Eduardo Guimarães: O melancólico fim de uma era da política brasileira?

Tempo de leitura: 6 min

Game over?

O indiciamento de Lula e o preço da covardia petista

por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania

Um “passarinho” muito bem informado me telefona para contar que o PT está preocupadíssimo com o recente indiciamento de Lula pela Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF) em inquérito aberto para apurar denúncia que o ex-presidente sofreu de Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado pelo STF a 40 anos de prisão.

Lula foi acusado por Valério de ter negociado em 2005 com o então presidente da Portugal Telecom o repasse de recursos para o PT em troca de benefícios à empresa, e a PRDF diz enxergar motivos para investigar essa denúncia.

Sobre motivos, os de preocupação não faltam ao partido. Esse é o primeiro inquérito aberto com o objetivo único de investigar se Lula atuou no “mensalão”, apesar de a Ação Penal 470 (iniciada em 2007 pelo Supremo Tribunal Federal) tê-lo investigado antes de aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República.

Tanto o ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza – autor da denúncia do escândalo – quanto o STF, porém, à época entenderam que não havia elementos para indiciar Lula juntamente aos outros 38 acusados naquela ação penal.

Lula, portanto, jamais foi indiciado como alvo específico. Assim, o significado do que acaba de ocorrer é muito maior do que se pensa, ainda que o alarde da mídia sobre o fato ainda esteja esperando a hora certa para ter início.

A investigação que começa a tramitar na Procuradoria do Distrito Federal, segundo petistas graúdos – que só agora começam a se preocupar de verdade com a utilização do MPF e do Judiciário por seus adversários políticos –, tem todas as características da AP 470 e já é dado por aqueles “petistas graúdos” como certo que deverá ter o mesmo destino, se nada for feito enquanto é tempo.

Em primeiro lugar, lembremo-nos de que o julgamento do “mensalão” subverteu toda ordem jurídica e as jurisprudências conhecidas, inovando em procedimentos e critérios, chegando ao ponto de dar tratamento diferente àquele inquérito do que foi dado a outros absolutamente iguais, como no caso do desmembramento do processo quanto aos réus que não tinham foro “privilegiado”, o que não foi feito com o inquérito do “mensalão tucano”.

Dessa maneira, esqueçamo-nos de que Lula não tem mais foro privilegiado e de que, assim, não pode ser julgado pelo STF, tendo direito ao que aquela Corte negou a réus da AP 470 que tampouco deveriam ser julgados por ela: o duplo grau de jurisdição.

Detenhamo-nos um pouco mais nesse princípio do Direito Processual. Segundo a doutrina prevista na Constituição Federal do Brasil em seu artigo 5º, inciso LV, o duplo grau de jurisdição é parte dos princípios do contraditório e da ampla defesa.

O princípio em tela garante ao jurisdicionado sem “foro privilegiado” a reanálise de seu processo por instância superior. Em casos em que existe esse “privilégio”, a competência cabe à instância máxima do Judiciário, o STF, de forma que o duplo grau fica impossibilitado.

Em contrapartida, o “foro privilegiado”, apesar de negar a reanalise da primeira decisão judicial a que o jurisdicionado for submetido, dá a ele o benefício de ser julgado por um órgão colegiado como o Supremo Tribunal Federal em vez de ser julgado monocraticamente por um único magistrado em cada uma das duas instâncias do duplo grau de jurisdição.

Além disso, o réu sem “foro privilegiado” tem possibilidade de ser julgado três vezes e, na última, pelo mesmo colegiado que julga uma única vez quem tem esse “privilégio”, ou seja, pelo mesmo STF.

A desvantagem do “foro privilegiado” para réus de ações penais é a de que o STF pode, a seu bel prazer, antecipar prazos e criar jurisprudências, como aconteceu no caso da AP 470, com sua teoria do “domínio do fato”, ou negar um desmembramento da ação que fora concedido a outra praticamente idêntica, só que envolvendo o PSDB e não o PT.

Para réus de ações penais, portanto, o “foro privilegiado” não traz privilégios. Muito pelo contrário.

A má notícia para Lula, para o PT e até para a presidente Dilma Rousseff – ainda que ela pareça não entender isso – é que o STF pode, sim, arrogar para si o julgamento do ex-presidente, caso a Procuradoria do Distrito Federal opte pela abertura de ação penal contra ele, pois aquela Corte pode entender que a característica da denúncia a enquadra no mesmo processo que condenou José Dirceu e companhia petista limitada.

O Supremo Tribunal Federal começou o julgamento dos 38 réus do escândalo do “mensalão” no dia 2 de agosto de 2012. Já nos primeiros momentos de um processo visto por inúmeros e respeitados juristas como um julgamento de exceção pelas inovações que perpetrou, já era possível prever no que daria.

Naquele primeiro momento, movimentos sociais e sindicatos ligados ao PT, tais como MST, CUT etc., prometeram mobilização, manifestações, ações que visassem mostrar aos que pretendiam promover uma farsa jurídica que a sociedade civil não a aceitaria. Porém, ficou só no gogó.

O PT, por sua vez, soltou uma ou duas notinhas tímidas de protesto e nada mais. Lula se calou – e até hoje segue calado – e Dilma manteve uma distância daquela vergonha que, anotem aí, irá lhe cobrar um preço muito mais alto do que pode sequer imaginar. E que não se resumirá à muito maior dificuldade que terá em se reeleger caso seu principal cabo eleitoral, ano que vem, seja alvo de uma ação penal no Supremo.

Lula, hoje, é o alvo mais apetitoso não só da direita midiática brasileira, mas da de toda a América Latina. Não é apenas o maior eleitor do Brasil. Com a morte de Hugo Chávez, vai assumindo o posto de líder máximo da esquerda na região. Levá-lo à desmoralização – e quem sabe até ao cárcere – é um dos sonhos mais acalentados por essa direita.

Com a esquerda brasileira apeada do poder, um efeito dominó será desencadeado pela América Latina. Com a direita governando a maior potência regional haverá rompimento de acordos e até sufocamento de governos de esquerda em países como Argentina, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela e outros.

Para o Brasil, a volta da direita midiática ao poder será a maior desgraça de sua história. Essa retomada do poder visa interromper um processo que está eliminando a característica mais perversa deste país, a de pátria da desigualdade.

Alguém acha que não gostam de Lula e do PT por serem feios, sujos e malvados? A direita midiática não gosta deles porque é formada por uma elite étnica e regional minúscula que durante o nosso meio milênio de história concentrou uma parte indecente da renda nacional, colocando o Brasil como o país virtualmente mais injusto do mundo até hoje.

Ora, a maior obra dos governos Lula e Dilma não vem sendo a queda do desemprego ou o aumento da renda das famílias, ou tampouco a melhora na infraestrutura ou a solidificação da economia, mas, justamente, o exorcismo lento, gradual e contínuo do grande fantasma que assombra a América Latina: a concentração de renda.

Será preciso explicar que, para redistribuir alguma coisa, só tirando de um para dar a outro?

A elite minúscula que concentra uma parcela quase inacreditável da renda nacional está perdendo com os governos petistas, ainda que esteja enriquecendo junto com o país. Está perdendo percentualmente.

Negros pobres não frequentam apenas os mesmos aeroportos e shoppings que a elite branca de ascendência europeia do Sul e do Sudeste. Agora começam a frequentar as mesmas universidades. Em alguns anos, por todo país surgirá uma geração de médicos negros – um fenômeno impensável até aqui, mas que irá ocorrer em pouco tempo devido ao Prouni e às cotas para negros nas universidades.

Empregadas domésticas com FGTS e horas extras? Redução nos lucros da privataria elétrica e da banca vampira, com redução da conta de luz e queda nas taxas de juro ao consumidor? “Vade retro, justiça social!” É o que brada a vampiresca elite tupiniquim.

A governança petista, caro leitor, está aplicando distribuição de renda na veia da nação.

A elite brasileira logo ficará morena e este não será mais um país de poucos, como continua sendo até hoje meramente porque o processo redistributivo em curso ainda tem muito a caminhar para se tornar minimamente irreversível, se é que se pode usar esse termo.

Vou, então, contar mais um segredinho enorme que aquele “passarinho” sabido me confidenciou: o PT e o próprio Lula já pensam em ele buscar o julgamento das urnas para se contrapor ao julgamento de exceção que preparam contra si.

Trocando em miúdos: Lula pode sair candidato a governador ou a presidente, dependendo da gravidade e da velocidade do processo ora desencadeado contra si.

Aliás, vale dizer que tal estratégia pretende ser, também, um elemento de dissuasão dos que pretendem dar ao ex-presidente o mesmo destino de José Dirceu.

Na visão deste que escreve, é pouco, muito pouco. Quase nada.

Eis que se o PT, os movimentos sociais, os sindicatos, o próprio Lula e a presidente Dilma continuarem achando que o processo de destruição do PT vai parar no seu maior líder, estão loucos. A direita judiciário-midiática não irá parar até que o último petista vire pó e os ideais do partido sejam apagados da face da Terra.

O que fazer? A sugestão é, pura e simplesmente, a de que os citados no parágrafo anterior radicalizem de verdade. Como? Com o partido, os movimentos sociais e o próprio Lula indo às ruas. E com Dilma pondo a boca no trombone, como é seu direito constitucional. E não são só às ruas do Brasil, mas às do mundo.

Acontecerá? Duvido. Todos esses, infelizmente, parecem possuídos por um dos piores demônios que assediam o homem: o medo.

PS do Viomundo: Já escrevemos anteriormente que, em nossa opinião, haverá segundo turno em 2014. O rearranjo das forças políticas (com Eduardo Campos aderindo a Aécio ou Serra) claramente beneficia a oposição. A federação que se reúne dentro do PT representa interesses tão distintos e diversos — da reforma agrária à Monsanto — que perdeu a coesão política interna necessária à reação. E o Eduardo se esquece do papel essencial dos Estados Unidos nos bastidores, tentando reorganizar a América Latina mais uma vez em torno de seus objetivos políticos, econômicos, diplomáticos e militares.

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zeza Lima

Este Eduardo parece está recebendo algo estranho no seu cérebro,não fique com picuinhas meu caro,faça uma convocação em prol do nosso Lulinha e lá estarei.

NEI

Pelo jeito de como as coisas estão se encaminhando, creio que teremos mais uma revolução em andamento.
NEI

Santayana: Qualquer agressão desatinada a Lula desatará uma crise nacional – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães: O melancólico fim de uma era da política brasileira? […]

Roberto Locatelli

Muitos comentários ainda estão muito focados em eleições. Sim, elas são importantes, mas para barrar o golpe é preciso mobilização. Pode nem haver eleições!!

Rafael

Na disputa eleitoral importante lembrar que em MG o Anastasia não poderá se candidatar à reeleição, então essa disputa, imagino eu, que para o PSDB é um grande risco perder MG e SP, sem esquecer do PR. Agora imaginemos se o PSDB perde MG, SP e PR??
Me lembro perfeitamente final de 2006 vários analistas comentando que o PT não faria sucessor, que seria o último mandato do PT. Acabou que em 2010 Dilma venceu Serra o candidato tucano mais experiente, que mais disputaou eleições.
Não tem como saber o comportamente da população na eleição do ano que vem, mas voltar ao PSDB é o mais improvável de acontecer. A cada eleição que passa o PSDB perde mais espaço, depois da reeleição do Lula em 2006 não acredito que a reeleição de Dilma seja mais difícil. Acho um exagero completo pensar que Eduardo Campos possa mudar uma eleição, o governo do Eduardo Campos é o que é graças ao Lula. Eduardo Campos não é conhecido fora do nordeste, o que o PSDB quer como ele é alguém que divida os votos do nordeste para tentar levar para o 2º turno. E eduardo campos corre o risco por isso de não ter apoio para a eleição de 2018, eu acredito que seria mais prudente para ele apoiar o governo em 2014 para tentar em 2018. Na pesquisa que foi feia a umas duas semanas atrás EC caiu de 8% para 6% com a globo falando todo dia no cara, mariana e aécio só perderam.

Rafael

Devo estar errado, mas pelo que eu me lembro o caso da denúncia do Marcos Valério foi mandado para MG e decidiram arquivar. Faz pouco tempo que li isso. Li só o começo do texto e achei muito chato. Nem se detém sobre as acusações do Marcos Valério se apega mais ao fato de o Lula não ter foro privilegiado, artigos da CF, situações, como não li o resto do texto, essa conversa da acusão contra o Lula já leio há mais de um ano e fica só nessa da investigação da denúncia , que foi para lá e depois para outro lugar. Depois de 7 anos de investigação, julgamento do caso mesmo que ridiculamente, então só depois da “denúncia” do Marcos Valério então aparece algo. Essas reportagens telepáticas, “petistas graúdos estão precupados” li centenas nos jornais e site da globo, até hoje não passou disso. A globo cumprir esse papel medonho de repercutir denúncias de Marcos Valério tudo bem , eu sei quem é a globo, agora esse pessoal usar do pânico com alarmismo porque vão prender Lula agora depois da presidência é muito medícore. Basta dois neurônios para pensar que a denúncia do mensalão era para tirar Lula do governo, um impeachment, não conseguiram, então vou acreditar que lá em 2005 denunciram o mensalão, Lula em 2006 se reelege, Dilma eleita em 2010 e hoje aparece uma denúncia catastrófica contra Lula que pode colocá-lo na cadeia?? Se for levar em conta o fato de que o mensalão condenou sem provas então podem condenar Lula, por não teriam feito isso lá em 2005 ou 2006? Não era mais fácil lá em 2005 colocar Lula na cadeia? Não iam deixar Lula se reeleger, eleger Dilma. Garanto que nesses “petistas graúdos preocupados” Lula não está incluso. Óbvio que vão arrastar esse processo até outubro de 2014 para usar politicamente o processo, como vários outras tentativas não passará de desespero.
Tá ficando engraçado ver os chutes do Vi o mundo sobre a eleição de 2014. Rodrigo Vianna esses dias montou um esquema com várias situações, articulações e esquemas que irão ocorrer. Vai virar comédia as tentativas de acertar o resulado. Estamos ficando pior que a globo nesse aspecto de chutes. Oposição deve ser muito forte, Eduardo Campos pelo PSB, partido que praticamente nem exsite fora do nordeste, assim como Eduardo Campos não é conhecido por grande maioria dos brasileiros, Marna com o discurso verde. Aécio protendo leiloar o Brasil e arrocho para atravessar a crise.

assalariado.

Melancolico mesmo é os partidos ditos de esquerda, terem como aliados preferenciais, todo o mundo politico possivel, em detrimento de uma aliança tática/ estrategica, com a classe a qual diz defender.

É bom avisar esse burocrata, capa preta aburguesado (leia -se passarinho) que, se está preocupado mesmo com essa possibilidade de golpe midiático, juridico e tals, é bom começar a conversar mais diretamente com as massas, voltarem as suas origens e táticas ideologicas, para com suas bases eleitorais.

O que não pode é, os partidos ditos de esquerda ficarem a espreita, melhor dizendo, ficar escondidos atrás, nas cadeiras/ bancadas do congresso nacional e/ ou debaixo da saias da Dona Dilma. Venham ao encontro do povo (ESTUPIDOS!!) –A LUTA É PELA HEGEMONIA POLITICA–, e a burguesia capitalista nunca vai jogar a toalha da derrota de sua classe politica em favor dos piobres. Se continuarem brincando de esconde esconde com o povo, na hora ‘h’, as massas, devido a queimação diuturna da midia do capital, não os reconhecerão como parte dele, devido que, o pragmatismo politico economico, sempre vem acompanhado da alienação politica consumista. É a mesma coisa quando um pai sai para viver numa vida prostituta e, fica anos e anos bulinando com suas viadagens ideologicas, depois volta com o rabo entre as pernas. Sinto muito, agora é tarde.

Abraços.

Fabio Passos

A passividade bovina do PT e do governo diante das recorrentes tentativas de golpe da direita sao um banho de agua fria sobre a militancia de esquerda.

E dever da esquerda politizar a populacao.
Abdicar deste dever e favorecer as oligarquias que governam o Brasil pelo abuso de poder economico.

O PiG mama nas tetas do Estado enquanto sabota nossa democracia.
Ate quando o governo vai sustentar os sabotadores?

jõao

os tucanalhas vai ter que achar outro candidato

Tribunal nega pedido para extinguir ação contra Aécio
Publicado em 06-Abr-2013
Como assuntos negativos ao PSDB nunca ganham muito destaque na grande imprensa, registro aqui uma nota que saiu no Globo de hoje, sobre o presidenciável tucano Aécio Neves. O Tribunal de Justiça de Minas rejeitou o pedido do senador para pôr fim a uma ação civil pública o acusando de improbidade administrativa.

O Ministério Público diz que, entre 2003 e 2008, no governo Aécio, R$ 4,3 bilhões que deveriam ter ido para a Saúde acabaram na

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). E não há documentos no balanço da empresa comprovando os repasses.
A defesa de Aécio alegou que só o procurador-geral de Justiça poderia propor ações contra um governador. Mas o Tribunal negou esse pedido.

José BSB

Pois é. Quem articulou a indicação da mãe do governador de pernambuco ao TCU? Lula e a Dilma.
Comenta-se que os votos são elaborados pela assessoria e a madame só tem o trabalho de ler em plenário.
é brincadeira…

Filipe Rodrigues

Se o PT poupou seus inimigos como na CPI do Cachoeira, “graças” a base aliada que o próprio Lula ajudou a construir.

Lula enfraqueceu o próprio PT, para ter o apoio da centro-direita na eleição da Dilma.

Ainda bem que Eduardo Campos vai ser candidato, pois se no meu estado o PT for obrigado pelo governo(Dilma), Lula, diretório nacional a desistir de uma candidatura própria a governador em favor do PMDB,PSD,PR,etc votarei nele (se em todo Brasil ocorrer o mesmo, a vitória de Dilma que parecia certa no 1º turno correrá riscos no 2º turno se enfrentar o governador de Pernambuco).

O PT tem um plano de em 2015 ter uma bancada de 20 senadores (14 atuais) e mais de 100 deputados federais (88 atuais)para melhorar a base aliada, pra isso terá que ter muitos candidatos a governador (20 diretórios estaduais já demonstraram interesse),infelizmente eleições nacionais e regionais são na mesma data, as eleições de governador influenciam muito mais na formação das bancadas no congresso que a de presidente.

Zanchetta

“Um “passarinho” muito bem informado…” Se for pajarito chiquito, segundo Maduro, deve ser o Chávez…

Simas Sampaio

Amigos, alvíssaras! A companheira Erenice está de volta ao trabalho.

Na semana passada, Erenice esteve em Fortaleza com a presidenta Dilma e a comitiva, que cumpriu agenda oficial na cidade. Erenice se hospedou no mesmo hotel reservado para a equipe presidencial e agiu como se ainda fosse, formalmente, uma das estrelas do time. Ela conversou com políticos e cobrou deles empenho na campanha pela reeleição da petista. Apresentou-se sempre como uma interlocutora do Planalto e quis saber quem simpatizava com Eduardo Campos (PSB), o aliado que pode virar adversário na corrida presidencial.

    Roberto Locatelli

    Sobre Erenice: ela foi INOCENTADA, O caso foi arquivado pela Justiça Federal por absoluta falta de provas e a sentença do juiz Vallisney de Souza Oliveira teve o apoio do Ministério Público e a PF, que acompanharam o processo aberto há um ano e sete meses. Em síntese: tratou-se de mais um assassinato de reputação patrocinado pela mídia. http://planetaignis.blogspot.com.br/search?q=erenice

    O Simas não ficou sabendo do resultado das “denúncias” porque ele provavelmente se informa pela Veja (órgão oficial da quadrilha do Cachoeira) e a revista não deu essa informação.

    Nilson

    Para uma pessoa postar coisas dessa natureza ela é no minimo mal informada ou mal intencionada.

xacal

Eu fico a pensar o seguinte:

Claro, sabemos todos que a luta por hegemonia (poder) não se resume às esferas formais do Estado e da sociedade (eleições), e se trava muito mais nos aspectos simbólicos e discursivos, a tal da ideologia das classes sob domínio da classe dominante.

Ok, mas eu pergunto:

O que há para ser feito neste sentido? Pois:

01- O PT e sua coalizão de forças, desde 2002, com a Carta aos Brasileiros(o seu tratado de governabilidade)nunca apontou ou acenou que faria diferente do que está sendo feito, e sabe-se (ou intui-se) que foi justamente por isto que o PT e seu candidato ultrapassou seu teto histórico.

02- Desde então, ou melhor, desde seu nascimento, o conjunto de forças que hoje ocupa o governo só ampliou sua base social e sua representatividade. No sentido contrário, as forças ditas conservadoras se esvaíram e resistem graças as suas posições junto a mídia, que hoje resume-se a desconstruir ações do governo, mas não dá pauta alguma, não elege um vereador no interior do país(estou exagerando, é claro).

O que não quer dizer que algumas ações destrutivas não nos tenham colocado sob risco real.

Mas este é o jogo possível quando a oposição está tão fragilizada institucionalmente e eleitoralmente.

A questão é que o espectro conservador está chamando o governo para o único terreno onde ele julga ter chance, ou seja, o campo para-institucional, ou seja, o ambiente golpista.

O que o governo tem feito, embora mantenha estreita vigilância sobre os humores conjunturais (o tal momento histórico), é se negar a dar-lhes os argumentos para que a luta descambe para tal instância.

É este o sentido da negativa em tratar de um ataque frontal a mídia.

São estratégias distintas das que imaginam boa parte dos comentaristas aqui, mas o fato é:

Você sempre luta com uma gradação, ou seja: do mais ameno estado de espírito para o mais grave, e não o contrário.

Não dá para exacerbar todos os meios de combate para depois vê-los ineficazes, ou exagerados e não ter como voltar atrás.

Que a oposição sonhe com golpe?

Eles sonham com o golpe porque as urnas são um pesadelo do qual não acordam.

Isto é óbvio, mas até agora não tiveram coragem sequer de gritar FORA LULA, como alguns de nós fizemos com FORA FHC!

Mas o governo não pode operar nesta lógica, ainda que seja constantemente provocado.

o PT pode reagir, com suas prerrogativas de partido, e aí eu acho, de fato que há uma preguiça no ar, tanto pela folga que o consenso em torno do governo permite, e outro tanto como resultado do esforço do partido em ocupar espaços de governo o que o desidratou organicamente.

É um processo natural, e é o ônus de governar por tanto tempo, com previsão de outro tanto de tempo pela frente.

Este é um debate para o partido, e não para o governo.

As rupturas institucionais brasileiras nunca se deram como expressão de projetos populares, ao contrário, sempre impuseram a lógica das elites.

Não se trata de ter medo, mas coragem demais, na maioria das vezes é idiotice suicida!

Só podemos falar em contra-golpe na presença de um golpe de fato. Contra-golpe sem golpe, é na verdade, GOLPE!

Apagões, sabotagens? O governo responde com a “candidatura” de Eduardo Campos, uma tática tão maldosa e sofisticada que até os correligionários do governo não conseguem entender.

Não será uma presidenta que sofreu na carne os males de uma ditadura golpista que atacará a democracia, por mais frágil que ela se pareça.

    Bertold

    Parabens Xacal, o efeito manada nos comentários, onde alguns malucos, oportunistas e oposicionistas começaram a deitar e rolar, foi mediado por sua análise que considero mais correta e coerente. Toda estratégia envolve riscos,issoé uma lição da guerra e da política. Política tem apenas um pouco de calculo matemático, as ações humanas e sus resultados tem muitas variantes possíveis e nehuma certeza. É sempre o tempo que se encarrega de conferir os erros e acertos das nossas opções. Confesso que gostaria de mais radicalidade dos petistas mas reconheço a maturidade e paciência petista no enfrentamento de um processo histórico que começa a definir seus horizontes concretos.

Gerson Carneiro

Tudo isso fora as sacanagens propositais de desligar o fornecimento de energia elétrica, travar aeroportos e derrubar ligações durante o período da Copa do Mundo, e a pouco meses da eleição, só pra dizer que o PT é incompetente. Aguardem…

    Roberto Locatelli

    Rapá, mandei até mensagem para o “Fale com a presidenta” sobre isso.

pereira

Prezado Edu, o povo não está nem a ir para esse tal de eduardo, aécio, serra ou qualquer merda que venha, o voto Edu já esta consolidado de hoje. O povo não vai trocar o que tem na mão por um cara que só vive bêbado e não tem nem discurso, e o campos e quem mesmo, ficará muito feio para ele pedir voto para o psdb, cuspindo no prato que comeu ontem, prezado edu o povo não é besta.

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    Pereira, concordo com você. Mas a armação da direita está pronta e deve ser combatida com todas as forças. Se necessário vamos às ruas. O Mentirão provou de que calhordices esse Supremo é capaz. A Justiça brasileira é manipulada como uma velha prostituta, como o é o PIG, a serviço dessa elite gordurosa e obtusa.

    Zanchetta

    Como é que um sujeito que apoia o Lula vem falar de outro que fica bêbado!!!!

pereira

Prezado Edu, o Lula tem que ser investigado mesmo, aquela velha frase quem não deve não teme. e o PT cometeu crime sim, pelo menos caixa dois, é crime, e o dinheiro veio de onde, agora o Lula com toda sua influência deve chamar três ou quatro juristas bom de fora do Brasil e meter pressão sobre esses juízes de quinta categoria, era o que o Dirceu, José Genuíno e outro deveriam ter feito, eles já sabiam do resultado, quando a coisa esta feia coloca árbitro de fora para pelos menos olhar o jogo, se o Lula tivesse alguma coisa a cpi dos correios e cpi do fim do mundo teria derrubado ele em 2006, agora tem que arrumar fogo de fora porque o daqui não funciona mais, deve vim jurista de Portugal, Espanha, França e Itália acompanhar o caso. isso deve ser convocado pelo o Lula, essa turma do PIG borra de medo do estrangeiro como fala o matudo aqui no sertão.

Romanelli

Se vai haver ou não segundo turno ? ..convenhamos, isso pouco IMPORTA !! a menos que vc tenha uma boquinha na máquina, né mesmo ?

Pra mim importa mesmo saber se nos “12 anos” de governo o PT conseguiu entregar o que prometeu ? se entregou NA PRATICA, a preços JUSTOS e com transparência, e não na licitação e/ou propaganda destina a cisão e a torcida.

Interessa saber se valeu ao país ter que engolir inúmeras alianças ESPÚRIAS que, quando muito, deram carta branca a incontáveis BATEDORES DE CARTEIRA.

Interessa mesmo saber se algumas políticas nos levaram pra frente, ou se só agitaram a bostx sem que no entanto a sociedade entendesse pra que do circo ? (ex: desarmamento, cota RACIAL, “comissão da verdade” etc)

Sabe mais o que interessa ? interessa fazermos um balanço em alguns setores básicos pra ver se em todo este período fomos governados ou TOCADOS que gado. Afinal, como anda a nossa justiça, a saúde, os transportes, a infra ? Quais foram os resultados práticos dum legislativo comandado pela base ?

Será mesmo que com a política de incentivo ao endividamento das famílias pra compra de BENS de consumo e de PORCARIAS, será que o país se conseguiu o tão sonhado crescimento sustentável ? E agora ? O que fazermos com as dezenas de MILHÕES estacionados no bolsa família ? E o que foi feito do sonho pela MORADIA digna ? e o cambio, a desindustrialização, os tropeços e escolhas de quem seriam os “campeões endividados nacionais”, quem responde por isso ?

Será, será mesmo que com os sucessivos ataques do PT ao judiciário brasileiro, no caso “mensalão” por ex e sua INSUSTENTÁVEL defesa, será que esta “desconstrução” pra tentar livrar CORRUPTOS CONFESSOS, será que isso somou mesmo pra Nação ou mais nos jogou ao descrédito ? Será que vale mesmo a pena levantar-se BANDEIRA pra que alguns líderes se sitam INTOCADOS e diferenciados diante da LEI ? ..e então, aqui, quem responde pelo descrédito do 5o art da constituição brasileira ?

E pra não dizer que não disse, será que em tempos de informações instantâneas e diversas, será que valeu mesmo pro país ver o governo ser tocado por bandeiras chicletinho (o governo do nordeste contra o sul, o do contra os olhos azuis, o das mulheres e dos negros ou de grupos e NUNCA a favor da cidadania indistinta, pra TODOS) ao invés de tocar em pontos críticos como o seria a REGULAÇÃO da mídia que nos garantisse a democracia, o respeito, a transparência e a certeza da punição ao MALANDRO manipular e fabricador de escândalos, crises, manchetes, editoriais monocórdicos e notícias fraudulentas ?

então ..se vamos ou não pro 2o turno ? ..francamente, isso pouco me importa, pois pra mim, hoje, tenho certeza, é TUDO FARINHA..

    RicardãoCarioca

    O melhor é governar para rentistas e excluindo o povo da economia e da educação como os demotucanos governam, né não?

    O seu texto gravitou entre a provocação e o humor, mas nota-se ausência de talento para ser qualquer um dos dois.

    Gerson Carneiro

    Que viagem! Baixou o espírito do Reinaldo Azevedo no moço.

    “CORRUPTOS CONFESSOS”

    Quais? Não sei de nenhum. Cite-os, please.

    Romanelli

    Roberto Jeferson, a turma do PP e do PMDB que não davam nome e que disseram receber até de carro forte ..e o Valdemar, o Rural..

    Fora claro, gente do tipo João Paulo que DEU NOTA FALSA pro STF analisar como se sendo álibi ..ou a turma do MV que queimou documentos a luz do dia ..satisfeito ?

    que mais, xô vê ..ah sim, o Delúbio com seu sorriso Kolynos e NADA A DECLARAR pro povo brasileiro ..ouo Genuino que BOTOU preço em todos os acordos que terminava com ele informando e/ou se assessorando com Dirceu do quanto distribuir pra ESTUPRAR a “vontade do eleitor”

    O que? esqueci do Pizolato ..desculpe, este nem merece comentários, a não ser que queiramos falar do Gushiken, Grenhald e/ou do silvinho Pereira tb

    abrá

    nota – da minha parte eu reitero que tb cobrarei o STF a hora em que o processo do tucanato chegar, que segundo o Barbosa, respeitando a ORDEM DE ENTRADA, ainda levará uns 2 anos pra ocorrer

    Brasil, que triste, continuas sendo um país de poucos e da lei de Gerson, aquela que tenta salvar os amigos não pelo mérito, mas pelo vinculo ..eu hein ?

    abolicionista

    Quem faltou na lista, gente? Só eu percebi isso? O ÇERRA!!! Sim, e o velhote literato FHC! Ahá, tentou engambelar, né mané?

Roberto Locatelli

Como disse o Azenha, os EUA precisam que a América Latina volte a ser seu quintal.

EUA é um país-vampiro: foi só a América Latina e os BRICS conquistarem um mínimo de autonomia econômica e, pronto, a crise se instalou nas terras do tio Sam.

Para os EUA, é fundamental que a América Latina lhes forneça commodities a preço de fim de feira e compre produtos industrializados. Isso só será possível com a volta de governos de direita à região, de preferência ditaduras.

Há um golpe de estado em andamento. Ele é liderado pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista), o qual representa os interesses dos EUA e do capital financeiro internacional. A ferramenta que o PIG está usando é o stf, o circo midiático do joaquim.

Para barrar o golpe, é preciso mobilização popular. Povo nas ruas, passeatas, greves.

Só um partido centrista como o PT pode acreditar que golpe de estado se barra colocando Lula como candidato.

Olavo

Vejam a opinião da Maria Isabel Nogueira Melo, na Rede Social, acima, é esta opinião que vai prevalecer com o apoio da Mídia comercial. Ao meu ver o PT cometeu um erro estratégico capital: não se dispôs a informar verdadeiramente as massas. Dá até para imaginar um grande acordão entre as forças majoritárias do partido e as elites tradicionais, mas talvez já fosse muito para minha inteligência.

Olavo

… ali quietos…

Olavo

A rigor eu nem acredito em uma covardia do PT, a origem de tudo está na arrumação que o partido e as forças majoritárias nele representadas fizeram para chegar ao governos. As políticas implementadas, ainda que tenham beneficiado grande parte da população, ainda assim, são tímidas.Desse modo era quase impossível avançar além disso. Então não resta grande coisa ao PT, depois de massacrado pela elite (e calado) “devolver legitimado” o poder aos “verdadeiros donos”.O comportamento de LULA e DILMA é inadmissível frente a tudo que ocorre (afronta, desrespeito, etc.)Eles ali, quitos, respondendo com “frases prontas”, de efeito. Sem confronto não pode existir avanços, e esses dois líderes não tem esse perfil.

Carlos Lima

Corajoso AZENHA, Isso tem a ver com a proxima eleição, LuLa jamis ao vencer o cancer, venceria o que as elites controlam, aumente os juros, encurralem novamente os pobres e dê mais dinheiro a midia, estaria sem nenhum percauso. Só esqueceram de uma coisa o povo é o povo.

Luís de Assis

Achei catastrofista e assustado demais o artigo, embora bem escrito pelo Eduardo Guimarães. Sinceramente, gostei bem mais do comentário do Xacal, muito mais positivo, analisando o outro lado da questão, e é do tipo “que bobagem é essa?, já desistimos?, por que motivo? E o que representa esse ‘game over’?”. Enfim, a (nova) luta nem começou – Xacal fala das instâncias e do tempo a ser decorrido-, mas, logicamente, vai exigir reação e perspicácia política mas, “game over”? Que é isso pessoal?, muita água ainda vai rolar, “game on”, isso sim!

Euler

O fato é que o PT errou na indicação dos ministros do STF (majoritariamente indicados pelos governos do PT); errou em não enfrentar o monopólio da mídia, que é o maior poder de fato, e através do qual a direita hegemoniza ideologicamente a sociedade e articula suas forças contra as reformas sociais; errou na conciliação com os partidos fisiológicos (PMDB e outros) abrindo mão de tudo e não conseguindo sequer a contrapartida para detonar os tucanos e sua mídia em casos como: mensalão tucano, privataria tucana, envolvimento da Veja com Cachoeira, entre outros. Entidades como CUT e UNE nem contam mais, pois se tornaram meras autarquias do governo federal, perdendo o apoio de massa e a necessária autonomia para defender os interesses de classe dos trabalhadores. Enfim, a direita neoliberal nacional e estrangeira ainda não domina integralmente o governo federal (embora lá tenha seus tentáculos), mas está fechando o cerco para o golpe fatal. Dentre as experiências de governos de esquerda ou progressistas na América Latina – Allende no Chile, Jango no Brasil, Chávez na Venezuela, entre outros – o PT aparece inequivocamente como o mais covarde de todos.

ricardo silveira

O medo de não se reproduzir no poder paralisa os petistas. Mas, a tal da base aliada continuará a se reproduzir com sol ou chuva. A perspectiva de golpe do judiciário, por meio do STF, se anunciou com o caso do grampo sem áudio do qual participou Gilmar Mendes. Nada aconteceu aos envolvidos, apenas o Demóstenes foi pego, depois que a PF driblou o PGR. Mas, apenas perdeu o mandato. Logo será reintegrado à turma. E, não há dúvida, o Golpe parece ter ganhado força incontida.

FrancoAtirador

.
.
Por outro lado, presenciamos também o melancólico fim de um jornal de São Paulo

Estadão anuncia mudanças e deve demitir 50 jornalistas

Em comunicado interno divulgado nesta sexta-feira 5, o diretor de Conteúdo de o Estado de S.Paulo, Ricardo Gandour, anunciou mudanças na “configuração de cadernos” do centenário jornal diário.
O anúncio foi acompanhado pela notícia, ainda não oficializada, de que cerca de 50 profissionais da Redação serão demitidos.
Dezenas de jornalistas haviam deixado o jornal recentemente em razão do fechamento do Jornal da Tarde.

O anúncio interno foi republicado no site Blue Bus.

Segundo Gandour, o Estadão terá, a partir do próximo dia 22, apenas três cadernos e um suplemento. Haverá somente uma edição, que será fechada às 21h30. Antes, havia as versões “nacional”, que fechava antes, e a “São Paulo”, que rodava no fim da noite e permitia a inclusão de notícias de última hora aos leitores paulistanos. Isso significa, por exemplo, que o Estadão não conseguirá noticiar jogos de futebol iniciados a partir das 22 horas.

Um único caderno trará as editorias Política, Internacional, Metrópole (incluindo os temas da atual Vida) e Esportes. O segundo caderno trará Economia, Negócios e Tecnologia. O Caderno 2 amplia a cobertura de entretenimento e incorporará comportamento digital e literatura.

A decisão foi tomada, segundo a nota, em razão de pesquisas qualitativas e entrevistas em profundidade com diversos setores da sociedade. Esses levantamentos, ainda de acordo com o editor, mostraram que os leitores querem mais conveniência e eficiência de leitura e um jornal mais compacto em dias úteis.

Confira a nota interna republicada pelo Blue Bus:

(http://www.cartacapital.com.br/sociedade/estadao-anuncia-mudancas-e-deve-demitir-50-jornalistas)

Comentários na CartaCapital:

nelsoncarvalho disse:
2013-04-06 21:51:56

Eu estou tendo o prazer de assistir o início do fim de um objeto de PROPAGANDA. No pior sentido que esta palavra possui.

Fausto Neves disse:
2013-04-06 21:06:10

O apelido “estadão” surgiu na década de 70, quando o jornal, na edição do domingo, era muito volumoso devido aos cadernos de anúncios e suplementos. Esse apelido já devia estar no inconsciente coletivo mas foi criado como deboche pelo volume de papel. O jornal se apropriou do apelido como se fosse de grandeza. Agora segue os passos do Jornal do Brasil e, algum dia, estará só na Web. Final dos tempos!

(http://www.cartacapital.com.br/sociedade/estadao-anuncia-mudancas-e-deve-demitir-50-jornalistas/#todos-comentarios)
.
.

Abel

Faz sentido. Do Partido da Mídia, só podemos esperar o pior…

Rafael

CORREÇÃO:
“o Eduardo se esquece do papel essencial dos Estados Unidos…”
Viomundo, vcs estão sendo muito bonzinhos com o Eduardo. Esse negócio de “esquecer” não existe. Se o cara quer ser presidente ele não esquece de nada, isso*, na avaliação dele soma!!! Pode até prejudicar ele e o Brasil, mas repito, para ele isso soma.
Ele pode estar equivocado (sob um certo ponto de vista), mas não esquecido.

*enfraquecer o governo Dilma e ao mesmo tempo favorecer a geopolítica americana.

    Batista Neto

    Rafael. Me parece que o Eduardo que esqueceu é o Guimarães. O outro é o Tucanuardo que já está mais que afinado na canção “Everybody macacada”!!! Aquela em que o “patrão mandou tomar Whisky com feijoada” e “falar com a lingua enrolada”!!!

Rodrigues

Haverá segundo turno em 2014 porque, mais uma vez, o PT adota uma postura esquizóide e sofre com crise de identidfade! E dependendo do canditao das esuqerdas (sim, porque o cnadidato do PT até pdoe sre progressistas, mas não mais das esquerdas!), o PT poerderá mais de 70% dos votos do funcionalismo público!

    Walter

    Correção, amigo.
    O PT perderá 90% dos votos do funcionalismo público e de seus familiares.
    Arrocho salarial, perseguição, aumento indiscriminado de cargos comissionados, funpresp….
    Precisa mais???

Fabio Passos

Nenhuma surpresa.
Com a perspectiva de derrota em 2014… a direita tenta o golpe.

geniberto paiva campos

Não acredito que estou lendo isso.
Afinal, o que estaria acontecendo com o Eduardo Guimarães?
Mudou de lado?Por que não vai escrever os editoriais do Globo?
Depois que o STF fez um julgamento de exceção, inventando novas leis e invertendo o ônus da prova, o Eduardo acaba de criar a
INVERSÃO DO ÔNUS DA CULPA.
Então, fica combinado assim: a culpa é do Lula e do PT. São uns frouxos.
Ora, EG, não me venha de borzeguins ao leito…
Não consegues ver uma tentativa de Golpe?
Sabe onde fica Honduras? E o Paraguai? Pois é.

    xacal

    É mais ou menos isto Geniberto.

    O que este pessoal não consegue(ou não quer enxergar) é que primeiro é preciso separar a ação do partido e a ação do governo.

    Segundo, é preciso dizer que Lula e Dilma não fecharão o Congresso, não utilizarão uma provável maioria parlamentar para sufocar as oposições, e muito menos utilizarão seu capital político para encurralar(ainda mais) a mídia.

    O Brasil não é a Venezuela, não é Equador nem a Bolívia, mas também não é o Paraguai ou Honduras.

    Claro que a direita latino-americana, ou pior, a direita americana tende a romper as regras democráticas para impor seus projetos de poder.

    Ora, o que foi a eleição de bush jr(e a fraude na Flórida de jeb bush) senão um golpe institucionalizado?

    Mas isto não siginnifica q

    xacal

    enviei por engano, continuando:

    mas isto não significa que Dilma e Lula ficarão assistindo a estas tentativas! E que não haja reação quando necessário.

    E eu digo que cada tentativa ensaiada até agora falhou fragorosamente, e em grande parte pela capacidade de Lula e Dilma (e por que não, do PT?) de desmontar os pontos de tensão e construir um amplo consenso popular em torno do governo.

    Isto não elide nossa permanente vigilância, a consideração que este processo não diluirá os atritos de classe, etc.

    Mas este tipo de texto só causa um tipo de sentimento que não ajuda em nada.

    Um desserviço a luta que temos pela frente!

    E. S. Fernandes

    Culpa não, mas frouxos e medrosos, sim!

    Roberto Locatelli

    O Eduardo Guimarães tem alertado constantemente o PT sobre o golpe de estado em andamento. Este texto é mais um alerta.

    O que você deveria perguntar é: O PT vai acordar de seu sono de beleza e barrar a tentativa de golpe ou continuará seguindo para o abismo como se não houvesse amanhã?

Francisco

É óbvio que eu torço pelo sucesso do PT e até de Lula…

Mas convenhamos, se Marx ou Bakunin ou qualquer socialista classico espiar o mandato étista só vai perguntar uma coisa: e os meios de produção?

A carga horária escolar que é dedicada ao ensino sobre o regime militar, nas escolas hoje, ainda é o mesmo do tempo do… regime militar!

É patético…

PS. E há o razoavel risco de Lula descobrir que “consumidor” é uma coisa e “classe trabalhadora” é outra…

paula-bh-mg

É dramático porém palpável o que vem acontecendo desde o julgamento da AP 470 em véspera de eleições, os 18 minutos de “destaque” dado pela Globo, os espaços enormes dados pela Veja, Folha e Estadão. O PHA fizera uma previsão que acabou se confirmando a ordem de ataques e de desconstrução das biografias: Dirceu é o primeiro; Lula é o segundo e Dilma é a terceira. INGÊNUOS DAQUELES QUE NÃO ACREDITARAM.

renato

XACAL, AS TUAS PALAVRAS ME TROUXERAM ALENTO.
Pensei que era louco quando pensava isto.
E fico satisfeito quando sei que faço parte
da força que dei aos dois LULA e DILMA.
Parabéns, pela análise.

Julio Silveira

Sobre isso poucas palavras tenho a dizer, a não ser a que estivemos e estamos sendo regidos por uma tacanha incapacidade de covardes.

Tô de Olho na oPósição

Otimistas e pessimistas sempre me fazem lembrar da piada do presente da caixa com fezes de cavalo.
Vamos ser realistas: se o poder voltar para a direita, tudo se perde! Ou alguém tem duvidas?
Se cada um de nós falar somente de seu “setor”, perderemos! Quero ver professor defendendo o SUS, economista defendendo a educação, médico defendendo o modelo econômico que, ainda que imperfeito, distribui riquezas… Aí, sim, volto a ter esperança!!!
Enfim deixar de “patinar na lama” de sermos um amontoado de gente meramente compartilhando o mesmo espaço, vivendo sob a lógica do “cada um por si” e nos tornarmos uma nação, uma pátria: sistêmica e unida!

Nelson Menezes

Pelo que estou vendo as esquerdas no Brasil nunca teve talento para o poder,a direita sim sempre teve e sempre terá,o titulo deste texto e a própia cara do que estamos passando,e a presidenta dilma ja deve estar ensaiando a com o cerimonial a entrega do governo para a direita,eu digo entrega porque esta e a realidade,nós das esquerdas estamos mais revoltados com PT e com o governo do que com a direita que por sinal esta dando aula de como se recupera o governo porque poder sempre o teve,pois digo para a Presidenta foi bom enquanto durou e seu nome e do Lula em seis meses no maximo será varrido da história,para que nunca mais volte na politica este encargo ficara por conta da imprensa que a presidenta sempre substimou,o que esta acontecendo com o PT eo governo é guerra que já tem um vencedor A DIREITA ,não podia ser diferente,como e que podemos ganhar uma guerra se entregamos as principais armas para o inimigo,em resumo deixamos a raposa tomar conta do galinheiro.

    Thallys Vargas

    a Dilma não entregou o governo nas mãos da direita, afinal de conta todo mundo sabe que o pmdb é os ratos no poder, varios moradores vivem na casa e mudam se e os ratos sempre continuam, pois então pmdb não é direita nem esquerda, portanto a Dilma entregou o poder foi aos ratos, pois a inocente Dilma não sabia disto, oh! coitad.

Ricardo da Costa

Outra coisa…
Há provas concretas que Gilmar Mendes usou avião de corrupto em viagem da Alemanha até o Brasil, juntamente com Demóstenes Torres, mas a mídia e até os blogueiros, parecem esquecer disso…
Sem falar que pelo que li, Gilmar Mendes é dono de empresa que defende corruptos.

Urbano

Só quero ver se vamos deixar o homem que fez e faz tudo pelo Brasil e o seu povo ser levado ao cadafalso dos bandidos da oposição ao Brasil… Caso isso ocorra sem que façamos nada, seremos todos muito, mas muitíssimo mesmo covardes, uns verdadeiros lacaios. Que se levantem os homens decentes deste país, a fim de liderar uma tomada de posição com relação a toda essa cafajestice perpetrada pelos verdadeiros bandidos, que para se apossar dos bens pátrios, como um verdadeiro butim, colocam a Nação em perigo permanente. Será que vamos repetir a condição de verme de novo, como ocorreu em 1954 e em 1964?

    renato

    NÃO VAMOS NÃO URBANO.
    Minha passagem já esta comprada.
    Minha mochila já esta pronta.
    Comprei até uma barraca.
    Uma Justiça que não coloca os Barões
    do Trafico na cadeia, quer arranhar
    o único nome da Politica realmente
    respeitado lá fora e aqui dentro.
    Estes são os verdadeiros,terroristas
    deste país.
    Gente sem inteligência para pensar num
    projeto de melhoria para nossa sociedade.
    para fazer frente a todos os que estão aí.
    Tenta, experimenta…
    Vão para cadeia vocês que extorquiram o Brasil.
    Por isto fazem ameaças.
    Vocês tem que sentir o peso da mão do POVO.
    De uma vez por todas.

    Carmina Rodrigues

    Isso mesmo Renato,O POVO NÃO TEM MEDO e Lula sabe disso, porque LULA é o POVO.Se ele liderar, chamar, O POVO vai ás ruas.

    Urbano

    Obrigado Renato, obrigado Carmina. O problema é que um país com essa justiça que temos, salvaguardando-se a maior parte dela que infelizmente se cala, creio que nem no velho oeste americano houve. O que vemos é um bando de calhorda correndo atrás não dos reais bandidos que tem os seus crimes como uma fratura exposta, não. E o Brasil inteiro sabe de cor e salteado quem são os reais bandidos do nosso país. O que essa corja vem fazendo nos últimos tempos com o Brasil e seu povo é de causar uma indignação terrível.

antonio

Errado. A única, mas importantíssima, grande diferença de Lula para os outros foi sim um incremento na massa salarial do pais, que nossa elite preconceituosa e gananciosa não admite. Mas Lula parou aí. Errou. Não enfrentou por que se aliou ao sistema político-eleitoral então vigente. Ele corre sim o risco de pagar sozinho por isso. Ele não propôs mudança. Não revolucionou na educação nem em saúde nem segurança nem transporte! Temos que ser honestos! Sair deste imaginário petista que nunca existiu.
Lula e o PT subestimaram nossa direita. Eduardo Campos é o mais recente exemplo.

Guilherme Souto

Esse povo é engraçado, querendo arrastar FHC para a esfera do ministério público, quando ele está mais para se imortalizar na ABL.

A única coisa que toca o ex-presidente, podem apostar, é o seu proctologista.

Tomará seja petista!

jaime

Apostaram errado. Apostaram que conseguiriam ampliar o programa do PT de modo a açambarcar também as propostas do PSDB (e seus votos) – vide privatizações, entre outras. Resultado: descaracterizaram o partido a tal ponto que não se distingue mais. Essa é a força que está sendo dada à oposição. Não é que a oposição melhorou, é que a esquerda se igualou a ela. Mantivesse o PT o seu rumo original e teríamos um fenômeno: os presidiários sendo mais votados, ainda que condenados, do que os acusadores. E eu votaria neles, mas leiloando os campos de petróleo, bebendo da fonte (Maluf) do rouba-mas-faz e, ao contrário do que diz o texto, beneficiando continuamente as grandes empresas (concentração de renda) e finalmente e talvez mais importante do que tudo, querendo se beneficiar dessa estrutura de mídia golpista que aí está, sem uma medida sequer que sinalize mudança, só posso dizer: quem semeia ventos, colhe tempestades.

Ronaldo Silva

Lula peca pelo silêncio, Dilma peca pela omissão, o Senado petista é o absurdo da letargia…já que não não possuo estômago para votar nessas tranqueiras intituladas “oposição”, pretendo nem sair de casa em 2014, fico muito triste com o sentimento que o pt está suscitando.

xacal

Como em tudo na vida, o texto apresenta partes ótimas, outras boas, e outras horrendas.

Vamos de trás para frente.

O PS do Viomundo, aqui embaixo é um exercício de palpitologia.

É preciso dizer: Eduardo Campos não é uma invenção se si mesmo. Ele não é louco de matar sua carreira nacional no “ninho”, associando-se a demotucanopatas de quaisquer plumagens.

Vocês, de verdade, acham que um governo como este, com aceitação e com a desenvoltura que tem demonstrado para enfrentar as crises(não acertando em tudo, é lógico)permitiria uma rebeldia destas em sua base aliada, e mais, se permitisse, não é porque a acha conveniente e até mais fácil de lidar à luz do dia, que nos bastidores, onde poderia até causar mais danos?

Santo deus!

Eduardo Campos é uma jogada o governo, para turbar a visão dos “estrategistas” da oposição e inviabilizar qualquer projeto de candidatura tucana, roubando-lhes as bandeiras esfarrapadas moralistas que restam.

Nenhum governo com 70% de aprovação, e dois líderes com 70% de intenção de votos pode ser enfrentado, a não ser por quem tem a obrigação de fazê-lo para não desaparecer de vez.

Não é o caso do governador de Pernambuco. E se for, ganha Dilma e o PT de novo, que o jogarão do barco, definhando e decepado pela própria cobiça.

Eduardo Campos serve para conter o PMDB(na hora de negociar a vice), reabre canais com opositores nos estados onde antes o governo não conseguia dialogar pela interdição demotucana.

Mais ou menos como acontece com o PSD, que o governo mantém pertinho.

Olhem só o que Dilma fez no RJ. Aniquilou qualquer chance demotucana, e ainda deu uma senhora encurralada no PMDB, e disse ao cabralzinho: “olha, Lula é Lula, comigo é outra conversa”.

Bom, vamos as questões criminais. A análise é boa. Tanto pode tramitar no judiciário do DF, quanto pode ser avocado pelo STF.

Só este debate levaria uns dois ou três anos, até o processo começar em si. Outro ponto, com a PEC 37, o MP, seja MPF e/ou os MP estaduais estarão proibidos de investigar criminalmente, o que dá nova conformação ao caso, sendo que será um inquérito policial da PF que deverá oferecer suporte probatório (ou não) para a denúncia, se for o caso.

Bom, tanto no judiciário do DF ou no STF, tanto através de IP da PF/DF ou pelo MPF, este tipo de procedimento não leva menos que 06 ou 08 anos.

O desdobramento de um julgamento no STF é outro, há outros juízes no colegiado, hoje em dia, e haverá outros quando o processo estiver maduro para ser julgado por lá.

Outro erro grave: Nenhum processo, nenhuma cadeia, nem algemas poderiam destituir Lula do capital político que detém.

E vou além: Não há, e nem nasceu ainda, neste país um juiz, (ou ministro, como gostam de se chamar os juízes dos tribunais superiores) com culhão para condenar Lula.

Esta é mais uma jogada do MPF, (leia-se Gurgel) para ter o que trocar. Um movimento, um aviso.

Dizer que uma presidenta que superou a tortura, que se refez, e dentro da política manteve-se sã e hábil para chegar a presidência do Brasil teria medo é, desculpem-me, falar com o c…, ou seja, merda!

Dizer que um político como Lula, com sua história e biografia de superação de ódios de classe desde o berço até a presidência, teria medo, é outra cagada pela boca(ou neste caso, pelo teclado).

Não há na biografia dos presidentes, e até do próprio PT, com todos os erros, idas e vindas(afinal, o jogo pressupõe adversários em movimento, e não podemos TUDO)nada que autorize a esta “premonição catastrofista”, o que não quer dizer que não devemos ter cuidado, mas eu repito: com Lula e Dilma, eu não em sinto ameaçado, pois já mostraram (zilhões de vezes) a capacidade para enfrentar tais crises e ameaças.

Estes passarinhos do Guimarães parecem mais com papagaios, que trazem recados de outros cantos, só para ver (e testar) como algumas histórias seriam aceitas(ou não).

Rubens

O que aqueles “covardes”, “c—-s” querem é o Ex-Presidente LULA morto…. É isso….
Sabem que somente asssim, poderiam pensar numa eventual retomada ao “Puder”….

Mário SF Alves

E tem mais. No dia em que virmos o Lula ou a Dilma dando piti ou xilique pequeno burguês, neste dia podemos dizer que tudo [no Governo] está perdido. Enquanto isso, façamos a nossa parte. Não permitamos que a ditadura nos envergonhe e aterrorize a todos novamente. E nem nos iludamos com a cara menos truculenta da ditadura de hoje. A mesma que anda se travestindo de corporação monopolista de mídia que costuma se travestir de santa ao falar de sua absoluta necessidade de liberdade de imprensa. A mesma que anda incriminando os líderes da imprensa alternativa, a quem impunemente chamaram e chamam de blogueiros sujos.
)))))))))))))))))))))
Navegar pode até não ser preciso, mas, num país chamado Brasil, um país imoralmente rico e por isso mesmo injustificadamente injusto como este, resistir não é apenas preciso, resistir é imprescindível.
___________________________

Marcelo

Em 2002 comecei um longo caminho pelo sonho de possuir pós-graduação de qualidade. Vindo de universidade privada, tive que correr na frente e atrás até meu doutorado. Hoje vejo muito mais pessoas pardas,negras e de classe baixa fequentando as graduações e também mestrados e doutorados em cursos capes 5, 6 e 7.
Alguma coisa mudou e eu sei, infelizmente uma andorinha só nunca fez verão. Esta consciência de que alguma coisa mudou tem que estar no consciente coletivo ou qualquer “bundão” com dinheiro, astúcia e os meios de comunicação a seu favor toma o poder do povo novamente.
Infelizmente a culpa não é do PT, ou do Lula a culpa é nossa, pois é arrogante ou burro demais para acreditar em tudo que aparece no jornal nacional.

FrancoAtirador

.
.
Querem saber como age um legítimo governante de esquerda?
.
.
Após apagões, Maduro anuncia prisão por tentativa de sabotagem

Presidente em exercício da Venezuela afirma que a prisão foi feita em flagrante, na cidade de Mérida,
e declara sistema elétrico como serviço de segurança nacional após registro de três apagões no país.

Por Vinicius Mansur, na Carta Maior

Caracas – O presidente em exercício da Venezuela e candidato ao pleito de 14 de abril, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira (5) que uma pessoa foi presa por tentativa de sabotar o sistema elétrico em Mérida, capital do estado de mesmo nome.

“O capturamos com a mão na massa. Iam apagar a luz de toda Mérida enquanto eu estava no ato”, afirmou o chavista, referindo-se ao comício que realizou ontem na cidade localizada no extremo ocidente venezuelano.

O anúncio foi feito durante o Ato de Saudação da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb) ao Comandante Hugo Chávez, na manhã desta sexta-feira, quando o falecimento do ex-presidente completa um mês.

Maduro disse que o episódio de Mérida não foi um caso isolado. “Nestes dias eu ia a Barinas e às 11:30 da noite, quando não [havia] exigência de consumo, se cortou a eletricidade.
O candidato da direita iria ontem para Aragua e antes de ontem deixaram Aragua sem luz.
Hoje temos um ato em 23 de Enero [bairro de Caracas onde está o corpo de Chávez] em homenagem ao nosso comandante e ontem se foi a luz no 23 de Enero”, afirmou.

Na quinta-feira (4), o governo já havia ordenado a presença das Forças Armadas em todas as estações e centrais elétricas do país e a demissão da diretoria da Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) do estado de Aragua.

Nesta sexta, Maduro defendeu que o sistema elétrico seja declarado como serviço de segurança nacional e agradeceu às Fanb por agir rápido na proteção das estações de energia.

(http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21853)
.
.
Enquanto isso, no BraZil:

FrancoAtirador

.
.
O MP e o Judiciário estão, cada vez mais,

aparelhados por uma elite de Direita.

Graças ao direito à liberdade de mentir,

concedido pela sociedade à Mídia Bandida,

com o beneplácito dos detentores de Poder,

o BraSil se transformou num BraZil…

‘Só isso’…
.
.

Hélio Pereira

Conheci o PT na época em que dependia da militância de seus filiados,seu matérial de propaganda era racionado,todos os Diretorios vendiam material do Partido,háviam reuniões e participação dos filiados em todos eles.
Hoje o PT virou as costas para sua base,todas as decisões são tomadas por uma minoria que impõe suas preferências,impõe candidaturas e impedem que os militantes de base opinem,o PT hoje paga seus “cabos eleitorais”,faz exatamente como os Partidos tradicionais,não depende mais de sua militância,o Dinheiro doado por empreiteiras e Bancos se tornou a principal “Fonte de arrecadação”.
Se amanhã Lula tiver seus direitos Politicos cassados,a culpa sera da mudança de rumo implantada no Partido com a concordância do próprio Lula e dificilmente a Base do PT saira as Ruas para fazer sua defesa.
Ou o PT se volta para as Bases e passa a respeitar seus militantes,ou corre o risco destas previsões se concretizarem!

Roberto Ribeiro

Petistas da Ala Covarde, hoje majoritária no partido, não abriram a CPI da Privataria Tucana, não convocaram nem indiciaram Roberto Civita. O PT poupa os inimigos, que por sua vez, jamais pouparam qualquer petista, nem mesmo os covardes.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    FATO. Doloroso.
    O PT do poder é masoquista…

Solange Alves Pinto

Não creio que Dilma deva chamar nada, mas Lula sim! Ela é governo e ele agora é liderança popular, com capacidade de aglutinar pessoas e a sociedade organizada. Eu esperava maior reação da CUT, da UNE, do MST e de Lula, mas todos praticamente se calaram ante a AP 470. Sim, existem pressões externas! Isso fica muito claro com a Coréia do Norte ameaçada por caprichos ou queda de braços dos EUA. Mas,no Brasil, faltou uma mobilização popular para respaldar Dilma, ir contra os erros do STF, impor debates e anseios do povo a CDH, Lei de Meios, enfim…uma mobilização seria extremamente necessária, porém, enquanto isso, onde estão os sujeitos capazes disso????

lulipe

Ninguém está acima da lei.Não sei por que o lula não foi investigado antes,já que só quem acredita em papai-noel e saci concorda que o lula não sabia de nada a respeito do mensalão.Antes tarde do que nunca, parabéns ao MP pela iniciativa.Se for inocente ficará provado, caso contrário, pelo menos terá a companhia do Zé Dirceu para uma partida de buraco, no presídio.

    Ricardo JC

    Bom, a culpa do José Dirceu não ficou provada. Inventaram uma teoria para culpar ele. Por isso o chamamos de Mentirão…

Mário SF Alves

Os sinônimos da coisa horrenda semi-ditatorial que tão impunemente acusa o Lula são, entre outros: hipocritatização, mentirão, STeFão, privatariazão, domínio do fatão, hibernandão, braZil-eterno-senzalão, e… pelo visto PTzão, quiçá, [tomara que não!] um baita de um covardão.
_________________________________
Poderia incluir mais sinonimias, dentre as quais: congressão predominantemente eleito pelos que se deixam manipular pelo poderzão economicão neoliberalzão anti-povão.
________________________________________
Enquanto isso, nossa frágil e FILHADAPUTAMENTE elitista, e, ainda assim indispensável, avacalhada e vilipendiada CONSTITUIÇÃO, tal qual areia movediça, dia após dia se nos esvai da realidade sob os desmandos autoritários de uma mídia cada vez mais manipuladora e anti-Brasil.

ccbregamim

falta respeito ao poder das palavras
se vocês são os primeiros a declarar a derrota
como podem cobrar o pt ou seja lá quem for?

Francisco de Assis

GURGEL, CHANTAGEM E TOCAIA

Já foi denunciado fartamente que o modus operandi de Roberto Gurgel é o da chantagem e o da tocaia.

Não surpreenderia se, ao final, ficar demonstrado que esta ação do prevaricador Gurgel contra o presidente Lula tenha sido, além de mais uma jogada político-partidária-eleitoral, como é do seu nojento feitio, uma tentativa de CHANTAGEAR a Presidente Dilma para nomear novo Procurador Geral da sua LAIA, e que tenha calculado o TEMPO DA TOCAIA para três meses antes do fim da sua vergonhosa atuação política, partidária e eleitoral, que porcamente enlameou o Ministério Público, como não se via desde os tempos de Geraldo Brindeiro, outro protetor de criminosos e prevaricador.

Se algo precisa ser feito com urgência é arrastar este procurador asqueroso às barras do Tribunal do Senado para responder processo de impeachment pelas mais diversas suspeitas ou comprovações de crimes da sua parte, incluindo a de gatunagem no caso dos tablets, este arrombamento dos cofres públicos com pé de cabra, praticado sob a responsabilidade DESTE SENHOR, numa verdadeira tocaia do apagar das luzes, mascarada sob os fogos, a fumaça e os barulhos das festas de fim do ano de 2012.

Se há algo a ser feito é levar imediatamente ao Ministério Público, por quem de direito, pedido de abertura de processo contra Fernando Henrique Cardoso, pela COMPROVADA CORRUPÇÃO e COMPRA DE PARLAMENTARES PARA MUDAR A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO e comprar sua reeleição fraudulenta, e pela COMPROVADA PATIFARIA DOS SEUS AGENTES POLÍTICOS E ECONÔMICOS NAS PRIVATIZAÇÕES, entre outros crimes contra a Nação Brasileira.

Ou os componentes honestos e decentes do Ministério Público permitirão que a Instituição se torne um VALHACOUTO de BANDIDOS, que abrem investigação contra o ex-presidente Lula, sem provas e com base apenas na palavra de outro bandido, e NÃO ABREM processo contra o ex-presidente Fernando Henrique com base nas provas e confissóes, torrenciais e gravadas, dos agentes políticos e corruptos passivos DESTE SENHOR, que se venderam aos agentes políticos e corruptores ativos DESTE MESMO SENHOR, ao preço de 200 mil reais por cabeça ?

Já temos não poucos ‘bandidos de toga’, que o digam Eliana Calmon e o CNJ.

‘Juízes de merda’ é o que não nos falta, que o digam Celso de Mello e o STF.

Já de longa data atuam entre nós ‘promotores e advogados criminosos’, que o digam, Demostenes e Cachoeira, e a OAB.

Se investigaram, processaram e julgaram o PT, deixem de ser ESCROTOS e investiguem, processem e julguem também o PSDB.

Se é para investigar Lula, deixem de atuar como infames bandidos prevaricadoes e investiguem ao mesmo tempo Fernando Henrique.

Ou então, que todos estes senhores do Judiciário ponham as máscaras de batman encalhadas, façam uma passeata no Eixo Monumental, e confessem, alto e bom som: NÓS SOMOS UM PODER COMPRADO, UMA JUSTIÇA BANDIDA, UMA JUSTIÇA DE MERDA.

    Mário SF Alves

    Ca… caramba, sujeito! Essa saiu com força, heim?
    ____________________________________
    Mas, fazer o quê, não? Afinal, não era exatamente isso que os inimigos do Brasil Um País de Todos estavam querendo?
    ______________________________________
    Pelo visto, a coisa anda no seguite ritmo: de um lado é o eles [às claras emuito raramente] na tocaia, de outro, nós, petralhas e blogueiros de todas as cores e gêneros, impunemente achincalhados em prosa, verso, mentira e muito estardalhaço por nada nesse antro (in)Veja(oso) de intrigas e fofoca.

    Ricardo da Costa

    Seu texto disse tudo!!! E digo mais, se o povo não fosse tão passivo e mau informado, pediria a cabeça de Gilmar Mendes e outros que se dizem juízes.
    Gilmar Mendes mandou soltar o médico tarado que fugiu para a palestina e mesmo com tantas provas, soltou Daniel Dantas.
    O povo que odeia o PT (e as vezes com razão) até pode faze-lo, mas se fossem honestos, teriam o bom senso de serem imparciais e vê as falcatruas que PSDB, DEM e até o PMDB, cometem no Brasil e mesmo com tantas provas, saem impunes…

Lafaiete de Souza Spínola

A RADICALIZAÇÃO QUE PROPONHO, PARA JÁ!

NÃO É UMA BRAVATA, NEM PIADA!

UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Desde meados de 2012 venho publicando este tópico, com pequenas revisões. Não tenho a pretensão de estabelecer métodos de ensino. Procuro alertar sobre a necessidade de um aumento substancial no investimento.

Na Finlândia, um dos primeiros passos foi a valorização dos professores. Hoje, para ser professor da rede básica é exigido curso superior e mestrado. Ser professor passou a ser a carreira mais cobiçada, valorizada. Há uma preparação especial e só os melhores alunos conseguem chegar lá. A quantidade de matérias é ampla, permitindo o desenvolvimento crítico dos estudantes. Da escola, não sai, apenas, um técnico, mas uma pessoa com preparo para ter suas opções na vida. Antes de 1970, a Finlândia era um país madeireiro. Hoje, as pessoas falam duas línguas estrangeiras e o país é conhecido pela Nokia, uma das maiores fábricas de celulares do mundo, produto que importamos e em troca exportamos, entre outros produtos primários, o café. Em nosso país querem suprimir matérias como Geografia e História, talvez, como consequência da supressão de professores. Educação que para essa gente é gasto e não investimento!

No Brasil, o que precisamos?

São inaceitáveis as seguintes afirmações:

1. É uma sobrecarga o grande número de matérias obrigatórias no currículo escolar.
2. O Brasil vai quebrar, caso haja um grande aumento do investimento público na educação.

Na INFOERA; com o avanço exponencial dos componentes integrados, em consequência da miniaturização, já alcançando o nível atômico, ao lado do vasto uso da nanotecnologia, do vertiginoso desenvolvimento do software e das comunicações; passa a ser mais importante, cada vez mais, o ser humano pensante, com um amplo conhecimento geral que permita o seu desenvolvimento, quando estiver fora da tradicional cadeira escolar. O trabalho rotineiro será, então, executado pelas máquinas e robôs, como está acontecendo, até no Brasil. O mundo da WEB tende a ser incomensurável.

Precisamos preparar nossas crianças para esse mundo que se avizinha a uma velocidade alucinante, com mais e mais competição, em qualquer tipo de sociedade que se apresente. No futuro que se avizinha as pessoas passarão a ter suas atividades em casa ou viajando. Quem não estiver preparado, sofrerá as consequências do ócio.

A verdade mostra que a nossa educação é, faz décadas, pífia! O Brasil necessita de uma escola pública, em tempo integral, de qualidade que permita fornecer o básico às nossas crianças, para que elas se encaixem nesse mundo que se descortina.

Observem que poucas foram as escolas a obter um nível de avaliação razoável no IDEB. Quase todas, inclusive, as orientadas para o atendimento de áreas específicas, de muito difícil acesso, praticamente impossível, à maioria dos nossos jovens.

Outra observação é que os piores índices, em geral, foram verificados nas regiões onde predominam altos níveis de violência. Quanto maior índice de violência, tanto menor o IDEB!

Guardo cerca de 1000 testes aplicados, nos últimos 10 anos (redação de pelo menos 15 linhas, matemática e conhecimentos gerais), em jovens entre 18 a 25 anos, todos com secundário completo, muitos já frequentando faculdades particulares. É uma calamidade!

O caminho para resolver os problemas estruturais e amenizar as injustiças sociais do Brasil está, basicamente, atrelado à EDUCAÇÃO. Precisamos, com urgência, investir, pelo menos 15% do PIB no orçamento da educação. Deve ser disponibilizada escola com tempo integral às nossas crianças, oferecendo, com qualidade: o café da manhã, o almoço, a janta, esporte e transporte, nas cidades e no campo. Como é uma medida prioritária, inicialmente, faz-se necessária uma mobilização nacional. Podemos, por certo tempo, solicitar o engajamento laico das Igrejas, associações, sindicatos e das nossas Forças Armadas (guerra contra o analfabetismo e o atraso) para essa grande empreitada inicial.

Outros investimentos de grande porte, concomitantemente, devem ser realizados, ajudando, inclusive, a movimentar a economia de todo país: a construção civil seria acionada para a construção de escolas de alta qualidade, com quadras esportivas, espaços culturais, áreas de refeição e cozinhas bem equipadas etc. Tudo isso exigindo qualidade, porém sem luxo. Durante o período de mobilização, concomitantemente, o governo deve investir na preparação de professores para atender à grande demanda.

Como esse projeto é de prioridade nacional, os recursos deverão vir, entre outros: de uma nova redistribuição da nossa arrecadação; de uma renegociação da dívida pública, com a inclusão do bolsa família etc. Em vez dessas exonerações de impostos, toda essa verba, já poderia estar sendo direcionada para esse projeto.

Para a construção inicial dos centros educacionais e formação de professores, sugiro que se invista cerca de 40% das nossas reservas. Esses grandes centros escolares poderiam ser construídos 03 em cada estado, imediatamente, como protótipos, sendo 01 na capital, 01 no interior e 01 no campo, escolhendo as áreas mais carentes.

Não temos tempo para ficar aguardando a época do pré-sal.

Observações e consequências previsíveis:

1. O tráfico perderá sua grande fonte de recrutamento, pois todas as crianças estarão, obrigatoriamente, em tempo integral, das 07 às 19 horas, na escola. A segurança pública ficará agradecida. Serão desnecessários tantos investimentos em presídios e no efetivo policial. É uma fonte de recursos que migrará para a educação. Mais educação, como proposta, significa menos delinquência, menos tráfico de drogas, menos usuários, mais saúde.

2. Para aqueles adolescentes que já participam de contravenções graves, podem ser planejadas escolas albergues, dando mais ênfase ao esporte e à cultura.

3. A saúde pública será, também, uma grande beneficiária, pois teremos crianças bem alimentadas, sinônimo de saúde para elas e seus pais. Toda escola deverá ter um posto de saúde. Os pais despreocupados terão mais tempo para seus afazeres, menos despesas com alimentação, uma saúde melhor, necessitando de menos atendimento médico. Haverá menos gasto público com acidentes e com viciados em entorpecentes. É mais dinheiro que poderá migrar para a educação.

4. O setor financeiro deve entender que isso levará o país, em médio prazo, a outro nível de bem estar. Será bom para todas as atividades que desejam uma nação economicamente forte. Os bancos irão ter menos gastos com a segurança, pois, esses assaltos a caixas eletrônicos tenderão a desaparecer. Com a educação em constante avanço, poderão aperfeiçoar a automação do setor.

5. Considero que esse projeto, para ter êxito, necessitará de uma coordenação centralizada, inclusive para evitar os privilégios nas diversas de regiões do Brasil. A educação deve ter o mesmo nível em todo país. A educação básica deve ser federalizada.

6. Os recursos, atualmente, aplicados pelos estados e municípios, deverão ser alocados nesse projeto. Tudo passa para o controle da União. Para diminuir custos, poderá haver padronização em determinadas atividades. A edição de livros em escala, por exemplo, será necessária.
7. Deverá ser criada uma fiscalização rigorosa, prevista em lei, controlada pela sociedade; com a participação de: pais, professores e sindicatos, com poderes e recursos para denunciar erros, desvios de verba e de rumo etc.

8. Recursos adicionais: os pais pagarão 5% do salário / entradas pela mensalidade de cada filho matriculado. Isso é muito menos do que arcam, hoje, nas escolas particulares que, na sua maioria, não adotam o tempo integral. Muitas, inclusive, com qualidade duvidosa. Todas as famílias serão beneficiadas nas despesas de casa, pois: o café, o almoço, a janta e o transporte serão gratuitos.

9. O pequeno agricultor terá prioridade no fornecimento dos produtos alimentícios dessas escolas. Surgirá, então, um mercado pujante, nesse vasto Brasil, aumentando nosso mercado interno. Tornando-se, também, numa importante política para manter o homem no campo. A formação de pequenas cooperativas agrícolas deve ser incentivada para permitir a aquisição de maquinário destinado ao cultivo da terra, armazenagem da colheita e entrega dos produtos nas escolas. Surgirá, então, um promissor mercado para os fabricantes de máquinas.

10. A EMBRAPA deverá receber recursos adicionais para dar todo apoio a essa gente do campo, aproveitando para ensinar como praticar uma agricultura sustentável e como cuidar das matas ciliares. As escolas estabelecidas no campo devem ter no currículo aulas teóricas e práticas de como recuperar as áreas degradadas. O governo, por intermédio da Embrapa, fornecerá mudas e orientação de como proceder. As escolas localizadas dentro do perímetro urbano adotariam a sistemática de, uma ou duas vezes por mês, participar, em conjunto com suas irmãs do campo, de mutirões para recuperar áreas degradadas. Isso proporcionaria uma maior integração da cidade com o campo. As crianças da cidade não ficariam tão alienadas, quanto à vida do interior.

11. O Brasil passará a ser um país admirado e respeitado. Deixará de ser o país só das “comodities”, esse anglicismo usado para substituir “produtos primários”. Mesmo no campo da agricultura, teremos uma maior diversidade e qualidade. A cada dia, temos menos variedades de frutas e verduras, pois ao grande produtor não interessa essa variedade. Como está, muitas espécies desaparecerão!

12. Com o advento dessa geração bem educada, passaremos a ter produtos manufaturados, desenvolvidos e produzidos, aqui, com alta tecnologia. Nossa indústria crescerá, em função do mercado interno e da exportação de produtos com melhor qualidade.

13. O futuro da energia não poderá ficar dependente da contínua destruição de grande parte da nossa AMAZÔNIA. Precisamos desenvolver tecnologias. Pequenas usinas de energia solar, eólicas e hidroelétricas devem proliferar para atender às novas exigências dessas escolas e dos pequenos agricultores. A sobra dessa energia será integrada à rede nacional, evitando os apagões. Alguns projetos de grande porte poderão, talvez, ser adiados. Com mais educação e cultura teremos melhores condições de analisar nossas prioridades e tecnologias aplicáveis. Será o fim das aventuras! Tudo será planejado!

14. A energia nuclear, ainda, é cara e perigosa. Devemos pesquisá-la. Não podemos importar tudo a preço de ouro. Temos que investir na pesquisa e desenvolvimento de outras fontes. Com esse projeto de educação haverá proliferação de centros de pesquisa.

15. Outras fontes de energia, como a eólica, a solar e a biomassa poderão aumentar a nossa independência. Sem um projeto de educação, como o proposto, não iremos alcançar os avanços dos países mais desenvolvidos.

16. Não é com a devastação da Amazônia que vamos abastecer o mundo com carne. Precisamos desenvolver tecnologia para multiplicar as cabeças de boi por metro quadrado. Um povo educado e culto saberá combinar o desenvolvimento com a preservação ambiental. Ocuparemos a Amazônia, sem devastá-la.

17. Com a devastação de nossas florestas e matas ciliares, seremos as principais vítimas. Os psicopatas, sempre olham o presente; não se importam com o futuro! Estudos bem elaborados confirmam que no meio da sociedade há cerca de 3% a 5%dessa praga. Num país com uma população de 190 milhões, temos, assim, pelo menos, 5.7 milhões praticando todo tipo de ato daninho à sociedade; inclusive contra a educação. Quanto mais permissivo o ambiente, mais esses traficantes e corruptos abastecem a lavagem de dinheiro. Com um povo educado essa gente não desaparece, porém o grau de atividade será bem menor. Eles estarão, com certeza, na linha de frente, em oposição a um plano como este!

18. Para alcançarmos tudo isso, vamos necessitar, possivelmente, de uma nova forma de fazer política: mandato único em todos os níveis, partidos sem caciques, país unitário seria o ideal, lei única, câmara única e, consequentemente, deputados estaduais e vereadores só para a fiscalização. Os incomodados dirão: Que blasfêmia! Quem não dá a devida atenção à educação, deseja o status quo. Surgirão com uma infinita quantidade de argumentos contra, lançados pelos psicopatas e por muitos que não se dão conta que estão adotando os argumentos dessa gente. Muitos irão dizer que só precisamos melhorar a gestão, num faz de conta que não estão vendo os milhões de crianças perambulando pelas ruas ou trabalhando para ajudar no sustento familiar. Não querendo, ainda, tomar conhecimento dos milhares que estão sendo recrutados pelo tráfico. Muitos ou estão dominados pela propaganda ou simplesmente têm receio de contrariar banqueiros, construtoras, empreiteiras e grandes empresas com potencial de participar do execrável financiamento privado para as eleições.

19. A nossa federação tem sido o berço esplêndido dos caciques, dos modernos coronéis, alojamento de mafiosos, fonte das guerras fiscais e muitas outras mazelas. Dentro desse quadro federativo a educação, praticamente, não terá guarida. Assim, surgirão promessas vãs, enganosas, como prometer as famosas cotas, tirando o cobertor de pobres injustiçados para cobrir outros tão pobres. Tudo isso numa manobra, sem propor um projeto que transforme profundamente a nossa educação. Falam em educação sem investimentos pesados. Sabem mobilizar para a copa do mundo e para outros projetos onde o dinheiro jorra pelo ralo, descontroladamente. Lutam desesperadamente pelos royalties do petróleo. Planejam implantar o Trem Bala num país que não possui uma rede ferroviária para escoar sua produção. Para a educação sobra o engodo.

20. Tudo, portanto, por uma educação de nível, para que possamos, pacificamente, revolucionar esse nosso Brasil. As áreas de tecnologia passariam a ter disponibilidade de pessoal com preparo.

21. As nossas Forças Armadas, assim, repensariam seus projetos de importação, voltando sua atenção para o desenvolvimento tecnológico próprio. Não temos ameaças de vizinhos. Importar tecnologia militar de ponta é dar continuidade à nossa dependência. Um alto índice de educação será a base da nossa segurança. Daqui, sairão nossos pesquisadores, jovens que dedicarão seu tempo ao estudo, sem os desvios e vícios dessa sociedade doentia. Jovens que terão orgulho do pedaço de torrão onde nasceram e daqueles que pensaram neles. Só, assim, seremos um país forte, respeitado e admirado. Isso é utopia? Para quem não pensa em tal futuro, sim.

22. Proponho que esse tipo de escola acolha as crianças a partir dos 04 anos de idade com o objetivo de termos um bom nivelamento. Poucos são os pais, dentro dessa vida estressante, que têm condições de educar seus filhos durante os 04 aos 07 anos. Há uma tendência de deixarem essas crianças na frente da televisão, mesmo quando sob o cuidado de algum adulto. Dentro da classe média isso acontece, também. Pense que alternativa sobra para as camadas menos favorecidas que, muitas vezes, necessitam usar os precários meios de transporte, já antes do sol nascer. Há estudos que comprovam ser essa faixa etária a mais importante como base para o aprendizado futuro. Observemos que os pais ficariam menos estressados e teriam mais tempo para serem produtivos e desfrutarem do tempo livre para o estudo, a leitura e o lazer.

23. As atuais escolas de pequeno porte serão reformadas e usadas como creches.

24. Para os serviços gerais dessas novas escolas; como limpeza, cozinha e outros; serão contratadas pessoas que estavam usufruindo do Bolsa Família.

25. Lendo um artigo sobre a escola na China, chamou-me à atenção o fato de 02 crianças; filhas de brasileiros, que lá estão estudando; externarem o desejo de retornar à escola brasileira, alegando que a prof, no Brasil, passava uma folha para o dever de casa e que na escola chinesa ela recebia quatro folhas, com a obrigação de entregar o trabalho de casa totalmente feito. Para as crianças chinesas, aquele procedimento era normal. Elas não cresceram sentadas ou deitadas no sofá, só vendo desenhos animados e novelas. Já morei num condomínio, com 108 apartamentos, onde havia uma quadra de futsal que, praticamente, não era usada. Nos fins de semana, quando encontrava um menino solitário no playground e perguntava onde estavam os coleguinhas que não desciam para brincar um pouco; a resposta não era que estavam estudando e sim que a meninada gostava mesmo era do videogame, estavam jogando, por isso não desciam. É por isso que o entrevistador obteve aquela resposta na China. Estamos criando uma geração de futuros obesos!

26. Há um programa internacional de avaliação de estudantes (PISA), no qual, em teste recente, entre 65 participantes, o Brasil obteve o desagradável 54° lugar. A China, representada por Xangai, foi a primeira colocada. Existe um projeto para expandir o sistema adotado em Xangai, com cerca de 15 milhões de habitantes, para todo país. É, apenas, um exemplo, mas precisamos saber o que acontece no mundo para facilitar imitar o lado bom e evitarmos o negativo.

27. Imaginem o salto quantitativo e qualitativo que teríamos nos esportes. Em todas futuras olimpíadas estaríamos nas primeiras colocações. Em Londres, obtivemos desempenho inferior a países infinitamente menores em dimensões territoriais e populacionais.

28. Estão disponíveis na internet uma grande gama de informações, muito bem fundamentadas e algumas foram comprovadas com os vazamentos de informações sigilosas pelo Wikileaks, de que nosso desenvolvimento tecnológico sofre sabotagens de todo tipo, daqueles que não desejam ver o nosso país no cenário internacional como um grande produtor de produtos com alto índice tecnológico. Vejam, só, como exemplo, os revezes e sabotagens praticados ao PROJETO ESPACIAL BRASILEIRO, tendo seu ápice na explosão da base de Alcântara, quando tudo foi destruído e as vidas de 21 cientistas fora ceifadas, em 22 de agosto de 2003.
Até nossos satélites para uso nas telecomunicações, na vigilância ao desmatamento, no monitoramento do clima estão sendo lançados no exterior, apesar de Alcântara ser um local privilegiado para essa atividade. Os interesses mesquinhos entrelaçam-se. A sabotagem indireta é um ataque silencioso e muito perverso que o Brasil e o seu Programa Espacial vêm sofrendo, sem tréguas, já faz mais de 20 anos. Tudo isso acontece porque recebem a cooperação dos mesmos que lutam contra a educação no Brasil.

QUEM TERIA A CORAGEM DE SER CONTRA?

SÓ É PRECISO TER CORAGEM!

    Mário SF Alves

    Pois é. Tem jeito pra tudo. Os nortevietinamitas, sob cerrado ataque estadunidense – quem não se lembra daquelka criança correndo com o corpo incendiado pelo napalm? – escavaram imensos túneis e, assim, além de enfrentar o poderio bélico do invasor proveniente da maior potência bélica do Ocidente, ainda encontravam tempo para educar suas crianças. Então?
    __________________________
    O não dá é num regime dito democrático passarmos mais de dez anos enxuxando ou enxucratizando nossas crianças.
    _____________________________________
    Depois ainda têm a desfaçatez de se manifestarem contra a Política Nacional de Direitos Humanos. Fazem a … e queriam o quê? Mais do mesmo?

    Tô de Olho na oPósição

    Concordo, Lafaiete, contudo, urge uma defesa “para ontem” de Lula ou não teremos mudanças alguma na educação do Brasil. Ou há dúvida de que se o PSDB retornar, tudo que foi conseguido vai ser destruído.
    Questão de vida ou de morte do avanço!!!

    Lafaiete de Souza Spínola

    Pergunto: Haveria maior mobilização que esta? Poucos deixariam de participar!

    Observe o patamar da dívida pública!

    Eu não proponho o calote! Mas, por um certo tempo, boa parte dessa dívida seria usada nesse projeto!

    Vocês já pensaram no apoio da classe média?

    Alguém com um salário (ou entrada) de R$10.000,00, tendo 02 filhos, pagaria R$1.000,00. Que escola particular, razoável, cobra R$500,00 por aluno?

    Não se esqueçam que a proposta é: Tempo integral, café da manhã, almoço,janta, transporte, esportes em geral, ambulatório, atividade cultural.

    A educação precisa ser federalizada para que haja um padrão de qualidade em todas as regiões. Seriam criados centros preparatórios de professores, tudo pela união.

    É a transformação do Brasil!

    H. Back™

    Lafaiete de Souza Spínola, gostei tanto de seu comentário que tomei a liberdade de copiá-lo, para ler mais vezes e refletir sobre isso tudo que você escreveu. Tomara que alguém do governo leia o teu comentário, pois é muito difícil ficar alheio ao que você comentou.

BIópsia de Chavez nos EUA

PT : partido dos cagões de medo. Vão perder as eleições se continuarem assim. Os dirigentes só escutam os puxa-sacos que sempre os tranquilizam…

    Mário SF Alves

    Cara, se aprendi alguma coisa foi não subestimar partido político no Brasil.
    ___________________________________

    Sejam eles PT, PMDB, Psol, PSDB ou qualquer outro.
    __________________________________________
    O PT fez o que fez. E pelo visto, fez muito mais do que os próprios petistas de gabinete imaginavam.

    Sabe aquela coisa do aprendiz de feiticeiro? Pois é. Ninguém gosta de atiçar ou liberar forças para as quais não se sente preparado para enfrentar. Ninguém. E isso tá correto. Inegável.

    O nosso, repito, nosso, problema é pressentir que no Brasil Um País de Todos, ou, melhor, o que ainda nos resta dele, se está tornando hábito deixar o barco rumar sem rumo. Mas, novidade nenhuma, mesmo porque, em se tratando de Brasil, até faz sentido uma “política” dessas. É a essência da política do amanhã eu vou lá hoje. E é macunaímica como tudo o mais em “nossa” gigante, e riquíssima, e maltratada, e vilipendiada, e explorada Terra Brasilis.
    ________________________________________________

    Não demora muito e o PT dos gabinetes vai pagar direitos autorais pro Zeca Pagodinho e adotar como hino o “Deixa a vida me levar…”

Rasec

Sem desespero, galera! Ganhar no primeiro turno Nunca Dantes. Se ganhar no primeiro turno é para ficarmos preocupados, pois será o estranho, o inaudito, o incomum! O PT sempre perde cerca de 5% do que dá nas pesquisas. É uma eleição difícil, com eleição de deputados federais, senadores, presidente, deputados estaduais e Governadores. É difícil marcar na cédula eletrônica. Vai ter segundo turno, ainda que Eduardo Campos nos apoie no primeiro turno e resolva sair como senador (ei, essa possibilidade ainda existe).
Eu não vejo nenhum da blogosfera progressista fazendo reportagens sobre programas do Governo, apontando avanços, críticas construtivas, etc. A dita blogosfera progressista gosta mesmo é de bater terror!

renato

Todos os movimentos que você falou que deveriam movimentar-se
cobraram da Presidenta atitudes e outras coisas, falaram que ela
se CALOU, como se fosse um ato de covardia ou coluio.
Digo que o PT e alguns setores da Esquerda, CUT e outros.
Não estão fazendo por merecer os Presidentes que já colocaram lá.
Não merecem LULA e DILMA.
Eles passarão mas não estes dois.
E há uma coisa que alguns esquecem, eles não precisam do partido.
Principalmente o LULA, basta ele abrir a boca e sua voz chegar ao
povo em todos os cantos. E Hoje chega………….rápido e claro.

    fatima coelho

    concodo plenamente com vc rento ,nos estamos do lado dele (Lula eDilma )e para por ai.

    fatima coelho

    me desculpe erei o seu nome corigindo renato.

Deixe seu comentário

Leia também