André Cintra: E FHC abandonou o “povão”

Tempo de leitura: 2 min

13 de Abril de 2011 – 12h51

FHC desagrada a tucanos e escancara viés elitista do PSDB

O polêmico artigo “O Papel da Oposição”, assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e divulgado nesta terça-feira (12), constrangeu lideranças do PSDB e acirrou a crise dos partidos oposicionistas. Num momento em que tucanos como o governador Geraldo Alckmin (SP) e o senador Aécio Neves (MG) tentam se aproximar das centrais sindicais e de segmentos populares, FHC apregoa, no texto, que o PSDB deve abrir mão tanto dos movimentos sociais quanto do “povão”.

Por André Cintra, no Vermelho

“As oposições se baseiam em partidos não propriamente mobilizadores de massas. A definição de qual é o outro público a ser alcançado pelas oposições e como fazer para chegar até ele e ampliar a audiência crítica é fundamental”, escreve o ex-presidente. Segundo ele, o PSDB tem de dialogar com “toda uma gama de classes médias” — único público que, a seu ver, não sofre a influência do “lulopetismo”.

“Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos”, dispara FHC, numa crítica indireta aos atuais governadores e parlamentares tucanos. Para o ex-presidente, o governo Lula “aparelhou” e “cooptou” as centrais, “os movimentos organizados da sociedade civil”, as “massas carentes” e até a grande mídia (“com as verbas publicitárias”).

A reação ao artigo foi imediata. Acostumados a criticar as opiniões de FHC apenas nos bastidores, vários tucanos expressaram, publicamente, divergências frontais com o texto. Também o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), rebateu o ex-presidente e declarou que a oposição deve “sair do Congresso e ganhar as ruas”, para “ampliar sua capacidade de se comunicar com todos os segmentos sociais”.

Para o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), a “sensibilidade social” de uma legenda partidária “deve estar voltada justamente às camadas mais pobres da população. Essas camadas devem ser a prioridade do partido”. O desafio, segundo Dias, é “encontrar meios de falar às camadas mais pobres” sem passar pelos movimentos sociais.

Aécio Neves avalia que o PSDB precisa “se inserir no Nordeste” e se aproximar nacionalmente dos movimentos sociais. De acordo com senador, os tucanos já conseguiram tal feito em Minas Gerais — opinião mais do que discutível, já que, nas eleições presidenciais de 2010, o eleitorado mineiro preferiu Dilma Rousseff a José Serra (58,45% a 41,55%).

O artigo de FHC, de quebra, alimentou a imagem elitista do tucanato. Na opinião do jornalista José Roberto de Toledo, o texto “ficará lembrado como um reforço à imagem de demofobia do PSDB”, especialmente de Fernando Henrique. “A maioria das pessoas, as tais ‘massas carentes e pouco informadas’, vai entender: o PSDB deve esquecer o ‘povão’.”

Para Jairo Nicolau, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, no Rio de Janeiro, “é uma fantasia imaginar uma volta ao poder sem uma base popular”. Fábio Wanderley Reis, da UFRJ, agrega: “É uma abdicação problemática. Um partido existir e governar, na democracia, tem a ver com maiorias. Abdicar do povão é condenar-se a ser minoria sempre”.

O sociólogo Humberto Dantas é mais taxativo. Ao comentar a expressão “pouco informadas” — usada por FHC —, ele aconselha o ex-presidente a “se perguntar o que o PSDB tem feito para educar politicamente esses eleitores”. E emenda: “Ao invés de abandonar o povão, candidatando-se a continuar oposição, o partido deveria entender o que esse povão quer e por que ele tem apoiado as políticas do governo.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcos

O FHC é tão burro e insensato, que ele não teve a percepCão que a classe média atual são as familias que sairam da classe C, gracas ao governo do Lula.

Mário SF Alves

Qualquer semelhança é mera coincidência. O comentário do Peres menciona o receituário Thatcher; aproveitando a deixa, vale uma reflexão: ou estou muito enganado ou a baronesa Thatcher of Kesteven*, (crescida em meio ao caos urbano de uma linha férrea, cujo pai, foi vereador e pregador metodista e oriundo de uma família liberal) está para a Inglaterra, assim como o FHC está para o Brasil, ou não? Se assim o for, e uma vez que Lula não participou do governo da Inglaterra, logo a receita de Thatcher (o FHC de lá) só não deu certo porque faltou um detalhe, um detalhezinho chamado PT + Lula, sim ou não?
Então, e, se assim o for, FHCzinhos de plantão, eu os convido para um "recuerdo” na biografia daquela que decerto foi o alter-ego do seu ídolo, ou melhor, o seu ídolo de sais:
* Seguidora da ideologia econômica de Friedrich Hayek, que admirava, aboliu a normativa que ordenava a distribuição gratuita de leite nas escolas, o que provocou uma onda de protestos. Considerada a líder mais enérgica da ala direita do Partido Conservador, substituiu Heath na direção do partido em 1975. Elaborou um programa rigoroso para inverter a crise da economia britânica mediante a redução da intervenção estatal e a implementação de um programa de privatização. Os principais postulados foram o liberalismo e o monetarismo estritos. Também reduziu os serviços sociais e, reduzindo o poder dos Conselhos de Salários (Wage Councils), praticamente aboliu o salário mínimo – que seu governo via como um estorvo às pregorrativas de administração (Rubery & Edwards, 2003, pp. 457-460). [1] Em 1999, o salário mínimo foi restabelecido por Tony Blair.[2] Estudou a renegociação para a participação do Reino Unido na CEE e para a abolição do poder sindical.
O seu programa recebeu o apoio da opinião popular, e em 1979 conseguiu que os conservadores ascendessem ao poder por ampla margem: converteu-se assim na primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro ministro do Reino Unido. Durante o seu governo conseguiu reduzir a inflação e melhorar a cotação da libra esterlina. No entanto, diminuiu a produção industrial, com o conseqüente incremento do desemprego, triplicado desde a sua subida ao poder.[3] Proliferaram também as quebras de empresas e bancos. Tudo isso deveu-se à austeridade que acompanhou a sua administração, dado que o objetivo de reduzir a inflação era prioritário. Não obstante, durante seu governo a inflação dobrou entre 1979 e 1980 (de 10 para cerca de 20% a.a.), e retornou aos dois dígitos no final de década de 1980.[4] Em meados de 1981 a economia do Reino Unido mergulhou numa profunda recessão. Quando o nível de desemprego atingiu o recorde de 3 milhões [3] (era menos de 1 milhão na posse Thatcher), as críticas às suas políticas econômicas se multiplicaram. Em 1981, numa famosa carta ao jornal Times, 365 economistas conclamaram o governo Thatcher a mudar as diretrizes de sua política econômica e a pôr um fim à recessão.[4] Em 1979, acusou a política soviética de Leonid Brejnev, se aproveitando da ocupação soviética no Afeganistão, argumentando que a política de distensão era um meio de esconder o modo como a União Soviética feria os direitos humanos, Thatcher foi rebatida, e Brejnev acabou destacando as profundas medidas liberalistas tomadas por Thatcher, chamando-a de "imperialista", "servilista" e "colonizadora", e ofendendo a ela e à família real inglesa; por conseqüência de criticar a União Soviética, ela acabou ganhando o ódio de muitos socialistas, dentro e fora de seu país. Em 1982, Thatcher interveio energicamente na Guerra das Malvinas, o que foi um pretexto de ataque para os socialistas. A sua atitude foi muito bem vista pela opinião pública britânica, o que permitiu a Thatcher, nesse mesmo ano, obter a vitória eleitoral apesar da recessão e do desemprego, desta vez com a maioria mais folgada conseguida por um candidato desde 1935.
*Em 1992, foi-lhe concedido o título de baronesa Thatcher of Kesteven.

    Mário SF Alves

    Em tempo:
    1) Sinto não ter citado a fonte, perdão. A quem interessar, taí o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Thatcher
    2) Em qualquer que fosse o contexto, ABOLIR a normativa que ordenava a distribuição gratuita de leite nas escolas é muito mais do que ser seguidora da ideologia econômica de Friedrich Hayek. Tirar o leite das crianças é ser maquiavélica, e na pior acepção do termo.

    Mário SF Alves

    E só para concluir. O lema desses democratas de meia tijela é o de sempre: copiar se preciso for (ou sempre), criar, porém, jamais! Esquecem-se que referência teórica é apenas isso, referência. Não é, e jamais foi, receita. E não adianta buscar atalhos. E não adianta transplantar modelos de gestão ou política pública. Mesmo porque, administrar ou pesquisar pela via de atalhos é, na melhor das hipóteses, preguiça; e na pior, asneira, incompetência ou servidão declarada. Não há receitinhas de bolo, cada caso é um caso, cada país é um país. Infelizmente, Thatcheristas!

Jorge Nunes

O PSDB vai ter que ser um partido real se quiser sobreviver a mais uma eleição, ou seja vai ter que está ligado a alguma coisa que exista na sociedade brasileira. Pois, fica preso apenas no que FHC fala, sem ter nenhuma ligação com a realidade do país acaba falando sozinho.

FHC esquece que a classe média aumentou com o povão, são os técnicos, os pequenos empresários tem uma memória muito boa. Que FHC no governo matou o mercado interno brasileiro impedindo muita gente de vender.

FHC e PSDB não são capitalistas, são medievais e este é o principal problema.

Victor

Acho que o ex-presidente está correto. Afinal, tem ao seu lado a credibilidade de quem quebrou o país três vezes, foi chamado de irresponsável pelo Clinton e vendeu o patrimônio brasileiro com empréstimo do BNDES. É um currículo e tanto, não? Continue assim, FHC. Esses "lulopetistas" não sabem o que falam…

    El Cid

    ironia fina !!

Clóvis

Para quem já disse que "os aposentados são vagabundos", esperar mais o quê????

Nicolau

Falem o que quiserem mas o Brasil e seu povo tem uma dívida eterna com Fernado Henrique por ter estabilizado a economia e preparado o Brasil para crescer através de nossos empresários e exportadores, coisa que os governos petistas ajudaram não atrapalhado muito o setor produtivo, visto que dedicaram-se diuturnamente a suas pequenas ladroagens.
Graças ao bom Deus, a Presidente que assumiu está governando de forma muito diferente do Lula, tornando o Brasil respeitável novamente. Nem parece ser petista.
Logo Lula será lembrado apenas como um populista demagogo e conivente com a corrupção e cuja marca principal foi corromper os valores da sociedade menosprezando a instrução e a cultura e reavivando um ódio de classe que caminhava para a extinção . Mais ou menos um Getúlio atrapalhado.

    severino

    Ô Nicolau a beleza da democracia é cada um poder expressar a sua opinião sem medo. Assim, com todo respeito, tomo a lberdade de me opor a sua fala. Não por qualquer questão ideológica ou partidária, mas fundamentado em dados e números da história recente do Brasil. O Lula, que você chama de Getulio atrapalhado, em todas as análises e estatisticas superou em muito qualquer realização da era FHC. FHC só superou o Lula num quesito, justamente nas ladroagens, que não foram nada pequenas, nada investigadas e muito menos divulgadas pela mídia. As privatizações são chamadas de privatarias por representarem o maior roubo desde o Brasil colonial, quando levavam o nosso ouro e aqui deixavam pedras. FHC deu sequêcia ao Real criado por Itamar. Os primeiros 4 anos do intelectual foram realmente muito bons, mas no 4 anos seguintes o governo FHC foi tragado por crises e mais crises. Dizer que o Lula recebeu um governo estabilizado e preparado é no mínimo não ter memória.

    Joãode Deus

    Tai a fala de um verdadeiro representante do tucanato.

    El Cid

    Perdão, trollzinho, mas o PSDB é o que sempre foi um partido majoritariamente formado por oportunistas e vaidosos, desprovidos de qualquer ideologia, defensores porém não praticantes da democracia, gabavam-se que em seus quadros havia excesso de talentos, porém bastou um simples torneiro mecânico governar o país para desnudá-los e demonstrar o quão vazios são, dos talentos que julgavam ter sobrou sómente o Aécio, que as próprias elites julgam insuficiente, daí a necessidade do PSD do Kassab.

    e tem mais: foram péssimos governantes e são piores como oposição…

    Mário SF Alves

    É isso, o Kassab é a síntese disso. Gostei.

    Mário SF Alves

    Relativizemos, relativizemos e relativizemos, relativizemos até o infinito e "ad aeternum", quem sabe no final das contas o FHC de fato tem algum crédito. Claro, não em relação ao PT, aos PSB e ao PC do B, mas, em relação ao processo democrático. Relativizemos, quem sabe? Na dúvida, consultemos o professor L. C. Bresser Pereira.

helena catin

O povo também não gosta de polvo…o povo gosta é de LULA!!!

Pedro

Pensemos na reação do neto do ACM. O que ele diz é exatamente o que seu avó fazia e ensinou a seu neto. A diferença, que apenas começa a surgir, está no que se entende por POVÃO. O povão elegeu Fernando Henrique duas vezes. O povão, que aqui precisaria de um adjetivo, é aquele que os ACM fabricaram desde há muito tempo. Este povão que teima em eleger o Lula, a Dilma e uma maioria no Senado e na Câmara de Deputados, este precisa de outro adjetivo. A história vai cuidar de criar palavras novas e adequadas à nova situação.

Yes we créu !!!

Vejam o balanco de Fernando Haddad sobre a educacao nos anos Lula distribuido ontem em SP:

1)Orçamento do Ministério da Educação:

2002, R$ 29 bi; 2011, R$ 70 bi.

2)Desempenho no PISA (o ENEM internacional): Luxemburgo, Chile e Brasil foram os países que mais evoluíram.

3)Rede publica federal ganha da escola privada nos exames do PISA, nas três categorias: Leitura, Matemática e Ciências.

4)Prova Brasil (a cada dois anos, para alunos da 4ª. à 8ª. série):

Alunos em 2005 – 3,3 milhões; em 2009, 4,5 milhões

5)ENEM – exame nacional do ensino médio (que o Padim Pade Cerra boicotou)

2002 – 1,9 milhão de alunos

2010 – 4,6 milhões, (com o boicote do maior estado da Federação)

A lista eh maior. Veja no Conversa Afiada mais detalhes:
http://www.conversaafiada.com.br/cultura/2011/04/

    Carmem Leporace

    Será que o Lula passa numa prova do ENEM?

    El Cid

    … é isso aí, "lambedora de botas" : total falta de medo do ridículo !!

    Mário SF Alves

    Cara, você acha o Carmem ainda tem jeito. Tudo leva a crer que ele foi mordido direto na jugular. Daí, meu, só luz, muita luz. Ou alho poró (aquele… ), quem sabe?

    El Cid

    Mário, ela deve ser uma "Nosferatu" daquelas…. arghhhh !!

    Caio Marcellus

    Só tome cuidado em acreditar nestes sistemas de avaliação da Educação que vem de fora, como PISA (do Ministério Internacional da Educação), Prova Brasil (que avacalha o cotidiano das escolas pra que?), ENEM, entre outros..

Aristeu Alves Lima

Ele não abandonou o povão se com ele nunca esteve. Ele sempre escrachou o povão e ferrou todo mundo abaixo da classe A. Como se diz aqui no interior da Bahia, pHC "está se amostrando!".

    Carmem Leporace

    Acabou com a hiper inflação, bico calado tocador de tuba.

filho

Como dizia Cazuza, a burguesia fede, então por lógica FHC, o PSDB fede.

    Carmem Leporace

    E o bafo de cachaça, fede?

    El Cid

    mas que "trollana" devotada ao "deus-tucano", hein ??

Beto

O FHC já foi bem definido peplo ex-ministro e ex-tucano Bresser Pereira, assim como o seu partido: ambos se deslocaram para a direita e o PSDB é o principal representante da direita brasileira. Caminho natural, segundo o ex-tucano, da Teoria da Dependência Associada do "ex-príncipe dos sociólogos". Sinceramente, ao ler o artigo do EfeAgaCê, fiquei com a nitida impressão de que, se a sua dependência é associada a alguma coisa deve ser ao álcool. Quando ele fala no pré-sal e critica a divisão de lucros com empresas multinacionais eu não sei se ria ou chorava. Foi ele que privatizou mais da metade da empresa, que queria privatir toda ela com o projeto PETROBRAX. O regime de partilha que ele criticou no artigo é uma tentativa de diminuir os prejuízos ao país decorrentes do marco regulatório deixado por seu governo. Bresser Pereira tem razão, o Fernando Henrique dos dois governos tucanos e do artigo em questão, é uma decorrência natural da teoria da dependência associada! A ojeriza ao povo é um mero efeieto colateral!

fátima mattos

Abandonar o povão é bem a cara de Fernando Henrique ,ele é simplesmente insuportável junto com Serra e os demais do PSDB e DEM.

Helio Aguiar Filho

O ego de FHC e maior do que eu imaginava.
Ele nao quer que o PSDB sobreviva a ele.
(Avant moi, le deluge, apres moi le deluge…)
Quer parrar para a Historia como o unico a vencer Lula
duas vezes.
Ou como profeta, se um dia, daqui a 10 ou 20 anos,
os filhos da atual Classe C se voltarem para adireita, como na Franca.
Nao e asneira, nem suicidio. E vaidade, mesmo.

Carmem Leporace

As duas surras em primeiro turno no grande megalomaníaco a gente nunca esquece… essas duas surras vocês vão levar até o fim dos dias.

    Flavio Lima

    Mas as duas fugas do seu boca de sovaco em 2006 e 2010 é que vão acabar de fechar a conta… nem tentou dar a terceira… pq sera???

    Carmem Leporace

    Game over tocador de tuba… vão levar essas duas lambadas até a morte.

gilberto

Isso esta muito bom…..bom demais….

Cunha

É o canto do cisne !

monge scéptico

Podem fazer a análize que quiserem do diz e trejeteia FHC/CERRA. Não tem maior impacto,
na opinião do povo, que tem opinião. Lá no amorim está estampado que justus veríssimo
digo cerra fhc querem que o povo se "EXPLODA"; tamos cag…. de saber, que as elites q
ele representam, não querem à ascenção do povo a educação. saúde e outros direitos. É tarde
porém; o mestre LULA, abriu os olhos do cidadão, fazendo-o perceber, que os tais direitos
é um dever do estado; obrigação devida na verdade. Logo a resistência daqueles que tinham
o estado em suas mãos, para si, não querem largar o osso(cerra) e continuar a querer, a ten-
-tar, apagar a figura do LULA e seus feitos; BATERAM NO MURO!. O povo deixou a estupidez
e letargia no passado. agora a exigência é outra ó políticos vagabundos! ; ou se enquadram
e trabalham(quá,quá,quá,quá) ou vão sumir um a um, pela fôrçada nova consciência cidadã,
plantada na mente do povão pelo LULAlálá. OBRIGADO LULA.
Não critiquem o parágrafo longuésimo; tem a intenção de manter acesa a memória de nossos
irmãos, pois muitos tem a memória de MICO, não por culpa deles tadinhos.
fhc/cerra calem a BOCARRA! FUI!!!!

    Chato Nildo

    "análiSe"

Roberto M Almeida

caríssimos, até a favela do Çerra na propaganda eleitoral era cenográfica, convenhamos… não é uma perda de tempo analisar a mentalidade e as ações dos demo-tucanos??? FHC está tentando contrapor-se ao Lula para ver se engorda um pouco mais sua biografia, afinal, aos 80 anos, com seu ego aos frangalhos, sem nada positivo que marque sua passagem no planalto só lhe resta atirar para todos os lados. O que FhC tenta inutilmente, de uma forma quase que humilhante é no fim da vida marcar posição

Rafael Gomes

Prezado Farol

Quando o senhor se elegeu pela primeira vez, a Globo já cobria 99% do território nacional. Evidente que jamais precisaste se aproximar dessas camadas para se eleger, nem mesmo quando ela constituía esmagadora maioria, durante seus dois governos. Reparem que das três últimas e sucessivas vezes que o "povão" derrotou a opinião da globo nas urnas, o Brasil viveu o maior fenômeno de ascensão social da sua história. E isso nada tem a ver com cooptação, Farol, pelo contrário. Este projeto foi conduzido por este "povão", que antes do Bolsa Famíia já viam em Lula a esperança de um Brasil mais igual. Afinal Farol, se o senhor é mesmo o criador do Bolsa Família, lamento dizer que sua criação ficou na Sorbone e no acervo da USP, e cujas páginas o senhor aconselha esquecer.

Paulo Marcel

Eu concordo com FH, em seu texto, em apenas um ponto, a oposição deve mudar seu rumo e seus caciques. Enquanto ela ficar apostando em derrotados tipo José Serra, a oposição estará fadada à derrota. Contudo, para que o PSDB mude de rumo, ele deve negar tudo aquilo em que acredita, como o Neo liberalismo.
http://todeolhomalandragem.blogspot.com

Marcio Gaspar

Enquanto o PSDB, através de seu lider mor, continuar a ignorar os anseios do poväo, continuaráo a ser derrotados nas próximas eleiçoes. O Lula compreendeu muito bem quais os anseios do povao, discursou com linguagem que o povao entendia. Porém o PSDB do FHC continuou com um discurso empolado, sem coerencia e esquizofrenico. Cheguei a ler um dos vários discursos "criticos" do Serra ao Lula, que dizia que o Lula queria ser o Luiz XIV, poder absoluto, aquele montao de besteiras para agradar meia duzia de pseudo intelectuais, que nao consegue enxergar a realidade do Brasil e os anseios do povao. Este artigo do FHC vai servir muito bem para estudos academicos em Ciencia Politica, sociais etc, para mostrar o que é um partido elitista que nao compreende a transformacao e a nova realidade do Brasil.

Messias Macedo

FHC quer que o pobre
se exploda ! E o Cerra apóia !
Em http://www.conversaafiada.com.br – ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

###########

Sorria das fuças dos porcos, ô matuto!

… Eu quero saber qual é a novidade, digamos, semântica das declarações de FFHH!… É até melhor que o (S)erra passe logo o bastião dos "cheirosos" para o neto do "dotô" Tancredo… Este último, pelo menos, engana alguns "mineirins"…
Rescaldo: Eliane Cantanhêde "da Folha" [e, agora, também "da 'RouboNews'"] deve estar extasiada com as declarações do "dotô" da Sorbone…

República dos Porcos "Cheirosos" (sic)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Luiz Clete

A melhor propaganda contra os tucanalhas é o deixar o fhc vociferar.

    Carmem Leporace

    Deixa o chefe da SOC falar.. quem sabe ele não arrasta o Lula junto….

Cunha e Silva

O povão já estava abondonado nos 08 anos do governo dele , e continuará , andará , permanecera . Se algum tucuno consegui se eleger a presidente . Esperamos que o povão continue abondonado pelos tucanos .

milton fogo

Como pode abandonar se sempre esteve distante ?

    Christiano Almeida

    Retórica, Milton. Retórica. Só!

José

Quando fhc falou que o psdb deveria deixar o povão prá lá, ele teve um surto de sinceridade.Quem não sabia que os tucanos sempre governam para a elite ?Quem é o parceiro preferencial deles , senão o DEM, um partido ultra conservador(contra as cotas, contra o prouni, contra o bolsa-familia) ? O Serra, se tivesse sido eleito, acabaria com todos esses programas bem rapidamente(com o apoio ostensivo da globo).

ZePovinho

CORRETORAS DE ALTA FREQUENCIA: O BORDEL DOS CAPITAIS ESPECULATIVOS

as corretoras de alta frequência empregam sistemas de transações automatizados, utilizando computadores acoplados às centrais das Bolsas que trabalham com algoritmos manipulando bilhões de cálculos por segundo. A meta é entrar e sair dos mercados em alta velocidade, ganhando muito com períodos de manutenção de posições de frações de segundo. Formam estruturas de suporte inseparáveis dos capitais voláteis, uma logística complementar à rapinagem arisca que 'gosta de dançar o baile sempre perto da porta'. Com opções de caça reduzidas nos mercados ricos, as corretoras de alta frequência migram em grande número para mercados emergentes, como Rússia, Brasil e México, "onde as bolsas começam a modernizar seus sistemas para atrair esses participantes", diz o Financial Times. O jornal explica que as entidades reguladoras americanas e européias querem saber se esses entes rapináceos dão liquidez aos mercados – como afirmam seus defensores – ou exacerbam as crises como um fermento desagregador. O Brasil que perdeu o medo de discutir restrições aos capitais especulativos deve incluir entre as suas preocupações a interdição aos bordeis de alta rotatividade que lhes dão cobertura.
(Carta Maior; 5º feira, 14/04/2011)

Como o Brasil pode manter seu superávit econômico defendendo-se da financeirização

Será que o Brasil realmente precisa recorrer a um crédito externo que poderia ser criado no próprio país para cobrir os gastos internos? O que interessa ao Brasil é salvar sua economia do sobreendividamento, principalmente de dívidas com credores externos. Sua meta deveria ser evitar a arquitetura financeira que hoje exige a deflação da dívida nas economias do Norte. O objetivo do Brasil deveria ser evitar que credores estrangeiros capitalizem o superávit econômico brasileiro e o transformem em serviços da dívida e outros pagamentos, ou seja, que façam do país uma “economia de pedágio”. O artigo é de Michael Hudson.

Michael Hudson (*)
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Pablo

Se é assim, os tucanos tem de fazer comícios nos balcões de embarque dos aeroportos, nos consultórios médicos de Higienópolis, nos restaurantes da Vila Olímpia/Itaim Bibi e nos bares da Vila Madalena em SP….hehehe
FHC é ridículo e irrelevante.E para rimar, um grande farsante. O rei dos sociólogos de araque.

Ronaldo Luiz

Com um cabo eleitoral destes, o PT vai longe. Nem precisa se esforçar muito.
Tomara que não surja nenhum estraga-prazer, para fazê-lo pensar antes de falar.
No fundo pelo menos êle é coerente; sempre pensou assim. A diferença agora é que êle quer que todo o PSDB pense como êle, tomara que consiga.

Lucifer

A decadência moral não é só dele. É também de outros tucanos. Vou aproveitar para dar uma notícia sobre o governador, de fato, de MG, Aécio Neves. Cumprindo extensos e intensos acordos eleitorais (alguns deles impublicáveis) ele determinou ao seu preposto "Antônio Augusto" que empregasse uma sacola de políticos derrotados. Até aí nada demais. É da política. O problema é a cara de pau dele, ao criticar a cessão de cargos para a "companheirada". Mas, três "companheiros" dele merecem destaque: o ex-deputado do castelo (Edmar) é vice presidente da MGI. Ademir Lucas, está na Copasa e com seus bens bloqueados pela justiça. E um vereador cassado, por abuso de poder econômico e caixa 2 em campanha eleitoral é vice-diretor da ADEMG. E, nesta quarta, a PF apreendeu 70 mil reais (e mais dois asseossores) no gabinete de um deputado que sempre foi seu fiel escudeiro: Dilzon Melo.
Caiu a máscara dos tucanos mineiros.

ZePovinho

E O POVO,PÁ??????????????????????????????????????

[youtube pZonZntFU7Y http://www.youtube.com/watch?v=pZonZntFU7Y youtube]

j.felix

E o Alexandre "Gracinha" destilando todo seu odio e seu despeito porque o Lula cobraR$ 200,000 por cada palestra ele ta ate contabilizando quanto o semianalfabeto Doutor Honoris Causa ta faturando por mes.Para ele e todos representantes do PIG fedorento uma somora gargalhada KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Carmem Leporace

    A filha de Sara Palin ganha mais que Lula com palestras.

    Até o Kadafi tem esse título de honoris… kkkk

    Quando Lula começa a dar aulas em Sorborne???

Pilar

Vamos derrotá-los outra vez. Com o incompetente do Serra, ou com o incompetente do Aécio Berlusconi Neves. Tanto faz: vai ser de lavagem.

Mateus

Eu entendo que o texto de FHC foi mais um ato de desespero, por estar perdendo, cada vez mais feio do que foi o Governo Lula. Do que propriamente uma tentativa de se aproximar de uma classe de eleitorado.

    Carmem Leporace

    Inflaçãozinha ja esta detonando.. ajuste fiscal… corte de gastos.. governo acéfalo… cada um fala o que quer….

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Momento mágico…. qua qua qua…

Taques

Apesar de estar há tanto tempo fora do poder, o presidente FHC continua "excitando" os esquerdistas.

Nunca será perdoado por ter surrado Lula em duas eleições no primeiro turno.

    El Cid

    É raiva, trollzinho, nas suas palavras, por ter que engolir diariamente como um brasileiro não tão letrado, que não escreve tão bem, é muito superior muito melhor do que o "mestre escriba" que usa sua sapiência para satisfazer aos anseios e vaidades de pequena parcela de nossa população…

    Taques

    Sua galhardia me comove.

    E pensar que quem está com raiva sou eu …

    El Cid

    … e além disso é um dissimulado !!

    … uma vez troll, sempre troll !!

    Carmem Leporace

    Isso vai doer na alma desses esquerdopatas de meia pataca até o fim dos dias …

    kkkkkkkkkkkk

    Lula foi um belo sparring.

    Daniel

    Mais um heterônimo da Carmem Leporace… Trollcano é um lixo interessante. Passa boa parte do tempo excrementando "ideias", todas repetitivas e sem conteúdo algum.

    Pra bem do Viomundo e bom andamento dos comentários, não pontuem nenhum comentário desses muito abaixo de mediocres.

Nono Vechio

Pior que ele tem suas razões:
Houve uma mudança significativa na pirâmide social, que após os dois governos do Lula ficou assim:
Classe C: 101 milhões de pessoas
Classes A+B : 42 milhões
Classe D+ E : 47 milhões
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/52423_NO

Como para as velhas raposas a matemática que conta é apenas a do voto, não subestimem o ancião. O diabo não é esperto por outra causa senão por ser velho.

Marta

FHC recomenda conquistar a nova classe média. Acho que ele não tem idéia de como essa nova classe surgiu. Foi num passe de mágica? Alguém precisa informá-lo de que foram as políticas sociais do governo do Nunca Dantes que fizeram a ascenção dessa camada da população. Ele acha fácil conquistá-la? Então tente. Pago pra ver esse discurso de tro ló ló .

FrancoAtirador

.
.
Se não fosse a mídia oligárquica "brazileira",

o FHC já teria sumido do Brasil, há muito tempo.
.
.

    Carmem Leporace

    Eleito por publicação especializada internacional… um dos 10 intelectuais vivos mais importantes do mundo….

    Tchau rapaz.

Haroldo Cantanhede

O título "E FHC abandonou o “povão” poderia induzir os incautos a imaginar que, algum dia, este senhor, vendedor descarado do patrimônio da nação, pensou, por uma fração de segundo, no povo… Este senhor, agiu, aberta ou dissimuladamente, cínico que sempre foi, contra o povo. Ele não gosta do Brasil. Ele gosta de si mesmo, de espelhos e da Avenue Foch; não sei, confesso, em que ordem…

Marcelo de Matos

Já tivemos um ex-presidente que disse que preferia o cheiro dos cavalos ao do povo. Que será que o FHC anda cheirando?

    Abel

    THC :)

    Carmem Leporace

    Cheirando eu não sei.. de uma coisa eu tenho certeza… ele pelo menos não está bebendo nada.

ZePovinho

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Aécio e tucanos mineiros receberam R$ 7,25 milhões da Vale e do Bradesco, de Roger Agnelli

O senador Aécio Neves (PSDB/MG) é senador de Minas ou da mineradora Vale S.A.?

A pergunta se apresenta porque o demo-tucano andou defendendo os interesses de acionistas privados (grupo Bradesco) na mineradora Vale, ao tomar as dores de Roger Agnelli e acusar o governo federal (legítimo grande acionista) de interferir na empresa.

Ao mesmo tempo, soa como traição ao povo mineiro, o silêncio do senador quanto aos R$ 4 BILHÕES em royalties de mineração cobrados da empresa pelo DNPM (Departamento Nacional da Produção Mineral) e contestado na justiça pela empresa.

A maior parte destes R$ 4 bilhões são para os cofres públicos do estado de Minas Gerais, que o senador demo-tucano deveria representar e estar brigando por eles.

Pelo menos R$ 7,25 milhões em financiamento de campanha

ZePovinho

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Aécio e tucanos mineiros receberam R$ 7,25 milhões da Vale e do Bradesco, de Roger Agnelli

Clique na imagem para ampliar

Gustavo Pamplona

Ultimamente só tem duas coisas que andam me interessando realmente:

1 – Dilma na China
2 – PSD do Kassab
http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/04/fund
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/kassab-diz

Segundo as notícias acima cerca de 28 deputados federais, 2 senadores, 5 vice-governadores, um governador além do Kassab… apesar que o Kassab vem falando que o PSD não estará "atrelado" a Dilma, ver o DEM sendo IMPLODIDO não tem preço. hahahahahahhahahaha

Detalhe: Eu estou esperando ele lançar um site que eu quero contribuir com uma assinatura!

    Gustavo Pamplona

    Outra coisa que esta semana me fez voltar a atenção foi saber que acharam a cauda do avião da Air France, o tal do vôo AF-447 que caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009.

    Não que eu me importe com as vítimas ou quem quer que seja, a minha… digamos… "preocupação" é com um possível "caosaereo", bom… vocês já sabem como é o PIG.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caro Gustavo Pamplona.

    Você poderia também nos informar

    quantos prefeitos e vereadores

    deixaram os respectivos partidos

    para se filiar a este do Kassab ?
    .
    .

    Gustavo Pamplona

    Franco… Estou procurando saber ainda.

Armando S Marangoni

Do jeito que a coisa anda, parece que o ex-presidente vai pedir para esquecer o que ele escreveu de novo.

    Carmem Leporace

    Será que Lula vai poder um dia dizer: "" escqueçam o que eu escrevi"""?? doutor ele já é né???

    priscila presotto

    Todos nós deveríamos esquecer o que vc escreve Híbrido ,vulgo Carmem Leporace…

Mário SF Alves

"O desafio, segundo Dias, é “encontrar meios de falar às camadas mais pobres” sem passar pelos movimentos sociais." É… de fato, eis um grande desafio. E, claro, se a opção for realmente esta, resta saber qual o conceito de conquista estaria sendo empregado aí. Além do mais, como, quando e onde a direita conseguiu conquistar as "massas ignorantes"? Complicado. Só que desta vez FHC fez jus à fama; realmente, em jogo limpo, segundo as regras democráticas, ainda que precárias, é perda de tempo.

Antonio Alves

Bom, pelo que parece, Aécio quer que os tucanos se aproximem, por exemplo, do MST. Dá pra pensar em o "Jênio" empunhando a bandeira do MST em plena avenida paulista??! É o mesmo que gringo sambando. É o mesmo que avestruz querendo voar.
Na verdade, FHC fez uma deixa, ou, rolou a bola para os seus correligionários chutarem ou mesmo tentarem engatar um discurso que estão procurando e ainda não vai ser dessa vez. Não adianta botar pena na cabeça pra dizer que é indio, isso é bobagem.
Pra ser Tucano autêntico tem que ser SUBSERVIENTE, VENDILHÃO, neo-liberal e tem continuar com NOJO do povão mesmo, não tem como ser diferente.

Rafael

É claro que o psdb quanto mais longe fica do povo pior é o resultado nas eleições. Mas ser olharmos do ponto de vista do fhc para o psdb não há espaço nesse sentido de aproximação com o povo, espaço ocupado pelo PT(espero que nunca es esqueça disso), então só resta para eles é se deslocar para o outro lado que é a elite.

Vinicius Garcia

Então ele acha que o PSDB deve esquecer a disputa com o PT pelo "povão", e partir pelo assédio a classe "C".
O curioso desse senhor é sua cara de pau, só mesmo o povão, daqueles muito mal informados, para ver nele um "governante", tão preocupado em se pavonear, se vê como dono a verdade e apto a dar lições de conduta a seu partido, pois bem, bem de certa forma isso é bom para nós, pois enquanto tivermos um FHC com suas sapiensosas palavras, poderemos dormir tanquilos.
A classe "C" que ele tanto ele quer procurar, deve estar entre aposentados vagabundos, ou entre aqueles que eram "E" ou "F" em seu governo (será que tem classe Z?).
O pior cego é aquele que não quer ver, o seu governo perdeu para o de Lula no quesito de obras sociais.

waleria

FHC não abandonou o povão.

Não abandonou pois jamais esteve ao lado dele.

Nem quando escrevia suas baboseiras quando dava aulas na USP.

    Carmem Leporace

    Lula vai dar aulas na USP também?? quando começa o ano letivo pra ele?

dukrai

se o angu nosso de todo dia der caroço o partido da "classe média" vai estar com a receita prontinha pra arrumar a casa e dá um frio na barriga só de pensar. classe média pro efegaga* é qualquer um que tiver renda, excluidos os excluidos do bolsa esmola, biscateiro ou diarista, esse "povão" sem eira nem beira que botou o nariz pra fora d'água.
*copiraite duisquici

    Carmem Leporace

    Fernando Henrique deu duas surras em Lula no primeiro turno.

    FIM DE PAPO RAPAZ….

    Flavio Lima

    E pq ele não tentou dar a terceira em 2006 ou 2010???
    Fim de papo, rapariga!!!

    Carmem Leporace

    Tá nervosa tocador de tuba????

    Essas duas surras vão doer na alma de vocês até o fim de suas vidas.

    dukrai

    os tucanos fazem rodízio, 2006 foi o geraldinho opus dei, em 2010 o Vampiro Brazileiro e em 2014, por que não o FgagaC ou o seu ectoplasma?

fernandoeudonatelo

Bom, eu ponho minhas barbas de molho com esse artigo, pois já houve uma referência real.

O DEM anunciou numa reunião da direção nacional, que vai centralizar toda sua plataforma política na classe média (B+C), em elementos dispersos, mas de constante reclamação por parte deste eleitorado, como gargalos de serviços públicos e de consumo.

O PDS, essa salada mista de correntes partidario-ideológicas, mostra uma estratégia de convivência pacífica diante da base governista, pra se inserir no cenário nacional, mas com focalização nos "interesses" das camadas médias urbanas.

Espero que FHC erre novamente nos seus cálculos "estratégicos", mas que é bom trabalhar a politização dos novos emergentes, isso é necessário para que não terminemos com a solução Berlusconi do PHA.

João Alberto

É muito bom ver o FHC escrevendo suas asneiras, isso ajuda muito o PT. Sabe o que o PT tem que fazer agora explorar ao máximo essa opinião do FHC, e confrontá-la com os líderes da oposição DEM-PSDB. Devem perguntar a essa galera: – e aí ,o que você acha?

João Alberto

É muito bom ver o FHC escrevendo suas asneiras, isso ajuda muito o PT. Sabe o que o PT tem que fazer agora explorar ao máximo essa opinião do FHC, e confrontá-la com os líderes da oposição DEM-PSDB. Devem perguntar a essa galera: – e aí ,o que você acha?
A essa hora muitos no PSDB devem está dizendo: – PU%A que PAR&U FHC!!!!!!!! Se não podes ajudar, pelo menos não atrapalha. KKKKKKKKKKKKKKK

jaime

Ele nem chamou o povão de vagabundo e isso, para o FHC, é um progresso impressionante.

    Anselmo Ferreira

    hahahahahahahahahaha
    Eu concordo!!!

    Carmem Leporace

    Quem foi que chamou o povo de "" porco"""??? tu sabe???

Gerson Carneiro

É o que dá fazer longo artigo sob encomenda da Folha de São Paulo. Só encheu linguiça e acabou desagradando até partidários. Que bom. Fala mais FHC.

Gerson Carneiro

Deixem o sociólogo falar. Enquanto mais ele fala, melhor para Lula, Dilma e o PT. Fala FHC!

    Marcelo de Matos

    Como diz o Romário – Pelé (leia-se FHC) de boca fechada é um poeta.

    Carmem Leporace

    O Brasil tem 17 milhões de Km de frornteira terrestres… frase do Doutor… em pleno parlamento turco..

    qua qua qua qua…. é um poeta…

    El Cid

    isso mesmo, Gersão !! aquele "boca de sovaco" têm ajudado e muito nestes últimos 8 anos !!

Deixe seu comentário

Leia também