Datafolha: Um provável segundo turno

Tempo de leitura: < 1 min


De José Roberto Toledo, no Estadão:

Na média das quatro sondagens mais recentes, porém, Dilma ainda ganharia no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi, todas concluídas nos últimos quatro dias. A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fábio Venâncio

Deus nos livre desse mal.Amém!

@zecadiabo24

AS CONTAS DO DATA FOLHA SAO IGUAIS A DA AULA DO SERRA
DILMA 46 =
SERRA 28
MARINA 14
OUTRO SUPONHO 1%
———————————-
TOTAL 89
OU SEJA DOS VOTOS VALIDOS
DILMA 51,68 (dafraude 51, despresou 0,68 p/ arrendar)
SERRA 31,46 (dafraude 32 arrendondou para cima, mesmo estando mais perto de 31, contrario do ajuste dilma)
MARINA 15,7

Aline

PIG e institutos de pesquisas em união perfeita! Foram pagos para armar um grande golpe, e vão representando o seu papel, mordendo altas granas. Mas o povão tem outra forma de pensar, firmou decisão com Lula e vota na Dilma.
Só vejo entusiasmo e adesão à Dilma aqui no Rio de Janeiro. Pessoal que estava com a Tiririca dos Ricos migrando rapidinho para a Dilma. Candidatura de Serra se desfazendo toda.
Bye , bye Pig e Institutos de Pesquisa. É Dilma no primeiro turno.

francisco.latorre

… De acordo com o TSE, o eleitorado total calculado para este ano está em 135.804.433 pessoas.

cada ponto percentual equivale a 1.358.044,33 votos.

tracking vox 280910

dilma 49% – 66.544.172

coiso 25% – 33.951.108

coisa 12% – 16.295.531

indecisos 8% – 10.864.354

brancosnulos 4% – 5.432.177

..

dilma 49% – 66.544.172

coiso + coisa – 37% – 50.247.640

a diferença – 12% – 16.296.531

..

esse números são votos eleitores pessoas. brasileiros.

dilma 49 pontos – 66.544.172 votos. milhões de brasileiros.

a diferença – 12 pontos – 16.296.531 votos. milhões de brasileiros.

..

Cícero

Lamentável e odiosa a postura fraudulenta do Datafolha, cuja Marca e Produtos valem hoje menos do que excremento, porque este ainda se presta a adubar as plantas. Mas tudo na vida tem começo, meio e fim. Nesse sentido, caminha a Folha de São Paulo e a corja de pseudo-jornalistas integrantes dessa quadrlha, que se pode expressar como a Máfia da Comunicação no Brasil. É bom os Frias se cuidarem. O copo está tranbordando.

Glecio_Tavares

A tentativa real da folha nem é tanto o segundo turno, pois o eleitor de Dilma é firme. Eles querem ver se os indecisos migram para o PV que hoje é um partido de direita para eleger deputados que atrapalhem as reformas necessárias que podem tirar os muitos benefícios que os ricos não querem perder. Um jornal rico não precisa de isenção de impostos e o papel que eles usam poderiam ter um destino mais nobre, portanto poderia pagar imposto também.
Outra mudança que os jornais não querem é que os parlamentares retirem a obrigatoriedade de publicação de balanços de empresas, pois com a internet isso não é mais necessário para tornar qualquer documento público. Pode ser email para os acionistas e publicação em site da empresa, ou mesmo portal do governo.

Glecio_Tavares

Engraçado é ver que a globo vai ficar repercutindo isso e o Vox Populi não mostra essa diferença.
Quando chegar no domingo os analistas vão ficar como?
Alias como alguém pode ser considerado um analista politico se não enxerga todas as pesquisas nem todos os argumentos? Não Pode. A partir desta eleição deveremos chamar os especialistas da globo de parcialistas politicos.

Eliana

Vcs repararam que no Portal IG onde a pesquisa Data Folha foi divulgada, se somarmos os votos dá 109% em vez de 100%????
Que conta é esta?!
Confira o site e vejam se entendem a conta: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/pesquisas

Marat

Vamos, cada um de nós, trazer mais um voto para ela… vamos cravar a estaca no peito do vampiro!

ruypenalva

É experiência de todo médico que o moribundo antes de morrer dá uma melhorada. Não estou com isso querendo fazer analogia com Serra e Marina, mas meu cachorro, o Ron, um dia antes de morrer, deu uma corrida como se estivesse completamente bom. No outro dia, não estou comparando o meu Ron com o Serra e a Marina, ele não merece isso, era-lhes muito superior, morreu.

    Anderson

    Coitado do Ron.

ruypenalva

Tracking Vox/Band/iG: Dilma fica estável em 49%
Petista aparece com mesmo índice pelo terceiro dia consecutivo; Serra oscilou para 25% e Marina para 12%

iG São Paulo | 28/09/2010 17:21
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece, pelo terceiro dia consecutivo, com 49% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iG publicado nesta terça-feira. José Serra (PSDB), segundo colocado, oscilou um ponto para cima e agora tem 25%. Já a presidenciável do PV, Marina Silva, que um dia antes contava com 13%, agora soma 12% – o que interrompe uma sequência de três dias consecutivos de crescimento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Apoiada pela alta popularidade do presidente Lula na região, Dilma tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste: 65%. Na região, no entanto, a ex-ministra da Casa Civil já contou com até 73% das preferências. Na mesma região, Serra teria hoje 15% dos votos, de acordo com a projeção, e Marina, 7%.

Dilma ainda lidera em todas as regiões, mas encontra seu pior cenário no Sudeste, onde ela conta com 42% das intenções de voto – contra 27% de Serra e 16% de Marina. Já o candidato tucano tem mais votos no Sul (34%), contra 45% de Dilma no local.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a petista aparece à frente, com 43% das citações (um ponto a mais que na pesquisa anterior); Serra tem 22% e Marina, 9%. O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente.

Urbano

Xiii… O que é que está havendo? Sabendo-se que não era a única alternativa, a chamada repercute o pig… Dois destaques para o tratafalha na mesma parada? Azenha, eu acho bem melhor reanimares aquele teu antigo personagem, que nem sei mais o nome, senão vais terminar chegando emparelhado com o pig, ao final das eleições (rsrsrsrs).

Everson

O guru indiano até agora não fez nada na web. Ao que tudo indica a missão do "feiticeiro" não é na blogosfera, mas sim no respaldo dos números da "folha" com o resultado das urnas. Ninguém pagaria um milhão para alguém espalhar emails, seria um spam muito caro. A versão oficial da real função ficará oculta, já que nunca saberemos o que aconteceu no universo de "caixas-preta" (equivocadamente conhecidas por "urnas eletrônicas") depois do dia 3 de outubro.

Hamilton

Eu não confio no Data Folha, isso é balela….Eu só confio em Leonel de Moura Brizola.

El Cid

Aqui em Minas poucas pessoas dizem que votarão em Marina, mas eles não sabem que estão votando é no Serra. Precisa ser explicado para algumas pessoas que o voto na candidata Marina vai favorecer o candidato Serra. Quanto a pesquisa do Datafolha, mais uma vez está errada, como no início da campanha.

    Americo gianetti

    Fale apenas por você e seus amigos, não por Minas. Entre meus conhecidos se dá o inverso. A maioria vota nela. Mias da metade, sem sombras de dúvidas. E não estão nem aí se isso tira ou não possibilidade de segundo turno.Opção legítima deles.

    El Cid

    não esquecerei do seu post, Américo !!

    Americo

    Afirmo com tranquilidade que Marina não terá menos que 20 % dos votos válidos.

    El Cid

    ah, antes que eu me esqueça: a recíproca é verdadeira, viu conterrâneo ??

Julio Silveira

Caramba, fico impressionado como ainda dão voz para esses elementos que fazem a tal "pesquisa" datafolha.
Para mim sequer deveriam ser chamados de instituto de pesquisa, é uma completa depreciação em relação aos verdadeiros institutos. Achincalham uma area de atuação cientifica muito importante que é a estatistica.
Os profissionais da área deveriam se rebelar não pertindo que se intitulassem pesquisadores apenas por que tem grana para bancar uma marca.
Por tudo que já apresentaram se assemelham a qualquer golpista bem equipado que se utiliza de imagem vendida como coisa boa para levar vantagem sobre o cidadão distraido.

edv

O esforço final deve ser feito para convencer eleitores de Marina para Dilma. Convencê-los de que estão servindo à Serra, e não à Marina. Ou seja, serão usados…
Serra não tem como crescer o suficiente, pois é o mais rejeitado.
Marina pode roubar dos indecisos os votos necessários ao segundo turno (para Serra). O PIG percebeu isso…
Portanto, a campanha final aos eleitores de Marina é: Vote em Dilma, pois votar em Marina é votar em Serra!

Eudes H. Travassos

Errei: Onde está escrito eleitoras entenda-se eleitores.

Eudes H. Travassos · 1 dia atrás
O golpe está em curso, hoje a noite o jn criará o clima de ser impossível não haver seggundo turno, aí o próximo passo são as urnas eletrônicas pelos interiores com menos de 20.000 (eleitoras).

Malu Miranda

Azenha,

Parece que hoje "nossos" blogs estão devagar. O Escrivinhador esta com dificuldades para acesso. Carta Maior idem.

Nassif com assuntos fora do que a situação se impôe. Na luta prá valer estão vc e Paulo Henrique. Estamos á caça de posicionamentos que elevem o morar da militância. Obrigada pela garra.

Abraços.

Malu

eli

Essa pesquisa é mentirosa. Para ver se decola. Estão fazendo campanha para marina. para que serra vá para o segundo turno.

    El Cid

    Datafalha, Datafraude, Datamanipulação, Dataemblomação, Datanãovalenada, Dataserra, Dataelite, Dataantipobre, DataPSDB,Datagolpe, DataantiLula, enfim, DATANADA.
    E ainda tem gente que acredita e contrata uma pulha desses…
    Vai entender…

Edmundo Bernardo

Azenha, por favor diga o dia que vai sair as Pesquisas do Vox Populi, Sensus e IBOPE. Precisamos confirmar por esses Instituto de Pesquisas se houve de fato alguma maracutaia por parte do DATAFOLHA.

Valentin

Azenha

O Ig/Band tem o TRACKING

O Datafalha tem o TRUQUE

Gerson Carneiro

e se for este um dos truques que complementam a caixa preta?
pode ser este o primeiro toque na peça nº 1 da fileira do dominó.

    FrancoAtirador

    .
    Com certeza.

    Quinta-feira tem outra do Data3F…

    E ainda tem o globope pra arrematar.
    .
    Daqui pra frente,
    só VOX e SENSUS se salvam.
    .

@ehnoisnaweb

Folha, nem pra limpar cocô de cachorro.

Maria Dirce

Azenha
O desespero principalmente dos jornais de São Paulo e revistas, com o Mercadante ganhando como vai ser o caixa da editora abril e seus cúmplices que usaram das escolas públicas que viraram verdadeiros lixão educacional, pra mandar revistas e jornais sem licitação cuja editora abril ganhando milhões do governo de São Paulo em troca de estar sempre nas capas dos jornais e revistas, como aquela capa da veja,o Serra imitando o Obama????que mico que eles pagaram hein?vejo tb, o desespero da Globo e suas filiais pq óbviamente vai respingar grossamente em cima das redações onde grandes golpes na democracia do Brasil ja foram dados.duvido que o povão como diz Datafolha migrou para Marina.se existe um povo fiél ao presidente é o da base da piramide, esses não mudam jamais, vejo aqui em casa a mulher que me ajuda pessoa simples mas que ama o presidente, ela e todo a sua familia e irmãos.Por aqui mesmo ja da pra fazer uma pequena pesquisa,mas essa é de verdade e não se esconde na margem de erros de 2% que é o grande escudo do datafolha.

Marcos Leite

Como já sabemos, o Rovai já tinha avisado, é o Dataserra em ação ( infla os números do Serra de forma absurda, o ódio da esquerda os fez endoidar e o vale-tudo agora está no máximo), mais o jornal nacional à noite, ou seja, o de sempre, a baixaria pré-campanha, agora nos números, antes de domingo. E olha que o Iboglope vai seguir a mesma linha. Como sempre, só o Vox ( e o Sensus) são confiáveis, como já comprovado. O domingo vem aí e tudo vai se esclarecer com a vitória de Dilma! E tem mais, se por um acaso vier o 2o.turno, não há o que temer, venceremos no 2o.turno, tal qual Lula em 2006. Mas, sinceramente, acho que venceremos no dia 03 de outubro.

Henrique Nunes

Não acredito que alguém deste blog creia, integralmente, nas pesquisas do Datafolha desta semana… Agora, é o vale-tudo… Este instituto só vai dar segundo turno em São Paulo, agora, para legitimar o segundo turmo, forjado, da campanha presidencial… Basta ver o que já aprontaram este ano nas pesquisas, basta ver o que aprontaram na eleição do Kassab, incluindo urnas manipuladas para autorizar a virada… Até o dia da eleição, eles decretam: Dilma 45, Serra 30… Segundo turno, virada, aquela história de "onda" (a da Marina é só pra atrair mais votos que impeçam a vitória no primeiro turno). Podem dizer que é teoria da conspiração, mas é só a visão de alguém que já está escaldado destes truques da Globo-Folha-Veja…

Ciro

A manipulação estatística é fácil de ser detectada. Primeiramente, eles tiraram votos da dilma e inflaram os indecisos (coisa extremamente estranha a uma semana da eleição, os indecisos aumentarem). Segundo, eles resolveram fazer algo "nunca antes na história desse país" – distribuir os indecisos proporcionalmente entre os candidatos. Ou seja, deram uma forcinha para transformar os eleitores que eles tiraram da Dilma em "eleitores" do Serra ou da Marina.

Considerando o que é a pesquisa do Datafolha, que mais parece uma inquisição, e que realmente inclui perguntas como: "Sabendo que a ministra Erenice caiu, você ainda assim vai votar em Dilma?" isso é facil de acontecer. Olhem as perguntas da datafolha de hoje segundo o site do TSE, e me digam se isso não é manipulação direta.

P.21 Você tomou conhecimento da saída da ex-ministra –chefe da Casa Civil, Erenice Guerra do governo? (SE SIM) Você diria que está bem
informado, mais ou menos informado ou mal informado sobre esse caso? (ESTIMULADA E ÚNICA)
1 Tomou conhecimento e está bem informado 3 Tomou conhecimento e está mal informado
2 Tomou conhecimento e está mais ou menos informado 4 Não tomou conhecimento

P.22 A ex-ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, pediu demissão após as denúncias de que seu filho teria beneficiado empresas junto
ao governo pedindo comissão. Você acredita ou não que o filho de Erenice Guerra benficiava as empresas junto ao governo pedindo
comissão?
1 sim, acredita 2 não acredita 99 não sabe

P.23 E na sua opinião, Erenice Guerra sabia ou não que seu filho beneficiava empresas junto ao governo pedindo comissão?
1 sim, sabia 2 não sabia 99 não sabe

P.24 E o presidente Lula, sabia ou não que o filho de Erenice Guerra beneficiava empresas junto ao governo pedindo comissão?
1 sim, sabia 2 não sabia 99 não sabe

P.25 E a candidata Dilma Rousseff, sabia ou não que o filho de Erenice Guerra beneficiava empresas junto ao governo pedindo comissão?
1 sim, sabia 2 não sabia 99 não sabe

    Maria Dirce

    Ciro

    Mas isso é pesquisa ou inquisição? e onde esta p TSE que permita uma baixaria dessas e omite e ainda publica??????

sergio

O discurso do patife Pedágio tá pegando firme. Passou aqui um vendedor de panelas. Depois de apresentar o produto pergunetei em que ele ia votar. Fiquei pasmo. Disse que votaria em Serra. Ele disse que faria isso numa cidadedezinha do interior. Perguntei por qual motivo. Ele disse que Serra criou os genéricos, que foi o responsável por direitos trabalhistas. Antes que perguntasse disse que não votaria nem a pau na Dilma. Mas se o Lula tivesse no páreo votaria nele. Tive que explicar que ele estava sendo vítima das mentiras do candidato e da Globo. Como não tinha mais tempo pois o caro de sua empresa estava chegando disse que se ele pensasse no Brasil votaria em Dilma. Isso sem contar que o pessoal religioso tá sendo guiada pelas mentiras..

sergio

Como diria Max Weber a irracionalidade pode ser tão ou mais efetiva do que a racionalidade. Os evangélicos e católicos em sua maioria preferem o Serra ou a Marina. Eles jogaram essas emtiras religiosas e agora a eleição pode ser definida em bases religiosas.

Eudes H. Travassos

O golpe está em curso, hoje a noite o jn criará o clima de ser impossível não haver seggundo turno, aí o próximo passo são as urnas eletrônicas pelos interiores com menos de 20.000 eleitoras.

Os embates da reta final | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] ler a análise de Renato Rovai, em seu blogue no portal da Revista Fórum. E aqui para ler o que o Azenha escreve sobre o último comício de Dilma, Mercadante e Lula em São Paulo, e a possibilidade de […]

ruypenalva

Eu aposto com quem quiser que o piso de Dilma está entre 48-49% e disso ela não cai. Dessa forma esses 46% são extremamente suspeitos. Só podemos supunhetar que eles seja mentirosos, totalmente descabaçantes, podem repicar no IBOBE, mas para quem, como nós, tem Sensus e aposta na Vox do povo isso não se confirma.

Leonardo Câmara

Isso tudo por que a folha (de urtiga) é "isenta". Imaginem se não fosse.

Pode ser que muita gente acredite que a Dilma já esteja eleita e alguns votos estejam migrando para Marina como forma de apoio às sua idéias, i.e., crescimento sim, mas não a todo custo.

Ainda assim, creio que vá ter muita gente se supreendendo com os resultados das urnas. Não creio que uma aprovação de 80% deste governo se materialize de forma tão pífia a ponto de permitir segundo turno.

Armando do Prado

A torcida dos Frias é grande, mas entrarão numa fria, pois o povo dará uma vitória extraordinária à Dilma.

Maquinho Santa Fé

O leitor Thiago matou a charada: o datafalha quer aumentar a audiêcia do debate na Globo e por isso forjou uma caída da diferença entre a Dilma e seus adversários!

Conceição Nascimento

O Datafolha de hoje dá outra queda na Dilma, quando vi no site do TSE que tinha uma pesquisa deles registrada para apenas um dia de campo já imaginei que isto ia acontecer.

O Ibope já tinha umas coisas estranhas semana passada, do tipo região metropolitana com uma subida do Serra de 9 pontos e só 1 nas capitais, enquanto que a mesma pesquisa mostra apenas uma subida de 3 pontos nas cidades com mais de 100 mil habitantes. O pior é que essa pesquisa vai ficar repercutindo até quinta ou sexta-feira.

E é claro a Globo, a Folha, o Estadão e o Globo vão usar da forma que quererem.

Maquinho Santa Fé

Novamente o datafalha querendo alavancar a candidatura do serragio, viva a liberdade de empresa!

Dilson

Gente…é o Datafolha.

O mesmo Datafolha de sempre.

Alguém esperava algo diferente?

ladyslime

Aposto que colocaram a possibilidade de segundo turno na margem de erro para poderem fraudar a contagem de votos sem levantar suspeitas.

Thiago

Esta pesquisa datafolha tem a intenção nítida de aumentar a audiência do debate da Globo. Se a semana começasse com a eleição definida, quem assistiria ao debate? Isso é nítido. Criou-se um clima de decisão de campeonato para despertar o interesse do povo.

Henrique

O Datafalha faz pesquisa com entrevistas nas ruas, ao invés de ser em domicílio. Estatisticamente isso é ridículo! Não há garantia de uma boa distribuição da amostra. Não merece credibilidade alguma!

Paulo

Dá para acreditar no data folha? em uma matéria, mão me lembro se aqui ou no tijolaço, já se previa que está seria uma tática do datafolha, derrubar Dilma na pesquisa. Lembre-se que para a Folha e assemelhados, credibilidade é algo que não se preza. Para mim estes números são fake.

josé maria de souza

É claro que o datafolha não é lá muito confiável, mas é sempre bom estar prevenido para as várias possíveis jogadas sujas que certamente acontecerão.
josé maria de souza

cesar

1 – Sou anti-PIG e contra-Nosferatu desde criancinha mas acho que vai ter segundo turno.
2 – Motivos: a – ao colocarem tres candidatos em evidência de um mesmo espectro politico (Dilma, Marina e Plínio) é natural que haja distribuição de votos nestas propostas.
b – ao colocarem o voto para presidente por ultimo, pode complicar o voto dos eleitores mais humildes e de menor escolaridade.
c – o PIG ainda consegue criar mitos e perpetrar mentiras repetindo-as 1000 vezes (acredito que se houver bala de prata, será forjada derretendo a prataria da Igreja, ou seja forçando um plausível ateísmo de Dilma, já que Serra citou “Deus” algumas vezes no debate e Marina tem biotipo de protestante).
Enfim, acho que 2 turnos ocorreram. Mas no final o bem vai triunfar e a Dilma sera eleita.

flavio cunha

Ganharemos no primeiro turno e por uma diferença confortável, O desespero deles não deve nos contaminar. Esperemos pois a divulgação de uma pesquisa séria.

Thiago

Esta pesquisa datafolha tem a intenção nítida de aumentar a audiência do debate da Globo. Se a semana começasse com a eleição definida, quem assistiria ao debate? Isso é nítido. Criou-se um clima de decisão de campeonato para despertar o interesse do povo.

Da mesma forma que o datafolha aumentou as intenções de voto de Serra na semana em que ele ia anunciar sua candidatura, está tentando dar o último empurrão agora para ver se pega no tranco.

No entanto, há sim um crescimento de Marina. A Globo e os CQCs estão fazendo de tudo para transformá-la em moda, em sinônimo de diferencial na política. Quem vota na Marina é descolado, está antenado… é essa a imagem que querem vender. Marina virou uma espécie de Coca-Cola. Como ela não ameaça o Serra, ela ganha esse apoio e em troca, ganha capital político. Quem diria… Marina ia terminar assim.

Nemo

Que o Dataf(a)lha não tem credibilidade, sabemos e provamos a cada pesquisa publicada.
No entanto, o jogo é exatamente publicar pesquisas cujos resultados já estão prontos,
nas quais o serra cai, a Dilma cai e a marina sobe. Quem não tem cão caça com gato e o gato da vez
é a marina que vai se prestar a ser o objeto da direita deste país. Direita esta, que está desarvorada!
A globo podia aproveitar a novelinha ambiental dela da semana prá lançar no ar a pergunta que não quer calar:
"quem matou Chico Mendes?"

Daniel

É bobagem querer desqualificar o Datafolha agora. O crescimento de Marina é visto também no tracking da Vox. Ali o resultado tende a ser mais lento. As pesquisas tradicionais tem apurado mais rápido o que o tracking vê depois. Institutos de pesquisa vivem de credibilidade, nenhum instituto de pesquisa vai jogar o seu nome na lama, por causa de candidato X , Y ou Z, isso é conversa de torcedor. Desculpe, deputado,mas seus argumentos não resistem aos fatos, a tendência de segundo turno e queda de Dilma já tinha sido apontada pelos outros levantamentos. Me causa surpresa a rejeição de Dilma, que agora bate nos 27%, o mais alto na série histórica do instituto.Uma eleição que parecia ganha,agora vai com toda certeza para o segundo turno,com resultado , no momento imprevisível. O jogo volta a ficar aberto. E a possibilidade de Serra vencer agora existe e não é pequena

    Luiz Jornaleiro

    Desculpe, "deputado" daniel. O datafraude não está sendo desqualificado agora. Este fato é antigo. "Conversa de torcedor" foi outro ato falho cometido por voce. Voltaremos a debater no segundo turno, mas só em SP, certo?

Heitor

Exatamente o instituto de menor credibilidade tem peso 2 na média. Ridículo. Isto é um atentado à inteligência do eleitor. Este Estadão é desrespeitoso.

ValmontRS

A mais importante missão de Lula neste fim de mandato é desmascarar o domínio da máfia midiática que sempre manipulou o povo brasileiro.

Este momento culminante da campanha eleitoral é a melhor oportunidade para trazer à pauta esse debate fundamental para a nossa democracia. Embate que se estenderá em grande parte na gestão de Dilma e precisa contar com a participação ativa de todos os cidadãos deste país.

O MONOPÓLIO DA MÍDIA INVIABILIZA A VERDADEIRA DEMOCRACIA.

CONTRA A DITADURA DA MÁFIA MIDIÁTICA!

DILMA PRESIDENTE NO PRIMEIRO TURNO!

Carlos J. R. Araújo

Os Frias estão atônitos. Eles vão falir em um ou dois anos. Não vendem, não convencem e não têm dignidade. O Datafalha é um atestado de insanidade.

Amaro

Após oito anos distorcendo os fatos sem obter sucesso (vide os 80% de aprovação de Lula), o PIG joga sua última cartada: apóia Marina na tentativa de um segundo turno. Os almofadinhas da direita querem mais uns 30
dias para evitar a vitória do povo brasileiro nas urnas.

ricardo silveira

Começo a acreditar que poderá ocorrer fraude. Não acredito no que diz a Folha de São Paulo, que é um jornal sem escrúpulos, comprometido com o que há de mais reacionário no país. Trata-se de um jornal criminoso, que precisa ser alcançado pela justiça do país, para o bem da liberdade de expressão. Interessa saber o que dizem o Vox Populi e o Sensus.

    ValmontRS

    A manipulação das pesquisas é assunto para o Ministério Público investigar, denunciar e o Judiciário PUNIR.
    Se isto não caracteriza crime eleitoral, então a lógica de só prender ladrões de galinha se confirma.
    É evidente que isto é um crime eleitoral de grandes proporções e deve ser adequadamente tratado pela justiça brasileira.

    Glecio_Tavares

    Li que a candidatura do Collor corre o risco de ser cassada devido a divulgação de pesquisa manipulada. O mesmo deveria ocorrer com a folha, a justiça eleitoral deveria proibi-la de atuar nas proximas 45 eleições.

ruypenalva

Era esperado que o Ibope e o Data Folha fizessem isso, vem fazendo também em alguns Estados. O importante é ver o Vox e o Sensus para ver se bate. Além disso, como frisei, tem de ter Lula todo dia na TV.

Fritz Rot

Pesquisa falsa (o que acredito) ou não, só serve para dar mais força a todos os companheiros para intensificarem a campanha nesta reta final.

Estou fazendo a minha parte, mandando e-mails, conversando com todos que se dispõem a me ouvir. Muito trabalho pela frente até domingo.

@dodorangel

A Dilma, com a média de 55% dos votos validos, ainda está melhor que o Lula na mesma época nas eleições passadas… Acho que no vox de hoje a Dilma sobe 1 ponto e continuaria com cerca de 58% dos validos. A ver.

    @g_pamplona

    Amigo(a)… onde está escrito "Responder como Visitante, ou login": Você deve clicar em "twitter" e permitir o acesso (allow access) do IntenseDebate a sua conta do Twitter.

francisco.latorre

marina silva é o tiririca dos ricos.

pha em 28/09/2010

..

    Glecio_Tavares

    Pior, pois nem sorrir ela consegue fazer. Acho que ela tem que repensar seu caminho.

ValmontRS

Nesta reta final, Lula tem que partir pra cima e deixar claro que o verdadeiro embate neste país é contra a DITADURA DA MÍDIA, contra o monopólio da palavra, contra a mentira e a manipulação das grandes corporações que escravizam o povo brasileiro.

PELA VERDADEIRA DEMOCRACIA:

ABAIXO A DITADURA DA REDE GLOEBBELS!!!

DILMA PRESIDENTE NO PRIMEIRO TURNO!

Antonio Silva

Equanto Dilma não volta a crescer (ainda cai), o Zé Eduardo Dutra deve está torcendo e vibrando para o ….Botafogo Futebol e Regatas .

Cadê o Presidente Lula pra ocupar preciosos minutos destes derradeiros programas eleitorais ? .

Cadê o Presidente Lula para utilizar estes preciosos minutos que restam no programa eleitoral de rádio e TV´s da Dilma para didaticamente desfazer todas as mentirosas promessas do demotucano Serra ? .

Cadê o Presidente Lula para afirmar sobre a impossibilidade do mentiroso Serra implantar de imediato o salário de R$600,00 ? .

Cadê o Presidente Lula para informar na TV quais as virtudes e deficiências de Marina Silva no seu Governo nestes últimos 7 anos ?

Será difícil para os dirigentes Petistas perceberem, que com os criminosos ataques da mídia bandida, a candidatura de Dilma está estaciononada ? .

Enquanto isto….

O Eduardo Dutra continua de olho vibrantes…, nos jogos do Botafogo Futebol e Regatas

    José Ruiz

    Antônio, entendo suas preocupações (que são minhas também). Acredito que pesquisas internas (todos os partidos têm) mostram o quão fantasiosa é essa pesquisa do Datafolha, razão pela qual não se vê uma movimentação maior dentro do partido. Também acho que a ação do PT contra a apresentação de 2 documentos no dia da eleição tem por objetivo, somente, colocar esse assunto em pauta (sem gastar tempo de propaganda eleitoral) – até porque todo mundo sabe que não vai dar tempo para o STF tomar qualquer posição. Quero crer que o comando da campanha sabe o que está fazendo…

    valter

    Antonio, porque chamar o Lula para dar essas respostas, acaso a Dilma não tem esta capacidade?

    Antonio Silva

    Que isso Valter !
    É lógico que a Dilma, é de loonge a candidata mais capacitada pra substituir o Presidente Lula, mas você nem NINGUÉM, pode negar que o cidadão Lula é a figura de maior prestígio político e de maior confiança junto a imensa maioria do povo brasileiro .
    Não dá pra comparar a confiabilidade de uma afirmação do Presidente Lula (do companheiro Lula ) com a informação de qualquer outra figura do meio político, artístico ou do jornalismo .
    Portanto, creia, para uma alavancada final na campanha de Dilma, é fundamental a presença maciça de Lula nestes últimos programas eleitorais .

    Abs.

Claudio Machado

Que falta faz o Brizola em uma hora dessas. Que há um pouco de "fadiga de material", não tenho dúvida, pois Dilma cresceu muito rápido e se sustentar no patamar alcançado é muito difícil, até porque os ataques recrudescem. Mais do que recrudescerem, tornaram-se insanos, criminosos, fascistas, nojentos. Mas daí a conviver pacificamente com a manipulação das pesquisas praticada descarada e impunemente pela DATAPULHA e pelo GLOBOPE, é o fim da picada. Não dá pra aceitar. Tem que haver reação de peso. Mas não basta a BLOGOSFERA para encarar essa empulhação. Tem que haver uma reação de peso vinda da própria campanha da Dilma. Basta as pesquisas do SENSUS e do VOX POPULI confirmarem outra tendência para justificar uma reação. Se não houver pesquisa desses institutos, mas as pesquisas realizadas pela campanha indicarem tendência divergente dos institutos prostitutos, tem que haver reação qualificada. A campanha da Dilma não pode continuar na retranca como está.

Cássio

O Datafolha não tem credibilidade .

Fabio

Datafraude não é confiavel.
veja que agora quer empurrar a "Magrina",para forçar um segundo turno.
pesquisas confiaveis sao Vox e Sensus.

Fernando Souza Jr.

Não se esqueçam das palavras de Maria Ines Nassif: a grande mídia fala para seu público, e seu público só conversa com a grande mídia. Essa pesquisa manipulada do datafalha não vai mudar nada.

@BentoMag

Infelizmente, todos os evangélicos que conheço vão votar na Marina. Os pastores, "bispos", "apóstolos", etc… pedem voto para ela. E a maioria obedece. Esse pessoal ainda vai transformar o Brasil num país fundamentalista atrasado. É esperar pra ver.
E, se houver segundo turno, o PIG – principalmente a Globo- levará o Serra à vitória.

Jasson Andrade

Datafolha fará outra pesquisa daqui a uns três dias. Não sei se essa de ontem é para ser explorada pelo Serra, nos últimos programas da televisão. Tudo é possível. Por isso, a próxima pesquisa do Datafolha é importante. Se ela der segundo turno, então, deve-se colocar as barbas de molho. Vamos aguardar. JASSON

Urbano

Conversazinha pra boi dormir. Quem acertou isso com os eleitores? Essa idéia só cabe na estreiteza de juízo da oposição ao Brasil.

Laura

Só imbecis acreditam no datafolha.É nojento.

afcervantes

Parece até paranoia, mas até na charge eles são parciais, o Serra foi desenhado como "coitadinho" enquanto a Dilma está desenhado com o nariz empinado e um sorriso macabro parecendo ironico. Seguindo o dito uma imagem vale mil palavras, o avião de Serra está no curso da direita enquanto o de Dilma no curso da esquerda até ai tudo bem, mas quanto ao rosto do piloto o sorriso macabro e de nariz empinado não faz parte do figurino da Dilma.

@ubira13

Esses comentários de artistas, tipo wagner Moura e outros, valem tanto quanto o meu. Não sei por que atribuem tanto valor a eles. Quantos brasileiros eles tiraram da miséria? Quantos empregos foram criados por eles, com carteira assinada? Essas coisas, no meu ponto de vista, devem ser ressaltadas. Ficou decepcionado com o Lula, por quê? Deveria explicar.

    Glecio_Tavares

    A sociedade antiga tinha os lordes e a corte para admirar, como os reis e as rainhas eram a aspiração da vida que os plebeus não podiam ter, mas podiam imaginar. Hoje a nova corte são as celebridades da TV. Um dia ja foram os compositores e pintores, mas a coisa degringolou. Nós temos os blogueiros progressistas e alguns politicos honestos para admirar e conviver, estamos evoluindo.

Fernando Kraichete

Essa pesquisa do Datafolha, segundo consta, foi realizada em 27.09.2010 (quer dizer, ontem) e registrada em 23.09.2010 (quer dizer, quinta-feira da semana passada, antes de ser realizada). Foram entrevistados 3.180 eleitores (em apenas um dia, quando normalmente leva, pelo menos, dois) e o resultado processado no mesmo dia, pois sua divulgação se deu no início da madrugada de hoje (28.09.2010, quando normalmente leva, pelo menos, dois dias para que os dados sejam computados). Estranho, muito estranho.
O tracking do Vox Populi que será divulgado hoje também foi realizado ontem. Vejamos o que diz.

Floriano Jr

Pesquisa do Datafolha na última semna?! Depois de todas as tentativas de derrubar a candidata do PT! É meio difícil de acreditar.

francisco.latorre

olha a mão grande aí..

eles vêm com tudo.

..

    Glecio_Tavares

    Eles vem quente e sairão fervendo. Cara como eu quero ver a Dilma tirar as verbas de publicidade desses veiculos.
    Espero muito que ela tenha coragem para tanto. Alias deveriam fazer uma lei para que veiculações do governo não fossem cobradas nem em TVs, nem em jornais. Afinal nossos impostos não são para sustentar empresas tão antipopulares.

Carlos Rico

Não é porque é da Folha não,mas eu acho que a Dilma vai vencer no primeiro turno mesmo.

Não sei,acho que os dois últimos programas eleitorais,que deve ter um bombardeio de Lula,mais o debate da Globo que projeta os cndidatos enormemente – e o PT vai se preparar para a guerra – vão dar o primeiro turno.

O PT tem uma militância muito aguerrida:aqui no interior do Paraná foi a mobilização deste PT que assegurou a reeleição do Roberto Requião em 2006 no interior.

Esse ano não vai ser diferente.Ainda tem a soma do PMDB que é um partido enorme.Eu acho que nos interiores do Brasil o jogo é diferente.

Dilma vence no primeiro turno.Se não,o segundo parece garantido.Sem menosprezo algum.

Joana

Azenha, o jornal da TVBrasil das 8h de hj dá a pesquisa da datafolha e diz que com 51% dos votos válidos a eleição iria par ao segundo turno. Há tempos virou filial da globo. E olhe a o vídeo do roda viva de ontem. O Wagner Moura está um primor: sabe tudo de segurança, fala mas das UPPs, se decepcionou com o Lula, critiaca-o e abre seu voto pra ecocapitalista marina. Quanto será que ele levou nessa? de graça não pode ter sido.. ele "era inteligente"… agora virou PIG de uma hora para outra?

    Antonio Silva

    É por isto que eu joguei a porra do meu aparelho de TV fora .
    Utilizam concessionárias públicas de rádio e TV´s para politicagem .
    E a Tereza Cruvinal morrendo de medo da ANJ / Millênium .

    Esta campanha eleitoral está podre !

    PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO, VERGONHA MUNDIAL !

BinahIre

Datafalha??? é inacreditável!

Carlos.

Gente, isso é pesquisa datafolha. O datafolha, como se sabe, realiza pesquisas no universo paralelo e, de preferência, com assinantes da ex-folha. Como se sabe, o datafolha concluiu que mais de 50% dos leitores/assinantes daquela publicação tem preferência por serra. Resta saber quais foram as perguntinhas feitas aos entrevistados durante a entrevista. Pesquisa datafolha está mais para enquete do que para pesquisa.

Nelson

Também acho que é muito barulho por nada.
As pessoas já sabiam que o Datafraude viria com essa manipulação esta semana.
Também já sabem que a Globo esta preparando um grande golpe para o JN de sexta e sábado.
Isso já virou padrão em eleições no Brasil, eles não mudaram, mas o povo sim.
O negócio é ir para rua e alertar o máximo de pessoas possível para essas manipulações.
Dilma ganha no primeiro turno.

Marcos

Dilma esta caindo no tracking do Vox Populi, é fato.
Acho que dá para levar essa no primeiro turno, mas é preciso que Dilma aposte nela mesma. Fiquei decepcionado com sua atuação no debate do Record. Espero que ela se solte no debate da Globo e se livre das frases prontas dos marketeiros.
Quando fez isso se saiu muito bem em relação a provocação da Marina.
Quanto aos ataques da midia, não me venham dizer que existe alguma supresa?
Ao invés de se ficar lamentando, cabe a nós (no mundo real) pedir votos para Dilma.

Rodrigues

Nõa dá pra acreditar nas pesquisas só quando elas nos são favoráveis.
Acho que Marina está crescendo entre os evangélicos, indecisos e uma juventude que vota pela primeira vez. Mas ela está ajudando ao Serra.
O mesmo faz o Plinio durante os debates, ao atacar diretamente a Dilma como Serra não é capaz de fazer.
Acho ainda que há um desgaste natural da candidatura Dilma, com votos cconsolidados, mas com um percentual pequeno que pode mudar e levar sim, as eleições para o 2° turno. Temos que nos preparar para esta hipóteses, mas trabalharmos até domingo para encerrarmos logo a fatura e podermos nos concentrar no 2° turno dos estados.

Marcilio

A pergunta que não quer calar: por que o Datafolha foi o último a apontar o crescimento da Dilma nas pesquisas e o primeiro a dizer que ela está caindo nas intenções de voto? Curioso….

mineiro

quer dizer que a dilma 51%caiu para 46, essa turma eu to falando , se for para o segundo turno eles roubam essas eleiçoes. ta achando que essa turma ta de brincadeira. a manipulaçao das pesquisas vou a tona novamente. é caso de que afinal de contas , de policia nao pode ser porque é do lado deles, o judiciario a mesma coisa. o ze nazista ta perdido do cego no tiroteio. e a lacraia falante como alguem pode votar nela , nao sabe nada de nada, so ajudando o ze nazista.

Jairo_Beraldo

Estão dando muita importancia a um veículo desacreditado e irresponsável. Quem já criou uma ficha policial falsa, um depoimento de um cafageste que incrimina Lula de estuprador, dá credito a recente liberto de prisão, não deve ser levado a sério.

Deixe seu comentário

Leia também