Sotelo: Serra trata “com naturalidade o capitalismo selvagem”

Tempo de leitura: 3 min

Serra e Alckmin

por Conceição Lemes

O cartel envolvido no superfaturamento de licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) gerou prejuízo de, no mínimo, R$3,3 bilhões aos cofres públicos do Estado de São Paulo. Ele atuou nos governos Mário Covas (1995-2001), Geraldo Alckmin (2001-2006), José Serra (2007-2010) e Alckmin, novamente, desde 2011.

No início da semana passada, a Polícia Federal (PF), intimou Serra, candidato do PSDB  ao Senado, para depor sobre contratos que seu governo manteve com empresas do cartel.

E-mails e o depoimento de um executivo à PF sugerem que Serra teria atuado a favor das multinacionais CAF e Alstom numa disputa com outra empresa do cartel, a Siemens.

Nessa segunda-feira 25, num evento do setor de empresários do setor de comunicação, antecipou a sua provável defesa.

Ao ser questionado por uma pessoa da plateia sobre práticas adotadas por veículos de comunicação contrárias à livre concorrência, ele disse que nem sempre a existência de um cartel significa que algum tipo de delito foi cometido. “Você não pode olhar do ponto de vista moral. Os grupos econômicos se articulam”, afirmou, conforme matéria publicada pela Folha.

Reportagem da Folha prossegue:

“Você não me perguntou isso, mas posso dizer aqui para a mídia: cartel virou sinônimo de delito, mas cartel não é nada mais nada menos que monopólio. São empresas que combinam um preço, não que tomam o preço. Esse é um fenômeno super comum no mundo inteiro”, disse o tucano.

Serra acrescentou: “Quando os jornais do interior combinam de aumentar e diminuir preço do jornal, há cartel aí, porque não é possível que se aumente e diminua no mesmo dia. Isso não significa que cartel é um delito. De repente, em estação de metrô, em obra pública, diz que se formou um cartel e parece que é ‘opa’, tem cartel aí, mas é o mesmo que se dizer que se formou um monopólio, um oligopólio, um duopólio”.

“A prática de cartel é ilícita no nosso Direito”, rebate o jurista Marcio Sotelo Felippe, ex-procurador-geral do Estado de São Paulo. “É uma infração à ordem econômica. Punida por lei.”

A lei em questão é a nº 12.529, de 30 de novembro de 2011. Ela estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) e dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica.

“Serra defende com naturalidade o capitalismo selvagem e a prática de infrações que lesam a sociedade”, observa Sotelo. “A cartelização sempre implica sobrepreço. Segundo estudiosos, sempre pagamos algo em torno de 20% quando isso ocorre.”

“Como governador ou como ministro, Serra pensava com toda essa naturalidade que cartéis podem lesar a sociedade?”, questiona o ex-procurador. “Ele já pensava que os cartéis eram tipo um fato da vida e que nada se pode fazer quando empresários tomam o dinheiro do povo? Ele já pensava que a lei não vale coisa alguma?”

Os crimes de cartel e de fraude nos contratos do Metrô e da CPTM não estão prescritos, apesar de os tucanos quererem isso.

Desembargadores da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo acolheram, por unanimidade, um mandado de segurança do Ministério Público Estadual (MPE-SP) que impede a prescrição dos crimes cometidos por seis executivos no escândalo do cartel do Metrô e da CPTM. Para os desembargadores, os delitos constituem um crime continuado e por isso não cabe a tese de prescrição utilizada pela defesa dos réus.

No julgamento os desembargadores aceitaram o argumento do MP de que, embora o contrato entre as empresas acusadas e o Metrô tenha sido assinado em 2005, como eles possibilitaram pagamentos às empresas até o ano passado (2013), isso mostra que o crime é “permanente”. Essa licitação envolve quase R$ 2 bilhões em contratos.

Leia também:

Itaú passou motosserra em mais de 16 mil empregos desde 2011


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

SILVIO MIGUEL GOMES

É normal Serra achar normal a ladroeira do trensalão.

O que não é normal é a grande imprensa apoiar a ladroeira do trensalão e tentar acobertar.

E a própria Justiça Brasileira engavetar

    Urbano

    E nesse quatro, só consigo ver o mitômano zé contra rampa na condição de vítima…

FrancoAtirador

.
.
29/08/2014 16h04
EBC/Agência Brasil

Torcedora filmada por câmeras de TV xingando de ‘macaco’
o goleiro Aranha, do Santos, foi afastada de suas funções
no Centro Médico Odontológico da PM do Rio Grande do Sul.

Reportagem: Alex Rodrigues | Edição: Beto Coura

A torcedora do Grêmio filmada por câmeras de TV xingando de “macaco” o goleiro do Santos, Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, foi afastada de suas funções no Centro Médico Odontológico da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Única torcedora identificada entre o grupo de gremistas que agrediu Aranha com insultos raciais, durante a partida disputada ontem (28), na Arena do Grêmio, ela é funcionária de uma empresa prestadora de serviços ao centro médico, onde era auxiliar de saúde bucal.

Segundo a assessoria da Brigada Militar, a diretoria do centro pediu à empresa contratada que substituísse a auxiliar por outra funcionária, o que foi feito na manhã de hoje (29).

Ainda de acordo com a assessoria da corporação, a substituição da auxiliar foi pedida por a corporação repudiar todo e qualquer tipo de discriminação.

Na esfera criminal, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou inquérito para apurar os responsáveis pelo crime de injúria, que prevê penas de um a três anos de reclusão e multa.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-08/torcedora-filmada-insultando-goleiro-do-santos-e-afastada-do-trabalho)
.
.

Urbano

Conhecendo um ao outro como se conhecem, nem lado a lado confiam ficar…

Bacellar

Serra serrando…

wilson

É o que dá: fazer pós graduação em economia sem ter feito graduação.

FrancoAtirador

.
.
O COMETA G.A.F.E.* sempre terá uma desculpa para descriminalizar o PSDB,

uma vez que Tucano não é corrupto, é administrador e empreendedor de votos.
.
.

Cláudio

Ouvindo “A Voz do Brasil” e postando. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente.
O que tá bom, vai continuar
O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
Coração valente!
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Cláudio

Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente
O que tá bom, vai continuar
O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
Coração valente!
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Elias

E de pensar que esse homem, na eleição passada, saiu na capa da veja, em pose de retrato, com a seguinte frase: “Eu me preparei a vida inteira para ser presidente.”

Tinha 68 anos e hoje conta 72. Com tais declarações, tudo indica que ainda não está “preparado”. Quem sabe quando alcançar idade de Oscar Niemeyer, 104 anos, ele consegue.

Mardones

Imagina o que o PIG não faria se o Suplicy falasse que caixa 2 é o dna da política nacional. Mas como foi um tucano muito estimado pelos golpistas das redações, o tratamento é outro. Inclusive não surgem ‘memes’ nas redes sociais com a imagem do Serra em trajes de bandidos e coisas do gênero. Muito menos a mídia diz que o Serra, o Alckmin e o Covas montaram uma quadrilha para roubar dinheiro público. Numa realidade menos robotizada, haveria debate sobre o envolvimento do candidato com o cartel e o perigo de eleger um homem que deseja ver como normal uma prática lesiva ao bem público.
Triste Brasil.

Romanelli

Poetas e poetinhas, infelizmente ele não esta errado, o mundo é muito mais complicado.

Aliás, mais culpado mesmo é o ESTADO quando, de posse de instrumentos também legítimos, facilita a concentração de mercados ..querem alguns exemplos ocorridos na era dos poGreçistas ?

1.TROLLER e Ford
2.ATACADÃO e Carrefour (primeiro ATACAREJO do Brasil)..UM ABSURDO !!!!
3.ASSAI e Pão de Açucar
4.Ponto Frio e Pão de Açucar
5.Casas Bahia e Pão de Açucar
6.Unibanco e Itau
7.Sadia e Perdigão
8.Lucky Salgadinhos (Torcida) e Pepsico- Elma Chips
9.AMACOCO (Kero-coco) e Pepsico-Elma Chips
10.Mate-Leão e Coca-Cola
11.refrigerantes Jesus e Coca-Cola
12.OI e Brasil Telecon (BROI)
13.Bertin e JBS-Friboi (menor, no Brasil, apenas que a PETROBRÁS)
14.Marfrig-SEARA
15.concentração do segmento de PLANOS DE SAUDE
16.concentração do segmento de SEGUROS
17.Concentração do segmento de MEDICAMENTOS GENÉRICOS
18.Citrosuco e Citrovita..
19.GOL e WEBJET
20.Rede ONOFRE farmácias para Caremark
21.venda AMIL para Unitedheath
22.Yoki para Kitano

FrancoAtirador

.
.
Naturalidade do Capitalismo Selvagem?

Será então por isso que a MariNéca disse na TV

que os Índios Ianomâmis fazem parte da Elite,

tanto quanto os Donos do Itaú e da Natura?
.
.

Francisco

“Ele já pensava que os cartéis eram tipo um fato da vida e que nada se pode fazer quando empresários tomam o dinheiro do povo? Ele já pensava que a lei não vale coisa alguma?”

Bidú…

José X.

Hmmm, cadê o MP pra questionar Serra sobre suas declarações questionáveis ? Ah já sei, vai ver o dr. Rodrigo de Grandis está ocupado procurando processos que guardou em pasta errada.

Deixe seu comentário

Leia também