VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

A cena que complicou a vida de Mubarak

09 de fevereiro de 2011 às 00h47

Foi numa emissora privada do Egito.

Wael Ghonim, um jovem executivo do Google no país, criador da página do Facebook que ajudou a promover as manifestações contra o regime de Mubarak, passou uma semana preso.

Ao sair, deu a entrevista que reproduzo parcialmente acima.

Ghonim chorou ao ver as fotos dos que morreram nos protestos.

Ao impacto da entrevista é atribuído o número recorde de manifestantes que foram às ruas do país ontem, quando tudo indicava que Mubarak ainda tinha chances de ficar no poder até o fim de seu mandato.

Aqui uma reportagem do jornal espanhol Público a respeito.

28 - jun 0

Temer detona ‘republicanismo’ do PT e escolhe Raquel Dodge para a PGR; saiba o que ela pensa

Da Redação O usurpador Michel Temer rompeu com o ‘republicanismo’ do PT. Deixou de lado o mais votado (Nicolao Dino, 608 votos) na lista tríplice indicada pelos procuradores e escolheu a segunda mais votada, Raquel Dodge (587 votos). Será a substituta de Rodrigo Janot. O que ela pensa? Consultor Jurídico — Por que a senhora […]

27 - jun 5

Condenado “sem provas” pelo juiz Moro, tesoureiro do PT é absolvido em 2ª instância

Moro condenou o ex-tesoureiro do PT a mais de 15 anos de prisão

 

59 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Azenha fez um texto pra distribuir na praça | Blog do Rovai

22/05/2011 - 11h14

[…] Foi uma coalizão de vontades que derrubou o governo do Egito, em manifestações que ganharam força depois que um blogueiro chorou numa entrevista de televisão, conforme noticiamos aqui. […]

Responder

FHC, o Facebook e a “coalizão de vontades” « Dukrai's Blog

21/05/2011 - 21h53

[…] Foi uma coalizão de vontades que derrubou o governo do Egito, em manifestações que ganharam força depois que um blogueiro chorou numa entrevista de televisão, conforme noticiamos aqui. […]

Responder

FHC, o Facebook e a “coalizão de vontades” | Viomundo - O que você não vê na mídia

20/05/2011 - 20h16

[…] Foi uma coalizão de vontades que derrubou o governo do Egito, em manifestações que ganharam força depois que um blogueiro chorou numa entrevista de televisão, conforme noticiamos aqui. […]

Responder

NYRB: O 1789 do mundo árabe | Viomundo - O que você não vê na mídia

25/02/2011 - 19h53

[…] [Se você é leitor do Viomundo, soube disso imediatamente — clique aqui –, quando Mubarak ainda se…] […]

Responder

Garcia

09/02/2011 - 19h30

Parte deste choro deve-se ao império dos EUA, que por ganancia de seus governantes e de seu povo criam e mantém no poder homens do naipe do animal Hosni Mubarack.
Os EUA pensam que são a solução, mas na realidade eles são é o problema.

Responder

Nilva

09/02/2011 - 16h42

Azenha, será que este comentário tem lógica?
09-02-2011 12:17

Tomado de un comentario de lector de El País de hoy:

#

37

NWO – 09-02-2011 – 11:59:49h

El supuesto heroe que acaba de salir del anonimato tras su supuesta encarcelacion de 12 dias llamado Wael Ghonim es miembro de una de las agencias de los servicios secretos americanos. Residente en Dubai, llego a Egipto dos dias antes de los comienzos de las revueltas. Se supone que fue el (que es jefe de google en todo oriente medio) quien comenzo organizando las protestas en facebook. Una vez mas el pueblo esta siendo usado por los poderes en beneficio del eje Washington- Tel Aviv. Esperan años mas duros si cabe en Oriente Medio, siendo el resultado final una hegemonia absoluta del estado Sionista Israeli apropiandose de la mayoria del crudo Iraki y parte de los Saudis.

enlace: http://www.elpais.com/articulo/internacional/prot

Responder

JoaoGoulart

09/02/2011 - 16h40

quem está sustentando essas monstruosidades todas é o governo americano, que para mim tem uma política genocida no planeta.

Responder

augustinho

09/02/2011 - 14h17

O WSJ, o The Guardian entre outros, mencionaram a semana passada que a familia de Mumiabarak tem ativos entre 40 e 70 bi de dolares. Não sei se tem, seriam no exterior mas em uns 30 anos dá uma boa media anual.
Ja faz esse tempo aprox. que esta em vigor a Lei de Emergencia (tipo estado de sitio). Qualquer grupo de cinco pessoas juntas pode ser detido, qualquer um ser preso sem acusaçao e casos eprevistos de poder deter a pessoa incomunicavel por periodo indefinido.
Isso é o Egito, protetor e garantidor dos aspectos mais desumanos do sionismo e do imperio no oriente Medio.

Responder

marta

09/02/2011 - 12h54

Esses direitistas reacionários só sabem falar mal de Cuba ,só têm olhos critícos para Cuba. Não enxergam o resto do mundo. Como falou Janes Rodriguez,não estão nem aí para as injustiças cometidas, e omitidas pela mídia na Colômbia, no Egito e em outras partes do mundo como por ex. nos Emirados Arabes, onde o trabalho escravo predomina para que os xeiques sejam glorificados como construtores das cidades que aparecem em propagandas turísticas, no caso de Dubai. Por detrás do luxo de Dubai, há toda uma exploração desumana, para que uns vivam em confortos extravagantes. Muitos estrangeiros que foram para trabalhar lá, não conseguem mais voltar para seus países, boicotados pelos patrões, que não lhes permitem ao menos o valor da passagem de volta. Moram em bairros paupérrimos , são tratados como animais, transportados em caminhões de gado para construir arranha-céus que ironicamentes são mostradso ao mundo como desenvolvimento econômico. A tudo isso a mídia e os ultraconservadores fecham os olhos.

Responder

O_Brasileiro

09/02/2011 - 12h11

Não vou clicar no link de um jornal eSPANHOL, daquele país racista violador de direitos!

Responder

    anônimo

    09/02/2011 - 15h31

    uma coisa é o povo espanhol, outro os racistas espanhóis, a propósito brasil tem racista mais que na espanha. Mas tem gente, como eu e vc, que não somos. deve haver jornais, blogs etc também. governo egípcio não é o povo egípcio, a ditadura militar brasileira perseguia sobretudo os brasileiros, trabalhadores, sem grana, que fizeram desse país o que ele tem de melhor

MA_Jorge

09/02/2011 - 11h58

Triste ver governos como do Egito, ditaduras alimentadas por interesses outros, exporem seus cidadãos às situações como vistas nestes enormes protestos.

Espero que os sonhos dos egípcios se concretizem; já o fazem por merecer.

Responder

Paulo Amaral

09/02/2011 - 11h31

O regime do ditador Fidel Castro não corre esse risco não é gente…. se alguém perguntar a um cubano que vive com menos de um dólar por dia sobre o Google, ele vai pensar que é receita de bolo.

Parece Piada de Salão, mas é a verdade… aquele povo miserável e oprimido não sabe o que é liberdade, não sabe o que é internete e nunca viu um motorola na vida…

OU EU ESTOU MENTINDO ?????

Responder

    forumimoveis

    09/02/2011 - 13h54

    Não está mentindo, está confundindo…

    Marta

    09/02/2011 - 14h41

    Não, você não está mentindo. Você só não sabe do que está falando. Você só está repetindo o que ouve ou lê no PIG.

    Edinho

    09/02/2011 - 15h39

    Eu troco um celular por escolas e médicos. Que tal?

    Guilherme_RJ

    09/02/2011 - 16h19

    Está mentindo.

    Janes Rodriguez

    09/02/2011 - 17h57

    Está mentindo. Em Cuba está um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A educação básica foi universalizada, e agora se trabalha pela universalização do ensino superior. Como alguém vai acreditar que um povo com esse nível de escolarização e acesso ao conhecimento possa ser manipulado dessa maneira? Acorda, Paulo! Desaliena!

    Bruno

    26/02/2011 - 08h57

    Resumindo: onde a dignidade tem valor, inexiste espaco para revolta.

    Jair de Souza

    09/02/2011 - 22h46

    Só não vou dizer que você é um bobão porque o Azenha não permite que a gente diga essas coisas por aqui.

    Creuza Maciel

    09/02/2011 - 23h23

    Sugiro que voce visite esta ilha e vai ver que povo maravilhoso. Tenho certeza que da proxima vez seu comentario sobre Cuba vai ser totalmente diferente….

Roberto Locatelli

09/02/2011 - 11h30

Na medida em que surgirem governo independentes de Washington no Oriente Médio, há que se fazer uma aliança mais forte entre América Latina e Oriente Médio.

Responder

Roberto Locatelli

09/02/2011 - 11h27

A Revolução no Egito não aconteceu por causa de fundamentalismo islâmico ou por obra de algum grupo de esquerda. A Revolução tem como causa a fome.

Responder

Paulo Amaral

09/02/2011 - 11h26

E os milhares de presos nas masmorras de Cuba???? ninguém aqui.."protesta"""????

Lula quando foi ao Egito saudou Mubarack… aquele velho jargão de quem não tem recursos retóricos do tipo..
""um líder mundial extraordinário e blá blá blá""" agora nesse tal de fórum de esquerdopatas… ele se encarregou de trucidar a quem até semana passada saudava como "líder mundial exemplar tal e tal"…

A pior parte de sua fala medíocre não foi essa não… a pior parte ainda estava por vir… foi quando preguntaram a Lula sobre a DITADURA DO IRÃ…. neste caso, ele tascou-lhe….pasmem os senhores…

"""No Irã não tem ditadura, pois lá tem troca de presidente"…. dá pra levar essa criatura a sério…. se o regime do Irã cair, como está caindo o do Egito… que pérolas políticas esse homem vai soltar???? ninguém sabe, ele é capaz de tudo, mas uma coisa é certa, vai certamente atirar pedras em quem estiver caindo de podre, como no caso do Egito….

Ou eu estou mentindo amigos????

Responder

    Marta

    09/02/2011 - 14h42

    Não, você não está mentindo. Você só não sabe do queestá falando. Voc^está citando apenas recortes descontextualizados.

    ZePovinho

    09/02/2011 - 15h53

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…………………………..

    Oi,Professor Hariovaldo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Julio Borba

09/02/2011 - 10h56

Continue com a cobertura da revolução no Egito, Azenha, ela é inspiradora. Me atreveria a dizer que é o "início de um novo mundo".

Responder

Bonifa

09/02/2011 - 10h48

Impressionante a história da garota blogueira Alaa, presa pela polícia de Mubarak sob a acusação de "insultar o presidente". E a enorme reação dos blogueiros egípcios ao fato. Isto está sendo veiculado agora pela AlJazeera. O que ainda vai rolar de histórias sobre essa revolução egípcia não está no gibi.

Responder

Roberto Locatelli

09/02/2011 - 10h41

Não há mais volta. O Oriente Médio deixará de ser a bomba de gasolina do Tio Sam.

Responder

lcsouzaleal

09/02/2011 - 09h32

LIBERDADE!!!! FORA GRINGOS MALDITOS!!
esse choro motiva a qualquer ativista, que tem como ideal o bem de todos, nao da minoria

FORA MUBARAK!!!! FANTOCHE DE WASHINGTON

Responder

Paulo Amaral

09/02/2011 - 09h17

ESSE TIPO DE DITADURA, QUE JÁ MATOU MAIS DE 100 MIL, AO LONGO DE 60 ANOS, VOCÊS GOSTAM NÃO É AMIGOS?????

Blog de Yoani Sánchez é desbloqueado em Cuba

Cuba parece ter desbloqueado o acesso na ilha ao site da blogueira e colunista do GLOBO Yoani Sánchez e a outras páginas que fazem críticas ao governo castrista.

O acesso ao blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony), muito lido fora de Cuba, estava bloqueado desde 2008 para os cubanos.

"Abriu-se um buraquinho na longa noite da censura. Meu blog Generación Y volta à luz insular", disse Yoani em mensagem postada no Twitter na madrugada de terça-feira.

"A grande pergunta agora é quanto durará. Voltarão a lançar sobre mim o fechamento do boicote digital?", acrescentou ela em outra nota.

Responder

    Jorge Nunes

    09/02/2011 - 10h34

    Até a trolagem do PIG quer defender o regime do Egito.
    Vai ser engraçado quando as revoltas acontecerem na Arábia Saudita.

    Roberto Locatelli

    09/02/2011 - 11h42

    Amigo, se a Revolução chegar à Arábia Saudita (e vai chegar), será maravilhoso.

    Previsão do tempo: forte tempestade a caminho de Israel.

    Janes Rodriguez

    09/02/2011 - 10h38

    Yoani é uma das queridinhas do Departamento de Estado norteamericano. Vivia na Suíça e implorou para voltar a viver em Cuba, de onde recebeu premios que a midia da direita ocidental oferece a quem bem a serve. Cuba tem dificuldades enormes de acesso a comunicação de maneira geral por conta do embargo que sofre ha cinquenta anos e sobre o qual não se fala quando se critica o governo cubano.Que na verdade faz parte da campanha permanente pela destruição das conquistas da revolução: educação, saúde pública e gratuita apra todos com a melhor qualidade. Yoani Sánchez é porta voz dos interesses estadunidenses na ilha, para isso tem recebido recurssos fartos. E mais: o Egito vive uma ditadura e um controle e repressão da informação há 30 anos. E só agora a mídia "livre" noticia.

    Janes Rodriguez

    09/02/2011 - 10h41

    O regime cubano matou 100 mil? Do que você está falando? Sabe quantos desaparecidos políticos tem na Colombia: 200 mil. Sabe quantos desaparecidos politicos tem em Cuba? Nenhum! Sabe quantos refugiados politicos colombianos vivem hoje na Venezuela? 400 mil! E depois vem dizer que a ditadura é em Cuba, Venezuela, etc? Me poupe tanto conservadorismo e desinformação.

    antonio rodrigues

    09/02/2011 - 11h39

    Janes:
    Te ajudando.
    Falam dos presos politicos de Cuba.
    Mas esquecem dos de Israel, que são mil vezes mais, ou do Egito.

    Bonifa

    09/02/2011 - 11h48

    Manere no rum, Paulinho…

    Quintela

    09/02/2011 - 11h57

    Se informe melhor…. A blogueira Yoani Sánchez é uma FARSA!!!!!
    Tem dezenas de centenas de reportagens falando a a equipe de jornalistas franceses que desmascaram a Yoani Sánchez….

    Em relação aos 100.000 desaparecidos em CUBA me manda um link sobre essa matança… só não vale link do PIG (O GLOBO, GLOBO, VEJA, FOLHA, ESTADÃO….).

    Em CUBA não existe DEMOCRACIA… lá é ditadura comunista!!!!
    Corrupção, traição, lesa pátria, contrabando, roubo… é PAREDON!!!!!
    Mas tem investigação e julgamento… tem justiça antes do paredon!!!!

    Não defendo a ditadura cubana, mas o mundo tá cheio de ditaduras apoiadas pelos EUA que o PIG esquece de criticar… para o PIG só existe ditadura em 3 países da américa do sul, Colômbia, Venezuela e Bolivia.

    AH!!!
    Sabia que na Venezuela o voto não é obrigatório?
    Sabia que na Venezuela o alistamento militar não é obrigatório?
    Sabia que Hugo Chavez foi eleito democraticamente??? numa eleição onde o voto é livre????

    http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&biw=1024&a

    Bertold

    09/02/2011 - 12h37

    kkkkkkkk… um doido não terapeutizado no pedaço!

    luiz pinheiro

    09/02/2011 - 15h14

    Amaral, voce está redondamente equivocado. Os governos da AL que matam, onde paramilitares praticam rotineiras execuções extrajudiciais, e massacres de indigenas e/ou camponeses, são Colômbia, Honduras, México. Antes, até a década dos 90, eram mais: Guatemala, El Salvador, a Nicarágua contra-revolucionária, o Peru do Fugimori, a Bolívia dominada pela CIA/DEA, a Venezuela pré-Chaves. Cuba é um exemplo extraordinário de respeito aos povos – ao próprio povo cubano e a vários outros povos, como o angolano, que Cuba ajudou decisivamente a tornar livre.

Paulo Amaral

09/02/2011 - 08h56

Fraude na prefeitura na época de Lindberg

Informações falsas permitiram receber mais verbas federais para Educação

A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de fiscalização do governo federal, confirmou que a prefeitura de Nova Iguaçu fraudou o Censo Escolar de 2009, na época em que o prefeito era o hoje senador Lindberg Farias (PT).

Como O GLOBO revelou em março de 2010, a prefeitura prestou informações falsas ao Ministério da Educação, dando conta de que 99,8% de seus alunos de ensino fundamental (53.142 alunos) eram atendidos em horário integral. Isso permitiu que a prefeitura recebesse repasses maiores do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A auditoria analisou dados de 20 escolas e constatou inconsistências entre os registros nos diários de classe, que atestam a presença dos alunos, e as informações repassadas ao censo.

ESSE RAPAZ É AQUELE QUE BEIJOU A MÃO DE LULA, NUM GROTESCO ATO DE SUBSERVIÊNCIA.

Responder

    Jairo_Beraldo

    09/02/2011 - 11h34

    Ia te defender, mas sua fonte é suspeita e pouquíssimo confiável…fica para uma próxima!

    Bonifa

    09/02/2011 - 11h57

    Boa, Paulinho… Pau em quem merece,não importa de que partido seja.

    Leider_Lincoln

    09/02/2011 - 13h16

    Adotando só um nome agora, troll? Por que foi desmascarado ou só por comodidade mesmo?

    Jorge Leite Pinto

    09/02/2011 - 13h27

    "Se" isto for verdade, é claro que deve ser corrigido e os responsáveis devem responder pelos atos.
    Mas, sinceramente, não vejo correlação com o assunto da matéria. Ou será que o comentarista acima não consegue raciocinar com lucidez? Ou será que se trata de criança usando o PC dos pais?

    Lacerda

    04/03/2011 - 11h06

    Sinceramente, Paulo, você debater aqui com argumentos ou reportagens de o globo,folha de sao paulo, o estadão, veja etc, é cair no ridículo. A turma aqui é de um grau altíssimo e muito bem informada, não dá pra você, não ! Esses seus argumentos só farão sucesso com os 4% que não aprovam o melhor presidente que o país já teve !
    Procure blogs ou informação de qualidade para que você tenha condição de acompanhar os fatos diários que ocorrem no Brasil e no mundo, para então entendê-los, depurá-los e ter uma análise crítica do que acontece.
    Quer um conselho: não assista jornais da globo, não leia a veja, a época,folha de são paulo,o estadão, jornal do sbt, da band, entre outros

gilberto

09/02/2011 - 08h41

Já éra … Os PIG do mundo todo chorarão sem parar, a revolução no Egito não tem volta , os jovens já foram longe de mais para recuar, o caminho de volta é mais longo do que o que falta caminhar até chegar onde eles sempre quiseram estar .
Beto guru

Responder

    Paulo Amaral

    09/02/2011 - 09h45

    E os presos cubanos??? não sente nada por eles???? e a ditadura dos Castros que já dura 60 anos e já matou mais de 100 mil….??? NADA???

    Paulo Monarco

    09/02/2011 - 11h40

    Esse não dura uma semana. Raivoso, destemperado e desinformado. Mais um passageiro da caverna…

    Euripedes Ribeiro

    09/02/2011 - 14h50

    Se ninguém tivesse respondido, amanhã ele não estaria mais aqui. Deram-lhe os minutinhos de atenção suficientes para alimentar a idiotice de seu ego. Enquanto tiver alguém baixando-se ao nível de sua (dele) mediocridade, ele estará achando que está entre iguais.

    dukrai

    09/02/2011 - 15h58

    é troll masoch, quanto mais apanha mais gosta e tem problemas de sexualidade, de dia é Maria, de noite é João, ou o contrário, não sei rs

    Charles

    09/02/2011 - 16h49

    Eurípides,você está certo.Quando damos asas a cobras…A questão é que esse tal de Paulo deveria tomar um "simancol".Que ele volte às profundezas de onde veio,e fique por lá.O lugar dele é com os blogs "limpinhos" do PIG.Que faça bom proveito dos Reinaldos,Miriams,Josias,Noblats,A.Nunes e seus asseclas.Já aos companheiros dos Blogs Sujos deixo a seguinte idéia:não respondamos a nenhum "comentário" desse sujeito.

    Paulo Nogueira

    09/02/2011 - 12h09

    Putz, Paulo, aqui só tem leitores inteligentes, você não conseguirá nada com esses 100mil inventados de sua cabeça (se são verdadeiros, porque nem a grande mídia brasileira nunca falou deles?).

    Vá para os blogs da veja, assim você conseguirá alguns fanáticos (abobados de direita que não leêm, pois tem o QI do papai) que acreditarão em você!

    Responder a trolls já é ridículo, mas seu comentário é tão irrisório que vou abrir uma exceção!

    MA_Jorge

    09/02/2011 - 12h20

    Pare com este tipo de argumento meu amigo, você está comparando maça com banana, justo para pessoas esclarecidas conhecidas por vocês como petralhas.

    Este seu discurso bem se enquadra na pregação do picadeiro lá do "Circo Tucanalha", bem a frente de entusiasta platéia de imbecis, que se agregam para audiências de programinhas do tipo BBB e na leitura de revistinhas tipo Veja e jornais Falha de São Paulo e correlatos.

    João

    09/02/2011 - 12h31

    *********
    Danger!!!!!!!!!!!!!!
    TROLL DETECTED! TROLL DETECTED!
    This is an automatic message from the security system. Don't replay it.
    *********

    Douglas O. Tôrres

    09/02/2011 - 13h22

    O cara que fixação em Cuba,cuidado,se a tal "ditadura" cubana acabar,seu idal de vida tambem acaba,e aí o que fazer? vai cortar os pulsos,porque,segundo sua visão acabou as ditaduras no mundo.

    paulo afins

    09/02/2011 - 13h33

    Cuba é uma ditadura… e o que isso tem a ver com o Egito?

    Que todas as ditaduras caiam, ora bolas!

    Mas hoje e revolução é no Egito. Quando for em Cuba (e não deve demorar), falaremos de Cuba.

    Eleonora Vaz

    09/02/2011 - 13h41

    Paulo Amaral, é o seguinte:

    Acho que todos os que estejam presos em Cuba estão bem presos e merecem continuar presos. Por que, diabos, esses golpistas pagos pelos EUA e que não fazem outra coisa além de repetir besteirol ensinado pela CIA mereceriam alguma liberdade? Aliás, pensando bem, por que esse Paulo Amaral está aqui, nessa página, fazendo o que pode pra desviar as discussões? Sugiro que ele seja filtrado. Aliás, pensando bem, podem prender o cara e perder a chave. Democracia é direito de DEMOCRATAS.

    Não faltaria mais nada, mesmo, pra acontecer, se se deixasse toooooooooooodos esses fascistas soltos, por aí, atrasando o caminho da democracia. Cadeia neles.

Deixe uma resposta