Charles Carmo: Datafolha descobre o elefante atrás da cortina

Tempo de leitura: < 1 min

14/08/2010

por Charles Carmo, em O Recôncavo

O Datafolha é uma gracinha, diria Hebe Camargo.

O instituto teve que se render à realidade. Dilma 41%, Serra 33%. Novidade nenhuma, só a verdade que era latente, confirmada pelos demais institutos e escondida pelo Datafolha, como um elefante atrás da cortina.

O Datafolha segurou a farsa enquanto pôde, mas agora é tarde.

A credibilidade do instituto foi irremediavelmente comprometida. O Datafolha marcou as eleições de 2010 como o mais fiel aliado de Serra. Quiçá o único.

Só que Dilma atravessou o rubicão.

E agora, diante da inevitável visão do elefante, o Datafolha, maroto, admite: se fosse uma cobra me mordia! Só vi agora…

Com a ajuda inestimável da outra banda do PIG, o Datafolha quer nos fazer crer que, antes, o elefante era só uma cortina. Determinados na farsa, eles disfarçam: o povo deve ter gostado de Dilma no Jornal Nacional.

O PIG acredita que o Brasil é povoado por idiotas fundamentais. É que eles culpam o espelho pela imagem refletida.

Diante do triunfo dos concorrentes, me refiro agora aos demais institutos, o Datafolha observa o paquiderme à sua frente. E se dá conta do peso de suas patas.

Então, como num épico manjado, o Datafolha, último recurso de um general sem legiões, entregou a cabeça de Pompeu.

Esta é a história de um instituto que acreditava poder transformar um elefante numa cortina.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rico

Foi-se o tempo dos Coronéis. Os antigos Coronéis do Nordeste, os Coronéis do café, os Coronéis do leite, os modernos Coronéis da mídia, todos esses estão obsoletos. O DataFalha e PIG pensaram torto e errado, acharam que ainda mandavam "no pedaço" deram com os "burros na água".
Essa de lavagem cerebral e jornalismo barato não cola mais, NUNCA MAIS!!!

luiz

O mais engraçado é que hoje eles dizem que é "primeira vez" que Dilma ganha entre as mulheres.
O mundo existe para eles, a partir do Datafalha.
Isso é que é onanismo jornalístico.

Marat

Torço para que a fatura seja liquidada logo no primeiro turno. Torço também para que Marina tire muitos votos do candidato da impren$$$a…

Kyara Almeida

Mais uma vez o povo desafia parte da mídia e algumas pessoas q se dizem analistas/ pesquisadores sociais, posto q não se deixam levar por propagandas enganosas ou com efeito de cortinas (q nem sempre são de fumaça, como aquelas bem conhecidas d alguns integrantes da Folha na época da ditadura). 'Povo', apesar de ser um conceito bastante abstrato, e usado de maneira tão variada, com intenções tão variadas, ainda serve p pensarmos um país do porte do nosso quando nos referimos às mudanças dos últimos 7 anos e 8 meses. Por isso,vale destacar a importância das preocupações sociais do governo Lula e as ressonâncias das ações tomadas nesse sentido. Viva Lula! Viva a internet! Viva a Record News! Viva o Conversa Afiada! Porque também por causa deles "VIOMUNDO" forma diferente!

pernambucano

Que belo artigo esse publicado aqui azenha.saudades do meu reconcavo da bahia, mais precisamente cruz das almas terra da UFRB…BRILHANTE o que disse charles carmo.que o vi o mundo publique mais artigos de o reconcavo
#13neles

rafaela buonarrotti

Alea jacta est!!!!!!!!!
Como diria Julio César diante do Rubicão, mas sem surpresas no final; que o ordo senatorum receba Dilma em janeiro próximo como presidenta do Brasil. Fora com todos os Brutus ou possíveis conspirações senatoriais. hehe (brincadeirinha!)
Dilma neles!!!!!!!!!!

Luciano Prado

Ou seja, o Datafolha estava escondendo o elefante peidão debaixo do tapete da sala de visitas. Patético.

Brenno Ferrari

Se o PSDB anota que o JN foi prejudicial para o Serra, isto na realidade, ainda não refletiu no ultimo DataF. Isto não foi o responsável pelos 41% da Dilma. O JN acabou de enterrar a campanha do Serra e o PSDB já detecto isso. O atentado cometido pelo casal 45 contra a Dilma ainda não terminou de repercutir, a percepção do fato é mais demorada para o grande público. E isto vai repercutir muito ainda, principalmente entre as mulheres. Repercutiu como sendo uma agressão a uma mulher, embora por um terceiro, mas pelo homem Serra. Tudo aponta para o termino no 1º tuno. Falam que muita água ainda vai passar. Vai sim, mas vai levar de roldão o Zé qualquer coisa. Em 3/9 ele não passa dos 30%, os pequenos não atinge 15%, isso da 45% (que sina 45), 45,1% para nos é moleza. Mais 4,1% para a Dilma, o Lula não precisa nem aparecer todo dia no OEG.

Claudio Ribeiro

Até os minerais já sabiam DESSA NOVIDADE-ENVELHECIDA do Datafolha…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/pes

O que explica mudança tão brusca? Pois é, não deu para criar um falso clima de campanha acirrada no voto…o povo não deixou…

Leônidas

É apenas mais uma jogada do PIG.
Aproximação…
Eles acham que a Globo (JN) deu impulso à Dilma.
É para a Globo aparecer como fiel da balança.
Paciência…
Só idiota mesmo cai nessa.

Nilson Moura Messias

Azenha, diante das canalhices dos Grupos: Folhas, Abril, Globo, Associados e outros crapúlas da mídia. Não acredito, sinceramente, que a Presdente Dilma Rousseff, mantenha as mesmas relações e distribuições das verbas publicitárias com esta súcia. Se, mantiver é, ser muito masoquista. Todas eleições, o mesmo comportamento inescrúpuloso. Chega! Basta! Chegou o momento de parar estes meliantes.

Polengo

Pessoal

Só eu que entendi assim, ou eu estou muito louco?
Tenho a impressão que que a jogada do Datafolha é a seguinte:

Não dá pra desalinhar demais com os outros, talvez pela diferença ter aumentado, talvez pela atitude do Edu Guimarães…

Mas o que me parece é que, abaixo disso, eles vão dar um gás pro Alckmin levar no primeiro turno.
Afinal, já pensaram na Dilma e no Lula subindo no palanque, já eleitos, com o Mercadante? Que perigo para a tucanalha.

E, se o Mercadante levar, bye-bye folha, bye-bye estado… mas com o alckmin, eles continuam com, digamos, uma 'fonte de renda'.

Sei lá.

    ferrera13

    Faz sentido. Desiste da disputa nacional (já que aquele que mente por minuto não consegue desenvolver um discurso e uma proposta que possa contrapor às de Dilma e investe tudo pela eleição de Alckmim. Se der segundo turno em Sampa, Lula e Dilma desembarcam na campanha do Mercadante e aí vai tudo por água abaixo. Podem decretar falência.

EDUARDO

AS VARIAÇÕES PERCENTUAIS DE SUBIDA DA DILMA EM REGIÕES E ESTADOS SÃO TÃO FANTASTICAS QUE FICA CLARO O SEGUINTE: OU HOUVE UM TERREMOTO EM VARIAS LOCALIDADES E NÃO FICAMOS SABENDO OU O DATA FOLHA JÁ VINHA ESCONDENDO A SUBIDA DA DILMA E QUEDA DO SERRA HÁ BASTANTE TEMPO. MACHUCOU-SE ENORMEMENTE NESSE EPSODIO O DATAFOLHA. ASSEMELHASSE-SE AO EPSODIO PROCONSULT CONTRA O BRIZOLA EM 82.
http://www.tijolaco.com/?p=23171

    Conceição Lemes

    Eduardo, please, letras minusculas nos comentários. abs

Wildner Arcanjo

Acho que a mensagem anterior foi cortada (copiar-e-colar mal feito!), se foi, vai completa agora.

E o PSDB ainda têm a cara de pau de dizer que foi o JN que prejudicou o Serra (á baixo). Todos sabem que o Willian e a Fátima (doravante casal 45) ajudaram, e muito, o Serra (á baixo). O Casal 45 agora não vai mais fazer parte do comitê de campanha. Todos nós sabemos que a pesquisa foi feita, entre os dias 9 e 12 de agosto de 2010 (para constar) e que a entrevista do Serra (á baixo) foi dia 11 de agosto de 2010 (também para constar). Será que um dia ia fazer tanta diferença, quando levada em consideração a pesquisa anterior, do mesmo Data-da-Folha? Será que somos mesmo assim, tão burros?

(Agora estou no intensedebate, sou chique!!!)

    Wildner Arcanjo

    E ainda apaguei a errada, mas, vai ficar assim mesmo… O que importa é o conteúdo!
    Abraços fraternos e desculpas sinceras!

mano

Eles ainda estão no século XX. O paradigma mudou, não somos 'o idiota padrão'. Gostamos que nossas sandices sejam ao menos postadas na parede das cavernas digitais da Internet. Muitas cavernas já se tornaram oráculos e catacumbas se transformaram em mitras. Enquanto isto, no sala de estar, a televisão agoniza … No quarto ela serve como indutora do sono.

    Edson Augusto

    Eles ainda estão no Século XX, mas no período de Carlos Lacerda (anos 50 e 60).

    mano

    Sim, quando o Chatô reinava… A Globo nasceu para quebrar a espinha da Tupi. Os militares tinham medo do Chatô, ele queria que houvesse eleição para presidente após um mandato tampão do Castelo Branco, parece.

Franco Atirador

"… eles culpam o espelho pela imagem refletida."
Ótima metáfora.

Hermes De Luca

Via de regra, os contratantes de pesquisas são "Sindicatos" e "Associações", geralmente patronais, que se utilizam obviamente de contribuições sindicais ou espontâneas para banca-las. Os dirigentes que "contratam" essas pesquisas precisam explicar-se com urgência aos respectivos Conselhos Fiscais e ao TCU (sim, o Tribunal de Contas da União também é responsável pela auditoria dos Sindicatos), e principalmente aos seus "associados", porquê essa estranha insistência em "contratar" provedores de pesquisas fraudulentas e viciadas, demonstrando a total incapacidade dos contratantes de formular os quesitos em beneficio da busca da verdade. É visível que esse o jogo combinado ocorre há décadas, transformando os representados (e pretensos beneficiários das informações) em meros ÓTÁRIOS.

monge scéptico

Como o sr. mesmo disse agora é tarde. Resta a esta arapuca, que tentou influenciar negativamente
o povo, fechar as portas. Que pode requere-lhe serviços?Diante de sua agora provada improbidade
ética? Só grupos que continuam a querer e, não conseguirão,enganar o povo, cansado e massacrado
por promessas não cumpridas, desse monte de sátrapas a serviço de potência estrangeira, em detri-
-mento do povo. É bom para DILMA? É ótimo; porém aumenta-lhe cada vez mais a responsabilidade,
de conduzir a nação e o povo a seu destino maior, com toda transparência, pois assim terá o povo
a seu lado, contra possíveis e cegas restrições que o congresso possa lhe impor sem razões para
isso. O povo é o congresso. Este se mostrou sempre afuncional, no que diz respeito aos interesses da
nação. Me desculpe sr.AZENHA.

Ed.

Que haja uma mídia de direita, é do jogo…
Mas que 95% da mídia seja contra 95% do povo?!
Aí já é uma aberração descomunal!
Ou acham que todo mundo é imbecil…
Ou pensam que estão tão por cima da carbe seca que isto é irrelevante…

Helcid

Não podemos esquecer que a atitude do MSM (Movimento dos Sem Mídia), em denunciar essa manobra suja á Procuradoria Geral Eleitoral, pedindo investigação dos institutos de pesquisa Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi, também teve sua importância !! http://www.blogcidadania.com.br/2010/08/investiga

Mídia Nativa: "o seu capote está em tiras !!"

ferrera13

[…] eles disfarçam: o povo deve ter gostado de Dilma no Jornal Nacional…

Mas eles não estão errados. Nós gostamos da Dilma no debate da Band e no Willian Bonner, ou melhor, no Jornal Nacional. Nós não gostamos foi do Jornal Nacional, ou melhor, do Willian Bonner inquirindo Dilma de forma vergonhosa. Não gostamos do Eli Kamel, nem da Veja, nem da Folha, nem do datafolha, nem do…

Jairo_Beraldo

O Zé e o DataFalha cavaram a própria cova. Muito bem feito para eles. E melhor ainda para o Brasil.

Deixe seu comentário

Leia também