Com Lula presente, CUT, CTB e movimentos populares fazem ato em defesa do Brasil

Tempo de leitura: 5 min

Lula - reforma política

Dia 31: CUT, CTB e movimentos populares em defesa do Brasil

Em São Paulo, ex-presidente Lula participa da Plenária Nacional por Mais Democracia, Mais Direitos, Combate à Corrupção e em defesa da Petrobrás

 da assessoria de imprensa da CUT, via e-mail

A CUT, a CTB e dezenas de movimentos populares do campo e da cidade realizam nesta terça-feira (31), em todas as capitais, uma Plenária Nacional em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, por Mais Democracia, Combate à Corrupção, Contra o PL 4330, da terceirização e em Defesa da Petrobrás. O objetivo da plenária é discutir estratégias e preparar duas grandes mobilizações de rua que acontecerão nos dias 7 de abril e no 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

O ex-presidente Lula, artistas e intelectuais participarão da plenária de São Paulo, que será realizada Quadra dos Bancários, Rua Tabatinguera, 192, a partir das 17h.

Os jornalistas interessados em cobrir o evento não precisam se credenciar, basta mostrar o crachá do veículo de comunicação para o qual trabalham no Portão 2.

Dias nacionais de luta

No próximo dia 7 de abril, a CUT, a CTB, o MST, a UNE, o MAB, a CMP e dezenas de movimentos populares do campo e da cidade (ver relação no final do texto), realizam atos em todo o País para impedir a votação do Projeto de Lei 4330/04, da terceirização, e conscientizar a sociedade sobre o prejuízo que esse PL representa para a classe trabalhadora.

Os atos também serão em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhares, da Petrobrás e das reforma política, agrária e da comunicação e combate à corrupção.

Em Brasília, sindicalistas de São Paulo, Distrito Federal e Goiás, vão ocupar o Congresso Nacional, a partir das 10h, para impedir a aprovação do PL 4330 que tira direitos dos trabalhadores, piora as condições de trabalho, saúde e renda; e protestar contra outros projetos como e de reforma política do PMDB que não acaba com o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, uma porta aberta para a corrupção. Na mesma data, nas capitais e nas grandes cidades do Brasil, as CUT’s Estaduais em conjunto com a CTB e os movimentos populares do campo e da cidade, farão manifestações nas ruas, avenidas e estradas. Algumas categorias farão atividades nas portas das fábricas, bairros e escolas, reforçando a mobilização geral pela agenda de desenvolvimento econômico com justiça e inclusão social que ajudaram a construir.

No dia 1º de maio,  Dia do Trabalhador, a CUT, A CTB e todos os movimentos abaixo relacionados vão realizar atos unificados em todo o país. Será mais um dia de luta, de conscientização sobre os ataques aos direitos dos/as trabalhadores/as.

A luta contra o retrocesso, o golpe e a corrupção é de todos e todas

Os ataques contra os direitos dos trabalhadores e contra a democracia uniram ainda mais os movimentos populares do campo e da cidade que sempre lutaram por direitos, construíram o projeto democrático e popular que governa o País desde 2003, reconhecem as conquistas dos últimos anos e não admitem retrocessos nem perda de direitos conquistados.

Mais que as manifestações da direita, o que alertou os movimentos progressistas foi o enorme número de parlamentares de direita eleitos em outubro de 2014. Segundo o DIAP, a bancada de deputados e senadores eleita no ano passado forma o Congresso Nacional mais conservador desde 1964 – a bancada empresarial é formada por 221 representantes; a sindical caiu de 83 para 51.

Para o presidente da CUT, um Congresso conservador, cuja prioridade é defender os interesses patronais e da elite e só se mobilizar para atacar os direitos dos trabalhadores e as conquistas sociais, especialmente, em um ano onde o desenvolvimento do País dá sinais de desaquecimento e ameaça diminuir o lucro dos empresários.

“A agenda dos empresários terá prioridade. Por isso, temos de organizar e mobilizar cada vez mais nossas bases, nossa militância porque a luta pela manutenção e ampliação dos direitos vai exigir uma dedicação enorme de todos nós”, pontua o dirigente.

E o primeiro ataque já começou. Em conjunto com a CNI, o Congresso se prepara para aprovar um dos projetos mais prejudicais aos trabalhadores de que se tem notícia nos últimos anos. É o malfadado PL 4330/04 que amplia a terceirização e foi pautado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para ser votado no dia 7 de abril.

O senador Flexa Ribeiro, do PSDB-PA, por sua vez, pediu o ‘desarquivamento’ do PLS 87/10, que trata do mesmo tema, em uma evidente demonstração de que o cerco está se fechando.

A terceirização e os/as trabalhadores/as

Atualmente, 12,7 milhões de trabalhadores (6,8%) do mercado de trabalho são terceirizados. E os empresários querem ampliar ainda mais esse contingente de subempregados.
O dossiê “Terceirização e Desenvolvimento: uma conta que não fecha”, produzido pela CUT em parceira com o Dieese, mostra que os terceirizados ganham menos, trabalham mais e correm mais risco de sofrerem acidentes, inclusive fatais.

Em dezembro de 2013, os trabalhadores terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os que tinham contratos diretos com as empresas, tinham uma jornada semanal de 3 horas a mais e eram as maiores vítimas de acidentes de trabalho.

No setor elétrico, segundo levantamento da Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge), os trabalhadores morreram 3,4 vezes mais do que os efetivos nas distribuidoras, geradoras e transmissoras da área de energia elétrica.

Dos 10 maiores grupos de trabalhadores em condições análogas à de escravos resgatados entre 2010 e 2013, 90% eram terceirizados.

Quer regulamentar? Então, iguale os direitos

A CUT defende o PL 1621/2007, elaborado pela Central e encampado pelo deputado Vicentinho (PT-SP), propõe a regulamentação da terceirização desde que haja igualdade de direitos entre terceirizados e efetivos (saúde, ambiente de trabalho, plano de saúde, tíquete refeição etc), a proibição da terceirização na atividade-fim e a responsabilização da empresa tomadora de serviços, quando a terceirizada deixar de cumprir suas obrigações, como depositar o FGTS e pagar homologações.

Participarão das mobilizações e apoiam a pauta acima as entidades e coletivos:

CUT – Central Única dos Trabalhadores

FUP – Federação Única dos Petroleiros

CTB – Central Dos Trabalhadores do Brasil

UNE – União Nacional Dos Estudantes

MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

CMP – Central dos Movimentos Populares

MAB – Movimento dos Atingidos Por Barragens

LEVANTE Popular da Juventude

FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar

FDE – Fora do Eixo Mídia Ninja

MMM – Marcha Mundial das Mulheres

Plebiscito Constituinte

Plataforma Operaria Camponesa da Energia

Juventude REVOLUÇÃO

UBM – União Brasileira de Mulheres

FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

CONAM – Confederação Nacional de Associações de Moradores

UNMP – União Nacional por Moradia Popular

CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras

Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”

Juventude 5 de Julho

Movimento Nacional de Luta pelo Socialismo

Leia também:

Paulo Moreira Leite: PSDB recebeu 42% das doações das grandes empreiteiras da Lava Jato. E agora, Moro?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

Mais uns outros poemas (acrósticos) para a depenadora de tucanus:
.
Dilma, coração valente,
Imagem de todo o bem em que se sente
Livre o amor maior pela brasileira gente
Muito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
Dignidade
Integridade
Liberdade
Maturidade
Amabilidade
.:
Duas vezes contra o espectro atro
Inscreveu já seu nome na história
Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
Mulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
.
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
.
************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
.
************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.
.
.
.
************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
.
.
**** Poema “Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante” /
.
É melhor /
ser um, mesmo que zero, à esquerda /
do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
.
.
.
**** Poema “Bistância” /
.
Tele Visão /
Tele Vazão /
Tele Vazio
.
.
.
**** Poema “Cem Rimas” /
(para o PT e o PSTU) /
.
A vida passa de graça /
E fica ainda mais rica /
Nos olhos de esperança /
Que às mãos multiplicam
.
.
.
**** Poema “Clic” /
.
A luz /
Assombra /
As sombras
.
.
.
**** “Poema Z” /
.
Penso /
Logo(S) /
Rexisto
.
****

tiao

Até que enfim vão acabar com estas festinhas ridículas de Primeiro de Maio que ultimamente acontecem.Primeiro de Maio é dia reflexão e de luta.Chega de showzinhos de pagode e sertanojo.

abolicionista

Análise de conjuntura por Iná Camargo Costa:

https://www.youtube.com/watch?v=MU79H7yIOvc

    Mário SF Alves

    Abolicionista,
    É bom poder saber que existe alguém como a Iná. E, sim, concordo, o capitalismo, especialmente quando realmente imprensado contra a parede pode, mesmo, produzir o FASCISMO; seja fascismo sob a forma de nazismo, seja sob outras formas como neoliberalismo, anarco-capitalismo, eco-capitalismo e sabe-se lá quais outras.

    Uma observação:

    É possível que andemos forçando demais a barra ao comparar o Brasil com a República de Weimar de 1933.
    E quanto a isso, sem chance. É tudo diferente. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Até porque ainda que nos entendêssemos como um exemplo de história se repetindo como farsa, tal farsa jamais chegaria a tanto. E, ressalva feita aos EE.UU que ampliaram sua sede de dominação sobre o Mundo, o momento histórico que vivemos é outro, as circunstâncias são outras, a Rússia é outra, a China é outra, o Irã é outro e mesmo a Alemanha é outra. Se, com exceção dos EUA tudo mudou, por que o Brasil teria de ser o mesmo?
    Eu me explico:
    As condições, plano de fundo ou o contexto da República de Weimar (1919 a 1933) eram o pós-primeira guerra mundial e a crise capitalista de 1929.
    Em 1923, por exemplo, a Alemanha já humilhada pelas sanções impostas por consequências da guerra, atravessava uma crise econômica sem precedente. Apenas para ilustrar, dez anos antes do fatídico 1933, cidadãos famintos descarnavam cavalos mortos de frio em pleno centro de Berlim e pessoas carregavam pacotes de um quilo de marcos alemães para trocá-los por um quilo de carne. Isso pode ser visualizado no filme O Ovo da Serpente, dirigido por Ingmar Bergman. O Ovo [crise capitalista de 1929, crise de poder/fragilização moral das oligarquias, e temor e risco real de perda de poder para os comunistas alemães e revolucionários soviéticos] de onde eclodiu a Serpente [regime nazi-fascista idealizado e liderado Hitler, e apoiado pelo poder capitalista].

    Dado o contexto, o que levou à ascensão do fascismo [obrigado Iná] na Alemanha? O que engendrou o regime do totalitarismo alemão? Quem ou quais forças ou qual sistema econômico o apoiou e dele se beneficiou, ainda que temporariamente? E quais foram efetivamente os limites impostos ao líder supremo do nazi-fascismo, ou quais forças o sujeitavam?
    Num cenário de tão violentíssima crise capitalista, de humilhação coletiva, e, sobretudo, com a oligarquia e demais detentores do poder local moralmente fragilizados e horrorizados ante o risco de perda de poder para o Partido Comunista Alemão/Expansão da Revolução Russa de 1917, a saída encontrada foi apelar para o que havia de mais instintivo, primário e violento na Alemanha. Resulta daí a desumana forma encontrada para brecar a expansão da Revolução URSS de 1917. O resto, todo mundo sabe, deu no que deu.
    Resumindo:
    1) República de Weimar >>>> 1923 a 1933 (influência/consequência) >>>>> primeira guerra mundial >>>> revolução russa de 1917 >>>>> quebradeira geral com a crise capitalista de 1929 >>>>> fragilização moral e econômica das oligarquias e demais detentores do poder >>> risco de perda de poder >>>>>> solução encontrada: fascismo > Hitler > totalitarismo nazista > segunda guerra mundial (>50 milhões de mortos)

    2) Brasil 2015: ……. ?????
    Weimar (1923-1933) / Brasil (2002-2015): está estabelecida a correlação? Não. Faltam os milhões de comunistas que existiam na Alemanha; falta a URSS; falta a revolta latente causada por humilhações coletivas e sanções de uma guerra mundial; e falta, sobretudo, a violência de uma crise econômica local sem precedente em nossa História. Portanto…

    abolicionista

    Caro Mário, obrigado pela resposta cuidadosa. Também acho a comparação exagerada, pelo menos até segunda ordem. De todo modo, acho que abrir uma porta para o fascismo (ainda que não seja o de Weimar) é, a longo prazo, a consequência de todo projeto reformista. Nisso a Iná parece estar certa. A ascensão conservadora no Brasil é um exemplo disso. Também na França, onde Hollande ficou fazendo malabarismos retóricos para defender um governo de coalizão, assiste a uma escalada do fascismo e da xenofobia. A crise capitalista que temos hoje é a maior desde 29. No Brasil ela ainda não é tão grave, mas veja o caso da Grécia (onde o índice de suicídios disparou e há milícias de ultra-direita patrulhando as ruas). A versão brasileira contemporânea do fascismo seria bastante peculiar, não tenho dúvidas, mas as coordenadas já estão dadas: uma aliança entre parte da base que aderiu ao fundamentalismo evangélico e as elite econômica conservadora, que não quer pagar a conta da crise. O bode expiatório será a esquerda, os homossexuais, comunistas etc. Não precisa nem golpe, nem impeachment, em quatro anos, na próxima eleição um governo pode chegar ao poder pela via “democrática”. Tampouco vai ser preciso matar tanta gente quanto na Alemanha ou Itália nazi-fascistas, a perseguição certamente ocorrerá, bem como o retrocesso, mas por vias mais sutis. Pra mim isso já está bem desenhado, mas espero que alguma coordenada nova mude essa tendência. Só o tempo dirá…

    Mário SF Alves

    Abolicionista,
    Entendo sua preocupação. Faz sentido. Obrigado.
    Mas, não nos esqueçamos nunca disso: A França é a França; o Brasil é o Brasil, e a Venezuela é a Venezuela.
    Então…
    _______________________
    Em tempo:
    Ontem tive a oportunidade de aprender um pouco sobre “Filosofia Política na América Latina”.
    O mestre: Enrique Dussel.
    O conteúdo: um “sencilo” adeus ao fantasioso/insustentável eurocentrismo.

Heloísa Coellho

Por que a esquerda prefere fazer suas manifestações em dias de trabalho? É masoquismo? Todo mundo está trabalhando. Não entendo isso. A direita, sempre mais antenada, só faz em domingos, quando o povo está mais livre.

    renato

    Plenária, acho que é em espaço fechado..
    Preparativos para 7 de abri e 1º de maio..
    Ok..

    Ninguém

    Concordo, Heloísa.

    Simplesmente, não dá para entender essa fixação de esquerda com manifestações em dias úteis. Será que é para juntar menos gente? Só pode ser.

    Até agora, não consegui ouvir uma única explicação. Fui na manifestação do dia 13 e perguntei para algumas pessoas. Ninguém sabia explicar o motivo. E todos concordavam que faria mais sentido fazer num fim de semana.

    É uma teimosia pra lá de irritante.

Romanelli

em defesa do brasil conta quem ? Se é pra defesa da Petrobrás, pergunta:
.
Haverá cobrança para que haja uma PUNIÇÃO rigorosa e exemplar contra todos os partidos, empresas, indivíduos e políticos que se serviram e acabaram por lotear a Estatal ? ..punição a todos que ajudaram ou se deixaram corromper, ou financiar, com recursos da viúva, bom deixar claro ?
.
E então, por acaso haverá cobrança pra que medidas judiciais cabíveis sejam aplicadas aos administradores e funcionários, membros e presidente do Conselho, gente que ganhou muito bem mas que não conseguiu, dentro dos seus deveres e atribuições, zelar por todo aquele patrimônio que acabou acusando uma sobrevalorização de R$ 61 bi em seus ativos recentes, ou mesmo a EXPLOSÃO de preços e prazos, tornando inviáveis investimentos como as refinarias Okinawa, Pasadena, Abreu e Lima, Premium I e II e Comperj, por exemplo ?
.
Enfim, será que no evento tentarão cobrar pra que o governo preste contas dos US$ 70 bi amealhados em 2010 pela “capitalização da pré sal” e que, até agora, ninguém sabe aonde foi parar tal qual os US$ 100 bi da privataria do tempo de THC ?

Silvio

É por ai. Todo mundo protestando em paz contra a terrível ameaça da direita raivosa e fascista no Brasil.

Deixe seu comentário

Leia também