André Singer: A qualquer custo, Aécio quer apear Dilma do poder, como Lacerda em relação a Vargas em 1954

Tempo de leitura: 2 min

aécio e carlos lacerda

Golpe branco

por André Singer, na Folha/UOL, sugestão de Antônio David

Às vésperas das manifestações de 15 de março, o presidente do PSDB, Aécio Neves, tomou posição democrática. Deixou claro que o impeachment não estava na agenda do partido. Um mês depois, sem qualquer justificativa razoável, muda de posição e adere à tese golpista. O objetivo parece nítido: bloquear o governo, impedir que tenha um respiro e provocar a sua queda.
Conforme jurista de referência para o PSDB, Miguel Reale Jr., não há base jurídica para o impedimento. Eis o que escreveu em “O Estado de S. Paulo” (7/3/15): “A pena do impeachment visa a exonerar o presidente por atos praticados no decorrer do mandato. Findo o exercício da Presidência, não se pode retirar do cargo aquele cujo governo findou”. Nada do que ocorreu no primeiro mandato serve para interromper o atual.
O próprio Aécio atestou a conhecida probidade de Dilma. “Acho que a presidente da República é uma mulher honesta, uma mulher de bem. Não faço nenhuma crítica a sua conduta pessoal. Acho apenas que ela está despreparada para governar um país da complexidade do Brasil.” (Valor Online, 2/5/14).
Como o impeachment é aplicável apenas em caso de envolvimento direto do mandatário em crime de responsabilidade durante a gestão em curso, precisaria ter surgido um fato novo e recente para dar legitimidade à reviravolta de Aécio.
Na terça-feira (14/4), Aécio disse que haveria motivo “extremamente forte” para pedido de impeachment caso fosse comprovado que a CGU esperou o fim da eleição de 2014 para processar a empresa SBM, sediada na Holanda. No dia seguinte, o pretexto já era outro: a prisão do tesoureiro João Vaccari. “Estamos vendo o agravamento da crise política e cada vez ela chegando mais próxima do governo e da própria presidente da República”, disse ao “Jornal Nacional”.
Na quinta-feira (16/4), de acordo com os repórteres Dimmi Amora e Valdo Cruz, surgia um terceiro assunto para o PSDB advogar o impeachment, segundo Aécio. Se comprovada a participação da presidente em supostas manobras fiscais impugnadas pelo TCU e relativas ao exercício de 2014 o partido entraria com o pedido de abertura do processo de impeachment, que caberá a Eduardo Cunha aceitar ou não.
Aécio começa a fazer o papel de Lacerda em relação a Getúlio em 1954: era preciso, a qualquer custo, apeá-lo do poder. Mesmo que fosse por um golpe. Todos o sabiam. Seria melhor que lembrasse o avô. Tancredo era conservador, mas ficou com Vargas até o último momento. Recusou-se a votar no general Castelo Branco porque não apoiava golpes. Será um enorme desserviço à democracia brasileira se o PSDB embarcar em aventuras golpistas, mesmo que brancas, como fez a UDN.

Leia também:

Em resolução, PT denuncia a Lava Jato: “Espetáculo de atropelos legais” e “politicamente manipulado”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Angelo Custódio de Santana

Tenho pouco conhecimento dos bastidores ou corredores onde tecem todo senário político.
Desde o golpe de 1964, acompanho pelos jornais e revistas, mesmo tendenciosos, o desenrolar político em todas as instancias, porém estou estarrecido com a capacidade do ser humano sentado no seu banco chamado egoísmo, é capaz de agir sem nenhuma preocupação com o ser humano.
Quero registrar aqui e parabenizar de pé, a condução literária dos que aqui delinearam através da escrita, uma pequena história de como se tece políticas em benefício próprio,
Parabéns.

Joker

Entendi…

Aqui também não se pode fazer comentários contrários ao PT e (ou) ao sistema.

Quer dizer que quem fala bem do PT e concorda com tudo oq é escrito aqui tem seu comentário publicado e quem discorda de alguns aspectos mesmo sendo eleitor do PT nos últimos 12 anos tem o pensamento CENSURADO ? E eu que sou leitor deste blog faz anos e nunca havia feito comentários, logo na primeira vez que fiz fiquei decepcionado.

leandro oliveira

O desespero do aÓcio é que o mesmo não tem o controle do PSDB, cujos donos são Alquimia e Serrote, e a quem não interessa impichar ninguém nesse momento. ao aÓcio restou apenas a bandeira do impeachment e anarquia a defender, já que em 2018 não terá sua candidatura pra presidência e muito menos pra governador (já que não vai ter popularidade para se reeleger).

Timbatle

Atém o momento, não vejo ninguém associar o combate a corrupção do Governo Dilma ao intento dos corruptos.
Falta essa associação didática: mostrar ao povo que os que querem depor Dilma, querem porque estão vendo as torneiras de corrupção sendo fechadas por ela!!!

Flavio Wittlin

Golpe, ensaio para o golpe, impeachment, pressão para renúncia, suicídio, etc. Seus defensores já não se pertencem. Pertencem a uma causa torpe cuja engrenagem já está em andamento. Esta maquinação tem que ser desmantelada, na prática.

FrancoAtirador

.
.
REFORMA POLÍTICA TUCANA: A EMANCIPAÇÃO DOS DISTRITOS DE CAFUNDÓ
.
Pedro Malasartes decide ser prefeito, com todas as regalias e vantagens da função
.
Por Sebastião Nunes, no Portal GGN
.
(http://jornalggn.com.br/blog/sebastiao-nunes/pedro-malasartes-decide-ser-prefeito-com-todas-as-regalias-e-vantagens-da-funcao)
.
.

Mat

Aecio a cocaina desenvolve ideias obsessionais que junto a sua soberbia de netinho do
Leblon torna-se demencia. Se cuide!!
Um amigo que o apreciava.

Paulo Roberto

Será que o Aécio está jogando para a platéia, visando não perder a vaga dentro do próprio partido, de candidato à presidência da república no próximo pleito? Considerando-se os adversários do outro estado que tem no ninho tucano, na cabeça dele é preciso “marcar território” o tempo todo, mesmo não acreditando no que fala, como a possibilidade de impedimento da presidente.

    Magda Santos

    Pobre iludido acha que o jundo das drogas é o real!! Deixem que quebre a cara sozinho!!

PAULO ROBERTO LULA DA SILVA ROUSSEF

Companheiros, devemos nos lembrar que eles tem o apoio total ao golpe dado pela Globo, que sempre deu golpes desde Vargas, devemos combater também esta rede de televisão para a nossa democracia, a globo e subserviente aos interesses americanos, com certeza no pré sal, esses senhores que escrevem nestes jornais golpistas, como o globo e a folha não deveriam ser chamados de jornalistas, são traidores do pais, não tem a mínima ética, não se identificam com a população brasileira, vivem a elogiar Nova Iorque e Miami, Paris, desprezam o Brasil, são fascistas, elitistas, racistas, querem que o trabalhador se lixe, estas figuras, como esse Merval , deveriam ser condenadas publicamente e, se o golpe ocorrer devemos acampar na porta da casa deles e não deixa-los dormir a noite, se eles pensam que vão ter sucesso, estão equivocados nós vamos pras ruas defender a Presidenta nem que corra sangue!!! !!!

José Carlos Vieira Filho

Não é corvo não. É ratazana de esgoto mesmo.

Almir

Se derem o golpe, mas não mexerem nos direitos trabalhistas, vá lá. Mas é justamente para isso que eles vão dar o golpe, derrubando a Dilma e criminalizando o PT.
Os servidores público, das três esferas, federais, estaduais e municipais estão pensando que estão safos da terceirização. Engano. Assim que eles terminarem de mandar a CLT de uma vez para o beleléu, vão terceirizar também os serviços públicos administrativos. Quem é que vai impedir? Esse judiciário aí?
Voto tem consequências. O povo elegeu um Congresso onde mais de 80% dos membros são de direita. Então agora aguenta o tranco.

Álvares de Souza

O problema de Aécio não é político, é psicológico, Ungindo pelo Divino, como é prática corrente no Brasil desde as capitanias hereditárias, atribuiu-se com exclusividade o legado do avô Tancredo, herança que, com o desfecho e infortúnio da morte deste, selou definitivamente o seu predestinado destino. Haveria de cumprir a sina que lhe caiu sobre os ombros: ser Presidente do Brasil. Incompetente, sem nenhuma sabedoria que pudesse inibir a esperteza e a malandragem que nele sempre se avantajou, sem tempo útil para manter mascarados seus malfeitos e maracutaias, deu com os burros n’água. Perdeu feio, inclusive desbaratando todo o empenho de seus aliados empenhados na guerra sem tréguas contra o PT, Lula e Dilma. Pior, perdeu para uma mulher, golpe que desestabiliza qualquer machista da envergadura do misto de mineiro e carioca, conservador e debochado. Sofre a dor que só os homens traídos sabe da sua intensidade, agravada, a dor, pela certeza do sonho nunca realizável.

    Magda Santos

    Perfeito!!

FrancoAtirador

.
.
O PSDB está indo arrasto com as circunstâncias provocadas
.
por PF, MPF e JF do Paraná em conluio com a Mídia-Empresa.
.
Há um Bunker instalado para formar um Governo Paralelo.
.
.

    Euler

    FrancoAtirador, sua crítica procede e tem precedentes. Tanto no Brasil quanto em toda a América Latina. Em Minas Gerais mesmo, véspera do golpe de 1964, o então governador da UDN Magalhães Pinto articulava clandestinamente a derrubada de Jango. Chegou a planejar uma situação em que Minas seria considerada uma espécie de território autônomo, com apoio dos EUA e das forças militares da época. Mas, quando assustou, a direita mais articulada já colocara o bloco na rua. Na época, Tancredo, o avô do playboy, se opôs ao golpe. Apesar de conservador parece que tinha mais responsabilidade com os destinos do povo brasileiro do que o seu neto.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É verdade, Euler.
    .
    É uma pena que atualmente @s braSileir@s
    .
    não conheçam a própria História do BraSil.
    .
    (http://www.metrojornal.com.br/nacional/plus/as-ultimas-horas-da-democracia-78567)
    .
    .

Euler

Aécio precisaria primeiro explicar o legado que deixou em Minas, de muitos bilhões de reais em dívidas. Além disso, tem os aeroportos feitos para a família dele, a lista e as propinas de Furnas, a publicidade em rádio da família quando era governador, entre outros. Ou seja, que moral têm os tucanos para pedir impeachment? Os tucanos mataram a liberdade de imprensa em Minas, e transformaram o MP e o TCE em meras autarquias do governo. Nacionalmente, o que dizer do Trensalão, que atravessou quatro governos tucanos, todos soltos; o Mensalão tucano de Minas, prescrito por conivência da justiça, MP e etc.? Entre outros escândalos envolvendo tucanos e afins. Juntamente com a Rede Globo – sempre ela! – e o juiz Moro, com sua Operação Prende Petistas – também conhecida como Lava Jato, estão, estes personagens, destruindo o que resta de democracia no Brasil. Por isso é preciso alertar a população brasileira. Se quiserem levar no tapetão, e não no voto, vão enfrentar a fúria de milhões nas ruas.

    PAULO ROBERTO LULA DA SILVA ROUSSEF

    Com certeza, companheiro, se eles conseguirem êxito em seu crime, as ruas não vão dar sossego aos golpistas, eu estarei lá, eles não vão conseguir dormir a noite!!!É Lula 2018!!!

José Martins

Aécio Neves é o corvo Lacerda do século XXI.

Deixe seu comentário

Leia também