VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Na manchete, delator Cerveró “liga Lula a contrato”; lá embaixo, “fala em propina sob FHC”, que hoje equivale a R$ 650 mi

12 de janeiro de 2016 às 08h08

Captura de Tela 2016-01-12 às 08.02.20

Governo FHC recebeu US$ 100 milhões de propina da Petrobras, diz Cerveró

SEG, 11/01/2016 – 19:11

do GNN (com reprodução da capa da Folha, ilustrações do Geo Política e do Tijolaço)

O vazamento só ocorre após busca em gabinete do senador petista Delcídio Amaral, onde documentos citando o ex-presidente tucano foram apreendidos. Cerveró ainda cita o envolvimento do ex-presidente argentino Carlos Menem

Jornal GGN – O ex-diretor da área Internacional da Petrobras e um dos primeiros delatores da Operação Lava Jato, Nestor Cerveró, disse que uma das negociações envolveu uma propina de US$ 100 milhões ao governo tucano de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), ou 650 milhões em reais atualizados.

As informações são parte de um resumo do depoimento que Cerveró prestou ao MPF antes de fechar seu acordo de delação premiada. Só vieram à tona com o mandado de busca e apreensão no gabinete do senador Delcídio Amaral (PT-MS), no dia 25 de novembro — entre os documentos, estava esse resumo.

O acordo de delação premiada de Cerveró com os procuradores foi acertado no dia 18 de novembro, a nível de última instância, nas investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) para os detentores de foro privilegiado, e não com a equipe do juiz de primeira instância do Paraná, Sergio Moro.

O vazamento de que a venda da petrolífera Pérez Companc envolveu propina ao governo FHC de US$ 100 milhões, ocorreu somente após a apreensão de investigadores no gabinete do senador petista Delcídio Amaral, ex-líder do governo no Senado.

À época, suspeitava-se que o parlamentar estava tentando impedir o acordo de Cerveró, obstruindo investigações e com o oferecimento de dinheiro para a família do ex-diretor da estatal. Delcídio continua detido em Brasília.

O documento ainda inclui o envolvimento de Oscar Vicente, principal operador do ex-presidente argentino Carlos Menem (1989-1999), que teria se beneficiado com US$ 6 milhões.

“A venda da Pérez Companc envolveu uma propina ao Governo FHC de US$ 100 milhões, conforme informações dos diretores da Pérez Companc e de Oscar Vicente, principal operador de Menem e, durante os primeiros anos de nossa gestão, permaneceu como diretor da Petrobrás na Argentina”, disse Cerveró.

“Cada diretor da Perez Compancq recebeu 1 milhão de dólares como prêmio pela venda da empresa e Oscar Vicente 6 milhões. Nos juntamos a Perez Compancq com a Petrobras Argentina e criamos a PESA (Petrobras Energia S/A) na Argentina”, contou o ex-diretor já condenado na Lava Jato.

De fato, a estatal sob o comando do presidente Francisco Gros comprou 58,62% das ações da Pérez Companc e 47,1% da Fundação Pérez Companc, em outubro de 2002, representando um total de US$ 1,027 bilhão de remessa para a então maior empresa petrolífera independente da América Latina.

Em fevereiro do último ano, Fernando Henrique Cardoso disse que a corrupção da Petrobras começou com o PT. “Trata-se de um processo sistemático que envolve os governos da presidente Dilma (que ademais foi presidente do Conselho de Administração da empresa e ministra de Minas e Energia) e do ex-presidente Lula. Foram eles ou seus representantes na Petrobras que nomearam os diretores da empresa ora acusados de, em conluio com empreiteiras e, no caso do PT, com o tesoureiro do partido, de desviar recursos em benefício próprio ou para cofres partidários”, havia afirmado.

Agora, FHC defendeu que declarações “vagas como essa, que se referem genericamente a um período no qual eu era presidente e a um ex-presidente da Petrobrás já falecido (Francisco Gros), sem especificar pessoas envolvidas, servem apenas para confundir e não trazem elementos que permitam verificação”.

PS do Viomundo: A manchetona da Folha diz respeito a suposta transação, envolvendo pagamento de empréstimo de R$ 12 milhões do PT, que resultou na nomeação de Cerveró à diretoria da Petrobras pelo ex-presidente Lula.

Leia também:

Jean Wyllys diz ser “desonesto e irresponsável” falar que Israel comete genocídio

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

31 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Nelson

12/01/2016 - 23h45

A mídia hegemônica é podre e corrupta em todo o país.

Há duas semanas, aqui no Rio Grande do Sul, surgiu a informação de que o Ministério Público possui uma gravação de uma negociação envolvendo o deputado Mário Jardel e o governo estadual de José Sartori.

Nessa negociação, o governo estaria oferecendo 10 cargos no executivo estadual ao deputado em troca do voto favorável do mesmo aos projetos enviados à Assembleia Legislativa por Sartori.

Pois a RBS, maior rede de comunicação do Estado, divulgou uma única vez a notícia. Ainda assim, “à boca pequena”, em pouquíssimo espaço de tempo e sem maiores ênfases; crítica, então não se viu uma sequer.

Se comprovada a negociação, as votações da AL estarão sob suspeição e passíveis de anulação. Portanto, uma questão gravíssima. Porém, a grande mídia simplesmente “esqueceu” do caso.

Qual o motivo dessa tolerância da grande mídia – RBS à frente – para com Sartori?

Simples. Sartori está fazendo um governo conforme o grande empresariado exige. Está ferrando com os funcionários do Estado, acabando com os serviços públicos e, desta forma, abrindo mais espaço para que a iniciativa privada possa atuar e extrair lucros.

Além disso, como solução mágica para os problemas do Estado, Sartori deverá oferecer o que resta de patrimônio público à privatização. CEEE, Corsan, Sulgás e até mesmo o Banrisul pode entrar no leilão, para deleite do grande empresariado.

Então, a lógica é a seguinte: um tal governo pode se corromper à vontade, desde que faça tudo o que o grande capital mandar. Em sendo assim, com todo o seu poder e sua influência, a direita vai providenciar para que nem a mídia, nem o Ministério Público, nem o Judiciário, para que ninguém meta mão com este governo.

Quanto ao governo que ousar sair da linha traçada pelo grande poder capitalista, que prepare seu couro.

Responder

mz

12/01/2016 - 18h52

Criaram um escarcel com o negócio da Petrobrás com Pasadena, distorcendo os fatos para emplacar a retórica pigal. Segundo o Jornal GNN em abril 2014 Pasadena teria um valor contábil de US$3bi. Opera com lucro, tornou-se rentável e está estrategicamente localizada.
O Estadão publicou em 17 out 2002 sobre a compra da Perez Companc por US$1,027 bi por 58,62% da companhia, esta com dívida de US2bi, a Petrobrás tinha plano de investimento de US$2 bi em 5 anos.
Ano passado a Petrobrás recebeu oferta da YPF por US900 milhões por 67% empresa segundo o La Nacion.

http://jornalggn.com.br/noticia/valor-contabil-de-pasadena-pode-chegar-a-us-3-bi
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-compra-perez-companc-por-us-1-027-bilhao,20021017p39462
http://www.lanacion.com.ar/1834345-ypf-se-bajo-de-la-compra-de-petrobras-al-desistir-de-aumentar-su-oferta

Responder

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 18h01

O incrível interrogatório sem perguntas de Cerveró

Por ínclito e impávido jornalista Fernando Brito
12/01/2016

(…)
Cerveró – Então eu fui indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente pela ajuda que prestei para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin –
Procurador – Sim, o como é que o senhor soube do reconhecimento do presidente Lula a isso?
Cerveró – …. (silêncio)
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/33410-2/comment-page-1/#comment-249662

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

E se o presidente em tela for o [presidente] da Petrobras?!
E se o presidente em tela for o [presidente] do Flamengo do [eduardo] ‘CU(nha) do ‘Aécio Furnas Forever’?!
E se o presidente em tela for o [presidente] da Escola de Samba Mangueira sob o patrocínio da estatal petrolífera?!
(…)

E continuemos assistindo ao clássico PIG X Razão Futebol Clube!

Responder

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 18h16

    … O que dá raiva também:
    esses procuradores de merda, almofadinhas alienados, são descompreendidos!
    Deveriam lavar a boca com creolina e desinfetante bactericida de última geração antes de proferir o nome [presidente] Lula com a tentativa torpe, inútil e criminosa de enxovalhar a história de um dos maiores líderes da nação brasileira!
    Asquerosos!
    [Reles] Golpistas!
    Escroques!
    Nojentos!…

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 17h38

… A página principal do portal uol/Folha já se encarregou de cumprir a profecia mais trivial do século: a de ‘vazar’ para o Inferno do esquecimento a propina bilionária concedida ao governo FHC nos áureos tempos do Petrolão…

São 16:00 em Brasília!
E até hoje ‘nois’ não sabemos que país é este!

Responder

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 18h36

    ESQUEÇAM A PROPINA BILIONÁRIA DE FHC! Ou, ‘Os golpistas não saem em férias’!

    “‘Quolé’ Conversinha mole do Pedro Corrêa!
    Agora – como nunca dantes (sic) – é Dilma”, afirma o PIG!
    Entenda

    #############

    Delator entrega registro de hotel para comprovar reunião com Palocci

    De São Paulo
    12/01/2016 17h29

    O operador de propinas Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, entregou à Polícia Federal cópia dos registros de entrada e saída do hotel em que se hospedou em Brasília, em junho de 2010, ocasião que teria participado de reunião entre o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. No encontro, ele afirma que foi acertado o pagamento de R$ 2 milhões para a campanha da presidente Dilma Rousseff.
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/12/delator-entrega-registro-de-hotel-para-comprovar-reuniao-com-palocci.htm

mz

12/01/2016 - 17h30

Dei uma pesquisadinha nesta história e em artigo do Estadão de 17 out 2002 informa que a Petrobrás iria investir mais US$2 bilhões na Perez Companc em 5 anos. A PECOM tinha uma dívida de US$2 bilhões renegociada com os bancos.
No Diário da Manhã de 07 out 2015 relata que a YPF desistiu de comprar a subsidiária da Petrobrás por falta de acordo de preço, a YPF ofereceu US$900 milhões, a Petrobrás queria US$1,2 bi.
Depois falam de Pasadena? Em 28 abr 2014 o Portal GGN publicou que o valor contábil de Pasadena poderia chegar a US$ 3bi.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-compra-perez-companc-por-us-1-027-bilhao,20021017p39462
http://www.dm.com.br/economia/2015/10/ypf-desiste-de-comprar-subsidiaria-da-petrobras-na-argentina.html
http://jornalggn.com.br/noticia/valor-contabil-de-pasadena-pode-chegar-a-us-3-bi

Responder

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 17h16

TRAIDOR-mor e vice decorativo, AMIGO DE FHC, (S)erra, ‘CU(nha)’ do [Aécio] ‘Never’ et caterva agora posa de golpista arrependido!
ENTENDA “o cartista”, arrivista e cínico!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Aliados dizem que Temer se arrependeu de carta enviada a Dilma

Brasília

12/01/2016 13h07

O vice-presidente Michel Temer tem reconhecido a interlocutores que teria se precipitado ao enviar uma carta de desabafo à presidente Dilma Rousseff no início de dezembro, poucos dias após a abertura do processo de impeachment da petista na Câmara. Na opinião de auxiliares, o peemedebista dá sinais de que reconhece que a forma como escreveu alguns trechos do texto foi equivocada.
Segundo um aliado, Temer avalia que poderia ter redigido a carta de maneira diferente….
(…)

FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/12/aliados-dizem-que-temer-se-arrependeu-de-carta-enviada-a-dilma.htm

Responder

Nelson

12/01/2016 - 17h13

Se minha memória não me trai, foi em um livro do Eduardo Galeano que eu li. Alguém escreveu no túmulo de Anastácio Somoza Filho, ditador da Nicarágua (*):
“Aqui jaz Somoza: um pouco mais podre que em vida”.

Na mesma toada, eu diria que a mídia hegemônica comete a proeza, inimaginável, de ficar um pouco mais podre a cada dia que passa.

(*) Somoza foi um dos tantos ditadores, e é preciso que enfatizemos bem isto, que recebeu todo apoio, financiamento e patrocínio dos governos dos Estados Unidos para oprimir, reprimir, prender e matar seu povo. Governos dos EUA que ousam receitar lições de democracia e de respeito aos direitos humanos ao restante do mundo.

Responder

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 15h17

O ÁLIBI PARA FHC

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Amigo de Lula é acusado de receber US$ 100 milhões de propina

TER, 12/01/2016 – 13:19

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/amigo-de-lula-e-acusado-de-receber-us-100-milhoes-de-propina

Responder

FrancoAtirador

12/01/2016 - 13h36

.
.
Menem voltou com o Nome de Macri na Argentina.
.
.

Responder

Eduardo

12/01/2016 - 12h32

É mesmo a desmoralização da Polícia Federal tucana que achaca querendo independencia de comando e orçamento! A policia pretende servir-se do dinheiro público sem ninguém para policiá-la? Se se prestam e são sérios e úteis à nação e não a si mesmos, investigarão o Governo FHC desde o mensalão mineiro e Furnas. Para cumprir a missão para a qual foi criada, está provado que não pode a polícia possuir a independência que deseja. Se escolhem a quem investigar não possuindo independência, imagine-se o contrário!

Responder

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 10h59

… E esse quadro danoso, pernicioso e totalitário expressa também mais um elemento que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão:
Para os nazifasciterroristas da [eterna] oPÓsição ao Brasil, o golpe não tem retorno! Mesmo porque [o golpe] é questão de sobrevivência!
Senão vejamos: a escrota ‘Folha’ dos salafrários Frias publica ainda que a presidente Dilma foi citada junto com o Lula e o Renan!
Ou seja, os bandidos apostam “todas as fichas podres” em mais um ano de turbulências e safadezas!
Dane-se a recuperação econômica!
Os(as) desempregados(as) que se explodam!
As Olimpíadas que sejam transferidas para as Barramas!
Ou para Miami!
Às favas qualquer resquício de ética e pudor!…

E viva o ‘braZ$&l’!
Da eterna e IMUNDA e sórdida e impiedosa… &$ [mega]Corrupta Casa Grande nativa – e festivamente impune!

Responder

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 11h00

    [“NUMDISSEMOS?!”]

    De modo análogo ao egrégio e intrépido jornalista Fernando Brito, o conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim também já matou a charada grotesca encenada pelos mafiosos golpistas!

    ##############

    Cerveró sobre FHC era uma cilada

    Agora o Moro prende o Lula até o Carnaval!

    publicado 12/01/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/cervero-sobre-fhc-era-uma-cilada

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 11h01

    “Uma cilada da turma do III Reich, que mira no Wagner, antes de mirar no neto da Dilma.” Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 10h57

… Considerando que – mais do que nunca dantes (sic) – o criminoso conluio miserável PIG/’miniSTÉRIO’ Público/*PTF irá centrar todas as baterias “na cobertura da mais recente delação do Cerveró”, ‘FHC R$ 01 bilhão’ irá evaporar mais cedo do que esperávamos…
*PTF: Polícia Tucana Federal – sob os auspícios do ‘Zé Tucano’ da Justiça!
Justiça?!

De tão vulgar e previsível, ‘o golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do mentirão’ mais parece a versão medieval do Parque dos Dinossauros!

E o nosso nariz de palhaço padrão ITU em paroxística crise existencial!
Em algum divã do SUS, óbvio?:

E o ‘Aécio Furnas Forever’?
Em Miami junto com a Família do piloto Felipe Massa!
Provavelmente, aos fins de tarde, um “papo reto” com o joaquim barbosa!
Em algum boteco chique à beira-mar!

Responder

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 10h58

    … Falta ao PIG revelar se o “mimo” dado pelo presidente Lula ao ‘Nestor do Delcídio da era FHC Cerveró’ foi entregue enrolado em papel de presente ou numa sacola com o logotipo da Petrobras!…

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 10h58

    “Que, com todo o prazer, entrega-se à Operação Conta-Gotas e se acumplicia aos objetivos políticos de seus mentores.”
    Por conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito

    Em outras palavras:
    A Operação ‘Lava [Tucano a] Jato’ transformou-se numa escumalha da pior extração – e comandada por bandidos de altíssima periculosidade!
    ABIN, Ô ABIN, e a Lei de Segurança Nacional?!…

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 10h56

A operação “Conta-Gotas” da Lava Jato chegou onde queria: acusar Lula

POR FERNANDO BRITO · 12/01/2016

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/a-operacao-conta-gotas-chegou-onde-queria-acusar-lula/comment-page-1/#comment-249612

Responder

Cleiton do Prado Pereira

12/01/2016 - 10h19

Desde o começo desta armação chamada Vaza a Jato venho alertando o PT que, não estão tratando com partidos políticos. PSDB/DEM/PPS e parte do PMDB, não são partidos políticos. Cheguei a ilustrar contando uma estória do caipira que viu pela primeira vez uma locomotiva numa ferrovia perto de suas terras.
Certa vez um caipira indo a cavalo para a cidadezinha perto de suas terras, deparou-se com uma locomotiva, não teve dúvida pegou o laço no cavalo e laçou a chaminé da locomotiva, foi arrastado por diversos metros, depois de vários meses de convalescência, voltou a cidade e, ao entrar numa loja de brinquedos, deparou-se com um trenzinho que rodava no meio da loja, pulou em cima dele o esmagou sob suas botas. O dono da loja ao ver a cena correu em direção a ele e perguntou: Por que fez isto? Ao que prontamente respondeu o caipira:
“Moço este troço, tem que matar enquanto é filhote, depois que cresce não dá não!”
Moral da estória, deixaram a Vaza a Jato crescer e agora não dá mais, é o fim dos sonhos dos brasileiros.

Responder

Roberto Locatelli

12/01/2016 - 08h53

Nossa polícia federal tucanal, nossa “justiça” e nossa gloriosa mídia estão unidas com um único objetivo: criminalizar o PT. Provas não importam. Vale qualquer mentira, distorção e falsificação para impedir que o PT vença em 2018.
Por outro lado, o PT se encolhe e não se defende. O que está em jogo é a democracia.
Na Argentina, a direita venceu as eleições e está mostrando qual seu objetivo: tirar dos pobres para aumentar a riqueza dos ricos. No Brasil, há fortes chances de termos na presidência, Aécio, Eduardo Cunha, Alckmin ou Sérgio Moro.

Responder

FrancoAtirador

12/01/2016 - 08h25

.
.
Ninguém menciona que até 2002, época dos Fatos (e dos 100 Milhões de Dólares),
.
Delcídio Amaral era Filiado ao PSDB e ocupou o Cargo de Diretor de Gás e Energia
.
da Petrobrás, entre 1999 e 2001, por nomeação de Fernando Henrique Cardoso.
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    12/01/2016 - 08h29

    .
    .
    E tem mais aquela Gorjeta de R$ 10 Milhões da Alstom:
    .
    (http://www.midiamax.com.br/politica/fhc-possivel-corrupcao-governo-dele-foi-questao-pessoal-delcidio-283874)
    .
    .

    Luis

    12/01/2016 - 09h19

    Essa corrupção começou na investigação das contas C 5 em foz de Iguaçu no gov. FHC na qual o delegado Castillo foi afastado. A soma atingiu U$ 134 bilhões. Havia envolvimento de pelo menos 70 doleiros, entre os quais o Yousself. Colocaram uma pedra em cima das investigações, pq envolvia tubarões do Gov. FHC. Assista esse relato pelo Sen. Roberto Requião em plenário.

    JOHN J.

    12/01/2016 - 12h34

    O EX-PRESIDENTE DO GOVERNO MAIS CORRUPTO DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL, O FHC: “‘”N”ÔO”””V”E”M”””A”O”””C”A”S”O”””
    A MÍDIA TUCANA É TÃO CORRUPTA QUANTO SÃO OS TUCANOS E POR ISSO SE PROTEGEM MUTUAMENTE.

    FrancoAtirador

    12/01/2016 - 12h57

    .
    .
    Tucanos adoravam “BEACON HILL”.
    .
    Talvez por isso o FHC se dava tanto
    .
    com o Bill da Hillary nos Anos 1990.
    .
    .

    FrancoAtirador

    12/01/2016 - 13h00

    .
    .
    O processo de investigação de lavagem de dinheiro por meio de remessas CC5
    começou em maio de 1999, quando o então procurador da República em Cascavel (PR),
    Celso Antônio Três, conseguiu a quebra do sigilo, na Justiça Federal, das remessas CC5
    de janeiro de 1992 a dezembro de 1998.
    .
    Na época, o montante enviado para o exterior somava US$ 124 BILHÕES.
    .
    Criada em maio de 2003, a força-tarefa CC5 do BANESTADO ultrapassou o objetivo original,
    que era investigar remessas feitas para o exterior utilizando a agência de Nova York
    do banco paranaense, privatizado em 2000.
    .
    Com uma ação conjunta com órgãos de fiscalização da Justiça dos Estados Unidos,
    as investigações foram estendidas para a Conta-Ônibus “BEACON HILL”,
    mantida no JP Morgan Chase, de Nova York, e para contas de brasileiros
    mantidas no MTB, hoje CBC, também de Nova York.
    .
    (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1908200420.htm)
    .
    .

Deixe uma resposta