A direitona, coesa e persistente

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Como contei a vocês, recentemente estive com João Pedro Stédile, do MST. Durante uma hora e meia de entrevista, ele deu uma verdadeira aula sobre o que imagina ser o futuro do movimento: uma parceria com a sociedade em reação aos abusos do agronegócio: concentração de terras, venenos nos alimentos, ameaça à biodiversidade. Nada a ver com o “verdismo” e a “sustentabilidade”, palavras recentemente incorporadas ao discurso da classe média que anda de jipe 4×4 e aceita que boa parte do esgoto paulistano seja jogado no rio Tietê sem tratamento (quando as enchentes acontecem, afinal, o esgoto nunca invade as casas de classe média). Nada me irrita mais que esse “verdismo” promovido na Oscar Freire, em revistas que torram papel e tintas altamente poluentes. Curiosamente, o candidato verde ao governo paulista, Fabio Feldman, fala continuamente sobre a má qualidade do diesel produzido pela Petrobras, mas nem uma palavrinha, sequer, sobre os dejetos que são despejados no rio Tietê e que ameaçam, com doenças, principalmente os mais pobres. Questão de classe, talvez!

Mas eu falava com Stédile sobre um futuro governo Dilma e ele disse que considerava a eleição dela importante por garantir aos movimentos sociais espaço para promover suas plataformas de luta social, sem repressão policial ou espionagem do aparato do Estado. Em outras palavras, ele acredita que um eventual governo Dilma manterá intactos os direitos de reunião e de manifestação, essenciais para qualquer pessoa que tenha como objetivo de vida aprofundar a democracia brasileira.

Infelizmente, no entanto, Stélide me parece ser a exceção.

O sonho da direitona brasileira não é apenas derrotar Lula em 2010 e, em seguida, esmigalhar o legado político dele, salgando a terra como se tentou fazer com Getúlio Vargas. O sonho da direitona é aprofundar o neoliberalismo no Brasil, com a submissão crescente do interesse público a interesses privados. Se para isso for necessário reprimir os movimentos reinvindicatórios, que assim seja.

A direitona age de forma coesa e consistente: abraçou a candidatura do tucano José Serra, um homem que pelo menos ostentava biografia de esquerda. E, igualmente, abraçou a candidatura de Marina Silva, uma ex-petista. Para a direitona, pouco importam os rótulos, desde que seus interesses essenciais sejam preservados. Ela é pragmática, mira seus interesses concretos e não se preocupa com os rótulos.

É importante notar que essa direitona não conta apenas com seus próprios quadros e com boa parte da classe média. Conta com nosso verdismo, o que não é exatamente uma surpresa, já que os “verdes” brasileiros, embora derivados de uma vertente nacional do ambientalismo, hoje se transformaram em veículo (submisso) das grandes ONGs internacionais — atacam a Petrobras, como faz Feldman, mas e a British Petroleum? O que surpreende de fato é que, para fins eleitorais, a direitona brasileira pode contar com uma fatia considerável da própria esquerda, cujo objetivo de longo prazo parece ser o de apanhar dos que criminalizam os movimentos sociais para “aguçar a luta de classes”. E isso lá é plataforma? A direitona agradece.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

malba tahan

Gente:

A Marina silva sempre foi o que ela é: uma igrejeira confusa, dividida entre a religião e a política. Não fosse a morte de Chico Mendes não teria chegado tão longe. Resta agora aprender com nossos erros e tentar conhecer MUITO BEM aqueles que se dizem "nossos representantes", mesmo que situados no campo da esquerda

malba tahan

(cont)
]O pré-sal apenas vai radicalizar e polarizar as coisas: quase uma centena de bilhões de barris, relativamente perto dos EUA. O eixo Venezuela-Brasil-Argentina vai ter que se organizar muuuiiittoo para evitar as investidas "diplomáticas" ou guerreiras do Tio Sam e seus laxcaios locais. Há muitos anos atrás já se discutia, nos cursos de geologia, a possibilidade de imensas jazidas de petróleo "estratégicas" no Atlantico Sul. A Bacia de Santos confirma claramente tal prognóstico. Há semelhancas geológicas entre ela e as estruturas mais a Sul ( RGS, Uruguai- Prata). Bons tempos pra se ser de esquerda!!!

malba tahan

Cont 01

Não creio que é sonhar demais saber utilizar a base política da democracia representativa para avançar – revolucionáriamente- na direção da gestão direta das lutas e da democracia direta dos trabalhadores. O grande ódio da direita com o Lula é que ele, apesar de reformista, abriu algum espaço parta a democratização dos conflitos – com relação ao MST, por exemplo, ele nção o tratou à bala, em nome de uma sacrosanta propriedade que é relativizada até mesmo na nossa Constituição. O momento agora é o de aprofundar e radicalizar esta democracia. Tarefa de uma década ou mais. Ao par disso, avançar rumo a uma confederação sul-americana, O mercosul pode ser uma porta para tanto ( vide os chiliquues do Zé serra contra ele)

malba tahan

O verdadeiro desafio da esquerda hoje em dia é o de suoerar o medelo bolchevique ( que já deu o que tinha que dar) e aproveitar um pouco as lições da Primeira Internacional, quando esta pregava a organização horizontal dos trabalhadores, enquanto classe, POR SOBRE as fronteiras políticas, a gestão direta de suas lutas e de sua política através de mandatos imperativos e não de delegações representativas – instrumento típicamente burguês, como se pode ver pelo pensamento de John Stuat Mil sobre o Governo Representativo. A direita se une "por cima" na conspiração e no conchavo. Nós teremos que nos re-unir pela base, via democracia direta

portilho

AZENHA, enquanto a CASA GRANDE trabalha unida juntamente com os meios de comunicação',a dita esquerda parece-me cada dia mais caolha.

Spartakus

Perdão, mas acho que você está generalizando para justificar sua postura pró-Dilma (perfeitamente legítima). Com todo respeito Azenha, mas você conhece os debates travados no interior da esquerda radical? Parece que não. É como se ela toda fosse consituída por um bando de malucos, parvos, que não tem condições nem capacidade de formular juizos nem fazer análises de conjuntura. Quando se fala que o governo do PT fez alianças com figuras como Sarney, Collor, Renan Calheiros, etc procura-se justificar isso de todas as formas, dizendo coisas como "são aliados, mas não hegemônicos" (a frase é do Emir Sader), mas quando os radicais criticam pela esquerda sua crítica é tratada como se o teor fosse o mesmo da crítica de direita e como se objetivamente ambas tivessem o mesmo efeito. Por que as contradições do governo Lula são racionalizadas, e as contradições no interior da esquerda radical são ignoradas? Umas contradições são mais contradições do que outras?

    Wiliam

    Spartakus, parece-me que vc se perde na própria reciprocidade. Ao criticar a chamada esquerda radical, esquece de mencionar que a mesma alça voos solos, com o PSTU, PCB, PSOL, etc. Não vejo a mesma veemência em criticar a direita reacionária e golpista aliada aos tucanos, o jeito udenista e baixo em se fazer política, ou talvez pense que alianças com Rorizes, Arrudas, Yedas, Pavans, Marconis, Bornhausens e ACMs são menos danosas ao país ? Seria a súbita memória seletiva que os tucanos sofrem em qualquer debate ? O que precisamos discutir é a necessidade urgente de uma reforma política no Brasil, fato anteposto pelo Presidente Lula ao alinhar a formação de um novo partido de esquerda com algumas figuras progressistas de diversos partidos ou até mesmo a formação de uma oposição sóbria e progressista lideradas por Aécio Neves.

    Mário Salerno

    Formação de uam oposição sóbria e "progressista" liderada por Aécio Neves!!!!! Hahahahahahahahaha… é cada otário!

@coinho

Vote no PSOL e filmei http://www.youtube.com/watch?v=D4ewUbbgc0k

Antonio Pereira

Azenha,
É lamentável mas o pensamento da esquerda brasileira apresentado pelos candidatos do PSTU, PCO e PCB, está desfocado da atualidade, continuam com velhos discursos dos anos 60 e 70, é muito dificil alguém aceitar a troca de uma ditadura por outra, esqueceram-se que nós trabalhadores queremos respeito aos nossos direitos e bons salários que possibilitem aproveitar a vida da melhor forma possivel, até a China mudou sua visão de produção e distribuição de riquezas, mas a esquerda no Brasil continua com seus velhos discursos cansativos e que apenas municiam os reacionários da direitona como
O Presidente Lula encerrará seus dois mandatos como o melhor presidente brasileiro, simplesmente porque teve a inteligencia de iniciar programas sociais mais objetivos visando de forma paulatina distribuir um pouco da riqueza nacional, no lugar de simplesmente criticar, como fazem muitos da esquerda, vamos melhorar e troná-lo mais eficiente.
Acredito que está na hora da esquerda parar de fornecer combustível para a direitona.
Chega de ditaduras queremos uma democracia forte e um Brasil mais respeitado.

assalariado.

O pensamento único pela "esquerda" é o entrave para a união das esquerdas que necessáriamente se dará dentro de propostas de esquerdas e não pseudo esquerdismo,isto,será resultado e, passará por um acordo programático que obviamente terá que ser posto em pratica,sem demagogias.Então pergunto qual é a tatica para derrotar a burguesia? Como é do conhecimento de todos,as preferencias petistas para um acordo eleitoral,nunca foi além dos desejos das elites do capital em acordo com as elites petistas,melhor dizendo,jamais,foi colocado para as esquerdas alguma proposta das necessidades basicas do povo assalariado.No entanto,não basta criar mais empregos sem questionar a exploração das elites,afinal de contas pra que serve um partido dos "trabalhadores"? A preferencia do lulismo para acordos,sempre ocorreram e ocorrem "taticamente" pela direita,sendo desta forma,nada mais lógico do que a classe explorada ir para a lutas,40 horas semanais,aumentos salariais,por terras,por saúde,… enfim,nem que para isso precisemos levar borrachadas da policia dos gerentes de plantão(governos),a serviço do capital.

Vera Billie Jean

Esta eleição é o fim de tanta coisa errada mas principalmente do MACHISMO!
Viva Lula que acabou até com os machistas.

Jose Antonio Araujo

Olha a direita alvoroçada! Chamada do UOL:
03/10/2010 – 10h24
Se Dilma ganhar quem vai mandar é José Dirceu, diz Indio da Costa
É mole?? E ele estava escondido….

Dede

Parabéns Azenha!
Texto esclarecedor, limpo e inteligente

josé gilson

No norte de minas estamos assistindo setores da Igcreja Católica, olha sou católico, como o padre de Glaucilândia, pedindo para os fieis não votarem na Dilma por ela ser favorável ao aborto e ao casamento gay. O referendo chega a pedir que os fieis levantem o braço se compormetendo em não votar na candidata do PT.

Edmar

Com muita vergonha alheia, admitio: A tal "bala de prata" éramos nós os evangélicos! Ou parte considerável de nós, que são apenas ovelhas (vão pra qualquer lado se um "pastor" mandar). Foram os que mais aceitaram e reproduziram as mentiras contra a DILMA da turma da 'sonsinha' e freneticamente, pelo computador ou boca-boca. Também, coitados, nunca lhes ensinaram que o verdadeiro cristão é um ser racional e não emocional. E eles tiveram péssimos condutores: Caio Fábio, demonizando o PT, chingando o Malafaia e canonizando a Marina; Malafaia demonizando o PT e a Marina, chingando o Caio Fabio e pedindo voto pro Serra (é dependente da BAND); Um suposto "pastor" da igreja batista de curitiba (nem gravei-lhe o nome, de tanto asco) demonizando o PT do púlpito e, vejam só, elogiando rasgadamente a CNBB. O único coerente, entre os ditos líderes evangélicos foi do Edir Macedo recomendando não propalar as mentiras da turma da 'sonsinha' antes de verificar se seriam verdadeiras. Uma pena! Uma vergonha!

    @sonia_di

    E a Igreja Catolica deu uma de partido e panfletou um documento contra o PT E DILMA DURANTE SEMANAS NOS SUPERMERCADOS,SHOPPINGS E EM CADA ESQUINA AQUI EM SANTOS-SP…E A SANTA MADRE IGREJA E A OPUS DEI AGINDO CONTRA A DEMOCRACIA

flavio marcio

A DIREITA BRASILEIRA A CAMINHO DO DESCONSTRUÇÃO?
Tenho uma tese para o ‘day after’ eleitoral (quer seja depois de amanhã, quer seja após o 2o turno), um pouco diferente da sua, Azenha, sem ser necessariamente contrária.
Penso que no Brasil, com a vitória da frente liderada por Dilma, a direita se fragmentará e poderá até desaparecer, numa situação inversa à da Itália onde quem sumiu da cena política foi a esquerda. Aliás, na comparação, lá a economia está em declínio galopante, o povo está aflito e mesmo assim a Big Mídia berlusconiana continua pintando e bordando, agora com manobras diversionistas tal como ocorre com a criminalização dos ciganos. Enquanto isso aqui…, a economia prospera, o povo pobre sobe na escala social e o PIG e seus partidos auxiliares naufragam em rotundo fracasso político-eleitoral, ideológico e moral, mesmo depois do seu diversionismo denuncista.
É, como reconheceram Boaventura e Chomsky, a América Latina desponta hoje como o grande laboratório político do mundo, como atestam também a volta triunfal de Correa ao poder, a Ley de Médios da Cristina na Argentina e a vitória eleitoral de Chavez na Venezuela.

francisco.latorre

eleição é o psicotécnico da nação.

dá pra quantificar caráter e inteligência.

a direita vai.. desde sempre.. de coalizão canalha-imbecil.

canalhas que votam pra perpetuar os próprios privilégios.

imbecis que votam pra defender o privilégio de outros.

não vou mais argumentar.

quem não quer participar da festa.. não merece.

melhor que fiquem mesmo com serra. ou marina. ou plínio.

..

eu vou de dilma-lula. e mercadante.

a festa é nossa.

última chamada..

quem vai.. vamos.

quem fica.. tchau.

..

flavio marcio

Quando alguém experiencia algo, este alguém o faz sob determinadas circunstâncias. Portanto, este alguém é este alguém e suas circuntâncias.
Estou assumidamente plagiando famoso autor para tentar explicar a metamorfose do ex-Gabeira, da ex-Marina, do ex-Bicudo e de outros outrora admiráveis companheiros e companheiras. Sua viragem ideológica talvez tenha se dado por não cuidarem das circunstâncias que rodiavam ontem, rodeiam hoje e sempre rodiarão a todos nós.
Não basta bater no peito, fazer discursos eloquentes e juras de lealdade para com os oprimidos e deserdados da Terra.
Não passarão de bravatas, que lá atrás foram uma nuvem de fumaça a esconder que passos errados de PRÁTICA POLÍTICA foram consumados em tais ou quais circunstâncias.
Chega de lugares comuns! O poder (ou a falta dele, por ressentimento) corrompe, por exemplo.
Pois, afinal, o que o poder (ou a falta dele) faz é revelar quem somos!
Viva a frente popular e democrática liderada por Dilma!!!

    flavio marcio

    Desculpem: onde se lê rodiavam e rodiarão, leia-se respectivamente rodeavam e rodearão

Jair de Souza

No caso de uma vitória da direita, o Plínio dormiria com a consciência tranquila. Já os mais necessitados, aqueles que conseguiram deixar o patamar da miséria no governo Lula, esses… Ah, que importa o caso dessa gente!

Jair de Souza

Estimado Azenha, obrigado por seu artigo. Para mim, ser de esquerda significa defender aquilo que serve aos interesses das maiorias trabalhadoras. Quando encontramos grupos de "esquerda" que se opõem à concessão de bolsa-família aos mais carentes com o argumento de que isso leva a uma acomodação das camadas populares, e outros papos semelhantes, na verdade, o que eles não querem é que o dinheiro público seja usado para atender necessidades vitais do povo. A extrema esquerda é tão nociva para os trabalhadores como a própria direita, aliás, são duas facetas de uma mesma visão. Tanto a direita como a extrema esquerda têm pavor do povo. É só ver o comportamento dos grupos de extrema esquerda nos países onde o povo está avançando (Venezuela, Equador, Bolívia, Nicaragua, Brasil) para entender o que eles representam.

    Maria

    Faço minha suaa palavras.

Uiran

É que parte da esquerda acredita que você só é de esquerda se for socialista. Que não há posições ideológicas intermediárias entre capitalista e socialista. E essa turma da "verdadeira esquerda" fica perdidinha na hora de montar uma estratégia a longo prazo para o socialismo que envolva partir dum capitalismo menos selvagem. Acreditam que a defesa do socialismo exige que diga que capitalismo selvagem e capitalismo com um pouquinho de distribuição de renda são iguais.
Pessoalmente, eu acho isso uma péssima estratégia a longo prazo.

carlos s. bandeira

Plínio e a consciência tranquila – parte 1

Por Carlos S. Bandeira

Não tem jeito. Quando as eleições se aproximam, no seu ritmo, cada cidadão analisa o quadro e define uma posição. Ou a falta dela. De certa forma, mesmo sabendo que eleição só se sabe o resultado quando a população vai às urnas, o quadro atualmente parece desenhado.

Dilma tem os votos do setor beneficiado diretamente pelas políticas do governo Lula, além da maioria dos movimentos sociais e da esquerda brasileira. Aqueles que são frontalmente contra Lula, o PT, a esquerda, as lutas populares e qualquer avanço progressista vão com o Serra. Quem está me cima do muro, admitindo avanços no governo Lula assim como valores no governo FHC votam em Marina.

Um fenômeno interessante para a análise é o voto dado a Plínio de Arruda Sampaio. As pesquisas de opinião apontam que o candidato não chega a 1%, embora tenha participado de todos os debates na TV e tenha muito mais exposição do que seus pares da esquerda fora do petismo, como Zé Maria, do PSTU, Ivan Pinheiro, do PCB, e Rui Costa Pimenta, do PCO.

Plínio e seu partido, o PSOL, não tem grande base social organizada, que garanta uma votação relevante, tanto em quantidade como em acúmulo político. A maior parte dos seus votos virá da militância do seu partido. No entanto, ele tem a simpatia e deve ter apoio de um “voto de consciência”. Não necessariamente consciência da disputa política em jogo em 2010, mas algo ligado à relação do cidadão com o seu voto.

    Marco Santo

    Prezado Carlos, bom dia. Comecei hoje ( dia "D") lendo sua missiva. Parabens, concordo plenamente com o que escreveu, mas, apenas um detalhe, votar e ter a conciencia tranquila ou permitir que "os de sempre" voltem ou avaliar o presente momento e apostar na melhoria desse. O que escolher, eu escolho a ultima opção. Sempre elogiei e votei no Plinio, no Ivan Valente quando estavam no PT. Agora no PSOL talvez na próxima década. De qualquer forma aceite as minhas congratulações, bastante verdadeiro o que escreveu.

ValmontRS

O jatinho de alto luxo que a Marina está usando pertence ao mega empresário Johan Eliash.
Aquele que queria comprar a Amazonia inteira.

    MARCIA MUNHOZ

    Cara,
    Essa informação tua tem fonte? Manda ai…
    TODOS que nao acreditam na BLABLARINA te agradeceremos.

Josnei Di Carlo

Azenha,

A ironia de sua conclusão, "a direitona brasileira pode contar com uma fatia considerável da própria esquerda, cujo objetivo de longo prazo parece ser o de apanhar dos que criminalizam os movimentos sociais para 'aguçar a luta de classes'", é trágica. Não por ser fantasiosa, mas por ser realista.

Realmente, parte da esquerda é a melhor amiga da direita. Casei de ouvir de pessoas de esquerda argumentos sobre o Bolsa Família, por exemplo, tão pequenos quanto pessoas de direita. Lamentável!

    ValmontRS

    Também já ouvi muito esse discurso de esquerda-modinha que nunca passou fome na vida.

    Quem já sentiu a dor desesperadora da fome rasgar o estômago, quem já comeu palma e barro com sal ou tomou sopa de papelão pensa muito diferente desses modinhas, e sabe dar valor ao projeto de Lula e Dilma.

    Enquanto isso os modinhas pensam num jeito de fazer a revolução sem povo e perdem o trem da história.

Mauro

Para nos lembrarmos de um tempo em que realmente fomos a vanguarda do Brasil vou deixar aqui um longo poema talvez um pouco esquecido da nossa semana de Arte Moderna de 1922, faz tempo que São Paulo é somente a vanguarda do atraso.
Ode ao Burguês

Mário de Andrade

Eu insulto o burguês! O burguês-níquel

O burguês-burguês!

A digestão bem-feita de São Paulo!

O homem-curva! O homem-nádegas!

O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,

é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Eu insulto as aristocracias cautelosas!

Os barões lampiões! Os condes Joões! Os duques zurros!

Que vivem dentro de muros sem pulos,

e gemem sangue de alguns mil-réis fracos

para dizerem que as filhas da senhora falam o francês

e tocam os "Printemps" com as unhas!

Eu insulto o burguês-funesto!

O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!

Fora os que algarismam os amanhãs!

Olha a vida dos nossos setembros!

Fará Sol? Choverá? Arlequinal!

Mas à chuva dos rosais

o êxtase fará sempre Sol!

Morte à gordura!

Morte às adiposidades cerebrais!

Morte ao burguês-mensal!

Ao burguês-cinema! Ao burguês-tiburi!

Padaria Suíssa! Morte viva ao Adriano!

"— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?

— Um colar… — Conto e quinhentos!!!

Más nós morremos de fome!"

Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma!

Oh! purée de batatas morais!

Oh! cabelos nas ventas! Oh! carecas!

Ódio aos temperamentos regulares!

Ódio aos relógios musculares! Morte à infâmia!

Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados

Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,

sempiternamente as mesmices convencionais!

De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!

Dois a dois! Primeira posição! Marcha!

Todos para a Central do meu rancor inebriante!

Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!

Morte ao burguês de giolhos,

cheirando religião e que não crê em Deus!

Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!

Ódio fundamento, sem perdão!

Fora! Fu! Fora o bom burguês!…
Vou votar com muito carinho pensando neste poema. Por um Brasil sem miséria.

@jaimebalb

Azenha, parabéns. Você disse tudo.

Paulo Cesar

Marina Silva deveria ler esse texto…

ValmontRS

"A P A R T I R D E S E G U N D A – F E I R A E S T A R E M O S T O D O S J U N T O S N O M E S M O B A R C O"
disse hoje, dia 2/10/2010, Carlos Galeão Camacho, PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE – SP, ao candidato JOSÉ SERRA.

(Fonte: Folhaonline)

A cada dia que passa, cresce a minha revolta contra MARINA SILVA, A TRAÍRA.

Augusto Cesar

Diante da constatação de que seu candidato José Serra não tem nenhum apelo popular (terá menos votos até do que teve em 2002), a velha mídia representada por Veja, Globo, Folha e Estadão elegeu Marina como sua nova queridinha na tentativa desesperada de evitar a inevitável vitória de Dilma, ou memos causar um 2º turno. As matérias recentes na mídia impressa e a levantada de bola que deram à Marina no Jornal Nacional de hoje são prova disso.

E milhões de eleitores que não acreditam em Serra caem direitinho no golpe e fazem o papel de inocentes úteis do conservadorismo, que de conservacionismo verde não tem nada.

Os eleitores de Dilma já se perguntaram do porquê de as pesquisas contratadas pela mídia neste ano não fazem simulação de 2º turno com Marina? Em todas as eleições anteriores simulavam com o 3º colocado. É simples. O baronato midiático quer que se acostumem com a idéia de escolher Serra num desejado 2º turno. E isso será muito fácil quando os neoVerdes se desiludirem com a própria Marina no momento em que ela anunciar seu apoio a Dilma. Marina deixará de ser heroína Verde para se tornar a traidora que nunca deixou de ser petista.

Infelizmente, ou felizmente, não haverá 2º turno para confirmarem o que digo aqui e os neoVerdes vão passar mais 4 anos acreditando em Veja, Globo, Folha e Estadão e fazendo tudo o que as viúvas de FHC querem para chegarem em 2014 e serem massa de manobra novamente.

Mas num dia qualquer acabam aprendendo.

Nilva

Está mais para segundo turno segundo o Ibope e o Datafolha.

ruypenalva

Além da direitona o Brasil ficou escravo de uma massa ignara que vive acreditando em dízimos, seguindo pastores cada dia mais ricos. Caetano disse numa canção que Don Eugênio Sales via mais espírito num feto (era contro o aborto) do que num marginal (era a favor da liquidação sumária de marginais), no entanto aborto virou tabu no Brasil. Quem é a favor sofre campanha difamatória. Marina é a favor de um plesbicito (não sei bem se esta é uma questão plesbicitária). Serra é contra o aborto, ele prefere matar o marginal depois, dá mais voto.

Gerson

A falta de senso histórico é fod…

2 décadas de ditadura (recente) fez um estrago enorme na classe média.

O analfabetismo político na classe média é complicado. Poucos se salvam; me parece assim.

Ou, será egoismo puro ?

Freud explica ?

Marat

As esquerdas brasileiras precisam unir-se com o centro. Se não é o ideal, ao menos é o possível, o que diminuiria muito a força da direita!

Luiz P.

A direita SEMPRE é coesa e repetitiva. E a esquerda sempre é múltipla e dissonante. Disso, precisamente, advêm a miséria dos discursos da direita e a riqueza dos discursos da esquerda.
É preciso PARAR coesse papo de 'desejar' uma esquerda coesa e repetitiva. Por que, diabos, a esquerda deveria, toda ela, dizer a mesma coisa? Pra fazer isso, já temos a direitona!
Aliás, criticar a esquerda por não ser coesa e repetitiva é a MAIS VELHA crítica que a direitona sempre fez à esquerda.
A direita é coesa e repetitiva porque ela SÓ QUER a felicidade da própria direita. E a esquerda sempre é múltipla e dissonante, porque a esquerda quer a felicidade PARA TODOS. É muito fácil defender só a própria felicidade (e os outros que se danem). E é muito difícil defender a felicidade para todos.
A análise do Azenha, acima, NÃO É excelente análise. Ainda é análise de xororô. A esquerda é quem aprende DA LUTA. A direita é quem pensa que já entendeu e já sabe TUDO.

    Jair de Souza

    Esta "esquerda" a que você se refere é a "esquerda" que prefere ver os oligarcas felizes a abrir mão de seu dogmatismo. Na verdade é a esquerda antipovo, antitrabalhador, aquela que não vacila em colocar-se junto dos oligarcas quando sente que o povo está botando a cabeça para fora. Com uma "esquerda" destas, nem é preciso ter direita. Vade retro!

    alexis

    Justamente é este tipo de esquerda que incomoda ás elites.
    Dentro da legalidade, jogando no mesmo jogo, conrtra a imprensa e o poder econômico, mas sem dar brecha para serem tachados de radicais.
    Cuidado com a ingenuidade.
    o Plínio, a Heloisa Helena, etc….é a esquerda que a direita gosta…fácil de descartar quando eles quiserem.
    Um erro desses e a esquerda não volta mais ao poder nos próximos 500 anos.
    A esquerda possivel é a esquerda inteligente e visionária.

Regina Chaves

Azenha, o papel da Marina Silva, do Plínio de Arruda Sampaio, do Hélio Bicudo e tantos outros, na minha opinião, é cruel, devastador… foram fundadores do PT e hoje ajudam a destruir um sonho, um projeto de governo que, acalentado desde sempre, tornou-se um pouco mais próximo e possível nestes últimos oito anos… ajudam a direitona sem pestanejar! Como são pequenos, medíocres… espero que as forças do bem e da justiça prevaleçam!!

ebrantino

Azenha, voce deu um close up da direitona brasileira, e suas auxiliares,, verdes, e ultra esquerda. Mas é importante notar que os objetivos estratégicos dessa direitona consistem em defender as posições do império a qualquer custo e sob qualquer pretexto, pois ela sobrevive como força auxiliar do capital multinacional, e principalmente, suas parcelas (da direita) mais combativas dependem de aprofundar o neo-liberalismo e a dependencia, para fazer negocios, prosperar e até para sobreviver. Sabe que tem poucas chances de progredir em um ambiente de defesa do bem estar do povo e defesa dos interesses nacionais. É que esse ambiente não é a sua praia, não é aí que ela trabalha. Necessita do apoio e do dinheiro e dos negócios de fora. Essa corrente vai continuar mais ativa do que nunca, pois quem a dirige assim deseja e mantem-se com poder imenso.

Janes Rodriguez

Se a esquerda purista conseguisse ler e entendeer isso, não teríamos tal fragmentação das lutas.

paulo chacon

Eu já escrevi isto em outros blogs. A única intenção da Marina, com esta candidatura ridícula, é preservar os tucanos.Amanhã saberemos se ela conseguiu ou não seu intento.

vangelis

Azenha,
(permita-me…)
Uma excelente analise, suscinta e com profundidade sobre o quadro de forças politicas que ora, em tempo de eleições presidenciais, se debatem. Voce explicou com precisão sobre o posicionamento da direitona que envergonhada de alinhar-se com o candidato Jserra aponta para a eco-capitalista Msilva. A direita envergonhada se esconde por tras dos verdes nos dias atuais em que a palavra da moda é sustentabilidade e outros que tais.
abraços

Angela Mara

Gente,

eu choro de verdade quando vejo a Marina vendida ao dono da Natura
e viajando num jato de 50 milhões com todas as mordomias que a safadeza pode oferecer
em troca da alma da infeliz.

Como que alguém que era ponto de referência do governo Lula
que participou do crescimento do Brasil pode ser tão pérfida?????

Merece ser estirpada do cenário nacional. É lixo não reciclável.

E tenho dito.

Deixe seu comentário

Leia também