Em ato que reuniu médicos e advogados em Minas, “OAB não me representa” faz sucesso; professora sugere que machistas se vingam de Dilma

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2016-03-30 às 01.39.04

Juristas mineiros dizem não ao golpe

Por Lidyane Ponciano com Mídia Ninja (Fotos)

O Ato político de juristas pela democracia ocorreu na noite desta terça-feira, 29/03, na Escola de Direito da UFMG, no Centro de Belo Horizonte.

Ao som de “não vai ter golpe, vai ter luta”, entidades que compõem a Frente Brasil Popular – Minas Gerais organizaram o evento com o intuito de promover um debate amplo e democrático sobre o sistema de justiça brasileiro.

O ato foi aberto com leitura do manifesto da Frente Brasil Popular (páginas 9, 10 e 11 da cartilha “Documentos Básicos”) e com o convite para todas e todos se unirem na luta pela democracia e pelos direitos sociais, ameaçados pelo golpe jurídico-midiático em curso no Brasil.

De acordo com os organizadores, o ato de foi um marco histórico na luta pela Democracia no Brasil. Possibilitou o encontro de diversos agentes do sistema de justiça críticos à ofensiva golpista e neoliberal. Foi uma manifestação de resistência e de fortalecimento da luta pela soberania nacional, asseguraram.

“Nós não apoiamos o golpe, não há embasamento jurídico para impeachment, e a OAB não nos representa!”, frisou Delze dos Santos Laureano, professora do departamento de Direito da UFMG .

Ela foi ovacionada pelos presentes ao dizer não se sentir representada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Em seguida, colegas dela disseram o mesmo.

Captura de Tela 2016-03-30 às 01.47.07

Em parte do seu discurso, a professora da PUC Minas Bárbara Natalia Lages Lobo disse que o golpe é injusto.

“Dilma, uma mulher divorciada, tomou posse ao lado de sua filha. Ela não precisava da bengala do falo, isso é muito forte numa sociedade machista e excludente como a nossa”, bradou.

“Não podemos aceitar os superpoderes dos juízes, ainda mais quando não se sabe o que está por trás das intenções deles”, disse Vinicius Nonato, presidente do Sindicato dos Advogados de MG.

Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Minas, Wilian Santos, declarou que ele e outros advogados acreditam que é preciso se unir aos demais movimentos sociais para defender a democracia. “Não podemos nos sujeitar a uma minoria que acha que manda no Brasil e que não compreende até hoje a lei áurea”.

Dirceu Grecco, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, ressaltou a importância das mídias alternativas e criticou a postura da grande mídia, que esconde a ação dos movimentos sociais e manipula informações, intervindo de forma arbitrária na opinião pública. Após seu discurso, leu o manifesto dos professores da Faculdade de Medicina (veja abaixo).

A presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), Beatriz Cerqueira, afirmou que as ruas são tão importantes que a direita tentou ocupá-las.

“Precisamos de advogados populares que contribuam com as lutas cotidianas por um país melhor. Não será a OAB, o STF e a Globo que irão mudar a vida do povo e sim os militantes. Se nós não nos unirmos poderemos perder os direitos que hoje temos. O que está em jogo é a democracia. O medo ou a covardia não vai salvar ninguém”, disse Beatriz.

Ela frisou que os próximos 15 dias serão determinantes e que a classe trabalhadora deve esvaziar sua agenda para defender o Brasil. “Se não podemos ver a luz no fim do túnel, vamos pegar nossas lanternas e caminhar com nossa própria luz”, finalizou.

Em seguida, dois documentos foram lidos por participantes: o Manifesto das Defensoras e Defensores Públicos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito e a nota pública que advogados e juristas de Uberlândia elaboraram em protesto contra a OAB.

No Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais ocorreu o ato dos “Advogados contra o golpe”. Posteriormente, eles se uniram à atividade na Escola de Direito.

NOTA À COMUNIDADE:

OS PROFESSORES ABAIXO ASSINADOS, diante dos riscos à estabilidade democrática e ao primado do Estado de Direito verificados nos últimos dias, vêm manifestar o seu compromisso incondicional com a luta pela democracia, pela prevalência dos direitos humanos e pela ordem constitucional.

Confiamos que o Poder Judiciário, alicerce fundamental da legalidade e do equilíbrio entre os poderes devidamente constituídos pelo povo em sua Constituição, irá assumir o seu papel de proteger incondicionalmente as garantias processuais inerentes à ampla defesa, ao contraditório, à presunção de inocência e ao devido processo legal.

O Judiciário deve atuar para fortalecer o processo político democrático, e repudiar a atuação de seus membros que busquem agir como protagonistas dos juízos políticos e da militância contra ou a favor de qualquer pessoa, partido político ou instituição. As exceções não podem desmoralizá-lo. Detenções discricionárias, vazamentos para a imprensa, punições seletivas, participação de juízes em movimentos políticos, divulgação irregular de gravações (inclusive entre advogados e seus clientes) e quaisquer expedientes probatórios não realizados segundo a mais estrita legalidade não podem, se comprovados, ser tolerados, sob pena de renunciarmos ao principal capital político e moral alcançado pela Constituição de 1988: a democracia, que é um valor inegociável.

O combate à corrupção e à apropriação da coisa pública por interesses privados é uma conquista definitiva da sociedade brasileira, mas tem que ser realizado no estrito cumprimento da lei.

Belo Horizonte, 17 de março de 2016.

Thomas da Rosa de Bustamante (Direito/UFMG)

José Luiz Quadros de Magalhães (Direito/UFMG)

Misabel Abreu Machado Derzi (Direito/UFMG)

Mariah Brochado (Direito/UFMG)

Daniel Gaio (Direito/UFMG)

Emílio Emilio Peluso Neder Meyer (Direito/UFMG)

Giovani Clark (Direito/UFMG)

Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (Direito/UFMG)

Maria Fernanda Salcedo Repolês (Direito/UFMG)

Fabricio Bertini Pasquot Polido (Direito/UFMG)

Miracy Barbosa de Souza Gustin (Direito/UFMG)

Renato César Cardoso (Direito/UFMG)

Leandro Martins Zanitelli (Direito/UFMG)

Andityas Soares de Moura Costa Matos (Direito/UFMG)

Daniela Muradas (Direito/UFMG)

Maria Rosaria Barbato (Direito/UFMG)

Marcelo Maciel Ramos (Direito/UFMG)

Camila Silva Nicácio (Direito/UFMG)

Vitor Bartoletti Sartori (Direito/UFMG)

Onofre Alves Batista Júnior (Direito/UFMG)

Maria Tereza Fonseca Dias (Direito/UFMG)

Adriana Goulart de Sena Orsini (Direito/UFMG)

Adriana Campos Silva (Direito/UFMG)

Marcelo Campos Galuppo(Direito/UFMG)

Pedro Augusto Gravatá Nicoli (Direito/UFMG)

Marcella Furtado de Magalhães Gomes (Direito/UFMG)

Captura de Tela 2016-03-30 às 01.44.54

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jotage

O juiz Moro, mais a tentativa de golpe nos levará a dois caminhos possíveis.
1 – A criação de um poder supervisório ao sistema de justiça, pois o sistema atual supõe a infalibilidade do juiz e o espírito corporativo mantém os desvios provocados por juízes de primeira instância. Basta choramingar e o STJ e STF aprovam qualquer safadeza.
Supor que alguém é infalível ou bem intencionado porque passou em um concurso é uma aberração.
2 – Em caso da vitória do impedimento (dos golpistas, não nossa) o retrocesso será muito maior, pois com a horda que está prestes a tomar conta do congresso e do executivo, certamente não teremos mais este poder chamado justiça.
Não irão permitir que o sistema de justiça seja empecilho para o saque. Voltaremos ao sistema medieval.

Lukas

Uma mulher sempre pode alegar machismo; um negro, racismo; um homossexual, homofobia.

Nós homens brancos heterossexuais temos sempre que ter argumentos mais sólidos ao nos defender.

    maria eduarda

    Acredito que pessoas Como voce, branco, heterosexual?????? , só se garanta em turma, digs once encontra-lo e veremos Como VC reage

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Ku Klux Klan tem Argumentos tão Sólidos…
    .
    Como Bastões de BêiZiból e Tacos de Golfe…
    .
    .

lulipe

Agora a culpa é do machismo…Só rindo mesmo!!!Os tópicos do blog tão ficando melhor do que qualquer programa de humor…..

Rodrigo Leme

“Dilma, uma mulher divorciada, tomou posse ao lado de sua filha. Ela não precisava da bengala do falo, isso é muito forte numa sociedade machista e excludente como a nossa”,

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA, BENGALA DO FALO, PQP. Quase tive um aneurisma de tanto rir agora. Tem gente que se supera na panfletite aguda. Mestrado na Universidade Rolando Lero.

Simão Soares Cardoso

Bom dia, a todos…Na condição de Advogado e Delegado da OAB-RJ concordo e faço adesão ao movimento dos juristas de Minas Gerais. Apesar que o Presidente da Seccional da OAB-RJ foi contrário à posição tomada pelo Presidente da OAB ( Nacional)… Tal atitude, tomada pelo Presidente da OAB ( Nacional ) não representa a posição de toda OAB, com sua atitude, sempre combativa, em defesa do estado de direito, das leis e da Ordem, que conduz inexoravelmente ao progresso…Lamentável à atitude do Presidente da OAB ( à nível Federal)… Urge à necessidade de eleição direta para tal cargo…A OAB, de tantas tradições em defesa da Sociedade, da lei, da Ordem e do estado de direito, jamais poderia calar-se diante de tal atitude contrária às suas tradições… Parabéns aos juristas , em especial aos Advogados, de Minas Gerais de tantas tradições de luta contra injustiças… Pugnaremos, sempre, pelo estado de direito e apoio à nossa Presidente contra tal golpe, à maneira dos sicários, na calada da noite, à espreita da vítima… Lutaremos, sempre, pelo Direito, pela Justiça e pela ordem, devidamente constituída. À nossa Presidente da República, nosso apoio, arrimo, estribo incondicional… Continui Presidente no seu ofício, no seu mister…pois, sua vanguarda e retaguarda estarão seguras por guardiões diuturnamente… Não haverá golpe.

mineiro

ate que enfim alguem falou umas verdades, nao vai ser o pig esgoto globo , o stf braço do diabo , sempre foi da elite, e a oab elitizada que vai mudar a vida do povo. tem que ser por ai mesmo , nao pode nesse momento principalmente querer depender a vida do povo a esses lixos facistas da ditadura. tem que vir de baixo a revoluçao para parar esse golpe da elite. esses lixos ai citados nunca defendeu o brasil e o povo , eles sempre foi o que é hoje. eu nao estou espantado das açoes desse m……………………desgraçado , sem vergonha, serviçal do stf , pra min agora eles estao mostrando a cara.

Otto

Os defensores deste governo falido e incomPeTente beiram o ridículo…

    Charles andrade

    Otto. Você defende o que mesmo com convicção ? Defende algum partido ou político ? Qual ?

    Nando

    Otto, vc se encontra em q condição, referente as alternativas abaixo, para odiar tanto o PT?

    1 – O seu filho estuda em uma boa faculdade aonde, nos últimos anos, o filho da sua empregada também estuda (seja por meio do PROUNI – FIES, etc…) ;

    2 – Vc quando viaja de férias vai, por exemplo, para o nordeste. Aí, vc aproveita e concede férias a sua empregada. Então, ao embarcar no avião para ir p/ o nordeste, vc constata que sua empregada, também, esta no mesmo avião, indo para o nordeste, afinal de contas a família dela é de lá.

    3 – Vc tinha uma escrava doméstica, (oh! desculpe) digo, uma empregada doméstica que passou a ter direitos regulamentados, agora no governo do PT, o que mexeu com seu bolso e o obrigou a dispensar a empregada, pois ficaria muito caro mantê-la e vc teria que cortar alguma(s) regalia(s) que era possível quando vc tinha uma escrava doméstica (Sem direitos como FGTS, seguro-desemprego, salário família, adicional noturno, etc…). E aí, a madame (sua esposa ou mãe), foi obrigada a trocar a fralda cagada da criança, catar o coco do cachorrinho ou gatinho, a lavar aquela sua cueca furada, etc………………………

    4 – Todas as alternativas acima.

    5 – Agora se vc não se enquadra em NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ACIMA, vc não deve ser desses burgueses classe média-média, metidos a classe A, ou seja, aqueles classe média que ‘come angu e arrota caviar’. Pois é, aí, eu deduzo que vc é desses que assistem a tv Globo e se acham intelectuais, e que a sua identificação aqui como “Otto” é de OTÁRIO!

    Nando

    Otto, vc se encontra em q condição, referente as alternativas abaixo, para odiar tanto o PT?

    1 – O seu filho estuda em uma boa faculdade aonde, nos últimos anos, o filho da sua empregada também estuda (seja por meio do PROUNI – FIES, etc…) ;

    2 – Vc quando viaja de férias vai, por exemplo, para o nordeste. Aí, vc aproveita e concede férias a sua empregada. Então, ao embarcar no avião para ir p/ o nordeste, vc constata que sua empregada, também, esta no mesmo avião, indo para o nordeste, afinal de contas a família dela é de lá.

    3 – Vc tinha uma escrava doméstica, (oh! desculpe) digo, uma empregada doméstica que passou a ter direitos regulamentados, agora no governo do PT, o que mexeu com seu bolso e o obrigou a dispensar a empregada, pois ficaria muito caro mantê-la e vc teria que cortar alguma(s) regalia(s) que era possível quando vc tinha uma escrava doméstica (Sem direitos como FGTS, seguro-desemprego, salário família, adicional noturno, etc…). E aí, a madame (sua esposa ou mãe), foi obrigada a trocar a fralda c@gad@ da criança, catar o coco do cachorrinho ou gatinho, a lavar aquela sua cueca furada, etc………………………

    4 – Todas as alternativas acima.

    5 – Agora se vc não se enquadra em NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ACIMA, vc não deve ser desses burgueses classe média-média, metidos a classe A, ou seja, aqueles classe média que ‘come angu e arrota caviar’. Pois é, aí, eu deduzo que vc é desses que assistem a tv Globo e se acham intelectuais, e que a sua identificação aqui como “Otto” é de OTÁRIO!

Emmanuel Ferro

Por favor corrijam o erro em “Em ato que reuniu médicos e advogados em Minas, “OAB não me representa” faz sucesso; professora sugere que machistas se vingam de Dilma”

Use VINGUEM e não VINGAM

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não está Errado.
    .
    A Manchete se refere à Professora da PUC-MG que sugeriu que os Misóginos Sádicos,
    como aquele Procurador do MPF-DF Denunciado por Torturar a Esposa em Rondônia,
    .
    se vingam da Presidente Dilma, pelo fato de ser “uma mulher divorciada”, sozinha,
    que “tomou posse ao lado de sua filha”, sem necessitar da “Bengala” de um ‘Duque’.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
#OABNãoMeRepresenta: (https://youtu.be/E-YYdSYVryM)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também