Altamiro Borges: Atrás do eleitorado azul, Marta agora é antipetista

Tempo de leitura: 3 min

marta

O suicídio político de Marta Suplicy

Por Altamiro Borges, em seu blog

Na festa dos seus 70 anos de idade, na sexta-feira (20), a senadora Marta Suplicy aproveitou para se reunir com “sua nova turma da política” – como estampou no título o jornal Estadão. De fato, a ex-petista mudou de lado e anunciou a sua filiação ao PSB, do vice-governador Marcio França – o mais tucano da pragmática sigla “socialista”.

Não é para menos que ela tem sido tão paparicada pela mídia – a mesma que a satanizou durante sua gestão da prefeitura de São Paulo e ajudou a criar o estigma de “Martaxa”. A festança de aniversário, porém, não deve render maiores frutos. Na sua ambição pessoal, Marta Suplicy caminha para se tornar mais um instrumento da direita e tende ao suicídio político.

Segundo a eufórica matéria do Estadão – assinada, entre outros, por Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” tucana – a festança foi animada.

“A ausência mais notada foi justamente a de ex-companheiros petistas… Além da cúpula do PSB, passaram pelo salão de festas do prédio onde mora o empresário Márcio Toledo, namorado da senadora, líderes de PMDB, PPS, Pros, PDT, PTB, DEM, PP e de outras legendas menores. São potenciais aliados em eventual candidatura de Marta à prefeitura de São Paulo em 2016, o próximo passo que se prevê da ex-ministra após deixar o PT, possivelmente em abril. O PSDB faltou, embora Marta tenha convidado o governador Geraldo Alckmin e todo seu secretariado”.

Já a Folha tucana, também bastante empolgada, registra neste domingo (22) que os “convidados de Marta deram prazo a Dilma” para se safar da atual crise.

“A presidente Dilma Rousseff tem 20 dias para romper o isolamento político, reestruturar o seu governo e apontar caminhos para sair da crise econômica. Caso contrário, será difícil manter a governabilidade e evitar a escalada da insatisfação popular. O diagnóstico e o ultimato foram repetidos, com pouca variação, durante a concorrida festa de 70 anos de Marta Suplicy, na sexta, em São Paulo. Além da comemoração, o evento teve um clima de ‘cerimônia do adeus’ da senadora depois de 35 anos no PT”, registra a jornalista Vera Magalhães, que completa:

“Na festa, o novo caminho de Marta ficou claro pela presença maciça do comando do PSB, sigla à qual ela se filiará… O ingresso num partido de oposição a Dilma e próximo ao PSDB-SP levou Marta a se aproximar dos tucanos. O governador Geraldo Alckmin foi convidado, mas pediu ao vice que o representasse. Marta sabe que terá de se reinserir no eleitorado ‘azul’ da cidade, ironicamente aquele composto pela classe social a que ela mesma sempre pertenceu e que era predominante na festa… Entre os convidados, as críticas a Dilma rivalizavam com queixas dirigidas ao prefeito Fernando Haddad. Marta não hesitava em fazer suas próprias: ‘O governo dele é de uma incompetência total’”.

Pelos relatos eufóricos da festança, a ex-petista decidiu agora destilar todo o veneno contra o seu ex-partido. Enquanto foi ministra da Cultura de Dilma Rousseff, ela evitava explicitar divergências e sempre adotou uma postura servil. Mas ao deixar a Esplanada dos Ministérios, Marta Suplicy parece que mudou de atitude para fazer valer, a qualquer custo, o seu projeto político pessoal.

Em discursos e artigos, ela agora é só magoas e intrigas. Ela cospe no prato em que comeu e veste o figurino, raivoso, de histórica militante antipetista – como o objetivo de atrair o “eleitorado azul” de São Paulo. A tendência, porém, é que seja abandonada pelo “eleitorado vermelho” e não consiga enganar a elite paulistana, que sempre a detestou! A própria mídia, agora tão cordial, vai tratá-la em breve como produto descartável!

PS do Viomundo: Já nós achamos que a trairagem pode render a Marta o cargo de prefeita de São Paulo.

Leia também:

Ricardo Melo: Até quando os ministros do STF vão se fingir de mortos?

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JOACIL DA SILVA CAMBUIM

Nunca vi alguém mandar um representante a uma festa de aniversário. Convidado, você vai ou não ao evento. Evidente que o aniversário de Marta foi um evento político. A festa, na verdade, foi para atrair a mídia, tão interessada quando sabe que vão falar mal do PT e do governo.

henrique de oliveira

Marta terá uma grande decepção quando ver que os votos dado a ela era na verdade do PT com o apoio de Lula , essa vai para o esquecimento e fará parte do hall dos traíras , como Cristovão Buarque , Heloísa Helena , Marina , etc.
Triste fim de uma burguesa que pensou ser revolucionária.

ros

É outra que está preparando a própria forca, tipo Marina.
Marta sempre foi “das elite” mas aproveitou uma brecha no PT e chegou a ser prefeita, senadora etc. e tal mas agora começa a declinar, por vaidade e vontade própria.

lulipe

Martaxa sabe que o PT caminha para o ostracismo, preferiu abandonar o barco antes que afunde!!!

Elvys

São Paulo nunca reelegeu prefeito (Kassab foi a reboque do Serra) e o último ex-prefeito que retornou ao cargo pelo voto popular foi Jânio Quadros, em 1985, contra o “já eleito” FHC. Como será em 2016?

    Marat

    Elvys, infelizmente em SP os novos ricos ameaçam seus empregados domésticos com demissões, caso estes não votem nos seus candidatos da direita-cheirosa do psdb… Além disso, temos globo, veja, band, sbt, estadão e folha, todos profundamente mancomunados com essa escumalha… certamente a direita asquerosa ganhará mais uma vez, no cabresto, nessa minha cidade, que cada vez mais está afeita ao neoliberalismo e ao neocoronelismo!

Marat

O PSB (partido que deveria retirar a letra S) em SP é linha auxiliar do PSDB… Será que Marta, depois de uma certa idade, ficará tucana?

Alexandre

A Marta vai se prestar ao papel de idiota útil da direita, para tentar levar a eleição ao segundo turno. A ex-petista-arrependida, somada ao antipetismo regado diariamente pela nossa ‘isenta mídia’, pode dificultar a reeleição do ótimo prefeito Haddad.

Lukas

Marta deveria preparar o lombo. Ninguém bate tão bem, tão forte e tão covardemente quanto a galera progressista. Ela vai sentir saudade do tempo que apanhava da Folha, dos tucanos e do Maluf.

Félix

O Faustão desejou feliz aniversário! Caiu no gosto do PIG!

Bacellar

Com os índices de rejeição da Marta, pensar que vai ser prefeita via PSB…Difícil demais, os tucanos teriam de comprar o projeto e escalar um candidato muito fraco pra ela ter chances mínimas de segundo turno contra o Haddad.

    Lukas

    Com a Marta, o Haddad não chega ao segundo turno. Vai ser o tucano da vez contra a Marta.

    Liberal

    Essa foi boa, Haddad indo pro segundo turno hehehehe

    Bacellar

    Caprichem aí no wishful thinking. Quem sabe dessa vez não funciona?

Edgar Rocha

Nossa elite política é mesmo uma coisa estranha, muito estranha. Há muito tempo eu ouvia a afirmação de que o povo é mais sábio do que os políticos. A justificativa, que eu me lembre, é que a visão da massa agrega dados que são alheios à vontade dos setores politizados ou engajados. O eleitorado reage a sensações sobre as quais os agentes diretos, comprometidos com esta coisa estranha chamada política, não têm condições de fazer sublimar. Quando um bom candidato, bem intencionado, pede pra um Maluf da vida, a indignação dos que nele acreditam explode num projeto pessoal de vingança: “deixa faltar remédio no posto, deixa a merenda escolar ficar uma porcaria! Quero ver neguinho vir reclamar! Não contem comigo.” No final, passado o efeito da bile, os erros do candidato eleito são combatidos, as campanhas são retomadas, o eleitorado volta a ser adulado e conscientizado dos problemas. A reaproximação se dá após admitir que, na verdade, perdeu-se as eleições em função de erros políticos, de estratégias de comunicação, de falhas administrativas. Tudo isto é a mais pura verdade. E cada derrota funciona como um convite ao amadurecimento, à auto-avaliação e ao recomeço. Ou não….

Marta fez em São Paulo uma ótima administração, se comparado com outros de um passado recente. Deixou um legado para a educação, para cidade como um todo e isto já a torna uma política de ponta na cidade de São Paulo. Mesmo assim, não foi reeleita. Kassab, seu antagonista, ao contrário, compõe hoje a base aliada Federal, depois de tudo que fez de errado na Capital. Bastou se mostrar capaz de juntar uma boa turma pra ser cooptado.

Agora a Marta sai do PT, se associa ao Maldito Alckmin. Mas, isto é coisa que o Governo federal, se não fez, também não desfez. O Governador de São Paulo sempre foi tratado por Lula e Dilma com uma reverência nem sempre destinada às pratas da casa. Sublimou-se, por exemplo a ação do sujeito no caso Pinheirinho por pura conveniência. Quem, então, pode jogar pedra da Marta? Quem preferimos ao lado, junto com o PT? O Geraldo e o Kassab ou quem se tornou um quadro respeitável na cidade de São Paulo às custas de um trabalho competente e comprometido?

Diante do fato da loirona ter se aproximado do Alckmin, ela não terá meu voto em nenhuma eleição. Mas, cobrar dela uma coerência dispensável ao PT, isto eu não faço também.

Mário SF Alves

Veneno. E apenas isso: veneno. Só que, como sempre, veneno antissocial.

Se é surpreendente a ausência de limites na ambição humana, mais surpreendente ainda é essa fantástica engenharia política eleitoreira, notadamente antissocial, que, fora tempos sombrios de regimes de exceção, há séculos permeiam e vicejam na política brasileira.

Haja vaselina para alimentar tanto discurso vaselina. Haja vaselinismo administrativo.

Não à toa o veneno do neoliberalismo foi ingerido tão naturalmente pelos vaselínicos políticos da direita tupiniquim.

Pois é, Marta, o Brasil Um País de Poucos, agradece.

Bom, seja como for, você foi útil por um tempo. Um tempo onde ainda era possível sonhar com o amadurecimento político e com a conciliação de interesses entre as classes. Esse tempo passou. Ainda assim, agradeço. E, nesta hora, só agradeço em respeito ao Eduardo e aos seus filhos.

Vivemos um outro tempo. E esse outro tempo não é mais tempo de sonhar com fantasias de tipo conciliação de interesses entre as classes. Daqui por diante, alguém vai ter de sair perdendo e não será mais, como sempre, a maioria da população.

É tempo de negociação e pactuação política, Marta. E veneno, e vaselinismo demagógico, só atrasam e radicalizam o processo.

SECUNDINO AIRES

Mais uma derrotada na vida política. sua cara de dondoca nunca escondeu o que realmente desejava. passar para o lado dos que como ela ambicionam o poder e fazem de tudo para conquista-lo, desde ser uma judas traidora dos que nela confiaram. não digo que é uma morte prematura, pois pela sua avançada idade, deverá se juntar aos gágás emplumados, como efegágácê e outros tiranos. já vais muito tarde “marta suplício”.

Alexandre Tambelli

Nada mais sintomático do que a Ministra do “relaxa e goza” agora, gozar do beneplácito de quem, até ontem, gozava da cara dela.

O mundo dá voltas.

Deixe seu comentário

Leia também