Beto Richa barra outra pesquisa eleitoral

Tempo de leitura: 2 min

“Tapetão”

Beto Richa agora barra também a pesquisa do Datafolha

Somente nesta semana, duas pesquisas foram impugnadas pela coligação de apoio a Beto Richa para o governo do Estado: a Vox Populi e a Datafolha

22/09/10 às 22:29

do Bem Paraná

A disputa pelo governo do Paraná alcançou os tribunais. Diferente dos anos anteriores em que as disputas eram por direito de resposta em programas eleitorais gratuitos, este ano as ações são para impugnar as pesquisas eleitorais. Somente nesta semana, duas pesquisas foram impugnadas pela Coligação Novo Paraná, de apoio a Beto Richa (PSDB) para o governo do Estado: a Vox Populi e a Datafolha. As impugnações foram solicitadas com base no argumento de que as pesquisas não detalhavam os eleitores que seriam ouvidos, desde grau de instrução e faixa etária até nível econômico.

A concessão de liminar para suspender a Vox Populi foi dada na segunda-feira. Ontem foi a vez de concessão de liminar para que a pesquisa Datafolha não fosse divulgada. A liminar foi dada pelo juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Nicolau Konkel Junior, no final da tarde de ontem. A mesma pesquisa Datafolha também foi questionada por Robinson de Paula, candidato subjúdice do PRTB. A Datafolha foi encomendada pela Televisão Bandeirantes e pelo Internet Group e seria realizada entre os dias 18 e 21, com abrangência estadual.

O primeiro de impugnação de pesquisa deu entrada no TRE na semana passada, quando foi deferida a impugnação da pesquisa Ibope para o Oeste do Paraná porque não continha os nomes de todos os deputados estaduais e federais registrados no TRE. Esta semana, o Ibope foi parcialmente liberado no julgamento do mérito podendo ser divulgado para os cargos de presidente, governador e senador. No caso das pesquisas Datafolha e Vox Populi, ainda não foi discutido o mérito (quando as partes são chamadas para análise aprofundada do pedido de liminar).

Ainda ontem, de Paula entrou contra a divulgação do Ibope questionando a lisura da pesquisa – que teria sido tendenciosa ao formular a pergunta ao eleitor: “Se a eleição para governador do Paraná tiver um segundo turno, em quem o senhor votaria se tivesse que escolher entre Beto Richa/ Osmar Dias/ Nenhum/ Branco/ Nulo/ Não sabe/ Não respondeu”. O candidato pedia o reconhecimento da ilegalidade da pesquisa, sob pena de multa em casos de descumprimento. A pesquisa foi encomendada pela RPCTV e seria feita entre os dias 20 e 23 de setembro. Ainda ontem, o advogado de de Paula, Jorge Abrão Faiad Neto, protocolou uma desistência da impugnação que foi acatada pelo juiz auxiliar Luciano Carrasco. Entrevistado pelo Jornal do Estado, Faiad Neto argumentou que entrou com a petição errada e que hoje protocolará outro pedido de impugnação contra o Ibope.

Desde a primeira semana de setembro, as pesquisas de opinião demonstram um crescimento da candidatura de Osmar Dias na preferência do eleitorado, o que poderia ser um dos motivadores do ajuizamento de ações de impugnação. “Se ele (Beto Richa) persistir nessa postura, não teremos mais pequisa nenhuma até as eleições, mas em compensação já sabemos quem vai ganhar”, apostou Ênio Verri, presidente estadual do PT.  “As pesquisas são instrumento do processo eleitoral que respeitamos. A iniciativa de impugnação não tem espírito democrático”, comentou Osmar Dias.

O último Datafolha divulgado na semana passada ouviu 1.246 pessoas entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 21.776/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30.034/2010. (LP)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Wilton Silva Longo

O que é isso TRE, barrando pesquisas só porque Osmar Diass cresceu e deixou Beto Richa para trás? Beto Richa é do mesmo time do Jaime Lerner que foi bom governador da capital, abandonou o resto do Paraná. Quando Requião assumiu o governo as estradas estavam intransitáveis de tanto buraco, lembram-se? Osmar é homem honesto, entende de agricultura que é o que alavanca o país, será um grande governador.

visitante

osmar so tem a ganhar com essa idiotise do beto em nao deixar as pesquisas de opiniao publica ser divulgada mas do resultado da eleiçao voce beto nao podera esconder so lamentar e se candidatar algo relacionado a covas

Elton

Beto Richa é da mesma "linhagem" de políticos que comanda Curitiba e boa parte do PAraná há quase 20 anos. Foi mais um prefeito que deu prioridade absoluta a obras viárias, para o automóvel e negligenciou o transporte coletivo, justamente por onde Curitiba tornou-se famosa no país, mas cujo modelo está pra lá de saturado, pois foi desenvolvido quando a cidade tinha 600 mil habitantes e a área metropolitana era insignificante. Hoje só Curitiba já tem quas 2 milhões de pessoas e os municípios do entorno somam mais quase outro milhão de habitantes, alías profundamente dependentes da capital.

Josnei

Requião não foi esta maravilha para educação que ele diz ter sido,Professores PSS nunca ganharam tão mal.

    Vilma Nadal

    Concordo com voçê Josnei,sou professora pss e estou há vários anos sem um reajuste sálarial,e temos um sindicato que é ligado ao PT, que não faz nada para não contrariar o partido, que apoia o governo atual.

Janes Rodriguez

Beto Richa consegue o que quer desse TRE do paraná. Ninguém espera nada desse tribunal, quando isso implica em contrariar os interesses econômicos que dominam Curitiba há cinquenta anos.

Gerson S.

Ontem fui no comício, estava empolgante. Quanto à inpugnação, é mais sobre uma velha briga entre o Requião e Tribunal de Justiça. E hoje qualquer ação que contrarie o Requião ou sua coligação será prontamente atendida. E o Requião é candidato ao Senado juntamente com a Gleisi Hoffman. Esta dupla ganha fácil com a chapa que foi formada aqui no Paraná. Dilma – Osmar Dias(PDT) ( com apoio do irmão Álvaro Dias ( PSDB ), que dá o troco da traição que o Serra aprontou em relação ao vice da chapa tucana ) – Requião (PMDB) – Gleisi ( PT ) esta eleição está no papo para a coligação PMDB / PT / PDT . Sem chance para o Beto Richa.

Marat

Eu já ia quase me esquecendo que o PSDB é o modelo democrático do PIG…

    Nimrod Goldman

    Nao que eu tivesse mesmo intençao de votar no Bebeto Racha, mas após essa atitude de moleque impugnando as pesquisas de dois institutos conceituados, babau, voto no Osmar, que exceptuando-se o vício da manguaça, é muito mais capaz que o Bebeto Racha. Vamos dar uma liçao nesse play boy metido a mandao.Falei.

anderson

deixem o pesoal do osmar acharem que passaram na frente . afinal essas pesquisas com certeza foram manipuladadas . mas a vitoria sera do beto ou o parana sofrera mais 4 anos anos. pessoas do PDT estao querendo enrolar os celebros de todos . ja o lula manda e desmanda em quem quer no brasil ja para fora nen liberta o corinthians tem . o brasil tem que acordar .

    Elton

    O Paraná "sofrer" mais 4 anos??? Este Paraná do qual você fala deve situar-se em outro planeta amigo……

professor do Paraná

Beto perdeu a linha… foi o pior prefeito de Curitiba nos últimos tempos, disse em entrevista que não precisa da política para viver, já que dona Fernanda (herdeira do finado Bamerindus) sustenta a casa, é Engenheiro, mas nunca assinou uma RT, obriga os funcionários da PMC a fazer campanha para ele, e para completar é playboy da pior qualidade, que corre de Porsche e joga tênis no Graciosa, fora "piá de prédio", nós professores estaduais não te queremos no governo !!! é melhor vc perder a eleição, nós os "laranjas" não vamos te deixar governar !!!

Sônia

Duro votar num burguês do Batel, (talvez coleguinha de primário do candidato do psdb) o vice de OSMAR Dias – e calafrios ao lembrar do Árvaro, estafeta do Serra.

Requião, Senador – praticamente eleito.

Cecilia

Foi-se o tempo em que Curitiba poderia servir de "modelo" para alguma coisa, em que, curitibana que sou tinha orgulho de minha cidade e da forma como era administrada. O período Jaime Lerner e Rafael Greca foi histórico e não pode ser esquecido, como exemplo de capacidade e visão administrativa, independentemente de partidos políticos. Infelizmente, após esta fase, os que vieram depois estacionaram no tempo. Beto Richa foi o pior prefeito que Curitiba teve nos últimos 40 anos, foi eleito pela elite, que não quer "aceitar" isto, que ainda acha a cidade "uma maravilha". Esperamos que o povo paranaense acorde e perceba o atraso que será Richa no governo do Estado. Tenho que admitir, porém, que Lerner foi grande prefeito, mas péssimo governador. Estou com Dilma, Osmar, Gleisi ( espero muito dela! ) e Requião.

    Artur

    Cecília. A cidade modelo foi criada somente pelo marketing. Lerner fez o que fora o transporte coletivo (que jé está um lixo) ? E ele só conseguiu fazer isso porque os prefeitos anteriores lhe deram condições – grandes avenidas que cortam a cidade sem interrupção, tanto que no Rio de Janeiro ele foi um fracasso. Eu também acreditava nele, tanto que votei no chefe da máfia. Hoje ele só presta assessoria, como fez em Brasília, com o Cássio como secretário do Arruda e sem licitação. A tramóia paranaense sendo exportada.
    Quanto ao Grecca eu concordo. Ele se preocupou com o mais importante ao criar os Faróis do Saber, pois naquela época as crianças pobres poderiam ter livros para consultas e a Internet só iniciava. Isso sem contar com o MÃE CURITIBANA que o Beto e o Ducci querem roubar.
    O resto que o arquiteto corrupto fez são cópias que existem mundo afora – Jardim Botânico, Rua 24 horas, etc. É só você pesquisar.

jeronice marques

Beto Richa é um safado mentiroso se lel foi eleito para governar 4 anos pq já saiu agora ,lembro-me que prometeu ficar os 4 anos ,fala das grandes obras que fez ,onde estão ?

    Elton

    São as vias asfaltadas e com canteiros centrais floridos, que facilitam o acesso de carro aos shopping centers da cidade. Como sempre digo, são governantes das elites, para as elites.

eroni spinato

O Paraná vai dar o troco aos tucanos, depois São Paulo, e por fim Minas. Tres coelhos numa só cajadada.

pereira

Os meus dedos já estão esperando a urna, e lá eu vou digitar 13, Dilma para presidenta.

André LB

Pergunto aos paranaenses: o PRTB, partido do glorioso e incansável Levy Fidélix, trata-se aí de uma legenda de aluguel, um tiro de apoio do PSDB?

    Artur

    Pelo nível do candidato a governador você já tem a resposta. O Beto é famoso em comprar apoio de partidos nanicos, tanto que até o seu fiel seguidor, Fabio Camargo, o denunciou e depois se calou. Talvez porque ganhou os alvarás para suas casas noturnas. Conheço um secretário que não tem estudo e está lá por causa do PP. Ele mesmo me falou isso.
    Portanto, o Beto tem o rabo preso.

Artur

Muito obrigado Azenha por dar a nós paranaenses a chance de comentar.
Aqui no Paraná eles só publicam coisas boas dos que gastam milhões em propagandas nas rádios, TVs e jornais. Os jornais dos bairros chegam a ser ridículos. É só confete no prefeito que deixou as ruas podres, os rios fédidos (não há
limpeza nenhuma há anos), as escolas municipais que enganam, os postos de saúde sem médicos ( 8horas de espera)
a as licitações fraudulentas. Mas isso é matéria paga que eles só vão apanhar na prefeitura.
Como dizia o meu falecido irmão: O papel aceita tudo.

    Elton

    Nós paranaenses temos de aplaudir o espaço concedido e lutar por mais, temos muito pouca voz no Brasil, vamos em frente, Paraná!!!

José Tadeu

Azenha;

Corre aqui no Paraná que o Beto Desespero mandou prender a mocinha do IBGE que estava fazendo a pesquisa para o censo.

Pasmem e o judiciário paranaense prontamente acatou.

É mole????

abraços

José Tadeu

Vergonha

É que a hipocrisia impera. Seu pai, que ele tanto clama, nem foi tão bom e honesto assim. É só procurar, na Intenet mesmo, os casos do escândalo dos dólares e do Banco del Paraná quando ele era governador. Mas o filho é um show. Dizem (pesquisa mencionada pelo blog do submisso Galindo – RPC/GLOBO) que as mulheres votam nele porque é bonito. Tal como fizeram com o Collor. O Beto é um seguidor de Jaime Lerner e Cássio Tanigushi. A quinta cidade mais rica do Brasil (é o que dizem as pesquisas – novamente elas) faz licitações dirigidas e viciadas para que fique tudo entre amigos. Transportes, coleta e compostagem do lixo, funerárias, etc. Eles ficam só com a nata do negócio, e por anos e anos…

    Elton

    PArabéns pelo comentário! Você com certeza conhece a mesma Curitiba onde nasci e me criei. Uma cidade que ainda vota no "bom mocismo" de candidatos das elites.

samuel melo

Em SP já era, os tucanos vão continuar com o governo!!!

MG e PR é que ainda dá!!! O 'pro' é depender de Hélio e Osmar pra barrar os tucanos!!! É Dose!!!

    Scan

    Samuel, temo que voce tenha razão, mas a diferença entre o retardado do Alckmim e a soma dos demais está caido…
    SE formos pra segundo turno, é outra eleição. Desta vez com Lula e Dilma acampados por aqui…
    []'s

Vergonha

É que a hipocrisia impera. Seu pai, que ele tanto clama, nem foi tão bom e honesto assim. É só procurar, na Intenet mesmo, os casos do escândalo dos dólares e do Banco del Paraná quando ele era governador. Mas o filho é um show. Dizem (pesquisa mencionada pelo blog do submisso Galindo – RPC/GLOBO) que as mulheres votam nele porque é bonito. Tal como fizeram com o Collor. O Beto é um seguidor de Jaime Lerner e Cássio Tanigushi. A quinta cidade mais rica do Brasil (é o que dizem as pesquisas – novamente elas) faz licitações dirigidas e viciadas para que fique tudo entre amigos. Transportes, coleta e compostagem do lixo, funerárias, etc. Eles ficam só com a nata do negócio, e por anos e anos…
O Cássio é tão expert no negócio que chegou a ser secretário do Arruda em Brasília. E seus tentáculos já começam a aparecer (ver Carta Capital).
Quanto aos postos de saúde sem médicos, os buracos nas ruas e as escolas municipais que fingem que ensinam, não vale a pena comentar. Estou falando porque sinto na pele o descaso e a enganação. Já na televisão, e em horário nobre, a cidade é uma maravinha.
Me engana que eu gosto…

Eduardo

O Beto Richa pode até barrar pesquisas. Mas o resultado das urnas, coitado, esse ele não barra de jeito nenhum…

Na sexta-feira, o boato era de que, em uma pesquisa interna da coligação do Osmar Dias, o candidato apoiado pela Dilma já estaria um ponto percentual na frente. Agora então…

putscarai

Que os céus nos livrem desse "garoto enxaqueca" , "piá de prédio" no governo do Paraná.
Ficou quase 8 anos na prefeitura de Curitiba e não fez nada que prestou, o transporte coletivo que era "modelo" não passa de uma sombra do que era, sem contar as outras maracutais e promessas vazias dessa figurinha que só almeja o poder pelo poder!

Rosomaria

Beto Richa, se tornou mais tucano, ele como FH_Saliére, Serra, Jeressati, não sabem perder. A
eleição vai para o segundo turno do Paraná, ai é que vai se acorvadar diante da ONDA VERMELHA. Esse é outro
que só gosta de liberdade de imprensa quando está bem nas pesquisas.

Janes Rodriguez

O que assusta é saber que a justiça do Paraná vai conceder qualquer coisa que o Berto Richa solicitar. A mesma justiça já arquivou dois processos de caixa dois da sua coligação em campanhas passadas. Nem com o livro caixa e toda a comprovação da fraude o TRE acolheu a denúncia. Agora sofre outro processo cujo julgamento está pendurado. Mas com certeza ele vai conseguir o que quiser. Se a disputa for no tapetão da "justiça" paranaense, Beto Richa leva. Ele representa grandes interesses imobiliários, do transporte coletivo (por isso fala tato em "transporte escolar"-que é uma máfia…) etc, etc. Sem contar grileiros, trabalho escravo, repressão ao MST e aos movimentos sociais, etc. Esse vídeo infecto que o PSDB está circulando na internet, é a síntese da fala de encerramento da campanha de Beto Richa contra Angelo Vanhoni do PT, em 2004. Esse discurso é o discurso corrente do PSDB do Paraná contra o PT. E Beto é a mais perfeita representação dessa oligarquia banqueira que odeia povo e quer acabar com o voto obrigatório…

Urbano

Puxa! Na hora que sou mais coerente e sincero… Rsrsrsrsr… Deixem pra lá.

ruypenalva

O discurso de Dilma [youtube Ev_pj0YfYgs&feature=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=Ev_pj0YfYgs&feature=player_embedded#! youtube]

@PavanHomero

O Datafolha cometeu alguma irregularidade que justificasse a impugnação? E se cometeu, essa irregularidade teria sido proposital?

    Leônidas

    O DataFolha já é a própria irregularidade…

Adão Reinaldo

Sou professor estadual, esse B…. Richa, envergonha o sobrenome que carrega, seu pai esta revirando no túmulo.

    jana

    você é professor estadual deveria se envergonhar do governo requiao o beto pelo menos tem a melhor educação municipal em sua administração …

    Giovanni

    O Governo Requião foi o melhor para educação desde que a educação foi instituida no Paraná, porcure ler um pouco mais para não falar bobagem, ainda mais em publico. Plano de carreira, capacitação, concursos públicos (professores e funcionários), valorização dos profissionais da educação como educadores.
    Ora colega Jana, está mostrando uma certa dose de ignorância, quanto a Curitiba não sei pois deve ter 1/10 dos profissionais e alunos que temos no resto do estado, então compare e verá a realidade de um besteira dita sem pensar.

    OSMAR – 12

    Josnei

    Voçê meu caro colega não deve estar bem informado sobre o sálario dos professores PSS, que nunca ganharam tão mal,não sou nenhum fã do Lerner, mas o governo Requião foi a pior desgraça para os professores pss no paraná, falo disso porque sou professor.

    Elton

    Fala sério!!! Mais uma eleitora cooptada pelo "patrão" Beto Richa…

Urbano

E a justiça decentemente fazendo o seu trabalho, sempre o bem sem olhar a quem, e isso nos orgulha bastante, possuirmos uma justiça de magno caráter como essa… Desculpem, não dá para continuar, a emoção é muito forte. Com vossa licença…

Andre Diniz

Beto Richa vai impugnar o sotaque paranaense, e barrar palavras que terminem com E. LeitE, quentE, dentE.

O "piá de prédio" acha que o sotaque do Paraná não combina com a fala de Higienópolis.

    Elton

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk………………..boa, muito boa!!!!!

Julio Silveira

Essa é a liberdade de expressão caolha do PIG e seus miquinhos amestrados. Lema tucano " O que é bom agente mostra o que é rim agente esconde".

ruypenalva

Isso sim, que é barrar liberdade de expressão.

MArcelo

Osmar Virou… E o PSDB que ergue a bandeira de Democracia perdeu de vez a vergonha e se afunda no autoritarismo e na censura… Acorda PR!

    Carlos

    Engano meu ou Beto Richa tem estado ´mui nervioso´ no horário eleitoral?

    Flávia

    Marcelo não é bem assim. Infelizmente várias empresas como eu que trabalhamos com pesquisa está com vergonha da forma manipulada dos resultados. Em qualquer país sério a pesquisa é feita para auxiliar os candidatos e não a população. Nunca foi para isso. A maior preocupação é que tem muita coisa no nosso país que deveria ter princípios e valores mas as referencias não existem mais. Não é ilegal um presidente gastar o dinheiro do povo para viajar e fazer campanha para eleger a sua candidata mas é imoral. Acredito que essa palavra provavelmente ele não conhece.

Amaury Andrade

Quer dizer então que AS FAVAS A LIBERDADE DE IMPRENSA ? Fala sério né Azenha?
Esses caras são dimais.

Eliete

E a Folha não vai reclamar do "cerceamento à liberdade de expressão"?

    Gil Teixeira

    Essa é a pergunta que iria fazer.
    Será?

Jairo_Beraldo

Me digam. PORQUE o TRE/PR acatou este cerceamento ao direito/liberdade de expressão/informação/comunicação?

MUDA BRASIL!

    Elton

    Porque a elite política de nosso estado (representada pelo candidato do PSDB) tem o TRE "no bolso".

@velha_macaca

vergonha de ser paranaense…

    Jairo_Beraldo

    Por causa de um judiciario parcial? Que o Paraná tem com isso! Tenha vergonha da justiça brasileira, como eu tenho!

Nelson

Aliás, se barrou é porque virou. E deve ter sido fora da margem de erro.
Bye-bye Richa.

Nelson

Mas não é o PSDB que é o guardião da democracia ameaçada, da liberdade de expressão, etc, etc,…?
Esse Beto Richa é outro que tá descarregando o revólver no próprio pé.

Maquinho Santa Fé

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 10 dias para elegermos Dilma, a primeira Presidenta do Brasil. Mãos à obra!

Deixe seu comentário

Leia também