Alberto Kopittke: Os motivos para o desespero da oposição

Tempo de leitura: 2 min

20141104-brasil-belo-monte

O desespero da oposição tem fundamento

por Alberto Kopittke*, no Sul21

É preciso olhar o atual ataque que a oposição político-midiática-financeira está fazendo ao Governo Dilma para além da onda de ódio disseminada em setores da classe média para que se compreenda os seus reais motivos.

As razões para um ataque tão virulento, beirando ilações de apoio a um Golpe de Estado, obviamente não estão na indignação do PSDB, da Rede Globo, da Veja, ou do capital financeiro em relação a corrupção, com a qual sempre conviveram tranquilamente, quando lhes convinha.

O que a oposição percebeu é que, após atravessar mais um ou dois semestres com dificuldades econômicas, os últimos três anos do Governo Dilma podem ser o ápice do atual projeto nacional-desenvolvimentista, iniciado em 2002.

A partir do segundo semestre do ano que vem, o Governo começará a inaugurar as grandes obras dos Governos Lula e Dilma, como a transposição do Rio São Francisco; as Hidrelétricas de Belo Monte (a terceira maior do mundo), de Jirau e de Santo Antônio; a expansão e construção de pelo menos 6 metrôs que estão em obras e dezenas de BRTs; pontes, como a de Laguna (SC) e a segunda Ponte do Guaíba (RS); grandes trechos da Ferrovia Norte Sul; ampliação e modernização dos maiores aeroportos do país; plataforma de petróleo; refinaria Abreu e Lima, que será a mais moderna do país; entre muitas outras.

A Petrobrás que nos últimos anos fez muitos investimentos para se preparar para o pré-sal, volta a se capitalizar a partir de 2016 e as extrações de Petróleo quadruplicam nos próximos três anos.

Além disso, a inflação tende a recuar e a economia voltar a crescer, gerando mais alguns milhões de empregos. E, de quebra, a Presidenta ainda inaugura a Cidade Olímpica e o Parque Olímpica e recepciona as Olimpíadas e as ParaOlimpíadas de 2016, em um megaevento que tende a ser 6 vezes maior que a Copa do Mundo.

Neste cenário, dá para entender o desespero da oposição e seu desatino golpista. Eles sabem que tudo o que foi plantado nos últimos 12 anos, será colhido nos próximos quatro.

*Alberto Kopittke é advogado e vereador de Porto Alegre.

Leia também:

O escravismo do Estadão não tem nada de liberal


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hell Back

Corrigir a matéria ou mude-se o texto.

mari

Tem quem acredita em conto de fadas….Alice no país das maravilhas

Paulo E Lourenço

Se com toda corrupção existente
nesse País, ainda constroem-se
obras de grande vulto, imaginem
se não tivesse corrupção…
Porque não fazem obras de pequeno porte?
Porque sua margem para superfaturar é pequena e da o mesmo trabalho que uma grande, cujo o faturamento é enorme…

Vicente

O que sei é que a duplicação de 30km da BR-135, único acesso terrestre à São Luís-MA, iniciou-se em 2013 e está completamente parada.

Mauro

Em que mundo esse vereador vive?

Que construtoras vão terminar essas obras, se nenhuma das grandes do Brasil pode contratar com o governo?

O PT vi abrir o mercado de construção para empreiteiras estrangeiras?

Me lembrou a Polyanna…

Mário

Video sobre a ponte de Laguna:
http://www.pontedelaguna.com.br/site/videos/video-maquete-ponte-de-laguna—a-ponte-anita-garibaldi:5.html

Página de internet, específica da obra:
http://www.pontedelaguna.com.br/

Runas Waldan

Acredito que tudo será muito melhor ainda. Acho bom os imbecís continuarem pessimistas. Enquanto isso eu vou andando sempre pra frente como tenho andado nos últimos 6 anos. E os imbecís acompanham a globo em marca a ré.

Vitor

Achei um pouco otimista, a maioria das obras devem ficar prontas apenas para 2017… Acho que serão 2 anos difíceis (2015 e 2016) e dois anos bons (2017 e 2018) e não 3/1…

Francisco

A conclusão disso tudo será ótimo.

Mas se ela tivesse uma emissora de TV aberta para inaugurar amanhã, seria melhor que tudo isso ai somado.

A obra mais importante para um governante é a obra necessária para ele permanecer governo.

Sem estar no governo, todo projeto é sonho, delírio, fantasia.

Por mais inerentemente justo e honesto que seja.

É não ter um canal direto com o contribuinte que tornaria “compreensível”, para o leitor comum, a imensa revolução que passamos.

É a mídia, abestado!

Mário

Observações:
1) Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo em potência durante somente 4 meses por ano (na época das cheias).
2) Acho difícil a segunda ponte do Guaíba ser concluída até 2017 (as obras nem começaram ainda!).

No mais concordo com o texto. A ponte de Laguna está quase concluída e é uma belíssima obra de engenharia em um local abençoado por Deus e bonito por natureza.

Eu coloco entre as grandes obras da Dilma o investimento em energia eólica. O complexo eólico dos Campos Neutrais, praticamente concluído, é o maior da América Latina no gênero com um custo por MW equivalente ao de Belo Monte.

E a região tem potencial para gerar muito mais energia de forma renovável com baixo impacto ambiental.

    Mara

    A ponte do Guaíba já iniciou, sim. Está bastante adiantada. Ele é uma ponte pré-pronta e as peças estão sendo feitas no canteiro de obras e depois serão colocadas no lugar. Quando começar a montagem veremos ela ficar pronta bem rápido. O trabalho atual é invisível porque é feito em outro local.

Nelson

O tom grandemente ufanista do nosso vereador acaba por esconder imensos desvios de rota dos governos petistas.

O PT era radicalmente – corretamente, na minha opinião – contra a Transposição do Rio São Francisco, a construção, absurda, de grandes usinas na Amazônia, os transgênicos, etc.

Uma vez no poder, os imperativos ambientais – de fundamental importância – foram relegados a segundo plano ou completamente desconhecidos.

Não há como negar, porém, que o vereador tem razão ao identificar essas obras como fonte de desespero dos demo-tucanos. Elas vão, sem dúvida, ativar a economia, que se tornará forte cabo eleitoral para o candidato que o PT lançar em 2018.

    Edmilson

    Vamos lá,, era tucana,, Petrobras, afundando plataforma, dolar a 3,50, ambulancias, projeto sindacta para americanos fazerem, tirando emprego do pessoal da PUC que ja tinha o projeto feito (com um detalha, o avião da gol se chocou num local de sombra, onde os radares não visualizaram,, assim disse a imprensa na época)), banestado, metro, tatata,,,tatata,,,tatata,,, O povo sabe, ufanistas são os que criticam um governo que fez o que os de outros partidos deixaram a desejar… ACORDA POVÃO. Sem comentar a entrevista dos dois presidentes anteriores a Dilma, veja que gaguejou mais,, para o Jornalista da BBC. O povo esta esperto.

    Nelson

    Meu caro Edmílson.

    Não tenho dúvida alguma quanto à qualidade superior – muito superior – dos governo do PT em relação ao entreguista tucano FHC. Porém, isto não deve me impedir de colocar as coisas em “pratos limpos” e apontar, sim, as barbeiragens cometidas por “nossos” governos. Até como forma de tentar fazer com que elas sejam corrigidas antes que “nossos” governos acabem, aos poucos, iguais ou pouco diferenciados em relação aos dos conservadores, direitistas e reacionários em geral.

abolicionista

Ufanemo-nos (só que não).

    Nelson

    Não faltou algo aí, meu caro Abolicionista?

Maco

Deus te ouça!!!

Digo: torço para que o cenário do Brasil seja realmente positivo nos próximos meses, como você traça. Infelizmente sei muito bem distinguir “wishfull thinking” (que também é meu!) da realidade dura e crua.

Estamos atrelados à realidade mundial e não serão as Olimpíadas que resolverão nossos problemas estruturais – problemas estes que agregam também um perigosíssimo vácuo político a alimentar tresloucados a esquerda e a direita.

Votei em Dilma 4 vezes. Estou desempregado. Agora a crise abala meus planos de carreira e vida, mas não passei nem passarei para o lado dos imbecis. De toda forma, não me engano e sei das terríveis limitações da presidente e não aposto muitas fichas nela – só votei nela porque doladelá a coisa é ainda (MUITO) pior.

Não vejo político ou grupo político capaz de nos fazer confiar de novo.

    Almir

    A “realidade nua e crua” só vai entender quando você for substituído por um terceirizado a um custo de 40% “mais em conta”. Um escravo que não reclama de nada, abre mão de férias (imagina licença-maternidade). Isso será a recompensa de você ter ficado indignado com as “denúncias gravíssimas” contra o PT.

    Mário SF Alves

    Lamento pela situação. Espero que seja passageira. Tem a ver com a tal Vaza a Jato, não, tem?

    No mais, é como você bem sabe: a luta contra o PODER, contra o poder oligárquico transnaZional – do qual os dois Cunhas são apenas teleguiados – só será realmente efetiva após uma nova ordem mundial… ou melhor, só será efetiva após uma nova correlação de forças em nível mundial.

    Plutarco

    Maco, tenho uma má e uma boa notícia para vc:

    – O seu emprego provavelmente não vai aparecer tão cedo.

    – Nós coxinhas estamos cuidando para que voltemos a ter rumo o mais rápido possível, independente de vc resolver nos ajudar ou não.

Antonio

E além de tudo que foi colocado pelo articulista, há as regras de partilha do petróleo e o índice da nacionalização dos equipamentos.
Estes dois pontos desagradam meio mundo e desagradam sobretudo “brasileiros” que viviam da corretagem de sucatas flutuantes, como eram ao tempo do FHC.
O segundo meio mundo se insurge contra Dilma pelo Banco dos Brics e o novo Banco Chinês para o qual o Brasil foi convidado para ser sócio.
Os coxinhas vão azedar muito antes da colheita!

Deixe seu comentário

Leia também