Altamiro Borges: Alta de juros pode causar “grandes” estragos a Dilma

Tempo de leitura: 2 min

Copom cede novamente e juros sobem

Por Altamiro Borges, em seu blog

Pela sétima vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira (15) a taxa básica de juros, a Selic, de 10% para 10,5% ao ano.

Um verdadeiro crime, que beneficia uma minoria de rentistas em detrimento da geração de emprego e renda no país.

Até abril de 2013, a taxa de juros sofreu acentuada redução – chegou a 7,25%, o nível mais baixo desde que o Copom foi criado, em 1996 –, o que sinalizou uma mudança de postura da área econômica do governo Dilma no enfrentamento da ditadura financeira.

De lá para cá, porém, a brutal pressão dos banqueiros e da mídia rentista fez com que o Banco Central cedesse covardemente na sua política monetária.

O sétimo aumento da Selic terá impacto direto nas contas públicas, com a elevação da dívida da União, e no crescimento da economia.

Juros mais altos afetam a produção e consumo internos, com efeitos negativos na geração de emprego e renda.

No ano passado, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) já foi pífio.

Com a manutenção da política monetária restritiva, a tendência é que a economia também não decole em 2014.

Para os que fazem fortuna com a especulação financeira – o 1% de ricaços do país –, a alta dos juros é motivo de festança.

Já para a maioria dos brasileiros, que vive do seu trabalho, a decisão de hoje do BC só deve gerar preocupações com o futuro de seus empregos e de sua renda.

Para piorar, ao final da primeira reunião deste ano, o Copom ainda divulgou um comunicado em que afirma que a decisão de elevar em Selic em 0,50 ponto percentual foi tomada por unanimidade e que o comitê dará “prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros”.

Para os tais analistas do mercado – nome fictício dos porta-vozes dos rentistas –, o comunicado oficial indica que novas altas poderão ocorrer em 2014.

Com isto, o Brasil se mantém na liderança incontestável – e vergonhosa – da taxa de juros mais alta do planeta e ainda segue na contramão do restante dos chamados países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Estudo divulgado em meados do ano passado revelou que entre os 13 países que alteraram a sua política monetária em 2013, apenas o Brasil e o Egito elevaram os seus juros.

“Outras 11 nações, como Índia, México, Colômbia e Austrália, reduziram os juros para estimular suas economias.

O mesmo ocorreu na zona do euro, que reduziu sua taxa de 0,75% para 0,5%”, registrou na ocasião o jornalista Álvaro Fagundes, da Folha.

Apesar disso, o Banco Central volta a ceder à ditadura do capital financeiro.

Os estragos podem ser grandes, inclusive do ponto de vista eleitoral.

Leia também:

Adriano Benayon: Feito dependente químico, Brasil corre atrás de capital estrangeiro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Andre

Fico bastante preocupado. O governo Lula, por circustâncias diversas conseguiu fazer um governo de ‘conciliação de classes’. Certamente teve efeitos positivos para a população miserável do país, mas conciliação em um país dividido, com uma elite brutal e uma desigualdade absurada, dura pouco tempo. Já estamos vendo a dificuldade de conciliação de classes no governo Dilma em um cenário pós-crise de 2008 – e isso não está relacionado ao pais ir bem ou mal, a crise sempre é global, os efeitos dela é que são distribuidos de forma diferente.
Mas o que realmente me preocupa é que o sonho da nova classe média se transforme em pesadelo. A essa altura, com o PT comprometido com um programa de conciliação de classes não creio que venha a fazer um governo dos trabalhadores caso a conciliação não se torne mais possivel.E se o sonho da nova classe média se transformar em pesadelo talvez para a maioria da população a culpa será da ‘esquerda’ que está no governo. Não quero dar uma de Urubolino, mas o cenário me parece preocupante não no mesmo tom e pelos mesmos motivos que os jornalões de plantão.

Gilson Raslan

O Banco Central aumenta a taxa SELIC, o que provoca (segundo o ele, BC) a elevação dos juros no mercado, que leva à diminuição da demanda de bens e serviços, freiando, assim, a subida de preços e, em consequência, a inflação.

Entretanto, o BC parece se esquecer: 1) que a elevação da taxa SELIC aumenta sobremaneira os juros da dívida pública, tirando recursos de obras públicas e de áreas sociais; 2) que, com a elevação da SELIC, os emprésários vão correr para títulos da dívida pública, deixando de ampliar seus negócios, o que vai provocar o aumento de preços e da inflação, porque vai haver diminuição da oferta de bens e serviços, vindo no rastro o desemprego.

Diante disso, cabe aqui uma pergunta: ao invés de elevar a taxa SELIC, por que o BC não aumenta o COMPULSÓRIO DOS BANCOS? Essa medida vai provocar a elevação dos juros no mercado, o que desestimulará os consumidores de irem às compras, deixando assim de alimentar a inflação pelo excesso de consumo, sem os inconvenientes da elevação da SELIC.

O que tudo indica é que o Governo Dilma está dominado por banqueiros e por rentistas, razão pela qual o BC nem cogita de substituir a elevação da taxa SELIC pelo aumento dos depósitos COMPULSÓRIOS DOS BANCOS.

    sergioa

    E acabar com o BOLSA RENTISTA??? Você é louco????

    Não podemos acabar com o BOLSA FAMILIA (pois é justa)

    Não podemos acabar com o BOLSA RENTISTA (mesmo sendo é um crime)

    Só sobra carregar no BOLSA IDIOTA (aqueles que pagam a conta).

Jacques Noronha Maia

É por esssas e outras que me convenso cada vez mais que Sergio Lirio tem razão em dizer que quem manda no Brasil é o Daniel Dantas, que lástima meu deus!

sergioa

É o BOLSA RENTISTA …
E ainda mais com toda esta lambança causou confusão para todo os lados. Quem tinha alguma economia para sua aposentadoria ficou sem rumo com as mudanças, queda do juros, mudança na poupança. Depois o governo trabalhista se acovardou mais uma vez, e trouxe mais prejuízos para os pequenos poupadores.
Definitivamente, até para mim que votei no PT desde o inicio nos anos 80, chega de PT. Este ano vou de nulo.
Se for para ser um governo neo-liberal, que defende com unhas e dentes os rentistas, que seja pelo menos um partido neo-liberal puro-sangue autêntico no poder. Assim quem não é neo-liberal fica com alerta redobrado sabendo quem é que está no poder, e não acaba sendo enganado como eu e muitos outros foram por estes pseudo-socialistas.
E nem que se o LULA voltar vou votar nele, afinal DILMA foi cria dele, não é mesmo???

lulipe

Não é por acaso que os grandes bancos estiveram entre os maiores financiadores da campanha da Dilma.Tolinhos…

Urbano

Está indo ao encontro do danoso ferrando henriqueaux, com essa política de juros…

alfredo de pádua

Altamiro Borges “um peixe fora d’agua” dentro do PC do B

Beholder

Vocês se lembram do período de hiperinflação? Inflação só afeta o quem é assalariado.

Alemao

Hehe, pra variar, a culpa do governo ser esse monumento em incompetência é dos outros. Agora a culpa é do BC e dos rentistas. Se o governo fosse competente não precisaria do dinheiro dos rentistas não é mesmo? Nunca na história deste país de arrecadou tanto, porém a dinheiro só serviu para inchar o Estado. Cadê os investimentos, não sobra nada?

henrique de oliveira

Apesar de tudo , nos anos malditos de fhc essa taxa de juros beirava 40% e o “povo” o reelegeu , tudo bem que o PIG jogou a sujeira para de baixo do tapete mas essa taxa não apavora o povão , pode apavorar outros seguimentos da sociedade.

Abelardo

A Dilma poderá ficar corcunda de tanto se curvar aos rentistas da máfia do dinheiro fácil. Por outro lado, a turma do Copom não sabe o que dizer para tentarem se justificar e convencer-nos da real necessidade da aplicação de mais essa alta do juros. Ficou um claro sinal de quem ainda manda e dita as regras para o mercado no Brasil. Sendo assim, manda quem pode e obedece quem tem juízo ou …

Lucas G.

é nessas horas que a esquerda tem que refletir se serve de alguma coisa um governo sem base popular.

Mardones

É o Bolsa Rentista.

Para não deixar dúvida de quem é quem nas prioridades do governo.

FHC, Lula e Dilma dançam conforme a música.

Mauricio Bernardi

Na minha ignorância acredito que a fixação dos juros tem uma dinâmica própria: não depende da vontade da Presidenta. Falando de novo na Carta aos Brasileiros, assinada por Lula, alguns pontos ficaram claros: “O que dá sentido ao desenvolvimento nacional, o que confere legitimidade às reformas sociais, o que dá autenticidade às renovações do Direito, são as livres manifestações do Povo, em seus órgãos de classe, nos diversos ambientes da vida”. Esses “ambientes da vida” abrangem a FIESP e a FEBRABAN, já que o conceito de “sociedade civil” é um verdadeiro chapéu mexicano. Nação desenvolvida “É uma Nação em que se acham abertos os amplos e francos canais de comunicação entre a Sociedade Civil e o Governo”. Fixar juros, então, deve ser tarefa da sociedade civil. Nem sei se são fixados aqui ou nos grandes centros financeiros internacionais. É possível mudar esse estado de coisas? Sim, mas, não será com bravatas, nem com uma simples penada da Presidenta.

SILVIO MIGUEL GOMES

Eu considero que é medo. Realmente a grande maioria dos economistas da grande mídia massacrando o povo com “perigo da inflação”. E o pior é economistas canalhas escreverem e falarem abertamente que deve haver desemprego, diminuir a aposentadoria, não dar aumentos ao salário mínimo. E a Presidente, a equipe econômica ficam temerosos e cometem este desatino.

tiago carneiro

Estou esperando o conversaafiada e o tijolaço lançaram ruas reportagens dizendo que a alta de juros da FHC de saias foi espetacular.

Nossa querida presidenta, pelo visto, gosta muito de dar tiros no pé.

    Adamastor Xexéu

    Existe a firme disposição do capital, de promover uma inflação artificializada no período pré eleitoral.
    Uma forma de combatê-lo é a alta dos juros, já feita antes até que o movimento eleitoreiro fosse debelado.
    Uma inflação alta agora, por pouco que seja, é o sonho da oposição, da mídia partidarizada, do agronegócio, da FIESP e da direitona como um todo.
    Se analisares friamente, isso é necessário agora.
    Abraços.

    emerson57

    então tá.
    sabe o que o quitandeiro faz quando lê na capa do pig que o juro subiu?
    resp. aumenta o agrião para se garantir.
    e o guardador de carro?
    resp que é isso doutor, moedinha já era.
    $300 paus a consulta doutor?
    resp fazer o que? o tomate está pela hora da morte.

    juros aumenta porque a inflação está sempre fresquinha,
    a inflação está sempre fresquinha porque a inflação aumenta!
    (acho que eu já vi isso em algum lugar, kkkkkk)

J Souza

Antes tarde do que nunca em reconhecer os fatos…
O modelo de choque neoliberal já foi reprovado nas urnas três vezes!
Ao aderir a ele, Dilma vai se nivelando a Aécio. Bom para os rentistas…

Mauro Bento

Pois é, de novo votar no MENOS RUIM está ficando desesperador.

Alexandro Rodrigues

Dilma fracassou! Volta Lula!

    Mauro Bento

    Volta Lula. Volta Henrique Meireles ???

    Luís Carlos

    Fica Dilma, ou volta FHC (Aécio) com toda “tchurma” da SELIC em 45 pontos e o desemprego estrutural para diminuir consumo e inflação”, ou você não lembra disso?

    Alexandro Rodrigues

    Se e pra ter um governo neoliberal covarde, que seja com o Lula, ele pelo menos consegue se comunicar com o povo. Essa idiota da Dilma e uma pateta, esta perdidinha da Silva, nao sabe mais o que fazer!

    Mauro Bento

    Volto a dizer votar no MENOS RUIM está ficando desesperador.

Mineirim

Já dizia o Chico Buarque: “…A nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações.” É isso aí, “Palmas pra ala dos barões famintos!”

    Luís Carlos

    Oa barões, quanto mais comem, mais fome tem. São insaciáveis. Devem ter problema no hipotálamo…

    Mauro Bento

    Uma vez Burguesia,sempre Burguesia.

Deixe seu comentário

Leia também