Breno Altman: PT nega acordo com Eduardo Cunha; direita tenta colocar presidente da Câmara no colo de Lula e Dilma

Tempo de leitura: 3 min

dilma, cunha e falcão

 PT nega acordo com Eduardo Cunha

15/10/2015

por Breno Altman no Opera Mundi 

“Não há nem haverá qualquer acordo com o parlamentar Eduardo Cunha para barrar o processo em trânsito na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados”, afirmou ao blog o presidente nacional do PT, Rui Falcão, na manhã dessa quinta-feira. “Quem tem acerto com ele é a oposição de direita, como é público e notório.”

“Notícias a este respeito são deslavadas mentiras ou plantações de quem eventualmente deseja semear confusão”, continuou. “Denúncias contra Cunha seguirão seu rito normal e os representantes petistas votarão conforme as provas e sua consciência, enquanto continuaremos a lutar contra o golpismo nas ruas e nas instituições, em defesa da legalidade constitucional e do mandato da presidente Dilma Rousseff.”

“Tanto o governo quanto o PT já deixaram claro que não existe hipótese de complacência com o malfeito e a corrupção, que devem ser apurados e punidos doa a quem doer”, concluiu. “Nosso compromisso é com a democracia e o Estado de Direito.”

Estas declarações devem ser lidas com atenção, em um momento no qual boa parte da imprensa se dedica a registrar, em letras garrafais, que o Palácio do Planalto e a direção petista estariam negociando a recusa ou o protelamento de trâmites para o impeachment presidencial, em troca da aliança PT-PMDB para bloquear o pedido de cassação do presidente da Câmara no Conselho de Ética.

Mais de metade da bancada partidária, 34 entre 62 deputados, assinou a denúncia contra Cunha ao órgão responsável por sua investigação intramuros. Mas distintas tendências internas apresentaram, à Comissão Executiva Nacional do PT, demanda por posição oficial da legenda em favor de processo contra o parlamentar peemedebista.

“Não faz sentido pedir para abrir o que já está aberto”, destaca Rui Falcão. “Além do mais, em um momento delicado como o que estamos vivendo, fechar questão sobre tema desta natureza apenas abalaria relações dentro da coalizão, possivelmente até ajudando o presidente da Câmara a ampliar frente de proteção junto a seus pares.”

A ausência de resolução formal do comando petista, associada à omissão dos parlamentares filiados ao PC do B, de toda forma, podem ter facilitado a vida dos meios de comunicação e setores oposicionistas ansiosos por colocar tanto o PT quanto o governo em escandalosa cena de cambalacho com Eduardo Cunha.

Caso os petistas e a presidente aceitassem este roteiro, claramente negado por Rui Falcão, estaríamos diante do axioma de Boulay de la Meurthe, político e magistrado sob o governo de Napoleão Bonaparte. Ao saber do assassinado do duque de Enghien, um dos líderes das fileiras pela restauração monárquica, comentou: “Pior que um crime, foi um grande erro.”

As recentes decisões do STF, aliadas às fortes evidências delituosas contra o presidente da Câmara dos Deputados, criaram condições melhores para o impeachment ser derrotado nas ruas, no plenário e até na própria corte suprema.

Mesmo que Cunha, em gesto de vingança e desespero, paute a admissibilidade do afastamento da chefe de Estado, seriam necessários 342 votos, dos 513 possíveis, para sua efetivação.

Os riscos a correr, em movimento social e institucional contra o impeachment, confrontando-se abertamente com o chefe da Câmara e a oposição de direita, são bem menores que o custo político de um pacto que provavelmente dilapidaria, talvez de forma irreversível, a credibilidade do PT e da presidente.

Afinal, o contundente discurso da presidente Dilma Rousseff contra o golpismo, na abertura do Congresso da CUT, não é almoço grátis. Seria impagável a conta devedora entre pedir para os trabalhadores ficarem de guarda erguida contra os “moralistas sem moral” e abraçar, logo em seguida, o expoente mais visível e poderoso dessa camarilha reacionária.

Leia também:

Elvino Bohn Gass e as pedaladas fiscais: Se não tem crime, nem roubo, é golpe! 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
“A ausência de resolução formal do comando petista,
associada à omissão dos parlamentares filiados ao PC do B,
de toda forma, podem ter facilitado [facilitaram] a vida
dos meios de comunicação e setores oposicionistas
ansiosos por colocar tanto o PT quanto o governo
em escandalosa cena de cambalacho com Eduardo Cunha”
.
A Estratégia Equivocada de Comunicação do Governo e do PT
.
está cavando a Própria Cova da Presidente Dilma e do Lula.
.
.

Jaeder Teixeira Gomes

Um boato a mais, entre tantos. Imaginei que o psdb iria “passar o pé na grama” para tentar se livrar do Cuna. Imaginei pouco; estão tentando limpar a titica na bandeira alheia.

Mauricio Gomes

Quem pariu Mateus que o embale, já diz o ditado. Não adianta os demotucanos e o pig tentarem abafar ou dissimular, Eduardo BANDIDO Cunha é filho pródigo da direita nativa.

Sérgio

Telefone da Câmara Federal: 0800-619619. Ligar e pressionar para andamento do afastamento do Cunha!

Angela Simões

|Chega ser irônico antes Cunha era herói , hoje querem dispensá-lo para o PT, como diz o ditado “filho feio não tem pai.”

mineiro

e sobre o discurso da pres. é por ai mesmo , nao é o ideal , mas ja é um começo. chefe da naçao manda, tem poderes , tem muita força. uma palavra de um chefe de naçao causa estardalhaço. é disso que tdo mundo ta cobrando, que o governo saia da defensiva.

mineiro

o pig golpista salafrario esta sim tentando ligar o pt ao achacador do fundo do poço. eu espero que isso nao aconteça , porque se acontecer isso , ai sim pode fechar a tampa do caixão. mas isso é mentira sim que estao tentando plantar contra o pt e o governo. ja estao vendo que o golpe ta indo para o ralo , agora ficam ai tentando a todo custo ligar o pt ao achacador destruido e enterrado.

Leo

Apenas inocentes acreditam que o Governo não usaria a situação de Cunha como barganha.
.
Mas não fiquem preocupados, pois o PT tem boa influência no STF e no Conselho de Ética para safar o agora amigo Eduardo Cunha. O negócio é saber se o presidente da Câmara continuará confiando nessa tal influência ou se cairá atirando mesmo!
.
E viva à pedalada fiscal!

    Julio Silveira

    Foi só agora você conheceu a pedalada fiscal né? Que bom, pois foi graças a este governo que alguém te mostrou que ela existe, e que sempre existiu, senão você estaria enterrado na ignorância até hoje. Pelo menos no futuro um candidato da oposição não mais deverá fazer uso dela, por que sabemos que pessoas como você estarão lá para cobrar. Parabéns pela aula de politica.

Cláudio

:
.:.
: * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
.:.
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Urbano

Nem sei quem são mais cretinos, se os bandidos da oposição ao Brasil ou os seus adeptos…

Nelson Nobre

Hoje dia dos professores li de Victor Hugo, “Quem abre uma escola fecha uma prisão”.
Infelizmente os governadores do PSDB em São Paulo não entenderam o espírito da frase.

Carlos Adonias

O golpe será derrotado, com certeza, então o que o PT teria a ganhar amparando Cunha? Papel feio foi o da oposição em abandoná-lo do jeito que o fez. E não é só a mídia direitista a acusar o PT, não. Chico Alencar fez a mesma acusação no seu facebook ontem. Uma vergonha para alguém que já teve uma história de honestidade.

    Leo

    Mas o PT já usou do mesmo artifício no passado, quando Temer era presidente da Câmara. Que mal há nessa manobra regimental, Carlos! Se a oposição é golpista, também o é o PT (nenhuma novidade nisso, não é!?)

lulipe

Incrível, e eu pensando que o presidente do PT iria confessar que realmente está tramando um acordo para livrar Dilma e Cunha…Esse mundo tá mesmo perdido!!!

    Julio Silveira

    Mas que coisa feia Lulipe, vai largar a criança na lixeira? mas não vai adiantar, ele é a sua cara. Se lembra? vocês são todos a mesma família, são todos Cunha.

lulipe

Fernandinho beira-mar negou ser traficante ao ser preso, lula disse que não sabia do mensalão, Ronaldo afirmou que nunca saiu com travesti, Maluf sempre disse que não tem conta no exterior, e aí???

    Wladimir

    Voltou do esgoto, mau caráter?!? Memória seletiva de supostos mal feitos de alguns, esquecendo-se dos seus ídolos?!?

Julio Silveira

Mas que demoraram a chutar o coiso, demoraram. Inclusive a assinarem a petição para defenestra-lo. Esse tipo de coisa é que não entendo.

Deixe seu comentário

Leia também