Sai acordo com o PT, Dutra e Manoel da Conceição encerram greve de fome

Tempo de leitura: 2 min

Na convenção estadual do PT , o apoio a Flávio Dino (PCdoB) venceu por 87 votos contra 85 dados à Roseana Sarney (PDMB-MA).  A decisão foi revista pelo Diretório Nacional do PT, onde Roseana ganhou. Teve 43 votos, Flávio Dino, 30.

18/06/2010 – 12h08

por Camila Campanerut, do UOL Eleições
Em Brasília

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) e seu companheiro de partido, Manoel da Conceição, encerraram a greve de fome nesta sexta-feira (18) depois de conseguir articular um acordo com o aval da direção do PT Nacional.

“O acordo foi o reconhecimento do direito dos companheiros de apoiar o deputado Flavio Dino (PCdoB). Foi assinado pela liderança da bancada e tem o aval do presidente nacional, José Eduardo Dutra”, afirmou ao UOL Eleições o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF).

Com a decisão, o parlamentar poderá pensar em se reeleger como deputado federal e os filiados do Maranhão terão liberdade para apoiar Dino, candidato ao governo pelo PCdoB em coligação com o PSB,  ou seguir a orientação do PT nacional e dar suporte à campanha da atual governadora, Roseana Sarney (PMDB).

Domingos Dutra ficou sem comer por uma semana, em protesto pela decisão da direção nacional da sigla de fazer uma “intervenção branca” no partido no Maranhão para garantir o apoio à reeleição de Roseana. Na manhã desta sexta-feira, ele foi encontrado inconsciente pela esposa, Núbia Dutra, e foi levado ao Departamento Médico da Câmara.

Para o deputado, sua manifestação não era uma sinal de briga interna do PT. “É briga de democracia. São 46 anos sem alternância no poder no Maranhão”, justificou, em discurso emocionado na última quarta-feira (16).

Os dois petistas não puderam dar entrevista. Segundo a assessoria de imprensa de Dutra, ele será levado para casa, onde será tratado. O médico da Casa Legislativa não permitiu a entrada da reportagem e não quis anunciar o diagnóstico do paciente. Pelo Twitter, o parlamentar disse que estava com um problema renal. Já o colega Manoel da Conceição foi transferido para o Hospital do Coração, onde passará por mais exames e irá se recuperar da desidratação e desnutrição.

Dutra começou a vigília na quinta-feira (10) no plenário da Câmara, e no dia seguinte recebeu do Maranhão a companhia de Conceição, um dos primeiros fundadores do PT, – ambos iniciaram a manifestação no dia seguinte. Desde então, ambos estavam sobrevivendo à base de água e água de coco, e dormiam no local em colchões infláveis.

Na quarta-feira (16), Manoel da Conceição chegou a suspender a greve, mas voltou ontem em apoio ao correligionário. Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Teve uma perna amputada porque foi alvo de tiros da polícia na época.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Benedita da Silva

Desde Brasil, VIVA ATENCO.

Pitagoras

Deputado Dutra. Considero-o um herói. Congratulações efusivas.
E para quem ainda não teve o desprazer de saber sobre o clã sarney, confira:
http://www.jornalpequeno.com.br/2009/9/13/Pagina1

J. Araújo

Olá pessoal,

ÔÔÔ Jairo, perdoe-me, mas tive que rir.
Mais ainda com os comentários sobre sua afirmação.

Porém, o que achei muito especial foi sua resposta. Parabéns por não se magoar e ter uma postura de quem, acima de tudo, tem bom humor e não se magoa com discussão de idéias.

Bem, eu tenho receio de discussões via internet por ter encontrado gente carregada de ódio, despreparada para lidar com a indignação sem extrapolar com agressões. Contudo, este tema sobre a politica brasileira, as alianças para conquista e manutençao do poder; e a influência de poder da familia Sarney no governo do Brasil ~me motivou. Os brasielrios precisam amadurecer e rever sua leitura política do brasil. Nos deixamos levar muito facilmente pelos discursos. Ainda mais, sofremos de miopia política e de memória curta.

Em relação às alianças para as próximas eleições. Como disse Boff, a adoção do principio maquiavélico para a manutenção do poder.

No fim, quem sofre é o brasielrio.

O que fazer para que haja exclarecimento verdadeiro para os brasileiros?

@GriloD

Tomara que a cúpula do PT um dia acorde para a besteira que está fazendo ao trazer os coronéis para dentro de suas coligações. Sarney no MA e Russomano em SP (que, felizmente, negou a aliança) são demais para qualquer nível ético.
Falar com Sarney e Collor porque eles são senadores é obrigação de Lula, mas apoiá-los nas eleições é prostituição! É o caminho que os tucanos seguiram em 1994 e que criou urticária em toda a esquerda brasileira. Será que o PT almeja o mesmo fim?
Abraços,
Grilo D

    Pitagoras

    A pior coisa que lula fez foi ressuscitar o clã sarney, então moribundo politicamente. Esperemos que Dilma reveja esse erro imperdoável e deixe-os apodrecer na lixeira da história

william porto

Estou solidario com os politicos do Msrasnhao que fizeram greve de fome. Mas sou contra greve de fome no estado de Direito. Ha outras formas de luta, acho algo folclorico, ridiculo, masoquista. Dizem que um religioso fez uma greve de fonme no Sao Francisco contra a transposicao, um absurdo, mas comia melancia de noite, escondido. Greve de fome e um erro, melhor fazer o que faziam aqueles monjes da asia, se suicidam queimando a si proprios. Greve de fome se me afigura como uma especie de chantagem emocional. Nao e uma luta seria. E priu.

    Pitagoras

    Já que aprecias a auto-imolação, porque não te sacrificas pelo bem dos leitores desse blog?

Supertramp68

é a politica da sargeta, onde os ratos negociam.

dukrai

pra quem acha que político é tudo a mesma coisa.
de um lado a máquina partidária maranhense que deu o apoio do PT a Flávio Dino do PCdoB, e do outro a máquina partidária do PT nacional que empurrou Roseana Sarney goela abaixo dos ptistas. No meio, dois heróis, que fizeram valer a história de resistência contra a ditadura.

Maria A.M.Branco

Manoel da Conceição e Domingos Dutra, são espelho para mim, e deveriam ser para o Brasil inteiro, sou muito orgulhosa desses conterâneos.

flavio marcio

Sei, sei, sei…ninguém quer mais Sarney!

Conceição

Depois de assistir políticos desonestos imporem seu mau caráter, mentirem, prometerem, roubarem, lesarem o povo, depois de muito sofrimento, poucas ou nenhuma oportunidade, de serem hipnotizados por uma mídia desonesta, o povo se queda semi-morto, qual um zumbi. Vota pelo piloto automático.
Tenho fé em Deus e essa família sarney ainda vai se danar.
Ela e todos os políticos mentiros e desonestos.
"Ao final do jogo, o peão e o rei voltam para a mesma caixinha".
Não levarão nada do que amealharam!

Elton Ribeiro

Tá dificil a Rasengana perder aqui no Maranhão. Ela não está está usando o estado pra se reeleger, na verdade parece que ela alugou o estado pra fazer sua campanha eleitoral. Gente, passem um dia aqui no Maranhão com a tv ligada na tv mirante(de propriedade de Rosengana), que voces verão a pouca vergonha. É propaganda eleitoral mesmo. Nem mesmo no meu Ceará nas epocaas de Governo Tasso se via tanto uso da maquina governamental. Assim fica dificil.

alexis

Será que ainda teremos uma boa opção de esquerda em Minas Geris?.

Eduardo Lima

É terrível que Lula tenha deixado a situação chegar a esse ponto. Tomara que Roseane leve uma surra nas urnas do Maranhão!

Hélio Jacinto

Meu respeito as posições do Deputado Domingos Dutra, sem duvida ele mostrou uma determinação e uma firmeza que falta em muitos políticos Brasileiros.
Fico contente com a firmeza do Deputado, com a solução encontrada, mas pessoalmente eu acho que o apoio a Candidata Roseana Sarney, soma mais a nível nacional a candidatura da Dilma.
Embora não se possa menosprezar as posições de Domingos Dutra, também não se pode negar que Roseana apoiou Lula desde o primeiro mandato, sempre foi uma aliada fiel a Base Governista, diferente do Serrista Jackson Lago que recebeu apoio de Domingos Dutra e jamais apoiou Lula, sempre ficando em cima do muro ou fazendo oposição aberta ao Presidente .

    Pitagoras

    qua, qua, qua…aliada fiel? nem aliada, nem fiel.Usam-se mutuamente para manter sua oligarquia no Maranhão. Só por isso não voto em Dilma no primeiro turno.

Lucas Santos

Um dos momentos mais dramáticos do governo Lula.

Mônica Salgado

Sr. Manoel da Conceição, símbolo de luta e coragem do nosso Brasil !

aisaac1000

Sinto-me pequeno demais perto de atitudes tão grandiosas e altruísta. São seres humanos que estão dispostos a ir até o fim pela parcela excluída deste país. Espero, sinceramente, que nós brasileiros e principalmente os maranhenses não se esqueçam nunca desses dois bravos.

Há que se mudar, em breve, espero, os nomes de lugares públicos no Maranhão tirando os Sarneys das placas e colocar os nomes desses dois bravos.

voxetopinio

Isso! Agora sim. O caminho está se formando pelas mãos de gente que luta.

Paulo Soares

Por favor, Azenha…

Traga algo sobre a biografia deste Cabras Retados!!!

Maria Lucia

Manoel da Conceição e Domingos Dutra: ambos maranhenses, negros e de origem camponesa.
A biografia de ambos merece ser conhecida por todos os brasileiros.
O cartaz que Manoel da Conceição – negro, camponês, lutador contra a ditadura, 75 anos, diabético, já vitimado por dois AVCs – portava, sentado em sua cadeiras de rodas, em sua greve de fome na Câmara Federal em Brasília, continha palavras que significavam um curso completo de Ética e Ciência Política.
Espero ver em algum blog a história de vida e – quem sabe – entrevista com esse digno e heróico ancião brasileiro.
Todo esse episódio merece profunda análise, porque dela poderá surgir muita luz sobre o que poderá ser o Brasil de amanhã. Se os partidos ditos progressistas não atrapalharem a marcha do povo em busca de sua libertação.

claudia cardoso

Valentes esses homens! Parabéns pela luta!

carlos saraiva

O bom senso predominou. Acho que o PT deve reavaliar seu tratamento com o PMDB. O PMDB está exagerando em suas exigencias, levando o PT ficar refem das chantagens utilizadas. Esta posição está constrangendo a militancia, enfraquecendo o partido, desmoralizando-o perante aos companheiros da esquerda. Alem de fortalecer o discurso da oposição, à esquerda e à direita. Pergunto? A troco de que? Fortalecimento da candidatura da companheira Dilma? Acho que esta acontecendo o contrario. O PMDB deve ser chamado e colocado no seu devido lugar. AS exigencias devem ser feitas pelo PT. O PMDB tem duas escolhas; ou fica um coadjuvante submisso aos tucanos, fazendo cia. aos demos e pps ou resolvem participar de maneira altiva de uma aliança programatica com o PT, que só fará resgatar sua história. Desta maneira PT e PMDB saem fortalecidos, do contrario podem cair juntos. Para o PMDB não fará muita diferença, mas para o PT será um verdadeiro desastre.

Jairo_Beraldo

Eu não compreendo a politica no Maranhão. Os Sarney's mandam no estado há 46 anos, como disse Dutra, por apoio dos maranhenses. Fizeram do estado o mais pobre do país. Coligados com Lula, podem estar querendo se redimir do que fizeram. O povo do Maranhão, é quem deve decidir se continuam com os sarney's ou tiram eles definitivamente da cena politica local.

    WANDERSON

    "Coligados com Lula, podem estar querendo se redimir do que fizeram"
    Jairo, jura que vc é tão ingênuo???? eu não sei se rio ou se choro….

    Marcelo Job

    Depois da campanha Cala Boca Galvão, poderíamos iniciar a campanha ACORDA ! JAIRO BERALDO

    Jairo_Beraldo

    Pô…foi mal…caraca..me senti o próprio Ubaldo nessa!

    voxetopinio

    Jairo, eu realmente não entendi a parte do "podem estar querendo se redimir do que fizeram".

    araujo

    ACORDA JAIRO_BERALDO!!!

    "podem estar querendo se redimir do que fizeram"

    essa foi demais!!! a perola do ano do site!!!

Marcelo Job

Pessoas como Manoel da Conceição e Domingos Dutra deveriam ser protegidos, estimulados e ser suportados nessa sua luta, pessoas como eles é que realmente fazem a diferença num País e numa Democracia. Não deixaram se abater por esta podre e pobre política que hoje em dia estamos vivenciando no Brasil. Tres hurras à eles: HURRA HURRA HURRA
São bravos cidadãos brasileiros.

Christie Temporim

E Viva a Democracia e também a coragem de lutar pelo que se acredita!

Deixe seu comentário

Leia também