A candidatura de Safatle ao governo paulista em 2014

Tempo de leitura: 4 min

13/01/2014 – 19h05
Safatle deverá ser candidato ao governo de São Paulo, diz presidente estadual do PSOL

da Folha

O filósofo Vladimir Safatle deverá ser o candidato do PSOL ao governo de São Paulo nas eleições de outubro deste ano, segundo o presidente estadual do partido, o vereador de Campinas Paulo Bufalo.

A sigla deverá promover uma série de seminários coordenados por Safatle, que é professor da USP (Universidade de São Paulo). A partir desses encontros, o partido pretende elaborar um programa de governo. Por conta disso, o anúncio oficial de que o professor vai disputar o Palácio dos Bandeirantes só deverá ocorrer após os seminários.

Safatle, no entanto, não confirma a candidatura. Ele afirma que isso é algo que será definido após os seminários –que ainda não têm data nem presenças confirmadas.

Segundo Bufalo, o partido pretende levar uma síntese daquilo que foi discutido nos encontros para o interior do Estado, a fim de divulgar a candidatura do professor fora da capital.

Um dos motivos pelos quais Safatle foi escolhido pelo partido, segundo o presidente do PSOL, é o fato de ele ser conhecido por setores formadores de opinião, como a academia e a imprensa. Além de professor da USP, ele é colunista da Folha.

“Devemos atuar para colocar o professor em contato com os movimentos sociais, onde já há militantes de esquerda”, disse Bufalo sobre uma das estratégias para projetar o nome de Safatle além da elite intelectual.

Para Bufalo, essa aproximação com os demais setores da sociedade não deve ser um grande problema, já que “o PSOL tem uma identidade muito forte com as pautas que vieram das ruas no ano passado”.

O filósofo oficializou sua filiação ao PSOL paulista no dia 30 de setembro do ano passado.

*****

Recém filiado ao PSOL, Vladimir Safatle considera o partido uma alternativa de mudança para o país

 da assessoria de imprensa do PSOL*

O presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do estado de São Paulo, vereador Paulo Bufalo, anunciou oficialmente à Executiva do partido, na última terça-feira (8), a filiação do professor de filosofia da Universidade de São Paulo, Vladimir Safatle. “Precisamos fazer uma avaliação sobre a melhor forma de acolhê-lo e aproveitar sua reconhecida trajetória intelectual e de esquerda nos debates partidários e com a sociedade”, ressalta Bufalo.

O professor efetivou sua filiação no dia 30 de setembro na sede estadual do partido na capital paulista, e foi recebido pelo presidente nacional do PSOL, deputado federal (SP) Ivan Valente, o presidente estadual, vereador Paulo Bufalo, o deputado estadual, Carlos Gianazzi e militantes. “O professor Vladimir têm contribuído com o partido e com a sociedade na construção de uma análise sobre as mobilizações do último período. Ele se identifica com nosso programa que a cada dia se fortalece nos espaços institucionais e nas ruas”, disse Bufalo ao dar boas vindas ao filósofo.

Na opinião de Safatle, o PSOL é uma alternativa de mudança para o país. “Pode não ser o único partido socialista no nome, mas é o único que tem de direito e não temos medo de situações como as que ocorreram em junho. O medo não circula naqueles que defendem o socialismo. Daqui para a frente, nós estamos juntos”, afirmou.

Desde o ato de filiação, Paulo Bufalo e o filósofo, vem mantendo contato. Bufalo convidou Safatle para o 4º Congresso estadual do partido, que ocorre no próximo dia 20 de outubro, na capital. “A presença dele no Congresso é muito significativa para a nossa delegação”, destaca o presidente estadual.

Já no dia 5 de outubro, Vladimir Safatle participou de um debate sobre experiências de governo populares na América Latina, promovida pelo mandato do vereador Paulo Bufalo com os mandatos do vereador Toninho Véspoli, de São Paulo, e do deputado federal Ivan Valente.

Para o deputado, também presidente nacional do partido, o PSOL está crescendo. “Temos uma pequena e expressiva representação no Congresso Nacional, mas fazemos política com ética e coragem. Em São Paulo, combatemos um governo tucano de hegemonia esmagadora e conservadora. Por isso, considero a presença de Safatle como uma forte contribuição, por ser uma referência externa ao partido”, avaliou.

Vladimir Safatle

Vladimir Safatle é filósofo e, desde 2003, professor no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, assim como professor convidado em universidades e instituições europeias. Em 2011, passa a ser colunista no jornal Folha de S. Paulo. É comentarista em telejornais ou convidado do programa Roda Viva, na TV Cultura.

Em 2012, nas eleições municipais da cidade de São Paulo, contribuiu com plano de governo do PT, na pasta da cultura. Em 30 de setembro de 2013, filia-se ao Partido Socialismo e Liberdade – PSOL.

Filho dos ex-guerrilheiros da Aliança Libertadora Nacional, Fernando Safatle e Ilmeide Tavares Pinheiro. Safatle nasceu em 03 de junho de 1973, Santiago do Chile. Com a ascensão do ditador Augusto Pinochet ao poder, a família se muda para o Brasil, quando Safatle tinha poucos meses de vida. Primeiro, instalaram-se em Brasília, a partir de 1987, em Goiânia, quando seu pai assumiu o cargo de Secretário do Planejamento no governo de Goiás.

Iniciou a graduação em São Paulo, em 1991. Cursou simultaneamente, publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Em 1997, concluiu o mestrado em filosofia na USP, em 2002, o doutorado, na Universidade Paris VIII.

Obras:

2003 – Um limite tenso: Lacan entre a filosofia e a psicanálise. São Paulo: Editora Unesp.

2004 – O tempo, o objeto e o avesso: ensaios de filosofia e psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica.

2006 – Sobre arte e psicanálise. São Paulo: Editora Escuta.

2006 – A paixão do negativo: Lacan e a dialética. São Paulo: Unesp.

2007 – Lacan. São Paulo: Publifolha.

2007 – Ensaios sobre música e filosofia. São Paulo: Editora Humanitas.

2008 – A filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas.

2008 – Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo.

2010 – La passion du négatif: Lacan et la dialectique. Hildesheim: Georg Olms Verlag.

2010 – Fetichismo: colonizar o Outro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

2010 – O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo.

2012 – A esquerda que não teme dizer seu nome. São Paulo: Três Estrelas.

*Texto da época da filiação

Leia também:

Estadão vê milhares de cubanos sob a cama


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ricardo Moscatelli

Excelente a colocação da candidatura!
Sem querer ser pessimista, não é uma candidatura de “chegada” mas vai enriquecer MUITO o debate e as propostas para o estado.
Meu voto será dele no primeiro turno!

Manoel Gérson

Não votaria (a princípio), mas bem vindo o bom debate – pra quebrar aquela “poetagem” de debate entre o mais ou menos e o péssimo…sim, votarei no mais ou menos, que noves fora ainda consegue mais uma coisinha pro povo.

Fabio Passos

Muito boa alternativa.
Espero que consiga derrotar os representantes do capital!

O grande defeito de Safatle é escrever para o PiG.
O PiG é inimigo do povo… e assim deve ser tratado.

Marat

Se ele sair candidato, teremos um segundo candidato inteligente para o debate. O duro é fazer a massa ignara afiliada ao PIG assistir aos debates e compreender.

    Alberto Nasiasene

    Mas o Safatle escreve no PIG…

    Marat

    1% do PIG é inteligente e sensato… Mas, vá perguntar aos leitores do PIg se eles leem o Safatle!

André

É terivel ver as esquerdas se dividindo em meio a onda da extrema direita que assola o mundo – e o Brasil não está fora dessa. Primeiro o governo do PT se aliou ao que há de pior na direita, para ser enforcado por ela (vide o resultado do julgamento pelo STF dos dirigentes do PT). Depois o que resta de esquerda fica se dividindo com picuinhas menores diante da grave situação em que estamos. Será preciso que vejamos desfiles nazistas abertamente nas ruas e partidos (ou candidatos) de extrema direita crescendo em meio a população para que a esquerda – e aqui incluo os petistas que ainda são de esquerda pois conheço vários – faça como as esquerdas estão fazendo na Europa?

Heitor

boa opção para ajudar levar para o segundo turno
como espero há vinte anos a derrota tucana, qualquer candidato que não seja o Skaf e o próprio Alckmin, já serve
mas somos Padilha 13!!!
ahhh que pena não ter dado Maluf ao invés de Covas…estaríamos livres dessa corja

francisco pereira neto

Oh Zeca Nobre!
Não percebeu que é uma brincadeira?
Espero que a do Safatle também seja.
Mas falando sério, concordo com o resto que você disse.
Nassif incensa Covas, sempre, mesmo sabendo que foi o safado que deu início ao Trensalão. A roubalheira do Rodoanel, que por incrível que pareça, ainda não terminou. Mas aí tem o pulo do gato – os aditivos generosos.
O japonezinho Nakano sempre foi um ortodoxo. Covas pôs na cabeça que o estado tinha que dar lucro, como se fosse um empresa. E que no fim acabou mesmo virando uma empresa, aliás várias né! Tejofran do Zuzinha, as concessionárias das rodovias paulista, todas nas mão de gente do PSDB e muitas outras camufladas por laranjas.
Quanto ao Aécio, mineiro é fiel, mesmo que seja uma porcaria e um zero a esquerda. Mas ele nem ao menos disfarça.

Arthur

Como piada, é impagável ! O PSOL foi reprovado no teste da realidade e já começa jogar pedra em avião.

FrancoAtirador

.
.
Será que a ARENA

vai lançar o Reinaldo Azevedo?

Daria um bom debate…
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Debate na TV UOL…
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em Rede com a Veja Ôn Láine…
    .
    .

Paulo Ribeiro

O lançamento desta candidatura é a prova da inequívoca aliança do PSOL com o PSDB para derrotar o candidato Alexandre Padilha, que encontra-se em franca ascensão nas pesquisas. Lamentável…

celso campos romeu

São Paulo , seja o Estado e sua capital, acham-se o máximo. Torcem o narizinho burquês, porque o Lula procura aninhar-se na sua classe, e por não ter a linhagem é recusado.
Pois bem, surge agora um ótimo candidado, esclarecido, não-oportunista, com linha ideológica definida e por fim, um ser humano. Irão trocá-lo pelos bárbaros do Psdb, Pmdb, Pt, Pdt da vida?

ricardo silveira

O sujeito nunca militou na política partidária e sai candidato de um partido que se acha a opção da esquerda para ser governo do estado de São Paulo. Tudo bem, todo cidadão tem direito a se candidatar, até o Joaquim Barbosa, dizem, vai sair candidato a alguma coisa e, certamente, o filosofo é melhor que o juiz, pelo menos nas ideias que manifesta, o que não é nenhum mérito em face da qualidade do outro. Mas, tem um lado bom para a vida política, os partidos começam, de fato, a mostrar sua cara não apenas quando estão no governo, mas quando fazem oposição e, o oportunismo é uma tendência irresistível. De modo que, já que a rede se enroscou em outro partido, vamos filosofar.

Bacellar

Se for para elevar o debate, e o WS tem plenas condições de faze-lo, acho ótimo. Só espero que não se preste a fomentar o sectarismo dentro da esquerda.

    Bacellar

    PS*VS

    Cibele

    Não, mesmo. Está dada a letra, vamos interpretá-la corretamente. Não podemos cometer o mesmo erro de novo. Se o PSOL botar Jesus Cristo como candidato, eu voto no capeta. Gostava desse cara, mas é só mais um a cair, não faz mais diferença.

Luís Carlos

Safatle
Pode ser bom para o debate, mas provará do gosto que muitos tem provado. O difícil (não impossível) é mudar radicalmente o quadro posto.

Renato Mineiro

Agora que o estado de São Paulo estava enxergando uma luz no fim do túnel… agora que existia a possibilidade de tirar a direita do poder…
o professor quer dividir a esquerda…
não entendo… ele é muito bem informado, e sabe o que aconteceu na europa, nas décadas passadas, quando a esquerda estava no poder por lá, e foram surgindo os partidos “verdes”, que minaram os partidos socialistas. Agora, quem manda na europa é a direita novamente.

RenatoDeMinas.

Gerson Carneiro

Agora sim, de fato apareceu uma alternativa. Não pelo partido, mas pelo candidato.

Se por um milagre o Safatle vencer, será a oportunidade do PSOL mostrar ao que veio, e se de fato é capaz de fazer a diferença.

    Narr

    Na pequena e simpática Itaocara RJ, o prefeito do PSOL está com enormes dificuldades por causa do confronto com a câmara de vereadores, a tal “base governista” que ele se recusa em formar.

    Cibele

    Loucura.

Rogério

Infelizmente mais um que sem perceber vai se corromper com o passar dos anos. Se é político, não é honesto; se é honesto certamente não é político.

Gerson Carneiro

Vladimir Safatle é um grande nome. Não deixa de ser uma grande jogada do PSOL. Por ser estreante na Política como candidato certamente o Vladimir Safatle desconhece as verdadeiras intenções do PSOL.

    Cibele

    Não, não desconhece.

Tiao Macalé

O discurso do PSOL é “lindo” !!!

Mas a prática…

A prefeitura de Macapá, a primeira capital que o partido governa e teve a chance de mostrar que ficaria só no discurso. Porém o PSOL falhou, o salário do professor em Macapá é um dos piores do Brasil !!!

O prefeito Clécio Luis do PSOL, em Macapá, está pagando apenas R$ 1.347 aos professores por 40 horas aula.

Macapá é a ÚNICA capital que tem salário, abaixo do piso nacional de R$ 1 567 reais !!!

O PSOL da Luciana Genro, da Eloísa e da Deputada Janira Rocha (aquela que cobra uma parte dos salários, dos funcionários de seu gabinete) tem que ser mais realista e pragmático.

Nem vou nem citar o tal do Randolfe Rodrigues, aquele que vive de braços dados com a direita e que é arroz de festa, nos golpes diários tentados por essa corja.

Aliança pragmática com o DEM…me engana que eu gosto Randolfe Rodrigues:
https://www.youtube.com/watch?v=KbJ-PXiNtUw

rodrigo

Será que ninguém mais consegue enxergar TUDO o que paulo salim ladruf representa??? Ninguém mais enxerga nada? Visão de mundo, história, sociologia, filosofia? Ou se é pra “tê pudê” faço pacto com tudo, até com Mefistófeles?

    rodrigo

    A propósito, nunca vi ninguém comentar o gesto de fuck off que o sem vergonha fez na ocasião.

    Deve ser pedir demais mesmo…

    Tiao Macalé

    Rodrigo,

    O PSOL não consegue governar a cidade do Macapá…vai querer governar o estado de SP ?

    Me ajuda aí, né ?!?

    Se o Haddad, com a força que o PT tem, não está conseguindo governar a cidade de SP, por que a justiça reacionária não deixa…imagina o PSOL ?!?

    Vamos fazer o seguinte, o dia que o PSOL conseguir dar um jeito na cidade de Macapá, aí a gente volta a se falar…ok ?!?

    Por favor, Senador Randolfe Rodrigues (PSOL), diga-me com quem tu confabulas que eu te direis de que lado da política você está…

    /

    http://www12.senado.gov.br/internacional/es/2012/senators-alvaro-dias-and-randolfe-rodrigues/image

    Bradoque

    Beleza. Mas metade dessas figurinhas aí é da base governista.

    rodrigo

    Que força eleitoral? Que PSOL? O que o esse partido tem a ver com um bandido sem vergonha profundamente culpado pelos morticínios da periferia de São Paulo em seus tempos de governador do estado? Aliás, vocês tão tão doidos arranjando o PSOL como bode expiatório pra tudo que cada vez mais estão esquecendo de como vão caindo ladeira abaixo. Vertiginosamente…

    E quer saber do que mais? Pessoalmente a última vez que votei, só na legenda, por absoluta falta de opção, foi em 98. Depois disso só no 2º turno de 2002 pre eleger TEU candidato.

    EU ANULO MEU VOTO, PORQUE O SISTEMA DE DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NÃO ME REPRESENTA. EM ABSOLUTO. NÃO TENHO MAIS NENHUMA VONTADE DE PARTICIPAR DE UMA FARSA AONDE OS ÚNICOS QUE SE BENEFICIAM PERTENCEM A UMA CASTA INTOCÁVEL QUE FAZ O QUE QUER E ENTENDE COM O TRATO PÚBLICO.

    (Conceição e Azenha, me deculpem o caps, mas pelo jeito essas pessoas não estão ouvindo direito o que o mundo inteiro está falando com elas…)

    Luís Carlos

    Quanta foto do Randolfe com tucanos e outros da mesma espécie?!? Se procurar bem deve ter mais….

José BSB

Só faltava o PSOL lançar o Plinio de Arruda Sampaio.

Narr

Que o PSOL continue coerente: se você quer mudança, não vote no PT.

    Gerson Carneiro

    Qual coerência há no PSOL?

    O PSOL faz aliança com tucanos; o PSOL tem um senador envolvido em esquema de propina no Pará; ora o PSOL se alia à Marina Silva; ora o PSOL se alia ao PSTU; o PSOL tem uma deputada estadual no Rio de Janeiro que incitou a greve dos PMs na Bahia atrapalhando as negociações dos próprios líderes da greve ao mesmo tempo em que também incendiava a greve dos bomboeiros no Rio de Janeiro. Essa mesma deputada está envolvida em denúncias de apropriação de dinheiro do sindicato ao qual ela se dizia representante.

    Até a Heloisa Helena já cogitou cair fora do PSOL (mas continua indecisa).

    O PSOL não tem nada de novo, tampouco coerência.

    O PSOL só tem um único e velho objetivo: chutar a canela do PT.

    Narr

    Sem falar da deputada estadual do PSOL-RJ flagrada tomando dinheiro dos assessores e desviando grana dos sindicatos.

    Ricardo Moscatelli

    A coerência do PSOL é manter as bandeiras que o PT abandonou…

Márcia

Muito triste esta candidatura! Apostava no Safatle como uma voz em defesa da união das esquerdas.

jeferson

Agora começo a entender alguns artigos do Safatle que antes me pareciam “ambíguos”. Era só oportunismo.

Mauro Bento

Eleição,eleição e mais eleição.

francisco pereira neto

Eu lanço também como candidato ao governo de São Paulo, o pioneiro, não jornalista, não acadêmico, mas o competente cidadão, igual a todos nós, fundador do MSM, Eduardo Guimarães que possui um blog cujo o sucesso é estrondoso nas redes sociais.
PS: não pedi sua permissão para fazer esse lançamento.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Concordo, Francisco Neto.

    Desde que tenhamos também:

    O Azenha na SECOM;
    A Conceição Lemes na Saúde;
    A Maria Frô na Educação;
    O Miro Borges nas Comunicações;
    O Professor Emir nas Relações Exteriores;
    O Fernando Brito no Banco Central;
    O PHA na Fazenda;
    O Nassif no Planejamento;
    O Rodrigo Vianna na Polícia Federal;
    O Miguel do Rosário na Receita Federal; e
    O Amaury Ribeiro Jr. na ABIN.
    .
    .

    Luís Carlos

    Bom demais. Tá escalado o governo. O Miguel do Rosário na Receita Federal… …adeus Globo!
    Franco, se me permite o pitaco em sua excelente proposta de governo, sugeriria o Marcos Wersheimer do RS Urgente no Meio Ambiente.

    francisco pereira neto

    Cara. Você apenas foi o máximo!
    Parece que a minha brincadeira pode render bons frutos.
    Concordo com a equipe de governo.

    zeca nobre

    inocente raleia mas nunca acaba
    nassif, foi e é tucano,,,
    tenta pegar os petista destraidos,,,
    observe site dele, pau na rosario, pau no mercadante, pau no pimentel,,,
    vira e mexe vem com papo de choque de gestao do aercinho,,,
    essa foi e é tucano no dna,,,
    sem contar os nakanos que ferraram povo de sao paulo, da saude a seguranca publica,,,
    abre olho japones,,,,

    Helcio

    A proposição da candidatura do Edu é ótima. Acontece que ele é um esquerdista que estáaser preocupar com a UNIDADE DA ESQUERDA, que é a única maneira demos livrarmos disso que nos castiga há 20 anos.

    Helcio

    A proposição da candidatura do Edu é ótima. Acontece que ele é um esquerdista que está a se preocupar com a UNIDADE DA ESQUERDA, que é a única maneira de nos livrarmos disso que nos castiga há 20 anos.

Deixe seu comentário

Leia também