Zé Dirceu, sobre Levy : “Nada de reformas que afetem o andar de cima”

Tempo de leitura: 3 min

Levy

O ministro e sua lógica

06 mar 2015

Por Equipe do Blog de José Dirceu

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, experiente e obstinado, traça com sua régua a linha de mudanças que levará o Brasil, segundo ele, a recuperar a confiança dos mercados. Repete, assim,  um mantra do mercado e do candidato tucano a Presidência da República na campanha do ano passado, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Ele expõe essa sua linha e fala sobre ela numa entrevista publicada hoje na Folha de S.Paulo. Sua receita é antiga e segundo ele funciona:  corte de gastos, aumento de juros do BNDES e da taxa Selic com um consequente aumento brutal dos juros ao consumidor, no crediário e para os cliente dos bancos, do cartão de crédito e do cheque especial.

Sua receita tem mais: uma redução drástica da renúncia fiscal, correção dos preços dos combustíveis e da energia, aumento dos impostos CIDE e PIS-COFINS, redução dos gastos com seguro desemprego, abono salarial e pensão por morte. Mais, aumento das alíquotas da contribuição previdenciária por faturamento (ou opção pelos 20% da folha de pagamento); aumento do – IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, do imposto de importação e  redução da alíquota do REINTEGRA (programa também relacionado à exportações).

Como vemos um pacote e tanto! Nada de uma maior progressividade do imposto de renda das pessoas físicas, nada de um imposto financeiro ao exemplo da CPMF, nada de taxação sobre as fortunas, heranças e doações, nada de imposto sobre o rentismo…Pelo contrário juros de 12,75% na Selic  conforme a elevação decidida esta semana pelo Banco Central (BC). Aumento determinado mesmo com a inflação em queda e numa economia em recessão ou com crescimento menor que 1%.

Um pacote e tanto! Mas que não responde às perguntas da nação

Seu roteiro, ou pacote, propõe aumento de impostos, sim, mas não sobre o patrimônio e a riqueza, não sobre a renda financeira ou os lucros extraordinários do capital financeiro. E nada de reformas ou mudanças que afetem o andar de cima.

A conta fica mesmo para o andar de baixo, seja nos cortes do orçamento, que afetam programas na educação (como o FIES e o PRONATEC), o  Minha Casa Minha Vida e a saúde, seja nas mudanças – ainda que algumas necessárias – no seguro desemprego, no abono salarial e nas pensões por morte.

Com a queda da demanda, do crédito e dos investimentos, teremos um crescimento econômico e arrecadação menores, com um esforço fiscal maior para o superavit de 1,2%. Haverá, então, desemprego e queda da renda.

A pergunta que não quer calar é: todo esse esforço fiscal e político, a um custo social e político para o governo e seu partido, o PT, tem como objetivo retomar o crescimento? Em que direção e em que bases?

As reformas tributária e política reclamadas pelo país serão feitas?

Continuaremos distribuindo renda, aumentando o salário mínimo, o investimento na infraestrutura social e econômica do país? O mercado interno e a integração regional continuam sendo nossa prioridade? Vamos fazer as reformas tributária e política para viabilizar o financiamento pelo Estado não apenas da nossa rede de proteção social, mas de uma revolução educacional e científica?

Vamos fazer as reformas política e tributária para conseguir financiar nossa infraestrutura social e econômica, nossa capacidade de produção de energia, gás e petróleo? E vamos avançar numa verdadeira política de comércio exterior, com um banco de exportação e importação (nosso Eximbank)?

Manteremos o crescimento com distribuição de renda, consolidando nosso nascente Estado de bem estar social ou regrediremos para os tempos de Estado mínimo (tucano), acelerando a privatização da saúde e da educação? Vamos evitar ou manter a atual concentração de renda, acelerada pelos lucros dos juros altos, que aprofunda nossa desigualdade social e que regredia aceleradamente nos últimos 12 anos?

São essas perguntas que não encontram até agora respostas nas ações do governo em direção a um ajuste fiscal que parece um fim em si mesmo, uma tautologia, uma falácia, ainda que funcione em seu objetivo imediato e garanta solvência aos credores do Estado, dando garantia absoluta de retorno ao rentismo e ao capital financeiro.

PS do Viomundo: Demonizado pela mídia, Dirceu ainda fala ao público interno do PT. Certamente, mais que Levy ou a própria presidenta Dilma. Com a saída de Marta Suplicy, que seria fortíssima candidata na periferia de São Paulo, o PT flerta com o desastre se a reeleição de Fernando Haddad for disputada em plena crise econômica, crise aprofundada pelo remédio amargo de Levy.

Leia também:

Rogério Correia levou pessoalmente as provas contra Aécio Neves a Janot


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

Em qualquer país sério José Dirceu só se comunicaria por telefone, separado por um vidro e em dia de visita…Já aqui nessa zona….

    mineiro

    a é mesmo , e o fhc, o playboizinho que mg odeia, a quadrilha do trensalao, e mais os milhoes de escandalos dos demonios tucanos , precisaria do que para separa-los cara palida golpista? o pig esgoto sonegador aonde eles deveriam estar , enfim a sua turma toda de golpistas?

    Julio Silveira

    Cidadão, concordo com sua premissa para esse ser considerado um país sério, mas faço um adendo de que antes desse personagem deveriam estar sob vidros para se comunicar o FHC, AÉCIO, boa parte de intocaveís tucanos, como já é de conhecimento até do mundo mineral, os fundadores.

    lulipe

    Meus caros, eu me referi a uma pessoa julgada e condenada por corrupção pelo STF, ou seja, um corrupto. Que eu saiba FHC nem Aécio nunca foram nem indiciados, quanto mais condenados. Se um dia acontecer receberá de mim todo o repúdio, não defendo criminoso, seja de que partido for, diferentemente de muitos que comentam aqui…Se não entenderam posso desenhar..

Leo

Levy não pode fazer milagres. Depois da grosseiras medidas de Dilma no âmbito da economia, fato comprovado pela Marta Suplicy, não há mágica para mudar o cenário no qual nos encontramos. Aliás, antes de tacar pedras no ministro escolhido pela “coração valente”, pensemos que Dilma poderia ter sido verdadeira na campanha presidencial, ao invés de enganar os brasileiros sobre o controle da inflação e dos juros.

Quanto a não afetar o andar de cima, eu pergunto: inexistem petistas no andar de cima? Tirem suas próprias conclusões..

    Vitor Guilhermo Sorenzi

    Leo,
    Já viu que a Marta está saindo do PT e indo para outros ares.
    Além disso, achar o que ela diz como sendo verdade é como acreditar que tudo que a Veja escreve, vale.

    marcelo

    Hilariante (para não dizer trágico) é ver a Dilma tomar as ações que o Aécio dizia serem necessárias durante a campanha… Além de mostrar que ele tinha razão todo o ônus da impopularidade fica para ela…
    Realmente brilhante…

Julio Silveira

Me desculpem as tietes do Dirceu, mas esse foi um dos responsaveis pelo atual momento do PT, justamente por ter feito as escolhas, junto com o presidente Lula, que levou o PT para esse lado do conservadorismo. Suas capacidades cerebrais e ambições superestimaram a capacidade da direita nacional. Acreditaram serem elas mais suscetiveis a dinheiro que a preconceitos, não perceberam, em suas analises, que a direita nacional, racista e preconceituosa, funciona como uma mafia deturpada, só trabalha com gente da propria origem. Podem fazer até acordos de negocios, mas trabalharão para retirar dos aventureiros que vem de baixo a chance de se manter no poder, como D. João disse a seu filho. Para isso acontecer oferecem as proprias caravelas, as mais dispensaveis, que possam ser queimadas. Queimam seus proprios navios sem qualque pudores para não deixar o poder nas mãos daqueles que sempre serão considerados inferiores pelas castas dominantes deste Brasil. Talvez isso lhes sirva de lição, não acreditar na hipocrita e comum declaração, feita pelos dos topo para acalmar os de baixo, de que somos todos iguais no Brasil.

Alexandre maruca

Pergunta: Dilma nao tem nada com isso, e so o Levy que deve ser criticado? Critica-se merecidamente FHC por ter se apropriado exclusicamente do plano real como ministro, enquanto Itamar ficou obscurecido. Agora nada mais do que justo em se fazer a devida critica a quem a merece, ao Levy e a Dilma, que o colocou la e esta longe de ser uma pessoa sem personalidade para interferir.

Lukas

Levy deveria tomar vergonha na cara, pedir o boné e deixar que os progressistas se virassem.

O pessoal por aqui acha que o governo Lula foi um sucesso APESAR de Henrique Meirelles, quando na verdade devem muito ao ex-banqueiro.

Zé Dirceu diz tudo da boca pra fora, só pra manter a fama de mal.

Alexandre Deusdett

1) O Ministro Joaquim Levy não tem NADA A VER com taxa de juros! Falar isso é BOBAGEM!
.
2) O Ministro Levy está no Governo da Presidente Dilma… as reformas e as medidas são, portanto, do Governo e não “do Ministro”
.
3) Joaquim Levy tem histórico de “liberal/ortodoxo” e foi escolhido EXATAMENTE POR ISSO! O primeiro mandato de Dilma foi um desastre em todos os sentidos e especialmente na economia! Dilma foi OBRIGADA a reconhecer q não entende nada da coisa e recorreu a quem tem conhecimento para arrumar uma casa q foi completamente desarrumada pela dupla Dilma/Mantega
.
4) Cobrar de Joaquim Levy reformas q, em 12 anos, o PT não fez (inclusive com José Dirceu no Governo) é hipocrisia e falta de honestidade intelectual! Se José Dirceu quisesse cobrar reformas mais profundas, deveria começar a cobrança com Lula, q ficou 8 anos no poder sem faze-las… Em seguida, deveria cobrar a Dilma, q é a Presidente (em seu segundo mandato) e é, em última análise, a fiadora das ações do Ministro Levy!
.
O PT nunca se deu bem com a realidade!!

    Lukas

    Para o PT, os erros são sempre dos outros. Se a economia fracassar, a culpa é do Levy; se melhorar, do Lula…rs

    Agora, cobrar as reformas a esta altura, é muita cara de pau, até pro Zé Dirceu…

Nelson Sales e Silva.

Ei mineiro, Ha sinceridade nisto? Será que voce votou mesmo na Dilam? Duvido.Voce é um tucano disfarçado.. Só um tucano não ve o que eles esão fazendo com o Brasil.

Cláudio

Mais um outro acróstico para a Mulher PresidentA que deixou definitivamente os tucanus de quatro:

Duas vezes contra o espectro atro
Inscreveu já seu nome na história
Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
Mulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro.

**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
.
************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
.
**** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
.
É melhor /
ser um, mesmo que zero, à esquerda /
do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
.
.
**** Poema “Bistância” /
.
Tele Visão /
Tele Vazão /
Tele Vazio
.
.
**** Poema “Cem Rimas” /
(para o PT e o PSTU) /
.
A vida passa de graça /
E fica ainda mais rica /
Nos olhos de esperança /
Que às mãos multiplicam
.
.
**** Poema “Clic” /
.
A luz /
Assombra /
As sombras
.
.
**** “Poema Z” /
.
Penso /
Logo(S) /
Rexisto
.
.
****

FrancoAtirador

.
.
Projeto LULA 2018.
.
.

JorgeSP

Por favor, não confundam partido e governo…
Senão a discussão não avança.

mineiro

gente se nao for traiçao o que esse poste maldito de pres. fez , nao existe traiçao. e tem gente que votou nesse poste maldito tucano que acredita nessa m………………….de pres. eu votei nela duas vezes e para min ela me traiu duas vezes. agora se eu sou imbecil e nao sei , mas que ela bandiou para o outro lado, isso nao a menor duvida. quem dissse nesse texto fabulo , nao ninguem mais do o ze dirceu. ele nao atingiu so o leviano entreguista nao , ele atingiu em cheio esse poste que esta governando o pais e esta entregando tudo o que nos conquistamos. essa é a verdade , o que o lula fez ela esta acabando com tudinhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo e nao vem com essa de reforma porque nao cola, é traiçao mesmo. e se o lula insistir com essa pres. ele vai acabar junto com ela. e se nao publicar meus comentarios , nao comento mais nesse blog.

Edgar Rocha

Abandonar o naviiiiooooo!

Luiz

Porque a má vontade do Levy de não taxar os ricos como deveria ser feito ???

    Alexandre Deusdett

    pq a má vontade de Lula, q passou 8 anos e não taxou?

    pq a má vontade de Dilma, q está há 5 anos no governo e não taxa!?

    Quer culpar alguém por essa bobagem (taxar grandes fortunas)?

    Culpe os verdadeiros responsáveis!

Liberal

Quem criou a crise cara pálida???

Deixe seu comentário

Leia também