Fernando Ferro: A Voz do Brasil como patrimônio cultural brasileiro

Tempo de leitura: 2 min

da Liderança do PT na Câmara, via assessoria de imprensa

por Benildes Rodrigues

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), vice-líder da bancada do PT, protocolou na Mesa da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3), uma proposição que solicita ao Poder Executivo, por meio do Ministério da Cultura, a inclusão do programa A Voz do Brasil como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“A Voz do Brasil é uma radiografia da história da República. É um programa que  tem um acervo político e cultural importante. A nossa indicação é para que o ministério da Cultura se aproprie, consolide e dê estatuto de Patrimônio Imaterial da memória do Brasil a esse programa”, afirmou Fernando Ferro.

O parlamentar lembrou que a Voz do Brasil faz parte de um espaço de divulgação das ações do Congresso Nacional, do Executivo e do Judiciário e é um programa já incorporado ao cotidiano de milhões de brasileiros em todas as regiões do País. “É um programa que cumpre um papel social e político de extrema importância”, ressaltou.

Flexibilização

O deputado petista criticou a proposta em análise  na Câmara, que propõe a flexibilização do horário da Voz do Brasil. De acordo com Ferro, o projeto representa “uma ofensiva de setores privados da mídia que querem se apropriar desse espaço e, que, no limite, querem extinguir a Voz do Brasil”.

Na avaliação do vice-líder da bancada do PT, o programa é um dos poucos espaços em que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário têm para prestar contas à população. Ferro disse ainda que o programa  “alimenta” parcela do povo brasileiro com informações normalmente desprezadas pela midia comercial e, ao mesmo tempo, orienta a população sobre os direitos dela e contribui para o seu posicionamento político.

Concessão

De acordo com Fernando Ferro, os canais de rádio e televisão são concessões públicas e, por isso, “não se pode abrir mão” do direito de informar a população. Ainda segundo Ferro, o Brasil está vivendo um processo de apropriação de um espaço de visibilidade de ação de interesse público. “É a privatização da informação e da notícia do Brasil por interesses políticos e ideológicos dos agentes que, hoje, controlam a mídia no País”, criticou o petista.

Leia também:

Beto Almeida e Chico Sant’Anna: Uma regulamentação a favor do povo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

STF: Cumprir horário da Voz do Brasil é obrigatório « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Fernando Ferro: A Voz do Brasil como patrimônio cultural do povo brasileiro […]

Angela

Quero ter a opção de escutar ou nao a Voz do Brasil.
Que democracia é esta em que as 19:00 não temos escolha???

olivier kienast filho

se acabar com a voz do Brasil, como e de que maneira vou receber as informações corretas dos poderes, o que está para acontecer é golpe contra as informações. Moro na cidade do Recife-Pe, nasci na cidade de Itajaí-SC, Aprendi a escutar a voz do Brasil com meu avó Edmundo Kienast nascido na cidade de São Borja RS amigão de infância em diante do então fundador da rádio a Voz do Brasil Getúlio Vargas. é golpe mesmo, dentre os muitos que já foram feitos. Um abraço.

A Voz do Brasil como patrimônio cultural brasileiro « novobloglimpinhoecheiroso

[…] Lido no Vi o mundo […]

Eudes Hermano Travassos

É um absurdo este foto, não só porque mosrtra o poder de intromissão da mídia frente os poderes públicos, mas porque revela a imagem do nosso congresso ajoelhado diante dos interesses comerciais do PIG.
A Hora do Brasil é o único meio que o brasileiro que mora lá dentro dos meios das brenhas rurais tem como saber o que se passa no congresso nacional e quais as medidas do executivo e o judiciário, se brincar , eles tão sabendo muito , mas muito mais que nós que vivemos sobre intenso bombardeio de informações.

barreto

O HB é na verdade o único programa de rádio que é 100% verdadeiro, pois fiscalizado por todos e principalmente pela mídia raivosa. A agenda do governo, do judiciário e legislativo deve fazer parte do cotidiano das pessoas, nós precisamos nos politizar, saber o que está acontecendo, quais as ações do governo, o que está acontecendo da CF e no PJ. Quem não quiser ouvir que desligue o rádio.
Alíás, sou de opinião que deve ser criada um HB nas TVs abertas também já que são concessões públicas, de 15 min para cada poder, alternadamente, todos os dias. Seria uma forma até de contrapor a proposta do PL. E tome ferro!

Roberto Locatelli

A Voz do Brasil foi instituída por Getúlio Vargas como uma tentativa de se contrapor ao PIG, que tramava sua queda. Era o “outro lado” que os meios de comunicação não apresentavam.

Que tal voltarmos às origens e utilizarmos a Voz do Brasil para apresentar o outro lado, de uma forma compreensível para a população?

    Willian

    Se era o outro lado, não era isenta.

    Roberto Locatelli

    Sim, filho, a mídia golpista nunca foi isenta. Assim, o governo tinha que se defender, mostrando sua opinião, suas realizações e sua política.

    MARCELO

    Não tenho CD,nem internet em casa,seu Roberto.Quero ouvir meu rádio.

Teo Ponciano

Eu ouço a Voz do Brasil sempre que posso. Escuto tambem a CBN, com resalvas.
Música só escuto pela internet a mais de 7 anos.

Quem não gosta da Voz do Brasil deveria aproveitar este horário e ir brincar com seu filho ou bater uma saudável conversa com aquele velho amigo.
Teria as outras 23 horas do dia para se deliciar com a programação Jaba e outros quetais das rádios.

    MARCELO

    No Brasil,é assim,enquanto a direita é a favor da pena de morte,a
    esquerda é a favor de coisas como A Voz Jurássica e Dinossáurica do
    Brasil.E eu tenho o direito de ouvir musica as 7 da noite,sim!

    Roberto Locatelli

    Basta desligar o rádio e colocar um CD. Ou ouvir rádio de música da internet.
    Seu direito de desligar o rádio é sagrado.

RicardãoCarioca

As rádios, que são concessões públicas, tem 23h por dia para transmitir o que querem, incluindo lixo ora alienador, ora golpista, ora mentiroso, ora informativo, ora agradável, etc. Uma horinha por dia não é nada e assegura o acesso à informacão de qualidade, apurada e irretratável à toda a populacão do Brasil.

Na era dos MP3’s players enfiados em quase todos os dispositivos, ninguém fica obrigado a ouvir a Voz do Brasil se não quiser. Esta, muitas vezes, é um refresco informativo em meio a tanto lixo midiático.

Fora que, aquela abertura musical, aquele tom formal-moderno dos apresentadores,… é histórico! Me faz lembrar de várias épocas da minha vida, em especial da infância, quando meu avô e meu pai, durante e após a Voz do Brasil, conversavam muito sobre os assuntos irradiados até na hora de irem dormir, enquanto eu ficava brincando com o meu irmão e irmã no quintal sem, no entanto, deixar de prestar a atencão em todas aquelas conversas de adulto. Sou um cidadão consciente muito devido àquelas experiências. Bons tempos.

Rodrigo Leme

Criado por um ditador, rebatizado por outro, essa é a Voz / Hora do Brasil, instrumento de propaganda no sentido mais Goebbels da palavra. Acho que o petismo tá deixando o maufismo subir a cabeça…

    MARCELO

    Dizem que o Jornal Nacional foi inspirado na Voz do Brasil nos tempos
    da “redentora”(?).Se bobear,o deputadinho do PT vai querer que as
    “Mulheres Ricas”,o “BBB” e o Faustão virem patrimônios culturais…..

Werner Piana@SAGGIO_2

os representantes “democráticos” da radio Itatiaia BHZ, um vereador e outro deputado estadual vivem propugnando e latindo contra a “Voz do Brasil”, se referem a ela como resquicio autoritario…
Bem, de autoritarismo esta radio, cujo dono é presidente atual da ABERT, entende disto, haja vista o AMPLO espaço por ela dedicado aos DEMOtucanos e seus penduricalhos contra um minimo espaço dado ao PT e demais forças populares.

A “Voz do Brasil” é o ÚNICO noticiario DEMOCRATICO do radio/tv brasileiros. Nela TODOS tem voz, inclusive o executivo. Aliás, deveria SIM haver uma Voz do Brasil na TV, em cadeia nacional, no mesmo horario, de pelo menos meia hora de duração.

Única forma, nos dias que correm, de haver vozes outras que as de botox Dias e assemelhados que são os queridinhos da #MidiaBandida…

    Roberto Locatelli

    Excelente ideia de colocar a Voz do Brasil na TV, Werner. Afinal, as TVs abertas, assim como as emissoras de rádio, são concessões públicas.

    Paulo Ribeiro

    A Voz do Brasil deveria ser obrigatória em escolas e faculdades. É uma forma de prática de cidadania.

Yarus

Fora de pauta.

O ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira diz: “Não houve o mensalão”

O ex-procurador-geral da República Aris tides Junqueira diz ao Jornal Opção que o mensalão, escândalo detonado por Roberto Jefferson (PTB-RJ) que abalou a república petista em 2005, não existiu. “Não pode haver mensalão, já que não há repetição mensal de pagamento. Se houve um ou outro pagamento eles não foram contínuos durante meses”, afirma.

Após criticar o Ministério Público Federal, ele frisa que não houve desvio de recursos públicos para bolsos privados nem para abastecer os cofres petistas e de legendas aliadas. “A denúncia também não consegue provar isso. Não demonstrou nada disso…”
http://asintoniafina.blogspot.com.br/2012/07/o-ex-procurador-geral-da-republica.html#!/

rodrigo prado

Eu ouço diariamente a Voz do Brasil.
É a única rádio que noticia a agenda positiva do Governo.
O duro é aguentar Arnaldo Jabor falando que o Metro de SP não foi para frente porque o Lula não liberou verba no Governo dele. Ouvi isso hoje!
Há quanto tempo o Lula não é mais presidente? Há quanto tempo o Governo Estadual é dos Tucanos?
Dou meu maior apoio a Voz do Brasil.

    Roberto Locatelli

    Essa mentira que o Alckmin disse é repetida pelos cães amestrados do PIG, como o Jabor.

    Na verdade, o Governo Federal já entrou com mais de R$ 1 bilhão para a expansão do Metrô de São Paulo.

    A Dilma deveria desmentir Alckmin em cadeia de rádio e TV.

Renato

Quem criou a voz do Brasil? Getúlio Vargas, aquele gaúcho que mesmo derrotado para eleições presidenciais não deixou o eleito assumir a presidência?
Então sou a favor do fim da voz do Brasil. Onde está o meu direito de não escutar propaganda petista de governo?

    Roberto Locatelli

    A Voz do Brasil inclui notícias dos 3 Poderes, não só do Poder Executivo.

    E o seu direito de não ouvir a Voz do Brasil é sagrado. Basta desligar o rádio e ir assistir BBB.

    Mário SF Alves

    E por falar em BBB, você ficou sabendo do NaMoral, do Bial? É o seguinte: numa entrevista para uma determinada revista editada por um desses muitos PIG locais, mereceu destaque uma resposta dada por ele e que parece um verdadeiro paradigma da ideologia dominante pós-moderna. Disse ele: “O divertido é ficar entre a tese e a antítese”. Exercitar a frase do Scott Fitzgerald: “o teste de uma inteligência de primeira categoria é a capacidade de manter duas ideias opostas e manter a mente funcionando”. E, conclui: “é o que estou pensando para o programa. As ideias terão que se aturar.”
    Bom, independentemente do que esteja sendo pensado para o dito programa, e da honestidade demonstrada ao admitir em letras garrafais que se submete às leis do mercado, o legal nessa entrevista é a invenção da dialética capada, da dialética em cima do muro, a agora famosa dialética tucana.
    Não sei por que, mas, depois de ler essa entrevista, pareceu-me inevitável estabelecer uma certa analogia entre os profissionais Bial e L. C. Azenha. Um com sua dialética capada, tocando BBBs no Brasil segundo as leis do mercado; o outro lutando para que verdadeira dialética se estabeleça na cabeça de todos nós.
    É isso. E assim caminha a humanidade. Ali, na Central PIG de Entretenimentos, Diversões e Congêneres, só mesmo capando a dialética.

    MARCELO

    O BBB só é exibido nas férias de verão.Me respeite,seu Roberto,eu
    odeio BBB.

Paciente

Tem meu total apoio essa proposta do deputado.
HB É O UNICO PROGRAMA DE RADIO QUE TEM 100% DE CREDIBILIDADE.
Meu pai ouvia e eu ouço sempre que posso.
Só nesse programa o povo pode saber com segurança, tudo que acontece no governo sem nenhuma opinião do jornalista, só com a verde nua e crua da realidade.
Parabens ao deputado Fernando FERRO PELA INICIATIVA.

    Willian

    100% de credibilidade? Cara, poderia deixar por 95,65%?

Sérgio

O lamentável é ouvir quase todos os dias a JovemPan martelar nossa cabeça pelo fim da Voz do Brasil.

É muita desfaçatez.

Deixe seu comentário

Leia também