Brasília, 5 de dezembro de 2016

Afonso Florence (BA), líder da Bancada do PT na Câmara

*****

Governo golpista anuncia reforma da Previdência e confirma medidas nefasta à classe trabalhadora

Visivelmente constrangido, Temer disse que Congresso dará a palavra final

do site da CUT

“A CUT jamais irá aceitar que desiguais sejam tratados de forma igual, como pretende o governo do ilegítimo e golpista Michel Temer (PMDB-SP)”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas, sobre a reforma da Previdência anunciada nesta segunda-feira (5).

A  proposta dificulta o acesso à aposentadoria, elevando a idade mínima para 65 anos e aumentando o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos.

Para Vagner, a idade mínima é injusta com a classe trabalhadora, em especial com os que começam a trabalhar mais cedo e as mulheres, que vão ter de trabalhar e contribuir mais e ganhar menos, se também for aprovada a desvinculação dos aumentos reais do salário mínimo dos reajustes dos benefícios dos aposentados e pensionistas.

Segundo o presidente da CUT, “uma coisa é trabalhar até os 65 anos com bons salários, plano de saúde e ambiente saudável. Outra é a rotina de um trabalhador rural ou da construção civil, que ficam expostos ao sol, a condições de trabalho inadequadas, começam a trabalhar na adolescência. Essas pessoas não podem ser tratadas de forma igual ao filho de um médico, engenheiro ou advogado, por exemplo, que começam a trabalhar aos 24/25 anos ou mais, quando decidem fazer especialização e MBA”.

Encontro com Centrais Sindicais

O horário que o governo marcou para a reunião com as centrais (19h), que foi alterado diversas vezes e acabou confirmado para depois do anúncio das medidas que o governo fez para parlamentares e para a sociedade, demonstra que a atual gestão golpista não pretende ouvir a classe trabalhadora, sequer tem interesse no que representantes de milhões de trabalhadores e trabalhadoras têm a dizer.

Esse horário inviabilizou a participação de representantes da CUT.

Na última reunião de Direção Nacional da CUT, que está sendo realizada em Florianópolis/SC, os dirigentes vão debater as medidas e discutir estratégias de enfrentamento a essa reforma da Previdência prejudicial a toda a classe trabalhadora.

O texto, que deverá ser enviado ao Congresso nesta terça-feira (06), não foi debatido com os setores sociais da sociedade civil organizada.

Essa prática autoritária é a mesma adotada em relação às medidas econômicas e sociais anunciadas após a consolidação do golpe jurídico-parlamentar-midiático e vem recebendo amplo apoio do mercado e da mídia comercial.

Um exemplo disso foi a PEC 241/55, que congela os gastos com educação e saúde por 20 anos, que está tramitando no Senado.

Gaguejando e com a voz falhando diversas vezes, o anúncio aconteceu durante reunião com líderes da base aliada na Câmara e Senado no Palácio do Planalto, antes do encontro com as Centrais.

Na ocasião, Temer disse que o Congresso terá a responsabilidade de debater a pauta e dar a palavra final, e que técnicos do executivo falarão diretamente com representantes do legislativo.

Cabe lembrar que Temer se aposentou aos 55 anos de idade como procurador do estado de São Paulo, com um salário bruto mensal de R$ 30 mil.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) avaliou que a reforma proposta pelo executivo é decisiva para o futuro do Brasil, e afirmou que o processo de tramitação da Emenda Constitucional, que prevê a mudança da regras da Previdência, será tão rápido quanto o da PEC da Morte.

Maia garantiu que, na semana que vem, o texto será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com perspectiva de votar a emenda já no início de 2017.

Cartilha

Em outubro deste ano a CUT lançou cartilha didática e explicativa, em linguagem simples, que alerta sobre os verdadeiros motivos e riscos embutidos na proposta apresentada hoje.

O material, feito em conjunto com o Dieese, mostra dados e números que desmistificam o rombo anunciado.

Pesquisa CUT/VoxPopuli

De acordo com pesquisa encomendada pela CUT, 80% dos trabalhadores do campo e da cidade rejeitam a reforma do governo Temer de aumentar a idade mínima para 65 anos com, no mínimo, 25 anos de contribuição.

A proposta do governo ilegítimo vai prejudicar os trabalhadores mais pobres que começam a trabalhar mais cedo, conforme a CUT vem alertando.

Outros 15% concordam com o arrocho previdenciário, 4% nem concordam nem discordam e 2% não sabem, não têm opinião ou não responderam.

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada depois do resultado das eleições, entre os dias 9 e 13 de outubro.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas com idade superior a 16 anos no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, exceto Roraima.

Foram ouvidos todos os segmentos econômicos e demográficos em 116 municípios.

A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Leia também:

Caio Castor: Mulher toma cadeirada na Paulista por discordar de discurso sobre aborto


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

O PSDB consegue ser bem mais podre que o PMDB. É um partido que só tem compromisso com o grande capital, os tubarões. Vendilhões da pátria, ´têm compromisso primeiro com as grandes corporações multinacionais. O país e seu povo que se explodam.

FrancoAtirador

.
.
Defórma da Previdência do Fantoche MiShell Têmer

Fórmula 114 = 49 Anos de Contribuição + 65 de Idade

https://twitter.com/Bob_Fernandes/status/806166455888859136
.
.

FrancoAtirador

.
.
Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP)

Desmente Temer e Rede Globo: “Previdência Social Não é Deficitária”

https://youtu.be/cz6xBUkujD0
.
https://youtu.be/V8G5yZ2endw
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    06/12/2016
    SindisPrevRS
    .
    O Congresso Nacional recebe mais uma PEC = Projeto de Extorsão Compulsória,

    Subscrita pelo Satânico Doutor Tê, com a Chamada Reforma da Previdência Social.
    .
    Todo Mundo é Atingido,
    nas Senzalas, Lógico,
    com a Casa Grande
    sendo Preservada.

    Os Militares e Parlamentares ficarão de fora.

    Quem teme vaias
    muito mais temor tem dos generais
    e do parlamento, embora amestrado,
    unido pelos laços da patifaria.
    .
    Antes de começarmos a esmiuçar mais esse Pacote de Maldades,
    é bom lembrar que daqui a pouco milhares de beócios,
    funcionários públicos e privados, estarão nas ruas, defendendo isso,
    sem terem a menor idéia do que estão defendendo.
    .
    Vamos lá:
    .
    1) Mudam os cálculos dos benefícios, que passam a ser 51% da média das contribuições mais 1% por ano adicional de contribuição, o que quer dizer que para alguém se aposentar aos 65 anos de idade com salário integral, terá que ter começado a trabalhar com 16 anos, e se manter empregado sem interrupção (desempregou, tem que trabalhar o tempo que ficou desempregado, depois dos 65 anos de idade, ou o valor da aposentadoria cai);
    .
    2) A aposentadoria compulsória, para todos os servidores públicos, sobe de 70 para 75 anos de idade, mantendo a atual casta, principalmente de juízes, no poder por mais tempo;
    .
    3) A contribuição dos servidores públicos para a Previdência (desconto previdenciário) sobe de 11 para 14% do salário bruto, estendido para os três níveis: federal, estadual e municipal;
    .
    4) O valor das pensões cai para 50%, com mais um acréscimo de 10% para cada dependente, até o limite de cinco dependentes;
    .
    5) Os trabalhadores rurais passam a ficar obrigados a contribuir com a Previdência Social, acabando o sistema anterior, quando bastava os velhinhos comprovarem que foram agricultores a vida toda;
    .
    6) As regras para as aposentadorias especiais, de trabalhadores que têm atividades com risco de vida ou trabalha com agentes nocivos à saúde, e que se aposentam com menos tempo de serviço, também serão alteradas, dilatando-se o tempo de trabalho antes da aposentadoria, com idade mínima (agora não há idade mínima);
    .
    7) Terminam os acúmulos de benefícios. Assim, uma velhinha que trabalhou a vida toda e está aposentada, em caso de viuvez não receberá mais a pensão deixada pelo marido, ou fará a opção por um dos rendimentos (pensão ou aposentadoria);
    .
    8) Os benefícios concedidos a idosos e deficientes mentais e físicos (LOAS) serão desvinculados do salário mínimo, sofrendo reajustes abaixo da inflação, de maneira a perderem o valor gradativamente, até sumirem;
    .
    9) Terminam os regimes especiais, com as mulheres, que se aposentavam com menos cinco anos de trabalho que os homens, passando a se aposentar também aos 65 anos de idade, no mínimo, o mesmo valendo para os professores e professoras.
    .
    A PEC não fala nada de majoração nas alíquotas previdenciárias das empresas
    e muito menos na cobrança de bilhões de reais, de contribuições em atraso, não recolhidas,
    e a barbaridade maior ficará por conta
    da ampliação de receitas tributárias
    que o presidente, os governadores e prefeitos
    poderão dar como garantia de antecipação de recursos,
    alienando os cofres públicos à administração do Sistema Financeiro,
    com cada governante entregando aos Bancos a arrecadação [futura]
    dos governantes que virão depois, numa bola de neve sem fim.

    Logo o Itaú será o Administrador da Tesouraria de um Estado;
    o Bradesco, de outro; o Santander, de outro…

    http://www.sindisprevrs.org.br/noticias/detalhe/id/2422
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Com Afastamento de Renan,
Deputado Waldir Maranhão
é o Presidente do Congresso.

Conforme Está Previsto no Regimento Interno,
caso o Presidente do Senado Federal se Afaste,
o 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados
Assume a Presidência do Congresso Nacional.

http://www.atual7.com/noticias/politica/2016/12/com-afastamento-de-renan-waldir-maranhao-se-torna-presidente-do-congresso/
.
.

Deixe seu comentário

Leia também