A indicação de Luiza Erundina como vice de Haddad

Tempo de leitura: 2 min

Haddad acerta com PSB vice para Erundina

Ex-prefeita diz a interlocutores que aceita indicação se houver consenso entre PT, de onde saiu desgastada, e atual partido; nome tem aval de Lula

14 de junho de 2012 | 3h 01

FERNANDO GALLO, JULIA DUAILIBI – O Estado de S.Paulo

A ex-prefeita e deputada Luiza Erundina (PSB) será indicada para a vaga de vice-prefeito na chapa de Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. O anúncio deve ser feito amanhã à tarde, em evento num hotel na capital paulista, do qual devem participar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB.

A deputada ainda não aceitou oficialmente o convite. Disse a interlocutores que, se houver consenso no PSB e no PT, aceitará. Questionada pelo Estado, desconversou: “É o diretório nacional que faz a discussão. Não parei para pensar nisso ainda”.

O nome de Erundina foi apresentado por Campos a Lula há mais de dois meses, quando começaram as tratativas sobre aliança em São Paulo. O PT recebeu bem a indicação por avaliar que Erundina agrega o discurso da ética na chapa. O acerto para indicar a ex-prefeita foi antecipado ontem pelo estadão.com.br.

A principal resistência era no PSB paulista. A ex-prefeita não faz parte do grupo que comanda a legenda no Estado, por isso a direção nacional do PSB teve de negociar a indicação com vereadores e com o presidente estadual, Márcio França, que deverá assumir agora a liderança do bloco PSB-PSD na Câmara dos Deputados e terá certa autonomia na negociação de alianças no processo eleitoral estadual em 2014.

Além do discurso ético, o PT avalia que Erundina, de 77 anos, agrega experiência à chapa de Haddad, de 49, estreante em eleições. A deputada administrou a cidade de 1989 a 1992, quando manteve relação conflituosa com o PT, ao qual era filiada. A situação se agravou ao assumir em 1993 a Secretaria da Administração Federal, no governo Itamar Franco. Em 1997, deixou o PT.

Ontem Haddad elogiou Erundina: “Ela tem muito respeito da militância petista. Tem tradição na luta social e um padrão ético incontestável. Está mais próxima de nós, para a minha honra”.

No front tucano, o PSDB pretende ceder a vice do pré-candidato José Serra, que aos 70 anos disputa a Prefeitura pela quarta vez, a um político jovem. Os maiores adversários do tucano – Haddad e o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita – vão explorar a tese da renovação.

Apostas. Os tucanos apostam no nome de Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação. Ex-tucano que migrou para o PSD do prefeito Gilberto Kassab, ele conta com o apoio do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB). A indicação da vice pelo PSD depende, no entanto, de decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre o pedido de Kassab para ter mais tempo no horário eleitoral.

Há no PSDB defensores de uma chapa puro-sangue, com a indicação do ex-secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, amigo de Serra. Outro cotado é o ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV). / COLABOROU RICARDO CHAPOLA


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RicardãoCarioca

De um lado: Haddad + Erundina + Lula + Dilma.

Do outro: Serra + PiG + … Xiii…

Gerson Carneiro

Çerra embarca na onda do Maluf e já admite desistir para apoiar Haddad.

Fernando

Jesus vive!! e com certeza não votará no Cerra, mesmo com o apoio da bola de neve.

José Horácio de Araújo

Votar na dupla Haddad – Erundina, seria um prazer, será uma honra pra qualquer eleitor, poís são éticos,íntegros, competentes e poderão ajudar bastante aos necessitados – com uma gestão justa para todos – da grande e rica-pobre cidade de São Paulo.

Jurema

Haddad e Erundina, é tudo que São Paulo necessita

Gil Rocha

Erundina nunca deveria aceitar
esta oferta, ainda mais vindo do PT.
Se aceitar, é farinha do mesmo saco.
Não precisa disto.

Fabio SP

Maluf ganha posto em ministério para anunciar apoio a Haddad

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO TRAZ A NOMEAÇÃO DO ENGENHEIRO OSVALDO GARCIA, PRÓXIMO A MALUF, PARA A SECRETARIA NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO MINISTÉRIO DAS CIDADES, PASTA COMANDADA PELO PP

    Paulo

    Com Maluf na aliança, aquele mesmo cara procurado por corrupção no mundo civilizado, a chapa Haddad é imbatível.

Carlos Cruz

Erundina foi a melhor prefeita que São Paulo teve. Mas por ser honesta e séria teve muitos problemas com os “aliados”, foi perseguida, sofreu ataques a vida pessoal, e saiu do PT. Hoje o mesmo PT a procura, sorriso nos dentes, abraços, beijos e promessas de amor. Eu não entraria nessa. Quem trai uma vez trai duas, tres, quatro, cinco…

    Julio Silveira

    Ela sabe os riscos que esta correndo, já deve ter avaliado.
    Só temos que torcer para que este cortejo do PT de São Paulo signifique que esteja fazendo uma mea culpa geral. Para que seus eleitores não sejam levados a associá-los, em modus, ao seu principal adversário. Que tem exibido a politica de S.P. como uma m. que ela parece ser.

LEANDRO

Maluf ganha secretaria em ministério e fecha apoio a Haddad em SP

    Gil Rocha

    Alguém quer apostar no que
    vem por aí?

    lulipe

    Vai ter os “pecados” perdoados como o Collor!!!

Rose SP

Nossa! Isso é que denomino de boa compahia, escolha perfeita, melhor impossível, agora Haddad está com tudo, Erundina foi uma escolha excelente. Agoora não tenho dúvida em quem votar. Valeu!

Geysa Guimarães

Júlia Duailibi esteve ontem no “Tema Quente”, do Kennedy Alencar, dividindo os comentários com Ciro Gomes.
Não é dos mais “xiitas”, dá pra dizer que faz jornalismo e não militância partidária.
Ciro esbanjou bom senso e não poupou méritos a Lula (o ressentimento da campanha presidencial ficou lá atrás).
Matei a saudade de um bom program político.

Gerson Carneiro

augusto2

Gostei muito do corte, da parede de estanqueidade erguida/mantida por Leme entre Erundina e a ‘organizaçao’ Pt.
Açao politica pelo bem coletivo, em especial dos mais desassistidos e etica pessoal e politica irrepreensível, essa é erundina.
Ela procurou espaço politico em outra sigla, é resultado de marco estrutural eleitoral, coisa que todos entendem.
Mas ha gente ai que nao entende direito como ela nao encaminhe e dê consequencia a seu perfil no espaço politico atraves de organizaçoes como ptb, psdb, dem, pps, pr. Ela nao quer se monumento apenas, quer contribuir de novo e tem humildade suficiente pra isso.

Domingos

Para São Paulo respirar, a mudança é necessária. Haddad é competente e tem energia para os desafios.

LEANDRO

Porque será que não se fala mais da CPI por aqui?
Será porque o governo barrou a convocação do dono da Delta e do Pagot aniquilando a CPI?

Nilson

O Chalita está no PMDB ou no PSB da Erundina ?

    Conceição Lemes

    Chalita, no PMDB, Nilson. abs

Nilson

Nunca votei na Erundina, mas é uma grande mulher. Erundina deve ser comparada com outro nordestino; Lula, o cara.

Erundina de vice de Fernando Haddad é vitória na certa. O Padim vai começar a campanha para 2014 porque a de 2012 já está no papo do Lula !

Este Lula como “o” político…é melhor que Getúlio Vargas. Que infelizmente não vivi aquela época. Mas meu pai disse que foi gloriosa para o Brasil. A ditadura de Vargas foi melhor que a de 1964. Se a Folha pode falar em Ditabranda eu tamnbém posso !

mauricio dos passos

A MELHOR PREFEITA DE SAO PAULO

Vlad

Ótimo…agora só falta esse povo ter um mínimo de semancol e inverter essa chapa.
Pelé na reserva do Cafuringa não dá.

Zeza Lima

Votei na Erondina e os sobrinhos também.
Agora vamos todos no Hadade juntos com ela.

Fabio SP

Mas parece que acabou aquela bandeira de o “NOVO”…

    SILOÉ-RJ

    Dentre todos os políticos, a ERUNDINA e uma dos que tem as idéias mais arejadas desse país. Ela tem o equilíbrio natural vindo das experiências junto com o sentido mais avançado de visão política, que necessáriamente não precisa ser cronológico.
    E só irá acrescentar, ao talento político proeminente mas pouco conhecido do HADDAD.
    ESSA SERÁ A VERDADEIRA POLÍTICA “CAFÉ COM LEITE”, só que leite de soja, que alimenta, não engorda e não provaca gases.

isilda

Qualificou ainda mais o meu voto!

abolicionista

Erundina foi de longe a melhor prefeita de São Paulo. Como a honestidade não compensa, ficou com dívidas após o seu mandato que teve de pagar sozinha. Ela enfrentou de cabeça erguida o preconceito contra seu sexo e suas origens, e certamente irá enfrentá-lo novamente. Já tem o meu voto.

Manoel R.Mello Jr

Força Haddad e Erundina , por uma São Paulo mais Humana e Justa.

Jorge

voces estão enganados. a Erundina saiu do PT para participar do governo Itamar Franco. Depois voltou ao PT e foi candidata à prefeito em 1996. Desde então, sempre foi próxima de pessoas próximas ao PT. E sempre contou com apoio da base petista, que, inclusive, ajudou a elege-la no PSB.

foi a escolha certa. o Haddad sai bastante fortalecido na periferia.

    André Couto

    Exatamente, Jorge. Erundina se licenciou do PT para ser ministra do Itamar por pouco tempo. Logo voltou e já em 1994 foi a candidata do partido ao Senado; e em 1996 à Prefeitura, tendo Mercadante, já então um nome destacado do campo majoritário petista, como vice. Depois decidiu sair do PT, reclamando de falta de espaço. O certo seria falar aqui que Erundina teve pouco carinho com o PT. Mas, inegavelmente, é uma grande figura: honesta, combativa e autêntica, como poucos. A chapa Haddad-Erundina é excelente e vai encher de entusiasmo todos nós da esquerda.

    Nilson

    Disse tudo André. Erundina não é uma Bláblárina que é verde por fora e azul por dentro. Erundina é VERMELHA em tudo de bom. Ela é linda.

Elias

Fernando Haddad é um intelectual popular, já se mostrou bastante capaz no Ministério da Educação, ele tem todos os méritos para ser prefeito de São Paulo. Mas nesta cidade a direita seduz até os menos favorecidos que nada recebem dela. É um caso para estudo. Não entendo como um partido de práticas fascistas, que manda a polícia meter bala de borracha no povo, gás pimenta, eletrochoque pode governar a tanto tempo. Luiza Erundina, a mais doce das prefeitas de São Paulo, tem meu apoio e minha admiração. Fico feliz em saber da possibilidade de sua parceria com Haddad. Seria sem dúvida um belo up para uma candidatura que ainda me parece tímida. Se bem que não me atrevo a discordar de Lula. É Fernando Haddad? Então, vamos em frente. Avante militância! Abaixo privateiros!

Fabio Passos

Luiza Erundina é disparado a melhor referência política de SP.
O candidato do PIG está lascado…

    Willian

    Precisa combinar com os russos…

Geysa Guimarães

Nesta hora em que a população está sedenta por políticos honestos, a indicação de Erundina é mais que perfeita.
Vivi sua gestão em Sampa. Xinguei muitas vezes ao passar pelos buracos no asfalto de regiões nobres.
Mas imprimiu a decência na prefeitura, acabou com a propina na concessão de alvarás.
E isso não é pouco.

Regina Braga

Chapa puro sangue é do Haddad e Erundina.Honestidade,capacidade e integridade.Sai da cena zé.

Gerson Carneiro

Serra contra-atacou e aceitou o apoio da igreja evangélica Bolinha de Neve.

    lulipe

    Deve ser melhor do que receber o apoio de um procurado pela Interpol, não???

augusto2

como a luiza erundina é muito PT desde sempre…tanto que aceitou ser vice em sua casa (sp) ficamos abismados com o entusiastico e latente apoio de rodrigo leme ao petismo.
Nao sabemos se o aplaudimos ou se contratamos um sherloque para examinar melhor esse fenomeno.

    Rodrigo Leme

    Não confunda admiração pela pessoa com admiração pela organização. Não teno admiração por nenhum partido político, os tenho em conta como organizações criminosas (em níveis difrentes de profissionalismo), mas ainda acredito nas pessoas como a Erundina.

    Aline C Pavia

    Meu voto era ou nela, ou no Protógenes. Mas a boca de urna já dizia que Erundina era barbada. Então votei no Protógenes. De fato pessoas, seres humanos, políticos, do gabarito de Erundina, são matéria cada vez mais rara, infelizmente.

Vicente de Paula Chicoli

Perfeito, Erundina lutadora sempre voltada as causas sociais, acredito que o PSB e o PT acertaram na mosca, parabens.

Willian

Vai ter mea culpa do PT por tê-la expulsado quando ela pensou mais no país do que no partido?

    André Couto

    Não é nada disso. Repito aqui meu comentário postado acima. Erundina se licenciou do PT para ser ministra do Itamar por pouco tempo. Logo voltou e já em 1994 foi a candidata do partido ao Senado; e em 1996 à Prefeitura, tendo Mercadante, já então um nome destacado do campo majoritário petista, como vice. Depois decidiu sair do PT, reclamando de falta de espaço. O certo seria falar aqui que Erundina teve pouco carinho com o PT. Mas, inegavelmente, é uma grande figura: honesta, combativa e autêntica, como poucos. A chapa Haddad-Erundina é excelente e vai encher de entusiasmo todos nós da esquerda.

    André Couto

    Essa coisa de falar mal do PT virou cacoete para muitos. O PT tem que ser criticado, sim, mas quando faz por merecer; não a toda hora, como insistem alguns. Talvez por ingenuidade.

Rodrigo Leme

Saiu desgastada é pouco…saiu debaixo de pedras. Claro que agora ninguém lembra.

Mas eu admiro MUITO a Erundina, especialmente como pessoa. Foi vizinha dos meus avós por mais de 10 anos, e posso dizer que saiu da prefeitura com o mesmo patrimônio que entrou. Sempre viveu sem fazer questão de luxos, sempre foi muito lúcida em tudo que dizia e fazia, pessoa rara. Não canso de

Se o mundo fosse justo, a candidata à prefeitura seria ela, e minha decisão de voto esse ano seria mais fácil.

    Geysa Guimarães

    Belo depoimento.

    André Couto

    Que debaixo de pedras, Rodrigo?
    Você está maluco?

    Geysa Guimarães

    Não está maluco não.
    Erundina foi duramente criticada ao aceitar convite de Itamar.
    Portanto, “debaixo de pedras”, como disse o Rodrigo.

    Nilson

    Erundina é uma estrela como Eduardo Campos. Este Lula……

Roberto Locatelli

Erundina é uma lutadora. Merece respeito e carinho, coisas que o PIG obviamente não lhe dará.

Haddad terá uma vice de primeira grandeza.

    Willian

    Respeito e carinho foi tudo que o PT não deu a ela. É cada uma, viu!

    Roberto Locatelli

    Filho, não sou de partido nenhum, por isso posso falar que Erundina merece nosso carinho.

    O fato de ela ter aceito a indicação a vice, contra setores de seu próprio partido, mostra a identificação de Erundina com as lutas populares, coisa que o PSB não tem.

    Erundina e Brizola Neto são estranhos no ninho em seus respectivos partidos.

Abdula Aziz

Ótima indicação! Espero que PT não venha a detonar com a indicação da Erundina. São Paulo vai ganhar muito com essa dupla.

    Roberto Locatelli

    Garanto que setores do PT de São Paulo mais à direita não gostaram da indicação. Assim como o PSB de São Paulo não gostou, mas teve que engolir.

    Quiçá essa chapa possa tirar o PT paulista do marasmo em que se encontra há anos.

    Nilson

    Tens toda razão Roberto !

    Erundina é exemplo para todos, inclusive para esta direita carcomida do PIG !

oziel f. de albuquerque

A Luiza Erodina é uma lider socialista de grande prestigio. O pt acertou em convidala para ser vice de Haddad.

    MARCELO

    Deveria ser ao contrário:Erundina prefeita,Haddad vice.A Erundina quando foi
    prefeita,não governou com a direitona,ao contrário de Lula e Dilma.E SP não se
    acabou por causa disso.

    Julio Silveira

    Só para informar corretamente. O PT não a convidou, o Eduardo Campos que deu um carteiraço, certeiro, inclusive indo contra a corrente do PSB paulista. O Haddad aprovou, o PT avalia.

    André Couto

    A versão de que foi o Eduardo Campos que impôs a Erundina é a versão do PIG. O Haddad já vinha elogiando-a publicamente.

Julio Silveira

A Erundina é uma grande sacada. Agrega muito a candidatura do Haddad.
Para mim, hoje, uma politica com P(maiusculo), do tempo do PT autentico, das poucas grandes do estado de S.P. Historicamente se rivaliza a nomes como o do próprio Lula. Em sua trajetória, teve que ser esvaziada para o crescimento de outros nomes dentro do PT, que estão aí insipidos, inodoros e incolores.

    isnard carvalho

    Boa!!!

Deixe seu comentário

Leia também