Wadih Damous caiu em emboscada do Fantástico. Quem mandou dar entrevista à Globo, que conta com o MPF para abafar seus casos de corrupção?

Tempo de leitura: 6 min

Captura de Tela 2016-04-12 às 20.15.49

por Luiz Carlos Azenha

No telejornalismo é o que chamamos, nos bastidores, de uma emboscada. Em geral, acontece quando a direção da emissora determinou qual será o rumo da reportagem e o repórter vai às ruas apenas para confirmar teses pré-determinadas.

A tese da Globo estava clara no título dado à reportagem: “Congresso põe em curso manobra que dificulta punição de corruptos”.

É, portanto, premisa da emissora tratar-se de ação coletiva de um poder desmoralizado.

A Globo escolheu alguns parlamentares para denunciar. Deu prioridade a Wadih Damous, do PT, advogado que foi presidente da OAB no Rio de Janeiro e tem sido um dos críticos mais severos dos desmandos da Operação Lava Jato.

Damous incomoda. Incomoda tanto que foi citado pelo juiz Sérgio Moro em um despacho com a sugestão de que estaria envolvido em obstrução de Justiça.

Uma fala recente de Damous:

Hoje o que nós vemos no Brasil é um novo tipo de juiz, um novo tipo de membro do Ministério Público: o juiz-celebridade, o procurador-celebridade, aquele que, atraído pela luz dos holofotes, resolve ter os seus 15 minutos ou 15 segundos de glória. Se fosse só até aí — apenas para apresentar a sua gravata de griffe na TV Justiça — não teria problema, mas a questão é que esse tipo de juiz e de procurador joga para a plateia, a mais desqualificada que possa existir, que é a plateia do ódio, da intolerância, da punição a qualquer preço.

Em passado razoavelmente longínquo, o PT já acreditou que a Globo era “a TV do governo”, conforme narrado pelo então governador Roberto Requião depois de um encontro com José Dirceu.

O ex-presidente Lula e Dilma Rousseff acreditaram na “mídia técnica”, encheram as burras da Globo de dinheiro e em nome da ABERT combateram as rádios comunitárias — com Dilma dizendo que o melhor controle sobre a mídia mentirosa era o controle remoto.

A essa altura, seria de se esperar que o PT já tivesse ficado esperto para o jogo. Mas… não.

Damous deu credibilidade à denúncia da Globo na forma de uma entrevista. Foi morto pela edição.

Como?

1. A repórter aparece em pessoa nos corredores do Congresso fazendo pouco caso dos direitos individuais. A Globo já demonstrou — antes e durante o golpe de 64 e ao longo de 21 anos de ditadura militar — que não liga muito para direitos individuais. Em editorial de 1984, Roberto Marinho chamou o golpe de “Revolução”.

Captura de Tela 2016-04-12 às 21.03.30

2. A reportagem mostra o resultado — em forma de milhões de assinaturas — da campanha feita pelo MPF por 10 medidas contra a corrupção, mas omite a imagem de que elas foram recebidas por… Eduardo Cunha, o presidente da Câmara que promove o impeachment de Dilma Rousseff.

3. As falas do procurador Deltan Dallagnol, autor da denúncia na reportagem, receberam a ênfase de letreiros, que não foram acrescentados à entrevista de Damous. Por efeito de edição, o petista ficou com cara de defensor de corrupto, não das garantias constitucionais.

4. Damous, obviamente, não sabia que a Globo trataria de “transparência” na reportagem. Se soubesse, poderia ter lembrado que a própria Globo se escondeu atrás do sigilo fiscal para não tratar publicamente da multa de mais de R$ 600 milhões que recebeu da Receita Federal por — sempre segundo a Receita — ter armado um esquema com uma empresa offshore nas ilhas Virgens Britânicas.

Segundo relatório do auditor, a empresa Empire foi montada através de um investimento fake dos irmãos Marinho e foi desmontada para que o capital fosse utilizado na compra de direitos de transmissão — com isso a Globo deixou de recolher os impostos devidos no Brasil.

Além disso, se falamos em transparência, é preciso lembrar que corre em segredo de Justiça o processo que determinou a demolição da Paraty House, ligada a Paula Marinho, a neta xodó de Roberto Marinho.

Captura de Tela 2016-04-12 às 21.06.52

5. Damous parece desconhecer que a Globo opera como parceira do MPF com o objetivo de controlar a instituição.

Caberá ao MPF, em última instância, analisar os dados da apreensão feita na sede da empresa panamenha Mossack & Fonseca em São Paulo, onde o nome de Paula, filha de João Roberto Marinho, aparece associado a pagamentos de taxas de manutenção de três empresas offshore: Vaincre LLC, A Plus Holdings e Juste International, conforme denunciamos com exclusividade.

Os petistas são tão ruins de política que ainda não mandaram imprimir as anotações reproduzidas acima na forma de um panfleto, para distribuir nas ruas e mostrar no Congresso! E isso é material oficial da Operação Lava Jato.

Apesar de nosso pedido no twitter, nem um único meme foi produzido por ativistas com os dados de uma apreensão oficial! Se é por falta da íntegra, analisem os documentos abaixo:

5. Damous provavelmente não sabe que neste exato momento duas ações movidas pelo Ministério Público Estadual correm no Rio de Janeiro. Uma, para desfazer a entrega de um espaço público — o estádio de remo da Lagoa Rodrigo de Freitas — ao casal Paula Marinho Azevedo/Alexandre Chiappetta Azevedo, num contrato precário que dura mais de dez anos.

Na outra, o MPE quer a devolução de todo o dinheiro público investido no estádio, cerca de R$ 30 milhões, em reformas que o MPE acredita que deveriam ter sido bancadas pelo permissionário.

O estádio sediará competições das Olimpíadas de 2016, com a promessa antecipada de que continuará entregue à iniciativa privada depois dos Jogos. O fato de que Paula e Alexandre hoje estão separados não significa nada. Ela chegou a assinar um aditivo como fiadora.

Além disso, nos negócios que envolvem a empresa Glen/Glem, de Alexandre, há a suspeita da ação de uma “laranja”, Rita Wirth, que disse em entrevista não ter tido relação com contrato no qual ela aparece como procuradora para a importação de um helicóptero.

Coincidentemente, Rita é o nome que também aparece em documento da Mossack & Fonseca relacionado às empresas offshore ligadas ao casal Alexandre/Paula. Se Rita era de fato “laranja”, a quem serviu? E as offshore, foram veículos de pagamento/investimento no Exterior, nos mesmos moldes da Empire? Trouxeram dinheiro para o Brasil? Foram utilizadas para ocultar patrimônio e sonegar impostos? Por quem? São perguntas ainda sem resposta.

6. Damous foi ingênuo, quando não cabe mais ingenuidade em se tratando de Globo. Se queria dar entrevista, caberia fazê-lo mencionando sempre os casos embaraçosos relacionados à emissora, na forma de exemplos.

Poderia ter lembrado que é preciso cobrar coerência do MPF e da Justiça: enquanto o Brasil colabora com autoridades dos Estados Unidos na investigação da Petrobras, uma juíza de primeira instância bloqueou a colaboração entre autoridades brasileiras e o FBI no escândalo do futebol — investigando os contratos da CBF, autoridades norte-americanas podem chegar à Globo!

Deputado Damous, nessa hora é preciso dar uma de Garotinho:

De qualquer forma, fiquem com a reclamação do petista:

Wadih Damous, no Facebook

O padrão de indignidade, de mentiras e de distorção da verdade por parte da grande imprensa brasileira é fato sabido e consabido.

Domingo passado eu fui mais uma vítima dessa indignidade.

O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou reportagem cuja tese era de mostrar que no Congresso Nacional há parlamentares que apresentam projetos de lei com objetivo de colocar obstáculos no combate à corrupção.

Usou como exemplos dois projetos de lei de minha autoria.

Um deles assegura a presunção de inocência, que é norma constitucional e o outro tenta aperfeiçoar a figura da delação premiada, adequado-a aos direitos e garantias fundamentais.

É mentirosa a insinuação da TV Globo de que não queremos o combate à corrupção.

Queremos sim, mas na forma da Constituição e da lei.

Quem não quer é exatamente a TV Globo, que nesse momento se acumplicia com o que há de mais corrupto no país a favor de um golpe de estado, como é de sua tradição.

Um combate sério à corrupção envolverá a própria TV Globo.

É só a Operação Lava Jato abandonar a sua parcialidade e a sua seletividade e investigar a fundo a tal Mossack Fonseca, empresa conhecida por operar lavagem de dinheiro e firmemente relacionada com a TV Globo.

Estamos examinando a hipótese de direito de resposta.

Posteriormente o assunto será retomado, com a íntegra da entrevista e outras informações para enriquecer o debate.

PS: um agradecimento especial à equipe do PT na Câmara, que fez a gravação na íntegra da entrevista, contribuindo, assim, para que outra versão da fala fosse possível de ser publicada.

Para conhecer os projetos, acesse:

http://wadihdamous.com.br/damous-apresenta-pl-para-aperfeicoar-delacao-premiada/

http://wadihdamous.com.br/em-defesa-da-presuncao-de-inocencia/

Leia também:

O submundo do deputado Jovair Arantes, autor do relatório pró-impeachment 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henry II

Não ligo a tv globo e nem seus sites, mas infelizmente ela tem muita audiência. Credibilidade nem tanto.
Faltou no auge do governo Lula ou no Inicio do governo de Dilma fazer a Lei dos Médios.

Sérgio

Não tem que falar nada com a Globo. Se quiser alguma informação dos congressistas do PT, que busque uma fonte alternativa.

lulipe

Se o projeto do deputado petista já tivesse se tornado lei, o que felizmente não ocorrerá, Luiz Estevão ainda estaria live leve e solto, talvez dando entrada no 40º recurso e vendo seus crimes prescreverem….Gostaria de entender essa característica do petismo de estar sempre defendendo criminosos!!!

Matheus

Já disse antes. Não basta responder e desmentir. A repercussão de um blog, ou mesmo de uma rede de blogs e páginas em redes sociais não se compara à da Globosta.
Tem que cortar o mal pela raiz: verbas publicitárias. Expulsar a Globosta do orçamento público. Cobrar as dívidas tributárias. Rever todos os contratos com a Fundação Marinho.
Toda a chorumela sobre “governabilidade”, “não podemos mexer com a Globo”, foi por água abaixo. A máfia dos Marinho está explicitamente gritando pela destituição ilegal do governo. A guerra já foi declarada. Resta, agora, o contra-ataque.

Fabio

Não sei o que se passa na Globo, há anos não ligamos mais nessa emissora aqui em casa.

luiz mattos

Por que a velha mídia, principalmente a Globo, odeia José Dirceu?
Pelos seguintes motivos:
1 – Foi José Dirceu, quando ministro da Casa Civil (chefe do Gushiken), que deu a ideia de se regular as mídias. Criar uma Ley De Medios, e a Globo não perdoa.

2 – Foi José Dirceu que acabou com a farra da Globo. Antes de Lula, toda a verba de publicidade do governo era dividida somente entre 499 veículos.

3 – E para cada R$1,00 de verba publicitária do governo, a Globo ficava com R$0,80 (80%).

4 – José Dirceu redistribuiu a verba publicitária do governo entre cerca de 9 mil veículos. Antes eram só 499. Agora, Globo só recebe 16% do total.

5 – Foi ideia do José Dirceu criar o Ministério das Cidades que acabou com o poder dos coronéis locais. Oposição e velha mídia não perdoam.

6 – Foi José Dirceu quem acabou com a farra dos livros didáticos que eram publicados pela Editora Abril e Fundação Roberto Marinho.

7 – Foi José Dirceu que articulou e viabilizou a governabilidade do governo Lula.

8 – Foi José Dirceu que barrou Demóstenes de ser o secretário Nacional de Justiça. Demóstenes e Cachoeira se juntaram para ferrar José Dirceu.

9 – Por que José Dirceu sofre perseguição do Ministério Público? Em 2004, foi ideia de José Dirceu de se criar um controle externo sobre o MP.

10 – Por que Peluso não gosta de José Dirceu? Márcio Thomaz Bastos indicou a Lula o nome de Peluso para o STF. José Dirceu barrou. Márcio Thomaz Bastos forçou a barra.

11 – José Dirceu, quando ministro chefe da Casa Civil, fechou as portas do BNDES à mídia: “Dinheiro só para fomentar desenvolvimento, jamais pagar dívidas.”

12 – José Dirceu fez o BNDES parar de financiar as privatizações e deixar de ser hospital para empresas privadas falidas.

Dan

Não sou PTista, mas ideologicamente sou um progressista e votei no Lula e na Dilma (não no Temer!). Na verdade, já estou de saco cheio de tanto ficar dando a cara a tapa e, como uma onda num castelo de areia, ser sempre surpreendido pelas trapalhadas do PT. Se a situação atual do Brasil chegou ao ponto de pôr em risco a democracia, verdade seja dita, o PT tem uma parcela grande de responsabilidade nisso. Por que a presidenta Dilma, ao longo do ano passado e deste, se escondeu de meia dúzia de paneleiros do Leblon e dos Jardins e não denunciou em cadeia nacional o golpismo, demonstrando para o povão os interesses que estão por trás do golpe e a perda de direitos populares que resultará se os golpistas tomarem o poder? Vão dizer, é preciso não desgastar a imagem? Mais do que já está! Até camelô está vendendo bonecos de Lula e Dilma vestidos de presidiários! É hora de enfrentamento não de diálogo – os golpistas não querem dialogar, é evidente. Ficar refém desta gente, destes gangsteres? Até quando? O PT se atém a uma diplomacia politicamente correta inútil quando os adversários são trapaceiros, traiçoeiros, desonestos, e jogam sujo. Então vira e mexe´aparece um grampo aqui, outro ali… a mídia golpista edita, faz o que quer… Poxa, até eu que não sou político não falo coisa séria em telefone! Concordo com o Azenha. Por que Damous não falou da mansão de Paraty a cada cinco segundos? E, de fato, por que o PT não usa estes documentos disponibilizados pelo Viomundo – e que estão circulando em todos os blogs “sujos” – e divulga massivamente pelos rincões do Brasil? Ou seja, deixa o trabalho árduo para nós?! Desculpem-me o desabafo.

    Julio Silveira

    Perfeito, meu caro Dan, estou com o mesmo sentimento de indignação por que como você venho insistindo em dar votos de confiança no partido que permitiu a chegada a esse momento de retrocesso. Na verdade meu caro, esperam sempre que o povo, iludido, sirva para ajustar e acomodar suas inconsequências. Mais ou menos como aquela história do povo esquerdista querer a lei de médios e o governo insistir no controle remoto. Não houvemos a quem lhes sufraga. Partilham o poder com adversários corruptos contra a vontade popular e quando isso se prova um grave erro correm atrás do povo, desmoralizados e sem vergonha em nome da democracia que é violentada quando chamam essas aberrações para parçeiris. Minha indignação é grande por que é um sofrimento que passo que essa gente sem cultura, sem princípios, não avaliam o quão importante para muitos é a construção de um sadio estado democrático de direito. Fazem da Democracia uma espécie de projeto para contrução do poder sem princípios, do vale tudo institucional. É isto que me dói, a falta de compromisso ético e patriótico de toda essa gente que tem poder para construir uma cultura brasileira.

    MARCOS FERREIRA

    CONCORDO 100%.

Emerson

Até quando? Isso é escandaloso, a grande mídia manipula de acordo com seus interesses.

Quem é como ela? Quem pode contra ela? Ela é promotora implacável, é juíza ao mesmo tempo, quem poderá resistir a seu poder?

Estou triste e cansado, de ver tanta manipulação dos fatos mas, ainda há esperança de que a outras verdades venham à tona.

Leonardo

Caro Azenha, com todo respeito, discordo de seu ponto de vista. Seria muito confortável para a Globo mostrar somente um lado sob a justificativa de que o outro não quis se manifestar. A edição criminosa será feita: fato. Seria muito pior se a reportagem terminasse com um: procuramos o autor dos projetos, mas ele não quis se pronunciar. Não concorda que ficaria para o público a imagem de um corrupto que lança projetos mas não tem coragem de defendê-los quando interrogado? Ao conceder entrevista e ser distorcido com a edição, o deputado tem a seu favor a possibilidade de mostrar com provas o modus operandi da Globo. Agora é utilizar a mídia democrática (internet) para desconstruir a Globo. E o que ele está fazendo senão isso?

Ingênuidade nunca mais

A esta altura do campeonato, não se admite mais que alguém seja ingênuo ao ponto de esperar honestidade e decência da groubo.
Não se deve perder uma única oportunidade para denunciar ao público o quanto a groubo é nefasta ao povo e ao país.

Andre

Aqui em caSá nada de globo!

Silas Mó Lá Craia

Perdeu parceiro. Não aprenderam muito em 30 anos, essa corja é do mal. E ainda deixaram o P B na comunicação pó 4 anos e o J E C por 5 na justiça. Ái foi pra arrombar, agora é estratégia de rearranjo da inteligência pelos próximos 10 anos. Começar de novo.
Agora é começar a tratar dos zumbis para que nossos filhos e netos estejam imunes. Triste, muito triste.

Messias Franca de Macedo

Certo mesmo quem está é o coerente, emérito e impávido jornalista e escritor Fernando Morais

***

Fernando Morais: “Não dou mais declarações para veículos da Globo”

02 de março de 2016

“Minha indignação com a sordidez do noticiário do Jornal Nacional, agora à noite, fez subir a pressão. É o primeiro troco dos Marinho no Lula depois do cacete sem dó que o ex-presidente deu na Globo, sábado à noite, na festa do PT no Rio de Janeiro”, postou o escritor, que também já havia decidido não dar entrevistas à Veja

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/2016/03/02/79666/

Paulo

É ponto pacífico que a Globo tem lado. Também é ponto pacífico que a corrupção não tem. As lei devem dificultar vazamentos seletivos e também a corrupção. O que não se vê.
Se gritar pega ladrão…

FrancoAtirador

.
.
Os Clãs da Máfia Carioca entram em Acordo
para seguir o Roteiro de uma Agenda Única
.
Os Gângsters Cunha e Temer fizeram Acordo
com os Capo da FamíGlia Marinho pra Divulgar
.
o Resultado da Votação na Comissão do Impíxi
bem na hora do Jornal Nacional da Rede Globo
.
E para o Domingo que vem, os Poderosos Chefões
combinam Transmitir o Final da Sessão no Fantástico.
.
.

Nicola

Prezado Deputado. É isso mesmo. Não podemos deixar barato que a tal globo se invista c omo a virgem do pais. Aliás, como se explica que nos escandalos das transmissões televisivas das grandes competições mundiais, nas quais a globo transmite quase a totalidade a mesmas não esteja envolvida em nada? Se alguém comprou, alguém pagou. Peça mesmo direito de resposta.

FrancoAtirador

.
.
Juíza de Brasília que quer impedir Aragão de exercer o Cargo de Ministro da Justiça
.
é a mesma que permitiu às Escolas Particulares Aumento Abusivo das Mensalidades
.
Custeadas pelo FIES aos Estudantes de Baixa Renda que foram participantes do ENEM.
.
(http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Liminar Suspendeu Limitação do Índice
    de Reajuste das Mensalidades do FIES
    e se Estendeu a Renovações e Aditivos
    a Todos os Contratos de Financiamentos.
    .
    A Decisão da Juíza da 7ª Vara Federal de Brasília
    Luciana Raquel Tolentino de Moura, foi tomada
    em Resposta ao Pedido no Mandato de Segurança
    da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP).
    .
    Em 09/3/2015, a Juíza Federal concedeu Liminar autorizando
    as Instituições Particulares de Ensino a reajustarem o Valor
    das Mensalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
    Acima do Limite de 6,4% Fixado pelo Ministério da Educação (MEC).
    .
    A Ordem foi para que o MEC liberasse o Sistema (SisFIES)
    para que as Universidades Privadas, em todo o País,
    pudessem cobrar o Percentual de Reajuste Real.
    .
    (http://www.debateprogressista.com.br/2016/04/juiza-que-suspendeu-nomeacao-do.html)
    .
    .

    dinarte

    TOLENTINO , esse sobrenome é o mesmo do titio dono do AECIOPORTO construído pelo AÉCIUSAEGYPTI a praga que assola o país.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Pois é, Prezado Dinarte.
    .
    Será que a Dotôra Lu Raq Tol Mo
    .
    é mesmo Parente do Tio Tolentino?
    .
    Uma Coisa é Certa: ‘Ela é Moura’.
    .
    .

Italo

A globo trabalhando pelo golpe, pretendendo informar. É como se restaurante fechasse para almoço. GOLPISTAS.

Julio Silveira

A Globo mente. Qual a novidade nisso? Nenhuma, mentiram desde o início de sua história de apoiadores da Ditadura, de surrupiadores de patrimônio alheio, inclusive público, ainda que para isso tivessem contado com apoios fundamentais de dentro da estrutura pública. Mas deputado cobre de seu partido também, que procurou, durante tempo precioso, se disfigurar para se tornar palatável a esses grupos, a Globo na frente. Para cooptá-los, fale com seu partido que com essa gente que construiu um muro de intolerância e preconceito no Brasil não adiantam doces no caminho, tem que confrontá-los de frente desmascará-los. Jogar todo o peso das leis sobre eles, por que deputado se tem uma coisa que esses grupos têm são rabos de palha e muitas penas na composição desses rabos. Basta botar os instrumentos legais Lara podá-los que passarão a voar baixo, ou quem sabe até desaprendam a voar.

FrancoAtirador

.
.
Empresas de Mídia são tão Independentes
.
que independem até da Verdade dos Fatos.
.
(https://twitter.com/luisk2017/status/719312015152586752)
.
.
“MORALISTAS SEM MORAL”
.
(https://twitter.com/FiladaSopa/status/719726185534631937)
.
(https://twitter.com/claudiogonz/status/719718057619361793)
.
.

Dan

Há alguns anos que em casa não assistimos a rede golpe. Lembro-me de que antes a televisão ficava ligada o tempo todo nessa emissora, e raramente mudávamos de canal. Porém, era-me insuportável ouvir a voz daquele sujeito grosseiro que apresenta o programa de domingo à tarde; ou mesmo assistir programas com apresentadores puxa-sacos que se resumem única e exclusivamente em bajular artistas da própria emissora; ou ainda de assistir apresentadores do fantástico tratando o público como se fossem idiotas. Hoje, posso dizer com grande alívio que é muito bom se libertar dos grilhões desta prisão alienante e de imbecilização que se chama globo. Recomendo a todas as pessoas que façam o mesmo, até mesmo por uma questão de saúde e inteligência. Porém, é preciso combater este mal que se encravou na sociedade brasileira e a melhor forma de fazer isso, além de não mais assistir essa emissora, é também boicotar os seus anunciantes.

Deixe seu comentário

Leia também