VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Nesta quinta, LoUcupa Brasília, #ForaValencius: Confirmadas caravanas de SP, RJ, DF, GO,MG, RS e PE; pernambucanos, os primeiros a chegar

14 de janeiro de 2016 às 02h15

3 - IMG-20160113-WA0020-001

por Conceição Lemes

Seguramente o ministro da Saúde, Marcelo Castro, não imaginava que a nomeação do seu apaniguado, o psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho, para coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, fosse se voltar contra ele. Um verdadeiro tiro no pé para quem tem pretensões políticas maiores. Talvez o Senado ou o governo do seu Estado. Ele é deputado federal pelo PMDB do Piauí.

Nunca é demais repetir. De 1994 a 1998, Valencius, na condição de diretor-clínico da Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi, na Grande Rio de Janeiro, ajudou a escrever páginas tenebrosas do maior hospício privado da América Latina. Aí, centenas de usuários foram maltratados por anos, alguns até a morte, geralmente por fome (alimentação e péssima em qualidade e quantidade), violência física, eletrochoques sistemáticos, doenças de fácil controle e curáveis.

Caravanas de Norte a Sul do Brasil já estão a caminho do LoUcupa Brasília/#ForaValencius, que acontece nesta quinta-feira histórica. Profissionais de saúde, acadêmicos, usuários e familiares ligados a mais de 600 entidades e movimentos que atuam na luta antimanicomial participam.

Confirmadas as presenças das delegações São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Os primeiros a desembarcar em Brasília foram os pernambucanos. Nessa quarta-feira,  eles foram chegando e ampliando a ocupação da coordenação da Saúde Mental do Ministério da Saúde. Desde ontem, uma segunda sala do setor está ocupada por profissionais de saúde, usuários e familiares.

5 - IMG-20160113-WA0018

6 - fb05d6719d075561939bbecf1565067e-001 1 - IMG-20160113-WA0024 1 - IMG-20160113-WA0024

Do Estado de São Paulo, por exemplo, há grupos da capital, São Bernardo do Campo (na foto abaixo, quando se preparavam para colocar o pé na estrada), Santo André, Campinas e Jundiaí.

2 - IMG-20160113-WA0051

Da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, saiu na tarde dessa quarta-feira, 13, parte dos cariocas e fluminenses que participará do LoUcupa Brasília#Fora Valencius.

1 - IMG-20160113-WA0052

Segue a programação.

IMG-20160113-WA0055-002

Leia também:

“Senhor Valencius, quem bate nunca lembra, mas quem apanha nunca esquece”; veja os vídeos 

Trevas na Saúde Mental: ministro indica psiquiatra que dirigiu casa de horrores; ” a comida não daria para meus cachorros”

Ministro insiste em diretor de Saúde Mental que dirigiu manicômio fechado por maltratar usuários 

Cebes e Abrasco: Ministério rompe percurso histórico de respeito e compromisso com a Política de Saúde Mental

Consultores da OMS se unem a entidades brasileiras contra novo diretor de Saúde Mental 

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

Nenhum Comentário escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta