O que se esconde sob o cinza-estupidez do prefeito João Dória?

Tempo de leitura: 3 min

VOCÊ PREFERE O CINZA?

por Juca Ferreira, no Facebook

A ação de apagar os grafites do corredor da 23 de maio revela a perspectiva ‘cinzenta’ proposta pelo prefeito João Dória para a cidade de São Paulo, que aparece na forma de uma ação ignorante e autoritária.

A formação daquele corredor partiu de um proposta do ex-prefeito Fernando Haddad que via naquela avenida o potencial de ser um painel das melhores expressões do grafite de rua da cidade e de uma decisão da Secretaria Municipal de Cultura de fortalecer o grafite como expressão cultural contemporânea, que ajuda a dar cor a São Paulo.

Ao ‘limpar’ os painéis da 23 de maio o novo prefeito comete dois absurdos: por um lado, deixa a cidade mais feia, cinzenta e sem personalidade; por outro, ataca a arte de rua e o trabalho de centenas de grafiteiros que contribuíram para a montagem daquele painel.

Dória também demonstra ignorância sobre a relevância estética da arte de rua, expressão marcante da cultura das grandes cidades no mundo inteiro.

Este reconhecimento levou a arte de rua para dentro de galerias e de museus renomados.

É neste sentido que o Masp fará ano que vem uma exposição do grafiteiro nova-iorquino Juan-Michel Basquiat.

A visão de cidade que João Dória afirma nesta ação é oposta daquela pela qual trabalhamos durante a gestão de Fernando Haddad.

Enquanto defendíamos que a beleza da cidade estava na valorização da diversidade de suas expressões culturais, Dória chama de ‘linda’ uma cidade de muros e painéis cinzas, que apaga as marcas de sua cultura.

Será que ele acha que os cidadãos realmente preferem a cidade cinza?

por Gabs Leal, no Facebook

A última ação do programa Cidade Linda, na Av. 23 de Maio reforça uma questão que parece não estar tão evidente a primeira vista: trata-se da conformação de uma certa visão de cidade que irá guiar as ações da nova gestão da prefeitura de São Paulo nos próximo anos.

É interessante observar o caráter metonímico das narrativas e da dimensão do espetáculo deste programa: ele parece buscar fazer destas ações pontuais uma espécie de episódio de salvação da cidade inteira.

Se por uma lado, estas ações contemplam medidas necessárias, como a recuperação de calçadas, recolha de entulhos e a poda de árvores, por outro lado, a escolha inicial dos lugares (os quais sem dúvida alguma não são os mais necessitados deste tipo de ação) e a incitação de ódio contra parcelas minoritárias da população, como o caso da população em situação de rua, e grupos de expressão cultural, como no caso do pixo e do graffiti, explicitam esta questão.

Neste contexto é importante nos perguntarmos: o que esta visão de cidade entende por cidade linda? Cidade linda para quem?

Questões relacionadas a uma visão de cidade que é construída socialmente, ou seja, reflete certos valores e moralidades.

No entanto, é importante também lembrar que São Paulo é marcada por uma diversidade de visões de cidade, que geram conflitos mas também provocam inventividades, e que quando se busca impor uma única visão está-se também declarando guerra à possibilidade da diversidade de formas de viver e experienciar esta cidade.

Chamo atenção desta dimensão das narrativas construídas pelo Cidade Linda porque ela é essencial para compreender que as discussões em torno dos apagamentos dos pixos e graffiti estão para além dos muros.

Como bem sabemos a efemeridade faz parte destas práticas, assim como as repressões policiais sempre estiveram presentes.

No entanto, esta narrativa belicosa e intolerante tende a radicalizar e recrudescer a criminalização, incentivando a vigilância e punição não só por parte do Estado, mas também por parte da população.

As discussões que são geradas a partir destas incitações de ódio, são discussões quase sempre polarizadas entre o bem e o mal, a limpeza e a sujeira, o que é e o que não é arte, dicotomias que não dão conta da complexidade e da importância destas práticas culturais de rua para a cidade, as quais contribuem profundamente para a identidade de São Paulo.

Este tipo de polarização no discurso, que visa colocar pixo contra graffiti e as duas práticas contra a população provocam consequências perversas, incitando conflitos e intolerância nas relações cotidianas entre esses diferentes grupos.

E neste cenário, é a cidade que perde.

Pois deixa de fora o diálogo e deixa de levar em consideração um acúmulo de conhecimento sobre o espaço urbano que quem pinta na rua possui, conhecimento este que poderia contribuir de uma forma muito mais ampla com a discussão a respeito da qualidade dos espaços públicos da cidade.


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Comentários

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RONALD

O eleitor equivocado acha que o empresário tem “estirpe” para ser um bom “gestor” público. O que esse pessoal se esquece é que o EMPRESÁRIO é lapidado para ser um destruidor de concorrentes, ou seja, do muro para fora de suas empresas, ele quer fazer terra arrasada com seus concorrentes. É a lei da selva empresarial.
Quando assume o cargo de “gestor” público, a sua visão é de destruir; agora, destruir quem? o povo !!!!
Há outra bobagens associadas – ele é rico, não precisa roubar, argh !!!!
Empresário não sabe administrar o social, aí fica fazendo essas palhaçadas para a imprensa, enquanto conspira contra o povo em negociatas privadas.
Pobre povo. Ouve e aceita cada besteira, putz !!!!

Otelo

Como o pessoal aqui defende porcarias como funk e pichações, hein?

henrique de oliveira

Esse prefeito de um povo imbecil , é tão rico e nunca reparou em New York , Berlim , Paris , Amsterdan , a valorização de seus artistas , principalmente os de rua? realmente você pode ter grana mas cultura não se compra e coloca no cofre , conheço mendigos e carroceiros que dão um show de cultura nesse tucano.

MARIO ADELSON PALHARES

O tucano ama destruir. Acaba com ninhos e filhotes de outros pássaros.
Agora é o apocalipse cultural. Ele quer privatizar bibliotecas municipais (incluindo seus acervos). Já mandou destruir uma obra em homenagem a Cláudio Abramo na praça onde morava: quer privatizar centros culturais; acabar com os artistas dos domingos na Paulista, com a Virada Cultural. e ainda essa questão dos grafites.
Vocês elegeram, agora aguentem.

Rogério Bezerra

E vai piorar… Vai olhando!

Mau Rufino

Gente acredite em mim, tem um monte de gente aplaudindo esse absurdo. São Paulo é um lugar estranho.

    RONALD

    Com certeza, Rufino. Mais de 20 anos sob a pata do PSDB, é realmente um lugar estranho, rsrs.

NUNO PORTO DE SANTOS

Todo o castigo, para paulista(no) é pouco. Trocaram ouro por merda e vão pagar a fatura. Bem feito !!!

Luiz Gurgel

De meu amigo Luiz Algarra:

É preciso pautar outros temas para o governo Dória e escapar desta agenda promocional que ele tem pautado. Enquanto polemizarmos o que ele pauta estaremos sob seu controle midiático, ok?

FrancoAtirador

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Ora, Paulistan@s Não Têm Por Que Se Preocupar.

Logo, Logo, os Muros das Avenidas de São Paulo

Estarão Estampados com Painéis da Coca-Cola,

Wallmart, Pepsi, Unilever, Johnson & Johnson

Procter & Gamble, McDonalds, Intel, HP, Apple,

Microsoft, Google, Facebook, Chevron-Texaco,

Esso, Shell, Bank of America, Wells Fargo, HSBC,

Goldman Sachs, JP Morgan, Citigroup, Santander,

Visa, Telefónica/Vivo/TIM/OI, Claro/Net/Embratel,

Walt Disney, Time Warner, Nike, Comcast, Globo …
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http://exame.abril.com.br/mercados/as-empresas-americanas-mais-negociadas-na-bolsa-do-brasil
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    HaroldoCantanhede

    Prezado comentarista, sempre no alvo, você se esqueceu de Ralph & Lauren. Haverá beicinho no palácio com esse seu deslize… E, voltando ao cinza – que exprime bem o deserto de idéias do agora alcaide de SP – quem se importa, se estão todos no ar refrigerado de seus carrões, vidros lacrados – provavelmente blindados – enquanto o pobre torra lá fora, cinza por todo o lado? Importa mesmo é vender, vender, vender. É o PSDB “governando” p’ra você!!! E, pensando bem, quem sabe o prefeito enxergará uma “oportunidade” para, de fato, vender todas essas telas cinzas às multinacionais? Quem sabe o presidente golpista – que agora quer financiar multinacionais com o dinheiro do contribuinte brasileiro – até dá umas centenas de milhões – à canalha de sempre???

DeBlu

Ele tomou essa decisão porque ele não teve ideia melhor para implementar, então resolve destruir o belo trabalo. É mais fácil. Triste.

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