Altamiro Borges: Estadão confirma que PSDB está sem rumo e tucanos vivem “crise de identidade”

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-06-07 às 12.05.37

Estadão e a ‘crise de identidade’ tucana

Por Altamiro Borges

O artigo “Ninguém se entende no PSDB gerou polêmica nas redes sociais. Tucaninhos amestrados alegaram que a Dilma é quem está em crise e que a oposição vive seu melhor momento. Alguns mais aloprados voltaram a defender a maluquice de que o cambaleante Aécio Neves foi roubado na eleição do ano passado, o que justificaria a tese golpista do impeachment da presidenta. Agora, porém, é o Estadão, que nunca escondeu seu apoio ao PSDB, que reforça a leitura de que a sigla vive uma “crise de identidade”. Em três matérias publicadas neste sábado (6), o jornal confirma que, de fato, ninguém se entende no ninho tucano e que as bicadas são mais sangrentas a cada dia que passa.

O primeiro texto, assinado por Erich Decat, explica o imbróglio. “Com dificuldades para impor a sua agenda mesmo diante de um governo federal enfraquecido, o PSDB vai renovar a sua Executiva Nacional no próximo mês buscando superar uma espécie de crise de identidade pela qual passa e estruturar um discurso para as eleições municipais de 2016.

Embora comemorem a deterioração da imagem do governo Dilma e do PT, setores do PSDB admitem que ainda falta à legenda mecanismos para poder capitalizar a insatisfação dos eleitores. Internamente há também cobranças para se ‘decodificar’ o discurso dos tucanos e críticas à falta de uma postura mais clara em temas que envolvem o dia a dia da sociedade”.

Dissidências internas e críticas externas

Conforme aponta a reportagem, posições recentes da bancada federal foram alvo de críticas de tucanos históricos por contrariarem as antigas decisões do partido – principalmente o apoio ao fim da reeleição e à flexibilização do fator previdenciário, instituídos no governo de FHC.

“Neste semestre, o PSDB também viveu momentos de dissidências interna e críticas externas ao decidir descartar a possibilidade de pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Após queda de braço entre integrantes da bancada na Câmara e a cúpula do partido, optou-se, a contragosto de parte dos deputados, por um pedido de ação penal contra Dilma por causa das chamadas pedaladas fiscais”.

O jornalista ouviu deputados federais e integrantes da executiva nacional da legenda. O chororô é intenso. Alguns criticam o “eleitoralismo” da sigla; outros apontam a ausência de formulação política; há também ataques à falta de democracia interna. Em síntese: o PSDB está sem rumo e sem projeto. Mas o Estadão evita explicitar uma das principais razões desta “crise de identidade”: a briga entre os caciques tucanos com vistas às eleições municipais de 2016 e, principalmente, ao pleito presidencial de 2018.

No dos trechos, o jornalista afirma apenas que “o atual presidente da sigla, senador Aécio Neves (MG), será reconduzido ao cargo em uma cúpula que será reforçada pela ala paulista”. As bicadas são sangrentas!

As farpas do grão-tucano FHC

O jornal também abriu generoso espaço, novamente, para FHC – que até parece o presidente de honra da mídia privada. Na longa entrevista, o grão-tucano solta umas farpas contra a bancada federal, que o apunhalou pelas costas. Ele criticou os votos pelo fim da reeleição e contra o fator previdenciário, duas criações do seu reinado.

“Eu continuo favorável à reeleição e não creio que o tempo de experiência tenha sido suficiente para invalidá-la… Acabar com o fator agrava a situação fiscal e, a médio prazo, o custo disso cairá no bolso do povo. O PSDB votar como votou abala seu prestígio, embora em camadas de menor peso eleitoral”.

O “príncipe da Sorbonne” ainda teoriza sobre os dilemas da sua criatura. “A imagem de um PSDB desunido aparece toda vez que estamos próximos a uma disputa eleitoral ou quando há ansiedade diante de grandes impasses… Como a maioria dos partidos, o PSDB, embora tenha uma postura reconhecida – que os adversários acusam de ser elitista, quando na verdade é, como se diz agora, ‘republicana’ –, não possui unidade, digamos, ideológica… É compreensível que haja hesitação: votar contra tudo que vem do governo ‘do PT’, como este fez quando éramos governo, ou manter a coerência? Para mim não há dúvidas: é manter a coerência, denunciando, ao mesmo tempo, o oportunismo do PT”.

“Brasilianista” dá conselhos de Washington

Por último, o Estadão ainda abre suas páginas para um “brasilianista”, o pesquisador estadunidense Peter Hakim, presidente emérito do instituto “Inter-American Dialogue”, sediado em Washington, definir quais seriam as tarefas do PSDB – algo bem característico de um jornal colonizado.

Na entrevista, ele adverte o tucanato par evitar aventuras imediatistas. “O impeachment irá danificar o PT, mas provavelmente não vai beneficiar muito o PSDB. Sob praticamente qualquer cenário que imagino, o PMDB será o principal beneficiário de um impeachment”, alerta.

Para ele, o PSDB deve manter a coerência com os seus princípios “e evitar perseguir ganhos táticos imediatos”.

“Não há nenhuma boa razão para o PSDB mudar a sua agenda básica. O melhor caminho para Aécio é ficar com o programa que lhe trouxe 48% dos votos. O PSDB perdeu quatro eleições consecutivas, mas os princípios básicos e a moderação do PSDB estão ganhando mais força, como resultado do progresso que o Brasil fez em direção a uma sociedade de classe média pagadora de impostos e das falhas claras do PT. Seria um erro para Aécio mudar de rumo radicalmente. O PT danificou a própria imagem, os manifestantes de 2013 e deste ano foram para as ruas por causa de erros do PT e seu fraco desempenho, não por causa de campanhas anti-PT feitas pelo PSDB”, conclui o “brasilianista” descaradamente tucano. Os conselhos do estadunidense confirmam a crise de identidade do PSDB.

Leia também:

Belluzo: O motor quebrou e o Levy quer arrumar a lataria


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Para fazer justiça aos tucanos só o FBI.

Roberto Locatelli

Se o PT e a esquerda tiverem um mínimo de coerência política, aproveitarão esse momento para se fortalecer junto ao movimento popular.

O PT não fará isso em conjunto, pois boa parte do partido se acomodou aos tapetes fofos de Brasília. Há exceções, mas são minoria no partido.

Quem pode REALMENTE aproveitar que essa direita ficou sem chão é o movimento popular e suas organizações, como a CUT, o MST, o Movimento dos Sem Teto (MTST) e outros.

O PSOL continuará na mesma toada, alimentando-se do antipetismo junto com a direita.

Bonobo, Severino de Oliveira

“Embora comemorem a deterioração da imagem do governo Dilma e do PT, setores do PSDB admitem que ainda falta à legenda mecanismos para poder capitalizar a insatisfação dos eleitores.”

Ou seja. Fazem um esforço tremendo para cooptar agentes “suscetíveis” do judiciário e outras instituições, a GLOBO coloca todo o seu aparato midiático para produzir versões fantasiosas e factoides como Mentirão (o maior escândalo de corrupção da história, que não passou de uma mentira do Roberto Jeferson), Pasadena e “escândalo” da Lava Jato, transformado em corrupção “da Petrobras”, ferem gravemente a reputação de pessoas honestas e honradas como Graça Foster, abalam a economia do país, produzem milhares de desempregados e, ao fim e ao cabo, não sabem o que fazer após em meio ao rescaldo dos desastres que fabricaram.

Quem vai pagar os prejuízos que causaram? Os pobres trabalhadores pagantes de impostos que eles sonegam.

Adilson

Discordo peremptoriamente de que o PSDB esteja sem rumo e está com crise de identidade. Explico, o rumo do PSDB sempre foi o caminho contra os interesses do Brasil, são retrógrados, reacionários, virulentos, fascistas e, por conseguinte, antidemocráticos. Já sua identidade é voltada para os EUA, tendo no seu DNA a corrupção. Simples assim.
PS: Se não fosse a mídia golpista o PSDB não elegeria nem sindico de prédio residencial.

    Cacau

    Sério? Depois da maior fraude eleitoral da história ainda tem coragem de escrever isso?
    Bem feito para esse povo, merece comer merda com o pt no desgoverno.
    Saia do estágio de negação, meu nego.

FrancoAtirador

.
.
Teste para Detetives Investigadores de Crimes de Mídia
.
Aponte o(a)(s) Criminoso(a)(s) na seguinte Reportagem:
.
“Carol Muniz diz que ‘justiça foi feita’ com jornalista que gravou vídeo íntimo”
.
“A modelo fala sobre o relacionamento com o ex-namorado Marco Polo Del Nero
.
nas imagens filmadas sem autorização e divulgadas nas redes sociais”
.
“Para VEJA SÃO PAULO, Carol Muniz confirmou que as imagens
.
foram gravadas por um Jornalista Esportivo da Rede Globo.”
.
(http://vejasp.abril.com.br/materia/carol-muniz-video-intimo-jornalista-esportivo)
(http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2015/04/1615459-globo-suspende-jornalista-esportivo-que-filmou-carol-muniz-nua.shtml)
.
.

FrancoAtirador

.
.
O PSDB retrocedeu ao tempo do PRP da Mornaquia.
.
E o Estadão continua sendo “A Província de São Paulo”.
.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Republicano_Paulista)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Síntese
    .
    O Partido Republicano Paulista (PRP) foi um partido político
    fundado em 18 de abril de 1873, na Convenção de Itu.
    .
    O PRP foi predominante no estado de São Paulo
    durante toda a República Velha.
    .
    O PRP, no período imperial, chegou a eleger deputados
    para a Assembleia Geral do Império (a atual Câmara dos Deputados),
    Campos Sales e Prudente de Morais, na legislatura 1885-1888.
    .
    Seus quadros compunham-se de profissionais liberais (advogados, médicos, engenheiros…),
    as chamadas classes liberais, e, sobretudo, por grandes proprietários rurais paulistas,
    Cafeicultores, as chamadas Classes Conservadoras,
    partidárias da imigração de mão-de-obra européia para as lavouras de café.
    .
    Em 1887, Bernardino de Campos colocou a agremiação
    [oportunisticamente] na linha abolicionista, salvando-a da crise
    em que caíra pela propensão escravocrata dos proprietários de terras.
    .
    Quase todos os Membros Cúpula do PRP pertenciam à Maçonaria,
    e, na época, se autoproclamavam ‘Próceres da República’.
    .
    Eram tradicionais os encontros dos ‘Próceres’ do PRP
    na Redação do Jornal “Correio Paulistano”, jornal
    que, no Segundo Reinado, pertenceu ao Partido Conservador.
    .
    Mas seu primeiro jornal foi o “A Província de S. Paulo”, hoje O Estado de S. Paulo, fundado, em 1875 (http://www.estadao.com.br/historico/print/cronologia.htm).
    .
    Outros jornais, apoiadores do PRP, foram ‘empastelados’ em 1930,
    entre eles: “A Platéia” e a “Folha da Manhã”, a atual Folha de S. Paulo.
    .
    O objetivo primordial do PRP, durante o período imperial,
    era implantar no Brasil uma federação republicana
    com alto grau de descentralização administrativa.
    .
    Outra reivindicação dos perrepistas era o retorno dos impostos,
    arrecadados pela União, à Província (depois estados) de origem.
    .
    O PRP esteve na oposição desde sua fundação, em 1873, até a Proclamação da República.
    .
    A partir de 1889, passou a exercer maior protagonismo na República Velha.
    .
    Porém, após a Revolução de 1930, voltou a ser um partido de oposição,
    permanecendo nessa condição até sua extinção em 1937.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Adendo
    .
    O PRP só tinha existência legal dentro do território paulista.
    .
    Com a extinção dos partidos Conservador e Liberal, após a proclamação da república,
    o PRP passou a ser praticamente o único partido político existente no estado paulista,
    sempre elegendo o presidente de São Paulo e todos os senadores e deputados estaduais.
    .
    A partir daí, os coronéis do interior do estado teriam seu poder local garantido
    em troca do apoio ao PRP.
    .
    Washington Luís foi um dos líderes do interior de São Paulo
    que aderiram ao Partido Republicano Paulista,
    tornando-se um importante ‘prócer’ do PRP.
    .
    O PRP foi influenciado pelos ideais da maçonaria
    e teve verdadeira obsessão pela imigração européia.
    .
    Durante a República Velha, o ataque mais sério ao poder do PRP,
    no estado de São Paulo, foi a Revolta Paulista de 1924
    (http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_Paulista_de_1924),
    que fez com que o presidente estadual paulista se retirasse para o interior do estado
    e organizasse batalhões em defesa da legalidade, conseguindo retomar o poder.
    .
    Muitos membros importantes do PRP vestiram fardas da Força Pública de São Paulo
    (atual Polícia Militar) e organizaram o comando de resistência contra os revoltosos.
    .
    No Período da República Velha (1889-1930), o PRP elegeu
    todos os presidentes [hoje, governadores] do Estado de São Paulo
    e 6 Presidentes da República, incluindo Julio Prestes.
    .
    .
    Leia também:
    .
    A história do Brasil do ponto de vista Paulista
    .
    (http://al.sp.gov.br/acervo-historico)
    (http://al.sp.gov.br/acervo-historico/base-de-dados/imperio/galeria_presidentes_1822_1889.pdf)
    (http://www.al.sp.gov.br/acervo-historico/publicacoes/Livros/Prudente_de_Moraes.pdf)
    (http://al.sp.gov.br/geral/busca/BuscaDocumentosImperio.jsp)
    (http://al.sp.gov.br/geral/busca/BuscaDocumentosRepublicaVelha.jsp)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    (http://abre.ai/revolucao-esquecida_revolta-paulista-1924)
    .
    .

Raz

Eles também?! Achava que era só o PT!

    Raz

    Outras coisas que o PT e PSDB tem em comum…

roberto

Se a mídia corporativa tupiniquim fizesse com Levy Fidélix o que fez com com Aócio ele também teria os mesmos 48 milhões de votos do machão do “leblão”…

Sergio Pestana

Toda análise é primária. Parece aos desavisados que o (des)governo ddesse tucano FHC foi uma referência de virtudes. Ao criticar o PT mostra a pequenez de que é dotado e a inveja característica dos que se sabem incapazes de ser honesto e ter crédito. Fez um governo de rebaixamento do país perante as outras nações, avassalou-se, desemprego, taxas de inflação galopante, taxa Selic sempre em ascenso, prejudicou a iindústria a brasileira, ofendeu os aposentados, política externa subalterna aos iinteresses alienígenas, principalmente aos americanos, precarizou o Mercosul, aliou-se a governos ditatoriais (ver Fugimori), praticamente quebrou o país por três vezes, quase entrega a Petrobras, vendeu a preço de banana as empresas estratégicas (ver Vale, Telebras, etc), em seus planos de neoliberal seguiu a cartilha ditada pelos seus pares do Consenso de Washington, os bancos do Brasil e Caixa Econômica também por pouco não se tornam privados, a saúde e eeducação nunca tão prejudicadas, sem falar que não havia praticamente programas sociais, proibiu construção de escolas técnicas, etc.etc, etc. E é essa figura que deseja desqualificar o atual governo de Dilma e o PT?

Julio Silveira

Tucanos são a sintese da elite nacional, vazios, recalcados, futeis, futriqueiros. Entre eles na frente tapinhas nas costas, exaltação, por tras desprezos, muxoxos e traição.

José Carlos Vieira Filho

Não é uma crise de identidade. É reflexo da briga de foice que rola no “deep state” gringo. FHC é, com sua turma, lulu de madame dos Clinton, já a corja do playboy come na mão dos Soros, Koch, Adelson, etc. Depois de definido o novo Capo gringo, isso acalma.

Daniel

Peter Hakim vive em uma dimensão paralela pelo visto… “Moderação do PSDB”? Mais um pouco os membros do partido estão vestindo suásticas no braço e o sujeito fala que eles são “moderados”?

Luiz

Senão fosse essa MÍDIA SUJA GOLPISTA DESGRAÇADA, o AÉCIOFURNAS, jamais teria 48% de votos … acorda PALHAÇOS !!!!!!!!!!!!!!!

    Michelângelo mocbel

    esses TUCANALHAS são todos santos, juntamente com o pessoal da CBF. que maravilha!!!!!

    Cacau

    rsrsrsrs só apoia o pt quem não sabe fazer contas. Sinto muito, mas essa é a verdade. Quem apoia o pt é o pessoal de humanas que acha que equação do segundo grau é matemática avançada. o pt mente há anos sobre seus números furados. não adianta ficar no estágio de negação.
    ao menos em 1992 eleitores do Collor foram as ruas pedir seu impeachment por conta da péssima administração e corrupção. Qual a desculpa de eleitores do pt continuarem aprovando e apoiando todo roubo e incomptencia? VCs são tão arrogantes assim?

Deixe seu comentário

Leia também