VIOMUNDO

Nesta quinta, LoUcupa Brasília, #ForaValencius: Confirmadas caravanas de SP, RJ, DF, GO,MG, RS e PE; pernambucanos, os primeiros a chegar

14 de janeiro de 2016 às 02h15

3 - IMG-20160113-WA0020-001

por Conceição Lemes

Seguramente o ministro da Saúde, Marcelo Castro, não imaginava que a nomeação do seu apaniguado, o psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho, para coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, fosse se voltar contra ele. Um verdadeiro tiro no pé para quem tem pretensões políticas maiores. Talvez o Senado ou o governo do seu Estado. Ele é deputado federal pelo PMDB do Piauí.

Nunca é demais repetir. De 1994 a 1998, Valencius, na condição de diretor-clínico da Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi, na Grande Rio de Janeiro, ajudou a escrever páginas tenebrosas do maior hospício privado da América Latina. Aí, centenas de usuários foram maltratados por anos, alguns até a morte, geralmente por fome (alimentação e péssima em qualidade e quantidade), violência física, eletrochoques sistemáticos, doenças de fácil controle e curáveis.

Caravanas de Norte a Sul do Brasil já estão a caminho do LoUcupa Brasília/#ForaValencius, que acontece nesta quinta-feira histórica. Profissionais de saúde, acadêmicos, usuários e familiares ligados a mais de 600 entidades e movimentos que atuam na luta antimanicomial participam.

Confirmadas as presenças das delegações São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Os primeiros a desembarcar em Brasília foram os pernambucanos. Nessa quarta-feira,  eles foram chegando e ampliando a ocupação da coordenação da Saúde Mental do Ministério da Saúde. Desde ontem, uma segunda sala do setor está ocupada por profissionais de saúde, usuários e familiares.

5 - IMG-20160113-WA0018

6 - fb05d6719d075561939bbecf1565067e-001 1 - IMG-20160113-WA0024 1 - IMG-20160113-WA0024

Do Estado de São Paulo, por exemplo, há grupos da capital, São Bernardo do Campo (na foto abaixo, quando se preparavam para colocar o pé na estrada), Santo André, Campinas e Jundiaí.

2 - IMG-20160113-WA0051

Da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, saiu na tarde dessa quarta-feira, 13, parte dos cariocas e fluminenses que participará do LoUcupa Brasília#Fora Valencius.

1 - IMG-20160113-WA0052

Segue a programação.

IMG-20160113-WA0055-002

Leia também:

“Senhor Valencius, quem bate nunca lembra, mas quem apanha nunca esquece”; veja os vídeos 

Trevas na Saúde Mental: ministro indica psiquiatra que dirigiu casa de horrores; ” a comida não daria para meus cachorros”

Ministro insiste em diretor de Saúde Mental que dirigiu manicômio fechado por maltratar usuários 

Cebes e Abrasco: Ministério rompe percurso histórico de respeito e compromisso com a Política de Saúde Mental

Consultores da OMS se unem a entidades brasileiras contra novo diretor de Saúde Mental 

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
28 - jul 2

Advogado de Lula na ONU: “Juízes não podem ser acusadores. É uma grave falha do sistema penal brasileiro”; veja o vídeo

Geoffrey Robertson, um dos maiores especialistas do mundo em direitos humanos em cortes internacionais

Logo da ONU
28 - jul 2

Por que os advogados de Lula acionaram a ONU? Perguntas e respostas

Para entender melhor o que a medida significa

 

Nenhum Comentário escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta