VIOMUNDO

Ao grito de “golpistas” e “fascistas”, convidados chegam ao seminário organizado por Gilmar Mendes em Lisboa

29 de março de 2016 às 11h44

Abaixo, um artigo que precedeu a chegada de Gilmar e sua turma a Lisboa:

OPINIÃO

A justiça partidária e o limiar do golpe no Brasil

SYLVIA DEBOSSAN MORETZSOHN 20/03/2016 – 17:31, no Público, de Portugal

Surfando a onda de crescente popularidade na sua cruzada contra a corrupção, o juiz Sérgio Moro avançou até ultrapassar todos os limites.

O Brasil vive o auge de sua mais grave crise política desde a redemocratização. O clima de tensão favorece a circulação de boatos sobre a perspectiva de prisão iminente do ex-Presidente Lula, que teve sua nomeação para a Casa Civil sustada pelo ministro Gilmar Mendes.

O governo anunciou que entrará com recurso contra essa decisão, mas por ora o ex-Presidente continua vulnerável às ações do juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato.

A tensão tende a se refletir nas ruas, até então tomadas por protestos a favor do impeachment da Presidente Dilma Rousseff e manifestações de índole abertamente fascista, que culminaram no ato de domingo dia 13, o maior até o momento.

Entretanto, a resposta da esquerda, na última sexta-feira (18/3), demonstrou uma capacidade de reação que acirra o grau de polarização social.

Importa aqui notar a singularidade do processo de desestabilização política, liderada justamente por juízes, os que mais deveriam zelar pela serenidade.

Sérgio Moro já vinha sendo acusado de agir arbitrariamente ao utilizar a prisão preventiva de vários acusados como forma de coagi-los a aceitar a delação premiada. As críticas tendiam a ser menosprezadas porque, para a opinião pública, eram uma forma de proteger poderosos empresários, executivos da Petrobras e colaboradores do PT, até então intocáveis.

Surfando a onda de crescente popularidade na sua cruzada contra a corrupção, o juiz avançou até ultrapassar todos os limites: primeiro, no dia 4 de março, no episódio do abuso na condução coercitiva do ex-Presidente Lula para depoimento – pois esse recurso só se aplica em caso de resistência ao mandado judicial –, depoimento estranhamente realizado no posto da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, o que levantou suspeitas sobre a intenção de conduzi-lo, já preso, a Curitiba, sede da Lava Jato; e agora, com a flagrante ilegalidade do vazamento de conversas telefônicas entre a presidente Dilma Rousseff e Lula, logo após o anúncio de que o ex-Presidente seria nomeado para a Casa Civil.

A ilegalidade do ato é indiscutível por dois motivos: porque um juiz de primeira instância não poderia grampear as ligações da Presidente a não ser com autorização do Supremo Tribunal Federal; e porque a ligação em questão foi feita já quando esse mesmo juiz havia determinado a suspensão das escutas a Lula. Portanto, obviamente não poderia divulgá-la.

Mas não é só: “Moro não quebrou o sigilo telefônico apenas de Roberto Teixeira, advogado do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também do telefone central da sede do escritório dele (…). Com isso, conversas de todos os 25 advogados da banca com pelo menos 300 clientes foram grampeadas, além de telefonemas de empregados e estagiários da banca”.

Tal é o grau do descalabro a que chegamos. Mas, como em Hamlet, há um método nessa loucura.

Quem o apontou foi o professor de Direito Geraldo Prado: Moro “sabia que mesmo o mais tolerante Ministro do STF não concordaria em aproveitar em processo algum uma interceptação telefônica ilícita”.

Contava, então, que a revolta de grande parte da opinião pública constrangesse o tribunal a acolher esse tipo de prova, bem de acordo, aliás, com o que o Ministério Público Federal do Paraná propôs numa campanha iniciada em março do ano passado. A medida vinha disfarçada sob o eufemismo de “ajustes nas nulidades penais” e assim foi noticiada pela imprensa. O alerta para o significado da proposta partiu de uma fonte alternativa e especializada: o site Consultor Jurídico.

Prado anota que, como previsto, a divulgação das gravações foi feita “sem qualquer juízo crítico acerca da ilegalidade, centrando-se no tom das conversas e não na violação da intimidade”. Este também foi o comportamento do juiz Celso de Mello, decano do STF, ao contestar o desabafo de Lula, que, em outro telefonema, acusava a Suprema Corte de estar “totalmente acovardada”.

A decisão de Gilmar Mendes de sustar a nomeação de Lula, sob o argumento de que se tratava de uma manobra do governo para “blindar” o ex-Presidente contra um provável pedido de prisão preventiva a ser expedido por Moro, foi uma ironia da história, providencialmente assinalada pelo jornalista Janio de Freitas em seu artigo deste domingo (20/3): Mendes beneficiou-se do mesmo tipo de recurso quando era advogado-geral da União e o então Presidente Fernando Henrique Cardoso assinou medida provisória dando-lhe status de ministro, o que lhe garantia foro especial contra ações judiciais em primeira instância.

Nesta mesma edição da Folha de S. Paulo, Bernardo Mello Franco dedica sua coluna ao controverso juiz, que “deveria se dizer suspeito por falta de isenção para julgar o assunto, muito menos sozinho”, já que discursara contra a nomeação de Lula em sessão anterior da Corte. Mas o que esperar de um magistrado cuja atuação lhe rendeu “o apelido de ‘líder da oposição’ no STF”?

Leia também:

Exclusivo: Ligação direta entre herdeira da Globo e empresa dona da mansão de Paraty

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR

 

30 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marlende

29/03/2016 - 20h24

O que que o Jorge Viana tá fazendo aí??????????????? Pelo amor de Deus, alguém me explique isto.

CHOCADA!

Responder

VIRGULINO

29/03/2016 - 17h43

Esperamos que as reações da CUT,PT, MST E POVO não seja tardia. Nem coloquei o GOVERNO reagindo pois creio que o golpe está configurado parte pela não reação do governo para peitar a mídia e a justiça quando do julgamento absurdo da AP470. Lá a oposição, a elite e a imprensa golpista sentiram que tudo poderia ser possível. Aí esta. Condenados sem provas presos e bandidos, ladrões gritando “pega ladrão” contra o governo e o PT. Dia 31 tem que fazer a diferença, se não…

Responder

FrancoAtirador

29/03/2016 - 16h28

.
.
PMDB confirma Rompimento com o Governo Federal
.
Em Reunião realizada há pouco na Câmara dos Deputados,
o Diretório Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
confirmou, oficialmente, o Rompimento com o Governo Federal.
.
Ficou definido que
.
NENHUM INTEGRANTE DA LEGENDA
.
ESTÁ AUTORIZADO A EXERCER CARGOS
.
NO GOVERNO EM NOME DO PMDB.
.
A ordem do partido é para que TODOS OS SEUS FILIADOS
.
ENTREGUEM OS CARGOS QUE OCUPAM atualmente no governo,
.
SOB PENA DE ABERTURA DE PROCESSO ÉTICO. (*)
.
A reunião durou Menos de 5 Minutos.
.
.
Curiosidade
.
(*) O Vice-Presidente Michel Temer,
que é também Presidente do PMDB,
.
vai Renunciar ou prefere enfrentar
o Processo de Expulsão do Partido.
.
#RenunciaTemer
.
.

Responder

FrancoAtirador

29/03/2016 - 16h05

.
.
Esgotou-se hoje o Mandato dos Membros da Comissão Mista de Orçamento do Congresso
Sem que fossem Votadas as Contas da Presidente da República, Relativas a 2014.
.
Comissão de Orçamento se despede da composição atual sem novas votações
A reunião deliberativa da Comissão Mista de Orçamento (CMO) desta terça-feira (29) foi cancelada por falta de quórum. Pelas normas regimentais, hoje é o último dia do mandato dos atuais membros do colegiado.
.
Com o encerramento do mandato, ficaram sem votação duas medidas provisórias (MPs 711/16 e 716/16)
.
e as contas do ex-presidente, e atual senador,
Fernando Collor (anos de 1990 e 1991)
e da Presidente Dilma Rousseff (2014).
.
Esta última matéria recebeu parecer
pela rejeição do Tribunal de Contas da União (TCU),
.
mas o relator na comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO),
.
defende a Aprovação, Com Ressalvas, das Contas de 2014.
.
As MPs e as contas serão analisadas pela nova composição do colegiado,
que deverá assumir os trabalhos após indicação dos líderes partidários na Câmara e no Senado.
.
(http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/506033-COMISSAO-DE-ORCAMENTO-SE-DESPEDE-DA-COMPOSICAO-ATUAL-SEM-NOVAS-VOTACOES.html)
.
.

Responder

Adilson

29/03/2016 - 15h52

Apenas um reparo: “convidados” não, golpistas e fascistas.

Responder

FrancoAtirador

29/03/2016 - 15h52

.
.
A Zelite só fala Português, quando precisa
de Apoio para o Golpe contra o Trabalhador.
Fora disso, só fala Inglês, Francês e Alemão.
.
.

Responder

FrancoAtirador

29/03/2016 - 15h44

.
.
#RenunciaTemer e Volta para São Paulo
pra fazer a Campanha do PMDB a Prefeito.
A Marta e o Skaf estão te esperando.
.
(https://twitter.com/midiacrucis)
(https://twitter.com/hashtag/RenunciaTemer)
(https://twitter.com/ReginaSalomo/status/714876950481932288)
.
.

Responder

FrancoAtirador

29/03/2016 - 15h28

.
.
Não é Grampo Telefônico Ilegal,
É Testemunho Auditivo Presencial:
.
Willian Bonner Quer Saber Se Gilmar Mendes
“Vai Decidir Alguma Coisa Importante Hoje”,
para enviar Repórter do Jornal Nacional ao STF.
.
Ao que Gilmar Mendes responde:
“Se Você Mandar o Repórter,
Eu Decido Alguma Coisa Importante”
.
(http://imgur.com/S1FxW9M)
.
(https://books.google.com.br/books?id=uv8HCwAAQBAJ&pg=PT115&dq=William+Bonner+Gilmar+Mendes)
.
.

Responder

Messias Franca de Macedo

29/03/2016 - 14h57

Lula ao NY Times: foram me investigar e acharam a Globo.

29/03/2016

https://www.facebook.com/Lula/videos/969708146431519/

Responder

Mundo estranho

29/03/2016 - 14h10

Noticias internacionais
Cientista política renomado e premiado ventila na mídia a ideia de pré-crime na web, popular e hollywoodiano crime de pensamento, como medida necessária para combater terrorismo no mundo. Enquanto isso, Barack Obama, premio Nobel da paz, faz me rir, aprova aumento de orçamento para financiar mais guerras ao redor do globo, para assassinar sem intenção, e inocentemente, mais civis. “ Desculpem-nos, nossos aliados nos deram as informações erradas e talvez, muito talvez, tenhamos feito alguma coisas reprováveis como torturar pessoas”; explicou-se. Jovem desabrigada na Síria, de seus 12 anos, propõe outra solução para o combate ao “terrorismo de quem?” menos onerosa: ianques, voltem para casa e nos deixem em paz! Mas como ela não possuía graduação ou premiações em seu currículo, a velha mídia não publicou suas palavras.
http://www.activistpost.com/2016/03/will-you-become-a-terrorist-mass-media-setting-early-stage-for-global-police-pre-crime-challenge.html

Responder

C L B

29/03/2016 - 14h07

Gostaria que alguém me explicasse quem está pagando essa farra, a saber, passagens, hotéis, alimentação, etc. Também os dias que eles não estão trabalhando nas suas repartições, a saber, stf, congresso nacional, etc, serão descontados? Ou nós contribuintes é que estamos pagando a alucinação desvairada dessa turma? Tartufos sem vergonha…

Responder

    amarildothoM

    29/03/2016 - 15h54

    PRECISA DESENHAR?

    Octavio

    29/03/2016 - 16h06

    Quer saber quem está pagando? Se olha num espelho e vc verá um dos contribuintes. Eles devem ter gasto 1 apartamento no Guarujá + 1 sítio com barquinho de lata e pedalinhos só na entrada. Na sobremesa, eles não estão gastando nada, sobrou muita merenda.

Urbano

29/03/2016 - 13h43

Há de se convir que bandido não pode nunca ser autoridade com poderes para decidir sobre o destino da nossa Nação. Por conseguinte, todos os bandidos notórios e com qualquer pendência sub judice em qualquer dos três Poderes da República brasileira, obviamente sem que seja montagem dos próprios bandidos da oposição ao Brasil, deverão ser afastados de qualquer julgamento contra a Presidenta Dilma Rousseff.

Responder

Helbert Fagundes

29/03/2016 - 12h14

Boa Tarde, se acha que vai ser fácil que Temer, PMDB, PSDB e Globo vai ter o Brasil e fazer nós de escravos e roubar nosso patrimônio se enganam. Vamos lutar até o final!!

Responder

Jair Fonseca

29/03/2016 - 12h13

Enquanto isso, a GloboNews mostrou o Gilmar Dantas dizendo que manifestação é normal na democracia, mas sem mostrar os protestos contra o golpe. E mais: o jornal das 10 fez uma chamada da notícia da prisão dos tucanos ladrões de merenda escolar em SP, e não apresentou a matéria! Conferi no portal da G1 a matéria a respeito: nenhuma referência ao PSDB!

Responder

FrancoAtirador

29/03/2016 - 12h11

.
.
O Serra até tentou se disfarçar
de Professor Universitário,
mas não deu…
.
(http://videohd6.mais.uol.com.br/15813035.mp4?ver=2&r=http://mais.uol.com.br)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    29/03/2016 - 12h24

    .
    .
    O TELEFONEMA DE WILLIAM BONNER PARA GILMAR MENDES
    .
    NUMA REUNIÃO DE PAUTA DO JORNAL NACIONAL NA GLOBO
    .
    Por Paulo Nogueira
    .
    Trecho do livro “Devaneios sobre a Atualidade do Capital”,
    do Professor da USP, Clóvis de Barros Filho*:
    .
    “Fui a uma reunião de pauta do Jornal Nacional,
    .
    e o William Bonner liga para o Gilmar Mendes:
    .
    [Bonner pergunta:]
    -Vai decidir alguma coisa de importante hoje?
    Mando ou não mando o repórter?
    .
    [Gilmar responde:]
    -Depende.
    Se você mandar o repórter,
    eu decido alguma coisa importante.
    .
    *Barros fez parte de um grupo de acadêmicos
    convidados a presenciar, uns anos atrás,
    uma reunião de pauta do JN na Rede Globo.
    .
    Íntegra em:
    .
    (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-telefonema-de-bonner-para-gilmar-por-paulo-nogueira)
    .
    .

    FrancoAtirador

    29/03/2016 - 12h55

    .
    .
    (http://imgur.com/S1FxW9M)
    .
    (https://books.google.com.br/books?id=uv8HCwAAQBAJ&pg=PT115&dq=William+Bonner+Gilmar+Mendes)
    .
    Clóvis de Barros Filho
    É Advogado, Jornalista e Professor Universitário.
    Possui graduação em Direito pela USP
    e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero,
    mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 – Sorbonne-Nouvelle
    e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP.
    Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP,
    onde atualmente é professor.
    Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo,
    e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas:
    ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade.
    .
    É coautor de “A Vida que Vale a Pena ser Vivida” (em parceria com Arthur Meucci, Vozes),
    “O Habitus na Comunicação” (em parceria com Luís Mauro Sá Martino, Paulus),
    “Comunicação do Eu: Ética e Solidão” (em parceria com Felipe Lopes e Bernardo Issler, Vozes);
    .
    organizador de “Ética e Comunicação Organizacional” (Ed. Paulus);
    “Comunicação na Pólis (Vozes);
    .
    e autor de “Ética na Comunicação” (Ed. Summus)
    e de “A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade” (Casa do Saber/Casa da Palavra, 2013).
    .
    *(http://casadosaber.com.br/sp/professores/clovis-de-barros-filho.html)
    .
    (http://abre.ai/devaneio-sobre-a-atualidade-do-capital_clovis-de-barros-filho)
    .
    .

Uma orgia de congresso

29/03/2016 - 12h07

Paralelo inevitável entre congresso brasileiro e senado romano antigo, na iminência da ruína e invasão do império romano. Corrupção extrema, chantagens, alianças passageiras, conspirações, subornos, coações, orgias, luxúria, avareza, descaso com o povo, inexistência de ética, opulência, pedofilia, traição, egocentrismo, vaidade, narcisismo, egoísmo, ambição extrema por poder… Quem se arrisca a dizer onde divergem?

Responder

Willian Rech

29/03/2016 - 12h03

Gente, tem que ser para ontem! Avisar a população que Dilma saindo, entra Temer. Dilma tem que agir agora. Chega de hipocrisia, chamar os 172 que precisam. Depois disto, investir pesado na Record, SBT , com futebol etc. Cortar toda verba da Globo, de qualquer revista que propage fascimo. E por fim ser republicano e alguém ser porta voz do governo. Que diga exatamente o que existe. Detalhe quem anuncia em Globo e companhia, esqueça e
faça de conta que não tem BNDES. Procura o FMI. De imediato MP para cadeia de rádio e tv 3 vezes por semana.
Na pior das hipoteses, recall então. Que o povo escolha. Agora ser governado por Temer , Cunha e outros. Isto não vai virar Venezuela. Isto vai ser uma GRÉCIA, quebrada.
E hora de luta!

Responder

Deixe uma resposta