Dora Kramer e o “candidato” Joaquim Barbosa

Tempo de leitura: 3 min

A vice de Aécio?

Personagem do ano

Por Dora Kramer, no Estadão

Reproduzido em 22/12/2013 | na Gazeta do Povo

Para o bem ou para o mal, de quem se falou mesmo em 2013 na cena política foi de Joaquim Barbosa, alçado à condição de celebridade por sua atuação no caso do mensalão, como relator e presidente do Supremo Tribunal Federal na fase final do julgamento. Desde então se especula sobre a possibilidade de o ministro se candidatar à Presidência da República.

Tempo ele tem: magistrados podem se filiar a partidos até seis meses antes da eleição, enquanto para os demais interessados em se candidatar o prazo é de um ano. Popularidade tampouco falta a Barbosa: é aplaudido e homenageado por onde passa; na última pesquisa do Instituto Datafolha, o nome dele foi incluído. Apareceu com 15% das intenções de voto, na frente de Aécio Neves (14% nesse cenário) e de Eduardo Campos (9%). Fica atrás, bem distante, da presidente Dilma Rousseff (44%).

A questão é: ele teria vontade? Sondado a respeito, o ministro não confirma nem desmente. Essa dubiedade, junto com a disposição já insinuada de antecipar sua aposentadoria do STF por julgar que cumpriu o seu papel, alimenta as especulações.

A versão corrente entre políticos é a de que Barbosa “joga para a plateia” com o objetivo de disputar votos. O fato é que ele cogita, sim, entrar na política e vem se aconselhando com gente do ramo para avaliar essa possibilidade. Aos interlocutores, disse que não rejeita concorrer à Presidência. Acredita que, se o fizesse, estaria dando razão às acusações de que conduziu o julgamento do mensalão com a finalidade de angariar apoio político e eleitoral.

Sobre a hipótese de vir a compor uma chapa como candidato a vice-presidente, não abre nem fecha portas. Mas aí haveria o mesmo problema. Obviamente ele não concorreria por partido governista – até porque um dos conselheiros mais frequentes é marcadamente de oposição –, o que também daria margem a críticas do PT em relação à conduta dele no Supremo.

Tal comprometimento da figura de Joaquim Barbosa não interessaria a ele nem ao candidato a presidente que porventura viesse a tê-lo como companheiro de chapa. A melhor porta de entrada na política, na avaliação resultante das consultas feitas pelo ministro, seria uma candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro.

Embora a maioria dos partidos diga que a filiação de Joaquim Barbosa não seria do interesse deles, nenhum o recusaria como cabo eleitoral. O apoio do ministro é tido como um ativo imperdível.

Uma enquete feita pelo jornal O Estado de S. Paulo no início de dezembro com as 32 legendas existentes no Brasil mostrou a rejeição de 16 delas (justamente as maiores) a abrigar uma candidatura dele à Presidência. Oito outros partidos disseram que o assunto teria de ser “muito discutido internamente” e sete (todos nanicos) o aceitariam de bom grado. Só o PT negou-se a responder.

Houve “nãos” peremptórios. “Deus me livre”, disse o presidente do PR; “No PP, não”, rechaçou a direção; “Fugimos de filiações oportunistas”, afirmou o presidente do PTB.

Mas houve também uma negativa propositadamente ambígua: “Nosso respeito pelo ministro é tão grande que nem sequer aventamos essa hipótese”, disse o senador Aécio Neves, presidente e provável candidato do PSDB, partido forte em Minas e São Paulo e que anda precisando de reforço justamente no Rio, domicílio eleitoral do ainda presidente do Supremo.

Trunfo

A ex-ministra Ellen Gracie, primeira mulher a assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal, está filiada ao PSDB. Assinou a ficha no último dia 5 de outubro.

Leia também:

Alckmin faz o que Haddad não pode fazer


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JURIDICO

E A ALEGRIA MALIGNA – QUE SE PROVA EM FACE DO SOFRIMENTO ALHEIO – OBSERVE O OLHAR DE SATISFACAO – PROVEM DO FATO PELO QUAL CADA UM SE SENTE MAL SOB MULTIPLOS ASPECTOS -DOR DE COLUNA – O DANO QUE RECAI SOBRE O OUTREM RECONCILIA A INVEJA -TEM RAZOES MOMENTANEAS PARA SER FELIZ COM AS DESGRACAS DO PROXIMO – O ARBITRIO

cássio

Nada melhor do que o tempo para a verdade aparecer.

Mauricio

Querem imitar o Americano e lancar um candidato negro. Pobre do Barbosa se levar isso a serio.

Marat

Basta procurar (exaustivamente, a tarefa não é fácil, embora não seja impossível) no seio do PT alguém inteligente, bem articulado, calmo e irônico, e colocá-lo nos debates, para que coloque o boquirroto JB no seu devido lugar. Seu nervosismo e despreparo para o debate civilizado serão decisivos!

Marat

FHC disse que Lula é ilusionista… Então o que dizer da prestidigitadora que fez sumir um disco rígido?????????????

Heitor

Só consigo enxergar coisas boas nesta candidatura:
1º Joaquim Barbosa nos brinda com a sua saída do judiciário;
2º Derruba de vez qualquer vestígio de sua idoneidade do caso do mensalão.

Vicente

Se for candidato, vai pro 2º turno, e dá uma surra jamais vista no PT.

    Antonio

    Veremos

Mário SF Alves

Descrição:
Cartoon (charge) publicado na imprensa dos Estados Unidos em 1899, representando a supremacia norte-americana sobre a região da América Central e do Caribe naquele período.
Sugestões de uso educativo:
Sugere-se o uso com o planejamento Histórico do poder norte-americano no continente. Pode ser usado para tratar especificamente do imperialismo norte-americano.
Competências e habilidades:
Competência: Compreender a importância da Geografia para a análise do mundo contemporâneo, bem como a relação entre a Geografia e as demais ciências.
Habilidade: Analisar as diferentes discussões sobre o mundo contemporâneo comparando a perspectiva geográfica com as demais (Filosófica, histórica, biológica etc).
Fonte: http://173.203.31.59/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=206449

Maria Izabel L Silva

Eu não vejo a hora de ver esse senhor expondo suas ideias e propostas de campanha. Vai ser imperdível, antológico. Além é claro do oportunismo escancarado, muito fácil de provar. E vai perder, por que a classe media já tem seus caciques, e o povo rude tá cagando e andando para candidatura do ministro. Quem venham os corvos …

Bonifa

O relatório e o julgamento do Mensalão foram a obra máxima da vida de Joaquim Barbosa. Como ele mesmo fala, não tem mais nada a fazer no STF. Mas ele muito se engana se pensa que esta obra deixou algo sólido o suficiente para embasar uma estreia de sucesso na vida política. Tudo o que esta obra deixou foi uma ilusão cheia de truques midiáticos que tomou o país, mas que aos poucos se esvanece e deixa pasmos os que a tomaram verdadeira. Ficando no STF, Barbosa teria de suportar todos os esforços da Corte para sacudir fora os profundos danos de credibilidade que ele mesmo causou na instituição. Lá ele nunca mais terá tranquilidade. É certo que ele não inaugurou um processo nefasto de politização do judiciário que já tinha curso, mas ficou como sendo sua maior expressão. Com o poder nas mãos, Barbosa é cortejado pela mídia. Sem ele, será um estorvo para a mídia. Parece que ele não conseguiu convencer patrocinadores de suas intenções de poder extra-judiciárias nem aqui e nem no exterior. Um ex-juiz desprovido de talento e com fama de descentrado. Sua maior decepção deve ter sido a não candidatura pelo maior partido de oposição, o PSDB. Certamente ele pensava que tal partido lhe ofereceria a candidatura à presidência numa bandeja de prata. No mundo político, Barbosa será nada mais que outro estorvo, e talvez lhe seja oferecido no máximo um cargo de deputado, como consolo, embora partidos de orientação desesperada como o PPS, com gosto desejariam que ele fosse seu candidato. Ofuscado, pensa que conservará o prestígio provisório que a mídia de direita lhe conferiu ao tempo em que foi útil para levar adiante a farsa do Mensalão? Ledo engano. E sem o esforço pungente da mídia, a blindagem de aço de Barbosa será uma carapaça de vidro diante de inúmeros estilingues de adversários irados. O melhor que faria seria mergulhar na escuridão longe de holofotes e lanternas, como fizeram os procuradores de infeliz memória Antonio Fernando e Gurgel, com sorte conseguindo conservar alguns troféus revestidos de hipocrisia, mas sempre troféus, para por em sua lareira, enquanto não lhe são cassados. Não há dúvida, o tempo para Barbosa está se esgotando rapidamente.

    Mário SF Alves

    Ou muito me engano, ou a ilusão advinda da espetacularização do julgamento, verdadeira hipnose midiática, fez aquele ministro crer incondicionalmente que a memória do povo não vale nada ante os poderes da mídia comercial corporativa.
    __________________________________________________
    Ainda que tratada como instrumento de golpe por parte da pior elite do mundo, é bom que se saiba que corrupção é assunto sério no Brasil, e o povo sabe o que foi feito no STF. Talvez não saiba que o que o julgamento do dito mensalão foi ação política de direita e às custas da aplicação autoritária da teoria do domínio da fato. Mas, sabe, no entanto, que aquilo que se fez, além de eivado de suspeição quanto a possíveis covardias, não satisfaz – em praticamente – nada no tocante à solução definitiva do problema. Há uma voz surda a clamar por justiça. E essa, meu caro, só se calará quando ficar demonstrada a isenção do STF, mediante o julgamento e prisão de todos os corruptos, inclusive, os já julgados, bem como, da corja de corruptores, que anda leve, livre e solta por esse Brasil afora.

beto

é uma boa forma de nos livrarmos de um capitão do mato no stf

anac

Traidor, é o que Joaquim (silvério dos Reis) é. E não é traidor só de Lula, é mais do que tudo traidor de suas origens, de sua classe e da Constituição Federal que tem o dever de cumprir como cidadão e, como ministro do STF, zelar pela cumprimento.

James

Campanha JOGO DAS OITO. Em 2014, jogos de futebol durante a semana às oito da noite. Divulgue. Participe. JOGO DAS OITO: o melhor para todos.

klaus

Essa bandida( juntamente com o Sr. Pedro Malan devia estar presa pois na condição de conselheira da petroleira OGX avalizou vários comunicados ao mercado da referida empresa lesando milhares de investidores.

amarildo de jesus valle

quando eu vejo, essas imundice de pessoas sendo candidato, mais aumenta minha convicção de que eu estou do lado certo,graças a deus, tenho 50 anos,não sou filiado a nenhum partido,mas, podem ter a certeza de que serei um bom militante do PT em 2014, em defesa do nosso BRASIL, pra que não volte para as mãos desses espertalhões safados, E DE GRAÇA.

Vinicius Garcia

O PT não teria muita opção de escolha, dentro da esfera dos possíveis ‘ministros’, quase todos são elitizados e esnobes e grande defensores da oligarquia financeira. Veem toda ação da esquerda como perigosa aos seus interesses.
A luta além do Executivo e Legislativo, deve ser também no Judiciário, senão a toda conquista que quiser se impor terá neste meio um entrave, veja o exemplo do aumento que Hadad quis aplicar ao IPTU em São Paulo, mexeu exatamente com os bolsos de alguns desses juízes, e aí a decisão deles (bem política por sinal), sofre ainda blindagem do PIG, e fica tudo em casa, bem bonitinho, o freio está neste momento nesta esfera (jurídica). Aí acreditar que tudo poderá ser resolvido eleitoralmente é ilusório.

Sr.Indignado

Depois de ter visto tantos processos em segredo de justiça e ter acesso a tantas provas não divulgadas, é ético uma juiza da suprema corte ser candidata a qq coisa?
Imagina o financiamento de campanha do DVD?
Não precisa nem mandar recado!

Carlos Lima

Olha que isso ai tá muito ruim, más que tá fora quer entrar. Primeiro jogou a política na lama como se ela fosse a responsável por todos os males que acontece no Brasil, depois elegem heróis quixotescos e eles assimilam e produzem golpes, depois de golpear querem sentar no trono. É realmente uma patafísica, pessoas murchas de sinceridade e muito espertas coisa de carioca mesmo, agem assim e vão sempre agir assim, isso se chama suborno de mentes, subornaram a mente das pessoas com a falsa moralidade e com a falsa honestidade, mau se explicam até como gastam dinheiro fora do Brasil para burlar a lei das heranças como se isso fosse legal e que pode até ser, mas a ética passa longe, passa lá em MIAMI. Ganham aqui e gastam lá.

Luís Carlos

Quem financiaria campanhas de Barbosa e Ellen Gracie? Seriam grupos beneficiados em processos julgados por eles? Vejamos se serão candidatos. Caso sim, fiquemos de olho nas prestações de contas, e claro, no caixa dois. Ou alguém duvida que Barbosa e Gracie não terão caixa dois?

    Francisco

    E se tiverem? Caixa dois, BV e mensalão? Quem os meteria na Papuda?

    O PT não é.

    O PT nomeou uma mulher para o STF.

    Nomeou uma mulher tucana. De carteirinha.

    O amadorismo do PT é de dar crises de riso nervoso…

    manoel

    Francisco. Prefiro reputar o seu erro a preguiça de estudar/pequisar, mas tudo bem. A Gracie foi nomeada pelo principe.

    Luís Carlos

    Se te referes a Ellen Gracie, ela foi indicada pelo “príncipe” FHC.

    Aristoteles

    Mas Lula/Dilma nomearam as outras duas tão trairas quanto o capitao do mato, Rosa Weber e a outra tão reles que até esqueci o nome.

    Regina Braga

    Lindo o seu comentário…O PT acaba com os nervos dos militantes!

    Carlos Lima

    O PT tem medo da GLOBO e medo de enfrentar, parece ser telhado de vidro, o silencio sepulcral anuncia e prenuncia o medo. É este hoje o retrato do PT, não enfrenta nada só se defende e por sinal muito mal.

    Mário SF Alves

    Crítica imorredoura. Porém, é como dizem: o tempo é o senhor da razão. Cada coisa a seu tempo.
    ______________________________
    O PT – o que resta de imutável em termos de integridade política nele – sabe que não se pode subestimar o poder [e as artimanhas] das máfias e nem tampouco o dos adversários do Brasil. E, como é do conhecimento geral, eles são muitos; têm um fantástico aparelho de condicionamento ideológico, têm tradição golpista e contam com o apoio irrestrito do velho, estropiado, invasor de privacidade, mas não acabado Tio Sam.
    ___________________________________________________

    Quem diria, o Tio Sam está mesmo querendo receber a visita de brasileiros. Com a economia em frangalhos e conscientes do consumismo voraz que temos no DNA, aquele terrorismo e torcida de nariz, humilhando quem buscava um visto nos consulados, são coisas do passado.
    Segundo a jornalista Raquel Landim, do jornal Estadão, a ordem é agilizar o atendimento para liberação dos vistos. Estão contabilizando inclusive que neste 2011 sejam expedidos 800 mil vistos para os brasileiros que pretendem gastar seu dinheirinho em terras americanas. Como veem, na vida nada é eterno. Nem mesmo a arrogância e a prepotência dos americanos que tanto mal-estar já nos causaram.
    Fonte: http://www.revistaclass.com.br/novosite/?p=5021

    ?w=510
    Fonte:http://bolaearte.wordpress.com/2010/12/10/

Alex Gonçalves

Nossa Senhora: Não só o texto inteiro é pra mascarar o mais gritante: Ellen Gracie se filiando ao PSDB;

Mas essa aqui:’junto com a disposição já insinuada de antecipar sua aposentadoria do STF por julgar que cumpriu o seu papel,’ ou seja, o mensalão do PT, do PSDB nem pensar. É de matar.

    anac

    Colocar os ps (prostitutas, pretos, pobres e agora petistas) na prisão é toda função de Juiz no Brasil de um Judiciário longa manus dos 1% na manutenção do status quo. Joaquim (silvério dos reis) cumpriu mesmo seu papel de capitão do mato. Falta receber os louros.

    AluÍsio Pessoa/MANAUS

    A recompensa dos capitães do mato é a indiferença dos senhores da casa grande.

Euler

Uma coisa pelo menos não se pode negar em relação a FHC: ele soube escolher seus ministros do STF, todos afinados com as políticas – e os políticos – do PSDB. O mesmo não se pode dizer dos governos Lula e Dilma, que indicaram os piores carrascos do PT: Barbosa e Fux, entre outros.

Marco

O fato é que ele incomoda. Não é candidato a nada e da mais medo que marina e aecio juntos.

Francisco de Assis

UM RODAPÉ VERGONHOSO DA HISTÓRIA

“Se queres entrar na política, temos uma vaga de senador subalterno”. Este parece ser o recado da direita, dado pela Dora Kramer, ao já notório carrasco torturador (e potencial assassino) de José Genoíno, prisioneiro político do estado brasileiro pela segunda vez.

Na verdade apenas um afago no ego do psicopata, tal proposta é mera conversa prá boi dormir. Que a direita escravocrata brasileira não vai querer trocar de cargo o mais perfeito especimen de jagunço que encontrou em mais de 500 anos de história de dominação do Brasil.

É lá no STF, a postos para o golpe a ser tentado em 2014, que ele deve ficar. Se não conseguirem, pois “maiores são os poderes do povo”, restará a este senhor se arrastar com a sua coluna vergada para a Casa Grande até o final de seu mandato no STF, prestando mais alguns serviços sujos, como por exemplo inocentar alguns dos seus patrõezinhos, e se aposentar em seguida, mergulhando na mediocridade de um rodapé vergonhoso da história brasileira. E, quem sabe, virar sócio de Gilmar Mendes na Casa Grande de alguma fazenda do Mato Grosso.

assalariado.

Quem disse que a “democracia” burguesa e seu cavalo de troia, a qual chamamos de “Estado de Direito” que, baseado no seu tripé (executivos, legislativos e judiciários), são territórios neutros.

Acho muita infantilidade politica dos internautas, pensar que esses senhores/ senhoras são neutros politicamente, só porque são juízes(as). Jamais a burguesia capitalista iria montar um cavalo de troia, isto é, o Estado, para ser atropelado pelo mesmo. Muito pelo contrário, o Estado e suas instâncias de poder é, e são a auto afirmação da ditadura da classe capitalista, por dentro do Estado, a qual se expressa sobre os dominados.

Na vida real quem são os três poderes da Republica, senão os donos do capital organizados para além de suas empresas para ‘democraticamente’ e ‘legalmente’ se legitimarem como os domadores e os exploradores do todo social, e nem percebemos.

Mais do que isto, prestem atenção, numa sociedade de luta de classes onde o explorador quer se sobrepor sobre os seus explorados, nada melhor do que colocar soldados travestidos de Estado para encarnar seus desejos políticos/ econômicos, não é mesmo? Para não termos duvidas, quanto a função politica dos três poderes e seus soldados da vez, pergunto eu:

Na vida real, quem são os soldados/ atores nos três poderes da Republica?

— Então na vida real quem são os 11 jogadores da Republica escondidos dentro dos STFs da vida? Isto sem falar no restante das cortes no país.

— Então, na vida real quem é a classe politica que domina numericamente o congresso nacional?

— Então, no caso dos executivos (Municipal, Estadual e federal), quem são eles na vida real?

Será que as respostas para estas perguntas, no final, será a mesma? Sim, estou dizendo que na vida real e privada, no particular, muito deles alem de obter um cargo numa dos três poderes da Republica, são também exploradores, pertencem a burguesia capitalista. Portanto, quem se ilude com uma resposta fora esta que dou, com certeza quer enganar a si próprio. Disfarça e/ ou não sabe que o fundo dessa luta está a luta de classes, não existe território e nem pessoas neutras nos três poderes da Republica. Tenho dito!

Saudações Socialistas.

    Hell Back

    Assalariado; você tem toda razão. Por trás da luta pelo poder político está a luta pelo poder econômico; isto é a luta de classes.

    assalariado.

    Pois é, pùblica é o modelo pefeito. O que vai resolver as diferenças politicas entre os seres humanos vai ser a abolição da luta de classes. Isto é, a exploração de um ser pelo outro (CAPITAL X TRABALHO). Já ouviu falar na sociedade/ Estado Socialista? Claro, não será a verticalização da politica, é justamente o oposto do seu comentário. É, sim, a política praticada de forma horizontal, portanto, não vertical. Lembra dessa parte das letras mortas da constituição? Todo poder emana do povo.

    Rumo ao Socialismo.

    Luiz Carlos Azenha

    Tava no spam com outras 113 mensagens. Todas, de fato, spam…

    assalariado.

    Conceição/ Azenha, cadê a minha resposta para, pùblica é o modelo pefeito.

    Abraços.

    Luiz Carlos Azenha

    Vou olhar no spam, que anda nos incomodando muito.

Marat

Gracie, que é adepta dos domadores da massa “cheirosa” (cheirosa de perfumes franceses, de contrabando!) vai sentir na carne o peso da massa “não-cheirosa”, que usa desde Avon até Natura e Boticário!!! Vai tomar um couro nas eleições, que perderá o rumo… Tomará cerveja barata, achando que é Champagne!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ainda assim não perceberá algumas sutilezas do que é ser brasileiro, e viver por estas plagas!!!

    Edi Passos

    Eu não contaria com isso. Se a Barbie se candidatar ao Senado ou à Câmara Federal é bem possível que seja eleita. Os eleitores de Sampa e do Rio já elegeram outras aberrações políticas, algumas com milhões de votos!

    Marat

    Edi, creio que o pessoal do Rio esteja vaciando. Ali o PSDB não ganha nem para síndico de prédio… Espero que a Barbie se candidate por ali!

    Marat

    Barbie não… avó da Barbie!

    Luís Carlos

    Gracie, a que ocultou o disco rígido do banqueiro Daniel Dantas, filiada ao tucanato. Porque ela escondeu os dados do disco rígido do banqueiro investigado na Satiagraha e depois se filia ao PSDB?

José X.

Acho muito difícil nosso idi amin sair da “zona de conforto” :) que é o stf, onde ele está acima das leis (na prática, ele está fazendo as leis que lhe dá na telha) para disputar um cargo majoritário.

Agora, como deputado federal acho que teria a eleição garantida, provavelmente com (imerecida) votação recorde. É um caso a se pensar.

Mas continuo achando que não é vantagem nem para ele nem para seus patrocinadores na mídia e na oposição que ele saia do stf. Lá no stf ele pode continuar perseguindo o PT de maneira muito mais eficiente do que se entrar formalmente na política,

José Carlos lima

De fato B sebosa já cumpriu o seu papel: de carrasco lambe-,botas da Casa Grande

FrancoAtirador

.
.
Entrelinhas

“O fato é que ele [Joaquim Barbosa] cogita, sim, entrar na política e vem se aconselhando com gente do ramo para avaliar essa possibilidade.

Aos interlocutores, disse que não rejeita concorrer à Presidência.

Acredita que, se o fizesse, estaria dando razão às acusações de que conduziu o julgamento do mensalão com a finalidade de angariar apoio político e eleitoral.

Sobre a hipótese de vir a compor uma chapa como candidato a vice-presidente, não abre nem fecha portas.

Mas aí haveria o mesmo problema.

Obviamente ele não concorreria por partido governista –

até porque um dos conselheiros mais frequentes é marcadamente de oposição…”
.
.
Quem seria este “conselheiro” do ministro do STF Joaquim Barbosa?

No STF, “marcadamente de oposição” ao PT, tem-se vários nomes:

Gilmar Mendes, Celso de Mello, Marco Aurélio, Luiz Fux…

Ou será que o Presidente do STF recebe aconselhamento político

de fora do Supremo Tribunal Federal? Conta pra nós, Dorinha!
.
.

Jotage

Gostaria muito de ver um debate entre Dilma e Joaquim. Seria risível. Será que ele pensa que em debate ele pode mandar quem pensa diferente dele calar a boca?
Será que responderia pergunta sobre o mensalão tucano?
E a 2474?

FrancoAtirador

.
.
Ellen Gracie Northfleet

Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos
para o cargo de Procurador da República de terceira categoria
[sem trocadilhos, por favor!], foi nomeada em 5/11/1973,
tomando posse e entrando em exercício a 7 do mesmo mês.

Ellen Gracie não é magistrada de carreira,
uma vez que não prestou concurso público para ser Juíza.

Em 22 de março de 1989, foi nomeada pelo então Presidente da República José Sarney para compor o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS/SC/PR), pelo ‘quinto constitucional’ (CF, art 94), em vaga destinada a membros do Ministério Público Federal.

Durante o ano letivo de 1991/1992, foi bolsista da Fundação Fulbright do
Governo dos EUA – Hubert Humphrey Fellowship Program, com vinculação
acadêmica à American University, Washington D.C. School of Public Affairs – Department of Justice, Law & Society, onde cursou Complex Organizational
Theories in Court Systems and Legal Organizations e Court Management
Practices. Foi Jurista em Residência junto à Law Library of Congress dos EUA (1992), tendo participado da elaboração do Projeto GLIN – Global Legal Information Network.

Posteriormente, por indicação do Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi alçada ao cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal (2000/2011), tendo exercido a Presidência da Côrte no biênio 2006-2008.

Em 8 de agosto de 2011 a aposentadoria da ministra foi publicada o Diário Oficial da União.

Posteriormente, Ellen Gracie foi membro independente do Conselho de Administração da OGX Petróleo e Gás Participações S.A. e da LLX Logística S.A., até 21 de junho de 2013.

Exerce o cargo de membro do Conselho de Administração do ‘The World Justice Project’.

(http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf092a100.htm)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ellen_Gracie_Northfleet)
(http://lalafala.blogspot.com.br/2006/05/curriculum-vitae.html)
.
.
Portanto, nenhuma surpresa em haver se filiado ao PSDB.

Demorou a se filiar, porque, devido aos cargos que exercia,

não era permitido, por Lei, que se filiasse a um Partido.

Tucana sempre foi, desde a fundação do PSDB ou até antes…
.
.

Jose C. Filho

O que fez o Barbosa além do julgamento político da AP 470 para ser tão badalado? Foi mal educado com jornalistas e outros juízes, substituiu o juiz responsável pelos presos do PT indicando um tucano, dormiu no plenário (na companhia do Gilmar). Aliás, se o seu propósito é cambiar para a política, deve ser fato inédito e também ridículo, um juiz chegar ao ápice da carreira jurídica e daí jogar-se aos holofotes da mídia tucana para abrir caminho na política. Eu jamais votaria nesse homem.

assalariado.

Quem disse que a “democracia” burguesa e seu cavalo de troia, a qual chamamos de “Estado de Direito” que, baseado no seu tripé (executivos, legislativos e judiciários), são territórios neutros.

Acho muita infantilidade politica dos internautas, pensar que esses senhores/ senhoras são neutros politicamente, só porque são juízes(as). Jamais a burguesia capitalista iria montar um cavalo de troia, isto é, o Estado, para ser atropelado pelo mesmo. Muito pelo contrário, o Estado e suas instâncias de poder é, e são a auto afirmação da ditadura da classe capitalista, por dentro do Estado, a qual se expressa sobre os dominados.

Na vida real quem são os três poderes da Republica, senão os donos do capital organizados para além de sua empresas jurídica para ‘democraticamente’ e ‘legalmente’ se legitimarem como os domadores e os exploradores do todo social, nem percebemos.

Mais do que isto, prestem atenção, numa sociedade de luta de classes onde o explorador quer se sobrepor sobre os seus explorados, nada melhor do que colocar soldados travestidos de Estado para encarnar seus desejos políticos/ econômicos, não é mesmo? Para não termos duvidas, quanto a função politica dos três poderes e seus soldados da vez, pergunto eu:

Na vida real, quem são os soldados/ atores nos três poderes da Republica?

— Então na vida real quem são os 11 jogadores da Republica escondidos dentro dos STFs da vida? Isto sem falar no restante das cortes no país.

— Então, na vida real quem é a classe politica que domina numericamente o congresso nacional?

— Então, no caso dos executivos (Municipal, Estadual e federal), quem são eles na vida real?

Será que as respostas para estas perguntas, no final, será a mesma? Sim, estou dizendo que na vida real e privada, no particular, muito deles além de obter um cargo numa dos três poderes da Republica, são também exploradores, pertencem a burguesia capitalista. Portanto, quem se ilude com uma resposta fora esta que dou, com certeza quer enganar a si próprio. Disfarça e/ ou não sabe que o fundo dessa luta está a luta de classes, não existe território e nem pessoas neutras nos três poderes da Republica. Tenho dito!

Saudações Socialistas.

lulipe

Já tem o voto de toda família…

    FrancoAtirador

    .
    .
    De toda FamíGlia Civita.
    .
    .

Janah

três malucos no pedaço

AlvaroTadeu

Barbosa está em plena campanha. Mas até o Abukir ligou para ele e pediu que se candidatasse ao Senado,pelos riscos que envolve uma candidatura à Presidência da República. Para os tucanos, Barbosa seria ótimo, pois se mantiver os 15%, leva a eleição para o segundo turno. Parece ótimo, mas se Barbosa for ao segundo turno deixando Aécio para trás? Nem a Casa Grande confia no Barbosa como presidente. Um alpinista social, cheio de ódio, que teve coragem de inventar a Teoria do Domínio do Fato para condenar sem provas seus inimigos políticos, que manda prender no Dia da República, que desacata os outros ministros com sua falta de educação (embora o Gilmar mereça, um ministro do STF não pode bater boca como colegas de boteco diante da saideira.)Além disso, nem o Senado pelo Rio são favas contadas. Todo mundo sabe que não basta ter a cor de um gato, saber miar e ter unhas afiadas. É preciso que cace ratos.

Messias Franca de Macedo

A CANALHICE SELETIVA DA “FOLHA DO PIGolpista”! ENTENDA PELA PRÓPRIA ‘folha’ dos Frias da ‘ditabranda’!…

###

(…) O mensalão tucano é um caso de uso de dinheiro não declarado para financiar campanhas eleitorais, tendo como principal acusado o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que já foi presidente nacional da sigla.
(…)

22/12/2013 – 06h00

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1388961-ministro-promete-rapidez-para-mensalao-do-psdb.shtml

RESCALDO: muito antes do início do julgamento do MENTIRÃO – leia-se, o caixa dois [com dinheiro privado] do PT, ‘os jornalistas amigos dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa’ tratam os condenados – literalmente – da Ação Penal 470 por ‘mensaleiros’, ‘quadrilheiros’, ‘ladrões do dinheiro público’… Por outro lado, o MENSALÃO [com o dinheiro público das estatais mineiras (sic)] é referenciado como “é um caso de uso de dinheiro não declarado para financiar campanhas eleitorais, tendo como principal acusado o deputado federal”…

É VERDADE: a ‘folha’ dispensa ombudsman!…

EM TEMPOS GOLPISTAS – os ‘miniSTROS’ Paulo Bernardo e Helena Chagas “têm razão: para que Lei dos Meios no exemplo de ‘republicanismo democrático’ que responde pela alcunha de ‘brazil’”?!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

[Qual será “o(a) supremo(a)” que pedirá [a providencial!] ‘vistas do processo’ do MENSALÃO DEMoTUCANO?! E/ou irá “esquecer” a referida Ação Penal “em alguma gaveta errada do mesmo *’supremoTF'”? E/ou irá “merendar por 30 minutos”, e na volta do “recreio do STF” (sic) deixará os TUCANOS fora do presídio da PAPUDA?!… ENTENDA [MAIS] ESTA LAMBANÇA DOS “supremos cheirosos”! *’supremoTF’: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! EM TEMPOS GOLPISTAS: “o supremo” é ÍNFIMO!…]

INCRÍVEL: QUEM NÃO DEIXOU AYRES VOTAR O MENSALÃO TUCANO ?

Publicado em 26/11/2013

VÍDEO SENSACIONAL, HISTÓRICO – E PEDAGÓGICO! O Big Ben de Propriá foi fazer um lanche e na volta o mensalão tucano sumiu da pauta. http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2013/11/26/incrivel-quem-nao-deixou-ayres-votar-o-mensalao-tucano/ ### Ministro do STF Luís Roberto Barroso promete rapidez para mensalão do PSDB 22/12/2013 – 06h00

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1388961-ministro-promete-rapidez-para-mensalao-do-psdb.shtml ### Que país é esse, sô?!…

É VERDADE: a Idade Média “ainda não deu as caras por estas plagas tupiniquins”!…

Messias Franca de Macedo

… Com essa “pinta” de “ex-Patricinha ‘cheirosa’, ‘cansada’ e alienada com um pé do cérebro nos ‘Isteites'”, a Ellen deve preferir ter ‘o barbosinha do golpe’ na função de ‘ajudante de ordens’!…

Pano rápido!

“o supremo” é ÍNFIMO!…

silvinho

Joaquim pode ser o cavalo elitizado para marcar espaço!

Mário SF Alves

“A questão é: ele teria vontade? Sondado a respeito, o ministro não confirma nem desmente. Essa dubiedade, junto com a disposição já insinuada de antecipar sua aposentadoria do STF por julgar que cumpriu o seu papel, alimenta as especulações.”
____________________________________
Cumpriu se papel?!! Que papel, cara pálida? Que papel?

Ah, essa Casa Grande, quão falaciosa, meu deus.

    Mauro Assis

    Papel de mandar trancafiar quadrilha que queria solapar a democracia, além de botar algum no bolso que ninguém é de ferro…

    Mário SF Alves

    Você tem prova disso?
    Se tem, por favor, mostre-a.
    _____________________________________
    Em tempo:
    Antes de esquentar a cabeça para demonstrar sua alegação, considere:

    1) O que é, ou qual o conceito que você tem ou defende para o que chamamos democracia? Verifique se não há aí uma confusão com plutocracia.

    2) O financiamento e custo das campanhas políticas no Brasil, assim como a questão irregular do já famoso caixa 2.

    3) Considere, enfim, a compra de votos – 200 mil reais per capita – para aprovar emenda de reeleição e declarações públicas de representante do alto escalão do governo FHC, referindo-se a planos de perpetuação por 20 anos no governo federal.

    Att.,

    Mário.

    Luís Carlos

    Mário
    Barbosa cumpriu o papel dele. Prendeu petistas e sento sobre o processo do mensalão tucano, da morte da modelo que aponta para tucanos, e manterá sem avanços sonegação da Globo, crimes de Cachoeira e Veja, e fará vistas grossas para propinoduto metroviårio tucano e SP. Ele cumpre o papel destinado para ele, e ainda abana o rabo para os donos.

    Mário SF Alves

    “Prendeu petistas e sentou sobre o processo do mensalão tucano, da morte da modelo que aponta para tucanos, e manterá sem avanços sonegação da Globo, crimes de Cachoeira e Veja, e fará vistas grossas para propinoduto metroviário tucano e SP.”

    _____________________________
    Pois é. Só resta dúvida quanto a essa estória escabrosa do assassinato da modelo.
    No mais, é só acrescentar:

    1) Ausência de provas, de critérios procedimentais, e uso indevido e arbitrário da teoria do domínio do fato. Uso este criticado, inclusive, pelo jurista Klaus Roxin, considerado o maior especialista internacional na matéria;
    2) O injustificável custo da reforma de banheiro;
    3) A compra de apartamento no exterior, mediante empresa criada e funcionando irregularmente em apartamento funcional, destinado a representantes do poder judiciário, em Brasília;
    4) Uso político dissimulado e espetacularização midiática de julgamento e inconstitucionalidade de prisões dos condenados com base na referida teoria;
    5) Ausência de critério de justiça na condenação e isenção técnica no acatamento de denúncias contra políticos tradicionais, aliados ideológicos da grande mídia comercial corporativa.
    6) Troca de acusações mútuas em plenário, inclusive revelando publicamente a alarmante existência de capangas à soldo de um dos ministros do STF.

Urbano

Pelo que vem dizendo e fazendo, imagine-se a peça de presidente que teríamos. Sem chance, pois o tempo de pesadelos que o povo brasileiro teve que passar, acabou-se. Vai ter que tentar lá em Marte, quando se mudar pra lá, pois aqui… Sei não, vai ser difícil.

Julio Silveira

Isso vai ser muito bom para a cidadania brasileira entender que o judiciário brasileiro é sim politico e muito, acabar de vez com a hipocrisia. Somente acelerar a retirada da mascara que hoje usam para simbolizar a justiça e que muita gente (ingênua) acredita ser a marca do sistema, pela associação com sua deusa representativa, que se traduz em justiça cega mas por outra finalidade. No judiciário nacional a politica é feita de forma diferente, sem povo, rasteira, escondida, fechada, portanto mais comprometida com os interesses dos poucos donos do poder, que pelas próprias circunstancias se associam. Por conta de conhecerem além das letras legais, os meandros dos tribunais e dos cartórios, o esqueleto do corpo Brasil.

Fabio

Ellen Gracie, assim como Gilmar Mendes, não escondem que são tucanos de corpo e alma.

Rafael

Eu na minha tosca concepção acredito que ou faz parte do Judiciário e não pode nunca ter relação futura com a política ou caso tenha alguma relação com partido político tudo que já julgou deveria ser cancelado, anulado, não sei qual é a palavra correta a ser utilizada. Eu imagino o seguinte: como pode se considerar que essa pessoa não julgou de modo parcial por uma questão política????

Olavo

Tudo muito cínico e hipócrita. Retrato fiel das elites que tentam desesperadamente voltar ao comando do Executivo nacional.

Serralheiro velho

Tucanalhas

Hell Back

Seria muito bom se o ministro Joaquim Barbosa fosse candidato a presidente (ou que seja a vice) para saber o que o povo acha dele. Será a “prova dos nove” para saber se realmente o ministro Joaquim Barbosa tem ou não razão no caso do mensalão.

    Mensaleiro mineiro

    [Será a “prova dos nove” para saber se realmente o ministro Joaquim Barbosa tem ou não razão no caso do mensalão] Como o povo quase não vota em negro ou quem já seja ou tenha grandes chances de ser corrupto descarado, a votação dele em qualquer posição será pífia. E se ficará sabendo que se é mensaleiro não por querer mas por obrigação para ser possível ganhar eleição.

Dias

A mídia diz-se de oposição enquanto o STF finge não ser. Durma-se com uma democracia capenga dessas. Presidenta Dilma, se a vida quer é coragem, favor agir já antes que seja tarde. Simples assim!

romildo

TÔ COM VONTADE DE VOMITAR. FUI !

Bacellar

Será que o DD põe algum cascalho na campanha da Ellen?

    Mensaleiro mineiro

    Não sei não, mas tudo que ele colocou na petista foi por amor ao Brasil. Ele mesmo sabia, assim como todo mundo, que Lula assinaria decreto permitindo fusão de telefônica, e vendeu a sua se otário

Marat

Gracie é o retrato do judiciário brasileiro: Partidarizada, fútil, refém do mercado e sofre do complexo de vira-latas!

Marat

Já cumpriu seu papel?????????????????? Assim, sem fazer nada com relação ao mensalão do PSDB????????????????????????????????

    Seu Zé

    E aos diversos outros processos que ele atropelou. Sem falar no CNMP.

    Guanabara

    Então, cumpriu seu papel, ora bolas, rs.

    Marat

    Creio que esse “[…] cumpriu seu papel” foi um ato falho de DK… Ela ficou nua!
    Abraços

    Marat

    Ou melhor, desnudou o rei de espadas, futuro rei de paus!

    Mário SF Alves

    Ih! Verdade. Sim, de fato, era esse o papel. O papel de ir só até ali. O papel de honrar a tradição [a família e a propriedade].
    _____________________________
    Por outro lado, na acepção comum do termo – e é aí que aa coisa de fato conta – esse “cumpriu o papel” é nada mais, nada menos, que a grande falácia do século. Uma falácia togada; uma falácia midiatizada; uma falácia pigueana.

    Marat

    Prezado Mário, a lembrança à TFP foi providencial… Em vez de lutar pela causa dos negros, ou mesmo da Justiça, ele se mostra servo da Casa Grande!

jõao

Frente Nacional dos Prefeitos critica STF na questão do IPTU paulistano

dom, 22/12/2013 – 12:17 – Atualizado em 22/12/2013 – 12:45

Sugerido por Assis Ribeiro

Já vinha informando aqui no blog que quase todas as prefeituras estavam reajustando os seus índices de IPTU de forma semelhante à da prefeitura de São Paulo, que o bombardeio era exclusivo contra Haddad e que visava o enfraquecimento do candidato do PT ao governo do estado.

Mais uma vez a mídia fazendo campanha política.

Agora, surge um manifesto da Frente Nacional de Prefeitos defendendo os atos de Haddad.

Do Brasil 247

Prefeitos apoiam Haddad e se dizem perplexos com JB

Frente Nacional de Prefeitos divulgou uma nota dura contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que manteve a liminar contra o aumento do IPTU em São Paulo; “postura é mais um indicativo da crescente e indesejável judicialização da política e uma intromissão em assuntos do cotidiano das cidades”, diz o texto; segundo os prefeitos, decisões desse tipo podem até fazer com que as cidades mais importantes do País descumpram a Lei de Responsabilidade Fiscal

247 – Depois de se indispor com colegas da magistratura, que já divulgaram várias notas contra seu estilo imperial, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, também atraiu a ira dos prefeitos. Numa nota dura, a Frente Nacional dos Prefeitos condena a decisão do chefe do STF, Joaquim Barbosa, que manteve a liminar contra o aumento do IPTU, em São Paulo.

Os prefeitos lembram que está é uma questão municipal e que não deveria sequer passar pelo STF. “Desde que submetidas a apreciação das respectivas Câmaras Municipais, os governantes locais têm autonomia constitucional e dever legal de promover as adequações necessárias nos tributos municipais, dentre os quais o IPTU”, diz o texto.

A Frente também argumenta que, em consequência da “indesejável judicialização da política”, cidades importantes podem acabar sendo empurradas, pelo próprio STF, para o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Leia, abaixo, a íntegra da nota:

Confira a seguir a íntegra da nota:

Prefeitos estão perplexos diante da posição do STF na questão do IPTU de São Paulo

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter a liminar, concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que suspende o aumento do IPTU na cidade de São Paulo deixou perplexos prefeitos de todo o país. Para a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tal a postura é mais um indicativo da crescente e indesejável judicialização da política e uma intromissão em assuntos do cotidiano das cidades.

Desde que submetidas a apreciação das respectivas Câmaras Municipais, os governantes locais têm autonomia constitucional e dever legal de promover as adequações necessárias nos tributos municipais, dentre os quais o IPTU. Além disso, se por um lado o poder judiciário, Estadual e Federal, no uso das suas atribuições, determina uma série de obrigações corriqueiras para os municípios nas áreas da saúde, educação, habitação, assistência social, meio ambiente, dentre outras, o mesmo poder tem limitado a prerrogativa de arrecadar dos entes municipais.

Dessa forma, e como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, as contas não têm como fechar. Especialmente neste momento de crescentes demandas na área de mobilidade urbana, esse tipo de decisão levará vários municípios a graves colapsos financeiros. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, compilados pela FNP, a participação do IPTU na receita dos municípios brasileiros vem perdendo importância a cada ano. Em 2003 o IPTU representava 6,7% da Receita Corrente do conjunto dos municípios brasileiros. Em 2012 representou apenas 5,2%.

É preciso enfrentar o desafio de alterar a injusta situação do contribuinte brasileiro, proporcionando a quem menos ganha que pague menos tributos, como foi o caso da iniciativa da prefeitura de São Paulo, que propõe a readequação das alíquotas de acordo com o padrão e a localização dos imóveis, desonerando ou mesmo isentando aqueles que pouco ou nada têm. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), no Brasil, enquanto aqueles com renda mensal familiar de até 2 salários mínimos estavam, em 2004, sujeitos a uma carga tributária total de 48,8% da sua renda, na outra ponta, aqueles com renda superior a 30 salários mínimos, comprometiam 26,3% da renda com impostos.

Já segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), essa situação está diretamente relacionada a baixa participação dos impostos patrimoniais na arrecadação de impostos no Brasil (1,21% do PIB em 2002) se comparada com outros países desenvolvidos (entre 1,5% e 4,5% do PIB). É por essas razões que a FNP defende o PLP 108/2011 que institui a obrigatoriedade da revisão da Planta Genérica de Valores a cada dois anos para todos os municípios brasileiros.

Além de cortar gastos e promover ajustes nas despesas, fazendo cada vez mais com menos, será necessário serenidade e muito debate para reverter essa tendência desastrosa para os governos municipais: mais responsabilidades versus menos recursos. Por isso, a FNP reafirma seu repúdio às decisões que intervém nas administrações locais, transformando o trabalho cotidiano e zeloso dos governantes numa gradativa judicialização.

    Mário SF Alves

    “Prefeitos apoiam Haddad e se dizem perplexos com JB”
    ____________________________
    Ah, o quê? Perplexos? Esses caras moram onde? Leem o quê?

    Perplexos? …Sim, só se for a perplexidade típica de mentalidades subdesenvolvimentistas.

    Mensaleiro mineiro

    Concordo. O impsoto deveria ser maior e ter pena de morte para político corrupto

Trabalhador Brasileiro

Gente as vezes eu acho que vocês tão de gozação quando dão trela pra essa candidatura.

O que o Serra diz sobre isso?

Luís Carlos

Disse e repito: Barbosa não tem coragem para ser candidato a presidência. Seria trucidado e sentiria de seu próprio veneno. É neófito na política e dela nada conhece. Porém, gostaria muito de ver Barbosa se candidatando e como ele prestaria contas de recursos privados de campanha dele. Sairia desmoralizado, assim como fez com seus condenados do mensalão.
Ellen Gracie, todos sabíamos ser tucana. Como candidata terá que responder por Eike Batista e pelo disco rígido do Daniel Dantas que ela impediu que fosse de conhecimento público. Grande telhado de vidro Dra. Ellen. Seja bem vinda ao mundo da política, sem a segurança da ilha da fantasia do STF.

    Mário SF Alves

    “Sairia desmoralizado, assim como fez com seus condenados do mensalão.”
    _________________________________
    Com ou sem candidatura, qualquer candidatura, ele vai ter de espirrar de lá. É verdadeiro o dilema: ou sai de lá ou desmoraliza de vez o Judiciário.

Mauricio Bernardi

Precisamos saber quais são as conexões da ex-ministra. Ela era namorada do advogado, empresário e jornalista Roberto D’Ávila. Separaram-se, mas, continuam amigos. Roberto continua com seu programa “Conexão” na TV Brasil. Dizem as más línguas que ele tem conexão, também, com Naji Nahas e Daniel Dantas. A política não é um meio puro. Aliás, é permeada por muitos interesses.

pierre

Delúbio, Dirceu e Genoino são presos políticos. Folhetim, do Chico, para gracie.

    Mauro Assis

    Presos políticos da situação???? É boa, essa…

    Mensaleiro mineiro

    Concordo e que isso nunca mais se repita

Deixe seu comentário

Leia também