Cesare Battisti: “Me derrotar também é derrotar o Lula”

Tempo de leitura: 2 min

23 de Janeiro de 2011 – 10h00

Cesare Battisti:

Pela primeira vez após o então presidente Lula negar o pedido para extraditar o refugiado Cesare Battisti, o italiano falou à imprensa sobre como reagiu à decisão. Em entrevista ao Brasil de Fato, que será publicada na quinta (27), Battisti disse que Lula foi “corajoso”, mas que agora seu caso fugiu da esfera jurídica e é usado como moeda de troca da política internacional e munição para atacar o governo federal, a ponto de colocar em xeque a soberania nacional e as competências da Presidência.

“Se o Lula desse essa decisão antes, iam em cima dele, porque me derrotar também é derrotar o Lula. Agora, o objetivo principal da direita brasileira, nesse caso, é afetar o governo Dilma”, afirmou.

Battisti, que está preso no Brasil desde março de 2007, foi julgado em 2009 pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao presidente. Desse modo, no último dia de seu mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o italiano no Brasil, acatando um parecer da AGU (Advocacia-Geral da União).

A Itália, no entanto, não desistiu de conseguir a extradição de Battisti. Na quinta-feira (20), os representantes italianos no Parlamento Europeu apresentaram uma resolução que pede para o governo brasileiro rever sua decisão, apesar de o ato ter validade somente se enderaçado à uma nação-membro.

O texto foi aprovado por 86 votos a favor, um contra e duas abstenções. Do total de votos favoráveis, 77 era de italianos. Na prática, a recomendação foi aprovada por somente 11% dos membros do Parlamento, formado por 736 deputados.

Antecipando a publicação, a Agência Brasil de Fato apresenta parte da entrevista com Battisti. Confira abaixo.

Brasil de Fato: Como o senhor tem visto a repercussão do seu caso na Itália e no Brasil?
Cesare Battisti: É difícil falar disso, essa é a razão pela qual fiquei traumatizado e precisei de um psiquiatra. Só de ver alguma coisa, que não tem muito diretamente a ver comigo, eu já fico… meu coração dispara, já não me controlo, fico em um estado semi-consciente. Ontem, por exemplo, passou no SBT uma informação do Berlusconi com suas prostitutas. Só com o anúncio da notícia “Itália”, eu fiquei assim [trêmulo]. Fabricaram um monstro que não tem nada a ver comigo.

Brasil de Fato: Qual é o interesse nisso?

CB: Me perseguem porque sou escritor, tenho imagem pública. Se eu não fosse isso, seria mais um, como vários italianos que saíram do país pelo mesmo motivo. Sou perseguido pelo Estado italiano e pelo Judiciário brasileiro. Essa perseguição não é grátis. Não se desrespeitaria por nada uma decisão do presidente da República.

Não existe um país no mundo onde a extradição não é decidida pelo chefe do Executivo. Imagina se essa decisão tomada pelo Judiciário brasileiro acontecesse em outro país, como na França, por exemplo. Seria um absurdo, impensável. E quando eu virei um caso internacional, virei uma moeda de troca para muitas coisas. Se o Lula desse essa decisão antes, iam em cima dele, porque me derrotar também é derrotar o Lula. Agora, o objetivo principal da direita brasileira, nesse caso, é afetar o governo Dilma.

Brasil de Fato: Como o senhor recebeu a decisão do Lula?

CB: Foi um ato de coragem. Por ser um chefe de Estado do tamanho do Lula, com a responsabilidade que tem, envolvido na geopolítica. Claro que a escolha do momento não foi por acaso. O caso Battisti foi usado com outras razões políticas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carla

A petulancia dos brasileiros que babam dos lábios de alguns "intelectuais" franceses é irritante e ofensiva. Impressionante como, sem conhecer NADA da Itália, sobretudo da Itália dos anos setenta, chutam sentenças estarrecedoras. Ofendendo quem lutou para fazer da Itália um pais mais democrático, alguns deles mortos pelo Battisti e seus "companheiros". Parabéns, mesmo.

    Leo V

    Parece delírio seu Carla.

    Quem conhece os anos 70 na Itália sabe que professores universitários eram presos, grupos de extrema-direita fazeiam atentados de bandeira trocada, em cumplicidade com o Estado e a OTAN, entre muitas e muitas outras coisas.

    Vejamos bem a democracia dos perseguidores de Battisti: aqueles que hoje estão proibindo os livros de todos aqueles que apoiam a liberdade de Cesare Battisti das escola e bibliotecas públicas. Sim, os 'democratas' a que você se refere são esses, que em 2011 proscrevem livros. Não é ficção.

Leo V

Entrevista com Cesare Battisti
http://www.outroladodanoticia.com.br/inicial/6138

Leo V

Cantores portugueses juntam-se em defesa de activista italiano Cesare Battisti

Hoje Battisti, amanhã tu, é o nome da canção de José Mário Branco e Manuela de Freitas que junta Tim, Paulo de Carvalho, João Gil, Virgem Suta, Camané, Aldina Duarte e Amélia Muge, entre outros, em defesa do ex-activista de extrema-esquerda italiano Cesare Battisti, detido no Brasil e que arrisca ser extraditado para cumprir em Itália uma pena de prisão perpétua com privação de luz solar.

(o resto do artigo e o clip da música com os cantores em estúdio pode ser visto aqui: http://www.publico.pt/Mundo/cantores-portugueses-… )

rodrigo.aft

Azenha,

não sei quem sugeriu esta pauta pra vc, mas esta (do "brasil de fato") entrevista e aquela do Genro com os blogueiros foi um não assunto.

foi só jogação de arroz, coisa de quem não tem senso crítico para quem não tem senso crítico.
parece repercussão de fatos jornalisticamente inócuos e conteúdo dirigido, ou para fazer média com o tema da notícia(?), ou por ingenuidade.

muito mais útil um assunto sobre saúde q esses 2 artigos mencionados.
acho q o seu blog já "descolou" das seitas radicais, seja de direita ou de esquerda, e tem vida própria sem essas minorias barulhentas, mas quase sempre, desprovidas de razão.

vc perde muito mais "moral" com leitores de bom senso do q com meia dúzia de raivosos de plantão, seja de "direita" ou de "esquerda".

toda discussão que passa por filtros ideológicos radicais perde o foco de ser útil para a maioria das pessoas, ou não?

se vc quer ter um blog com matiz definida ou preferida, precisa deixar claro com todas as letras q o blog não é isento, e apóia certas idéias ou grupos. Isso não é feio, é honesto.

sou contra desconsiderar minorias, mas minorias são minorias, e democratica e respeitosamente, devem ser tratadas assim, como minorias.

    Leo V

    Dar voz a um perseguido político virou radicalismo?

    Procure na internet o que há escrito e difundido contra o Battisti e o que há da versão do Battisti publicado com sua versão daquilo que atinge diretamente sua própria vida?

    Querem silenciar mesmo Battisti. Quando publicam o que ele pensa sobre tudo isso, querem calá-lo, chamando de 'radicais' ou 'parciais' os que lhe dão voz.

    rodrigo.aft

    olá Leo V, td na Paz?

    já q vc gosta TANTO do battisti, estou tentado entender melhor essa questão.
    sendo assim, têm umas perguntinhas no final da minha argumentação q ficaram em aberto…. talvez seja uma boa hora pra vc respondê-las e dar mais conteúdo à discussão:

    Só para finalizar,
    1 – vc teria algum problema em declarar a q grupo pertence (o meu vc já sabe ao ler meu comentário)?
    2 – Vc teria links do trabalho com nossa população e quantas pessoas já foram ajudades pelo seu grupo?
    3 – Quais as outras causas de direitos humanos por vcs defendidas antes do battisti?
    4 – Vc trabalha na iniciativa privada ou tem emprego público? Sendo público é cargo de confiança?

    é isso, vlw!

gonçalves

vergonha geral do LULA ,da esquerda radical , deste blog do azenha ,entrevista totalmente parcial bem pior q a PIG perder o senso por motivos ideologicos criaram monstros como HITLER cuidado sr AZENHA fanatismo leva a desgraça total destroi sua credibilidade

    rodrigo.aft

    prezado gonçalves,

    permita-me um aparte… concordo com vc.
    Falando em radicalismos, quase conseguiram eleger o Çerra.
    Eu tento ser da esquerda lúcida, e além desses grupos radicais (que não se mostram claramente, tentando passar-se, genericamente, por esquerda), existe tbém essa pressão de silêncio do pt de "resultados" sobre o pt "ético", e a pressão dos companheiros q cometem desvios e não são expostos à opinião pública, coisa q direita também fazia (e faz ainda) magistralmente, vide Ricardo Sérgio e Paulo Preto. O governador-panetone caiu por ser ambicioso e descuidado; se fosse mais cuidadoso, ainda estaria comandando o esquema de Brasília e sendo elegiado pela Veja.

    Resumindo, concordo com vc: qdo as pessoas agem por paixão, ambição, inércia, medo, parcialidade, ameaças, ao invés dos conceitos éticos, morais, conscientes, perde-se todo arcabouço filosófico, político e ético e passa-se a agir como um vegetal ambulante, um zumbi lobotomizado e reprogramado, passando a reproduzir opiniões alheias, achando q está sendo um cidadão "atuante" e q um dia terá sua parte deste latifundio…. vã ilusão!

    "Existem mais coisas entre o céu e a terra do q supõe nossa vã filosofia".
    Então, MÃOS À OBRA!
    E VAMOS DESCOBRIR QUAIS SÃO ESSAS COISAS ABRINDO TODAS CAIXAS PRETAS QUE NOS SÃO IMPOSTAS, doa q quem doer.
    Só assim teremos uma sociedade mais justa para TODOS (não só a castas de direita ou de esquerda).

    gonçalves

    caro RODRIGO fui eleitor do LULA nas derrotas e nas vitorias , isso nao me fez perder o senso critico, coisa q parece acontecer com a maioria dos formadores de opiniao da esquerda , ficar defendendo esse italiano comc se fosse um heroi e uma vergonha um tiro no pé q vai custar caro no futuro. Quando os atletas cubanos pediram asilo essas vozes se calaram ninguem defendeu aqueles rapazes q so queriam tentar uma vida melhor não eram acusados de matar ninguem e mais uma vez por pura cegueira ideológica ,para nao magoar o companheiro FIDEL negaram o asilo. Acho q no caso do italiano a elite da esquerda se diz favoravel so porque a direita se diz contra, lamentavel a vala dessa politicalha ja esta lotada e a fila não para de crescer.

    rodrigo.aft

    olá novamente Gonçalves,

    se tiver um tempinho, e quiser opinar sobre uma discussão q travei aqui no Azenha, mais abaixo, e no blog do Nassif tbém, gostaria de saber o q achou, sem papas na língua… rsrs

    veja mais abaixo alguns comentários meus e depois o link para ir no blog do nassir e continua a discussão lá. Pode dar palpites do jeito q bem entender; gosto de feed-back de qquer tipo.
    gostaria de saber se usei se meus argumentos têm fundamento, se entendi o q a outra parte falou ou não e se a linguagem usada está clara.
    às vezes acho q não sei me comunicar…. rsrs…

Pitagoras

Que tremenda hipocrisia a Itália que ainda não deu jeito em sua Máfia, enraizada nos altos escalões do governo proto-fascista de berlusconi, o ínfimo, querer enfiar goela abaixo do brasil uma vendeta politicóide.
Que os italianos façam uma faxina de alto a baixo em seu país, deixem de exportar máfias, cosanostras, draghettas, tomem vergonha e botem na rua esse calígolazinho que envergonha a Itália e o mundo civilizado.

Luciana

Interessante esse texto (link abaixo), mostra uma Itália não tão evoluida como diz o Sr. Mino Carta, vale conferir.
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/20

    Leo V

    Sobre esse fato que a nossa grande mpidia esconde e que os "blogues progressistas" também parecem não se importar, excelente artigo de Carlos Lungarzo, "Democracia Analfabeta" http://cesarelivre.org/node/333

    Giorgio Agamben entre outras dezenas e dezenas de escritores tiveram seus livos proscritos em Veneza, numa política que os formuladores pretendem estender ao resto do país
    Proscritos por terem assinado uma carta de apoio à liberdade de Cesare Battisti.

David R. da Silva

Caso Battisti, já foi decidido pelo LULA. Ele tinha que decidir e decidiu. E ponto final. Que o PIG daqui e de Lá estão como vivandeiras, não resta dúvida. O famigerado STF, tem é que cumprir a Constituição e pronto. Ou o STF, agora é o Poder Executivo? E o furibundo César Peluso, responder por Crime de Responsabilidade e Abuso de Poder, o resto é resto. É muito papo furado! É muita politicagem de baixo nível do Peluso, isso é GOLPISMO! de Belo Horizonte.

Osmar

Retiro o que disse e peço desculpas a este blog do Azenha por ter reclamado que não foi divulgado o que escrevi. Não tive a paciência de esperar, fui injusto.

ruizaltino

Enquanto isto, na Itália fascista, o enredo de Saló 120 de Sodoma corre solto na pena do Berlusconi. Logo, logo vem o ciclo do sangue.

mucio

Battisti não passa de um assassino vulgar, e a meu ver deveria estar a muito tempo em uma prisão da Itália. Porém o que o STF e as elites econômicas brasileiras estão tentanto fazer não é justiça é desmoralizar o maior presidente que o Brasil já teve. O que Lula fez é prerogativa de presidente do Brasil, e como tal tem que VALER e pronto, não cabe voltar atrás. FIM.

    Ramalho

    Só discordo de que Battisti seja assassino. Houve vícios no processo que o invalidam. Um deles é o fato de Battisti não ter sido convenientemente defendido. Há outros. Portanto, não se pode afirmar que seja assassino. Se o for, também não é criminoso comum, e, sim, político. Quanto à prerrogativa do presidente conceder, ou não, soberanamente, a extradição, concordo totalmente com seus argumentos.

virgínia

Seja legal ou não a decisão soberana do ex-presidente, esta é uma questão que envolve valores éticos e morais, o cidadão é um assassino e defendê-lo é mostrar quem vocês realmente são. Em nome da política de um demagogo petista esquecem o valor à vida das pessoas que morreram pelas mãos de Battisti e concordam em deixá-lo livre em nosso país. E depois, indo contra essa posição, querem falar sobre os direitos humanos e as vítimas do regime militar. Se o ex-presidente tivesse alguma ética, já teria extraditado este assassino e teria tomado uma posição decente no caso da iraniana condenada. Mas como vocês não possuem um sentimento de ética e moralidade, peço-lhes que não tenham filhos para não passar seus valores à eles.

    Péricles Prado

    Sempre vai aparecer um filho de Deus pra arranjar uma desculpa para acobertar para os assassinos da ditadura norte americana que, se utilizando dos militares brasileiros como laranjas, no Brasil dizimou um montão de brasileiros à guisa de nos defender dos comunistas. Quer dizer então, dona Virgínia, que por o Lula ter negado a extradição do Battisti os assassinos da ditadura militar estão perdoados? Que tal dar um troféu pra eles? Troféu Cesare Battisti.

    Marcos

    De onde você tirou que o Batistti é um assassino?
    Você estava lá na hora em que o Batistti matou aquelas pessoas que o governo e a justiça italianos dizem que ele matou?
    Se você se aprofundar um pouco no caso Battisti, verá que não há qualquer prova de que Battisti assassinou aquelas pessoas, a não ser o testemunho de um companheiro dele que se beneficiou com o instituto da delação premiada, e que, ao que tudo indica, só o incriminou porque Battisti na época estava morando na França sob a proteção do Estado francês na condição de refugiado político.
    Lave a sua boca, sua trollzinha boboca e hipócrita, antes de falar do presidente Lula, o maior estadista que este país já teve.
    Quem é você para querer dar lição de ética e moral no presidente Lula ou em qualquer um de nós aqui no blog do Azenha?
    Deixe eu lhe dizer mais uma coisa. É claro que o Lula jamais seria a favor do apedrejamento da iraniana. O problema é que os Estados Unidos, usando vergonhosamente a ONU, estava dando continuidade à sua propaganda sórdida e negativa contra o Irã para gerar um clima de ódio e indignação mundiais contra aquele país, para, então, em um momento posterior ter o apoio implícito ou explícito do resto do mundo para invadir aquele país para surrupiar o seu petróleo, como fez criminosamente com o Iraque, matando várias centenas de milhares de pessoas. Os Estados Unidos são o maior estado terrorista do mundo. Por que a Assembléia da ONU não condena explicitamente os incontáveis crimes cometidos pelos Estados Unidos contra inúmeros povos e nações? Haja hipocrisia e subserviência!
    O Lula, com a política exterior soberana e independente adotada pelo seu governo, não entrou nesse jogo sujo, mesquinho e hipócrita dos Estados Unidos com a cumplicidade vergonhosa e subserviente da ONU e de várias nações.
    Mais uma coisa, grande "moralista": você é a favor de que não haja anistia para os torturadores e assassinos da ditadura militar implantada no Brasil em 1964 após a derrubada de um governo constitucionalmente estabelecido?
    Vá se informar melhor antes de vir aqui falar tantas asneiras, e ainda nos querer dar lições de moral e ética!

    Ramalho

    Se você estivesse informada sobre o assunto, teria, no mínimo, dúvidas de que Battisti cometeu os assassinatos dos quais é acusado, mas não está. É mais um que forma opinião a partir de manchetes. Informe-se antes de extravasar seu rancor, que aliás, nada tem a ver com Battisti. Na realidade, você odeia Lula (ódio cujas causas só poderiam ser deslindadas com o auxílio de profissionais de saúde mental) e, para atacá-lo, não se importa com que Battisti seja sacrificado. Quem não se rege por princípios éticos e morais é você.

    BUsy Crazy Monkey

    Acho que seu nome é "Vargínia" (com todo o respeito aos irmãos dessa linda cidade), lá onde acreditam, os populares, que há ET.

    "Fala" sério! Onde você mora, em outra galáxia? Só assim para explicar a sua completa falta de senso da realidade brasileira.

Osmar

Senhores. Cadê o meu comentário que fiz para este blog? Bem feito para mim por ser um burro e ingênuo em acreditar que este espaço tem alguma coisa de democrático. Senhores, pelo visto voces só divulgam aquilo que está de acordo com o seus pensamentos. É uma pena……vou parar por aqui já estou perdendo tempo…..

Francisco Hugo

“Como o senhor tem visto a repercussão do seu caso na Itália e no Brasil?”
“Qual é o interesse nisso?” (condenação por assassinato)
“Como o senhor recebeu a decisão do Lula?”

Noooooooooooossa!
Que perguntas interessantes da Brasil de Fato?
Será que na continuação da matéria vou encontrar a pergunta definitiva: “O senhor se acha um injustiçado?”
Quando julga (aprecia) o que não pode ser julgado (apreciado) porque competência constitucional do Presidente da República, o STF só faz (fez) criar situação de constrangimento ao Poder Executivo.
Com as sabidas intenções.
“Me derrotar também é derrotar o Lula”: era só o que faltava.
Dura a sina de um blog progressista.
Mas, faz parte.

Morvan

Boa noite.
Além das ponderações de Cesare Battisti, ao meu nem um pingo humilde ver, bastante sensatas, há ainda um grande agravante, nesta rocambolesca história: mais do que derrotar o Lula, o que é um Sine Qua Non, para o PIG e asseclas, alguns "homens de notório saber jurídico" estão doidos para mostrar serviço à metrópole. Ou seja, decidir pela extradição, malgrado tenham entregado esta "batata quente" nas mãos de Lula, com o fito único de queimá-lo, o que não conseguiram, além de derrotar o estadista Lula tem ainda o dom de mostrar para o "primeiro mundo" (sic!) que somos "civilizados (outro sic!).
A direita brasileira é sabuja e isto nunca vai mudar. Quem tem que mudar somos nós: derrotar o PIG e seus zumbis é nossa faina. Não entreguemos isso aos "jovens" que estão, ora, no Twitter, desejando o que não conseguiram, nas urnas…

Morvan, Usuário Linux #433640

El Cid

… e o Papa Bento XVI não tem peito pra chamar a atenção do Berlusconi, como João Batista fez com Herodes?

    Ramalho

    Mas intrometeu-se nas eleições brasileiras. Berlusconi e o Papa são muito parecidos.

    sagarana

    E o que Berlusconi tem com isso?

    El Cid

    não finge de égua, troll, senão o cavalo…

Osmar

Cadê o respeito á Constituição que exije que a última palavra é do Presidente da República? Cadê o respeito á soberania entre os poderes da república? O Battisti é desculpa é cortina de fumaça nesta gravíssima tentativa de cassação da decisão legal constitucional de um chefe de estado. Vão chutar o pau da barraca de novo? Que estória é essa de jogar a Constituição na LATRINA? Querem jogar mais uma vez o Brasil nas trevas de uma ditadura militar? Acorda Brasil!

Marcelo Ramos

O discurso do Brasil tem que ser assim: Battisti, culpado ou não, (até onde creio, não é) a decisão do Brasil é essa é fim de papo. É soberania.

Renato

O Brasil é um país soberano. O Presidente Lula tomou a decisão de não extraditar Battisti. Fim de caso. A opinião da mídia conservadora e da direita rancorosa pouco importa. O que os políticos italianos pensam da questão também não tem importância alguma. Um país que teve Mussolini como Primeiro-Ministro e hoje tem Berlusconi não tem autoridade moral para dar lições à ninguém. Não precisamos da Itália. Somos um país emergente, já a velha e carcomida Europa está cada vez mais decadente. Salve o Presidente Lula! Liberdade imediata ao Battisti!

Leo V

Vamos dar voz a ele:

"Uma carta de Cesare Battisti: A história não se julga nos tribunais, ela será sempre matéria de historiadores" http://www.cesarelivre.org/node/334

Democracia Analfabeta

A REGIAO DE VENETO CENSURA ESCRITORES QUE ASSINARAM MANIFESTO EM PROL DE CESARE BATTISTI

Carlos A. Lungarzo
Anistia Internacional
http://www.cesarelivre.org/node/333

    rodrigo.aft

    Prezado Leo V,

    o Azenha não permitiu q eu postasse meus questionamentos aqui, e eu como todo bom companheiro não lobotomizado, gosto de entender todos prós e contras antes de assumir um parecer sobre algum assunto (QUALQUER ASSUNTO É ASSUNTO).

    Caso possa responder no blog do Nassif, aquele questionamento q já lhe apresentei 2 ou mais vezes, item a item do q eu questionei, passo a partilhar sua opinião e a defender sua causa como sendo minha.

    Senão, vou pensar q vc pode estar querendo me manipular. Chega Stalin e Mao q fizeram lavagem cerebral (e sumiços… rsrs) em milhões de pessoas, não?

    Leo V

    Nunca vi seu questionamento em blog nenhum.

    Há farto informação na internet para vc tomar uma posição com base em fatos, se quiser. Basta procurar.

    rodrigo.aft

    obrigado por responder.

    já postei no Blog do Nassif novamente.

    foi, no mínimo, educado da sua parte.

    vlw!

    rodrigo.aft

    Olá Leo V, prazer em vê-lo novamente.

    JUSTAMENTE!

    Pelo fato de procurar muito é q tenho dúvidas.

    Como vc não me viu, apesar de até ter respondido brevemente para mim, estou mandando o link do nassif.
    Volto a rogar-lhe: procure responder as perguntas item a item, SINCERAMENTE, ou se não quiser responder, faça-o CLARAMENTE.

    Eu adoro a esquerda como política e filosofia de vida, mas detesto quem se aproveita da esquerda para benefício próprio ou de castas, a famosa esquerda seletiva.

    Temos centenas, centenas de irmãos brasileiros em condições ruins, muito piores q o battisti e nunca vi alguém do seu grupo (vc não me fala qual é, eu tenho o direito de supor) fazer grandes esforços ou dedicar-se 1/10 do que estão dedicando ao battisti.
    Não vejo o povo do seu grupo "perdendo tempo" quando se trata de causas humanísticas ou de um caso isolado q não envolva sua patota.
    O Assange é muito mais importante para a esquerda e para a liberdade individual q o battisti e não vejo alguém do seu grupo ao mínimo citar o Assange.
    Vamos colocar o Assange ao lado do battisti nessa luta e ficar com os 2 no Brasil?

    Vc me esclarece sinceramente e ganha um aliado, até compro brigas com vc.
    Vc me trata (como a outros colegas q lhe colocam dúvidas) com evasivas, ironia e discursos prontos, tenho o direito de achar q os iluminados estão querendo escondendo algo dos pobres mortais.

    taí o link http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/parlamen
    (comentário de politicsbuz, vá em "responder" abaixo de meu comentário e sinta-se à vontade, SEM PRESSA, PODE ESCREVER DE MONTÃO – com links, se possível – q eu gosto de ler, apreciar e valorizar um bom texto; NOVAMENTE: responda como está a sequencia; se quiser abordar o tema de outra maneira, continuamos num outro bate-papo).
    E vamos lutar por nossos necessitados irmãos brasileiros, pelo Assange e pelo Battisti!!!

    vlw!

Leo V

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES EM SÃO PAULO – 26/01 A 28/01 – Pela libertação de Cesare Battisti!
Sun, 01/23/2011 – 14:34 | by cesare_livre

Dia 26/01, às 19h – ATO-DEBATE – Cesare Battisti: o que está em jogo na democracia brasileira?

Faculdade de Direito da USP (Sala dos Estudantes) – Largo São Francisco, 95 (ou rua Riachuelo, 184) –

Dia 28/01, às 11h – MANIFESTAÇÃO PÚBLICA – em frente ao Consulado Italiano – Avenida Paulista, 1993 (próximo ao metrô Consolação) .

Veja o cartaz – http://img708.imageshack.us/i/wcartazfim.png/

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES EM FORTALEZA – 25/01 A 04/02 – Pela libertação de Cesare Battisti!
Sun, 01/23/2011 – 14:32 | by cesare_livre

25/01 (TERÇA) – PLENÁRIA – 17H30 – sede do SINTSEFCE, Rua 24 de maio, 1201 (próximo à praça da Faculdade de Direito)

27/01 (QUINTA)– QUINTA – ATO-SHOW – 16H – PRAÇA DO FERREIRA

29/01 (SÁBADO) – SAÍDA DA CARAVANA PARA BRASÍLIA

31/01 (SEGUNDA) – PLENÁRIA NACIONAL EM BRASÍLIA

01.01.11 – ATO STF

01 A 04.02.11 – JORNADA DE LUTAS
http://www.youtube.com/watch?v=1hYbTkHEEcI

Digger

Sinceramente, já estou achando que o governo italiano está de gozação e desrespeitando uma decisão política legal, fundamentada nas leis brasileiras e na reciprocidade dos tratados das relações internacionais.
Chega de pão e circo! Retroceder numa decisão política legal e soberana de um presidente, depois que o STF lavou as mãos como Pillatos, devolvendo ao presidente da república a decisão de extradição ou não.
Vão cachimbar formigas! Querem avacalhar, vão avacalhar a casa da Mãe Joana!
Agora esse absurdo jurídico, que é inconstitucional, de recurso novamente ao STF, de uma decisão política já sacramentada e que foi corroborada pelo STF.

Pedro Luiz Paredes

Se o STF decidir que o preceito constitucional onde esta positivado que a decisão é do Presidente da República, e sem poréns, deva ser desrespeitado por tratados de extradição, estarão admitindo que os tratados internacionais são hierarquicamente superiores à Constituição Brasileira.
Nesse caso, estaremos negando a essência da nação brasileira, não pelo desrespeito à constituição, mas porque os elementos identificadores e individualizadores de qualquer nação são os mesmos que dão sustentação a ela, pois trata-se do animo que ela tem de ser considerada como tal, e isso é o que a constituição garante.
O direito positivo ultrapassa os limites jurídicos quando destrata dessa forma e a todo momento o direito natural, seja pela própria teoria naturalista ou pela contratualista, não mais a nível de pré direito, mas retroagindo no espaço, à não garantia das liberdades individuais, e coletivamente evidenciado pelo escrutínio de desrespeito ao direito coletivo primordial de auto-determinação dos povos, o que, excluída toda retórica, pode ser interpretado como soberania.

    Cheila

    Falou tudo !!! A nossa República tira os sapatos para os estrangeiros ,o STF e o Congresso Nacional têm complexo de vira -latas…Que outra nação no mundo desrespeitaria uma decisão de seu presidente ???Só no Brasil acontece isso.

Gustavo Pamplona

Deem uma olhada como os portugueses ainda votam… E eles não chamam de "cédula eleitoral", mas sim de "boletim de voto". Quanta diferença em relação ao Brasil!!! (hahahahahahhahaha)
http://www.portaldoeleitor.pt/Legislativas2009/Pa

Não consegui achar imagens satistfatórias de como é de Presidente, mas acho que deve ser mais ou menos assim… com o nome do presidente do lado, o partido (ou coligação) e possivelmente a foto mas acho que deva ser em preto e branco conforme esta imagem aqui.
http://espectivas.wordpress.com/2011/01/17/o-meu-

Outra coisa: Vocês repararam que não acentuei o "deem" acima? Respondo: Meu português já está adequado as novas normais gramaticais.

Gustavo Pamplona

736 deputados? Não seriam 630? Ok… tudo bem, sei que o artigo não é do "Vi o Mundo". Mas somente queria dizer o seguinte:

E ainda tem setores da imprensa (PIG) que acham que o número de deputados no Brasil é elevado. Bom… para uma população de 60 milhões, 630 deputados é ou não é um absurdo? E detalhe: Eles tem 315 senadores!!!

    Conceição Lemes

    Gustavo, obrigadissima pelo alerta. Colocarei um PS no nosso texto. Abs

    Pedro Luiz Paredes

    Mas o poder legislativo em Portugal não é unicameral?

    Diogo Costa

    São 736 deputados do parlamento europeu, não do italiano…

    Francisco Hugo

    Estamos falando de Parlamento Europeu?
    Não seriam 736 deputados representando quase 400 milhões de europeus?

    Gustavo Pamplona

    Ok… me desculpem, agora que eu notei que são do Parlamento Europeu, não do Italiano.

    E Pedro Luiz Paredes, não estou falando do português, tudo bem?

Gerson Carneiro

“Me derrotar também é derrotar o Lula”

Prova disso é a sanha do DEM, na pessoa do Ronaldo Caiado, que busca incessantemente reverter a decisão do Lula, demonstrando o DEM nada ter a fazer mais importante que prestar esse favor a Dom Berlusconi que aliás está sendo alvo da insatisfação dos próprios italianos que agora querem a sua renúncia.

    Rodrigo Leme

    Imagina se todo bandido italiano resolver melar sua sentença porque o presidente é corrupto. Esvazia a cadeia…

    E é esperto o Battisti colar sua extradição ao Lula, é tipo um recadinho pro petismo: "cuida de mim senão vocês perdem moral". Pra quem aprendeu a ser esquerdista pra não puxar cana por assassinato, tá bem versado.

    ZePovinho

    Já que apenas 11% do Parlamento Europeu aprovou o que a Itália quer,podemos deduzir que o resto é "esquerdista"??????
    Você foi estuprado por algum petista,Rodrigo?????????????

    Ramalho

    Concordo. Os de extrema direita reconhecem-se e auxiliam-se, mesmo quando têm nacionalidades diferentes.

    Morvan

    Boa noite. Gerson Carneiro, DEM e Berlusconi: Tudo a ver. Bandidagem globalizada.

    Morvan, Usuário Linux #433640

Rafael Sá

2- Fato: entretanto, há que se salientar que a decisão do presidente foi feita, também, com base no clamor político que envolve o assunto lá na itália. Infelizmente o assunto desandou e C.B virou troféu. Entendo, aí sim, que ele corre sério risco em ser extraditado.

Ao ler o parecer do Consultor da União vi que há um incômodo do gov. bras. pela decisão italiana tratar de “prisão perpetua”. Nesse caso, a legisl. bras. vai no sentido de, em caso de extradição, se deve transformar tal pena italiana em prisão máx. pelo período de 30 anos, como cá. O que revolta no parecer do Consultor é ler que, mesmo tendo a pena “diminuída” para 30 anos, estaria a mesma revestida de prisão perpétua pois C.B estaria com 80 anos. Tadinho… será que isso funciona nas decisões comuns daqui?

Pena que toda essa discussão invariavelmente descamba para picuinhas do tipo “esquerda x direita” com seus discursos universitários cansados. O que quero dizer é que a resolução do caso C.B deve ser analisada com base nos fatos e não como uma vitória da “luta esquerdista”.

Por favor, leiam a consulta do adv. da união.

Lucas

Quanto a esse assunto penso haver dois pontos.

1 – Há um paraplégico na Itália aguardando justiça, pois não tinha nada com a situação e tomou um tiro nas costas dado por esse bandido. Direitos Humanos…

O que Cesare e a esquerda, direita, centro, cima, baixo (discursinho cansado) fez está escrito na história daquele país, não na nossa. Só eles sabem o que ela representa. A decisão italiana, de última instância, decidiu que C.B é culpado. A justiça lenta brasileira entende que não (há menções a erros no processo italiano no parecer do consultor da união ofertado ao lula para embasar sua decisão sobre o assunto).

Será que o conhecimento que a justiça brasileira tem sobre o caso é suficiente para contrariar uma decisão soberana da Itália, de última instãncia, com base em todos os fatos históricos vividos por aquele país e seu povo naqueles tempos? Se teve acesso a todas as peças, provas, testemunhas, fatos sobre os refúgios de C.B (paris, mexico etc), assaltos, procedimentos que o PAC adotava em suas ações (questionáveis frente ações de outros grupos de mesmo pensamento político) e provas?

Diz-se que muitas das provas são falsas. Por outro lado, o processo está decidido soberanamente pela justiça italiana!
continua…

    Leo V

    Quanta besteira postada.

    O paraplégico a que vc se refere, levpu um tiro do próprio pai.

    E se vc soubesse, o próprio paraplégico disse que Battisti não estava no local. Portanto, vc deve estar delirando quando diz que Battisti deu tiro nas costas de alguém.

    Só se vc é testemunha de acusação. Se é o caso, peça pra pretsar depoimento.

    Juliano

    O Sr. é um sabichão, ein Leo V?

    Leo V

    Sobre o caso Battisti confesso que sou. Gastei bastante tempo lendo sobre o caso. Li muito mesmo sobre o caso. Então certamente não deixarei passar absurdos de quem fala algo até mesmo ridículo segundo a própria versão do Estado italiano.

    Molina

    Até que enfim apareceu um comentário lúcido. Prepare-se Lucas, para as pedradas e "carinhos" que vc vai receber.

    Maria Fernanda

    Complicada essa posição, você é o único que certo da culpa de Battisti, estava no local?

    Me lembrou agora a divulgação do Terra sobre o caso. Apoiando-se em falas do filho de uma das vitimas a matéria foi intitulada "Battisti nunca provou inocência", quando não compete ao réu demonstrar a sua inocência, mas a acusação provar sua culpabilidade. A improbidade constituída a partir desse tipo de inversão, que passa geralmente batida, possui o peso de uma arma quando aliada a falta de profundidade crítica, o que explica algumas reações e posicionamentos que, além de descabidos, são irresponsáveis na medida em que atrapalham uma avaliação séria do caso.

Rafael Sá

Ainda acredito que a decisão tomada pelo presidente, teve forte influência da diplomacia presidencial francesa, tendo em Sarkozy um dos mais árduos defensores pela sua não extradição do Brasil.

Aliás, a seção francesa da Interpol foi a responsável por capturar e informar o Brasil sobre o paradeiro do mafioso Cacciola, que por ser cidadão italiano, teve sua extradição negada pela Itália.

    JUCANAPOLEÃO

    FERNANDO HENRIQUE ESTAVA TORCENDO PARA O CACCIOLA NÃO SER EXTRADITADO, IMAGINE SE ELE FOSSE DAR COM A LÍNGUA NOS DENTES. A DESVALORIZAÇÃO FRENTE AO DOLLAR, QUE DEU A CACCIOLA ESSA INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA?

    Morvan

    Bom dia. Isto mesmo, JUCANAPOLEÃO. Cacciola calado é um tesouro; a Itália, porque não aceitou o processo contra Cacciola? Estes mafiosos…

    Morvan, Usuário Linux #433640

    Leo V

    Sarkozi não teve influência nenhuma.

    Antes de tudo, o governo brasileiro não tinha ódio político a Battisti e simplesmente tomou uma decisão a parytir dos fatos e do que se costuma tomar nesses casos.

Deixe seu comentário

Leia também