Adilson Filho: Palavras de ordem de esquerda dominam as ruas do Rio

Tempo de leitura: 2 min

por Adilson Filho, das ruas do Rio de Janeiro 

A manifestação no Rio de Janeiro, agora há pouco, foi bonita de se ver. Um protesto no centro da cidade cuja marca foram as reivindicações progressistas. Movimentos sociais, sindicatos, partidos (com suas bandeiras), professores, estudantes, líderes comunitários e o povo em geral partiram da Candelária, marcharam pela Rio Branco e foram até a sede da FETRANSPOR, onde a polícia cercava o prédio.

Os gritos eufóricos contra a corrupção política, Pec 37, contra os partidos, e “tudo isso que tá aí” deram lugar aos gritos por justiça social, pela democratização dos meios de comunicação e contra a corrupção geral, não só a política, mas também a do judiciário, dos Dantas da vida,  do empresariado e de outras esferas que, habitualmente, são “preservadas” do debate público.

As bandeiras eram, basicamente, as seguintes: Pela transparência na licitação das empresas de ônibus, pelo direito à moradia e não às remoções, pela desmilitarização da PM, por melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e da saúde e pelo direito à vida (nas favelas). Muito “aqui e ali” se via alguém com aquela máscara mal encarada mas, em nenhum momento, foram hostilizados.

O importante mesmo é que o Rio provou nas ruas a força da esquerda. Estamos mais acordados do que nunca e o recado foi dado com categoria na cidade hoje: as forças progressistas, que sempre estiveram na luta, demonstraram de forma  inequívoca que estão dispostas a participar do novo ciclo democrático que se abre no nosso país.

Presidenta, estamos aqui, agora é com a senhora.

Leia também:

Miguel do Rosário: Mensalão da Globo resultou em multa de R$ 615 milhões


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

leia

Essa manifestacäo eu aprovo. Tem que ser com pautas, sem violencia. Nós mulheres temos de organizar uma pró Dilma. Todas usando camisetas de unica cor, com cartazes . Dilma a nossa Presidente. Dilma te apoiamos.

simas

Acomodação pode custar caro.
Maior organização das esquerdas é requerida. E a proposta do Eduardo Guimarães é fatal…
Vamos lá, ler e participar, de sua cidade.

sergio

Será que a Globo vai transmitir a manifestação do povão (hehehe)?
Ela só transmite as manifestações dos vândalos burgueses.

Plebiscito já!
Fora golpistas midiáticos!

Abel

“Foi bonita a festa, pá/ Fiquei contente / Ainda guardo renitente / Um velho cravo para mim.”

Ruy Acquaviva

Se houver uma manifestação assim em São Paulo, onde se coloque claramente quem está participando, o que se está propondo, a quem se opõe mas também a quem apóia, eu irei.

Irei levando a minha bandeira, que levo a manifestações de rua a 33 anos, com minhas idéias e minhas propostas, de cara limpa, sem máscaras e sem vandalismo.

Aí sim…

guilherme

É muito importante fazer manifestação política pacífica e organizada com as verdadeiras demandas da sociedade. Nós precisamos nos preocupar com aqueles que passam fome, moram em lugares sem o mínimo conforto.

Marcos

PLEBISCITO JÁ!!!
Se queremos mudanças, se queremos participação, se queremos ser ouvidos, a hora é esta, PLEBISCITO JÁ!!!!!!!

Eduardo Oliveira

Bravo Rio!

LEANDRO

vcs tao mais perdidos que nunca. Não entenderam nada.

lidia virni

O governo tem que deminuir ou zerar a fortuna gasta com propaganda oficil nesses meios de (des)comunicação e cobrar as dividas gigantescas da Globo e demais empresas golpistas.

    guilherme

    Concordo totalmente. Ao invés de gastar fortunas com TV privada, investir na TV pública de verdade.

Rafael

faltou o crédito
Redator: Cristóvão Feil – Data: 28.6.13
http://diariogauche.blogspot.com.br/
Já que no Brasil não temos uma TV pública

Rafael

O que vc não vê na mídia.

sexta-feira, 28 de junho de 2013
TV argentina denuncia e tira sarro da TV Globo

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aS7LmKld_mE

Já que no Brasil não temos uma TV pública que faça o contraponto aos meios de comunicação do velho baronato midiático, pelo menos a mídia estrangeira – indignada, com sangue nas veias – trata de ocupar esse espaço e denunciar (com humor) as trapalhadas ideológicas da nossa direita.

Na noite do anúncio da presidenta Dilma dos cinco pactos para atender parte das reivindicações das ruas, procurei a transmissão da TV Brasil e da NBR (TV’s públicas do Brasil) mas foi inútil. Ambas transmitiam sua grade de programação normal, alheia à relevância do momento presente. Assim procede a nossa chamada TV pública, alienada da realidade pelo qual vive o País, por que dirigida por gente igualmente alienada, gente que não compreende o papel político dos meios de comunicação modernos, gente que prefere produzir entretenimento em vez de debater e espelhar o que vai na consciência de nosso povo.

É de nos deixar envergonhados que a TV pública argentina cumpra um papel que seria da nossa TV pública brasileira.

Assista o vídeo acima somente até o oitavo minuto e vinte segundos, depois vêm os comerciais do programa argentino, que não nos interessam.

    Abel

    A vaia na Globo News é a melhor parte. Já o Caco Barcellos foi uma pena – é um dos poucos jornalistas íntegros que sobraram na Globo golpista.

    &duardo

    Depois dos comerciais, tem mais cenas desmascarando a Globo brasileira.

Sávio Maciel

E nos jornalões e seus sites, nada! Nem uma única linha sobre essa manifestação!

trombeta

Em Porto Alegre, as manifestações também tiveram claro viés progressista, a globo centrou a cobertura nos protestos paulistas que juntaram um saco de gatos, da extrema-esquerda à extrema-direita, como foco na direitada que bradava contra os partidos políticos e o governo do PT.

Muita gente boa caiu no erro de analisar o conjunto dos fatos a partir de um pressuposto errado: a capital paulista.

Se eu fosse a globo e a direita botava as barbas de molho, a maioria dos manifestantes estão concentrados numa agenda de transformações progressistas e não como a mídia golpista noticia de forma proposital e manipulada.

    Roberto Locatelli

    Agora cabe à esquerda de SumPaulo mudar os rumos também aqui. Infelizmente, para isso, não podemos contar com o PT local, que não passa de um departamento do PSDB. As exceções confirmam a regra.

João Vargas

O Rio de Janeiro sempre foi um estado agregado com as causas da esquerda. Não foi à toa que o saudoso Brizola escolheu este estado para se candidatar quando retornou do exílio. Ele, com certeza, estaria levantando esta faixa contra a Globo, pois foi perseguido implacávelmente pelo Roberto Marinho.

Jairo Moura

Caros Companheiros,

Vale a pena ler esse post do Edu, do Blog da Cudadania. Esse tambem um dos nossos!!

NO PASARAN !!!

http://www.blogdacidadania.com.br/2013/06/voce-vai-ficar-parado-assistindo-o-golpe-prosperar/

Anrão Oliveira

Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.
Karl Marx

    renato

    Gostei disto.

Eva

É emocionante.

Maria Inês

Nâo vi cartaz para baixar os juros até que se cumpra a constituição…
Será que os “anonymous” daqui não querem isto?

Gustavo

ai voces gostaram né, era exatamente o que queriam ouvir.. ou melhor ver…

qualquer coisa diferente disso é facista

    José Ricardo Romero

    Exatamente, Gustavo. Caiu a sua ficha. Qualquer coisa diferente disso é fascismo.

    Alexandre Aguiar

    Percebeu que ninguém foi hostilizado e que os vândalos perderam o espaço? Agora tem política na parada, Gustavo, de gente que sabe o que é movimento popular e não uma massa de manobra com conteúdo zero.

    abolicionista

    O problema maior, Gustavo, é as pessoas carregarem cartazes com demandas que elas nem sabem o que significa, como aconteceu com a PEC 37. Sou professor na zona sul de São Paulo e muitos de meus alunos participaram dos protesto com cartazes desse tipo. Quando perguntei a eles o que era a tal PEC 37, eles não souberam responder. Em contrapartida, quando a população da periferia pede o fim da violência policial, como vemos nas fotos acima, ela sabe muito bem do que está falando. É inegável o fato de que muitos desses jovens nunca tinham pensado sobre política ou que o faziam de modo infantil e simplório.

    renato

    Eu não tenho certeza se foi um boa, não ter discutido melhor esta PEC37, ministério publico.
    Vi um Senador chamado para que viesse ajudar, os Maçons?
    Uma coisa tem a ver com outra.
    O Senador é aquele Senhor de idade do Rio Grande do Sul.

    Roberto Locatelli

    Ôrra, meu, essa foi na mosca!!

    Adilson

    Caro abolicionista,

    muito boa a sua observação!

Donizeti – SP

Ótimo cartaz e mensagem, espero que a Presidenta Dilma veja este e se lembre do seu lado e do seu passado, e que mídia não é questão de controle remoto.

Compactuar com golpistas, fazendo omelete em programa matinal não torna a mídia reacionária aliada, o ódio contra o PT insuflado pela mídia ns ruas é a prova de que não se deve dar munição ao inimigo.

A rede globo é inimiga da democracia, nunca escondeu isso.

    Roberto Locatelli

    Na verdade, Donizeti, poderíamos colocar da seguinte forma:

    Eu também quero que o único controle da mídia seja o controle remoto. Hoje, NÃO É. Meia dúzia de famílias controlam o que o brasileiro pode ou não pode saber.

    simas

    E,,, se TV Globo for anulada, já é um bom princípio.
    Quem seria o responsável pela iniciativa, afinal?
    … Então vamos dar-lhe nome, cobrando.

indignado

Esse é o movimento que precisa ser despertado. Vamos em frente com bandeiras propositivas.

Bacellar

Parabens, vcs sao f0d@!

JOÃO MARIA

Antes tarde do que nunca. Mas a oposição está dizendo que o Plebiscito é muito caro. Basta o governo suspender a propaganda estatal por um ano na Globo e já sobra 500 milhões reais (esta é a conta da oposição) e estará tudo, portanto, resolvido.

    Elvys

    Excelente idéia, assino embaixo.

Daniel Faria

A passeata de ontem foi, realmente, muito mais politizada do que a de quinta passada. A esquerda está nas ruas do Rio.

Deixe seu comentário

Leia também