Anistia ao caixa 2 racha a bancada do PT na Câmara: Dos 58 deputados, 27 já se manifestaram contra; veja a posição atual de cada um deles

Tempo de leitura: 3 min

contra a anistia

 Da Redação

Vários partidos da base governista estão manobrando para incluir no projeto que trata de medidas contra a corrupção a anistia ao caixa 2.

Entre eles, PMDB, PSDB, DEM, PTB, PP, PPS, PR.

O PSOL fechou questão e denunciou a manobra.

O PT rachou.

Nessa quarta-feira (23/11), 26 (veja PS 2 do Viomundo) dos 58 deputados federais que compõem a bancada do Partido dos Trabalhadores assinaram uma nota pública Contra a corrupção e contra a anistia ao caixa dois.

Diz:

Nós, abaixo-assinados, Deputados Federais pelo Partido dos Trabalhadores, na ocasião em que se debatem as chamadas “Dez Medidas contra a Corrupção”, vimos de público manifestar as seguintes posições:

1. O Partido dos Trabalhadores acumula, na história brasileira, importante legado no combate à corrupção histórica e endêmica ao estado brasileiro. Foram os governos do Partido dos Trabalhadores  que fortaleceram  e equiparam a Polícia Federal, fortaleceram  e reconheceram a autonomia do Ministério Público, estruturaram a Controladoria Geral da União, propuseram medidas legislativas que levaram ao presente enfrentamento de  práticas lesivas e corrosivas da vida pública brasileira.

2. Reconhecendo expressamente que, antes dos governos do Partido dos Trabalhadores, as iniciativas de combate à corrupção foram reprimidas e engavetadas, devemos agora fortemente condenar a administração seletiva da justiça, que leva a uma criminalização preferencial da esquerda e do Partido dos Trabalhadores e de suas lideranças como responsáveis pelos malfeitos que assolam a vida pública brasileira. Isso quando, a cada dia, fica mais clara para a população a situação das lideranças golpista como líderes máximos da corrupção no Brasil.

3. Nesse contexto, reafirmamos o nosso compromisso de combate à corrupção e queremos considerar que as ” Dez Medidas” não podem, mesmo nos seus propósitos meritórios, contribuir para a redução do direito de defesa, o que irá penalizar, com certeza, a população mais pobre. A luta contra a corrupção não pode, sob nenhuma escusa, ocorrer a expensas da parcela mais desprotegida e menos privilegiada da população.

4. Por isso, votaremos nas Medidas, que, preservando os direitos constitucionais e de defesa, sejam efetivas no combate à corrupção.

5. Isso dito, queremos repudiar qualquer tentativa de anistia ao caixa dois, que se pretenda, como penduricalho, agregar a estas medidas contra a corrupção. Entendemos que seja este um dos objetivos do golpe: “estancar a sangria”, nas palavras de um dos golpistas; proteger deputados que votaram pelo impeachment da presidenta Dilma e que podem ser envolvidos com este crime eleitoral nas investigações em curso.

6. Por outro lado, reiteramos que é inaceitável criminalizar doações legais e devidamente contabilizadas.

7. Portanto, reafirmamos nosso compromisso com a construção de um estado democrático de direito no Brasil e denunciamos quaisquer iniciativas que possam ameaçar garantias constitucionais e, ao mesmo tempo, anistiar o caixa dois. 

Assinam:

Adelmo Carneiro Leão (PT-MG)

Ana Perugini (PT-SP)

Chico Dângelo (PT-RJ)

Décio Lima (PT-SC)

Elvino Bohn Gass (PT-RS)

Érika Kokay (PT-DF)

Givaldo Vieira (PT-ES)

Helder Salomão (PT-ES)

Henrique Fontana (PT-RS)

João Daniel (PT-SE)

Jorge Solla (PT-BA)

Luizianne Lins (PT-CE)

Marcon (PT-RS)

Margarida Salomão (PT-MG)

Maria do Rosário (PT-RS)

Moema Gramacho (PT-BA)

Padre João (PT-MG)

Padre Luís Couto (PT-PB)

Paulo Pimenta (PT-RS)

Paulo Teixeira (PT-SP)

Pedro Uczai (PT-SC)

Pepe Vargas (PT-RS)

Raimundo Angelim (PT-AC)

Valmir Assunção (PT-BA)

Waldenor Pereira (PT-BA)

Zé Carlos (PT-MA)

Não assinaram a nota os seguintes deputados federais do PT:    

Afonso Florence (BA) – Líder da Bancada

Andrés Sanchez (SP)

Arlindo Chinaglia (SP)

Assis Carvalho (PI)

Benedita da Silva (RJ)

Beto Faro (PA)

Caetano (BA)

Enio Verri (PR)

Fabiano Horta (RJ)

Gabriel Guimarães (MG)

José Airton Cirilo (CE)

José Guimarães (CE)

José Mentor (SP)

Léo de Brito (AC)

Leonardo Monteiro (MG)

Luiz Sérgio (RJ)

Marco Maia (RS)

Nelson Pellegrino (BA)

Nilto Tatto (SP)

Paulo Fernando dos Santos – Paulão (AL)

Reginaldo Lopes (MG)

Rubens Otoni (GO)

Ságuas Moraes (MT)

Valmir Prascidelli (SP)

Vander Loubet (MS)

Vicente Cândido (SP)

Vicentinho (SP)

Zarattini (SP)

Zé Geraldo (PA)

Zeca Dirceu (PR)

Zeca do PT (MS)

PS 1 do Viomundo: Ainda não se sabe qual a posição final que o PT adotará. Por ora, diante desse quadro, é possível que o partido libere a bancada a votar como achar melhor. Ainda não se conhece a emenda substitutiva global que incluirá a anistia ao caixa 2. Está sendo elaborada.

PS 2 do Viomundo:  O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) não assinou a nota pública. Porém, na tarde desta quinta-feira (24/11), ele publicou mensagem em  sua página no Facebook, afirmando que votará contra qualquer proposta que objetive anistiar o caixa 2. A informação nos foi repassada nos comentários por Renata Silva.  Por isso, tiramos o nome de Patrus da lista dos que não assinaram a nota.

patrus ananias

Leia também:

Ivan Valente denuncia “espetáculo pornográfico” no Congresso


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Serjão

Que palhaçada é essa?
Que rache de uma vez!
Todos do Partido dos Trabalhadores que não assinarem a nota pública contra a anistia ao caixa 2 e votarem a favor, que saiam do Partido dos Trabalhadores.
Basta!
Vida longa ao Lula e ao PT!

    Vera Lúcia Meyer

    É isso aí, Serjão!!!

Arnaldo Ribeiro ou Israel

ÈTICA CRISTÃ OU “JEITINHO BRASILEIRO”?

VIVA JESUS!

Boa-noite! queridos irmãos.

Um estudo inédito realizado pela consultoria BrandAnalytics, empresa ligada à Millward Brown Optimor, um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, revela o que os brasileiros pensam do País. Se o Brasil fosse “uma pessoa”, a principal característica, aquela que se vê logo de cara, seria a desonestidade.

Segundo Dulce Critelli, professora de filosofia da PUC de São Paulo, os resultados da pesquisa demonstram que grande parte da população não confia nem no País nem no compatriota. No clássico “Raízes do Brasil”, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, ao falar do “homem cordial” destaca igualmente o que chama de “personalismo” do cidadão brasileiro. No Brasil, diz Holanda, as pessoas cultuam o mérito pessoal (o “cada um por si”), em vez do trabalho coletivo.

Isso realmente corresponde à realidade? Olhemos para o lado e pensemos bem: a maioria das pessoas de nosso convívio é desonesta? Elas querem levar vantagem sobre nós? Ou como se diz: querem nos “passar a perna”, nos enganar, ludibriar, “dar o cano” ?

Desde a Proclamação da República, construida sob os anseios dos valores da ordem e do progresso, até os nossos dias, ainda não nos ajustamos rigorosamente à honradez e à honestidade.
Os brasileiros (ressalvadas as honradas exceções) necessitamos modificar a cultura da desonestidade, a fim de que nossa pátria progrida em ordem. Até porque, enquanto prosseguirmos conectados à tradição do “corrompido jeitinho”, o futuro desta pátria estará comprometida pela desordem e decadência geral.

No cinismo das vis tendências desonestas trouxemos abaixo alguns cenários e práticas dos trágicos “jeitinhos” , a fim de que avaliemos se nos identificamos ou não como protagonistas.

Vejamos, são os conterrâneos que furam a fila de carros em frente do colégio para pegar os filhos ou que colocam a viatura na vaga reservada para deficientes e idosos nos estacionamentos dos hospitais, supermercados, shopping.

Compatrícios que furtam toalhas, roupões, talheres e outros utensilhos de hotéis, clubes, repartições públicas etc.; há os que surrupiam sinais de Internet e tv a cabo do vizinho; que oferecem dinheiro (propina) para subornar o policial, a fim de fugir da multa; que não emitem nota fiscal ao cliente; que não declaram Imposto de Renda; que bolam doenças para fraudar o INSS.

Há os conterrâneos que falsificam carteirinha de estudante (para meia entrada); que assinam a “folha de pontos” do colega; que compram produtos “pirateados”; que não restituem troco recebidos a maior; que batem o ponto pelo colega; que compram diplomas falsos para participação em concursos públicos e, mais comum ainda, há os que recorrem a falsos atestados médicos, para justificar ausências mais prolongadas no trabalho.

Não haverá futuro promissor para um país com uma sociedade assim estruturada. É urgente uma higienização moral, aproveitando o momento histórico que estamos atravessando no Brasil, para que sejam exaltados os valores da Ética Cristã e consagrada a honestidade.

É inconcebível um espírita desonesto. Um seguidor fidedigno do Cristo e de Kardec tem que ser fiel ao Evangelho e aos princípios que a Doutrina dos Espíritos impõem e ter noção de que honestidade é prática obrigatória para todo ser humano, principalmente para um “espírita cristão”.
Cabe-nos viver e exemplificar a honestidade no lar, na vida profissional, nos negócios, na política, na administração pública, bem como nas outras situações, consultando sempre a consciência, onde estão inscritos os códigos da lei de Deus.

O Brasil será um país bem-sucedido se cada compatriota banir da própria cultura o conspurcável “jeitinho brasileiro”.

Hão “espíritas” que não se consideram cristãos!

Jorge Hessen

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/na-etica-crista-ou-no-jeitinho-brasileiro-onde-nos-identificamos/#ixzz4R1vWWQEe

ESTA NOITE

VIVA JESUS!

Boa-tarde! queridos irmãos.

“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” – Jesus (Lucas, 12:20)

Não basta juntar valores materiais para a garantia da felicidade.

A super-cultura consegue atualmente na Terra feitos prodigiosos em todos os ramos da Natureza física, desde o controle das forças atômicas às realizações da Astronáutica.

No entanto, entre os povos mais adiantados do Planeta avançam duas calamidades morais do materialismo corrompendo-lhe as forças: o suicídio e a loucura, ou, mais propriamente, a angústia e a obsessão.

O homem não se aprovisiona de reservas espirituais à custa de máquinas.

Para suportar os atritos necessários à evolução e aos conflitos resultantes da luta regenerativa, precisa alimentar-se com recursos da alma e apoiar-se neles.

Nesse sentido, vale recordar o sensato comentário de Allan Kardec no item 14 do Capítulo V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sob a epígrafe “O Suicídio e a Loucura”:
“A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao Espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio.

Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar.

Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam”.

Espíritas, amigos!

Atendamos à caridade que suprime a penúria do corpo, mas não menosprezemos o socorro às necessidades da alma!

Divulguemos a luz da Doutrina Espírita!

Auxiliemos o próximo a discernir e pensar.
XAVIER, Francisco Cândido. Segue-me!… Pelo Espírito Emmanuel

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/esta-noite/#ixzz4QvnAn5V7

FrancoAtirador

.
.
Hilário: Agora, Ao Vivo, na TV Senado

Sessão ‘Plenária’ do Senado Federal Virou Debate Entre os Senadores

Roberto Requião, Lindberg Farias e Gleisi Hoffman, os Únicos Presentes.

http://www.senado.gov.br/noticias/TV/web/views/Display.asp?canalnro=15&autoplay=true
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/cynaramenezes/status/801883140880998401
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/cynaramenezes/status/801903381375750144
.
.

Hudson

Não vejo nenhuma diferença entre votar contra ou a favor da anistia ao caixa 2, por um motivo simples: o efeito é o mesmo (exceto se não houver nova lei contra caixa 2).

Caso se crie uma lei específica criminalizando o caixa 2, haverá anistia (exceto para petistas), não importa como votem os deputados. Ainda mais com esse congresso, esse presidente de facto, e esse judiciário e STF.

Ou estou deixando de considerar alguma coisa importante?

    lulipe

    A mais importante:nenhuma lei criminalizando o caixa dois poderia retroagir pra punir quem quer que tenha utilizado dessa prática no passado.

    Marcio Marconato

    Todo o mundo mineral sabe que a prática de caixa 2 é crime. Qualquer empresa que é surpreendida com dinheiro não contabilizado é passível de processo por sonegação fiscal. Quer dizer que com a prestação de contas das campanhas eleitorais é diferente? Os políticos podem receber dinheiro por fora e as empresas não? Os senhores políticos estão acima das leis? O que vale para todas as pessoas jurídicas em território nacional não vale para as pessoas jurídicas dos partidos políticos? V-E-R-G-O-N-H-A !!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado Hudson.

    O Popular “Caixa 2” – Doações Recebidas e Não Declaradas –

    não é Crime Previsto no Código Penal, mas é uma Infração

    Eleitoral, Caracterizada como Abuso de Poder Econômico,

    e leva à Cassação de Registro ou Mandato e Inelegibilidade.

    Além disso, pode ser Enquadrado no Artigo 350 da Lei 4737.
    .
    http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10572154/artigo-350-da-lei-n-4737-de-15-de-julho-de-1965

    .

Luís CPPrudente

É uma vergonha para partidos como o PT e o PCdoB legalizar o caixa 2 do passado. Todos os envolvidos em esquema de caixa 2 tem que ser punidos de acordo com a lei.
Não sei qual a posição do PCdoB em relação à votação da legalização do caixa 2 passado (esta legalização vai limpar os nomes de criminosos como Cerra, Picolé de Chuchu, Aloisio 300mil Nunes). A posição do PT já pode ser expressa pela não assinatura contra o caixa 2 de muitos petistas, espero que eles mudem de ideia e votem contra a legalização do caixa 2.

Mineiro

Até que enfim esses partido rachou , tava passando da hora , todo mundo abaixando a cabeça pra tudo. Alguém tem ir contra a bancada tucana de dentro do partido. O Pt tem que se mexer ,porque se não vai acabar. Só resta saber porque a turma que não assinou tá defendendo caixa dois? Eles vão ter que se explicar, a se vai.

lulipe

Esses petistas…..

Renata Silva

O Patrus divulgou nota no facebook assumindo posição contraria ao projeto.

    Conceição Lemes

    Ok, obrigada. Vamos acrescentar. abs

Deixe seu comentário

Leia também