Altamiro Borges: O Mais Médicos e a derrota dos tucanos

Tempo de leitura: 2 min

Bebê fotografado pelo repórter Dario de Negreiros em Curralinho, Pará, cidade que recebeu médicos cubanos

“Mais Médicos” derrota os tucanos

Por Altamiro Borges, em seu blog, via Vermelho

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quinta-feira, indica que o PSDB pode colher péssimos resultados por sua oposição raivosa, elitista e oportunista ao programa “Mais Médicos”. Segundo a sondagem, o apoio da sociedade à corajosa iniciativa do governo Dilma cresceu nos últimos meses e chega a 84,3%. Na pesquisa anterior, de setembro, o percentual dos que apoiavam o “Mais Médicos” era 73,9% – em julho, era de 49,7%. Atualmente, apenas 12,8% dos entrevistados não apoiam o programa do governo federal.

Quando a presidenta Dilma anunciou a medida, ainda sob o impacto dos protestos de rua, os tucanos e mídia privatista fizeram de tudo para incendiar a rejeição ao programa. Eles apoiaram as entidades médicas que, por motivo corporativos, criticaram a iniciativa. Vários senadores tucanos esbravejaram contra o “Mais Médicos” – em cenas deploráveis que estão gravadas. A população, porém, não caiu no discurso elitista e eleitoreiro. Como indica a mesma pesquisa da CNT, a questão da saúde pública é vista como um grave problema pela sociedade – 87,4% avaliam que o setor precisa de melhorias.

Nem mesmo a retórica xenófoba e racista dos setores mais reacionários conseguiu iludir a sociedade. Ainda de acordo com a pesquisa CNT, 66,8% dos consultados acreditam que os médicos estrangeiros estão capacitados para atender à população brasileira. Lançado em 8 de julho, o programa visa levar médicos – brasileiros e estrangeiros – a regiões mais carentes e com déficit de profissionais da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 2.167 médicos estrangeiros desembarcaram no Brasil em outubro e se somaram a outros 1.499 profissionais no atendimento a 13 milhões de brasileiros.

Diante dos êxitos, a oposição tucana e sua mídia farão de tudo agora para desqualificar o programa, apontando falhas pontuais e localizadas. Já os mais espertos — e por falta de oportunidade não faltam oportunistas neste mundo — tentarão pegar carona no “Mais Médicos”. José Serra, o eterno candidato, inclusive já afirma que sempre apoiou o programa do governo Dilma. Só falta dizer que é criação sua — como já fez com outros programas de sucesso.

Leia também a série especial do Viomundo sobre os médicos cubanos no Pará:

No desembarque, secretário de Saúde de governo tucano elogia o Mais Médicos

Apoie o VIOMUNDO

Repórter visita médicos cubanos e pergunta: Onde está a blindagem?

Em Curralinho, tucano foi acusado de desviar R$ 9 mi da Saúde

“Parece que estou sonhando”, diz cubana que vai enfrentar o pior IDH

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também