VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Depois de observar a Globo, Rodrigo Vianna lança a campanha Fica Temer!

19 de maio de 2017 às 22h43

Fica, Temer! Agonia prolongada do golpe ajuda a puxar Diretas-Já e a enterrar as “reformas”

19 de maio de 2017

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

É evidente o desconforto dos comentaristas da TV Globo com a decisão do presidente Temer, de permanecer na presidência depois de ter sido flagrado em conversas mais do que suspeitas com o dono da JBS.

O desconforto da Globo nada tem a ver com aspectos éticos. Uma das comentaristas, na Globo News, disse com todas as letras: “quanto mais essa situação se prolonga, menor a chance de que a sucessão de Temer se faça pelas regras atuais, ou seja, com eleições indiretas no Congresso”.

Mais claro que isso, impossível.

A permanência de Temer também atrapalha as “reformas” liberais de destruição da Previdência e das leis trabalhistas. As votações serão paralisadas nas próximas semanas, diante do caos na base governista. Se um novo presidente fosse escolhido de forma rápida e indireta (sob a tutela da Globo e do mercado financeiro), poderia adotar o discurso de  um governo “técnico” para tocar adiante o desmonte iniciado por Temer.

Mas não é só isso. Como narrou a preocupada comentarista global, Temer é o maior cabo eleitoral das mobilizações que passam a pedir eleições Diretas-já por todo o Brasil. Mais fácil pedir Diretas diante de Temer e de seu governo apodrecido. Se a agonia do peemedebista se prolongar, a chance de que o movimento popular cresça é maior.

Até porque será preciso pressão das ruas e articulação, no Congresso, para votar uma PEC que permita a eleição direta do novo presidente, mudando a Constituição.

Esse é o embate: Globo e mercado gostariam de ver Temer fora, e um novo governo logo entronizado em escolha indireta. Mas as ruas e as redes tendem a não engolir essa tese.

Pesquisas nas redes sociais mostram que a ideia de Diretas-Já não mobiliza apenas a chamada esquerda. Mas ganha a maioria dos corações e mentes. Essa é uma batalha que a Globo terá muita dificuldade em vencer.

Ainda mais se Temer fizer o favor de permanecer agarrado à cadeira (e ele deve permanecer assim, porque fora do cargo, sem fórum privilegiado, vira alvo fácil para possível pedido de prisão).

Essa a equação: por sobrevivência política, Temer tende a prolongar a agonia. E isso ajuda o campo popular a construir uma agenda de Diretas-já ainda em 2017.

Isso desarruma toda a estratégia da Globo e de seus aliados do Partido da Justiça, que sonham em condenar Lula na segunda instância até o início do ano que vem, para impedi-lo de concorrer em 2018.

Se a eleição for antecipada, Lula poderá disputar — e com boas chances de vencer.

Por isso, contraditoriamente, hoje o grito “Fica, Temer” pode não soar tão absurdo.

Um amigo lembrava a frase do velho Brizola: “quando estiver na dúvida sobre o caminho a adotar, observe onde está a Globo; e escolha o caminho oposto”.

A Globo hoje está no comando de um “Fora, Temer” confuso e pouco consistente. O que mostra que, se o golpista ficar mais um pouquinho lá, isso pode ser o suficiente para enterrar as “reformas” e permitir que as novas eleições sejam Diretas já em 2017.

Leia também:

Temer embolsou R$ 1 milhão destinados a campanha do PMDB

 

11 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Cleiton do Prado Pereira

20/05/2017 - 09h28

O prezado articulista se esquece de que a Globo sabe quem foi comprado pelo Cunha para aprovação do impedimento e também quem foi comprado no senado para votar o afastamento da Dilma e todos eles votarão naquilo que a Globo mandar. Portanto a tarefa de promoção de diretas já está muito longe de acontecer com ou sem manifestações em massa, pois o número de manifestantes não seria suficiente para mudanças, o que seria não acontecerá ou seja a repercussão das manifestações nas TV’s Globo, BAD, SBT e demais menores.

Responder

Lukas

20/05/2017 - 08h56

Sei lá o que é FORUM privilegiado, mas tudo bem…

Responder

    roberto

    20/05/2017 - 11h42

    Fórum e Fôro são a mesma coisa: http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI184321,71043-Forum+ou+Foro

    rafael isaacs

    20/05/2017 - 13h47

    Apelou rs, tanto faz.

    Lukas

    23/05/2017 - 13h11

    Evidentemente não se deram ao trabalho de ler tudo, ou se leram não entenderam.

    Foro com O aberto tem o mesmo significado de fórum.

    Com o O fechado, não.

Carlos

20/05/2017 - 01h50

Brilhante!!!

Responder

Bovino

19/05/2017 - 23h46

A Grobo vai cassar a chapa no TSE para entronar Carmen Lúcia. E, para manter o PMDB no GOLPE, vai dar um jeito de não prender a quadrilha do Temer.

Responder

    Jader Oliver

    20/05/2017 - 12h34

    Vai ser Carmen não, vai ser Moro, Gilmar ou Moraes.

    terezinha de jesus moraes dutrao es

    20/05/2017 - 22h21

    O escolhido é o Meirelles. Tudo bem articuladinho. Ele já veio para o governo do usurpador com este rscopo

a.ali

19/05/2017 - 23h40

O tio Briza é que sabia das coisas…

Responder

Deixe uma resposta