A pesquisa que reforça Marina e Serra para 2014

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em sábado, 12 de outubro de 2013 às 08:17

Dilma venceria 1º turno contra Aécio e Campos

Diário do Grande ABC

A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição presidencial contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do instituto Datafolha realizada ontem.

Dilma teria 42% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria com 21% e Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum totalizam 16% e outros 7% não sabem em quem votar.

A pesquisa é a primeira após a união da ex-senadora Marina Silva com Eduardo Campos. Foram feitas 2.517 entrevistas em 154 municípios, e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Foram testados quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina, pelo PSB, e os de Aécio e do ex-governador José Serra, pelo PSDB. De acordo com a pesquisa, publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, nas outras três combinações, Dilma não teria índice suficiente para garantir a reeleição no primeiro turno.

A disputa seria mais acirrada é que inclui Marina e Serra. Nesse cenário, Dilma soma 37% dos votos, Marina, 28%, Serra, 20%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%. Contra Serra e Campos, Dilma teria 40%, o tucano, 25%, o socialista, 15%, brancos, nulos e nenhum, 15%, e não sabem, 6%.

No confronto envolvendo Marina e Aécio, a presidente teria 39%, a ex-senadora, 29%, o senador, 17%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%.

Ainda de acordo com o Datafolha, Dilma venceria todas as simulações de segundo turno. A vitória mais apertada seria contra Marina: 47% a 41%. No enfrentamento com Aécio Neves, a petista ganharia por 54% a 31%. Contra Serra, a presidente seria reeleita por 51% a 33%.

O maior índice de rejeição é ao nome de José Serra: 36% não votariam no ex-governador paulista. Dilma tem rejeição de 27%, Campos, 25%, Aécio, 24% e Marina, 17%.

Leia também:

A ação de Lulinha contra os que o atacam na rede


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maisa

Circo dos horrores! O Brasil não tem salvação! Nossas opções estão entre o ruim e pior… socorro!!!!!!!

FrancoAtirador

.
.
….acusação de Marina a TSE é injusta…..

Por Marcelo Semer*, no Blog ‘Sem Juízo’

O figurino de vítima não lhe cabe pela decisão que obrigou a Justiça Eleitoral a tomar

Pode ser que a Rede Sustentabilidade se firme no imaginário político como aquele partido que foi sem nunca ter sido.

Mas a responsabilidade da Justiça Eleitoral sobre isso é nenhuma.

Ao anunciar a filiação e a aliança eleitoral com o PSB, Marina Silva apregoou, com um indisfarçável toque de marketing, que a Rede seria o “primeiro partido clandestino da democracia”.

A acusação é, para dizer o mínimo, injusta.

Clandestina teria sido uma decisão que subtraísse de seu projeto de partido as mesmas exigências que são feitas a todos os demais.
Até porque, como ensina o jurista José Afonso da Silva, que muito contribuiu para a redação final da Constituição que completou agora 25 anos, a igualdade constitui o signo fundamental da democracia.

Se Marina Silva vai conseguir manter o rótulo de novo, com as últimas alianças, é tarefa para os analistas da política. Mas o figurino de vítima certamente não lhe cabe pela resposta que obteve da Justiça Eleitoral.

O TSE indeferiu o pedido de registro do partido Rede por um motivo simples: ele foi formulado antes do tempo.

As assinaturas válidas eram em número inferior ao exigido e o partido tinha plena consciência disso quando apressou o pleito.

Foi o partido que obrigou o tribunal à decisão que tomou por larga maioria.

O pedido foi antecipado obviamente por causa do calendário eleitoral – mas caberia aos ministros do Tribunal alterar as exigências legalmente previstas em razão desta ansiedade?

Deveriam raciocinar, como sugeriu parte da grande imprensa, que a lei é de menor importância quando existe um motivo político em jogo?

A constante redução do debate jurídico pela mídia, conforme se viu no caso dos embargos infringentes do mensalão, acaba por instigar a compreensão do direito pela via estreita do maniqueísmo de interesses políticos.

Pro ou contra o governo não basta para justificar pedidos jurídicos ou obstar a aplicação de princípios constitucionais.

Os cartórios eleitorais funcionaram aceitando e recusando fichas de filiação de vários partidos com base nas mesmas normas existentes, sobretudo, na comparação que lhes é possível fazer, com as assinaturas lançadas nas próprias fichas de alistamento e eleição.

Não podem ser acusados por inconsistências que dizem respeito aos próprios subscritores do apoiamento –lembrando que, em nenhum caso, é vedado que o apoiamento seja, então, regularizado.

Pretender que as recusas fossem interpretadas pelo TSE como válidas, por suposta falta de fundamentação (como se fossem em si decisões judiciais), é mais ou menos como querer reconhecer, sem comparação, assinatura que foi negada, por falta de semelhança, em qualquer tabelionato do país.

Ao TSE jamais caberia avaliar assinatura por assinatura; mas como reconhecer, então, sem comparação, assinaturas que lá chegaram com a presunção da falsidade?

O único voto favorável ao registro sem o cumprimento das condições foi do ministro Gilmar Mendes que, em sua argumentação, utilizou a suposta perseguição que sofrera o partido, que o fizera, em ação própria, paralisar de forma inusitada um processo legislativo.

A decisão liminar de Gilmar, todavia, já havia sido derrotada, também por ampla maioria no próprio STF.

Se Marina está errada, ao menos juridicamente, em expor-se como vítima, não menos estão os órgãos de imprensa que retrataram a decisão do TSE como um veto, como se o partido houvera sido proscrito ou mesmo impedido de nascer.

Os parlamentares poderiam repensar a necessidade de autorização judicial para a criação de partidos ou mesmo o elevado número de assinaturas para fazê-lo. Ou até postergar a exigência pela adoção da cláusula de desempenho.

Mas ao Tribunal não era exigido mais do que aplicasse, de forma equitativa, com imparcialidade, os mesmos requisitos exigidos dos demais partidos. Sem perseguições nem privilégios.

Ninguém pode acusá-lo de ter feito diferente.

*Marcelo Semer é Juiz de Direito em São Paulo e escritor. Membro e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia, autor do romance “Certas Canções”. Colunista no Terra Magazine.

(http://blog-sem-juizo.blogspot.com.br)
.
.

lucascosta

Haddad ganhou para prefeito em São Paulo, a despeito de as primeiras pesquisas eleitorais o apontarem como cronicamente inviável. Não é hora de subestimar ninguém.

lucascosta

Muita gente continua subestimando Eduardo Campos…

De Paula

A última pesquisa do Datafolha foi um recado ao Eduardo e ao Aecio. Êles quqerem o Serra; a Marina é pra atrapalhar e levar ao segundo torno. Ops! torno é especialidade do Lula.

maria de sobral

o problema é querer um segundo turno com serra. La vem marina de novo, pra isso. E depois vai pra rede se balançar, porque depois dessa aliança, a rede so vai servir pra isso, balança pra um lado, balança pro outro até caducar. O odio dos tucanos deu no que deu. O odio dela tambem vai pro mesmo lugar.
agora ta um joguinho de esconde-esconde, escondem o serra e o campos, a novidade e a nova polarizaçao, meramente geografica, PE E SP, botaram marina pra ver quem aparece melhor, pra se candidatar.

Oliveira

Marina não tem competência pra criar um Partido vai ter pra ser Presidente? Caso se eleja pra governar o nosso País, mudaria de nome rapidinho para Marionete. Já pensaram nas mãos do DEM, PSDB, PMDB e assemelhados, coitados de nós, que catástrofe!

Zemedeiros

Se não for Dilma prefiro o Serra, Marina não tem pulso, partido, experiência e mais, para governar um país como o Brasil. Apesar de votar novamente em Dilma, caso não seja possível, o menos ruim dos que estão ahí é o Serra, tem partido, pulso, experiência.

    José X.

    “menos ruim dos que estão ahí é o Serra, tem partido, pulso, experiência”

    Eu ri aqui.

jose carlos lima

Marina não apita nada no partido do coroné Edu. Por isso ela teve que pedir desculpas ao Caiado e declarar apoio ao agronegócio

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Rede divulgou nota neste sábado (12) para tentar desfazer o mal-estar criado com ruralistas após críticas de Marina Silva ao deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

    Abaixo, a íntegra da nota:

    “A Rede Sustentabilidade informa que, diferentemente do entendimento de algumas entidades do agronegócio, em nenhum momento sua porta-voz Marina Silva fez críticas a esse setor.
    As declarações recentes foram exclusivamente sobre a participação do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) em eventual coligação em Goiás.
    A forte resistência do deputado em trazer para o setor agrícola a necessidade estratégica da sustentabilidade ambiental, econômica e sócio cultural tornaria inviável qualquer aliança política entre a Rede e o DEM numa mesma coligação no Estado de Goiás.
    A #rede lamenta as distorções e manipulações que o deputado faz sobre as declarações de Marina Silva, que podem levar a um entendimento equivocado sobre o posicionamento dela e de outros membros do partido sobre o agronegócio.
    Ademais uma critica às posições equivocadas do Deputado Caiado não podem ser extrapoladas como uma crítica ao setor.
    A Rede Sustentabilidade reafirma seu compromisso com esse setor essencial da economia e da sociedade brasileira e a intenção de trabalhar para seu desenvolvimento, sempre com respeito ao ambiente e aos direitos dos trabalhadores rurais e populações indígenas.”

    (http://www.brasil247.com/pt/247/amazonas247/117652/Marina-tenta-desfazer-mal-estar-com-ruralistas.htm)
    .
    .

Mariza

Está baixo o percentual de nossa DILMA. 1º Turno, com força total, 70% eu me dou por satisfeita. OS TRAÍRAS SENTIRÃO O PESO DA DILMA E LULA.

abrantes

O Aécio e o PSDB se esqueceram de uma coisa( ou seria de um coiso).
VAMPIRO NUNCA MORRE.

von Narr

O fato é que a candidatura da Marina presidente é muito mais perigosa do que parecia. E se ela só se lançar candidata no momento final, quase que descida dos céus para regenerar a nação mergulhada no caos, como Walkiria a saltar direto para o Congresso de Nürnberg, sei não, a coisa pode complicar. Acho melhor continuar batendo nela sem parar, sem dar descanso. Essa conversa de que “o candidato é Campos” é enrolação.

Luís Carlos

Campos não ganha sequer em PE. O povo pernambucano praticamente venera Lula e olha com desconfiança para Campos. Traição será condenada pelo povo pernambucano.

Jonas Silva

A encruzilhada de Aécio. Veja:
http://www.platodocerrado.blogspot.com.br

Rafael

Eu vejo esse cenário como o melhor possível para os tucanos. Aécio fez campanha direto e mudou muito pouco de posição. Me lembro em 2010 que Dilma foi deslanchar com o início da campanha na TV. Acredito que Dilma terá vantagem ainda maior lá em outubro de 2014 se tudo ocorrer do jeito que está. Mas sabemos que tormentas virão. Não vão deixar fácil. O que me preocupa é que com o tempo o governo Dilma está cada vez mais distante do que elegeu o PT. Não podemos desconsiderar o que ocorreu com o PT em Porto Alegre-RS. Depois de 16 anos na prefeitura chegou um ponto, atualmente, que o PT é irrelevante na disputa ao cargo de prefeito.
Por exemplo o leilão do campo de libra, não é a pior situação, os tucanos manteriam o sistema de concessão. Mas poderia esse campo ser explorado de um modo mais favorável ao Brasil, o argumento da falta de dinheiro não se sustenta. Ao mesmo tempo que o brasil gasta mais de 1 bilhão no estádio de Brasília diz não ter dinheiro para explorar o pré-sal. Sei que foi o BNDES que financiou, mas justamente isso temos recursos. Questão é muito mais de quem é que aconselha Dilma. Pergunta que me faço se Lula ou Dilma estivessem lá em 1953 teriam assinado a criação da Petrobras??? Eu duvido. Agora é a lei dos portos que, com o mesmo argumento, vai deixar que a iniciativa privada tome conta de setor extremamente estratégico. Leiam sobre essa lei, podem os chineses se tornarem donos, controlar portos brasileiros com essa lei, empresas de armadores podem controlar os portos e ao contrário de tudo que foi prometido: aumento de competitividade, diminuição de custos, ocorra o contrário com empresas estrangeiras, armadoras controlando os portos e a navegação em si. Li alguns especilistas no assunto, texto em sites especializados, alguns dizem que vão esperar para ver o que vai acontecer. Pode ocorrer o contrário do que se espera com essa lei. Isso nem nos EUA, nem sequer perto disso seria permitido, mas aqui Dilma e PT permitem.
O que eu quero dizer é que o PT, o governo Dilma tem que pensar bem como estão tomando as decisões, administar do mesmo modo que antigamente pode chegar a um ponto de saturação e com o ranço que a mídia tem do PT acabar com que o PT se torne um partido pouco expressivo e isso senhores acontece rapidamente, basta dois eleições no máximo e toda uma base de sustentação formada por deputados e senadores acabae, por isso citei o caso de Porto Alegre. Na eleição do ano passado o PT foi muito mal na capital, se não me engano não chegou a 10% e não se esqueçam que Porto Alegre foi a primeira capital que o PT venceu, foi o início da admninistração do PT, foi a primeira vitória relevante e hoje não tem nem sequer perspectiva de vencer a prefitura dessa capital tão importante.
Eu tenh oa impressão que o PT vai por um caminho perigoso. Digo isso para o Brasil, para a sociedade. Sem o PT combativo, defensor dos direitos trabalhistas vai ser difícil segurar a onda neoliberal que varrerá direitos sociais.
Não se jsutifica leiloar um campo de petróleo que nem o de Libra, campo descoberto, estamos leiloando 15 bilhões de barris de petróleo. Será quie alguém já prestou atenção que não tem o que ser pesquisado, que estamos leiloando petróleo confirmado, campo comprovado??? O governo poderia tirar essa campo do leilão e entregá-lo para a Petrobras explorá-lo e remunerar a Petrobras por tal atividade. O leilão não é justifcável. Não precisa de toda essa estrutura. A ANP hoje é um lobo vigiando o galinheiro.

ricardo silveira

Bom para exercício de especulação que serve à direita, até aí nada de novo com pesquisa do Datafolha. Nesta eleição, muito mais que nas anteriores, o governo vai perceber o quanto é inócuo defender a democracia, num espaço público monopolizado por uma mídia oposicionista, com controle remoto.

Dalva Maria

De positivo vejo que os votos da direita (PSDB/PFL) serão divididos com o sem lado, sem rumo e sem proposta, tb direita(PSB/PPS). Dilma já tem seu eleitorado garantido e assim que começar a campanha onde serão mostrados os avanços do Brasil, a tendência será crescer ainda mais. Esperar pra ver e comemorar.

lucascosta

Ninguém está descartado, ainda.

Nem existe quem já esteja com a eleição na mão.

Este ano demonstrou que as pesquisas podem apresentar bruscas mudanças do humor populacional com relação a quem hoje está bem avaliado. Há que se ter muito cuidado no campo governista. A Copa do Mundo de verdade – não a das confederações, de junho deste ano – só se realizará ano que vem. Sabe-se lá o que uma nova mudança na vontade do eleitor poderá revelar daqui a um ano!

FrancoAtirador

.
.
A OBVIEDADE FÚTIL DA SUTILIDADE INÚTIL

Ficaram claras as intenções do Frias com essa pesquisa:

1) A primeira delas, como torcedor tucano que é, foi a de inflar a candidatura do PSDB, colocando-a acima dos 20%, superando a de Eduardo Campos, para mostrar que seus candidatos têm mais chances de vencer a candidatura do PT;

2) A segunda, como torcedor antipetista paulista que também é, foi dar sutilmente preferência a José Serra, deixando-o à frente de Aécio Neves dentro da margem de erro de 2%, para não aumentar os transtornos internos, mas marcando posição, ao sugerir que com Serra haverá segundo turno, com Aécio não.

3) A terceira, e talvez a mais óbvia, foi a de provocar a discussão interna no PSB, tentando os ‘marinistas’ a fazer pressão sobre os ‘campistas’ para que escalem Marina Silva e não Eduardo Campos como cabeça de chapa.

Mesmo assim e apesar de os percentuais dos cenários A e C somarem 101%, pode-se deduzir dos dados que pelo menos metade das intenções de voto em Marina diluíram-se proporcionalmente entre os candidatos do PT e do PSDB, e de brancos/nulos.

O jogo recém começou…
.
.

    ricardo

    Esse tipo de revolta contra pesquisas sempre me remete à famosa frase de Marx (o Groucho): “você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos”.

    Ainda falta um ano para a eleição, mas o sonho petista de vitória no primeiro turno parece estar definitivamente enterrado. Note-se que quase metade dos eleitores ainda não conhecem Eduardo Campos. A bobagem, muito repetida por aqui, de que a soma das intenções de votos em Marina e Campos tiraria votos de ambos desfez-se por completo. O marqueteiro do PT deve estar engasgado com a própria língua.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado ricardo.

    Fiz apenas uma análise interpretativa da circunstância,

    não torcida como o fazes nesse teu comentário pró-Campos.

    Mas se eu fosse acreditar nessa pesquisa do Grouxo Frias,

    ao invés de crer no que meus próprios olhos vêem, diria que

    “42% dos marineiros migraram para a candidatura da presidente Dilma,

    21% caíram no colo do tucano Aécio Neves e 15% foram para Eduardo Campos.

    (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/117657/Datafolha-Dilma-herdou-mais-votos-de-Marina.htm)
    .
    .

    FrancoAtirador

    Antonio Vieira

    Análise irretocável!

    Gil

    Se o Eduardo Campos ceder a cabeça de chapa para Marina Silva, seria a coisa mais idiota que ele faria, romper um com um aliado histórico e estratégico para favorecer uma pessoa que não tem nada a ver com ele, e o abandonaria na primeira oportunidade.

    Mesmo não concordando, reconheço que a candidatura própria do Eduardo faz sentido para ele, pois o projeta para 2018, tornando o nome dele mais conhecido, todavia ser vice de Marina só favorece a mesma.
    Por outro lado, para Marina, ser vice de Eduardo, também não representa nada para ela, em ambos os casos, a soma é ZERO.

    A chapa Marina-Eduardo, ou Eduardo-Marina, interessa mesmo é ao pig, particularmente a Globo, nem tanto a Folha ou Estadão, serristas. Tudo leva crer que para a família Marinho derrotar a Dilma é prioridade absoluta, do tipo “fazemos qualquer negócio”.

    Gil

    Mais ou menos um terço do eleitorado, tende a votar mais a esquerda, e um outro terço tende a votar no candidato conservador, e o centro decide a eleição pelo lado da economia

    Lula perdeu três eleições seguidas com este um terço mais a esquerda, mas nem tanto a esquerda. Até que com o apagão a economia piorou muito, e os tucanos perderam a força do Plano Real, e perderam o centro, e com ele a eleição de 2002.

    Nas eleições de 2006 e 2010, o eleitorado mais progressista continuou votando no PT, e outro polo continuou votando no representante, desde 1994 o PSDB, pois não surgiu nenhuma alternativa viável mais esquerda, e nem a direita.

    O que mudou, há agora uma disputa no centro, pois tanto Marina, quanto Eduardo não empolgam, nem a esquerda, e nem a direita, porém o centro sozinho não ganha a eleição

    Para ganhar votos a direita, Marina contaria com os votos dos evangélicos, e Eduardo com alianças e com um discurso levemente neoliberal. E ambos com um udenismo moralista.

    No caso de Eduardo, há também uma aposta num fator regional, e sabemos que ele é muito popular em Pernambuco, mas não no Nordeste, como afirmam, mais por otimismo que qualquer base na realidade. Contudo, mesmo se fosse popular na norte como insistem afirmar, é desconhecido no Sul, ficando dependendo da boa vontade da mídia, o que já esta acontecendo, e de acertos com os tucanos, quanto a estes parece se entender bem com Aécio, o problema seriam os tucanos paulistas, e claro Serra.

    Pode ser que para a Globo, tanto faz, tanto fez, que seja com Serra, Aécio, Marina, Eduardo, ou Joaquim Barbosa, mas para os envolvidos não, na hora H, cada um vai cuidar é de si.

J Souza

Pesquisas para presidente cerca de um ano antes da última eleição:

11 de Novembro de 2009 – Vox Populi: José Serra: 36%; Dilma Rousseff: 19%; Ciro Gomes: 13%; Marina Silva: 3%.
23 de Novembro de 2009 – Sensus: José Serra: 31,8%; Dilma Rousseff: 21,7%; Ciro Gomes: 17,5%; Marina Silva: 5,9%.
26 a 30 de Novembro de 2009 – Ibope: José Serra: 38%; Dilma Rousseff: 17%; Ciro Gomes: 13%; Marina Silva: 6%.

Resultado da última eleição para presidente – 1º turno:
Dilma Rousseff: 46,9%; José Serra: 32,6%; Marina Silva: 19,3%; Ciro Gomes – nem disputou.

Treino é treino. Jogo é jogo!
Não importa quem larga em primeiro. O que importa é quem chega em primeiro…
2014 é só em 2014!

    Luís Carlos

    Dilma tem ações do governo para mostrar, como o Mais Médicos que fez o próprio CFM capitular. Serra tem o propinoduto tucano no qual está envolvido.

    Abel

    Os números de 2009 não podem ser usados como comparação porque nem Serra nem Dilma eram candidatos à reeleição. Talvez o mais correto fosse usar números de 2005, ou quiçá de 1997.

psgd

No Natal, o PSB, devidamente embrulhado em papel de presente, será colocado pelo papai noel Itaú/Natura, no sapatinho da bláblárina.

    Luís Carlos

    Concordo. O PSB. Será engolido e servirá de linha auxiliar do Itaú. Campos não sairá candidato e terá que se conformar em perder espaço para Marina dentro do partido que preside.

Taiguara

O Aócio consolida-se como a PIOR opção da direita.

    Luís Carlos

    Aécio não é levado a sério dentro do PSDB e principalmente pelos veículos parceiros dos tucanos que sabem da extrema fragilidade da candidatura de Aécio. Até série de TV global já foi feita para ele e nada de decolar.

Marat

Eles estão desesperados: Imploram pela candidatura da Marina… O sonho de consumo do PIG é nascer a seguinte coligação: PSDB/PFL (o nome “DEM” é gozação)/PPS/PIG/PSTF)… mas, sonho é sonho, e os egos (e os interesses) dos envolvidos são gigantescos demais. Há muito cachorro para pouco osso!

FrancoAtirador

    Paulo Kautscher

    Como insiro fotos?
    Obrigado

    FrancoAtirador

    .
    .
    COMO POSTAR IMAGENS NO BLOG

    Para navegador Google Chrome:

    1) Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem;
    2) Escolha a opção: ‘Copiar URL da imagem’;
    3) Clique com o botão direito do mouse na caixa de comentários;
    4) Escolha a opção: ‘Colar’;
    5) Enviar comentário.
    .
    .
    Para navegador Internet Explorer:

    No passo 2, escolha a opção: ‘Copiar atalho’.
    .
    .
    Para navegador Mozilla Firefox:

    No passo 2, escolha a opção: ‘Copiar link’.
    .
    .
    Observações:

    1) Para que haja exibição, o link (URL) deve estar no formato de arquivo de imagem, isto é, com as extensões ‘jpg’, ‘jpeg’, ‘png’, ‘gif’ e outras (que aparecem no final do endereço http, depois do último ponto).

    2) Há programas que convertem fotos arquivadas no computador para links de imagem (uploads images), por exemplo: (http://imgur.com);

    3) Aqui no Blog, imagens com a extensão ‘bmp’ não aparecem. Devem ser, portanto, convertidas para o formato ‘jpeg’, utilizando-se um programa de conversão de links, como o antes citado;

    4) Imagens oriundas de páginas de internet protegidas por módulos de segurança (https), como as postadas no Feicibuquistão, devem ser convertidas para ‘http’, antes de serem ‘coladas’ nos comentários, também mediante o uso auxiliar do mesmo programa conversor.
    .
    .
    Um abraço camarada e libertário a tod@s.
    .
    .

Marat

Nas entrelinhas da matéria do UOL há quase que uma imploração pela candidatura de Marina!

Haoldo Mourão Cunha

Azenha, qual a intenção da Data”serra”folha com essa pesquisa? Acho que está óbvio para todo mundo! Pó para senador!

Deixe seu comentário

Leia também