A aliança PSB-PSDB e a “nova política” do governo motosserra

Tempo de leitura: 6 min

ALIANÇA PSB/PSDB: O QUE, AFINAL, É ESSA “NOVA POLÍTICA”?

por José Luiz Gomes da Silva, cientista político, via e-mail

Dizia o velho Ulisses Guimarães que, em política, “nunca devemos estar tão distante que não possa se aproximar, nem tão próximo que não possa se afastar”.

A máxima do saudoso Dr. Ulisses reflete bem as articulações entre os dois presidenciáveis, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

O projeto de ambos parece-nos muito óbvio, que seria o de levar as eleições presidenciais de 2014 para o segundo turno, onde ambos já teriam antecipado a possibilidade de apoio mútuo, consoante quem estiver melhor na fita naquele momento.

É curioso como, com tanta antecedência, essa costura possa estar tão consolidada.

Na história recente das eleições no país, talvez essa seja a eleição onde, concretamente, acordos para um eventual segundo turno sejam amarrados com tanta antecedência.

Neste aspecto, não estão se confirmando as previsões do marqueteiro oficial do Planalto, João Santana, de que haveria uma autofagia entre os anões.

Eles iriam se comer no andar de baixo, enquanto Dilma Rousseff continuaria nas nuvens.

O Planalto vem adotando uma estratégia que não sabemos se é a mais correta em relação ao assunto: a estratégia do “acocha” e “afrouxa”, bem conhecida daqueles que atuam em sala de aula.

Ora informa que Lula vem morar em Pernambuco para derrotar Eduardo no seu quintal, ora recomenda cautela, prevendo os arranjos inevitáveis na eventualidade de um segundo turno.

O comportamento do PT pernambucano não merece comentários.

Ele simplesmente não resiste a um queijo de cabra, produzido em conhecida fazenda do Cariri paraibano, servido na mansão de Dois Irmãos.

Como já foi posto por alguns analistas, penso ser improvável uma derrota de Dilma Rousseff nas eleições de 2014, mas, como diriam nossos avós, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Melhor seria liquidar essa fatura no primeiro turno.

O assédio e o desespero da direita poderiam provocar uma situação desconfortável.

The Economist, o semanário conservador britânico anda dedicando páginas e páginas para explicar porque Dilma Rousseff não deve ser reeleita, esquecendo-se de elencar, deliberadamente, as grandes conquistas sociais obtidas na Era Lula/Dilma.

Marina vem mantendo alguns encontros com Eduardo Campos.

Ainda não entendi como é que ela não o presenteou com alguns livros básicos sobre essa “Nova Política”.

Recomendaria duas leituras fundamentais do sociólogo espanhol Manuel Castells, “Sociedade em Rede” e “Comunicação e Poder”.

Tivemos o cuidado de ler com atenção as entrevistas concedidas aos jornais locais pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o governador do Estado, Eduardo Campos.

São entrevistas que foram devidamente arquivadas para orientarem nossas avaliações dos governos municipal e estadual daqui para frente.

Em ambas entrevistas, volta ao debate essa “Nova Política” da qual o governador se diz hoje partidário, traduzida como uma espécie de plataforma de suas aspirações presidenciais, sobretudo depois do momento em que vinculou-se a Marina Silva.

Durante a entrevista, Eduardo Campos tergiversou bastante sobre o assunto, envolto numa peça ficcional, onde não existem práticas concretas que possam dar suporte à teoria e, a rigor, desconhece-se a teoria.

O que, afinal, é essa “Nova Política”?

Em certa medida, o termo teria surgido a partir das reflexões do sociólogo espanhol Manuel Castells, sobre a revolução promovida pelas redes sociais no que concerne às mobilizações sociais e a falência do modelo de democracia representativa burguesa, corrompido por expedientes de tráfico de influência, representação de grupelhos de interesses corporativos e desvios de recursos públicos, subtraindo as demandas coletivas em favor de interesses privados escusos.

Castells veio ao Brasil, realizou algumas conferências e o grupo que orbita em torno da acreana Marina Silva aproximou-se do teórico, elegendo-o como uma espécie de guru ou ideólogo.

Marina é a contradição em pessoa.

O modelo de desenvolvimento sustentável proposto pelo grupo ligado a ela passa por profundos questionamentos.

Sustentabilidade mesmo só a financeira, uma vez que o grupo conta com apoio de participantes de peso dos banqueiros paulistas.

Manuel Castells é um intelectual envolvido com o movimento de Maio de 68, na França.

Sobretudo no segundo título, Castells disseca o esgotamento do modelo de democracia representativa, afirmando que a “classe política” passou a defender seus próprios interesses corporativos, distanciando-se dos interesses da sociedade como um todo.

Ou seja, criou-se uma cisão entre representantes e representados, obrigando esses últimos a criarem novos padrões de participação democrática num mundo globalizado e digitalizado.

Em muitos aspectos, com todos os elogios que se possa fazer ao trabalho de jornalismo do Jornal do Commércio com a matéria sobre os 80 anos do livro Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, quem, de bom-senso, poderia ignorar o papel das redes sociais para repercutir negativamente as declarações do ex-secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, culminando com seu pedido de demissão?

[Nota do Viomundo: Para saber mais sobre as declarações de Damázio, secretário indicado por Eduardo Campos, clique aqui]

Isso sim é nova política.

A aliança com Eduardo Campos atendeu estritamente a interesses pragmáticos, nunca programáticos, seja lá o que isso signifique.

O modelo de crescimento adotado no Estado relegou completamente as questões ambientais.

Poderia citar alguns dados aqui, mas isso iria cansar o eleitor minimamente informado.

Trata-se de um Governo motosserra.

Penso, sem nenhum exagero, que os índices de desmatamento de mata atlântica no Estado hoje seriam comparáveis ao período mais nefasto do apogeu da economia da cana-de-açúcar.

Quando ele entra no terreno político, aí, então, é que as coisas descambam de vez, com a sua afirmação de que irá realizar o “Novo” com o “Velho”.

Certamente ele entregará a missão de realizar a reforma agrária – atrasada secularmente no país — aos ruralistas liderados pelo senhor Ronaldo Caiado.

Em artigo recente, o professor Michel Zaidan Filho fala sobre uma espécie de índice de popularidade construída a partir de artifícios midiáticos, ancorados em pesquisas sob medida, concebida apenas com a finalidade de jogar esses índices nas alturas, sem que os mesmos reflitam a qualidade dos serviços públicos e o atendimento às demandas reais da população, este sim, um índice republicano para aferir o desempenho dos gestores públicos.

O resultado disso é que se cria uma grande dicotomia entre os tais índices de popularidade, artificialmente construídos, e a vida cotidiana do cidadão, onde não se observam melhorias significativas.

O mesmo se aplica à propalada “Nova Política”, decantada em versos e prosas pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Em entrevista recente, já mencionada, o governador fez uma ginástica linguística enorme para explicar aos jornalistas que o entrevistaram as contradições inerentes ao conceito e às suas práticas ou políticas aliancistas, absolutamente destoantes.

Em dado momento, afirma que irá fazer o “Novo” com o “Velho”, seja lá o que isso possa significar. Aliás, escamotear.

Recentemente, a imprensa noticiou que ele teve um grande encontro com o também presidenciável, o senador Aécio Neves, do PSDB.

O encontro ocorreu no Restaurante Fasano, no Rio, um dos mais “chicos” do pedaço, como diria minha caçulinha Maria Luísa.

Bons de garfos, acostumados às tradicionais culinárias pernambucana e mineira, certamente não pediram os pratos de Marina Silva, caracterizados por algumas regras rígidas.

Pelo menos em algum aspecto ela precisa parecer coerente.

Aliás, como brincou um articulista do site “O Cafezinho”, a acreana, na realidade, do ponto de vista político, foi, literalmente, jantada.

Marina é um poço de contradições até mesmo no que se refere às questões ambientais, mas, rigorosamente, não estava em seus planos essa aproximação com os tucanos, um grupo com quem mantém divergências substantivas, rejeitados no momento em que decidiu juntar-se ao socialista.

Pois bem. Trata-se de uma aliança consolidada no plano nacional.

A formalização dos acordos aqui em Pernambuco reflete apenas uma costura de longas datas, onde os partidos mantinham uma espécie de aliança branca, confirmada pelo grão-mestre tucano na província, ao afirmar, em entrevista recente, que o PSDB nunca foi oposição ao Governo Eduardo Campos.

O vereador Raul Jungmann e o senador Jarbas Vasconcelos sabem o que isso significa.

Os cargos do PTB, que desembarca do Governo, devem ir para o PSDB.

A Secretaria de Transportes e o DETRAN estão confirmados.

Um bom marqueteiro — coisa que o Planalto tem — encontrará um mecanismo de evidenciar para os eleitores esse “fosso de contradições” em que o candidato Eduardo Campos está se metendo com essa conversa de botequim sobre a “Nova Política”.

Tenho observado que ele passou a usar uma “linguagem que o povo entende”.

Quando se referiu às providências do Governo Federal em relação às vítimas das enchentes nos Estados de Minas e Espírito Santo,  falou sobre as trancas das portas depois de arrombadas.

Pelo visto, as suas estão escancaradas.

Penso que a ministra Gleisi Hoffmann deu uma ligadinha para o Lula.

Não precisa ir buscar inspiração nos gregos, quando se tem um pernambucano que é a maior autoridade quando o assunto é se entender com o povão. Reforçou-lhes a pecha de “ingrato”, a única condição que os gregos não perdoavam.

Leia também:

Altamiro Borges: O ano em que a rainha Elizabeth aderiu ao chavismo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
‘Nova Política’?

AÉCIO & ARRUDA

AÉCIO & DEMÓSTENES

13/06/2011 15h45
CONEXÃO TOCANTINS

Damaso e Dorinha recebem senadores Agripino Maia, Demóstenes e Aécio Neves

Buscando a reestruturação do Democratas no Tocantins, o presidente do Partido no Estado, deputado Osires Damaso e a deputada federal Dorinha Seabra Rezende, recebem prefeitos, vereadores e lideranças do partido nesta quinta-feira, 16 de junho, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

O “Encontro Estadual do DEM/TO” tem abertura prevista para às 8h e contará com a presença dos senadores José Agripino Maia (DEM), Demóstenes Torres (DEM) e Aécio Neves (PSDB), além dos deputados federais ACM Neto, Ronaldo Caiado, Aleluia entre outros líderes do DEM nacional.

Vicente

Fiquemos assim então:

Aécio, Eduardo e Marina de um lado

Dilma, Renan Calheiros, Sarney, Barbalho, Collor e Maluf do outro.

    Mário SF Alves

    Que tal esses?

    1)Democracia popular/interesse coletivo de um lado e PiG/interesses anglo-americano de outro;

    2) Desenvolvimento sócio-econômico de um lado e subdesenvolvimentismo capitalista (radicalmente neoliberal) de outro.

    Luís Carlos

    Ou que tal: Dilma, Lula e apoiadores de uma lado. Do outro Aécio, Serra, FCH, Eduardo, Marina, Globo, Veja e outros. De minha parte, se Globo e Veja estão de uma aldo, eu estarei do outro.

Leo V

Que eu saiba o The Economist não é conservador, pelo contrário, é liberal.

FrancoAtirador

Conceição/Azenha.

Não entrou o comentário 589438, de hoje pela manhã, por volta das 6:30.

    Conceição Lemes

    Nós não o recebemos. Lamento. Gostaria de enviá-lo de novo? abs

    FrancoAtirador

    Escrevi direto na Caixa de Comentários, Conceição. Perdeu-se.

    Mas foi reiterado sob nº 589439 e 589441, depois de 6:40.

    Conceição Lemes

    Realmente não sei o que aconteceu. Talvez tenha entrado na caixa de spam…É a única possibilidade que vislumbro. Vc teria como mandá-lo de novo? abs

José Carlos

Um poderá prometer a criação do MAIS PÓ e o outro somente distribuir cargos para todos que o apoiarem, pois adora ter suas botas lambidas, como todo ex-coronel nordestino.

pierre

Para evitar perguntas relativas ao casamento do seu PSB com o PSDB, “errundina” buscará refugio no ninho dos tucanos, mais precisamente no palácio dos bandeirantes. Entra “errundina”, aqui você manda e não pede, a casa é nossa, dirá alckmin ao recebê-la. E ela, sem demonstrar constrangimento, entrará e se acomodará no aconchego do ninho patrocinado pelos contribuintes paulistas.

Francisco de Assis

Consolida-se o PSBd, Partido da Social-Duducracia Brasileira

Em entrevista para a Folha de São Paulo, Luiza Erundina se preocupa com as alianças do PSBd, que revelam, segundo ela, falta de coerência do seu partido.

Erundina – respeitável, lutadora e progressista deputada, deveria estar falando, a bem da verdade, sobre a sua própria coerência.

Ano retrasado (2012), coerente, recusou ser vice-prefeita de Fernando Haddad, porque o PP aderiu á candidatura do PT e por causa de uma fotografia de Lula, Haddad e Maluf, que retratava a adesão política, em posição minoritária, do PP.

Vale ressaltar que o PP não é o PT, e que Lula, Haddad e demais dirigentes do PT jamais sentaram ou sentarão na mesa do partido deles, o PT, com Paulo Maluf ou quaisquer outros dirigentes do PP, para tomar decisões sobre o Partido dos Trabalhadores.

Ano passado (2013), no entanto, vimos uma longa romaria de políticos, do naipe de um Hieráclito Fortes e de um Jorge Bornhausen em direção ao PSBd, o partido de Luiza Erundina, não por adesão minoritária a uma candidatura, mas sim para se filiarem e sentarem à mesma mesa partidária que a deputada, e tomarem, em conjunto e em pé de igualdade (na melhor das hipóteses), as decisões sobre o PSBd, agora de todos eles.

Decisões, por exemplo, sobre a “edificante aliança programática” do PSBd com Ronaldo Caiado, da UDR, para a candidatura de Eduardo Campos, já tomada e temporariamente acobertada por uma pequena birra de Marina Silva, atual inquilina na barriga de aluguel do PSBd (nada que a Secretária-Geral da Rede, Neca Setúbal, também dona da Rede ITAÚ, não possa contornar com uns trocadinhos de campanha a mais).

Como as adesões destes luminares da ditadura ao PSBd foram tomadas antes do 5 de outubro, pergunta-se por que a coerente deputada Erundina não se transferiu do PSBd para outro partido, como o PSOL, diante da flagrante agressão ao programa do PSBd trazida por esses senhores ?

Terá sido por que Marina a convenceu que isto, a conversão desta turma ao mundo novo, faz parte da ‘nova política’ (pausa para os risos) ? Ou que o importante é confiar na revolucionária chapa Eduardo-Marina (*) ? E que tudo isto é importante para acabar com “aquela raça de políticos”, no dizer dos seus novos colegas do PSBd, e assim libertar o povo brasileiro, em nome de Jesus ?

Com a palavra a deputada Luiza Erundina.

_______________________________________________________

(*) Como diria o Zé Serra: “o PSBd lança a chapa Dudurina: VOTE NUM TRAÍRA E LEVE DOIS”.

    Fabio Sp

    Então, quando ela renunciou à ser vice, todo mundo por aqui caiu de pau em cima dela, dizendo que ela não era pragmática, e o diabo…
    Agora, ela virou heroína de novo…
    OOhhh povinho sem noção, esses progreçistas…

anac

“The Economist, o semanário conservador britânico anda dedicando páginas e páginas para explicar porque Dilma Rousseff não deve ser reeleita.”

Dudu, aócio e blablarina trabalhando arduamente no projeto do império para que o Brasil retorne a condição de colônia.

Traidores da pátria. O povo brasileiro execra esses párias que entregam o pais por uma penca de banana, como fez o joaquim, silveiro dos reis e celebra Tiradentes.

Pó pará, traíras.

Julio Silveira

Ao olhar a foto não tenho como deixar de associar com a criação de um trem da alegria.

    Luís Carlos

    Talvez um trem fantasma?

    Marat

    Trem Fantasma superfaturado!

    Fabio Sp

    Não chega nem perto da foto do Haddad, o Lula e Maluf apertando as mãos nos jardins da casa deste último…

    Luís Carlos

    E a Erundina? Ela parece concordar com você. Gostaste do apoio dela ao Eduardo Campos em alianças com tucanos? Afinal ela foi apenas oportunista quando daquela foto que citaste, pois agora ela se diz “vítima da lógica eleitoral”.

RicardãoCarioca

O PiG e o resto da elite direitista desse país já se convenceram de que não vão conseguir combater Lula/Dilma com um candidato de direita. Aconteceu no Chile há 4 anos mas não acontecerá aqui. Então, o Aético Never! e PSDB já eram, já estão andando na prancha dos conservadores, prestes a serem jogados ao mar. O PiG e o resto da elite direitista desse país veem na dupla Dudu/Bláblárina traíras esquerdas na embalagem mas vendidos à direita no conteúdo. Será com eles que a elite conservadora irá para as eleições. O PSDB, assim que for usado para dividir votos no 1o turno, sua última utilidade, será descartado.

Regina Braga

Bláblá vai conciliar Dudu,Alckimin e Erundina…Que forma nova de fazer política…só ser for para o reino unido!Adoro a rainha e seus representantes!

    Marat

    Falou tudo, Regina!

    FrancoAtirador

    .
    .
    ‘God save the Queen’…
    .
    .

Bonifa

Interessa ao Sistema Financeiro Global, agora mais que nunca, reconduzir o Brasil à posição que ocupava antes da Era Lula. Uma posição de renúncia de soberania e completa submissão em governança e em condução da economia, e de alinhamento automático com as potências ocidentais em todas as questões internacionais, ainda que com prejuízos claros aos verdadeiros interesses do Brasil. Agora é a hora deles “cuidarem” do Brasil. Por isso, o Economist e diversos outros agentes daquele sistema global têm interferido com tanta ousadia nas pré-eleições brasileiras. Brasil bom é Brasil morto e para matá-lo “qualquer um” serve, como já disse Fernando Henrique, “qualquer um” desde que não seja a Dilma. Com efeito, eles consideram que “qualquer um” atenderá prontamente a seus interesses, sem maiores discussões. Por isso, devemos esperar nestas eleições uma brutal ingerência estrangeira, com apoio local da mídia, sem que nossa frágil justiça a ela possa contrapor a menor resistência.

    Mário SF Alves

    Vale repetir: QUALQUER UM! Um qualquer. Qualquerzinho. Umzinho qualquer. Por mais desqualificado que seja. Por mais estelionatário eleitoral que seja.
    ________________________
    E bacana isso: o The Economist, lá das terras da rainha, comandado pelo nosso PIG… quem diria.
    _____________________________________
    Êpa! Comandado? Comandado, vírgula.

    Mário SF Alves

    A propósito, prezado Bonifa, diante de ataque tão cerrado, duas hipóteses permitem inferir quanto às perspectivas de futuro:

    1) Os caras têm certeza de que o Brasil vai superar a crise e, com isso, virar um perigosíssimo sistema de referência POLÍTICA para os povos dos EUA e União Europeia, ou…

    2) …

    Quanto a hipótese dois, prefiro manter as reticências, e creio que você as compreenda. É tão doida que, de minha parte, sobre ela nem sequer arrisco a falar.

    _________________________________________
    Ôpa! Mas, será não haveria aí uma terceira hipótese, igualmente admissível?

Aroeira

VÍDEO SENSACIONAL!!!

Peço ao Azenha e a Conceição Lemes que reproduzam este vídeo sensacional em que Eduardo Campos defende enfaticamente a Dilma num debate contra Jarbas Vasconcelos. Um vídeo que deveria ser visto por todos os brasileiros, principalmente pelos pernambucanos.

E o Eduardo me convenceu definitivamente: é Dilma na cabeça novamente. Está aqui a pérola:

http://youtu.be/IfZare-Dxkk

    Araújo

    Aroeira,
    Sensacional. É um tiro no TRAÍRA.
    DIVULGUEM!

Elias

O Partido da Imprensa Golpista está tão mal das pernas que foi preciso vir mais um piguista, agora gringo (the economist)para engrossar a artilharia anti-Dilma. Seria tristte se não fosse jocoso pensar que os leitores da Economist possam influir mais que um zero à esquerda nas eleições deste ano.

    pierre

    Acrescente-se ao The Economist o El País da Espanha, agora editado em português e patrocinado pela Caixa Econômica Federal. O governo Dilma gosta de levar pancada nacional e internacional.

    Elias

    Eis aí, caro pierre, algo que não consigo entender. Dilma parece gostar de dar carinho aos monstros dispostos a devorá-la.

    Mário SF Alves

    O quê??? Essa Dilma é doida?

    _________________________________________

    A continuar assim vou acabar acreditando que eu é que sou banal. Mais banal do que banal é o PiG.
    __________________________________________________
    Não, não, há um desencontro de informações aí. Não é possível.

    Bom, a não ser que o governo da República Fé derativa do Brasil tenha razões que a própria razão desconheça.

Zanchetta

Vou votar no Eduardo Campos! Ele é o melhor para o país…

    Mário SF Alves

    A qual país você se refere, prezado Zanchetta?

    ___________________________________
    Ao BraSil com esse ou ao BraZil com zê?
    ___________________________________________

    Não. Não explique. Desculpe-me a presunção, mas acho que já sei.

    Luís Carlos

    Realmente, é o melhor para os EUA.

    Fabio Sp

    Ele é o melhor para o Brasil e não para Cuba, Bolívia, Equador, Venezuela e Argentina, a quem o atual governo vive abrindo as pernas e o cofre…

    Luís Carlos

    Só tens amor pelos teus donos ianques e desprezo pelos vizinhos latinos? Seria Síndrome de Estocolmo?

Mauro Assis

PS: bom, até aí, tá igual ao FHC. Porque o lulismo é muito melhor pro andar de cima? Porque não tem oposição, horas! No mandarinato fernandista ao menos a esquerda batia bumbo. Agora ela se refestelou gostosamente nas tetas governamentais e, como a direita está como sempre, ficaram todos felizes para sempre.

Até que…

Mauro Assis

Srs, ontem li uma frase, atribuída ao Brizolão: o lulismo é a esquerda que a direita pediu. Não existe essa conspiração para tirar o PT do governo pelo simples fato de que com o PT a coisa ficou muito melhor para o andar de cima. Aos fatos:

– Taxa de juros? Maior do mundo, de novo, para alegria da banca e dos detentores de títulos da dívida pública brasileira, ou seja, os Cavalcanti auferindo juros pagos pelos cavalgados de sempre, agora com “maior poder aquisitivo” (leia-se endividamento). Resumo: o governo põe grana na mão do pobre via bolsa-isso, bolsa-aquilo e essa grana vai parar na mão de quem controla o capital.

– A Bolsa-BNDES só faz crescer. Todo ano o governo faz das tripas coração para aumentar o capital do bancão para bancar as empreiteiras e concessionárias, inclusive maquiar as contas do governo. Ontem tava seu Guido na TV mostrando os dentes dizendo que o superávit para pagar a dívida (vide primeiro item) foi maior que a meta… imagino o tanto de champanhe francês que espocou nos Jardins.

– O programa de privatização (ops, concessão, concessão!) segue firme, transferindo ativos do governo para a iniciativa privada. Nada contra, mas precisa o BNDES entrar com a grana e ficar com o mico (ops, risco)?

E vcs ainda achando que a turma tem saudades do FHC…

    Mário SF Alves

    Bom, Mauro, pelo que li, o que não está lhe faltando é bom humor. Já é um começo.

    anac

    Brizola disse muita coisa entre as quais que seu primeiro ato como presidente da Republica seria cassar a concessão da Globo. Brizola que acompanhou o calvário de Getúlio Vargas, que suicidou-se depois do terrorismo midiático promovido pelo PiG da época, tendo a frente o corvo, Carlos Lacerda, dono do Jornal da Tarde e depois o de Jango, cujo golpe foi apoiado pelo Globo, Folha e Estadão em editoriais sabia do mal que a mídia entreguistas fazia ao país.
    Acusou também Brizola a privatização, que hoje sabemos ter sido privataria, de crime de lesa pátria e que como presidente da republica ANULARIA a doação das empresas.
    Outra promessa feita foi o de reduzir a CANETADA a taxa de juros que sangrava o país.
    Jamais deixaram Brizola chegar a presidência, seu cargo de direito pelo grande patriota que era.
    Lula chegou aos trancos e barrancos. Para assumir a presidência da republica teve que divulgar uma CARTAS AOS BRASILEIROS. No fundo foi para acalmar os ânimos exaltados da direita 1% que temia por seus enormes ganhos. Principalmente depois da era FHC.

    Em termos de juros estratosféricos nada se compara a FHC:
    Quando FHC assumiu a Presidência da República, em janeiro de 1995, a dívida pública interna e externa somava R$ 153,4 bilhões. Entretanto, a política de juros altos de seu governo, que pratica as maiores taxas do planeta, elevou essa dívida para R$ 684,6 bilhões em abril de 2002, um aumento de 346%. A dívida já equivalia em 2001, preocupantes 54,5% do PIB. FHC foi uma MÃE para os 1%.

    Quanto ao povo foi a pior das MÁDRASTAS:
    Seu governo permitiu a elevação das tarifas públicas bem acima da inflação. Desde o início do plano real, o preço das tarifas telefônicas foi reajustado acima de 580%. Os planos de saúde subiram 460%, o gás de cozinha 390%, os combustíveis 165%, a conta de luz 170% e a tarifa de água 135%. No período, a inflação acumulada ficou em 80%.

Guanabara

Vejo a situação de agora bem similar ao início do ano de 2010. Um certo clima de “já ganhou” quando muitos davam como certa a vitória de Dilma no 1º turno e que, agora, a única dúvida seria se iria ser em 1º ou 2º turno em 2014.

Se é fato esse acordo para “no 2º turno a gente se alia”, a tática midiática provavelmente será de buscar aumentar ao extremo, custe o que custar, a rejeição à Dilma, PT e, se realizável, ao Lula. Vem MUITA baixaria por aí ainda, mas MUITA! Cuidado com o salto alto.

    Bonifa

    Se Fernando Henrique desmentiu o Tuma Júnior e jurou que Lula não era informante na Ditadura, não pensem que foi por amor à verdade. Acontece que este golpezinho fracassado de Júnior iria atrapalhar a essência de um golpe muito maior que está em elaboração, aqui e no exterior. Se Dilma é uma rocha que não podem escalar com votos, vão tentar dinamitar a rocha, podem estar certos disso.

Mário SF Alves

Fato: a coisa está cada vez mais anunciada. Os agentes do PiG já fazem previsão de que 2014 vai ter muito vento por aí, numa clara alusão ao temporal “político”-golpista que se avizinha.
_______________________________

Daí, convém saber: o que resta ao PT?
Quais as saídas?
_________________________________________________
Ou, melhor: o que resta ao povo?
Como a população garantirá a satisfação de suas necessidades básicas? Sabe quais, não é? Aquelas… aquelas previstas na Constituição. Aquela, a de 1988, recentemente rasgada e eterna e cinicamente ignorada.

____________________________________________________________
Pois é. Barbosarizaram o Brasil. Falta mais o quê?

Dois mil e treze, o ano da barbosarização do Brasil.

denis dias ferreira

Até há pouco, o Eduardo Campos era aliado do PT. O discurso era um. Agora o Dudu mudou de lado e então e por isso escancaram-se as mazelas de seu governo. Por que o articulista nunca criticou o Eduardo Campos, o neto do Arraes, enquanto aliado do governo?

    Mauro Assis

    Uai, se o PT faz aliança com Malufs, Sirneys e quetais, porque não faria com o Dudu Campos?

    O negócio é o pudê, meu filho!

    anac

    Dudu deve ao governo federal seu bom governo. Lula privilegiou Pernambuco. Lula não deixou de dar atenção aos outros Estados do Nordeste, entretanto quando havia conflito de interesses entre dois Estados do Nordeste e um era Pernambuco, este sempre vencia a peleja. Que o diga o Ceará.
    Dudu é trairá. E vai ser tratado pelo brasileiro como judas.

Marat

Essa coisa do “todos contra uma”, todos mais o PIG nacional e internacional vai pegar mal… E se apanham? E se levam uma surra no primeiro turno?

    Mário SF Alves

    Aí,acho que eles partirão pros finalmentes; convocam de vez a ama de leite, ou seja, o que ainda resta do fabuloso Tio Sam.

    ?w=300&h=209

    Marat

    Ilustração perfeita!

Fabio Passos

E ainda contam com a simpatia do PiG…
Se o PiG apóia… não presta!

Marat

É a primeira vez que numa foto só aparecem papagaios de pirata!

Marat

Será que ainda há ideologia entre os políticos brasileiros, ou seremos fadados a sempre conviver com esdrúxulas alianças? Será que estamos relegados a ter sempre dois ou três partidos que pensam (um pouco) no povo, e o resto, respaldado pelos de sempre, fazer o que os mercados mandam?

    Mário SF Alves

    É nisso que dá a institucionalização do estelionato eleitoral.

    São todos estelionatários.

    E o que é pior: não fazem falta nenhuma ao povo brasileiro.

    Dizem que a Democracia não pode prosperar sem a oposição partidária. Tá. Entendo. Mas, o que dizer disso que está aí? O que vejo é oposição midiática, democraticamente irresponsável, unilateral, sensacionalista, linchadora de adversários/inimigos políticos, inconsequente, irregular e ilegítima. E como se já não bastasse, essa oPÓsição. Aí, fica difícil. Difícil demais.

    Cadê o cérebro dessa gente? Cadê o projeto de País dessa gente? Só vejo falácias, blá-blá-blá e enganação. Cadê a resistência e um projeto alternativo ao neoliberalismo? Cadê a decência política? Cadê o respeito às regras do jogo? Cadê o empenho na superação do autoritarismo legado pelos 21 anos de ditadura n Brasil? Cadê ações, cadê testemunhos, cadê o empenho na consolidação da Democracia?

    Joaquinzaram o Brasil.

Mário SF Alves

Dado o contexto, dado o desespero, não será demais concluir que “nova política” campos-aécista = nova república. De novo, mesmo, absolutamente nada.

É… é o jogo. É a direita fazendo das tripas coração para superar o amargor desse jejum prolongado de tantos anos impedida de exercer o poder total.

Não lhe basta o que detém e sempre deteve; não lhe basta o poder tradicional; não lhe basta o controle total da mídia golpista, antiBrasil e antipovo; não lhe basta o Estado Democrático de Direita; não lhe basta nada; não se contenta com nada.

À direita só convém e apenas interessa a plenitude do poder socioculturalmente excludente que há séculos ela exerce no País.

    Marat

    Sim, e ela também parece pressionada por jornalões das orópa!

    Mário SF Alves

    Sim. Mas é tudo da mesma família. Famiglia neoliberal até o último Bóson Higgs. Tuti tuti buona gente.

    Haja pópádá¹ conta de tanta prepotência!

    ¹Em estrita concordância com o pópárá.

Luís Carlos

a Erundina já se manifestou contra a aliança com PSDB? Vamos esperar deitados. O purismo de Erundina teria sido apenas oportunismo contra o PT? Ou ela realmente acha o PSDB o “novo” na política brasileira?

    Marat

    É verdade. Luís Carlos. Se a Erundina largou uma aliança por causa do Maluf, o que está esperando para pular fora deste balaio?

Luís Carlos

Tucanos no DETRAN? A vida pregressa tucana demonstra o que eles fazem no DETRAN, vide o governo tucano no RS.

Francisco

Dez perguntas à dupla em pauta:

1) O que vão fazer com o SUS?
2) O que vão fazer com a Petrobras?
3) O que vão fazer com o Banco do Brasil?
4) O que vão fazer com o BNDES?
5) O Que vão fazer com o ensino profissionalizante?
6) O que vão fazer com a educação?
7) O que vão fazer com a Policia Federal (segurança)?
8) O que vão fazer com a infraestrutura?
9) O que vão fazer com os cargos em comissão, “o mensalão tucano” e a “Lista de Furnas”?
10) Porque não fizeram nada do que vão responder às perguntas acima, nos estados que estavam governando?

    Mário SF Alves

    A pergunta certa seria:

    O que vão fazer para desconstruir e enterrar o pouco que se conseguiu fazer de bom de tudo isso?

Urbano

Para quem caiu nos braços de um demo em inanição, apesar do que tanto se fartou, o dublê de acrobata e contorcionista de fancaria não poderia fazer melhor do que pular do centésimo andar e cair na rede da insustentabilidade e da privatifaria.

    Urbano

    Enquanto isso o mafiário, a ovelha desgarrada, continua lépido e fagueiro a querer justificar o que fez, faz e fará. Afinal, o pensamento mais sublime de um cretino é pensar que o resto do mundo é idiota.

    Urbano

    O destino final vai ser o chorume, junto com os demais…

ZePovinho

Esses tucanos são uns “jenios””…..Lula deslocou o PSDB pra Pernambuco,mudou o eixo da economia nacional de São Paulo para o Sul-Nordeste-Centro Oeste e está colocando a oligarcada onde estava em 1930:nos grotões.
É por isso que eu sempre digo que a direita brasileira tem uma tara pelo metalúrgico nordestino.A direita brasileira adoraria ser currada pelo PT,só que forma explícita.

    Mário SF Alves

    ZéPovinho, você como sempre de olho na equação¹. Surpreendente, cara.

    Obrigado.
    _____________________________________

    ¹Equaçãozinha braba essa, heim?

    É… de fato, o Lula botou esses caras para se mexerem. Parece que nunca elucubraram tanto. Pena que nunca saem disso; sempre dando voltas em volta do tacho; nunca saem do lugar comum; nunca saem do conformismo medieval que a pior elite do mundo a eles reservou.
    ____________________________________________________
    Essa direita que aí está não nos serve para nada. Na melhor das hipóteses são só e somente só estelionatários eleitorais.
    Abs.

    ZePovinho

    Nós das esquerdas é que temos de dizer para eles(pedindo licenca pela caixa alta):

    PAREM DE FAZER OPOSICÃO DENTRO DA AGENDA QUE O PT E LULA FAZEM!!!!É ISSO QUE NÓS QUEREMOS!!!!ASSIM VOCÊS ACABAM!!!!Criem uma agenda nova e deixem de lutar contra nós sendo contra nossas ideias!
    As ideias do PSDB caíram com a queda do Muro de Wall Street,em 2008,e até agora eles estão tontos.Não tem um fiapo de ideia além do Conenso de Washington e não deixam outros políticos jovens do PSDB aparecerem porque o PSDB é um partido de caciques,oligarcas e coronéis urbanos.

    Depois o metalúrgico é que é o ”analfabeto””……

JACÓ

LULA o DEUS vivo da politica MUNDIAL DILMA a nossa PRESIDENTA em 2014, o restyo é egoto a ceu aberto, todo mundo corre de perto.

renato

É isto que teremos como oposição.
È sabido que um país enobrece suas lutas com um partido forte.
Penso que o Brasil perde com, tantos abestados reunidos…….
num só pacote..

ma.rosa

De que eles riem? De nós ou deles mesmos? Que foto mais escr…!!! Quem estes infelizes acham que enganam???

    Mário SF Alves

    Bem lembrado. Mas, os que se acham deuses riem do quê? Via de regra é da nossa rotineira fragilidade de meros mortais. Riem especialmente daqueles mortais que jamais entenderão um mundo em crise, alucinado por essa incomum sede de poder exclusivista, turbinada a pó proveniente das profundezas do inferno neoliberal.
    ____________________________________
    Os que se acham deuses… ah, inclua aí os agentes do PiG e os que se acham eternamente blindados pelos EUA Corporation Co.
    ____________________________________________

    Eles passarão, nós… só nos resta a tomada da Bastilha/Papuda.

Mauro Assis

Tá, Dudu, Aecim e Marinalva formaram uma aliança, Dilma, Sirney e Renanzão outra.

E daí o que mesmo?

    RicardãoCarioca

    E daí que são os governos Lula/Dilma quem mais fizeram e fazem pelo social nos últimos 514 anos de Brasil.

    Mauro Assis

    Ricardão,

    Será? O governo Dilma ainda não terminou, e ela deve ser reeleita. O período petista será julgado pelo conjunto, e convenhamos, os anos DIlma tem sido de lascar…

Luís Carlos

A foto do texto me fez recordar de Malcom X quando ele ainda estava na Nação do Islã, antes de conhecer o Islã ortodoxo, em que ele falava sobre o “demônio branco”, associando a isso, a frase de Lula sobre os “loiros de olhos azuis”. “Novos” loiros de olhos azuis querem trazer o velho e desmoralizado neoliberalismo de volta ao Planalto… …os brancos “demônios” seriam desmentidos hoje por Obama, mas não pude evitar a associação.

    renato

    Não tem como.
    A alegria é contagiante.
    Só não sei do que riem..
    Tem gente que se contenta em ser
    oposição, afinal o poder é quase o
    mesmo só que sem as responsabilidades.
    Vai uma dose aí…

Luís Carlos

Marina Silva estará com tucanos em palanque de Eduardo Campos. Erundina está em silêncio. Talvez por vergonha? Ou estaria redigindo sua desculpa para, agora, aceitar apoio de tucanos, Borhausen e Mão Santa? Vamos ver se Erundina será coerente ou isso não a preocupa?
Campos e Aécio juntos. Bom demais! Não terão como esconder o “velho” e “sujo” jeito de fazer política. O neoliberalismo cuspido e escarrado bate a porta para se apresentar em pele de cordeiro, esfaqueando Bolsa Família e Mais Médicos, odiados por tucanos. Eduardo Campos já teria negociado com tucanos fim desses e outros projetos sociais de Lula e Dilma?
Quem anda em PE ou mora lá, sabe que pernambucanos tem orgulho de Lula e são absolutamente gratos e fiéis a ele.
Aqui no RS o PSB quer Dilma no palanque deles, mesmo atacando descaradamente a presidenta em todo país. Cinismo ou oportunismo, ou tudo junto?

    Mário SF Alves

    Los Netos. Um, o da Nova República, o outro, bom… deixa prá lá, em respeito ao Arraes.

Tulio

Infelizmente o Brasil não tem direita.

PSB – Partido Socialista Brasileiro
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

Todos são pseudo-esquerda.

Assim como o PETE que adora entreguismo e privatização.
E o PSDB que uma hora apoia o bolsa família outra hora não.

Enfim, ideologia não existe. A idéia é ficar lambendo qualquer fonte de Voto sem qualquer ideologia.

    Luís Carlos

    PSDB nunca apoiou Bolsa Família. Tucano tem ojeriza a pobre.

    Mauro Assis

    Olha o revisionismo…

    Lucas G.

    senhor Luis Carlos não anda lendo jornal, o Aécio já disse com todas as palavras que manterá o Bolsa Familia.

    Luís Carlos

    Lucas
    Do mesmo modo que ele também disse que manterá o Mais Médicos, sem médicos de Cuba. Me diga como? Onde buscará médicos em tal volume e qualidade se não em Cuba? Que país tem 13 mil médicos para deslocar para outro país, e com compromisso com sistema de saúde universal? Acredite quem quiser, mesmo porque, Aécio está cercado de inúmeros ideólogos neoliberais, absolutamente contrários ao Bolsa Família e Mais Médicos. Muitos deles já escreveram ou se manifestaram verbalmente CONTRA o Bolsa, como vários políticos do PSDB, basta recuperar as falas deles na mídia e no Congresso.

Deixe seu comentário

Leia também