Presidenta da CUT-MG é convocada para depor na Assembleia Legislativa por causa de artigo que publicou no Viomundo

Tempo de leitura: 2 min

Mariana e Bia Cerqueira-001

Presidenta da CUT é convocada pela ALMG por criticar atuação de políticos no caso de Mariana

por Joana Tavares, no Brasil de Fato, via site do Sindicato dos Petroleiros de MG

A presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, foi convocada para prestar esclarecimentos sobre “referentes às acusações feitas” à comissão extraordinária das Barragens, criada pela Assembleia Legislativa de Minas para acompanhar o caso do rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana.

A proposta inicial era a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os crimes da mineração, mas, por falta de assinaturas e devido ao período de recesso parlamentar, foi criada a comissão, que tem realizado audiências públicas e se propõe a recolher elementos sobre o assunto.

Beatriz criticou o “convite” da Assembleia. “Aqui em Minas Gerais continua a máxima do PSDB e amigos de que ‘quem fala a verdade merece castigo’! Ou uma tentativa de intimidação! Pelo menos é o que pensam os deputados estaduais da Comissão especial que “investiga” o crime da Samarco/Vale/BHP que aprovaram hoje um “convite” para que eu preste esclarecimentos sobre o artigo que escrevi! A idéia original era que eu fosse “convocada”. Estou aguardando ansiosamente o dia! Tenho muito mais a dizer! Ou a escrever!”, disse.

Em artigo assinado no Portal Viomundo, Beatriz criticou a demagogia dos políticos, em audiência pública realizada em Mariana, no dia 17 de novembro. “Após 12 dias do rompimento das duas barragens de rejeitos da Samarco/Vale/BHP, em Mariana, a Assembleia  Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou a primeira audiência pública, em Belo Horizonte, para debater o assunto. Em tese, seria o momento para que deputados estaduais ouvissem os atingidos pela tragédia e órgãos do governo e de fiscalização colhessem informações para os trabalhos da Comissão Especial recém-criada. Mas a audiência se transformou na mais demagógica atividade protagonizada por nossos políticos.  Era uma audiência conjunta com a Câmara dos Deputados.  Mas estes, após tirar fotos, dar entrevistas à imprensa e falar primeiro, foram embora”, disse, na abertura do texto.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, também citado no requerimento da ALMG, ainda não foi notificado. Seu presidente, Kerison Lopes, diz que não entendeu o motivo da convocação, mas afirma que comparece à reunião “com prazer”. “Será uma  oportunidade de denunciar o absurdo que continua sendo cometido no caso da Samarco/Vale. O silêncio, o impedimento das apurações, o abandono às famílias que foram prejudicadas direta e indiretamente pelo crime ambiental”, afirma Kerison.

Ele considera um absurdo a convocação de Beatriz, que estava exercendo seu direito de liberdade de expressão.

Sind-UTE processado por criticar governo tucano

Em outubro do ano passado, sete diretores do Sind-UTE/MG, entre eles Beatriz Cerqueira, foram processados por veicularem uma campanha denunciado a situação da educação no estado. A coligação “Todos por Minas”, encabeçada pelo PSDB, entrou com 17 ações contra o sindicato, alegando “propaganda eleitoral negativa”.

 Leia também:

Beatriz Cerqueira: Samarco comanda a apuração do crime que cometeu, controlando políticos,vítimas e jornalistas 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

nelson aida

Todos os brasileiros que ora choram e se indignam com a atrocidade cometida por verdadeiros facínoras que não se importaram com riscos, apenas com lucros, estão do seu lado,Beatriz. Regurgita na mesa da assembléia mineira toda ira represada na garganta de todo cidadão que, assim como você, espera tão sòmente, seriedade e transparência na condução das apurações da tragédia mineira. Estamos juntos.

Daniel

Normal, o PSDB não sabe o que significa direito de expressão. E os membros dele ainda têm a audácia de insistir em dizer que o PT é quem governa como uma “ditadura”.

Romanelli

UAI não entendi ?

Isso não seria uma GRANDE oportunidade pra moça reafirmar e provar o que vem falando ..que não é coisa trivial, que o Estado esta ausente, que a Samarco controla o acesso às informações e às vítimas, que não estão dando atenção pro fato de que houve alerta e desaso com a previsão de possíveis acidentes ..que políticos foram lá e se passaram por INCONSEQUENTES ..que jornalistas estão escondendo a gravidade do acidente (ups, do crime premeditado segundo alguns) ..que tem trabalhador em risco (antes e depois) nas barragens ..que o padre não foi escutado
.
Queria eu ter a oportunidade de falar direto com as autoridades sobre 3 PROCESSOS que mantenho sozinho e que caminham no MPSP (um a 5 anos, e todos tratam de invasão e grilagem de terra pública ) eles quem ainda não encontram ouvidos e perspectivas diante das autoridades, tamanha a letargia e incompetência do Estado e de seus agentes.
.
daqui torço não só pra que lhe deem ouvidos, mas que providências sejam tomadas com base em suas denuncias (se for o caso)
.
agora, vai que a moça tem pânico de falar em público, aí é outro problema, né ?!
.
boa sorte

    Pedro Pereira

    “Beatriz criticou o “convite” da Assembleia. “Aqui em Minas Gerais continua a máxima do PSDB e amigos de que ‘quem fala a verdade merece castigo’! Ou uma tentativa de intimidação! Pelo menos é o que pensam os deputados estaduais da Comissão especial que “investiga” o crime da Samarco/Vale/BHP que aprovaram hoje um “convite” para que eu preste esclarecimentos sobre o artigo que escrevi! A idéia original era que eu fosse “convocada”. Estou aguardando ansiosamente o dia! Tenho muito mais a dizer! Ou a escrever!”, disse.”

    Viviane

    (Prendendo a respiração para não vomitar diante de tamanho cinismo):
    Cópia de trecho deste post: “A idéia original era que eu fosse “convocada”. Estou aguardando ansiosamente o dia! Tenho muito mais a dizer! Ou a escrever!”, disse.”
    Que parte dessa frase você não leu?

    Zé Migué

    O Romanelli é assim…quando cansa de apanhar, ideologicamente, lá no blog da cidadania, ele vem apanhar mais um pouco aqui.

    Sua marca principal, como todo TUCANO, é o cinismo.

    Não alimentem os trolls, ou seja, deixe ele falando sozinho…

    Romanelli

    Tirando o Zé Migué, que por inveja e incompetência, só tenta me desqualificar ao invés de debater e apresentar qq elemento, aos outros colegas eu respondo que li sim a tal convocação.
    .
    Olha, sou um cara que defende HÁ MUITO TEMPO (desde LULA 1o) o direito de resposta e a PENA SEVERA pra quem fizer mal uso dele (por exemplo, desmentir a mídia e depois os fatos que ela trouxe se provarem verdadeiros)
    .
    .defendo o respeito, a pluralidade, a RESPONSABILIDADE
    .
    pra mim, a assembléia ainda é a casa do povo e, pela oitiva, a colega terá uma boa oportunidade de provar e demostrar tudo o que afirmou (ali´ninguém será preso ou torturado, nem deportado, do que entendo) ..pra mim, melhor isso do que se ignorar e sequer querer escutar o que ela tem pra falar ..quem não deve não t???
    .

FrancoAtirador

.
.
Mudam as Siglas
Mantêm-se os Métodos
Maquiavélicos…
.
.

a.ali

Os safados se sentiram ofendidinhos, tb. sãos os “sentidinhos” do Brasiil…
Vai lá e arrasa, Beatriz!

Julio Silveira

E a politica em tempos de democracia buscando inspiração na ditadura, a chamada Democradura.

Deixe seu comentário

Leia também