Tijolaço: Nada mudou, mas Datafolha acena com “empate”

Tempo de leitura: 2 min

 

datanova

 

por Fernando Brito, no Tijolaço

A pesquisa  Datafolha, feita em cima da frustração da derrota esportiva da derrota brasileira (em campo) na Copa, não mostra mudança alguma.

A variação de Dilma, dentro da margem de erro,  não surpreende.

Aécio nem varia.

E Campos varia para baixo, para ainda menos do que tem.

A pesquisa revela o que todos já sabem.

Que a eleição é plebiscitária.

Ou  Dilma ou Aécio, personagens.

Ou Lula ou FHC, símbolos.

Nada de novo.

Como poderiam dizer que, por um voto, Dilma poderia vencer já no primeiro turno, poque a soma de todos os outros candidatos apenas iguala os 36% que somariam todos os outros candidatos, com todos os arredondamentos que lhes deram “1%”.

Nas duas pesquisas anteriores, os adversários, somados, ultrapassavam as intenções de voto de Dilma no primeiro turno.

É muito mais possível que a eleição se defina no primeiro turno do que seja acirrada no segundo, como jamais foi no Brasil.

Mas, de toda forma é curioso que  Aécio some os votos de todos os outros candidatos (inclusive os do PSTU, do PCB, do PSol) no segundo turno e ainda mais um pouco dos indecisos, dobrando sua votação de 20% que  e Dilma some apenas míseros oito por cento.

Nada mudou, mesmo, nesta pesquisa, nem a “torcida” dos institutos de pesquisa.

O desejo da oposição continua não sendo o de ganhar a eleição, mas o de levá-la ao segundo turno.

Onde conta com um clima de rejeição que a viabilize.

Já que pouca, pouquíssima gente, escolhe Aécio por opção.

Porque o que ele é, já foi, é passado.

Veja também:

Lula: Financiamento público é a forma mais honesta de não permitir que empresários influenciem nas eleições


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

hamiltonlucio

Eu pergunto para colegas que voces vota ninguém vota no aecio neves ele vai perder para dilma e eduardo pastor everaldo .

Caracol

Vejam como eles tratam o eleitor (e leitor) como se fossem todos umas antas:
As manchetes omitem o principal: A pesquisa do datafolha chegou ao seguinte para o segundo turno: Dilma 44% e Aécio 40%. Isso é o que eles dizem. Pois bem, assumindo esses números como sendo verdadeiros, a margem de 2% para “empate técnico” em 44% é 0,88 pontos para mais ou para menos. A margem de 2% para “empate técnico” em 40% é 0,8 pontos para mais ou para menos. ONDE ESTÁ O EMPATE TÉCNICO, SUAS MULAS? Pois se 40 mais 0,8 não chega a 41, e 44 menos 0,88 não cai nem a 43?
Meu Deus do céu! Os caras acham que todos são burros? Ou será que além de desonestos, mentirosos e salafrários ELES MESMOS são burros também?

abolicionista

O que mais espanta é a fragilidade de todas as instituições brasileiras diante desse fla-flu indecente entre petistas e tucanos. Parece que todas as intâncias da nação se renderam a esse disputa entre o roto e o rasgado. De juízes a carcereiros, de megaempresários a camelôs, todos cerram fileiras de seus respectivos batalhões. Quiçá um Homero rastaquera virá futuramente cantar os feitos de nossos irados Aquiles governista, de nossos Heitores neoliberais e seu exército de Olavetes boquirrotas. Quiçá o tédio engula todo esse mundo com um bocejo, como queria Baudelaire, e um ar menos pestilento encha os pulmões daqueles que seriam melhores do nós somos.

Pedro Melo

O Sensus também dá empate e ainda não vi essa pesquisa comentada. E me parece mais equilibrada que a Datafolha. Não sei se Dilma ganha e se vai haver segundo turno. O que sei é que existe um óbvio desgaste da imagem de Dilma e do Governo. Para isso existem vários motivos. A inflação alta e o esfriamento da indústria brasileira são dois deles. De nada adianta dizer que a inflação na época FHC era mais alta. Ninguém quer saber do que se passou lá atrás e ainda por cima em contexto diferente. Insistir nisso pode ser um erro grave. As pessoas querem saber do momento presente e de quais são as medidas defendidas por cada candidato para fazer baixar a inflação e fortalecer a indústria. O Decreto dos conselhos populares é também um assunto muito falado. Isso não deveria ser instituído por decreto e muito menos sem um amplo debate com a sociedade civil. Penso que foi um erro grave. É preciso humildade para se reconhecer os erros do Governo e a coragem de defender um caminho diferente. Atribuir todas as culpas à mídia é um outro erro grave. Existe um sentimento anti-Dilma e anti-Governo que não deriva apenas da mídia. É preciso perceber os motivos desse sentimento em muita gente. Vejam que NUNCA Lula teve o nível de rejeição que a Dilma tem e Lula teve sempre a mídia contra ele!

    Octavio

    Há erros neste governo e há também acertos que são tratados pela mídia como erros. Podemos citar um deles como o porto em Cuba. Porém há mais erros do que acertos. Quando o PT e aliados explicarem no horário eleitoral qual a razão de certas medidas que tomaram, acredito que o povo em geral irá perceber que a oposição e a mídia não merece crédito. Além disto, 12 anos no poder não é um tempo muito longo para que a maioria da população se esqueça do que foi a administração Bush brasileira (FHC). Agora, é claro que aqueles que defendem este governo (meu caso) devem ajudar a reeleição de Dilma, esclarecendo as pessoas que ouviram o noticiário fajuto das grandes redes de tv e rádio.

Elias

DiariaMente, SemanalMente, MensalMente, InsistenteMente e DescaradaMente #AFolha Mente, #ODatafolhaMente.

Vanilton Alves

INSTITUTOS AGEM MALANDRADAMENTE DE FORMA COMBINADA

O objetivo da INVENÇÃO MALANDRA do empate num suposto SEGUNDO
TURNO não é outro senão evitar, o que as
pesquisas da própria oposição mostram
(mas eles as divulgam de forma manipuladas e combinadas entre os institutos de pesquisa) que a presidenta ganhe a eleição logo no
primeiro turno.

Assim, com a INVENÇÃO MALANDRA do empate lá NUM IMPROVÁVEL.
SEGUNDO TURNO, a oposição decadente e a
mídia corrupta tentam mostrar dois candidatos SUPOSTAMENTE COMPETITIVOS, mas que,
na realidade, estão atolados e não se mexem depois de realizada várias pesquisas:
um não passa da casa dos 20% e outro dos 8%, sem contar aí a manipulação na
margem de erro, que no Datafalha e no Sensus passou a ser de 12% a favor dos dois “candidatos
tanto faz”. Para fechar esta roda falta apenas pesquisas do Globope.

Mailson

Ao João Santana, marqueteiro do PT

sab, 19/07/2014 – 08:07

Troca de mensagem entre amigos. Foi ele quem tomou a iniciativa. Veja o que ele escreveu, entre aspas.

“A respeito da pesquisa “tendenciosa” do Datafolha, parece que o que se divulga nessas pesquisa influencia o voto de indecisos e influencia até as pessoas mudarem de lado. O que é lamentável então é que essa pesquisa “distorcida” do Datafolha alcançou um número grande de ouvintes, já que foi divulgado por todos os noticiários da TV Globo e pelos da Globonews, que têm grande número de ouvintes. Isso é preocupante.
E pela primeira vez a Globo não fez a frase óbvia, que faz sempre: “Se a eleição fosse hoje, Dilma ganharia no primeiro turno”. Por quê??? É a guerra!!!”

E eu respondi da seguinte maneira:

FULANO, ESTOU LHE ENVIANDO OS TRÊS PRIMEIROS PARÁGRAFOS DE UM TEXTO QUE PODE SER ENCONTRADO NO BLOG DA CIDADANIA, DO EDUARDO GUIMARÃES.

TEXTO COMPLETO: http://www.blogdacidadania.com.br/2014/07/governo-dilma-duvida-do-datafolha-principalmente-sobre-2o-turno/

Os três parágrafos que enviei são os que se encontram a seguir entre aspas.

““A recém-divulgada pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial foi recebida com espanto e até com indignação pela área de Comunicação do governo Dilma Rousseff. Essa é a avaliação da citada pesquisa que esse setor governamental fez ao Blog em conversa telefônica nesta sexta-feira (18).

Em primeiro lugar, o governo tem pesquisa privada concluída na quinta-feira (17) pelo instituto Vox Populi – que faz pesquisas rotineiramente para o PT. Segundo essa pesquisa, Dilma teria 43,8%; Aécio Neves, 19%; Eduardo Campos, 8,7%; pastor Everaldo, 3%. Votos em branco e nulos somariam 22%.

No Datafolha, Dilma aparece com 36%, Aécio com 20%, Eduardo com 8% e pastor Everaldo com 3%; bancos e nulos somam 13% e indecisos, 14%.””

E eu disse mais: relaxe, cara. O programa eleitoral gratuito na televisão começa na próxima terça-feira. Quem apanhou impiedosamente durante 4 anos não vai perder a eleição por causa desta pesquisa.

E na troca de mensagens, a mais importante foi a que ele me enviou por último. Segue entre aspas.

“”Concordo. Eu não tenho qualquer dúvida de que tudo será dito e esclarecido no programa eleitoral, inclusive, se for o caso, mostrar essa comparação entre pesquisas (mas aí será de vez a gota d’água para a cizânia e declaração de guerra da Globo contra Dilma!!!). Mas o problema é que as pessoas não se interessam para assistir “propaganda eleitoral”. Mas vamos ver.
Gostaria de ver no programa eleitoral o PT esclarecer sobre o que é “culpa do governo”: federal x estadual x municipal. Isso porque, na cabeça das pessoas, a frase “é culpa do governo” remete mais ponderadamente (se não totalmente!) ao governo federal do que para as responsabilidades e competências (digo: irresponsabilidades e incompetências) dos governos estadual e municipal também. Mas será que Dilma e o PT comprariam essa briga de “partilha de culpa”??? É perigoso…
E, me inspirando em uma matéria que você ou sicrana passou recentemente, prefiro a sinceridade dos BRICS do que a ferocidade de Wall Street. Isto é, prefiro “aquela” do que “aquele”. Cruz credo!!! Pé de pato mangalô três vezes!!! Vai de retro, Satanás!!!””

Minhas conclusões a partir dessa troca de mensagens e de muita conversa com brasileiros:

O meu amigo tem razão. Muitas pessoas não entendem que no Brasil existem legalmente três poderes (executivo, legislativo e judiciário), e qual as atribuições de cada um deles. O quarto poder é o dos donos da mídia. Este é o mais deletério dos poderes porque mantém a sociedade desinformada e chantageia os três poderes legalmente constituídos. E tem mais: no Brasil, a mídia é de fato o primeiro poder.

Mas o pior é que uma parte dos brasileiros não sabe quais são as atribuições do presidente da república, dos governadores e dos prefeitos. E pensam que tudo que acontece de ruim no Brasil é culpa da Dilma. Além disso, muitas dessas pessoas não sabem o nome do governador do Estado onde elas residem e nem se lembram do nome dos deputados em quem votaram nas últimas eleições. Não sabem também que a responsabilidade pela educação das crianças e jovens é dividida entre os governos federal, estadual e municipal.

Mas geralmente elas sabem o nome do prefeito de sua cidade. Mas quando o prefeito faz uma boa administração, uma parcela da população credita o sucesso ao fato do prefeito ter prestígio (entenda-se, ter conseguido mais dinheiro) junto ao governador ou diretamente junto à presidência da república. E dizem: o prefeito roubou muito, mas fez alguma coisa.

Aparentemente é como se todo o dinheiro dos impostos fossem recolhidos aos cofres do governo federal e depois redistribuídos entre os Estados e Municípios, de acordo com o bel prazer do presidente da república. Quer dizer, falta conhecimento a uma parcela do povo Brasileiro de como as instituições funcionam (ou deveriam funcionar) e das responsabilidades de cada um dos entes federativos.

Portanto, na hora do voto nem sempre é considerado o fato de o prefeito ou governador ser um bom ou mau gestor, mas se tem ou não prestígio junto à Brasília.

Outro exemplo: poucos brasileiros sabem que a segurança pública é atribuição do governo do Estado. Mas sabem que a coleta do lixo é obrigação das prefeituras. Mas pensam que a coleta só vai funcionar de maneira satisfatória se o prefeito tiver prestígio junto aos governos estadual e federal. Quer dizer, é uma transferência de responsabilidade muito grande para o governo federal.

Por isso que eu concordo com o que pensa o meu amigo: o primeiro programa do PT deveria ser bem didático e elaborado no sentido de esclarecer a todos os brasileiros como as instituições deveriam funcionar. Não esperem por uma explicação dessa natureza no Jornal Nacional.

pimenta

Minas Gerais

Estado deve R$4 bilhões em precatórios
Proporcionalmente à receita, o débito do Estado é o segundo maior do país, ficando atrás apenas da dívida gaúcha

A dívida do Estado em precatórios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já ultrapassa dos R$ 4 bilhões, em números corrigidos. Segundo Alfredo Baracho Júnior, presidente da Comissão Especial de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais, o pagamento desses compromissos está atrasado desde 2004.

“O Estado divulga o que paga, mas esconde o que deixa de pagar”, critica Baracho. Ele se refere ao recente anúncio, feito com alarde pelo governo mineiro, da quitação dos precatórios do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). Só que o desembolso, de R$ 3,6 milhões, foi irrisório em face da dívida total em precatórios.

Segundo o advogado, desde 2009 o governo mineiro destina menos de 1% da receita para saná-la e o acúmulo de precatórios, que são dívidas do Estado reconhecidas pela Justiça, pode dificultar a obtenção de empréstimos pelo governo mineiro, impedir o repasse de verbas da União e culminar com o sequestro de verbas públicas para o pagamento dos credores.

Uma ação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) para definir regras de pagamento de precatórios e pode determinar que eles sejam pagos até 2018, o que irá comprometer de forma severa o orçamento estadual nos próximos anos, fazendo com que o governo tenha que reservar mais de 1,5% da receita para quitar estas dívidas.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e interlocutor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o TJMG, o deputado Durval Ângelo (PT) relata que recebe reclamações frequentes de credores do estado.

“O governo faz uma espécie de um leilão atualmente. Para ele te pagar, você tem que aceitar ter desconto. Tem gente que tem 300 mil para receber, por exemplo, e faz um acordo para receber 30, 40 mil reais”, afirma ele.

De acordo com Durval, as pessoas que não aceitam os acordos com o governo de Minas Gerais têm seus pagamentos preteridos. O Projeto de Lei 4963/2014, da deputada Lisa Prado (PROS), propõe o uso temporário de até 25% dos depósitos judiciais de tributos para pagamento de precatórios.

A medida é uma sugestão da OAB para contribuir com a quitação dos títulos devidos. O texto prevê que o estado possa utilizar parte do montante disponível no Banco do Brasil para sanar estas dívidas, mas aguarda apreciação do plenário da ALMG.

pimenta

farsas de Minas Gerais

Poupança Jovem exclui 670 mil alunos
Na propaganda oficial, uma grande política para estudantes do Ensino Médio da rede pública. Na prática, o programa de bolsas atinge apenas nove dos 853 municípios de Minas e cerca de 33 mil jovens, menos de 5% dos 708.500 matriculados na rede pública estadual, segundo o Censo Escolar de 2013. Para professores, não passa de um ‘programa vitrine’

O programa Poupança Jovem, do governo mineiro, que distribui R$ 1 mil para cada ano cursado no Ensino Médio a alunos que têm boas notas, apresenta um desempenho pífio desde a criação, há sete anos. Presente em apenas nove municípios do estado (1% do total de 853), o programa teve apenas R$ 6 milhões executados até o momento em 2014, dos R$ 57,6 milhões previstos no orçamento do ano.

De 2010 até hoje, o governo aplicou R$100,3 milhões no Poupança Jovem, valor que atenderia a pouco mais de 33 mil alunos se fosse destinado integralmente às bolsas dos estudantes. O Censo Escolar 2013 do Ministério da Educação mostra que o Estado tinha no ano passado 708.500 matriculados. A soma investida é inferior ao que foi gasto pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) em publicidade em 2013: R$115 milhões.

Para a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG), Beatriz Cerqueira, o Poupança Jovem não passa de um programa vitrine. “Ele não tem nenhuma repercussão no estado e não atende ao seu objetivo. Não chega à maioria da juventude e, portanto, se torna ineficaz”, avalia a sindicalista.

Recentemente, alunos contemplados pelo Poupança Jovem reclamaram do atraso nos pagamentos anuais da bolsa. Embora anunciado para julho, o pagamento referente ao ano de 2013 só ocorreu em setembro. Em 2014, o pagamento foi prometido para março, depois para julho e agora o governo do Estado informou que o dinheiro sairá até o fim do ano. Veja AQUI matéria do Pautando Minas sobre o atraso.

Candidato a governador do Estado e responsável pela implementação do programa Escola Integrada quando era prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) considera o programa interessante, mas ineficiente. “Tem que ser levado a mais municípios. (O governo) não pode ficar na televisão e no rádio dizendo que faz um programa que na verdade não fez. O Poupança Jovem mal chega a meia dúzia de municípios”, afirma.

Publicidade

O investimento em propaganda da Segov saltou de R$ 13,3 milhões em 2003 para R$ 115,5 milhões em 2013, somando em dez anos R$ 805 milhões em campanhas publicitárias e em ações institucionais. A conta não inclui gastos com publicidade de empresas públicas como a Copasa, a Cemig, a Codemig e o BDMG, que são notórios grandes anunciantes.

Apenas em 2011, para se ter uma ideia, o valor gasto em uma campanha publicitária do governo direcionada aos funcionários da Educação foi de R$11,9 milhões. No mesmo ano, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG liderou uma greve de 112 dias por aumentos salariais para os professores do estado. A soma é superior ao que já foi investido no Poupança Jovem no primeiro semestre de 2014.

O programa

Largamente anunciado pelo governo de Minas Gerais em televisão, rádio e veículos impressos, o Poupança Jovem condiciona a participação de jovens à realização de atividades extracurriculares, cursos profissionalizantes e ao bom desempenho nas três séries do ensino médio. Se aprovado nos diversos critérios, o aluno ganha R$3 mil do governo ao longo dos três anos do Ensino Médio.

A política pública está presente em Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará e Teófilo Otoni. No ano passado, denúncias de que jovens inscritos no Poupança Jovem que concluíram o Ensino Médio não teriam recebido o pagamento surgiram em Juiz de Fora e Teófilo Otoni, sendo divulgadas pela mídia local e até em um telejornal estadual.

Francisco

Se Aécio for para o segundo turno, ele vai mostrar todas as importantes iniciativas que tomou no campo da saúde, educação e a livre expressão da vontade popular democrática.

Nesses campos, o que Dilma teria para mostrar, não é mesmo?

PS. Brizola, sendo governador, impôs agenda ao governo federal e a todos os demais partidos ao criar os CIEPS. Quem é de fazer, pura e simplesmente FAZ.

    Gustavo Campos

    “Importantes iniciativas”????? Quais??? A Lei 100 que colocou mais de 70 mil professores estaduais no limbo da justiça???? Ou o orçamento da saúde que inclui o gasto com aposentados?? Áh, deve ser a constante censura aos meios de comunicação do Estado inclusive com demissão de jornalistas que falam a verdade. Você não mora em MG….

Cláudio

****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

carlos

Eu sou suspeito prá falar mas acho que, essa pesquisa já foi vendida ao povo no minimo 6 vezes, como pesquisa é momento eu não tenho vergonha de dizer que se a eleição fosse hoje a Dilma ganharia no primeiro turno, eu aposto com qualquer um como a mulher pode ganhar ainda no primeiro turno.

    Jair Fonseca

    Também acho, mas a campanha vai ser dura. Imagina se a turma da mídia corporativa perde de novo? Coitadinhos..

Cláudio

:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! :D:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . :D:D:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:D:D:D:D

FrancoAtirador

.
.
TUCANOS ABUTRES DECRETARAM O FIM DO BRASIL:

ISSO É CRIME CONTRA A ECONOMIA NACIONAL!!!

http://imgur.com/wJWF09F
i.imgur.com/wJWF09F.png

http://www.empiricus.com.br/o-fim-do-brasil-aw-rkmt/?gclid=CLWKjqXAz78CFWrl7AoduEIAvw

http://www.ecofinancas.com/noticias/petrobras-oi-rebaixada-para-lixo-mico-7-empresas-agitam-5_pisantander
.
.
E a Manchete criminosa do InfoMoney

e o respectivo link Falcatrua

colocaram a Petrobrás no Lixo:

Petrobras, Oi é rebaixada para “lixo”,
mico e mais 7 empresas agitam esta 5ª

(www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3461088/petrobras-rebaixada-para-lixo-mico-mais-empresas-agitam-esta)

Já no subtítulo, começa a aparecer a Verdade:

‘Entre os destaques,
Petrobras negocia com Cemig venda de fatia na Gasmig,
Telefónica reduzirá fatia indireta na Telecom Italia
e Even vê lançamentos subirem no 2° trimestre’

E no corpo da matéria lê-se que a notícia

é totalmente positiva para a Petrobras:

Por Paula Barra   |8h29 | 17-07-2014

SÃO PAULO – Em mais um dia agitado no mercado brasileiro, diversas empresas aparecem no radar do investidor nesta quinta-feira (15).

A Petrobras anunciou na quarta-feira que está em negociação com a Cemig para vender sua fatia de 40% na distribuidora de gás natural Gasmig.

No comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a petroleira estatal informou que a medida está em linha com seu plano de negócios, que prevê desinvestimentos de ativos no país e no exterior.

De acordo com a Petrobras , a Gasmig é a concessionária exclusiva de distribuição de gás natural canalizado em Minas Gerais e responsável pela distribuição de 4,1 milhões de metros cúbicos por dia por uma rede de cerca de 850 quilômetros de gasodutos…
.
.

    FrancoAtirador

    i.imgur.com/Vr8wXVs.gif
    <a href="” rel=”nofollow”>

    FrancoAtirador

    http://imgur.com/Vr8wXVs

JOSÉ MILTON

ver também: http://t.co/rErFV0OYsE

Elias

Fernando Brito usa de sutileza quando diz: “…é curioso que Aécio some os votos de todos os outros candidatos (inclusive os do PSTU, do PCB, do PSol) no segundo turno e ainda mais um pouco dos indecisos, dobrando sua votação de 20% e que Dilma some apenas míseros oito por cento.” Eu prefiro ficar com meu conceito já batido: #AFolhaMente, #ODatafolhaMente, mensalmente e insistentemente.

Roseli Coelho

Eles simplesmente não mencionam a porcentagem de Dilma na escolha espontânea. Na pesquisa do início de julho, 25% dos entrevistados declararam espontaneamente, sem olhar cartão, a intenção de votar em Dilma. Um mês antes, esse número era 18%.

    FrancoAtirador

    .
    .
    DATAFRIAS
    15-16/07/2014

    (http://imgur.com/RbyQxCE)
    i.imgur.com/RbyQxCE.png

    ESPONTÂNEA

    Candidat@ (Partido) = Percentual (Variação na Quinzena)

    DILMA (PT) = 22% (-3)

    LULA (PT) = 1% (-1)

    Aébrio (PSDB) = 9% (ZERO)

    Campos (PSB) = 2% (-1)

    Marina (PSB) = ZERO (-1)

    Outros = 2% (ZERO)

    Branco/Nulo/Nenhum = 8% (-1)

    Não Sabe = 54% (+6)
    .
    .
    REGIÕES DO BRASIL
    (Estimulada)

    Norte
    DILMA (PT) = 46%
    Aébrio (PSDB) = 15%
    Campos (PSB) = 8%

    Nordeste
    DILMA (PT) = 49%
    Campos (PSB) = 12%
    Aébrio (PSDB) = 10%

    Centro-Oeste
    DILMA (PT) = 32%
    Aébrio (PSDB) = 24%
    Campos (PSB) = 7%

    Sudeste
    DILMA (PT) = 28%
    Aébrio (PSDB) = 27%
    Campos (PSB) = 6%

    Sul
    DILMA (PT) = 36%
    Aébrio (PSDB) = 18%
    Campos (PSB) = 6%

    (http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2014/07/18/intencao_de_voto_para_presidente.pdf)
    .
    .
    Como toda pesquisa dos Frias,

    a Margem de Erro é de 2%

    a mais para o PSDB

    e a menos para o PT.
    .
    .

Urbano

Se a falha de São Paulo não é confiável, imagine-se a sua pesquisa de fancaria feita na calada da noite…

Julio Silveira

Realmente nada muda, como sempre eles levarão o engodo até o ultimo momento, quando a realidade vai mostrar mais uma vez o quanto são enganadores e manipuladores. Mesmo assim sairão descaradamente com alguma desculpa fajuta do tipo, não contavam com a astucia da cidadania com outros argumentos furados, evidente.

Xenilson

Senhores ,

Fazendo uma pesquisa descobrimos por que o PIG afirma que vai ter segundo turno. Sabe porque:

Eis os motivos pelos quais eu odeio o PT:
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo o desemprego atingiu o menor taxa histórica, ficando em 4,6%. Quando o PT entrou no poder, o desemprego era de 13%. Em dez anos houve um aumento de 65% do emprego no Brasil, segundo o IBGE. Trata-se de uma das menores taxas de desemprego do mundo. Odeio pobre tendo emprego.
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo o salário mínimo atingiu seu maior poder de compra desde 1979. O salário mínimo que antes valia 70 dólares, hoje em dia vale mais de 300 dólares. O poder de compra do salário mínimo aumenta a cada ano. É um absurdo essa gentalha ter mais dinheiro. Eu gosto da Dona Florinda.
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles construíram 18 novas universidades federais, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em Mossoró (RN), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Cruz das Almas (BA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Petrolina (PE), todas essas no nordeste. Isso implica em pobres terem mais acesso ao ensino superior gratuito de qualidade. Um absurdo!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles criaram o Prouni que já ofereceu 1,2 milhão de bolsas para estudantes pobres em universidades privadas, sendo 69% dessas bolsas são integrais e os alunos não pagam nada para cursar o ensino superior. Agora eu tenho que ficar dividindo a minha faculdade privada com esse pessoal de baixa renda. Imagine que o filho da minha ex-empregada estuda comigo lá. Vê se pode isso!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles criaram 214 escolas técnicas, enquanto em toda a história do Brasil foram criadas 140 escolas técnicas. Bom mesmo era no governo anterior que não criou nenhuma escola técnica e ainda foi votada uma lei que impedia o surgimento de novas escolas técnicas. E esses petistas malditos ainda triplicaram os investimentos em educação nesses dez anos, e tiveram a ousadia de aprovar 75% do fundo social do pré-sal para a educação. Tem que trucidar esses petistas!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles baixaram a conta de luz de todos os brasileiros, em 18% para residências e em até 32% para indústrias. Graças a esse absurdo, hoje o Brasil possui a quarta menor tarifa de energia elétrica do mundo. Ai que ódio!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles criaram uma maldição chamada Bolsa Família. Esse programa atende quase 15 milhões de famílias e hoje são mais de 50 milhões de pessoas beneficiadas com a transferência de valores entre R$70,00 e R$300,00 mensais. Esse programa diminuiu a mortalidade infantil, ampliou a alimentação do povo e ajudou a colocar os filhos dos pobres na escola. Fiquei ainda mais bravo em saber que 75% dos beneficiários do programa trabalham e que cada 1 real transferido ao Bolsa Família acrescenta R$1,78 à economia do país, segundo pesquisa. Além disso, mais de 1,7 milhão de pessoas (12% do total) já deixaram o benefício voluntariamente por terem uma melhora em sua renda e desejarem que outras famílias tenham direito ao programa. Eita povinho chato esse brasileiro! E para completar, o Bolsa Família reduziu a miséria em 28% só em 2012. Que ódio desse PT!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles criaram o Programa Mais Médicos, que já trouxe mais de 6 mil médicos estrangeiros para atenderem a população pobre do Brasil que antes não tinha acesso a atendimento médico. Até abril de 2014 serão 13 mil médicos estrangeiros no Brasil, o que dará um cobertura médica a 46 milhões de pessoas pobres que moram nos rincões mais distantes do país. Agora a Dilma fala que pode trazer ainda mais médicos além dos 13 mil que estão chegando. E esse desgraçado desse PT ainda aumenta a verba da saúde de R$33 bilhões para R$100 bilhões, além de dobrar o número de vagas para médicos em universidades públicas. Estão certos os médicos brasileiros! Esse negócio de sair do conforto das grandes cidades para ir aos lugares pobres do país é coisa de médico cubano!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles diminuíram a pobreza do Brasil. Somente no governo Lula a pobreza diminuiu em 50,6% de junho de 2003 a dezembro de 2010, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas). Agora o pobre aumentou seu poder de compra, pode andar de carro e de avião, e eu tenho que ficar dividindo o assento do meu voo com o zé povinho farofeiro.
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo a desigualdade caiu ao menor nível de toda a história documentada, segundo o IPEA. O índice de Gini, que mede a desigualdade, foi de 0,527, o menor desde 1960. Por isso que tem tanto pobre passando a consumir mais e com uma vida melhor, que saco! Mal dá para andar no shopping em paz!
Eu odeio o PT porque em dez anos de governo eles criaram o Luz para Todos. Um programa nacional que investiu pesado em estruturas elétricas para populações de baixa renda, levando eletricidade para mais de 15 milhões de pessoas. Hoje em dia quase não existem mais brasileiros sem acesso à energia. Esse programa ajudou as populações que moram nos locais mais distantes e pobres do país a usar a energia elétrica para eletrodomésticos, para aumentar a produção do seu trabalho e outras utilidades. E o que me interessa se pobre lá longe tem luz? O lampião não funcionava direitinho?

Jones marco de Moura

Que fatos alemão seu candidato tem para apresentar, a não ser desdizer
sobre o que já disse de mal contra Dilma, negar que seja um dos autores
do caos, dizer que a vaia foi justa, etc.
Nós temos a COPA das COPAS, REUNIÃO dos BRICS, só para falar dos recentes.

Xenilson

Senhores,

Antes o PIG afirmava que não vai ter Copa. Agora afirma que vai ter segundo turno.

Este PIG não passa de um partido desesperado e mentiroso.

Dilma vai ganhar no primeiro turno e vamos calar a boca destes desesperados.

Sagarana

Dilma vencerá no 1º turno. Fiquemos tranquilos!

    Octavio

    Não temos que ficar tranquilo!! Temos que continuar lutando mesmo que o placar esteja 7X1 a nosso favor (um pouco de ironia). Continuar dividindo as bolas. Sabemos que temos tudo para ganhar, mas não vamos entrar em campo acreditando que já ganhamos. Vamos lutar até o fim da partida. Cada cidadão que encontrarmos pela frente, vamos falar das realizações deste governo. Vamos falar como a imprensa atua desonestamente, porque o bolsa família é importante, quais as verdadeiras intenções do PSDB/DEM, que é vender a Petrobrás, a importância da Petrobrás no desenvolvimento do Brasil. Uma comparação importante que eu sempre faço, é sobre a venda da Vale (do Rio Doce) por 3,3 bilhões, enquanto o plano de saúde Amil foi vendido por 10 bilhões. Quem escuta isto pode até ser eleitor convicto do Aécio, mas quando ouve fica caladinho …

Araújo

Ok. Mas Dilma precisa mostrar apetite para ganhar essa eleição. Comunicação continua sendo o grande problema de Dilma. Bernardes e, anteriormente, Helena Chagas são os grandes responsáveis por essa situação.

alemao

Poxa vida, o esforço que se faz para manter a militância ativa não é pequeno, não é mesmo?
Dizer que vencer no primeiro turno é mais provável, é ir totalmente contra os fatos.

    Aldair

    Contra os fatos vai você. Aliás, contra a matemática! 36 a 36, margem de 2 comparado com 44 a 40! No 1o cenário, basta 1 voto. No segundo, tudo tem que dar errado com a margem de 2%, para cima e para baixo. Nem sei por que respondo a tipos como vc. É incrível o esforço que o ser humano faz pra manter as esperanças. kkkkk

    alemao

    ENEM!NEM NEM NEM NEM NEM

    Octavio

    É que ele está prevendo uma catástrofe em que todos os eleitores da Dilma venham a falecer. E durante a propaganda eleitoral, a aparição do presidente Lula faz com que metade dos votos dos potenciais eleitores do Aécio, migrem para Dilma. Caramba!!! Tem que ter imaginação para poder justificar esta pesquisa. Que tal fazermos um concurso da análise mais fantástica desta pesquisa???

Daniel

Ninguém em seu perfeito juízo leva a sério pesquisa do Datafolha (e cá entre nós, no Brasil não dá de levar a sério nenhuma pesquisa que envolva política)

Deixe seu comentário

Leia também