Sindicato pede garantia da integridade física de jornalistas

Tempo de leitura: 2 min


Nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Novas cenas de agressões aos jornalistas foram presenciadas no início da noite desta quinta-feira durante manifestação ocorrida no centro de São Paulo. O jornalista Pinheiro Locatelli da revista CartaCapital e o repórter cinematográfico do portal Terra, Fernando Borges foram vítimas de violência policial. A entidade também exigiu a libertação do jornalista Pedro Ribeiro Nogueira, do Portal Aprendiz, detido arbitrariamente durante os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público na noite de terça-feira (11) e solicitou às autoridades garantia de integridade física e direito à liberdade de imprensa aos profissionais de imprensa que trabalham na cobertura jornalística das manifestações.

Prevendo novos conflitos, a direção do SJSP enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça de São Paulo, Ouvidoria das Polícias de São Paulo, Corregedoria das Polícias Civil e Militar, Comandos da PM e GCM, ao Palácio dos Bandeirantes, ALESP, entre outros, exigindo providências contra as arbitrariedades ocorridas contra os jornalistas. Este é o teor do documento:

“Tendo em vista que muitos jornalistas foram agredidos e detidos por autoridades policiais enquanto realizavam seu trabalho jornalístico, fato ocorrido na última manifestação e amplamente divulgado pela imprensa, solicitamos garantia à integridade física e o direito à Liberdade de Imprensa aos Jornalistas que cobrem o evento para que possam trabalhar sem o “risco” de serem detidos ilegalmente ou constrangidos no exercício da função de informar o cidadão sobre este acontecimento de importância pública relevante.

Conforme assegura a Constituição Federal, a Liberdade de Imprensa e o Direito à Informação são requisitos fundamentais da democracia e dos princípios republicanos que norteiam o Estado brasileiro e o trabalho do jornalista tem por objetivo cobrir e dar publicidade imparcial aos fatos ocorridos”.

Na terça-feira foram detidos e agredidos pela Polícia Militar, além de Pedro Ribeiro – que permanece preso, os profissionais Fernando Mellis, do Portal R7, Leandro Machado, repórter da Folha de S. Paulo e Leandro Morais, repórter fotográfico do UOL.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FRANCIÓLLI LUCIANO

É LAMENTÁVEL ASSISTIR FATOS COM0 ESTES PELA TV! NÓS QUE LEVAMOS A INFORMAÇÃO AO POVO BRASILEIRO SOMOS AGREDIDOS CLARA OU VELADAMENTE. AQUI NO CARIRI NÃO É DIFERENTE. PRECISAMOS ACABAR COM ESTE ESTADO DE COISAS, MAS COM CERTEZA NÃO CONSEGUIRÃO CALAR A VÓS DA IMPRENSA. POIS MEXEM COM UM JORNALISTA OU RADIALISTA MEXEM COM UM EXAME DE VESPAS OU COM UM FORMIGUEIRO. O ATAQUE SERÁ COLETIVO E BASTANTE DANOSO PARA QUEM NOS ATACA.

    Conceição Lemes

    Luciano, preferimos letras minúsculas. abs

Jose Mario HRP

A imagem não precisa texto:
jornalista quase cego!

Jose Mario HRP

Dezenas de jornalistas presos?
Vá a São Paulo!
Aqui não há liberdade de expressão!
Não precisa ir a Africa para ver jornalistas espancados ou presos , vá a São Paulo!
Quer ver jornalista com bala de borracha no olho e quase cego?
Vá a São Paulo!
Quer ver a meganha bater sem limites , espancando jovens, chutando estomagos e cabeças e explodindo bombas dentro de onibus com populares alheios ao protesto, sem controle e freio?
Vá a Sampa!
Envergonhadamente Jose Mario , um brasileiro que jamais pensou que nosso paiseco caisse tanto!
Vergonha pelo mundo afora!

Jose Mario HRP

São Paulo vergonhosamente sempre na liderança por atos ilegais por parte do estado!
Do fascismo diário partimos para ações caracteristicas de ditaduras!
Geraldo Alckimin está fora de controle, e passou a ignorar a constituição sem se esconder mais sobre desculpas, agindo como títere!
è necessário que os cidadãos de bem saiam a rua com seus filhos e exijam dessa sem vergonha que manda no planalto que aja e coloque o estado de direito de volta de onde o pulha paulista o tirou!

Lino Bocchini: Editoriais do Estadão e da Folha incitaram a violência da PM – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Sindicato pede garantia da integridade física de jornalistas […]

Piero Locatelli: Em São Paulo, "porte de vinagre" dá cadeia – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Sindicato pede garantia da integridade física de jornalistas […]

Leo V

Jornalistas da Folha e do Estadão foram atingidos propositalmente por balas de borracha e gás pela ROTA, mesmo em situação onde não havia confronto. A ROTA passou, mirou em quem viu e atirou.

Imaginem o que acontece todos os dias nas periferias, com pobres e com as balas de metal que a ROTA utiliza normalmente.

Fabio Passos

O Sindicato dos Jornalistas deveria fazer queixa crime contra os donos do PiG!

E fato indiscutivel: A canalha do PiG aticou a pulica contra os manifestantes.
Os oligarcas da midia burguesa sao cumplices da barbarie policial do psdb.

PiG = inimigos do povo!

Os manifstantes que pedem imposto na “elite” branca pra subsidiar transporte barato e de qualidade para o povo pobre sao um exemplo de coragem e dignidade.

abolicionista

E o PTucanato paulista comendo brioches em Paris, é de doer! Abaixo o fascismo!

Sindicato dos Jornalistas SP pede garantia de integridade física dos profissionais – Blue Bus

[…] Tendo em vista prisoes e a violência sofrida por jornalistas nas manifestaçoes em SP o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo exigiu suas devidas libertaçoes e solicitou às autoridades garantia de integridade física e direito à liberdade de imprensa aos profissionais que trabalham na cobertura jornalística das manifestações. Prevendo novos conflitos, a direção do SJSP enviou ofício aos órgaos responsáveis exigindo providências contra as arbitrariedades ocorridas contra os jornalistas. Leia parte do documento no site viomundo. […]

Jose Mario HRP

Vergonha sem fim:
Anistia Internacional condenou a postura do PSDB e do meu PT!
O que fazer?
Fascismo puro!

ricardo silveira

Porque não se pede liberdade para todos os cidadãos? Entre os veículos de informação existem os interessados em informar e existem os interessados em manipular. Então, façam apelo a que todos os cidadãos tenham liberdade para conhecer os fatos de forma correta. Façam a crítica à mídia fascista que existe no país e a democracia agradece.

"Não tenho mais estômago pra ver o vídeo do Pedrão espancado pela polícia" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Sindicato pede garantia da integridade física de jornalistas […]

Deixe seu comentário

Leia também