Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato?

Tempo de leitura: 2 min

por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Quem diz que está investigando a origem do boato sobre o fim do Bolsa-Família deveria começar por aqueles que se beneficiam de mentiras assim.

Há mais de três dias espalharam a falsa notícia de que iriam acabar com o Bolsa-Família, que se espalhou, sobretudo, nos estados do Nordeste e provocou uma corrida aos terminais da Caixa Econômica e, em alguns lugares, até mesmo quebra-quebras.

Nenhum jornal deu-se ao trabalho de perguntar aos que correram aos caixas automáticos como soube da notícia falsa. Ou publicam que ‘as pessoas têm medo de falar” como souberam da “notícia”. Centenas de pessoas? Milhares de pessoas? Acabaram de inventar o segredo de multidão….Ao que parece, a Polícia Federal, até agora, também não perguntou.Nem se tem notícia de que a Caixa tenha sido procurada pelos jornais para saber em que lugar começou o movimento anormal de saques, primeira providência para localizar os autores do atentado.O nosso “jornalismo investigativo”, quando se trata de investigar o que fazem a direita e os poderosos, prefere dar mais destaque às declarações ridículas dos tucanos de que isso é para atingi-los.A tucanagem tem tradição neste tipo de golpe baixo. Este Tijolaço, há três anos, mostrou como havia sites (como o petralhas.com.br) preparados para o uso em difamações pelos dirigentes do PSDB.Coincidentemente, no mesmo dia dos boatos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu que o partido tratasse o povo “com carinho” (leia aqui) e Aécio Neves afirmava que “o Bolsa-Família é hoje um projeto incorporado, enraizado na paisagem econômica e social e será mantido”.

O que os tucanos – e as elites brasileiras – pensam do Bolsa-Família foi dito de forma claríssima pelo senador (e quase-vice de José Serra) Álvaro Dias e pode ser assistido por qualquer um: as pessoas não querem trabalhar para não perder o Bolsa-Família.

Mas os jornais trazem o mesmíssimo senador acaju vociferando contra a “armação” governista de insinuar que a tucanagem é contra o programa.

Isso não quer dizer que o PSDB tenha disseminado a mentira do sábado. Mas, certamente, o faz beneficiário do “Bolsa-Boato”.

Desde muito antes de Ághata Christie escrever seu primeiro romance, a primeira pergunta que se faz é: a quem este crime beneficia?

Como aconteceu de outras vezes, a presidenta reagiu com firmeza e mandou apurar tudo.

Mas não é improvável que se faça corpo mole na apuração, porque tem gente que acha que, sendo mansinho, vai ganhar o título de “bom menino” da mídia.

Que, por sua vez, não quer saber de “malfeito de direita”.

Não é notícia.

Leia também:

Direita caça votos da classe média atacando o Bolsa Família?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Caixa: "Não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato? […]

Lando Carlos

O que devemos nos perguntar é porquê esse tipo de acontecimento ocorre sem qualquer receio por parte de quem o cometeu ? A impunidade é a maior responsável por essas e outras ações dessa natureza. Quando o Poder Judiciário não desempenha ou cumpre seu papel constitucional, que é o de garantir o cumprimento das leis e a efetiva punição aos que cometem crimes, não importando quem ou qual crime se cometeu, se permite vários tipos de atividades ilícitas. É necessário discutir uma maneira de fazer o Sistema Judiciário funcionar, não é admissível que em pleno século 21 o Brasil continue punindo apenas ladrões de galinha, pretos, pobres e prostitutas. Quando se consegue descobrir o autor desse tipo de atividade, não se consegue puni-lo; um advogado o soltará e fará que o processo tenha duração de anos sem que se dê decisão. A Constituição determina que todo cidadão é igual perante a lei. Mas a realidade de nosso Sistema Judiciário mostra e efetiva exatamente o contrário, incentivando que qualquer um que tenha condições economicas, políticas, de constrangimento e outras, possam praticar atividades fora da lei e viver como bandidos de forma permanente. Essa é a discussão a ser travada num País em que se ouve tanto falar em segurança jurídica, segurança jurídica é garantia legal e legitima para toda a sociedade. Fora disso é discriminação positiva para bandidos.

Em Porto Alegre, manifestantes vão às ruas contra corte de árvores – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato? […]

sergio ribeiro

Muito se insinua no texto, mas porque a mídia séria, principalmente internauta, não descobriu ainda quem foi? Não é difícil que seja um desses dementes de extrema direita que só fazem barulho na internet e na vida pessoal são um zero à esquerda.

    Fabio Passos

    Muito bom. rs
    Eles merecem.

Fabio Passos

A “elite” branca e rica sempre criticou o bolsa familia e nao ha duvida que deseja atirar milhoes de brasileiros na fome!

Isto e so o comeco.
psdb-PiG estao desesperados com a clara perspectiva de derrota… e vao espalhar sua imundice e golpes baixos durante toda a campanha.

Corday

O Cardozo não vai mover uma palha para descobrir porque sabe que veio de dentro do Governo…

Pesquisa revela: Bolsa Família teve impacto na queda da mortalidade infantil – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato? […]

Maximilien Arveláiz: O que a oposição na Venezuela quer – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato? […]

Vlad

Quem começou isso eu não sei.
Mas quem ganha é de se refletir.
Acho que quem ganha é a Dilma, pela repetição ad nauseam de que não vai acabar com o programa e que os boateiros são pessoas más; criminosos.
Mas, falando sério…sabem quanto custa uma calça para uma jovem de dezesseis anos? hahaha
Cría cuervos…consumistas.
Agora vão ter que aumentar o valor da mixaria.

    Bonifa

    Custa exatamente doze reais na feira de Campina Grande. Jeans excelente.

Everaldo

Que falta estava fazendo o brizolinha!!!!!!!!!!!!!!!!

De Paula

O que êles mais temem são duas condicionantes do Programa: A obrigatoriedade das familias assistidas comprovarem que seus filhos menores de dois anos estejam vacinados e aqueles em idade escolar estejam matriculados e frequentam uma escola no respectivo município. É inclusão demais para o gosto das elites tucanas.

Mardones

A PF do Cardozo Dantas não vai mover uma palha para fazer uma investigação mínima! Ele é um tucano infiltrado no PT. Ou melhor, mais um.

Willian

Não sei quem ganha, mas sei quem está surfando na história.

    augusto2

    wilian dos nossos sonhos, na mosca!
    Temos pratica.
    Ja fizemos isso antes.
    Os inventores boateiros de que uma pedra, um pesado rolo de fita na careca do Serra nao sabiam o que haveria depois.
    É que a gente pensa em tudo.

    Willian

    Onde uns vêem crise, outros vêem oportunidade.

Wladimir

A mídia oligárquica e a elite decadente e as agremiações políticas que as representam continuam golpistas como sempre, batem carteira e gritam com a maior “cara de pau”: – pega ladrão…!”

augusto2

corday, nao creio e discordo nisso ai.
Nao tem logica, a conclusao nao sta nas premissas.
O discurso saiu ruim e nao estava prontinho. se se deixar de rebuscar a causa, ocorreu a necessidade de o governo falar alguma coisa, exatamente “para nao sair tao mal na foto”.
E quanto ao montante disponivel é uma questao de rotina de operaçao, existe ou nao existe, coisa que se pode checar na Caixa.

Cunha

Gostei da charge. Todos pensamos a mesma coisa.

Corday

Quem já tinha o dinheiro separadinho para a “corrida aos bancos” e já veio com o discurso prontinho logo em seguida para sair “bem na foto”?!?!?

Jose Mario HRP

Beleza ! O Brizola voltou, e com seu blog um bom bodado de bons posts.
Pondo os pingos no is!
Bolsa boato, bolinha de papel, caguetagem sordida do Marcos Valério e nem assim eles derrubam o Lula e a Dilma!

Luiz

Tomara que o governo não faça corpo-mole e realmente caia em cima de quem plantou esse boato sobre o Bolsa Família. Isso foi muito grave.

Luís Carlos

O Bolsa Família tira o sono do PSDB e de toda oposição há 10 anos. Vários coronéis políticos foram derrotados graças ao Bolsa Família que libertou milhões de pessoas do jugo politiqueiro e do garrote econômico que estrangulava população miserável em nosso país, trocando cestas básicas em período eleitoral por votos. O que Álvaro Dias e outros sempre temeram é autonomização do povo, a possibilidade do povo sonhar e realizar, materializar seus sonhos, libertando-se das correntes da Casa Grande. O Bolsa Família contribuiu fortemente para isso, com alguns já tendo superado o próprio Bolsa Família e galgado novos degraus na ascenção social. O que fora impedido à milhões de famílias por gerações e gerações foi alcançado em 10 anos de Bolsa Família, e outros projetos importantes como o Luz Pra Todos, PROUNI, etc.
Quem disseminou a mentira eu não sei, mas quem ganha com ela e o desespero do povo, todos sabemos: os adversários de sempre do Bolsa Família.

João Paulo

Na própria Globo foi citado algumas maneiras que esse boato foi disseminado. “Nenhum jornal deu-se ao trabalho de perguntar aos que correram aos caixas automáticos como soube da notícia falsa.”

Por favor, se informe melhor antes de colocar essas afirmações mirabolantes.

Alguns telefonemas avisando sobre o bolsa família em áreas estratégicas foram o suficiente para essa desordem.

Francisco

Dilma mandou investigar?

Ela manda investigar tanta coisa…

A direita morre de meda…

Alemao

Quando o PT espalhou o boato em 2006 e 2010 que o PSDB iria acabar com a bolsa, foi desumano?

    Paulo Figueira

    Dizer que o PSDB deseja o fim do Bolsa Família não é boato é fato, há diversas manifestações de líderes tucanos se referindo ao programa como bolsa esmola, assistencialismo barato e outros adjetivos pejorativos, porém nas campanhas eleitorais lhes falta coragem de assumir.

Alemao

“O boato do fim da Bolsa Família, por estas armadilhas do destino, ocorreu exatamente no momento em que a convenção tucana lançava Aécio Neves (PSDB-MG) como candidato à presidência em 2014. Também aconteceu, casualmente, na véspera de uma segunda-feira em que a presidente Dilma estaria encontrando o seu outro adversário em 2014, Eduardo Campos (PSB-PE), no seu estado, em compromisso oficial. Além disso, para completar toda esta fatalidade, os boatos se espalharam justamente no Nordeste, maior reduto eleitoral do governador de Pernambuco, mas também a região que garantiu as vitórias de Lula e Dilma, nas últimas três eleições. Ainda bem que a Caixa Econômica Federal estava de plantão no domingo para a complexa operação de liberar todos os saques e ainda manter os caixas abastecidos, impedindo uma tragédia. Ainda bem que a presidente, lá de cima do palanque, desmentiu tudo com veemência, chamando de criminosos os responsáveis (ainda não encontrados, assim como os aloprados) pela falsa notícia. Ainda bem que a Dilma teve a bênção divina de estar lá, no Nordeste, seu maior reduto eleitoral e maior usuário do benefício, para desmentir tudo e reafirmar que a Bolsa Família jamais acabará, que tudo não passou de um “boato falso”. Porque só faltava algum oposicionista maldoso, conforme suspeitas da Maria do Rosário, diante de tantas casualidades, cometer a injustiça de pensar que o PT pudesse estar por trás de tudo. Logo o PT, um partido tão sério e que nunca espalhou um boato nesse país.”

Do blog do Coronel

Gerson Carneiro

Enquanto a Dilma ficar nessa de “preferir ouvir o barulho da democracia” vai ser sistematicamente sacaneada.

Está mais do que provado que o governo Dilma alimenta seus sabotadores, sendo vários dos seus ministros os próprios tratadores das feras.

Vem aí a Copa do Mundo. Bem ali na véspera das Eleições. Tenho certeza que haverá sabotagens.

    Willian

    Qualquer problema na Copa, Gérson já sabe quem culpar.

    Tremenda de uma vacina.

    Assim como a maioria por aqui, eu também acho o Gérson muito engraçado.

lulipe

Isso é deve ser coisa da CIA…

Girolando Mathias

Nada é tão ruim que o PT não possa piorar.

    Luiz

    Entre o PT/Base Aliada e o Demotucanato, ainda prefiro a primeira opção.

    O problema dos tucanos é que eles não conseguem mudar o modelo mental baseado no pensamento de que “o miserável que se vire”. Para esse Partido, o problema dos miseráveis do Brasil é apenas “um detalhe”, “inevitável”, “faz parte do capitalismo”.

    Ruim com o PT/PMDB/demais, pior com o demotucanato baba-ovo do hemisfério norte (que aliás, anda ruim das pernas).

Paulo ETV

por favor,vamos começar a raciocionar com a contra-informação ,que quem tem o domínio do fato é o Serra e todo o grupo de apoio ,incluindo pessoas do governo americano e outros.

vamos investigar!

Tem uma coisa chamada Canvas que faz golpe em qualquer lugar!

É uma ação planejada sim e o PSDB está nessa até o pescoço,vamos deixar o nosso amadorismo de lado e vamos a luta!

Deixe seu comentário

Leia também