VIOMUNDO

Na Paulista, Lula se emociona ao ouvir relato de detenção e diz que voltou a ser “paz e amor”; veja a íntegra do discurso

18 de março de 2016 às 23h16

IMG_3685IMG_3634IMG_3670

Os olhos de Lula se encheram de lágrimas quando oradores que o precederam narraram fatos relativos às últimas semanas, especialmente a condução coercitiva ordenada pelo juiz Sérgio Moro

por Luiz Carlos Azenha

A presença de público surpreendeu. Lá estavam sindicalistas, petistas de carteirinha mas também eleitores que não votam necessariamente no PT mas já perceberam que há algo de errado com a campanha difamatória a que o ex-presidente Lula foi submetido nos últimos meses.

Havia jovens, muitos jovens, representantes de uma grande variedade de movimentos sociais e gente simplesmente preocupada com a ascensão da extrema-direita no Brasil.

Por um dia que seja, a coalizão que levou Dilma ao segundo mandato parecia energizada na avenida Paulista.

Houve música em vários palcos, cartazes desenhados à mão e apenas um incidente: provocadores da direita estavam abrigados no prédio da FIESP, fortemente protegido por um aparato policial da PM paulista.

De uma marquise, equipes de televisão filmavam.

Depois de gritar palavras de ordem contra a entidade empresarial e a Rede Globo, alguns manifestantes se envolveram numa escaramuça, dispersada com o uso de gás pimenta.

Pareceu arapuca armada para gerar imagens de violência. Depois de alguns momentos de tensão, a estação de metrô diante da Federação das Indústrias foi aberta para que a dúzia de direitistas em pânico batesse em retirada.

O ponto alto da manifestação foi o discurso de Lula. Acreditando que tomaria posse no cargo de ministro da Casa Civil na próxima terça-feira, o ex-presidente disse que tinha voltado a ser o “Lulinha paz e amor”.

Ele focou sua fala no argumento de que os presentes não poderiam e nem deveriam aceitar ser tratados como cidadãos de segunda classe.

Frisou que a multidão tinha se reunido ali sem contar com a ampla publicidade da mídia. Lula não mencionou o juiz Moro, nem a TV Globo, que parecem parte de uma articulação para prendê-lo e incapacitá-lo de disputar eleições.

Porém, na fala que antecedeu a de Lula, o prefeito Fernando Haddad disparou petardos em direção à Justiça, dizendo que a manifestação não era em defesa do PT, nem de Dilma, nem mesmo de Lula: era em defesa da democracia. Haddad condenou a espetacularização das ações judiciais e disse que era inaceitável que alguém que sempre se dispôs a depor tivesse sido arrancado de sua casa às 6 da manhã.

Lula ficou emocionado com a fala de Haddad e contorceu o rosto como se demonstrasse inconformismo com os acontecimentos das últimas semanas.

A fala de Lula acabou sendo a menos “combativa”. Gulherme Boulos, do MTST, ao discursar, prometeu resistência a qualquer saída ilegal para a crise política. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi criticado por não ter credibilidade para conduzir o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Quando petistas deixaram a manifestação na Paulista, puderam ouvir a comemoração em bairros adjacentes, especialmente em Higienópolis, quando se anunciou que o ministro do STF Gilmar Mendes tinha decidido suspender a posse de Lula na Casa Civil atendendo a pedido do PPS. O drama continua.

Veja abaixo o discurso de Lula de diferentes ângulos:

 

32 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

FrancoAtirador

19/03/2016 - 19h09

.
.
Ainda há Jovens que vão às Ruas e Avenidas por um Ideal,
.
enquanto Muares Fascistas se Espetam em Páuz-dí-Çélfi…
.
(http://imgur.com/e6T8HIL)
jornalggn.com.br/sites/default/files/admin/lula_roubou_meu_coracao.jpg
(http://jornalggn.com.br/noticia/o-nao-rosto-de-luana-e-a-beleza-da-democracia-por-gilson-caroni-filho)
.
.

Responder

FrancoAtirador

19/03/2016 - 13h21

.
.
Rede de Lojas BATE PANELA
.
Acesse o site Bate Panela
e Clique em Comprar:
(http://www.batepanela.co)
.
Oferta do Dia, em Liquidação:
APITO DIAMANTES PANELAÇO
Especial Barulho Nível III
http://www.batepanela.co/products/product1011.jpg
.
Direto pelo Compra Fácil:
.
(http://www.batepanela.co/cart.html?id=1011&price=539,99)
.
.

Responder

Urbano

19/03/2016 - 12h06

Não há em hipótese alguma como tergiversar, pois o que não é justo, fatalmente é corrupto.

Responder

Paulo

19/03/2016 - 12h00

Bom….discurso conciliatório como movimento tático de estrategista ou medrou novamente? Como passaram mais de 12 anos acovardados e omissos e, pior, financiando a Rede Globo através de publicidade governamental e estatal, creio que não existe espelho ou veriam refletido um acoelhado a imagem dos ministros do STF.

Eu ia colocar uma palavra para onde mandar TODOS abraçados, mas seria censurado.

Responder

Fabio Nogueira

19/03/2016 - 10h35

Será que rolou um datafolha nessa manifestação?

Responder

Regina Fe

19/03/2016 - 10h20

Será que daqui a trinta anos o judiciário pedirá desculpas por ter apoiado o golpe? Será que a atual composição do STF entrará para a história por ter apoiado o golpe? Não sei, mas cada vez me convenço de que, como diz o Mino Carta, a elite brasileira é a pior do mundo. Essa elite brasileira é aquela bem descrita por Cazuza, numa letra ainda atual, como se a sina do Brasil fosse ser eternamente um gigante deitado e berço esplêndido, com os predadores de pé pisoteando seu povo e sua riqueza. “… A burguesia não tem charme nem é discreta Com suas perucas de cabelos de boneca A burguesia quer ser sócia do Country A burguesia quer ir a New York fazer compras…Porcos num chiqueiro são mais dignos que um burguês. Mas também existe o bom burguês, que vive do seu trabalho honestamente. Mas este quer construir um país e não abandoná-lo com uma pasta de dólares.O bom burguês é como o operário.É o médico que cobra menos pra quem não tem E se interessa por seu povo em seres humanos vivendo como bichos tentando te enforcar na janela do carro No sinal, no sinal No sinal, no sinal. A burguesia fede. A burguesia quer ficar rica. Enquanto houver burguesia Não vai haver poesia.”

Responder

Jader martins

19/03/2016 - 08h47

Estou tentando compartilhar no Face , mas não funciona , não compartilha . Por que?

Responder

Carlos

19/03/2016 - 08h43

Estive lá. Fala de Lula foi emocionante. Se aquele juizinho do paraná tentar colocar as mãos em Lula graças à atuação sempre tendenciosa de um certo personagem que sempre aparece, acho que a situação sairá de controle. Os 90.000 do datafrias só serão aceitos pelos golpistas mais ignorantes e fanáticos. Agora, fica a questão: será que o povo poderá de maneira pacífica colocar um basta nas arbitrariedades do stf, especialmente daquele ministro?

Responder

carlos cruz

19/03/2016 - 05h19

A crise inicia e permanece no Judiciário acovardado e pequeno. Nunca agiu republicanamente
Nunca representou os brasileiros que lhe pagam as regalias. Representa uma elite que vive na idade média e nos trata como senzala. A crise é o Judiciário. Suas escolhas. Seus julgamentos indecentes.

Responder

    anac

    19/03/2016 - 08h22

    A serpente golpista é a globo, o judiciário e o MP de Janota.

    Carlos Girelli

    19/03/2016 - 10h54

    Carlos Cruz, ótima percepção desse judiciário que infelicita a gente. Que coisa! A gente não pode, e nem deve, esperar nada vindo de lá.

    lulipe

    19/03/2016 - 12h43

    Adorariam um judiciário como o da Venezuela, submisso ao governo, não é??? Nunca terão!!!

    Julio Silveira

    21/03/2016 - 20h48

    Eles falam em justiça venezuelana, mas gostam mesmo é dessa, provinciana. Nunca aceitariam uma justiça aos moldes da que já foi a americana. Uma justiça Suíça então, Deus os livrem. São um bando de fariseus inescrupulosos, como seus ídolos.

Júlio De Bem

19/03/2016 - 02h17

Mesmo levando pau e tomando golpe atrás de golpe, Lula e o PT acham que vão governar algo no “paz e amor”.

Bastam 5 minutos de governo pro PT pra se esquecer da esquerda que o elege e o salva da cadeia.

Responder

Pedro

19/03/2016 - 01h52

Eu estava lá. Tinha muito mais gente que os 90 mil da Folha. O clima era muito bom, todo mundo se ajudando e sorrindo. Muitos jovens. Não era uma manifestação apenas de militantes como tem afirmado a mídia golpista. Havia muita gente não uniformizada, talvez mesmo a maioria.

É fundamental mobilizar as periferias nos dias que vêm por aí. Somente uma mobilização extraordinária das classes populares pode evitar o golpe. O golpe já está em curso, é preciso barrá-lo nas ruas. Por isso, acho importante que já seja anunciada uma nova manifestação, para que os golpistas não pensem que foi essa e acabou. RESISTIR!

Responder

    Helena

    19/03/2016 - 09h07

    É isso aí, Pedro! Eu também estava lá. Só não fiquei muito tempo e perdi a oportunidade de ouvir o discurso do Lula. Mas é bom que as pessoas estejam despertando e se questinando sobre o porquê de tamanha perseguição do judiciário contra Lula e o PT e também contra Dilma. Que essas pessoas procurem saber a quem interessa o golpe. Nós que estamos alertas há muito tempo e em contato com os blogueiros progressistas já sabemos quem são os interessados na queda do governo do PT. E por isso vamos à luta! Se pensam que vai ser fácil aprovarem o impeachment estão muito enganados. Vai haver uma forte reação. As manifestações de ontem mostraram isso.

    Dulce

    19/03/2016 - 10h56

    Quem contou 90 mil foi o Instituto DataFolha. o jornal só repassa a informação! E se havia manifestantes em sua maioria não uniformizados com camisas vermelhas, deveriam ser transeuntes, pessoas indo pra casa passando pela Estação do metrô! Afinal seis horas da noite, não é o horário do “rust”?

lulipe

19/03/2016 - 00h58

Em Natal trouxeram uns “manifestantes” de outros municípios pra fazerem número, só que ao serem entrevistados não sabiam contra o que estavam protestando….Esse PT…Como bem disse o lula “ninguém carrega mais a bandeira do PT de graça”.

Responder

Leo Oliveira

19/03/2016 - 00h50

A primeira foto é extraordinária, é o olhar do Lula, da própria história, e a história através dos olhos do ex-presidente.

Lembra a histórica foto do Che Guevara.

Responder

    Lukas

    19/03/2016 - 08h39

    A escolha das fotos tem sempre um motivo, quase sempre mitificar Lula. Você, militante, gostou, a foto cumpriu seu objetivo.

francisco pereira neto

19/03/2016 - 00h27

Muito boa a sua observação Azenha.
Para quem achava que a militância estava morta, o seu testemunho é muito importante.
E mais, observou que tinha muita gente que participou porque está percebendo que há muita coisa errada acontecendo.
E o mais importante: sem o apoio da grande mídia que insuflou os brancos abastados do país no dia 13.

Responder

Jorge Luiz

19/03/2016 - 00h20

Esse cara ta de brincadeira. Alguém tem o endereço dele?

Responder

Bacellar

19/03/2016 - 00h06

Boas fotos Azenha, dá pra ver no rosto das pessoas expressões parecidas com as suscitadas em discursos de grandes oradores como o Lobão, Bolsonarinho ou Chequer (um vulcão de carisma)….Agora falando sério…Como é bonito ver essa diversidade que testemunhamos na plta, essa massa enorme e solidária; nosso povo!
Claro que o processo histórico é sempre duro e repleto de revezes, a evolução social sempre muito lenta…Mas ao mesmo tempo é algo inexorável.
Repito: Globo e cia, financistas nacionais e estrangeiros, essas oligarquias cegas e seus capachos togados não vão levar de barato.
Como eu vi hoje escrito por aí; “luto” pra nós é verbo!

Responder

Universitária

19/03/2016 - 00h03

Eu estava lá. Uma delícia. Me senti poderosa.
Bom saber que o Gilmar mendes suspendeu a posse do Ministro da Casa Civil.
Caro Lula. Seja político sem perder a ternura.
Por favor, não dê espaço.
Você é o cara

Responder

Coralina

19/03/2016 - 00h03

Azenha, você é o máximo!
Muito obrigada pelas informações!!
Grande abraço

Responder

FrancoAtirador

18/03/2016 - 23h49

.
.
HOJE, MILHÕES DE PESSOAS SE MANIFESTARAM,
.
NAS RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS E REDES SOCIAIS,
.
NO BRASIL E NO EXTERIOR, PELA DEMOCRACIA
.
CONTRA O GOLPE MIDIÁTICO EMPRESARIAL.
.
.
UM ARCO-ÍRIS DE PESSOAS EM DEFESA DO BRASIL
.
Nas Manifestações pela Democracia Contra o Golpe,
.
Ninguém Foi Agredido pela Cor da Camisa que Usava.
.
Nas Ruas e Avenidas do Brasil estavam todas as Cores:
.
Vermelho, Amarelo, Laranja, Verde, Azul, Violeta, Lilás.
.
E não teve Lagosta da FIRJAN, em Copacabana,
.
nem Caviar e Filé da FIESP, na Avenida Paulista.
.
.
(http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/03/18/manifestantes-fazem-atos-em-apoio-a-dilma-e-lula-em-dezenas-de-cidades)
(http://jornalggn.com.br/noticia/atos-pela-democracia-espalhados-pelo-brasil)
.
.
PELA DEMOCRACIA CONTRA O GOLPE
MILHARES DE PESSOAS EM BRASÍLIA
(http://imgur.com/qT1hqz1)
.
.
NO RIO DE JANEIRO, ATO CONTRA O IMPÍXI VIRA SHOW PELA DEMOCRACIA
.
(http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/ato-contra-impeachment-vira-show-pela-democracia-no-rio-1.386531)
.
.

Responder

jõao

18/03/2016 - 23h45

Os falsos patriotas

Falsos patriotas que sonegam a verdade e nadam na hipocrisia.
Falsos patriotas que se locupletam no bacanal que querem tanto preservar em nossa nação.
Falsos patriotas que se enrolam na nossa bandeira, usam e usurpam de nossas cores e de nossos símbolos e nos vendem, nos entregam, nos traem, todo dia, toda hora, todo minuto, a cada segundo.
Falsos patriotas, fascistas e radicais, que espalham ódio, que destroçaram ao longo de vários meses, a economia e a paz de nossa nação e de nosso trabalho.
Falsos patriotas, sabotadores da nação, sabotadores da pátria, canalhas agrupados em quadrilhas covardes e espúrias.
Falsos patriotas que se travestem de bons e sonegam a constituição, rasgam as eleições, golpistas e traidores permanentemente escondidos na máscara verde e amarela da qual se apropriaram, como assim o fizeram e fazem de tudo o mais.
Roubaram nossa bandeira, roubaram nossas cores, roubaram nosso país, roubaram tudo de nós e querem nos roubar ainda mais e sempre.
Falsos patriotas que se apropriaram de tudo, de todos, dos corações e das mentes.
Falsos patriotas que sequer reconhecem a lei e que a chantageiam e vilipendiam há tantos e tantos meses, utilizando-se dos meios e recursos mais cretinos e falaciosos.
Falsos patriotas manipuladores e covardes.
Falsos patriotas, nós os repudiamos. Nós, mestiços, nordestinos, pobres, povo, brasileiros, nós repudiamos a vocês e renegamos vocês como brasileiros.
Aqui ainda há uma constituição, por incrível que possa parecer. Aqui ainda há lei, por incrível que possa parecer. Aqui ainda deveria haver justiça, por incrível que possa parecer.
JUSTIÇA BRASILEIRA, CADÊ VOCÊ? POR ONDE ANDAS, DORMENTE. POR ONDE ANDAS SILENTE. POR ONDE ANDAS, CONIVENTE.

Responder

    BETI CALÇAVARA

    19/03/2016 - 09h26

    BOM DIA !!!
    EXEMPLO DE CIDADÃO PATRIOTA .. COMUNGO COM OS MESMOS PENSAMENTOS . UM ABRAÇO AMIGO JOÃO. SOU DE MARINGÁ PR.

Jair Fonseca

18/03/2016 - 23h42

Mexeu com ele, mexeu com a gente, o povo brasileiro.
Ousem prendê-lo!

Responder

Anelise

18/03/2016 - 23h37

“Em época de crise a gente junta todo mundo e come o que tem”. Baita estadista. Lula, obrigada.

Responder

Gerson

18/03/2016 - 23h35

Fantástica as fotos da capa da matéria! Isso os fascistas nunca vão conseguir tirar de Lula, a sua sintonia com o povo. Podem prender Lula, mas ele vai continuar sendo amado pelo povo.

Responder

Deixe uma resposta