Blogueiros sujos: Debates polêmicos no segundo encontro nacional

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Foi num clima de intensa cordialidade que, de forma acalorada, concordamos em discordar sobre absolutamente tudo. A única unanimidade foi na tarefa de organizar o Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Sujos, que o Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé promoverá em Brasília nos próximos dias 17, 18 e 19.

Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, ficou encarregado de fazer o relato oficial, nas próximas horas.

Porém, como repórter diante da notícia,  não poderia deixar de adiantar algumas informações.

O balanço dos encontros regionais foi extremamente positivo, com mais de 1.400 blogueiros/internautas reunidos em 11 estados (antes dos encontros da Bahia e de Minas Gerais).

Para o encontro nacional de Brasília, já confirmamos que as mesas de abertura ficarão por conta do ministro Paulo Bernardo, seguido por um debate entre a deputada Luiza Erundina e os professores Fábio Konder Comparato e Venício Lima. Isso na sexta-feira, 17, a partir das 19 horas.

No dia seguinte, a partir das 9 da manhã, uma série de mesas paralelas resultarão de um esforço autogestionado.

Na oficina de Partidos e Blogosfera, por exemplo, debaterão José Dirceu, Renato Rabelo, Brizola Neto, Jean Wyllys e João Arruda (PMDB-PR).

Para o debate sobre Política na internet e neutralidade na rede, estão confirmadas as presenças de Marcelo Branco, Sergio Amadeu e Ricardo Poppi.

No debate sobre Judicialização da Censura, as presenças do Falha de S. Paulo, Esmael e Paulo Henrique Amorim.

Deverei organizar uma das mesas: Como enfrentar o Facebook?

Se tudo der certo, o professor Hariovaldo deverá abrilhantar um debate sobre o Humor na Rede, com presenças do Porra, Serra! e do Cloaca.

A lista de atividades é enorme e será em breve divulgada detalhadamente.

A confirmar, ainda, um debate sobre o Cinema Nacional entre o Cloaca e o Ali Kamel; outro, sobre Financiamento de Campanha, entre Paulo Henrique Amorim e o ministro Antonio Palocci; e um terceiro, sobre Cultura & Civilização, reunindo Renato Rovai e a ministra Ana de Hollanda. Estamos em dúvida sobre quem convidar para o debate “Teoria da Dependência Revisitada: Adorno e a Larica”; sugestões?

O Rodrigo Vianna cuidará de elaborar a minuta de um projeto para criar uma cooperativa para financiar e organizar a defesa de blogueiros que sofrem ações na Justiça.

E o Diego Casaes criará, no estilo do Otoridades e do Threatened Voices, o mapa dos Blogueiros Perseguidos, sob ameaça física ou jurídica, em todo o Brasil.

Nosso objetivo é financiar a hospedagem e a alimentação dos primeiros 400 inscritos que pagarem a taxa. Em breve, o Eduardo Guimarães divulgará detalhes não só da programação, como do tremendo esforço para cobrir os custos do evento. Da parte do Viomundo, assumimos o compromisso de repetir a dose de 2010, com a compra de uma das cotas dos Amigos da Blogosfera. Agradecemos antecipadamente ao Ricardo Negrão, da Rede Brasil Atual, e à Rosane Bertotti, da CUT, pela ajuda neste esforço. E à Força Sindical, a primeira a comprar uma das cotas.

Os sindicatos dos Bancários e dos Metalúrgicos bancarão a transmissão ao vivo, pela TVT.

O que mais nos anima, de qualquer forma, é a possibilidade de repetir, de forma ampliada, os contatos pessoais que tanto enriqueceram nosso primeiro encontro.

Contamos, como sempre, com a razão de ser da blogosfera, que são todos os nossos 14 leitores, para as tarefas de divulgação no twitter, no facebook e em outros espaços.

PS do Viomundo: Ah, sim, já temos 211 inscritos.

PS2: Revelado no encontro que, em Washington, um repórter perguntou ao ministro Patriota, especulando sobre uma possível visita de Dilma Rousseff aos Estados Unidos, algo assim: “A saúde dela vai permitir a viagem?”. É o assim-chamado PIG internacional em ação. Leia, aqui e aqui, relatos sobre essa tendência homicida.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Encontro dos Blogueiros Progressistas da Bahia: Inscrições abertas | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Para saber mais sobre o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que acontecerá em Brasíl… […]

Ronaldo

É muito importante prestigiar o Hibernardo, do PT, Partido das Telefônicas.

Como o Hariovaldo, ele acha que pobre é vermelho e não tem que ficar acessando internet e lendo blog sujo.

Com essa eu cansei . . .

SILOÉ -RJ

E o quê que o Ali vai fazer aí???
Não tinha ninguém melhor não???
Vocês que crticaram tanto a Dilma por ir aos PIGs!!! Agora convidam o Ali Kamel pra fala de cinema!!!
A trôco de quê!!!!
Não entendi nada… Mas pelo Amor de Deus!!! Não deixem ele nem chegar perto do LULA
Vai que ele arme outro "bolinhagate"!!!
Como é que a gente fica???

ZePovinho

A gente bem que podia aproveitar essa deixa do Serra,que nos chamou de "sujos",e ganhar patrocínio para o encontro.Será que alguma empresa de limpeza ou fabricante de produtos de limpeza topa entrar na gozação??O que vocês acham??

@NilvaSader

´Nos encontraremos lá.

Leonardo Vasconcelos

Azenha, se o Prof. Hariovaldo puder participar juntamente com o Bemvindo Sequeira e o Cloaca, seria sensacional essa mesa… Abs

Marcio

E quem é Ênio? O amigo do Garibaldo? O Verri?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Café inesquecível com o Presidente do Povo Lula !!!

    Data da Viagem Terça-feira, Maio 10, 2011 35 Passageiros Comentaram

    Esta é a postagem mais importante deste meu pequeno blog desde que partiu sua primeira viagem há pouco mais de dois anos. O mesmo tempo desde que fiquei cadeirante por determinação da minha amiga e mentora Distrofia Muscular Progressiva, amiga esta que me tirou a possibilidade de atuar, militar e andar com as pernas na história politica do Brasil me colocando agora como maquinista deste "trem" de rodinhas, a minha mais recente e devotada atribuição. ( ou "tarefa" )

    Tá difícil escrever…não sou jornalista e tampouco escritor, sou apenas mais um cidadão brasileiro que prefere escrever somente com o coração. Para quem "nunca antes na história desse país" escreveu sequer um bilhete, de uns tempos pra cá digo que vou "pelejando" com o teclado e com as palavras através dos meus dedos doloridos e desse meu coração vermelho e torto para a esquerda que desde os 16 anos de idade escolheu o seu LADO na política, o lado da SOLIDARIEDADE entre as pessoas, o lado de quem luta junto dos mais fracos, o lado de quem defende ideais de justiça, o lado de quem busca por tornar reais as utopias e o lado de quem com alegria e sem medo de ser feliz, sonha com um país melhor que inclua TODOS , vontade coletiva que ainda falta muito por se REALIZAR de uma vez. É a VIDA em sua plenitude que segue…

    Nessa tarde pude estar com o cidadão mais importante da vida política no mundo deste início de século. O cidadão que "equilibrou" o planeta fazendo e exigindo com que todas as nações pudessem falar por igual entre si. Fui recebido pelo companheiro Lula !!! O para sempre nosso Presidente do Povo Lula !!!
    Falamos de um tudo…de Brasil, deAmérica do Sul, de África, de projetos futuros, do PT, das próximas eleições, do Instituto da Cidadania, do livro que o Lula disse que vai escrever mas que não vai escrever. Ele me disse que quem vai escrever esse livro sobre o seu legado político serão os brasileiros e as brasileiras que tiveram as suas vidas transformadas de forma tão radical durante os poucos e rápidos 8 anos de seus dois mandatos. Sim, foram rápidos se levados em conta a infinidade de resultados positivos e definitivos para esse novo Brasil porém desde o primeiro dia Lula já sabia direitinho tudo o que tinha que fazer…E FÊZ !!! Ninguém fêz tanto e mais pelo Brasil e pelo seu POVÃO quanto Lula e isto a História não negará !!!

    Assim como passou pela minha cabeça naqueles "curtos" momentos de papo os meus mais de trinta anos dedicados ao MEU partido, o Partido dos Trabalhadores que também ajudei a fundar . Só pedi para que não falássemos do Corinthians, mas não adiantou, não teve jeito, o "cara" falou !!! Palmeirense que sou e avêsso a "números" ( como por exemplo o cabalístico numero 6 ) e por também não ser eu economista preferi não esticar assunto !!! Ele falou que viu o jogo do Palmeiras contra o Coritiba e reparou que nos dois últimos gols, a defesa palmeirense recuou toda como que pedindo pra tomar, pra se lascar toda, um comportamento semelhante aos governos tucanos !!!

    Queridos passageiros…Eu pretendo escrever mais sobre esse dia tão memorável para mim, mas hoje quero resumir tudo o que senti pela forma como fui tratado e recebido me valendo das seguintes palavras:
    "Generosidade", "Afeto", "Carinho", "Gentileza", "Humildade", "Incentivo", "Força" e "Luz" !!!
    Quem tem a honra e a possibilidade de conversar hoje com o nosso Lula sai de lá com a certeza de que "O homem está iluminado", cheio de garra, de graça, de exemplos para compartilhar e de muita Luz !!!

    Além de confirmar presença no próximo 2° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas a se realizar em Brasilia nos dias 17, 18 e 19 de Junho , que o meu "parente" Sr. Cloaca" do Blog Cloaca News quis ter o prazer de dar o "furo", o Presidente do Povo Lula me contou que a sua próxima "viagem" será para o Planetário do Parque do Ibirapuera. Perguntei a ele por que quer ir lá e ele disse:
    – "Enio…Eu quero olhar para aquele mapa do céu e escolher desde já o meu lugarzinho porque eu tenho a impressão de que vou para o Céu !!!"

    E EU, PRESIDENTE LULA…HOJE A TARDE ME SENTI LÁ COM O SENHOR…NO CÉU !!!
    Foi um dos momentos mais felizes, ternos, bonitos, densos, singelos e gratificantes de toda a minha existência !!!

    OBRIGADO POR TUDO !!!

    MAS OBRIGADO MUITO ESPECIALMENTE AO MEU QUERIDO AMIGO RICARDO KOTSCHO QUE FOI O RESPONSÁVEL POR EU TER PODIDO VIVER ESSE DIA !!!

    E OBRIGADO ainda ao meu querido amigo Renato Rovai que me comoveu ao escrever esse lindo post no seu Blog do Rovai…

    http://optremdastreze.blogspot.com/

Nonato Amorim

Azenha, o Nassif não vai participar? Abs.
PS: uma boa resposta a esse ministro seria…"vai, estamos trazendo uma ambulância uti e um jato ídem".

    Luiz Carlos Azenha

    Esperamos que sim. Se depender de nós, será o destaque da festa. abs

Jocélio Lima

Tem previsão para um evento parecido na Terra do Acarajé (Bahia) ?

    Gerson Carneiro

    Acontecerá assim que Jacques Wagner atender as reinvindicações dos professores. rsrsrs..

    Brincadeira.

    Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Fiesta, em Salvador.

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do blogprogbahia.wordpress.com

Luc

Vai ser a hora de por na parede o Paulo Henrique Amorim com seu apoio irrestrito ao Aldo Rebelo!

Moçada, não vão esquecer disso!!!!!!!!!!

Novo Código Florestal!!!!!!!!!!

Abração

    Leider_Lincoln

    Ah, mas em compensação ele tem atacado o Budalloci sem piedade. Cadê a liberdade de expressão? Ele não é um mal caráter. Podemos é tentar entendê-lo, acho que seria mais democrático do que obrigá-lo a pensar como a maioria…

Rogério Leonardo

Fala Azenha,

Não tem nenhuma previsão para um evento parecido em Belo Horizonte?

    Luiz Carlos Azenha

    Rogério, teremos um encontro em Minas nos próximos dias. Pelo menos estava previsto. Vou me informar e te informo melhor. abs

    Eduardo Guimarães

    Rogério e Azenha, o encontro de Minas será nos dias 11, 12 e 13 próximos

    dukrai

    a gente tamos dentro

Marcia Costa

Oi, Azenha! Eu tô aqui em Brasília. Como posso me inscrever?

Zilda

Para o tema A Teoria da Dependência revisitada, sugiro Bresser Pereira.

    Nicolás

    Perfeito…assino embaixo!

    Leider_Lincoln

    Mas tem o lance da larica, se esqueceu? Quem tá numa fome danada de holofote é o Príncipe…

Eduardo Cruz

A Folha comeu e todo mundo viu…

Zé Fake

A confirmar, ainda, um debate sobre o Cinema Nacional entre o Cloaca e o Ali Kamel; outro, sobre Financiamento de Campanha, entre Paulo Henrique Amorim e o ministro Antonio Palocci; e um terceiro, sobre Cultura & Civilização, reunindo Renato Rovai e a ministra Ana de Hollanda. Estamos em dúvida sobre quem convidar para o debate “Teoria da Dependência Revisitada: Adorno e a Larica”; sugestões?

Fala sério Azenha…

    Luiz Carlos Azenha

    Que bom que vc entendeu…

    Duzao

    “Teoria da Dependência Revisitada: Adorno e a Larica”;
    Azenha, não seria "Houxley e a Larica"? rss

    SILOÉ -RJ

    Pô Azenha , sacanagem: cai que nem patinho!!!!

ZePovinho

Certa vez(recentemente),o Edu Guimarães relatou que um conhecido dele ouviu da boca da Claudia Chagas(que assumiu o lugar de Franklin Martins) que "blog era coisa para adolescentes".Curiosamente,foi a mesma coisa que o banqueiro Horácio Cortez(na novela das oito na Globo) disse ao jornalista que ele mandou demitir do jornal onde trabalhava,depois que o jornalista disse(durante uma entrevista com o banqueiro) que estava com um blog.
Pode ser coincidência,mas também pode ser um sintoma grave de domínio de latifúndios dentro do governo pela Globo.Lembremos,também,que o Palocci(que salvou a globo da falência,segundo a pŕopria Dilma) pediu ajuda dos filhos de Roberto Marinho para escrever a Carta ao Povo Brasileiro em junho de 2002,quando Lula assumiu que o PT faria um governo sem culhões.
Eu não acredito mais que o governo fará a Lei de Medios ou ampliará a banda larga.Quem tem que pressionar esses deslumbrados que estão no governo somos nós e o encontro de blogueiros(por todo o Brasil) serve para mostrar que o governo depende mais de nós do que dependemos dele.

    Pall Kunkanen

    A globo está tanto dentro do governo Dilma, que tem até a ficha médica dela… não há necessidade de maiores explicações. Falta de culhão dá nisso, foram 8 anos de falta de comunicação, e, começaram mais 4 asnos com um bando de deslumbrados com porta de geladeira aberta.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ainda acredito na implantação do PNBL e em uma Ley de Medios,

    desde que, primeiro, se mande o Hibernardo para o lugar do "Inominável"

    e se traga o Franklin Martins para o Ministério das Comunicações.

    Se as "peças" continuarem no mesmo lugar, não sai nada mesmo.
    .
    .

Marcelo de Matos

"Foi num clima de intensa cordialidade que, de forma acalorada, concordamos em discordar sobre absolutamente tudo." Reunião de intelectual é assim mesmo. Intelectual não vive de consenso: gosta é de sentar o pau em tudo. Mas, dessa vez parece que o amigo estará presente. Isso já é um bom começo. Espero que a moçada volte eufórica e não macambúzia desse conclave.

Almerindo

Fora do assunto, gostaria de um comentário seu a respeito da "privatização" que a Dilma irá promover com os aeroportos, pois estou PASMADO com isso:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Ainda não acreditei…

    Klaus

    Por que as aspas?

ANTONIO ATEU

que tal chamar o rogerio santana pra o encontro

GOVERNO DILMA: O PALOCCI DAS TELEOPERADORAS
Enviado por ANTONIO ATEU, qua, 01/06/2011 – 08:18
Autor: André Barrocal
A meia vitória do ministro das Comunicações na troca na TelebrásPaulo Bernardo convence Dilma Rousseff a trocar o presidente da estatal, mas perde queda de braço para substituí-lo pelo número dois do ministério. Indicado para o cargo por acordo entre Lula e Dilma, o secretário-executivo Cezar Alvarez era o preferido de Bernardo para a dirigir a Telebrás, movimento que permitiria ao ministro ter vice de sua escolha.

reação do grupo de Alvarez, uso do nome de Lula e suspeita de favor às teles barraram os planos de Bernardo.
André Barrocal

BRASÍLIA – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, embarcou rumo ao Uruguai com a presidenta Dilma Rousseff, na última segunda-feira (30/05), disposto a degolar o presidente da Telebrás, Rogerio Santanna, e substituí-lo pelo secretário-executivo do ministério, Cezar Alvarez. http://www.advivo.com.br/blog/antonio-ateu/govern

Gerson Carneiro

O 2º BlogProBR será em Brasília, às 19h00. Podemos chamá-lo de "A Nova Voz do Brasil".

    Adilson

    Boooooa!!!

Panambi

Quanto ao Paulo Bernardo, de bom até agora só a Gleisi Hoffman….

Luiz (o outro)

14 leitores? Tá quase alcançando os famosos 17 leitores do Luís Fernando Veríssimo… e já deu pra encher uma Kombi… brincadeiras à parte, desejo que seja um evento de muito sucesso!!!

Antônio de Sampaio

Tem uma senadora aí do PT, que aliás é esposa de ministro que está pedindo a cabeça de Palocci, o que parece louvável, tem na verdade um ar ético e moral hediondo… olha a ética da senadora petista em seu argumento:

""A senadora chegou a comparar o momento atual ao escândalo do mensalão. Gleisi, segundo participantes, disse que os mensaleiros cometeram erros graves em nome de um projeto coletivo. E que esse não era o caso de Palocci."""..

Ou seja, pela lógica da senadora, se a roubalheira fosse ""pela causa""" aí pode???

Moral torta desse partido corrupto e completamente sem ética.

Está mesmo é tudo podre.

Tião Medonho

debates polemicos né?? tipo o biquinho que faz a apresentadora do Jornal Nacional quando fala mal do governo??? o mau gosto da capa da Veja que mostra a presidente com muito cabelo branco????
se o governo deve ou nao defender o Palocci?????
Todos, direita e esquerda, "blogs progressistas" e PIG, fazemos parte de um mesmo caldo de cultura de fofocas, futilidades, superficialidades, tolices e bobagens sem qualquer foco ou objetividade…
Não é possivel pensar em nada mais vazio e tosco que o "debate politico" em nosso triste país…

    Gerson Carneiro

    Carmen Leporace?

Carlos

Reitero o pedido já feito pelo Vinicius: Será que não haveria possibilidade de transmissão ao vivo pela internet? Isso é relativamente simples. Aqui pelo viomundo não seria possível?

    Luiz Carlos Azenha

    Vai ser transmitido. Vamos tentar aqui mesmo, no Viomundo.

    Gerson Carneiro

    Qualquer dificuldade chama o Smurf Ogênio.

    vinicius

    Muito simples, hoje com os smatsphones, iphones, ipads podemos transmitir imagens ao vivo via qik, com uma otima qualidade, bastando para iso uma conexã wifi, pelo livestream ou twiticam, cameras minidv ou mesmo webcams. sugiro que alem da transmisão seja tambem disponibilizado os videos separados por topicos ou palestrantes para uma consulta posterior. a operacionalização disso é facil, principalmente entre nós blgueiros sujos e maltrapilhos

trombeta

Vou acompanhar o encontro pela internet, certamente, terá ótimos debates.

Douglas O. Tôrres

Farei o possivel para estar in loco,caso não,verei pela internet.Mas o Azenha,como co participantes da blogosfera,acredito que muitos de nós leitores,gostaríamos de ajudar.Fica a sugetão de abrirem uma conta bancária aberta a receber contribuições,e quem quiser contribui com o que puder,bem antes do evento.Já é uma ajuda,antes o que facilitaria mais a realização.Fica a dica.

    Conceição Oliveira

    Douglas, por isso não, segue a conta do Centro de Estudos de Mídia Independente Barão de Itararé, Banco do Brasil, Agência 4300-1, Conta 50.141-7 Se quiser contribuir o faça, e envie o comprovante de depósito para o mail: [email protected] dizendo que é caixinha pra ajudar no 2º blogprog, agradecemos :)

vinicius

Será que não dá para transmitir os debates ao vivo pelo livestream, twitican ou pelo qik, os blogueiros sujos e maltrapilhos agradeceriam

Gerson Carneiro

"Em Brasília: 19h00 horas".

É uma pena que perderei a abertura em função do horário em que porei meus pés na Terra Santa.
Portanto não verei minha ídala Luiza Erundina mas chegarei a tempo da festança, eu acho.

"Um debate sobre o Cinema Nacional entre o Cloaca e o Ali Kamel".
Será a reedição de "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

"Estamos em dúvida sobre quem convidar para o debate “Adorno e a Larica”; sugestões?"

Sim. O atual guru da Direita. O Tetraidrocanabinol, THC. Ops! quer dizer: FHC.
Farei um esforço para conseguir uma tanga de crochê para presenteá-lo.

[youtube 7zDa_Mu27xw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=7zDa_Mu27xw&feature=related youtube]

Deixe seu comentário

Leia também