CUT: Crise econômica não se combate com ajuste fiscal

Tempo de leitura: 5 min

14/9/2011
Aumento da pressão por ganhos reais de salário, apoio às greves e lutas em curso são prioridades da Central

do site da CUT, sugerido pelo Igor Fellipe

A Executiva Nacional da CUT, reunida em São Paulo nos dias 13 e 14 de setembro de 2011, aprovou a seguinte resolução sobre conjuntura:

A crise econômica não se combate com ajuste fiscal

A crise capitalista internacional iniciada nos EUA em 2008, continua a se aprofundar com desaceleração e instabilidade econômica, particularmente nos Estados Unidos, Europa e Japão, e aumento do desemprego e da pobreza no mundo.  O sistema financeiro internacional também continua sem mecanismos de controle e mantém-se o mercado especulativo fortalecido, através de políticas e programas de apoio dos governos que protegem o interesse dos grandes bancos em detrimento do salário, emprego e direitos de milhões de trabalhadores, trabalhadoras e jovens em todo o mundo.

Além disso, a guerra continua sendo um poderoso e brutal mecanismo de ingerência sobre a soberania nacional de países periféricos, mantendo a indústria bélica como um importante setor de valorização do capital e destruição de forças produtivas, especialmente de vida humana.

Ao mesmo tempo, persiste o discurso de solução para a crise baseada na política neoliberal que a gerou, buscando-se a redução da relação dívida/PIB com políticas recessivas e aperto fiscal, reduzindo a capacidade de planejamento e ação dos Estados. Na esteira da redução dos gastos públicos vem a pressão pelas reformas previdenciária e trabalhista para retirar direitos e desregulamentar as relações de trabalho, com arrocho salarial e diminuição dos investimentos em políticas públicas.

Crise econômica não se combate com ajuste fiscal (sem qualquer mudança da estrutura tributária regressiva e injusta), privilégios à especulação, recessão e criminalização dos salários. Se até o momento a manifestação da crise no Brasil foi menos intensa, foi por ter sido enfrentada com maiores investimentos públicos, distribuição de renda e diminuição da pobreza, valorização do mercado interno e geração de empregos e renda, como a CUT e os movimentos sociais sempre defenderam, através de mobilização e pressão pela forte presença do Estado como indutor do desenvolvimento.

Mas neste momento, na contramão, a política macroeconômica brasileira mantém as altas taxas de juros, o câmbio valorizado, com implementação de cortes nos gastos públicos e elevação do superávit primário. E tenta transformar o salário em vilão da inflação.

O Banco Central, após reduzir em míseros 0,5% – os mais altos juros do mundo, que sangram o Orçamento público para engordar banqueiros, rentistas e especuladores, teve a desfaçatez de divulgar em seu relatório que “existe um risco muito grande na possibilidade de concessão de aumentos de salários, incompatíveis com o crescimento da produtividade e suas repercussões negativas sobre a dinâmica da inflação”.

Contra o retrocesso, a CUT reafirma a necessidade de ocuparmos as ruas com grandes mobilizações e greves, disputando nossas propostas por um novo modelo de desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e valorização do trabalho para o Brasil.

Enfrentamento à crise se faz com redução dos juros para impulsionar a produção nacional e o desenvolvimento do mercado interno, tendo o Estado como indutor do desenvolvimento, colocando os bancos públicos – como o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal – para incentivar a produção, exigindo contrapartidas de empregos que condicionem esse crédito, tais como a estabilidade no emprego, o respeito à legislação trabalhista e à atuação sindical, o combate à terceirização etc.

Enfrentamento à crise se faz com reforma tributária. Estudo do IPEA mostra que, enquanto as famílias mais pobres têm uma carga tributária de 32% de sua renda, as mais ricas têm apenas 21%.Para a CUT, é necessário que o sistema tributário seja progressivo, socialmente justo para reduzir as desigualdades de distribuição de riqueza e renda, e que possibilite o Estado a oferecer um sistema de gastos públicos que promova a igualdade de acesso e oportunidades.

Enfrentamento à crise se faz com política de valorização real do salário mínimo, fortalecimento das aposentadorias, aumento dos salários e geração de empregos; com a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e da rotatividade no emprego; fortalecimento da agricultura familiar e Reforma Agrária; organização sindical no local de trabalho e combate às práticas antissindicais; promoção do trabalho decente com igualdade de oportunidades; respeito à Convenção 158 da OIT – que põe fim à demissão imotivada, e à convenção 151 que regulamenta a negociação coletiva no serviço público; ratificação da convenção 189 da OIT que trata dos direitos das trabalhadoras domésticas, com políticas públicas para o compartilhamento das responsabilidades familiares.

Enfrentamento à crise se faz com a implementação do piso nacional da educação, destinação de 10% do PIB para a Educação, com o fim das privatizações dos aeroportos, com maior controle público sobre os setores estratégicos da economia nacional.

Enfrentamento à crise se faz com a aprovação da Emenda 29, que destina maiores recursos para a saúde. Consideramos de vital importância a estruturação da Lei de Responsabilidade Sanitária, visando a superação das amarras colocadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a garantia de fontes de financiamento ao SUS.

Para tanto é imprescindível a Regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000, a elevação do percentual do montante da Receita Bruta que garanta o mínimo de 10% do PIB Nacional. Na mesma lógica, defendemos o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e destinação de percentual de arrecadação tributária aplicada aos produtos danosos à saúde (álcool, cigarro etc.) para que integrem o orçamento do Ministério da Saúde.

Enfrentamento à crise se faz com mobilizações e lutas.

Por isso, a CUT conclama sua militância a intensificar a pressão por ganhos reais nas campanhas salariais, realizando uma manifestação no próximo dia 21 de setembro no Rio de Janeiro, especialmente envolvendo os trabalhadores das estatais.

A CUT conclama o conjunto de sua militância a ampliar e fortalecer as campanhas em curso, como as greves dos/as trabalhadores/as da educação. Nesta quinta-feira, 15 de setembro, completa-se 100 dias de greve liderada pelo Sind-Ute contra a truculência do governo tucano Anastasia-Aécio de Minas Gerais. A CUT convoca suas entidades e todas as categorias a apoiarem a greve do Sind-Ute com mobilizações e solidariedade.

A CUT continuará a apoiar a greve da Fasubra e as lutas em curso dos/as servidores federais contra o arrocho imposto pela redução dos investimentos públicos, à greve dos/as trabalhadores/as dos Correios lideradas pela Fentect, às campanhas salariais dos/as bancários/as, dos/as petroleiros/as e dos/as químicos/as, entre outras.

A CUT convoca sua militância a mobilizar caravanas de Norte a Sul do país para participar ativamente do dia 26 de setembro, Dia de Mobilização pela aplicação do Piso Nacional dos trabalhadores em educação em conjunto com a CNTE. E nos dias 27 e 28 no movimento Primavera na Saúde.

Realizaremos, ao final da 13ª Plenaria da CUT, em Guarulhos, no dia 7 de outubro, um ato publico pelo Trabalho Decente, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários!

Somos fortes, Somos CUT!

DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

QUINTINO SEVERO

SECRETÁRIO GERAL

Leia também:

Amaury Ribeiro Jr.: Privatas do Caribe

Rodrigo Vianna conversa com Amaury Ribeiro Jr.

Eloi Pietá e a regulamentação da mídia no Brasil

Zé Dirceu: De quem era a câmera?

Presidente da Petrobras diz que reportagem é “asquerosa”

Walter Pinheiro: “O que Veja fez não é jornalismo sério, é bandalheira”

Paulo Teixeira repudia o jornalismo de Veja: Provocação e delinquência

Humberto Costa, no Senado: É preciso debater ética da mídia

Devanir Ribeiro, fotografado no hotel: Jornalismo “podre e mentiroso”

A denúncia original de Zé Dirceu: Repórter cometeu crime

Escritório de advogados diz que Veja é versão tupiniquim de tabloide inglês

Brasil de Fato: Se for crime,  puna-se a Veja!

Delcídio do Amaral: Eu derrubei o Palocci?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Raul Campo

Uma bandeira importante é a taxação das Grandes riquezas…

leandro

Esperem retaliações fortes da China. Uma greve estourar um dia após o anuncio de barreiras contra importados é muita coincidencia. O nosso governo fez uma medida a quatro mãos com 2 multis americanas, uma italiana e uma alemã.

Lousan

falando em ajuste fiscal…agora q finalmente chegam as chinesas pra colocar um valor real nos carros brasileiros, ao invés da indústria brasileira reconhecer e baixar o preço das suas carroças, foi mais fácil correr pro governo e pedir pra aumentarem o IPI dos importados para que as nacionais pudessem continuar a vender carroças a preço de carruagem…
mas como tudo no Brasil…as pessoas vão reclamar, chegarão várias emails de corrente falando para passar noticias falsas pros seus amigos, uns 2 ou 3 vão falar que não vão mais comprar carros nacionais, mas dentro de 1 mês, todos vão esquecer e tudo voltará ao normal…incluindo os baixos salários, as precárias condições de trabalho, a falta de emprego e tudo mais…além disso, o trabalhador que sonhava com um carrinho melhor, continuará a ver navios…ou melhor, carroças sem cavalos nem poneys no motor…talvez alguns bodes de potencia

Roberto Locatelli

É hora de mobilização. No último dia 17, fomos à rua denunciar a mídia golpista. Vários representantes de sindicatos estavam presentes.

A luta da CUT é mesma luta dos blogueiros progressistas, por uma sociedade mais igualitária.

Pedro Brasileiro

Desde que o PT chegou ao poder a CUT, assim como a UNE, se vendeu ao governo.

Fabiano Araujo

Azenha:
Seria interssante seu blog dar cobertura ás manifestações populares que estão ocorrendo nos EUA, particularmente a ocupação de Wall Street, contra a ação criminosa dos grandes bancos. Aliás, onde está a liberdade de informação defendida pela CBS, ABC, CNN, FOX (esta de extrema-direita), Washington Post, New York Times (publicou uma notinha em seu blog), Globo, Estado, Folha etc., que nada falam sobre aquela ocupação ?

Leonardo

Azenha,

Vale alertar para a CUT que, além de lutar contra essas propostas de ajuste fiscal, pressione pra valer os deputados do PT no intuito de que não votem em projetos de privatização. É o mínimo que se espera de deputados do partido: que defendam os trabalhadores. Os deputados do PT do Rio estão pisando na bola, votando com Sérgio Cabral a favor de Organizações Sociais na Saúde.
Acorda PT!! Privatização é um instituto que atenta contra os trabalhadores.

Marcio H Silva

Lembro de 79, época que os metelurgicos começaram as greves em pleno regime militar, em 80 o PT foi criado, tres anos depois a CUT, originada da CGT. Nesta época difícil os caras iam para a rua lutar por melhores condição de trabalho e salário, e conseguiram muitas vitórias. Está na hora de resgatar isto. É hora de ajudar as diversas classes que estão sendo massacradas pelos Governos Estaduais. A arrecadação aumentou muito, a responsabilidade fiscal fez com que gaste-se em salários percentuais abaixo dos 45% da arrecadação. Dinheiro há, o que falta é vontade. Se os governantes discursam que querem melhorar saude e educação tem que começar pela remuneração.

Fabio_Passos

Os trabalhadores precisam mesmo se mobilizar.
Sem pressão não haverá conquistas.

Os ricos controlam a mídia-corrupta – rede globo / veja / estadão / fsp – e tentam impor sua agenda atrasada.
O governo se submete facilmente as pressões das oligarquias financeiras.

Mesmo diante da ruína neoliberal, os entreguistas continuam controlando a política macroeconômica do Brasil… é preciso mostrar que os brasileiros não vão aceitar este absurdo permanentemente.

SILOÉ-RJ

Concordo , Só uma organização forte pode fazer valer os nossos anseios e direitos.
Todo unidos à CUT na luta por melhor saúde e educação, a começar pela valorização digna de seus profissionais.

O_Brasileiro

Concordo!
Se nós trabalhadores deixarmos apenas os banqueiros e especuladores se mobilizarem junto aos políticos, apenas estes farão prevalecer seus interesses.
É preciso que nós trabalhadores mostremos continuamente nossa força, para que nossas aspirações sejam atendidas enquanto cidadãos!
Este não pode ser um país onde apenas os ricos são livres e têm direitos!

Henrique

Sinceramente sou cético quanto a relação e nível de comprometimento da CUT com os trabalhadores o poder vigente.

    Silvio I

    Henrique:
    Você e cético, porque continuamos na mesma. A esquerda chame assim, nunca se põem de acordo ao colocar uma vírgula, em uma frase. Mais o capitalista se põe de acordo rapidamente, porque eles pensam em dinheiro. As esquerdas são tão idealistas, que levam a coisa ao limite de ser burros.Veja a atuação do PSOL com sua posição intra-seguinte favorece a direita.Vamos a pensar em a situação, em no que se está tratando .Não busquemos pelos em ovos.

Deixe seu comentário

Leia também