Christina Lemos: A ida de Kassab para o PMDB

Tempo de leitura: < 1 min

Prefeito Kassab negocia ida para o PMDB

por Christina Lemos, em seu blog no R7

A movimentação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não deixa dúvidas: seus dias como integrante dos Democratas estão contados. Kassab negocia diretamente com a cúpula do PMDB para embarcar na legenda de Michel Temer. Como em política não existe vácuo de poder, o prefeito mira no espólio de Orestes Quércia, o combalido comandante do PMDB de São Paulo, que faz oposição a Lula.

Kassab é hoje, nos Democratas, o último nome relevante em cargo executivo. Recentemente o partido viu sua única estrela, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ir parar atrás das grades. O DEM é hoje uma legenda em extinção, e deve sofrer uma grave lipoaspiração até o fim do processo eleitoral.

O prefeito sabe disso e não pretende permanecer hospedado num partido em vias de se tornar nanico e identificado com o atraso. Uma eventual vitória de Dilma será determinante para que Kassab seja seguido por uma leva de políticos de oposição que não têm como embarcar no PT e não desejam ficar ao relento por mais quatro anos.

O PMDB, um gigante de centro, tende a inchar ainda mais, enquanto a oposição emagrece drasticamente. Mas outros partidos da base aliada também serão destino dos refugiados da oposição em busca da sobrevivência política pela via do adesismo.

A ida de Kassab para o PMDB é a principal opção política do prefeito. E a sua simples cogitação já está causando crises de ciúmes entre integrantes do partido de Temer.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Klaus

Vocês ainda vão votar no Kassab.

    @clebernadalutti

    Vocês quem, cara pálida?

Baixada Carioca

Nossa! O PMDB é um balaio de gatos mesmo. O preço pode ser alto demais e não por acaso é o PMDB quem lidera no ranking de cassados.

Fernandes

O Josnei de certa forma tem razão. O PMDB, desde a constituição de 1988 vem inchando. Nestas eleições, verificando as pesquisas em cada Estado, nota-se mais um aumento do inchaço do partido. A maioria é banda podre. Isso é muito ruim por que atualmente eles já querem governar o país no lugar do Lula, imaginem o que pode acontecer com a Dilma.

Carlos Cruz

Se o Kassab vai sair do DEMo (vixe Maria! Vade retro!) é muito provavel. Até os dinossauros mudaram para sobreviver (dizem que se transformaram nos passaros…O DEMo vai virar urubu.), o que dizer do Kassab. Mas não precisa , agora, mudar de partido. Basta se afastar cada vez mais das "lideranças" demoniacas, com bastante reza, pregações, alho e bugalhos, deixando passar os 2 anos ( para a proxima eleição de prefeito..) e, esperar a brecha da lei para a transferencia de legenda e deixar o DEMO (vixe, sai pra lá capeta!), motivados por "divergencias entre o exercicio político do partido e o programa, etc. Quem vai sobrar para contestar a sua maior "liderança"( Kassab é o que restou dela…)? O neto do ACM? O vampiro do Serra? Só se for atraves de alma (ressureição dos defuntos da ARENA…).

    Baixada Carioca

    Acredito que o DEMo e o PPS devem formar uma nova legenda, porque estas não sobreviverão. Qual seria então a sigla da nova legenda?

duducoutinho

Cristina Lemos…Azenha…essa turma não sabe nada.

Chik Jeitoso falou que o Serra vai ganhar…ja era, o PT pode desistir…

Luiz Antônio Ferreira Pereira é figurinha carimbada nas ruas de Curitiba. Ele é o bruxo Chik Jeitoso, famoso na capital paranaense por suas previsões e mandingas. Com um programa de rádio em que vê a sorte das pessoas, presente em todas as manifestações populares, onde faz seus “trabalhos”, o pai de santo, vidente, bruxo e tarólogo se diz o guru espiritual de mais de 100 políticos paranaenses.

Essa clientela “qualificada” levou esse baiano radicado em Curitiba a sonhar mais alto. “Ao invés de apenas consultar os políticos, por que não virar político?”. E Chik Jeitoso decidiu ser candidato. Neste ano ele disputa sua primeira eleição, para deputado estadual, pelo PPS.

rubem

o PT não pode ficar refem deste balaio de gato chamado PMDB as esquerdem devem aumentar sua banca , PT PSB, PCdo B e PDT (apesar de alguns membros deste partido!!!!).

    Roberto Locatelli

    É verdade, Rubem. Até o PDT, que em São Paulo é de direita, seria preferível do que esse balaio de gatos. Além de eleger Dilma, temos que eleger um Poder Legislativo de esquerda.

    Baixada Carioca

    E o LULA tem dito isso nos comícios que tem feito. Eleger uma boa bancada do PT e partidos de esquerda.

Helcid

…falando no "poste do zé", sua ausência no horário eleitoral está explicada: o homem está preservando sua imagem. No segundo turno ele apóia Mercadante. Está na cara!

    Baixada Carioca

    Ele pode ser de direita, mas não é burro né Helcid?

    Leider_Lincoln

    Vermelho, vermelho, ele pode até não ser. Mas rosa, quem sabe, não é mesmo?

    Klaus

    Olha o comentário homofóbico, leider, não combina com suas posições progreçistas.

    Helcid

    mas olha Baixada: temos que ficar de olho na "debandada" do DEM, depois das eleições !! saber quem saiu e para onde foi, para enquadrarmos esses "freios de mão" do nosso país !!

Antonio

Os ratos já estão debandando. Vão carregar o que podem. Precisamos fazer uma twittada para mostrarmos quem são esses sujeitos.

Sérgio Vianna

Não é tão fácil assim! Agora existe uma nova regra que dificulta a mudança de partido no meio do mandato. Kassab ainda tem dois anos de mandato. O Demo pede a cassação dele se a mudança se concretizar. E ele não vai esperar o fim do mandato para depois entrar no PMDB. Só a vontade não é suficiente. A não ser que o Demo inteiro processe uma fusão com o PMDB. O que também é muito difícil.

Josnei Di Carlo

Vixe, certamente com Gilberto Kassab, mais demos ligados a ele também irão.

Com Michel Temer na vice-presidência, o que mais ameaçará o PT será o gigantismo do PMDB. A correlação de forças do próximo governo do PT poderá puxá-lo cada vez mais ao centro.

    Antonio

    Não acredito, mesmo porque o PT crescerá muito nestas eleições. Lula e Dilma desde sempre deixaram claro que os timoneiros da política são eles. Devagar e sempre as coisas mudam. Devido a esses pormenores, algumas coisas demorem um pouco mais para acontecer, mas acontecem. Lula já mostrou sua abilidade como político, conseguindo dialogar com todos os setores da sociedade. Não se consegue falar com PSDB e DEM. O Problema desses partidos é a corrupção à flor da pele aliada à ideologia acachapante de extrema direita, ligada aos interesses ianques.

    paulo nei

    Inteiramente de acordo!

    Josnei Di Carlo

    Antonio, sim, o PT tem tudo para aumentar a representatividade na próxima legislatura. Mas será suficiente frente ao gigantismo do PMDB? Para mim, não.

    E tem mais um agravante, o próximo governo do PT terá o PMDB na vice-presidência. Sinceramente, a correlação de forças tem tudo para puxar o governo Dilma cada vez mais ao centro, caso o PT e os outros partidos de esquerda da base aliada não suarem muito para manter o governo Dilma mais à esquerda do que ao centro.

    Vamos pegar o levantamento do Congresso em Foco em relação ao próximo Senado: PMDB (19), PSDB (14), DEM (11), PT (10), PDT (5), PTB (5), PR (5), PSB (4), PP (2), PRB (1), PSC (1), PPS (1), PSOL (1), PMN (1) e PCdoB (1).

    Veja bem, o PMDB (19) sozinho terá apenas um senador a menos do que a base de esquerda (PT, PDT, PSB e PCdoB) do governo Dilma (20).

    Lula terá de ser hábil para não deixar Dilma a reboque do PMDB. Além da base de esquerda do governo, ele terá de atrair senadores nacionalistas do PMDB, como Requião, para o governo não ficar à mercê do conservadorismo do PMDB.

    Se assim não for, em vez do governo Dilma avançar em relação ao governo Lula, retrocederá. Será um governo que refugará frente aos setores conservadores por temer (deu vontade de fazer um trocadilho com o Michel Temer) uma traição do PMDB.

    Sendo direto, se os setores conservadores do PMDB se unirem com a oposição conservadora, pode ocorrer um golpe branco.

    "O Próximo Senado, de Acordo com as Pesquisas": http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod

Deixe seu comentário

Leia também