Assessor de Serra quer mudar modelo de exploração do pré-sal

Tempo de leitura: 2 min

Assessor sugere modelo antigo para pré-sal

Juliana Ennes | VALOR ECONÔMICO

David Zylberstajn, assessor técnico para a área de energia da campanha do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, disse ontem que aconselha o candidato a desistir da proposta do atual governo de modificar o modelo de concessão de campos de petróleo para o modelo de partilha, no caso dos blocos do pré-sal.

Ele lembrou, no entanto, que o custo político da decisão é somente o candidato quem pode avaliar e é isso que deve nortear a decisão final de se adotar ou não o modelo de partilha no pré-sal.

“A minha opinião é pelo lado técnico, mas dentro do contexto político eu não sei. Eu aconselharia a deixar o que está funcionando bem do jeito que está. Se houvesse justificativa para mudar, tudo bem”, disse Zylberstajn.

O presidente da DZ Negócios com Energia e ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP) acredita que o modelo proposto não traz benefícios para o governo em termos de arrecadação. Além do fato de o governo receber sua parte em petróleo, e não mais em dinheiro.

“Não há nenhuma conta que diga que esse sistema é mais vantajoso financeiramente para o governo. Eu, particularmente, acho que qualquer que seja o governo, ter uma estatal comprando e vendendo petróleo é uma janela para a corrupção. É um modelo completamente estapafúrdio”, disse.

O assessor de Serra acredita que o regime de concessões seja melhor não somente em termos de arrecadação, mas tem também a vantagem de antecipar o recebimento dos recursos. “Você tem o bônus de assinatura. No sistema de partilha, você só vai receber lá na frente. Depois de ter descontado o que gastou com o campo, vai receber sua parte em óleo, que vai ter que ser vendido. Isso só vai gerar alguma coisa lá na frente. Enquanto, hoje, se licitar um campo, o governo coloca dinheiro no Tesouro hoje mesmo”, disse.

Ele lembrou que a obrigatoriedade de que a Petrobras opere ao menos 30% de todos os blocos do pré-sal traz um grande risco. De um lado, para a própria companhia, que fica obrigada inclusive a ter como sócias empresas que ganharem a briga, independentemente do desejo de se fazer uma sociedade. E é também ruim para o país, que fica preso à capacidade da estatal de investir.

Zylberstajn disse que o Rio de Janeiro precisa tomar cuidado para não virar um importador de equipamentos industriais de São Paulo, devido à escassez de mão de obra, a problemas de infraestrutura, aos meios instituicionais e a eventuais incentivos fiscais.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

A Candidatura de José Serra (PSDB) « No Documents

[…] http://www.viomundo.com.br/politica/assessor-de-serra-quer-mudar-modelo-de-exploracao-do-pre-sal.htm… […]

Entreguistas continuam sonhando em vender até a última gota de petróleo do Brasil para as corporações petrolíferas estrangeiras « DIÁRIO DO PRÉ-SAL

[…] apenas para assinantes no Valor, a matéria sobre as posições do assessor está reproduzida no blog Vi o […]

Praia de Xangri-Lá » Blog Archive » Pré-Sal: piscadela do PSDB às transnacionais

[…] apenas para assinantes no Valor, a matéria sobre as posições do assessor está reproduzida no blog Vi o […]

Tiago Tobias

Como diria a Regina Duarte: Eu tenho medo!

ruypenalva

Muita corrupção do governo FHC passa por esse ex-genro dele

malba tahan

Continuação

iii) A Comissão Nacional de Justiça e Paz ( católica) ofereceu um documento semelhante que pode também ser explorado, se bem que eu ache que o foco principal agora sejam os evengélicos;

iv)- essa PÉROLA do Zilberstein agora mereceria ser trombeteada fortemente, comm o slogan de que Serra, se vençedor, vai entregar o p´re-sal pros gringos e então tchau pros empregos, tchao pra industriua naval consolidada, e novos naufrágios de plataformas à vista. Umas inserções do emocionnado discurso de Lula na BOVESPA completariam o quadro

enquanto isso, o beque central Ciro Gomes iria dar umas "na medalhina" com o fazia o falecido Baldocchi. Será que o comendo bom mocinho da campanha não consegue ver isso?

malba tahan

Moçada:

a questão está transparente. Dilma levou um tranco, mas pode virar o jogo, mas tem que ser como no futebol: os zagueiros deles quebram a canela do nosso ponta e a nossa zaga dansa valsa com o deles.

Temos duas ou três BOMBAS na mão:

i)- O fato de o Serra e a Dilma, na prática, teram a mesma posição sobre o aborto no país ( um regulamentou a lei de 1940 e a outra não quer mudar o status, apenas quer aparelhar o SUS para cumpri-la). A meu ver essa já é uma grande balade prata, pra atirar contra o OPORTUNISMO das declarações de Monica Serra de que Dilma seria uma matadora de criaçinhas: se ela é, o maridão é mais ainda!!!

ii)- As manifestações formais de duas denominações evangélicas importantes de repúdio ao ataque da Internet contra a Dilma: é só publicar (e ler, de preferência em voz alta) o texto no primeiro programa da Dilma, entre uma fala emocionada dela de abertura, e um repúdio veemente "às infâmias" com uma chamada final de que é preciso jogar fora a podridão antes de discutir com seriedade;

Carlos

Declarações em junho/1998 do então primeiro-genro David Zylbersztajn sobre os planos para privatização da Petrobrás: http://www.viomundo.com.br/politica/um-correspond

Carlos

Azenha

Empossado na diretoria-geral da ANP em janeiro/1998, Zylbersztajn teria mandado assegurado de 4 (quatro) anos, ou seja: até janeiro/2002.

Jornais de 2001 (especialmente de agosto, mas também antes e depois), contudo, registram pressões para que ele deixasse o cargo.

Qual a razão para tais pressões? O divórcio com a filha de FHC seria motivo suficiente para justificar a saída de uma pessoa que, afinal, cumpriu a missão que lhe foi confiada?

Não creio, não creio,…

Há outro ou outros motivos.

,

Baixada Carioca

“[…] acho que qualquer que seja o governo, ter uma estatal comprando e vendendo petróleo é uma janela para a corrupção…”

Pronto! Taí a senha. Querem transformar a nova estatal em PetroSax pra vender para os gringos.
Como gostam de rifar nosso patrimônio essa turma do PSDB!
O que pensa esse rapaz? Perguntaria PHA.

Carlos

E se Dilma perguntar ao Serra, no próximo debate, o que ele, Serra, tem dizer sobre a suspeita lançada por Zylbersztajn de o vazamento de petróleo na REPAR, em 16.07.2000, foi sabotagem?

Jornal do Brasil, 5/AGOSTO/2000 – pg. 7 – Mair Pena Neto

Zylbersztajn lança suspeitas

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, (ANP), David Zylbersztajn, lançou suspeitas sobre os sucessivos vazamentos que vêm ocorrendo em instalações da Petrobrás. Após palestra na Bolsa de Valores, promovida pela Câmara de Comércio Americana, Zylbersztajn disse que “particularmente acha estranho” as circunstâncias que provocaram os acidentes.
“No Paraná, houve uma sucessão de erros operacionais primários em operações que eram realizadas há mais de 20 anos”, comentou. O diretor da ANP estranhou o fato de o operador da refinaria Presidente Vargas em Araucária, no Paraná, ter respondido positivamente por três vezes, que a válvula que deveria abrir para receber o óleo estava aberta quando continuava fechada. “Não tenho provas para afirmar que houve sabotagem, mas talvez a comissão de investigação da Petrobrás possa chegar a essa conclusão.”
Zylbersztajn contou que a Repar, a segunda mais nova refinaria da Petrobrás, fundada em 1977, estava classificada para receber um prêmio de qualidade, o que torna ainda mais surpreendente ter sido vítima de falhas tão “banais”. O diretor da ANP evitou dizer que houve premeditação, mas afirmou que nenhuma hipótese pode ser descartada. “A Petrobrás está mudando sua organização, partindo para o mercado, e existem interesses contrariados.”
Zylbersztajn disse que existem procedimentos estabelecidos para evitar que acidentes atinjam proporções tão grandes, e que não cumpri-los “é como um piloto derrubar um avião”. A ANP autuou a Petrobrás pelo vazamento no Paraná e vai multar a companhia, como fez no acidente da Baía de Guanabara.

Mauro Toshiuki

O sindicato do petroleiros não divulgou nada sobre isso na internet? A FUP precisa lançar um manifesto sobre essa tentativa de entregar o petróleo brasileiro à British Petroil e a EXXON! Isso é um asunto que diz respeito a todos os trabalhadores brasileiros e isso deveria gerar um movimento na rede de internet que criasse muitos link's dizendo claramente o que o davidzinho e o Serra pretendem fazer com o petróleo do Pré-Sal.

    Carlos

    Questionamentos devem ser dirigidos à prórpria FUP ( http://www.fup.org.br/ ) e também à Associação dos Engenheiros da Petrobrás, AEPET ( http://www.aepet.org.br/ ).
    E que as indagações sejam dirigidas também aos sindicatos de cada estado, filiados ou não à FUP.

Sérvulo Siqueira

Para conhecer a fundo a privataria do Fernando Henrique, ou Henri Ferdinand, segundo o saudoso Aloysio Biondi, basta ler os dois volumes deste grande jornalista, O Brasil Privatizado, editados pela Fundação Perseu Abramo, em 1999 e 2000.

    Alvaro Tadeu Silva

    Eu acho que era 1999. Tinha uma reunião técnica na PETROBRÁS, na sede do Rio. Cheguei bem cedo, é um inferno estacionar por lá, botei o carro nas últimas vagas do estacionamento da Catedral (católica). Entrei, me identifiquei, a recepcionista avisou que era muito cedo, concordei, apenas pedi para informar que eu já chegara. Peguei uma revista para passar o tempo. Dali a pouco, um sujeito uniformizado de yankee passa por mim (muito branco, sardento, cabelo vermelho cortado rente, camisa branca de mangas curtas e gravata, sapato horroroso, parecido com o antigo VULCABRÁS). Diz para a recepcionista transferir uma ligação para a sala dele. Mas disse em INGLÊS! Levei um susto, quase caí do sofá. .

    Alvaro Tadeu Silva

    (cont.)O homem desapareceu por entre portas, me levantei, fui à recepcionista e perguntei: "-Oi, quem é esse cara?". Ela: "-Não sei!". Eu: "-Mas ele lhe deu uma ordem! Esse cara tem uma sala aqui na PETROBRÁS???" Ela:"Por favor, senhor, não me faça perguntas, eu preciso do emprego!". Fiquei mortificado, apavorado mesmo, pedi-lhe desculpas e jurei que não comentaria com ninguém. Só comentei com os amigos a partir de 2003. O presidente da ANAP, ou sei lá qual é o nome do cargo, era o genro de FHC, David Zylberstejn, que não sabe a diferença entre uma bacia de alumínio e uma bacia sedimentar. (óleo e gás são pesquisados em bacias sedimentares, de preferência de idade Mesozóica.)

    Carlos Dorneles

    Alvaro, nesse intervalo de 12 anos ele aprendeu muito. Alias, ele está presente em todos os governos. É um perito. Um perigo.

Gerson

David Copperfield:

Vou fazer desaparecer a Petrobras !!

Tchan, Tchan !!

WILSON GOMES

Azenha e Leitores,
Como sempre a manobra é puramente contábil.
A geração de empregos foi desconsiderada, como sempre.
A geração de empregos que está atrelada ao crescimento da Petrobrás, que inclui os trabalhadores brasileiros no processo, o PSDB sempre esquece.
Foi por isso que no final do governo FHC o desemprego beirava 20% da população.
O raciocínio deles sempre passa pela concentração da arrecadação nas mãos do governo(deles).
A idéia do genial David iria gerar muito emprego no EXTERIOR!
Iria também desenvolver grande tecnologia de exploração nas empresas estrangeiras!!
Em poucos meses o Brasil estaria falido novamente, como no governo FHC. E o povo ficaria sem emprego, novamente.

alexandre Santos

Será que ninguém percebeu a intenção deste artigo? nada mais nada menos é para facilitar a contribuição para campanha de Serra, agora ele pode ligar para os interessados e passar o boné.

pereira

Olha azenha ganha esta campanha esta mais fácil para o PT do que o velho ditado, de tomar doce de crianças, só que o PT resolveu deixar os caras ganhar, esses discursos tem que ser explorados, mas explorados com força, o caras do psdbdemo nem ganharam mas já estão com soberba, os caras vão vender tudo, e a maioria desse evangélicos preconceituosos nunca votaram no PT, antes de ganherem a eleição já falam em vender, esses tucanosdemos são famintos pelo bem público.

Machado

Acho que o Davidizinho deveria ser mais direto. Se serra vender as eleições, vamos privatizar o pré-sal. É tão fácil dizer isso.

Morais

Temos que estar atento ao Serra e trabalhar para que ele não seja eleito, temos que conquistar votos e convencer pessoas e não votar no passado, pois ninguém aguenta o que vai acontecer conosco, será um caos para este país.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Se o Serra ganhar, pode ter certeza que ele vai alterar isso.O negocio dele e entregar tudo para as multinacionais.

Ed Araujo

Esse David Zilbersznnteinnnnn….era ou é genrinho do falecido FHC…..e foi presidente da ANP na época áurea do sogro….arghhh

Marcos AC Lopes

Temos que mostrar isso claramente para a população, antes que seja muito tarde.

Jairo_Beraldo

Então o Davizinho está na area…deve estar esfregando as mãos, louquinho para botar a Petrobrás no bolso…de graça!

Bonifa

Não resta a menor dúvida. Se eleito, Serra privatizaria a Petrobrás. Devemos abrir o bocão, senão…babau!

helio

Contar o que interessa é muito bom.
O Zilberalguma coisa esquece que a proposta não é vender petróleo bruto, mas gerar empregos, adicionar valor ao petroleo, vender o produto acabado, com isso gerando empregos e desenvolvendo tecnologia. Esse é o retrato da proposta do neoliberal, é o dinheiro pelo dinheiro, importa o quanto o governo leva e só. Fruto disso é o sistema de concessão de pedágios, ou melhor de estradas em são paulo.
O que incomoda essa elite é que o governo se preocupa com o emprego, com o desenvolvimento, com a imagem do país e não somente com o caixa.
Seria çindo se o Serra explicitasse a proposta do consultor dele em debate. Seria mais uma oportunidade pra ser achincalhado, como eu espero ver há muito tempo.

Dilson

Não é surpresa e nem novidade…Serra com certeza vai levar em consideração.

João

O raciocínio do tal David não é característico de um homo sapiens.
Ou é sapiens demais.

    Guilherme

    Na verdade, proposta vinda da turma do Serra, não é coisa de Homo Sapiens. Tá mais pra Homo Espertaliens.

zenon tavares

Quem não lembra dos acidentes frequentes com a Petrobras no tempo desse emissário? Ele tem um time de interessados no pré-sal; os mesmo que avançaram sobre os campos do Iraque. Que Deus nos livre deles.

Marcos

Que fique claro e ninguém se engane com as propagandas :

Serra – se eleito fosse, porque não será – privatizaria a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Federal e os Correios.

Que ninguém se iluda com o Serra. É o modelo que ele defende e defendeu durante o período do FHC.

Nelson Menezes

A cordenação da campanha ou acupúla do PT não leem os comentários dos internaltas, é a partir dos comentários que se tem uma visão mais ampla do que ocorre nas ruas fora das salas de reunões

Lau Cariri

Meu caro Azenha, já percebeu como a Folha anda agindo na surdina com relação ao mandado de segurança que eles impetraram para ter acesso ao processo criminal de Dilma Rousseff? Antes do primeiro turno, eles soltaram uma nota sobre o caso. Ontem, disseram que um dos ministros do Superior Tribunal Militar pediu vistas. E apenas isso. Mas ontem eles deram um nome, o da advogada da Folha, Taís Gasparian. Essa senhora, como se depreende desta página aqui
http://rbmdf.com.br/pt/?id=14

já foi Chefa do Gabinete do Ministro da Justiça (2002), ou seja, de FHC, e trabalhou para a Secretaria de Justiça de São Paulo. Olho vivo nessa história da Folha com o processo criminal de Dilma…

Cazé

Brasil/Falências de pequenas e micro empresas durante a crise Mundial(Serasa):2008-2243,2009-2371.Comparativo com os anos negros de FHC/SERRA:1998-12.300,1999-13.100,2000-13.600 e 2001-10.400.

monge scéptico

IMPRESSIONANTE!. A marina não tem poder nenhum sobre seus eleitores.
Se o povo brasileiro fosse vietnamita, ele ia receber lá "atrás". Nem precisam dissimular,
pois sabemos que o pré-sal se cair nas garras do serra e turma, será entregue e o povo
ficará a beira da estrada catando migalhas e, olhando, olhando com um ar idiota.IMPRESSIONANTE!!

Ananda

A meu ver, o pré-sal é o que explica a direita estar, mais que nunca, tresloucada na animalidade com que vestiu o vale tudo da corrida ao governo. Nunca antes na história desse país puderam imaginar roubar tanto.

william porto

Há outros assuntos para se pensar, deixem de lado esses resquícios do tucanato. A hora é de botar a militância nas ruas. A coisa tá muito devagar. Tem muita gente se omitindo e só nmp bem-bom. Após as eleiçõres Dilma devia fazer uma faxina demtindo todos os aspones supérluos, principalmente os aloprados.

Carlos

Fora da pauta, mas..

Janio de Freitas na insuspeita Folha de S. Paulo de 17 de agosto/2000:

No império da venalidade

Com os depoimentos, nos últimos dias, de juízes do TRT-SP e do ex-presidente da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, estão desmentidas todas as afirmações de Eduardo Jorge Caldas Ferreira nos três temas centrais dos indícios e suspeitas suscitados por suas atividades como principal assessor do presidente da República.
Está dito agora formal e oficialmente, nos autos das investigações do Ministério Público como nos registros da subcomissão do Senado, que a intensa relação de Eduardo Jorge com o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto vai muito além da interferência no Poder Judiciário; a liberação de verbas para o Fórum Trabalhista-SP contou com sua participação decisiva, e sua presença em assuntos da Previ foi real e constante.
Não faltam, antes sobram, elementos para a criação de uma CPI, instrumento dotado dos poderes necessários a investigações a um só tempo amplas e mais rápidas. Já que não cabe dúvida de que o assunto vai além de práticas pessoas ou políticas, de ética ou de moralidade administrativa. Envolve as instituições mesmas.
Apesar disso, as lideranças do PFL, do PMDB, do PPB e, claro, o mais comprometido, que é o grupo parlamentar do PSDB, podem continuar impedindo que o Congresso cumpra o seu dever constitucional. Vão receber da Presidência e da mídia negocista as retribuições à altura do serviço de conivência e cumplicidade. Assim como a mídia negocista receberá os favores escusos.
Esses todos fazem muito em agir como agem: lutar para preservar o país que construíram e que, por isso, tem a sua cara. Para eles é essencial que o Brasil seja o império da venalidade. Diferença entre eles e os Nicolaus, EJs, PCs, Cacciolas? Quem quiser que procure outra, mas que o faça com microscópio e sem esperança, porque a única diferença conhecida é só de sorte ou azar: um ou outro de repente é desmascarado. O que, aliás, não tem importância, porque os sócios, ainda que só informais, o protegem com a impunidade, a regra fundamental da classe.

    Bonifa

    A diferença é só de sorte ou azar, como diz o Jânio de Freitas. Mas o Eduardo Jorge disse à imprensa que se orgulha de nunca terem encontrado provas contra ele. Será que ele acredita que driblou a todos?

    Carlos

    Janio de Freitas pode responder.

Alexandre

Prestem atenção nesses trechos da fala de Davizinho: “Você tem o bônus de assinatura. No sistema de partilha, você só vai receber lá na frente. Depois de ter descontado o que gastou com o campo, vai receber sua parte em óleo, que vai ter que ser vendido. Isso só vai gerar alguma coisa lá na frente." Ou seja, a preocupação dele é receber LÁ NA FRENTE!!! O homem tá com pressa de vender o petróleo do pré-sal, minha gente!

Marat

Essas questões devem ser levadas aos debates!

Almeida Bispo

Só uma pessoa assinou lei do aborto. Seu nome aparece na segunda página do seguinte documento: http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

Urbano

Essa sanha toda dos crápulas da oposição ao Brasil é justamente para usurpar o patrimônio do povo brasileiro, a fim de entregar para os seus patrões capitalistas internacionais, e depois receber a sua vil comissão.

Rodrigo Ferrari

Em nome de Jesus! Parem de falar de igreja, de aborto, de fé. Vamos falar de política. As opiniões do futuro presidente sobre Jesus, Gandhi, Buda, Zoroastro, Chico Xavier ou Moisés em nada afetarão nossas vidas (as sobre Maomé sim; não quero que o Brasil se torne alvo da Al Qaeda). Esse post é sobre petróleo. A notícia é sobre uma canalha entreguista, que pretende assumir o poder para dar de bandeja para os estrangeiros o patrimônio do povo brasileiro. Enquanto as pessoas discutem essa idiotice de aborto, os asseclas de José Serra já estão fazendo a partilha informal dos campos de hidrocarboneto de nosso litoral. Fiquem aí a debater o sexo dos anjos. Enquanto isso, o Vampiro da Transilvânia aparece na Globo como o queridinho das periferias (até abraçado ele é) e ambientalista nato. A grande verdade é que estamos deixando os tucanos nos colocarem no bolso.

    José Manoel

    Rodrigo: perfeito!!! Você está coberto de razão!!!!!!!!

ebrantino

O FHC e o Serra devem estar furiosos com esse ex-genro do sociologo e hoje assessor do Serra, po ter tirado a mascara antes do tempo. Que imprudencia. Resta à campanha da Dilma apregoar aos quatro ventos essa declaração, como Lula fez em 2006 quando o Alckimin acenou com privatizações, e isto muito contribuiu para tirar votos do PSDB. Vamosobrigar o Serra a vir a publico desmentir essas más intenções, isto será muito util. No primeiro dia da propaganda já isto deve estar lá.
Amigos do Blog, vamos levar o fato e a sugestão ao comite de campanha. Este assunto, bem trabalhado empolga.

mariazinha

quarta-feira, 6 de outubro de 2010
“FOREING POLICY (EUA)”: SERRA SERÁ MELHOR PARA OS ESTRANGEIROS SE APROPRIAREM DA PETROBRAS http://democraciapolitica.blogspot.com/2010/10/fo
Será que a turma do Chirico ainda pensa que nos engana?

carlos quintela

O "sopa de consoantes" não vê nenhuma vantagem no sistema de partilhas. Vantagem para quem "cara-pálida"? Para seus patrões do norte?
Digo a você a vantagem é que o governo resolve como e quando vender o petróleo. Beneficiado ou in natura. Só Isto já justificaria a mudança de sistema. Não entendeu? Então é muito burro!!!

    Carlos

    Zylbersztajn burro?

    Riri Farinha

    Carlos, vc disse muito bem. Uma riqueza como esta, rara e estratégica, somente deve ser explorada em prol dos lídimos interesses da Nação, nas ações já definidas na lei, tais como: educação, ciência e tecnologia, saúde, eliminação da pobreza etc. Daí porque a extração do óleo e do gás deve subordinar-se às estritas necessidades do pais na geração de energia e de exportação dos excedentes, já beneficiados, com o objetivo de propiciar trocas comerciais com outros países e equilibrar nosso balanço de pagamento. Há que se repediar sua, no mínimo, infleiz assertiva: "Eu, particularmente, acho que qualquer que seja o governo, ter uma estatal comprando e vendendo petróleo é uma janela para a corrupção. É um modelo completamente estapafúrdio”. Ofende a todos os brasileiros honestos. Abs, Riri.

Pré-Sal: piscadela do PSDB às transnacionais | Outras Palavras

[…] às transnacionais que estão de olho no Pré-Sal. Disponível apenas para assinantes no Valor, a matéria sobre as posições do assessor está reproduzida no blog Vi o Mundo. Receba nosso […]

mariazinha

Chega tenho calafrios qdo. ouço o nome desse senhor:David Zylberstajn. Imediatamente, vem à minha memória o holocausto dos palestinos cometido por Israel. Deus que me perdoe mas tenho horror a esse nome. Vejam, meus amigos a voz da verdade: http://www.youtube.com/watch?v=wZ8DTdVJ-1k&fe
Ciro tem toda razão. fhc e sua gangue não podem voltar de jeito nenhum!
DEUS que nos defenda!

Luciano Milano

Pessoal, acredito que o PT e coordenação da Dilma no Primeiro Turno bobearam legal quando o assunto foi combater à boataria principalmente na internet. Hoje, vejo um perigoso discurso direita+família+sociedade+preservação da moral e bons costumes ganhar muita força contra nossa candidata. O negócio foi tão feio que a popularidade de Lula não foi capaz de garantir a vitória no 1º Turno.
Aqui em Alagoas, Dilma ganhou, mas perdeu na capital Maceió. Na minha cidade, Arapiraca, ela foi bem votada. Mas lá os boatos foram enormes entre os evangélicos dando conta sobre legalizar aborto etc.. É preciso ficarmos de olho porque a campanha será mais ofensiva nesse Segundo Turno. Abraços!
P.S.: Não vamos esmorecer.

childerico IV

http://arnobiorocha.wordpress.com/2010/10/06/bull

Maldita hipocrisia cristã de classe média alta.

Filhos da p***

Criam essa molecada para serem iguais a eles: Condenam o aborto em público, mas quando a filha de 15 anos ou a namoradinha engravidam, levam numa boa clínica para tirarem o feto lá de dentro, mas ninguém pode saber né… É a moral cristã de classe média alta. Defendem a pena de morte, apesar de alegarem que a vida é sagrada. E estão pouco se cagando para os pobres, apesar de dizerem que Jesus foi o maior exemplo de vida da história.

    El Cid

    falou tudo, confrade !!! eles são os verdadeiros "sepulcros caiados"…

Luis Armidoro

"Opinião pelo lado técnico". Falando pelo lado técnico, se estes fósseis neo-liberais puderem, vão vender espaço publicitário nabandeira brasileira. Já encheu o saco este discurso esclerosado de "viva o mercado"

luiz antonio fazza

Azenha,
tenho uma questão: Davizinho, que foi genro de FHC, inclusive no tempo do Governo do hoje ex-sogro, foi um dia nomeado Presidente da ANP, especialista que parece ser em assuntos petrolíferos.
Perguntas & Respostas
-em que ano foi indicado para a ANP? 1997
-qual o período do exercício deste cargo? Jan1998 – Out2001
-quem governava o Brasil neste período? FHC
-qual o motivo dos tucanos acusarem envolvimento de Dilma no caso Erenice? um dos motivos mais enfatizados é a "prática de nepotismo", motivada pela nomeação dos filhos de Erenice para funções no Governo Lula
Se no caso de Erenice & filhos os demotucanos entenderam como sendo uma prática condenável de NEPOTISMO, que nome deve ser dado à "indicação de Davizinho para Diretor Geral da ANP feita por FHC"?
Respostas fundamentadas para este blog, com a devida complascencia do Azenha.

    Bonifa

    Ah, mas o Fernandinho pode. Ele pode. Trata-se do Fernandinho Cardoso, mais infalível que o Papa.

Carlos

( Parte 1 / 2 )

Janio de Freitas(*) na insuspeita Folha de S. Paulo de 15 de Janeiro de 1998, véspera da posse de Zylbersztajn na ANP:

Decisões velozes

A firmeza com que o futuro presidente da Agência Nacional do Petróleo antecipa decisões que deveriam ser coletivas, por votação dos também futuros integrantes da agência, acaba com qualquer dúvida sobre a falsidade da independência desses órgãos supostamente incumbidos de regulamentar e fiscalizar as atividades recém-privatizadas.
Retirado de uma secretaria do governo Covas para assumir a ANP, por uma “escolha inesperada” do ministro das Minas e Energia, o breve intervalo não daria para David Zylbersztajn definir questões tão graves e grandes, em torno da exploração e demais negócios privados, como as já divulgadas. Tudo indica que seu domínio dos problemas e sua independência cabem em algum relatório prévio, que não requer mais do que um porta-voz.
Tal dedução se reforça com a evidência de que as decisões de Zylbersztajn compõem um conjunto destinado a obter efeito bastante próximo do que seria a privatização da Petrobrás, que o governo não pode fazer ainda. E mais uma vez, como em outras privatizações, o patrimônio público, razão de tantos sacrifícios e acúmulo de tanta riqueza, é submetido a fórmulas que o aviltam ou até o ignoram – para entregá-lo a custo ínfimo ou sem custo.
A Petrobrás desenvolveu tecnologias que lhe deram a liderança mundial em métodos de pesquisa e exploração petrolífera no mar alto e profundo. O que, é óbvio, custou muito na formação do seu magnífico corpo técnico, em equipamentos e gastos operacionais. Custou muito, mas, de repente, nada vale. Pois todas as áreas em que a Petrobrás investiu alto para descobrir e pesquisar reservas petrolíferas, mas que ainda não estejam em produção, Zylbersztajn já comunica que serão entregues a empresas privadas. E a indenização à Petrobrás por seus gastos? E o valor do seu trabalho? E o seu direito de usufruir de lucros que plantou?

    Carlos

    ( Parte 2 / 2 )

    Tal dedução se reforça com a evidência de que as decisões de Zylbersztajn compõem um conjunto destinado a obter efeito bastante próximo do que seria a privatização da Petrobrás, que o governo não pode fazer ainda. E mais uma vez, como em outras privatizações, o patrimônio público, razão de tantos sacrifícios e acúmulo de tanta riqueza, é submetido a fórmulas que o aviltam ou até o ignoram – para entregá-lo a custo ínfimo ou sem custo.
    A Petrobrás desenvolveu tecnologias que lhe deram a liderança mundial em métodos de pesquisa e exploração petrolífera no mar alto e profundo. O que, é óbvio, custou muito na formação do seu magnífico corpo técnico, em equipamentos e gastos operacionais. Custou muito, mas, de repente, nada vale. Pois todas as áreas em que a Petrobrás investiu alto para descobrir e pesquisar reservas petrolíferas, mas que ainda não estejam em produção, Zylbersztajn já comunica que serão entregues a empresas privadas. E a indenização à Petrobrás por seus gastos? E o valor do seu trabalho? E o seu direito de usufruir de lucros que plantou?

    (*) Janio tem algo a dizer?

Laércio Nunes

Que religião, que nada… o que está em jogo nestas eleições são os trilhões de dólares do pré-sal. O que está em jogo é esta riqueza ficar com alguns ou com o povo brasileiro.

    Sérgio

    Foi a opinião mais lúcida até o momento nessa campanha. Incrível como poucos estão percebendo isto e se manifestando sobre o assunto.

    Maria 1

    Claro que é o pré-sal, Laércio. A religião, o blá, blá, blá sobre o aborto e as infâmias que espalham visam tão somente mudar a intensão de votos para o candidato da "turma".

ZePovinho

E esse papinho de menininho da iniciativa privada querendo um almoço grátis com patrimônio público:
"….ter uma estatal comprando e vendendo petróleo é uma janela para a corrupção. É um modelo completamente estapafúrdio”????????????
Quem disse que as empresas privadas são modelos de eficiência,ética e bondade???Lembram daquele vazamento da BP no Golfo do México???Sabem porque ele sumiu da mídia???A BP pagou somas enormes de dinheiro ao governo americano e a mídia para não divulgar mais a enorme cagada que a iniciativa privada fez no Golfo do méxico,deixando escapar milhões de barris de petróleo no mar e esmagando aquele ecossistema.
Esse papinho dos anos 90 não cola mais,Davizinho!!!!!!!!!!!Vai te fud………………………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Régis

Pessoal, vamos voltar com o slogan "NÃO TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO". Divulguem.

Ely

Espero que Marina seja coerente com sua trajetória, pois está em jogo a continuidade de um projeto de governo que deu muito certo. Deixa José Serra governa a cidade, o estado de São Paulo onde o povo gosta do seu jeito e dou outra sugestão que ele mude de vice, ele deve convidar Tirica. As pessoas que votaram vão adora, eles devem ser muito conscientes politicamente. Vai ser uma maravilha para São Paulo essa dupla dinâmica.

Marcelo Barbosa

É sempre a mesma conversa! Não se vê uma linha falando no que é melhor para o Brasil e os brasileiros, mas apenas a busca pelo lucro, rentabilidade…ignora o fato de que a comparação entre a Era FHC e a Era Lula mostrou que vale muito a pena investir na Petrobrás, pois ela traz dividendos para o nosso país, enriquece não só o bolso de alguns empresários, mas a nação inteira.

Claudio

Azenha,

No primeiro turno eles não falaram nada sobre a petrobrás e agora será q vão fazer alguma denúncia ?

Dizem que sim.

    Baixada Carioca

    Eles quem? O candidato mentiroso não precisa falar nada. Eles tem o PIG, e o PIG ficou duas semanas falando de uma plataforma com equipamentos estragados.

Rodrigo Silva

Trabalho na Petrobras.Sabem o que o governo do PSDB fez com a empresa? Sucateou-a.Sim, a Petrobras estava num processo de sucateamento que só foi estancado pelo governo LULA. Agora é uma das maiores empresas de energia do mundo.
Foi no governo do PSDB que os salários dos funcionários da Petrobras foi achatado em +/- 70%.
A Petrobras constroi plataformas e navios aqui no Brasil, já a Vale constroi lá fora.É a exportação de empregos.

Emília

Isso é mais do que esperado, o PSDB é capaz de vender até seus militantes se disso sair dinheiro para os caciques tucanos, que graças a Deus e ao eleitor, foram pra casa a maior parte.

Josnei Di Carlo

O ex-genro de FHC é assessor técnico para a área de energia de Serra. A nata da privataria quer voltar ao poder. Os demotucanos são incapazes até de renovar os privatas.

    Maria 1

    Interessante,Josnei, é que o Aécio está pedindo encarecidamente ao Serra que defenda a privatização de FHC, em especial a do sistema telebrás. O argumento: "se alguém estiver descontente com a privatização da telefonia, que jogue seu celular no lixo". Ora, foi exatamente quando a telefonia ia dar esse pulo, e as teles começavam a vender os primeiros celulares, que eles entregaram o ouro à iniciativa privada (majoritariamente estrangeira, não?)

Claudio

Azenha,

É impressionante que depois da igreja evangélica ver a grande perseguição do Serra sobre as igrejas em São Paulo através do seu ministério publico e através da prefeitura demista do Sr Kasssb que retirou a marcha pra Jesus da av Paulista e fechou diversas igrejas, vemos agora alguns líderes declinarem apoio ao Serra.

Não estou vendo ninguém tratar do assunto.

Esses petistas estão vacilando.

    FabioT

    são negocio$ nada mais

    Maria 1

    Tem razão, FábioT. Não tem bobo nessa "santa" cruzada, exceto os fiéis ou rebanho (católico e evangélico).

    Renato

    A marcha para Jesus saiu da paulista em 2004. Quem era prefeita na época? A Marta.

Deixe seu comentário

Leia também